A 25ª Promotoria de Justiça de Campo Grande está avançando na investigação sobre uma suposta prática abusiva de preços por parte da única empresa de transporte rodoviário responsável pelo itinerário entre a capital do estado e Corumbá. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) tornou pública a conversão do procedimento preparatório em inquérito civil. A investigação originou-se de uma representação protocolizada na Procuradoria-Geral de Justiça em junho de 2024. Na denúncia, foram relatadas queixas de consumidores sobre o valor da passagem no trecho Campo Grande – Corumbá, que estaria sendo cobrado a R$ 237,48 por 427 km de percurso. A alegação de abuso de preço fundamenta-se na comparação com outro trecho, de maior distância, Campo Grande – Cuiabá, que possui 703 km, onde a empresa cobra R$ 194,00. Em resposta à notificação do MPMS, a empresa de transporte sediada em Presidente Prudente (SP) argumentou que os valores dos bilhetes intermunicipais em Mato Grosso do Sul são regulados pela Agência Estadual de Serviços Públicos (Agems). Para o transporte interestadual, a empresa alegou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) permite a livre prática de preços, conforme a Resolução ANTT nº 6.033/2023. Após a análise das informações e a realização de pesquisas de preços, e considerando que o prazo legal para a conclusão do procedimento preparatório encerrou-se em 23 de abril de 2025, o procedimento foi convertido em inquérito civil. Segundo o MPMS, a medida indica que o caso necessita de uma análise mais aprofundada para determinar se há, de fato, prática abusiva de preços ao consumidor, o que pode configurar infração ao Código de defesa do Consumidor (CDC) e às demais legislações pertinentes. A empresa de transporte rodoviário foi formalmente notificada e terá o prazo de 15 dias para apresentar esclarecimentos e eventuais documentos relacionados ao caso.
Pedágios da BR-163 em MS terão reajuste de 5,53% a partir de 14/06
A partir de 0h de 14 de junho os pedágios da BR-163, em Mato Grosso do Sul, terão novos preços, conforme anunciou a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O reajuste a ser aplicado será de 5,53%, calculado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre abril de 2024 e abril de 2025. O reajuste está previsto nos termos do contrato de concessão firmado com a concessionária Motiva, antiga CCR MSVia. A atualização será aplicada nas nove praças de pedágio ao longo da rodovia. Em nota, a Agência Nacional declarou que, “Mais do que um ajuste econômico, a medida representa o compromisso da Agência com a previsibilidade e o equilíbrio dos contratos de concessão — pilares que garantem a continuidade dos investimentos, a manutenção da infraestrutura e a qualidade dos serviços prestados à população. A ANTT menciona que a tarifa paga pelo usuário, além de viabilizar a operação da rodovia, também assegura as condições para atendimento 24 horas, conservação da pista, segurança viária e suporte em casos de emergência. “Trata-se de um modelo sustentável, que permite que a rodovia continue funcionando com níveis adequados de desempenho, conforto e segurança”, complementa. Sobre os reajustes, o órgão reforça que são previstos nos contratos de concessão rodoviária, com base em critérios objetivos e índices oficiais. “A divulgação com antecedência permite que usuários, empresas e transportadores se programem, contribuindo para uma relação mais transparente entre poder concedente, concessionária e sociedade”, finaliza a ANTT.
Na Câmara, Jaime Verruck destaca papel de Dourados como propulsor da economia de MS
Os vereadores de Dourados receberam na manhã desta quarta-feira (4), o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação (SEMADESC), Jaime Verruck, o secretário de Estado Adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, e o secretário Executivo SEQUALIT, Esaú Aguiar. A reunião foi coordenada pela presidente da Câmara de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB). Jaime fez uma apresentação aos vereadores com dados sobre o desenvolvimento atual do Mato Grosso do Sul e de Dourados, e afirmou que Dourados é o município que está em terceiro lugar no Estado em abertura de empresas.“Em 2024 foram abertas mais de 76 mil empresas em Dourados, e essas empresas foram responsáveis por gerar mais de 17 mil empregos. Dessas empresas, as que mais geraram empregos foram do setor de abate e fabricação de produtos de carne, construção de edifícios e fabricação de biocombustíveis”, afirma Jaime. O secretário apresentou dados que mostram o potencial econômico de Dourados, e o quanto as grandes empresas são responsáveis pela geração de empregos, movimentação de milhões com exportações e importações, o que faz de Dourados uma potência para o agronegócio. “Estou falando sobre os investimentos que as empresas trazem para o município e o Estado, para enfatizar a importância da parceria entre o governo e o setor privado, para que juntos busquemos programas e incentivos para geração de empregos, qualificação profissional e desenvolvimento econômico”, explica Verruck. O secretário se colocou à disposição dos vereadores para ouvir e entender as demandas de Dourados, firmando a parceria entre Estado e município, para buscar políticas públicas e recursos cada vez mais assertivos aos anseios da população. A vereadora Liandra da Saúde, agradeceu aos secretários de Estado por mais uma vez virem até a Casa de Leis, e propôs uma audiência pública para que todos os assuntos que envolvam a pasta sejam discutidos. “Para nós, mais uma vez, é uma honra ter esse diálogo tão próximo ao Governo do Estado, e como são muitas demandas, convido ao Secretário Jaime Verruck, que venha novamente para a Câmara de Dourados, para que possamos discutir diversos assuntos relacionados a SEMADESC em uma audiência pública, para que a gente possa contar também com a participação da nossa população”, afirma Liandra. Ao final da reunião, o secretário Jaime Verruck recebeu dos vereadores o Título de Cidadão Douradense, uma forma de agradecer por todo o trabalho que já desenvolveu pelo município. A proposição foi do vereador Cemar Arnal. Também participaram da reunião os vereadores Rogério Yuri (PSDB), Márcio Pudim (PSDB), Elias Ishy (PT), Jânio Miguel (PP), Inspetor Cabral (PSD), Karla Gomes (Podemos), Laudir Munaretto (MDB), Pedro Pepa (União Brasil), Dalton Ribeiro (PL), Alex Cadeirante (PSDB), Sargento Prates (PL), Cemar Arnal (PP), Edson Souza (União Brasil), Sérgio Nogueira (PP), Marcelo Mourão (PL), Dill do Povo (União Brasil).
Policiais apreendem mais de 160 quilos de drogas que seguiam para Minas Gerais
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (3), em Iguatemi, mais de 160 quilos de maconha e skunk que eram transportados em um GM Cobalt. Na ação, um homem de 30 anos e uma mulher de 27 foram presos. Os militares realizavam bloqueio na MS-295, área rural do município, quando visualizaram o veículo suspeito. Momento em que foi dada ordem de parada, a qual não foi respeitada pelo condutor que empreendeu fuga. Durante acompanhamento, após alguns quilômetros, o condutor e a passageira do Cobalt abandonaram o carro e tentaram empreender fuga a pé, sendo alcançados e detidos pelos policiais. Em vistoria no interior do automóvel, foram encontrados diversos tabletes e pacotes das drogas, totalizando 151 quilos de maconha e 14,9 quilos de skunk.Questionado, o homem afirmou que pegou os entorpecentes em Paranhos e levaria até a cidade de Uberaba (MG), onde receberia R$ 3,5 mil pelo transporte. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 510 mil, juntamente com os autores foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Iguatemi.
Prefeito alinha com Governo do Estado projetos essenciais para Dourados
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu nesta quarta-feira (4) o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, no gabinete da prefeitura, para apresentar projetos considerados prioritários para o município. A reunião teve como objetivo alinhar as propostas que serão levadas ao governador Eduardo Riedel em data a ser definida, como parte do programa MS Ativo. Participaram da reunião os secretários municipais Bruno Pontin (Agricultura Familiar), Fábio Luis (Planejamento), Jorge De Lucia (Obras) e Antônio Freire (Desenvolvimento Econômico). Cada um deles atua em pastas que atualmente apresentam as demandas prioritárias do município. Durante a reunião, o prefeito destacou que a principal necessidade de Dourados na área de infraestrutura é o recapeamento de bairros com pavimentação antiga e deteriorada. Ele lembrou que a área central foi recapeada durante a gestão do então governador Reinaldo Azambuja e que, atualmente, o governador Riedel destinou recursos para atender em conjunto com a prefeitura o Jardim Água Boa e o Jardim Santo André. “Temos recursos de bancada federal para asfalto novo em bairros sem pavimentação, mas o maior problema está nos bairros com pavimento antigo”, afirmou Marçal. O secretário Jorge De Lucia complementou que já existe um levantamento técnico das áreas mais críticas da cidade. Outro projeto apresentado foi a construção de um Mercadão Municipal ao lado da Feira Central da Rua Cafelândia, no Jardim São Pedro. O secretário Bruno Pontin explicou que o objetivo é fortalecer os produtores locais e complementar o projeto da Central de Abastecimento (Ceasa), que será executado pelo governo estadual. A Ceasa tem projeto para ser instalada em um imóvel de 48 mil m² na entrada de Dourados, já desapropriado, com barracão e estrutura administrativa. Segundo Verruck, o projeto está confirmado para sair do papel e atenderá especialmente os pequenos produtores da região, conforme demanda da prefeitura. A equipe de Marçal Filho solicitou ainda a cessão de uma área na entrada de Dourados, no início da Avenida Marcelino Pires, para construção de um dos dois terminais de transbordo previstos em projeto com recursos do Fonplata. O segundo terminal será instalado no Jardim Clímax, outro extremo da avenida. O secretário Fábio Luis também solicitou a cessão de área nas proximidades da futura Ceasa para instalação da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MS Gás), que iniciará o fornecimento de gás natural a partir de 2026. Verruck afirmou que a liberação do terreno pode ser resolvida com agilidade. Já o secretário Antônio Freire solicitou melhorias na infraestrutura do Distrito Industrial de Dourados (DID), que pertence ao Estado e concentra diversas indústrias. Jaime Verruck pediu a elaboração de um pré-projeto orçamentário e manifestou interesse em transferir o controle do espaço ao município, o que facilitará a realização de investimentos. As propostas apresentadas pela prefeitura serão oficialmente encaminhadas ao governo estadual e discutidas em reunião com o governador Eduardo Riedel, dentro da estratégia de cooperação do programa MS Ativo. O encontro ainda será agendado, mas deve ocorrer no início do mês de julho deste ano.
DOF recupera veículo furtado no Paraná carregado com mais de 700 quilos de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta terça-feira (3), um veículo GM Onix, de cor branca, carregado com mais de 700 quilos de maconha e skunk em Caarapó. Na ação, um homem de 36 anos foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-156, área rural do município, quando o veículo que se aproximava da barreira, em alta velocidade, não obedeceu a ordem de parada e tentou empreender fuga. Durante acompanhamento, o condutor do Onix colidiu com a traseira de um caminhão ao tentar realizar uma ultrapassagem. Em checagem dos agregados do veículo, constatou-se que o automóvel havia sido furtado na cidade de Campo Mourão (PR) no dia 12 de abril deste ano. No interior do carro, foram encontrados diversos tabletes de maconha e pacotes de skunk, totalizando aproximadamente 710 quilos. Ao questionar o autor, ele informou que pegou o veículo com drogas em Coronel Sapucaia e levaria até Naviraí. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia de Polícia Civil, em Caarapó. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 1,8 milhões.
Veículo com produtos de contrabando e descaminho é apreendido em Maracaju
Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na tarde desta terça-feira (3), um veículo VW Gol, de cor cinza, carregado com 150 pacotes de cigarros; 250 cigarros eletrônicos; vídeo game PS5; cartões de memória; roteadores; repetidor de Wi-Fi; pneus; e celulares. Na ação, um homem e uma mulher foram presos. Os militares faziam um patrulhamento na MS-164, área rural do munícipio, quando deram a ordem de parada ao condutor do Gol. O homem, de 33 anos, e a mulher, de 46 anos, disseram que trabalham fazendo frete de mercadorias ilegais. Informaram, também, que pegam os produtos na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e levariam à Campo Grande (MS). A ocorrência e o veículo, com os materiais acima descritos e apreendidos, foram entregues na Polícia Federal de Dourados.
Prefeitura cria comissão organizadora das festividades da Semana da Pátria
A Prefeitura de Dourados constituiu a Comissão Oficial Organizadora das Festividades alusivas à Semana da Pátria 2025. As festividades serão em comemoração à Independência do Brasil e o planejamento antecipado tem o objetivo de garantir a realização de uma ampla programação, que culminará com o desfile cívico-militar de 7 de setembro, reunindo escolas públicas e privadas, clubes de serviço, entidades de classe e forças de segurança. Os integrantes da comissão participaram da primeira reunião na manhã desta quarta-feira (9), no Anfiteatro da Prefeitura. A Comissão Oficial Organizadora das Festividades alusivas à Semana da Pátria ficará responsável pelo planejamento, coordenação e execução das ações de comemorações cívicas a serem realizadas durante a Semana da Pátria. Para compor a comissão serão nomeados membros para atuarem na Coordenação de Planejamento, que será formada pelo comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; Secretaria Municipal de Educação; Gabinete da prefeito; Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica; Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Também será criada a Coordenação de Finanças, composta por membros da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Fazenda. Outros importantes braços no planejamento será a Coordenação de Transporte Escolar, formada pela Secretaria Municipal de Educação e a Coordenação de Segurança e Trânsito, composta pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal de Dourados e Agência de Transporte e Trânsito de Dourados. O município também vai criar a Coordenação de Infraestrutura, composta pela Secretaria Municipal de Serviços Urbano e Secretaria Municipal de Obras Públicas. Haverá ainda a Coordenação de Comunicação e Cerimonial e a Coordenação de Socorros e Urgências, formada pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Defesa Civil de Dourados. Toda decoração da Avenida Marcelino Pires, bem como da Praça Antônio João para a Semana da Pátria e para o desfile de 7 de setembro ficará sob a responsabilidade da Coordenação de Decoração e Ornamentação, que estará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. A presidência da Coordenação Geral ficou a cargo do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva. COORDENADORIAS A Coordenação de Planejamento ficará responsável por dar início aos trabalhos referentes às Festividades da Semana da Pátria, expedindo ofícios, convites e comunicados internos para órgãos diversos que participarão direta ou indiretamente das atividades; planejar e executar, em conjunto com as demais Coordenações, os trabalhos pertinentes às ações de comemorações cívicas a serem realizadas durante a Semana da Pátria, com ênfase para o Desfile Cívico do dia 7 de setembro de 2025. Caberá ainda à Coordenação de Planejamento, garantir a colocação de bebedouros para o público na praça Antônio João, local onde concentra-se o maior número de pessoas no dia 7 de setembro; acompanhar a montagem e desmontagem do palanque oficial para o desfile cívico; acompanhar a empresa responsável na instalação dos banheiros químicos em toda área determinada pela organização; analisar e decidir, com o aval da presidente da Comissão Oficial Organizadora, todas as dúvidas e casos omissos surgidos durante a realização das atividades e eventos e acompanhar e orientar as demais Coordenações. A Coordenação de Finanças ficará responsável por planejar os custos das atividades da Semana da Pátria e do Desfile de 7 de setembro; destinar recursos financeiros para execução das festividades alusivas à Semana da Pátria e coordenar o uso de verbas destinadas ao pagamento das despesas com a Semana da Pátria. A Coordenação de Transporte Escolar ficará responsável por garantir o transporte de alunos da Rede Municipal de Ensino para o desfile; elaborar cronograma de transporte de alunos da rede municipal, com horários e locais de acordo com o planejamento geral do evento; viabilizar veículos com motorista, sempre que solicitado pela Coordenação de Planejamento, para transporte de pessoal e materiais e priorizar atendimento à Coordenação de Planejamento, quando se tratar da organização do evento. A Coordenação de Segurança e Trânsito ficará responsável por garantir a segurança dos participantes e da comunidade em geral em todos os eventos da Semana da Pátria e no Desfile Cívico; disciplinar o trânsito na área de abrangência do Desfile Cívico; promover a segurança do palanque e executar o isolamento da área; disponibilizar efetivo para coibir pessoas, crianças e ambulantes transitando de um lado para outro na Avenida Marcelino Pires, no momento do desfile; manter a Chama da Pátria acesa e vigiada durante toda a Semana até sua extinção; garantir pelotão na Abertura da Semana da Pátria e no Ritual de Extinção da Chama da Pátria; providenciar a interdição das ruas, sempre que necessário, particularmente no revezamento do Fogo Simbólico e durante a decoração da via e acompanhar a empresa responsável na instalação de cordas,grades de isolamento em toda área de abrangência do desfile . A Coordenação de Infraestrutura ficará responsável por vistoriar os diversos locais onde acontecerão os eventos da Semana da Pátria, conforme a agenda elaborada nas reuniões com a Coordenação de Planejamento; coordenar a limpeza e manutenção dos locais de eventos (escolas, praças e vias públicas), tanto nos dias que antecedem como no dia do desfile; garantir o agendamento de um caminhão guindauto com cesto duplo (escada) para ornamentação das vias públicas e a substituição do pavilhão nacional na praça Walter Guaritá Marques caso necessário; vistoriar e providenciar, quando necessário, instalações elétricas (iluminação e tomadas para aparelhos elétricos) em todos os locais dos eventos. Também caberá à Coordenação de Infraestrutura, providenciar a ligação dos refletores/holofotes na decoração de rua e nos locais que se fizerem necessários; providenciar eventuais reparos físico-estruturais e elétricos nos locais em que se fizerem necessários, inclusive com pinturas das guias; realizar a pintura dos mastros, ponto de ônibus e guias da Praça Antônio João; garantir a manutenção de toda a extensão da área de desfile (da Rua General Osório até a Rua Dr. Camilo Ermelindo da Silva e da Avenida Weimar Gonçalves Torres até a Avenida Joaquim Teixeira Alves), do local onde se mantiver a Chama da Pátria e outros locais de realização das Festividades da Semana da Pátria. A Coordenação de Comunicação e Cerimonial ficará responsável por encaminhar convites
Governo apresenta aos deputados expansão da infra e desafios da saúde em MS
A nova arquitetura da saúde regional, com avanços na regionalização da atenção hospitalar de Mato Grosso do Sul, uma das prioridades do Governo do Estado, com melhorias na entrega final, que vai beneficiar a população nos 79 municípios, bem como a proposta de uma PPP (Parceria Público Privada) no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), foram apresentadas aos deputados estaduais na manhã desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa, pelo governador Eduardo Riedel e pelos secretários Maurício Simões (Saúde) e Eliane Detoni (Parcerias Estratégicas). “Este é um momento da maior importância para nivelar o conhecimento, tirar as dúvidas, pois algumas informações divulgadas não estão vinculadas aos fatos. O projeto foi estudado com muito critério, estamos há dois anos mergulhados com todos os indicadores desse processo para nos dar subsídio, para poder construí-lo. A gente acredita que esse conhecimento deu o embasamento para o projeto”, explicou o governador, ao detalhar planos e especificidades das melhorias na saúde pública estadual. Para melhorar a situação hospitalar atual, com foco no crescimento da demanda futura, o Governo do Estado estabelece um “novo cinturão da saúde”, levando em consideração a capacidade de atendimento de cada unidade – média e alta complexidade. O objetivo principal é a melhoria do serviço prestado ao cidadão. “A atenção hospitalar é parte da assistência à saúde. Mas é uma parte muito importante e que nós temos carência de leitos, principalmente hospitalares de alta complexidade. E ali é que entra, então, a parceria público-privada do hospital. E tudo começou com o plano diretor de regionalização da saúde no Estado. Nós procuramos considerar inúmeros indicadores de cada município e região, para que a gente pudesse acompanhar as mais fortalecidas”, explicou Simões. A PPP do HRMS, que faz parte do projeto de regionalização da atenção hospitalar no Estado, prevê a expansão da infraestrutura com impacto direto nos indicadores de saúde, principalmente o aumento na produtividade com previsão de crescimento de 96% das internações, que podem passar de 1,4 mil para mais de 2,7 mil por mês. Também existe a expectativa de economia de 35% por internação, além de aumento de leitos que vão passar de 362 para 577. “O que a gente pretende sempre é melhorar a prestação de serviço público para o cidadão e, nesse caso, para que a gente consiga manter um atendimento 100% SUS, gratuito e universal. Então, é bom a gente deixar claro que o Hospital Regional, ele se mantém gratuito”, disse a secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni. Todos os serviços não assistenciais, chamados de “bata cinza” serão executados pelo futuro parceiro privado, como nutrição, limpeza, lavanderia, manutenção predial, e tudo que envolve o funcionamento físico e estrutural do hospital – apoio médico, administrativo, fornecimento de insumos, recepção, portaria, entre outros. “Nosso desafio é planejar uma estratégia hospitalar hierarquizada e regionalizada para o estado de Mato Grosso do Sul. E isso é resultado da complexa interação de processos econômicos, políticos e sociais. E a gente fez isso sem esquecer que o Estado está passando uma Rota Bioceânica e Rota da Celulose, dois processos de desenvolvimento muito importantes”, disse o secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde. Além de terem oportunidades de tirarem dúvidas sobre o projeto de regionalização e também sobre a PPP do HRMS, os parlamentares destacaram a competência do projeto apresentado, e elogiaram o modelo de atenção à saúde proposto com vista na melhoria do serviço prestado ao usuário. “Momento importante para os deputados apreciarem a proposta, fizemos essa proposição ao Executivo e hoje agradecemos a apresentação. Entendemos que é um projeto estruturado e muito bem estudado, com critérios”, disse o presidente da ALEMS, Gerson Claro. Macrorregiões Como parte do projeto de regionalização, as macrorregiões do Cone Sul – Hospital Regional de Dourados -, Costa Leste – Hospital Regional Magid Thomé (Três Lagoas) – e do Pantanal – onde será construído um hospital em Corumbá -, além de Ponta Porã e Campo Grande, também terão serviços e leitos expandidos nos próximos anos, intensificando oferta de cirurgias e exames de média e alta complexidade. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS








