Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quarta-feira (4), em Aral Moreira, mais de 420 quilos de maconha que eram transportados em um Renault Sandero. Na ação, um homem de 37 anos foi preso. Os militares realizavam policiamento na MS-386, área rural do município, quando abordaram, às margens da rodovia, um indivíduo suspeito andando com uma mochila com um par de placas de um veículo. Durante entrevista, informou que havia sofrido um acidente de carro e apresentava conversas desconexas sobre o local do veículo acidentado. Em buscas pelo local, foi localizado um carro com pneu estourado. Em vistoria no interior do automóvel, foram encontrados diversos tabletes das drogas, totalizando 426 quilos de maconha. Questionado, o homem afirmou que pegou o automóvel com os entorpecentes em Ponta Porã e levaria até a cidade de Bataguassu, onde receberia R$ 10 mil pelo transporte. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 900 mil, juntamente com o autor foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Aral Moreira.
Jaime Verruck recebe de Cemar Arnal Título de Cidadão Douradense
A Câmara Municipal de Dourados recebeu, nesta terça-feira (4), a visita do secretário de Estado Jaime Verruck, que comanda a pasta de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc). O encontro com os vereadores foi marcado por planejamento estratégico, gestão pública e reconhecimento institucional. Durante sua participação, o secretário fez uma apresentação técnica e precisa, destacando dados, estatísticas e projeções sobre o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul, com ênfase especial para a região da Grande Dourados. Os números apresentados refletem os avanços do estado em áreas estratégicas como meio ambiente, inovação, agroindustrialização e desenvolvimento econômico. A cerimônia também contou com a presença do secretário adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro, que reforçou a importância do trabalho conjunto entre as secretarias para garantir políticas públicas eficazes e integradas em todo o estado. O ponto alto do evento foi a entrega oficial do Título de Cidadão Douradense ao secretário Jaime Verruck, proposta do vereador Cemar Arnal (PP) aprovada em 2022 pela Câmara Municipal e que agora se concretiza como uma forma de reconhecimento pelo trabalho desempenhado em prol de Dourados e do Mato Grosso do Sul. “A homenagem é justa e simbólica. O secretário Jaime tem sido um dos principais articuladores do desenvolvimento regional, com uma visão técnica e comprometida com o crescimento sustentável. Hoje celebramos não apenas um título, mas o impacto real de sua atuação na vida das pessoas”, destacou Cemar Arnal. O secretário agradeceu a honraria e reforçou seu compromisso com a cidade: “Dourados é parte fundamental da estratégia de desenvolvimento do estado. Receber esse título é uma honra que carrego com gratidão e responsabilidade”, afirmou Verruck. O encontro dos vereadores com os secretários na Câmara de Dourados consolida mais um passo importante para o fortalecimento das políticas públicas e do desenvolvimento regional.
Elias Ishy é homenageado pelo Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa
Único nipo-brasileiro eleito no Mato Grosso do Sul, o vereador Elias Ishy (PT) foi um dos homenageados pelo Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Ishy recebeu a honraria no salão nobre da instituição, no dia 24 de maio, em São Paulo-SP, onde estiveram presentes prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nipo-brasileiros eleitos em 2024. Por iniciativa da Comissão de Relacionamento da instituição e apoio do jornal Brasil Nikkei, o levantamento dos representantes da comunidade nipônica no Brasil contou com ajuda dos diretores regionais e entidades nipo-brasileiras. Ao todo foram homenageados 19 prefeitos, 11 vice-prefeitos e 71 vereadores. Durante o evento, o presidente do Bunkyo, Roberto Nishio, destacou o respeito e admiração que o segmento nipo-brasileiro tem junto à sociedade, porém não considera recíproca a representatividade política nas urnas. “A comunidade nipo-brasileiro é um segmento respeitado e admirado, pela integridade e responsabilidade naquilo que fazemos, mas no período eleitoral onde as pessoas deveriam votar em quem confiam, não vemos todo esse respeito que a sociedade nutre, refletido no resultado da eleição”, lamentou. Nishio ainda fez questão de destacar a ascensão das mulheres na política. “É um importante passo que as mulheres estão avançando e, com isso agregando valor presente na vida pública”, disse. “Desejo que todos possam estudar, trabalhar com afinco, determinação para cumprir seus objetivos e honestidade”, concluiu. Já o presidente de honra do Bunkyo, Renato Ishikama, mencionou o levantamento realizado pela comissão organizadora, onde foram relacionados 102 políticos nipo-brasileiros eleitos em 2024 e enalteceu o trabalho realizado pelos parlamentares. “A Política em si é uma arte e ciência em governar, gerenciar conflitos, além de tomar decisões que afetam a conduta e a vida de uma sociedade. Em suma, ser político é uma conduta de altruísmo, de trabalho e entrega”, disse. Para o vereador Ishy, a homenagem representa o reconhecimento da entidade diante da representatividade de todos os indicados pelo Bunkyo. “Esta solenidade marca o fortalecimento e a nossa contribuição para sociedade brasileira e ao mesmo tempo nos incentiva a continuar atuando cada vez mais em políticas públicas na defesa das causas sociais, ambientais e econômicas, respeitando todos os segmentos e diversidades culturais”, agradeceu. Elias Ishy de Mattos é bacharel em Direito e bancário aposentado. Atualmente é primeiro suplente de deputado federal e exerce seu sétimo mandato como vereador em Dourados (MS). É presidente das Comissões Permanentes de Educação e Meio Ambiente e também membro e propositor da Comissão Permanente de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais. A solenidade fez parte das comemorações aos 130 anos do Tratado de Amizade Brasil-Japão e o 70º aniversário do Bunkyo e contou com a presença do presidente do Clube Nipo-Brasileiro em Dourados, o médico Nélio Shigueru Kurimori. “Agradeço o Dr. Nélio fez questão de prestigiar o evento, demonstrando a representatividade da comunidade nipônica de Dourados”, concluiu Ishy, que também foi acompanhado pelo filho Lucas e a nora Vanessa. BUNKYOO Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, foi fundado em 17 de dezembro de 1955, com uma missão de grande significado para a comunidade nipo-brasileira e ao relacionamento Brasil-Japão – organizar as comemorações do Cinquentenário da Imigração Japonesa no Brasil, em 1958. E assim foi feito. E, essa referência da representatividade atribuída desde seu nascimento tem sido preservada e praticada, ao longo dos anos.
Prefeitura propõe comitê municipal para enfrentar urgências climáticas
O Município de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), foi contemplado para participar do curso “Urgência Climática: implementando soluções em territórios urbanos vulneráveis”, viabilizado por meio do Edital nº 01/2025 do Ministério das Cidades, em parceria com o Instituto Lincoln e apoio da WRI Brasil. Na lista de municípios suscetíveis à ocorrência de deslizamentos, enxurradas e inundações para serem priorizadas nas ações da União em gestão de risco e desastres naturais constavam 1.942 municípios, sendo 29 de Mato Grosso do Sul. Dentre 56 municípios que se inscreveram para o curso, 10 foram selecionados e Dourados representou a região Centro Oeste. O curso possibilitou a aquisição de conhecimentos técnicos sobre as questões climáticas, buscando estratégias em nível municipal para a prevenção do agravamento de situações que atingem direta ou indiretamente o município, assim como trouxe conhecimentos que podem ajudar a subsidiar o processo preparatório para situações de emergências e calamidades públicas, no sentido de estruturar os diversos setores para decisões assertivas. No total foram 16 encontros presenciais que iniciaram no final do mês de abril, no decorrer do mês de maio e encerrou nesta quarta-feira, 4 de junho. Participaram do curso representantes das secretaria municipais de Assistência Social (Semas), de Planejamento (Seplan), de Obras Públicas (Semop), de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdes), de Governo (Segov) e de Serviços Urbanos (Semsur), além da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, Guarda Municipal Ambiental, Instituto do Meio Ambiente (Imam), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul). Conforme a diretora de Gestão do SUAS da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ângela Maria Teixeira, a participação no curso de Urgências Climáticas foi uma experiência transformadora. “Ele nos mostrou, com clareza, que diante das constantes calamidades que nos atingem é impossível atuar de forma isolada. Mais do que nunca, é urgente somarmos esforços entre secretarias, instituições e a sociedade civil para responder de forma eficaz e solidária aos desafios climáticos que se agravam a cada dia”, avaliou. A diretora acrescentou que “a partir desse entendimento, surgiu a proposta da criação de um Comitê, que será iniciado com este grupo que participou da formação e serão convidados outros segmentos que possam contribuir. Um espaço de diálogo, cooperação e ação, voltado à construção de um município mais resiliente, humano e preparado para o futuro”. Dourados apresenta um histórico significativo de ocorrências de alagamentos em diversos pontos da cidade. Além disso, em áreas específicas, enxurradas também invadem residências situadas nas chamadas áreas de risco. De acordo com dados da Defesa Civil de Dourados, essas ocorrências estão concentradas, majoritariamente, na sede urbana do município. Diante desse cenário, torna-se fundamental investir em uma qualificação ampla e integrada dos diferentes setores da sociedade. Tal iniciativa é essencial tanto para a compreensão dos diversos conceitos e termos técnicos relacionados à gestão de riscos e desastres, quanto para a formação de um olhar crítico e sensível sobre as dinâmicas socioespaciais que estruturam a cidade. O pesquisador, mestre e doutorando em Geografia, com foco em estudos de riscos e desastres, que desde 2019 desenvolve pesquisas sobre o município de Dourados, Antonio Idêrlian Pereira de Sousa, avalia que a capacitação da população e dos gestores públicos contribui diretamente para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas, além de fortalecer as ações de prevenção, preparação e recuperação frente aos eventos extremos, que se tornam cada vez mais frequentes.
Naviraí recebe o 4º Encontro dos Seminários Regionais do MS Ativo Municipalismo
Nessa quarta-feira (04), foi a vez de Naviraí receber mais uma edição dos Seminários Regionais do MS Ativo Municipalismo, iniciativa do Governo de Mato Grosso do Sul voltada para o fortalecimento do desenvolvimento regional e a cooperação intermunicipal. A caravana do programa chegou à cidade promovendo um ambiente de troca de experiências e capacitação para os gestores públicos municipais da região sul do Estado. O evento foi organizado em dois períodos, com programação das 9h às 18h. Pela manhã, a cerimônia de abertura reuniu autoridades locais e estaduais no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Naviraí (ACEN). Em seguida, foram apresentadas as diretrizes do Ciclo 2025 do MS Ativo Municipalismo, além dos modelos para o Plano Plurianual Municipal (PPA) e o Contrato de Gestão Municipal. No período da tarde, oficinas temáticas abordaram temas essenciais nas áreas infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento econômico. O encontro contou com aproximadamente 250 participantes, entre prefeitos, vereadores, secretários municipais e equipes técnicas, representando os municípios: Naviraí, Deodápolis, Glória de Dourados, Itaquiraí, Jateí, Juti e Novo Horizonte do Sul – proporcionando um espaço para diálogo, troca de experiências e construção de estratégias voltadas para o fortalecimento da gestão pública. Representando o governador, Eduardo Riedel, a secretária-adjunta da Segov/MS (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Ana Carolina Nardes, agradeceu a participação e o engajamento de todos presentes e destacou a relevância do evento para o fortalecimento da administração municipal. Ela reforçou o compromisso do governo estadual com a cooperação entre municípios, estimulando a implementação de políticas públicas integradas e o uso de ferramentas estratégicas para uma gestão mais eficiente. “Nosso objetivo é garantir que os municípios compreendam o programa, tenham acesso à capacitação e ao suporte técnico necessário para aprimorar a gestão pública e, consequentemente, oferecer serviços de maior qualidade à população”, enfatizou. O prefeito de Naviraí, Rodrigo Sacuno, saudou os prefeitos da região, frisando que essa iniciativa do Governo do Estado, de ir até os municípios dar o suporte necessário, estimula o desenvolvimento regional. “Estamos focados em uma gestão eficiente e voltada para os anseios da população. A troca de experiências e o apoio do Governo do Estado são fundamentais para impulsionar projetos estruturantes nos municípios”, declarou. O secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, destacou a importância do programa para a modernização da administração pública. Segundo ele, o Ciclo 2025 do MS Ativo Municipalismo busca sensibilizar prefeitos e secretários sobre a adoção de práticas administrativas eficazes, alinhadas às diretrizes do Plano Plurianual 2026-2029 e ao plano de governo estadual. Também estiveram presentes, o secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, o chefe de gabinete do vice-governador do Estado José Carlos Barbosa (Barbosinha), Dorival Betinie e o presidente da Câmara Municipal de Naviraí, Daniel Moretto. O próximo encontro do MS Ativo Municipalismo, será amanhã, quinta-feira (05), em Nova Andradina, dando continuidade ao ciclo de capacitações e debates. Para mais informações sobre o programa e os próximos encontros, acesse o portal oficial do MS Ativo Municipalismo: msativo.ms.gov.br Renata Brum, Comunicação Segem
STF determina instauração de inquérito contra Carla Zambelli após fuga do Brasil
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a instauração de novo inquérito contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para apurar possíveis crimes de coação no curso do processo e obstrução de investigação penal que envolve organização criminosa. Na terça-feira (3), a parlamentar anunciou publicamente que saiu do Brasil. Nas entrevistas, ela afirmou que pretende se refugiar na Europa e que, por ter cidadania italiana, seria “intocável na Itália” e não poderia ser extraditada para o Brasil, o que demonstra intenção de se eximir da aplicação da lei brasileira. Na decisão, o ministro destacou que as manifestações públicas de Zambelli, a transferência de suas redes sociais para a mãe e a intenção de propagar desinformação sobre o processo eleitoral brasileiro indicam risco de reiteração criminosa e tentativa de descredibilizar as instituições democráticas do país e de interferir em ações que tramitam no STF. Mais cedo, nesta quarta (4), o ministro atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República e decretou a prisão preventiva da parlamentar. Monitoramento de redes sociais O ministro determinou que a Polícia Federal monitore as redes sociais ligadas à deputada e realize oitivas em até dez dias. O Banco Central também deverá informar valores e remetentes de transferências via PIX recebidas por Zambelli nos últimos 30 dias. Como ela está fora do território nacional, foi autorizada a notificação por meios eletrônicos e a apresentação de esclarecimentos por escrito. Zambelli foi condenada a dez anos de prisão em regime fechado e à perda do mandato parlamentar, junto com Walter Delgatti Neto, pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada pelo prejuízo econômico e falsidade ideológica. Os crimes dizem respeito à comprovada participação em ataques aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos, incluindo mandados de prisão e alvarás de soltura.
MPMS apura suspeita de abuso de preços em linha de ônibus entre Campo Grande e Corumbá
A 25ª Promotoria de Justiça de Campo Grande está avançando na investigação sobre uma suposta prática abusiva de preços por parte da única empresa de transporte rodoviário responsável pelo itinerário entre a capital do estado e Corumbá. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) tornou pública a conversão do procedimento preparatório em inquérito civil. A investigação originou-se de uma representação protocolizada na Procuradoria-Geral de Justiça em junho de 2024. Na denúncia, foram relatadas queixas de consumidores sobre o valor da passagem no trecho Campo Grande – Corumbá, que estaria sendo cobrado a R$ 237,48 por 427 km de percurso. A alegação de abuso de preço fundamenta-se na comparação com outro trecho, de maior distância, Campo Grande – Cuiabá, que possui 703 km, onde a empresa cobra R$ 194,00. Em resposta à notificação do MPMS, a empresa de transporte sediada em Presidente Prudente (SP) argumentou que os valores dos bilhetes intermunicipais em Mato Grosso do Sul são regulados pela Agência Estadual de Serviços Públicos (Agems). Para o transporte interestadual, a empresa alegou que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) permite a livre prática de preços, conforme a Resolução ANTT nº 6.033/2023. Após a análise das informações e a realização de pesquisas de preços, e considerando que o prazo legal para a conclusão do procedimento preparatório encerrou-se em 23 de abril de 2025, o procedimento foi convertido em inquérito civil. Segundo o MPMS, a medida indica que o caso necessita de uma análise mais aprofundada para determinar se há, de fato, prática abusiva de preços ao consumidor, o que pode configurar infração ao Código de defesa do Consumidor (CDC) e às demais legislações pertinentes. A empresa de transporte rodoviário foi formalmente notificada e terá o prazo de 15 dias para apresentar esclarecimentos e eventuais documentos relacionados ao caso.
Pedágios da BR-163 em MS terão reajuste de 5,53% a partir de 14/06
A partir de 0h de 14 de junho os pedágios da BR-163, em Mato Grosso do Sul, terão novos preços, conforme anunciou a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O reajuste a ser aplicado será de 5,53%, calculado com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre abril de 2024 e abril de 2025. O reajuste está previsto nos termos do contrato de concessão firmado com a concessionária Motiva, antiga CCR MSVia. A atualização será aplicada nas nove praças de pedágio ao longo da rodovia. Em nota, a Agência Nacional declarou que, “Mais do que um ajuste econômico, a medida representa o compromisso da Agência com a previsibilidade e o equilíbrio dos contratos de concessão — pilares que garantem a continuidade dos investimentos, a manutenção da infraestrutura e a qualidade dos serviços prestados à população. A ANTT menciona que a tarifa paga pelo usuário, além de viabilizar a operação da rodovia, também assegura as condições para atendimento 24 horas, conservação da pista, segurança viária e suporte em casos de emergência. “Trata-se de um modelo sustentável, que permite que a rodovia continue funcionando com níveis adequados de desempenho, conforto e segurança”, complementa. Sobre os reajustes, o órgão reforça que são previstos nos contratos de concessão rodoviária, com base em critérios objetivos e índices oficiais. “A divulgação com antecedência permite que usuários, empresas e transportadores se programem, contribuindo para uma relação mais transparente entre poder concedente, concessionária e sociedade”, finaliza a ANTT.
Na Câmara, Jaime Verruck destaca papel de Dourados como propulsor da economia de MS
Os vereadores de Dourados receberam na manhã desta quarta-feira (4), o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Informação (SEMADESC), Jaime Verruck, o secretário de Estado Adjunto da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, e o secretário Executivo SEQUALIT, Esaú Aguiar. A reunião foi coordenada pela presidente da Câmara de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB). Jaime fez uma apresentação aos vereadores com dados sobre o desenvolvimento atual do Mato Grosso do Sul e de Dourados, e afirmou que Dourados é o município que está em terceiro lugar no Estado em abertura de empresas.“Em 2024 foram abertas mais de 76 mil empresas em Dourados, e essas empresas foram responsáveis por gerar mais de 17 mil empregos. Dessas empresas, as que mais geraram empregos foram do setor de abate e fabricação de produtos de carne, construção de edifícios e fabricação de biocombustíveis”, afirma Jaime. O secretário apresentou dados que mostram o potencial econômico de Dourados, e o quanto as grandes empresas são responsáveis pela geração de empregos, movimentação de milhões com exportações e importações, o que faz de Dourados uma potência para o agronegócio. “Estou falando sobre os investimentos que as empresas trazem para o município e o Estado, para enfatizar a importância da parceria entre o governo e o setor privado, para que juntos busquemos programas e incentivos para geração de empregos, qualificação profissional e desenvolvimento econômico”, explica Verruck. O secretário se colocou à disposição dos vereadores para ouvir e entender as demandas de Dourados, firmando a parceria entre Estado e município, para buscar políticas públicas e recursos cada vez mais assertivos aos anseios da população. A vereadora Liandra da Saúde, agradeceu aos secretários de Estado por mais uma vez virem até a Casa de Leis, e propôs uma audiência pública para que todos os assuntos que envolvam a pasta sejam discutidos. “Para nós, mais uma vez, é uma honra ter esse diálogo tão próximo ao Governo do Estado, e como são muitas demandas, convido ao Secretário Jaime Verruck, que venha novamente para a Câmara de Dourados, para que possamos discutir diversos assuntos relacionados a SEMADESC em uma audiência pública, para que a gente possa contar também com a participação da nossa população”, afirma Liandra. Ao final da reunião, o secretário Jaime Verruck recebeu dos vereadores o Título de Cidadão Douradense, uma forma de agradecer por todo o trabalho que já desenvolveu pelo município. A proposição foi do vereador Cemar Arnal. Também participaram da reunião os vereadores Rogério Yuri (PSDB), Márcio Pudim (PSDB), Elias Ishy (PT), Jânio Miguel (PP), Inspetor Cabral (PSD), Karla Gomes (Podemos), Laudir Munaretto (MDB), Pedro Pepa (União Brasil), Dalton Ribeiro (PL), Alex Cadeirante (PSDB), Sargento Prates (PL), Cemar Arnal (PP), Edson Souza (União Brasil), Sérgio Nogueira (PP), Marcelo Mourão (PL), Dill do Povo (União Brasil).








