Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (3), em Iguatemi, mais de 160 quilos de maconha e skunk que eram transportados em um GM Cobalt. Na ação, um homem de 30 anos e uma mulher de 27 foram presos. Os militares realizavam bloqueio na MS-295, área rural do município, quando visualizaram o veículo suspeito. Momento em que foi dada ordem de parada, a qual não foi respeitada pelo condutor que empreendeu fuga. Durante acompanhamento, após alguns quilômetros, o condutor e a passageira do Cobalt abandonaram o carro e tentaram empreender fuga a pé, sendo alcançados e detidos pelos policiais. Em vistoria no interior do automóvel, foram encontrados diversos tabletes e pacotes das drogas, totalizando 151 quilos de maconha e 14,9 quilos de skunk.Questionado, o homem afirmou que pegou os entorpecentes em Paranhos e levaria até a cidade de Uberaba (MG), onde receberia R$ 3,5 mil pelo transporte. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 510 mil, juntamente com os autores foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Iguatemi.
Prefeito alinha com Governo do Estado projetos essenciais para Dourados
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, recebeu nesta quarta-feira (4) o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, no gabinete da prefeitura, para apresentar projetos considerados prioritários para o município. A reunião teve como objetivo alinhar as propostas que serão levadas ao governador Eduardo Riedel em data a ser definida, como parte do programa MS Ativo. Participaram da reunião os secretários municipais Bruno Pontin (Agricultura Familiar), Fábio Luis (Planejamento), Jorge De Lucia (Obras) e Antônio Freire (Desenvolvimento Econômico). Cada um deles atua em pastas que atualmente apresentam as demandas prioritárias do município. Durante a reunião, o prefeito destacou que a principal necessidade de Dourados na área de infraestrutura é o recapeamento de bairros com pavimentação antiga e deteriorada. Ele lembrou que a área central foi recapeada durante a gestão do então governador Reinaldo Azambuja e que, atualmente, o governador Riedel destinou recursos para atender em conjunto com a prefeitura o Jardim Água Boa e o Jardim Santo André. “Temos recursos de bancada federal para asfalto novo em bairros sem pavimentação, mas o maior problema está nos bairros com pavimento antigo”, afirmou Marçal. O secretário Jorge De Lucia complementou que já existe um levantamento técnico das áreas mais críticas da cidade. Outro projeto apresentado foi a construção de um Mercadão Municipal ao lado da Feira Central da Rua Cafelândia, no Jardim São Pedro. O secretário Bruno Pontin explicou que o objetivo é fortalecer os produtores locais e complementar o projeto da Central de Abastecimento (Ceasa), que será executado pelo governo estadual. A Ceasa tem projeto para ser instalada em um imóvel de 48 mil m² na entrada de Dourados, já desapropriado, com barracão e estrutura administrativa. Segundo Verruck, o projeto está confirmado para sair do papel e atenderá especialmente os pequenos produtores da região, conforme demanda da prefeitura. A equipe de Marçal Filho solicitou ainda a cessão de uma área na entrada de Dourados, no início da Avenida Marcelino Pires, para construção de um dos dois terminais de transbordo previstos em projeto com recursos do Fonplata. O segundo terminal será instalado no Jardim Clímax, outro extremo da avenida. O secretário Fábio Luis também solicitou a cessão de área nas proximidades da futura Ceasa para instalação da Companhia de Gás de Mato Grosso do Sul (MS Gás), que iniciará o fornecimento de gás natural a partir de 2026. Verruck afirmou que a liberação do terreno pode ser resolvida com agilidade. Já o secretário Antônio Freire solicitou melhorias na infraestrutura do Distrito Industrial de Dourados (DID), que pertence ao Estado e concentra diversas indústrias. Jaime Verruck pediu a elaboração de um pré-projeto orçamentário e manifestou interesse em transferir o controle do espaço ao município, o que facilitará a realização de investimentos. As propostas apresentadas pela prefeitura serão oficialmente encaminhadas ao governo estadual e discutidas em reunião com o governador Eduardo Riedel, dentro da estratégia de cooperação do programa MS Ativo. O encontro ainda será agendado, mas deve ocorrer no início do mês de julho deste ano.
DOF recupera veículo furtado no Paraná carregado com mais de 700 quilos de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta terça-feira (3), um veículo GM Onix, de cor branca, carregado com mais de 700 quilos de maconha e skunk em Caarapó. Na ação, um homem de 36 anos foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-156, área rural do município, quando o veículo que se aproximava da barreira, em alta velocidade, não obedeceu a ordem de parada e tentou empreender fuga. Durante acompanhamento, o condutor do Onix colidiu com a traseira de um caminhão ao tentar realizar uma ultrapassagem. Em checagem dos agregados do veículo, constatou-se que o automóvel havia sido furtado na cidade de Campo Mourão (PR) no dia 12 de abril deste ano. No interior do carro, foram encontrados diversos tabletes de maconha e pacotes de skunk, totalizando aproximadamente 710 quilos. Ao questionar o autor, ele informou que pegou o veículo com drogas em Coronel Sapucaia e levaria até Naviraí. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia de Polícia Civil, em Caarapó. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 1,8 milhões.
Veículo com produtos de contrabando e descaminho é apreendido em Maracaju
Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam na tarde desta terça-feira (3), um veículo VW Gol, de cor cinza, carregado com 150 pacotes de cigarros; 250 cigarros eletrônicos; vídeo game PS5; cartões de memória; roteadores; repetidor de Wi-Fi; pneus; e celulares. Na ação, um homem e uma mulher foram presos. Os militares faziam um patrulhamento na MS-164, área rural do munícipio, quando deram a ordem de parada ao condutor do Gol. O homem, de 33 anos, e a mulher, de 46 anos, disseram que trabalham fazendo frete de mercadorias ilegais. Informaram, também, que pegam os produtos na cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero e levariam à Campo Grande (MS). A ocorrência e o veículo, com os materiais acima descritos e apreendidos, foram entregues na Polícia Federal de Dourados.
Prefeitura cria comissão organizadora das festividades da Semana da Pátria
A Prefeitura de Dourados constituiu a Comissão Oficial Organizadora das Festividades alusivas à Semana da Pátria 2025. As festividades serão em comemoração à Independência do Brasil e o planejamento antecipado tem o objetivo de garantir a realização de uma ampla programação, que culminará com o desfile cívico-militar de 7 de setembro, reunindo escolas públicas e privadas, clubes de serviço, entidades de classe e forças de segurança. Os integrantes da comissão participaram da primeira reunião na manhã desta quarta-feira (9), no Anfiteatro da Prefeitura. A Comissão Oficial Organizadora das Festividades alusivas à Semana da Pátria ficará responsável pelo planejamento, coordenação e execução das ações de comemorações cívicas a serem realizadas durante a Semana da Pátria. Para compor a comissão serão nomeados membros para atuarem na Coordenação de Planejamento, que será formada pelo comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; Secretaria Municipal de Educação; Gabinete da prefeito; Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica; Secretaria Municipal de Administração e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. Também será criada a Coordenação de Finanças, composta por membros da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Fazenda. Outros importantes braços no planejamento será a Coordenação de Transporte Escolar, formada pela Secretaria Municipal de Educação e a Coordenação de Segurança e Trânsito, composta pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal de Dourados e Agência de Transporte e Trânsito de Dourados. O município também vai criar a Coordenação de Infraestrutura, composta pela Secretaria Municipal de Serviços Urbano e Secretaria Municipal de Obras Públicas. Haverá ainda a Coordenação de Comunicação e Cerimonial e a Coordenação de Socorros e Urgências, formada pelo 2º Grupamento de Bombeiro Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Serviço Móvel de Urgência (Samu) e Defesa Civil de Dourados. Toda decoração da Avenida Marcelino Pires, bem como da Praça Antônio João para a Semana da Pátria e para o desfile de 7 de setembro ficará sob a responsabilidade da Coordenação de Decoração e Ornamentação, que estará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. A presidência da Coordenação Geral ficou a cargo do secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva. COORDENADORIAS A Coordenação de Planejamento ficará responsável por dar início aos trabalhos referentes às Festividades da Semana da Pátria, expedindo ofícios, convites e comunicados internos para órgãos diversos que participarão direta ou indiretamente das atividades; planejar e executar, em conjunto com as demais Coordenações, os trabalhos pertinentes às ações de comemorações cívicas a serem realizadas durante a Semana da Pátria, com ênfase para o Desfile Cívico do dia 7 de setembro de 2025. Caberá ainda à Coordenação de Planejamento, garantir a colocação de bebedouros para o público na praça Antônio João, local onde concentra-se o maior número de pessoas no dia 7 de setembro; acompanhar a montagem e desmontagem do palanque oficial para o desfile cívico; acompanhar a empresa responsável na instalação dos banheiros químicos em toda área determinada pela organização; analisar e decidir, com o aval da presidente da Comissão Oficial Organizadora, todas as dúvidas e casos omissos surgidos durante a realização das atividades e eventos e acompanhar e orientar as demais Coordenações. A Coordenação de Finanças ficará responsável por planejar os custos das atividades da Semana da Pátria e do Desfile de 7 de setembro; destinar recursos financeiros para execução das festividades alusivas à Semana da Pátria e coordenar o uso de verbas destinadas ao pagamento das despesas com a Semana da Pátria. A Coordenação de Transporte Escolar ficará responsável por garantir o transporte de alunos da Rede Municipal de Ensino para o desfile; elaborar cronograma de transporte de alunos da rede municipal, com horários e locais de acordo com o planejamento geral do evento; viabilizar veículos com motorista, sempre que solicitado pela Coordenação de Planejamento, para transporte de pessoal e materiais e priorizar atendimento à Coordenação de Planejamento, quando se tratar da organização do evento. A Coordenação de Segurança e Trânsito ficará responsável por garantir a segurança dos participantes e da comunidade em geral em todos os eventos da Semana da Pátria e no Desfile Cívico; disciplinar o trânsito na área de abrangência do Desfile Cívico; promover a segurança do palanque e executar o isolamento da área; disponibilizar efetivo para coibir pessoas, crianças e ambulantes transitando de um lado para outro na Avenida Marcelino Pires, no momento do desfile; manter a Chama da Pátria acesa e vigiada durante toda a Semana até sua extinção; garantir pelotão na Abertura da Semana da Pátria e no Ritual de Extinção da Chama da Pátria; providenciar a interdição das ruas, sempre que necessário, particularmente no revezamento do Fogo Simbólico e durante a decoração da via e acompanhar a empresa responsável na instalação de cordas,grades de isolamento em toda área de abrangência do desfile . A Coordenação de Infraestrutura ficará responsável por vistoriar os diversos locais onde acontecerão os eventos da Semana da Pátria, conforme a agenda elaborada nas reuniões com a Coordenação de Planejamento; coordenar a limpeza e manutenção dos locais de eventos (escolas, praças e vias públicas), tanto nos dias que antecedem como no dia do desfile; garantir o agendamento de um caminhão guindauto com cesto duplo (escada) para ornamentação das vias públicas e a substituição do pavilhão nacional na praça Walter Guaritá Marques caso necessário; vistoriar e providenciar, quando necessário, instalações elétricas (iluminação e tomadas para aparelhos elétricos) em todos os locais dos eventos. Também caberá à Coordenação de Infraestrutura, providenciar a ligação dos refletores/holofotes na decoração de rua e nos locais que se fizerem necessários; providenciar eventuais reparos físico-estruturais e elétricos nos locais em que se fizerem necessários, inclusive com pinturas das guias; realizar a pintura dos mastros, ponto de ônibus e guias da Praça Antônio João; garantir a manutenção de toda a extensão da área de desfile (da Rua General Osório até a Rua Dr. Camilo Ermelindo da Silva e da Avenida Weimar Gonçalves Torres até a Avenida Joaquim Teixeira Alves), do local onde se mantiver a Chama da Pátria e outros locais de realização das Festividades da Semana da Pátria. A Coordenação de Comunicação e Cerimonial ficará responsável por encaminhar convites
Governo apresenta aos deputados expansão da infra e desafios da saúde em MS
A nova arquitetura da saúde regional, com avanços na regionalização da atenção hospitalar de Mato Grosso do Sul, uma das prioridades do Governo do Estado, com melhorias na entrega final, que vai beneficiar a população nos 79 municípios, bem como a proposta de uma PPP (Parceria Público Privada) no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), foram apresentadas aos deputados estaduais na manhã desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa, pelo governador Eduardo Riedel e pelos secretários Maurício Simões (Saúde) e Eliane Detoni (Parcerias Estratégicas). “Este é um momento da maior importância para nivelar o conhecimento, tirar as dúvidas, pois algumas informações divulgadas não estão vinculadas aos fatos. O projeto foi estudado com muito critério, estamos há dois anos mergulhados com todos os indicadores desse processo para nos dar subsídio, para poder construí-lo. A gente acredita que esse conhecimento deu o embasamento para o projeto”, explicou o governador, ao detalhar planos e especificidades das melhorias na saúde pública estadual. Para melhorar a situação hospitalar atual, com foco no crescimento da demanda futura, o Governo do Estado estabelece um “novo cinturão da saúde”, levando em consideração a capacidade de atendimento de cada unidade – média e alta complexidade. O objetivo principal é a melhoria do serviço prestado ao cidadão. “A atenção hospitalar é parte da assistência à saúde. Mas é uma parte muito importante e que nós temos carência de leitos, principalmente hospitalares de alta complexidade. E ali é que entra, então, a parceria público-privada do hospital. E tudo começou com o plano diretor de regionalização da saúde no Estado. Nós procuramos considerar inúmeros indicadores de cada município e região, para que a gente pudesse acompanhar as mais fortalecidas”, explicou Simões. A PPP do HRMS, que faz parte do projeto de regionalização da atenção hospitalar no Estado, prevê a expansão da infraestrutura com impacto direto nos indicadores de saúde, principalmente o aumento na produtividade com previsão de crescimento de 96% das internações, que podem passar de 1,4 mil para mais de 2,7 mil por mês. Também existe a expectativa de economia de 35% por internação, além de aumento de leitos que vão passar de 362 para 577. “O que a gente pretende sempre é melhorar a prestação de serviço público para o cidadão e, nesse caso, para que a gente consiga manter um atendimento 100% SUS, gratuito e universal. Então, é bom a gente deixar claro que o Hospital Regional, ele se mantém gratuito”, disse a secretária especial de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni. Todos os serviços não assistenciais, chamados de “bata cinza” serão executados pelo futuro parceiro privado, como nutrição, limpeza, lavanderia, manutenção predial, e tudo que envolve o funcionamento físico e estrutural do hospital – apoio médico, administrativo, fornecimento de insumos, recepção, portaria, entre outros. “Nosso desafio é planejar uma estratégia hospitalar hierarquizada e regionalizada para o estado de Mato Grosso do Sul. E isso é resultado da complexa interação de processos econômicos, políticos e sociais. E a gente fez isso sem esquecer que o Estado está passando uma Rota Bioceânica e Rota da Celulose, dois processos de desenvolvimento muito importantes”, disse o secretário da SES (Secretaria de Estado de Saúde. Além de terem oportunidades de tirarem dúvidas sobre o projeto de regionalização e também sobre a PPP do HRMS, os parlamentares destacaram a competência do projeto apresentado, e elogiaram o modelo de atenção à saúde proposto com vista na melhoria do serviço prestado ao usuário. “Momento importante para os deputados apreciarem a proposta, fizemos essa proposição ao Executivo e hoje agradecemos a apresentação. Entendemos que é um projeto estruturado e muito bem estudado, com critérios”, disse o presidente da ALEMS, Gerson Claro. Macrorregiões Como parte do projeto de regionalização, as macrorregiões do Cone Sul – Hospital Regional de Dourados -, Costa Leste – Hospital Regional Magid Thomé (Três Lagoas) – e do Pantanal – onde será construído um hospital em Corumbá -, além de Ponta Porã e Campo Grande, também terão serviços e leitos expandidos nos próximos anos, intensificando oferta de cirurgias e exames de média e alta complexidade. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
PRF apreende 377 Kg de maconha no MS
APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 377 Kg de maconha, nesta terça-feira (3), em Nova Andradina (MS). A droga estava em um Fiat/Mobi, que seguia na BR-267. Ao avistar a viatura policial, o motorista do Fiat/Mobi saiu da pista, abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé. No carro a equipe encontrou 356 Kg de maconha e 21 Kg de skunk. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Nova Andradina (MS).
Prefeitura leva asfalto e drenagem no Parque dos Jequitibás, obra esperada há anos
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) atende a um antigo anseio da população que reside no Parque dos Jequitibás e leva asfalto, drenagem, calçamento e acessibilidade ao bairro. Na manhã desta quarta-feira (04), o prefeito Marçal Filho vistoriou a obra, acompanhado de uma dezena vereadores e da equipe técnica. O serviço acontece na Rua Idelfonso Pedroso e serão executados 12.355,98 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 1.181,91 metros de drenagem, incluindo 40 bocas de lobo, 20 poços de visita e a confecção de 202,82 metros quadrados de calçadas. A obra é fruto do convênio nº 910723/2021 da Superintendência de Desenvolvimento do Centro- Oeste (Sudeco) com contrapartida do município de Dourados e é executada pela Funchal Construtora. O prefeito Marçal Filho destacou o ritmo acelerado dos serviços e citou que por meio do trabalho conjunto com a equipe, conseguiu em poucos meses de mandato atender a uma demanda antiga da população. “Vemos que o ritmo aqui está rápido e o trabalho só para quando for concluído por completo, com as calçadas, a acessibilidade”, afirmou. Marçal disse ainda que tudo foi direcionado por meio de esforços de toda a equipe, já neste início da gestão, para “atender à população que tanto precisava de mais tranquilidade para transitar quando chove, mais qualidade de vida e, claro, isso ainda valoriza a região, os imóveis”. O secretário municipal de Obras Públicas, Jorge Luis de Lúcia, destacou que a intervenção foi planejada de forma a ser um trabalho completo, que vai mudar amplamente a infraestrutura local. “São 12 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 1200 metros lineares de drenagem, o que vai trazer grandes benefícios para o bairro”, apontou. “A população não vai ter mais dificuldade com o barro quando chover”, garantiu. “Já vamos entregar com calçada, piso tátil, iluminação, tudo dentro do que foi determinado pelo prefeito Marçal Filho”, acrescentou. A moradora Lucineia de Oliveira Souza, 55 anos, disse que o início da transformação do bairro é um grande momento. Ela mora no local há 15 anos e conta que passava por dificuldades para se locomover quando chovia com mais intensidade e, agora, após concluído o asfaltamento, a realidade será outra para ela e para os outros moradores do local. “A gente está na expectativa de um dia ver todo esse bairro asfaltado e essa rua pronta já vai ser um grande avanço, pois aqui era muito difícil quando chovia um pouco mais, já virava um lamaceiro, gente caía de bicicleta, de moto, enfim, muito difícil; agora com esse serviço isso não vai mais acontecer”, destacou. Ainda nesta semana, outro bairro de Dourados vai receber obra de asfalto, o que deve ser anunciado pelo prefeito Marçal Filho. A ação desta quarta-feira (4) foi acompanhada pelos vereadores Alex Cadeirante, Rogério Yuri, Dalton Ribeiro, Dill do Povo, Laudir Munaretto, Sargento Prates, Karla Gomes, Edson Souza, Isa Marcondes e Inspetor Cabral.
Dill do Povo solicita melhorias em iluminação e drenagem nos bairros
Durante Sessão Ordinária desta segunda-feira (2) na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Dill do Povo (União Brasil) apresentou indicação solicitando limpeza de bueiros e a manutenção e substituição de lâmpadas em ruas dos bairros Harrison de Figueiredo, Idelfonso Pedroso e Deoclécio Artuzi. A indicação foi motivada por diversos pedidos de moradores dessas regiões, que vêm enfrentando problemas como acúmulo de água, risco de alagamentos e falta de visibilidade em trechos mal iluminados, o que compromete a segurança, especialmente de pedestres e motociclistas. “Nosso papel é ouvir a população e encaminhar suas demandas ao poder público. A limpeza dos bueiros evita transtornos durante o período de chuvas, e a iluminação pública é essencial para a segurança da comunidade. Estamos atentos e atuantes”, afirmou o vereador. A proposta foi encaminhada ao Executivo Municipal e às secretarias competentes, com o objetivo de que as providências sejam tomadas o mais breve possível, garantindo melhorias na infraestrutura e qualidade de vida para os moradores.








