O Gafip (Grupamento de Ações e Fiscalização Penitenciária), vinculado à UMMVE (Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual), tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da segurança pública em Mato Grosso do Sul, como parte das atividades da Polícia Penal do estado. Balanço divulgado pela UMMVE demonstra que, de janeiro até o final de maio, o Gafip realizou 774 escoltas, 218 fiscalizações presenciais, cumpriu 39 mandados de prisão e regressões de monitorados, além de recuperar 79 tornozeleiras eletrônicas que haviam sido rompidas ou abandonadas. Um dos dados que mais chama a atenção é o aumento expressivo no número de escoltas realizadas. Entre janeiro e maio de 2023, foram efetuadas 127 escoltas, número que saltou para 549 no mesmo período de 2024, e chegou a 774 em 2025, representando um crescimento de aproximadamente 41% em relação ao ano passado e de 509% quando comparado aos cinco primeiros meses de 2023. “Este aumento reflete a intensificação dos trabalhos da Polícia Penal, visando garantir o cumprimento das medidas judiciais e a integridade do sistema de monitoramento eletrônico”, comenta o diretor da Unidade de Monitoramento, Luís Fernando Melão. Além do trabalho diretamente ligado à monitoração eletrônica, uma parte significativa dessas escoltas — 69 somente este ano — foi realizada em suporte à Diretoria de Operações e à Diretoria de Assistência Penitenciária, especificamente para o deslocamento de internos até o Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), para a confecção da CIN (Carteira de Identificação Nacional). Esta ação reforça o compromisso da Polícia Penal com a cidadania e a documentação civil das pessoas privadas de liberdade, fundamental para o acesso a serviços públicos e para a ressocialização. O trabalho do Gafip tem como objetivo principal coibir as violações às condições impostas pela Justiça, contribuindo significativamente para a redução de prisões preventivas e regressões de regime decorrentes de descumprimento das medidas impostas. Além das fiscalizações, os policiais penais realizam orientações constantes aos monitorados, destacando a importância do correto cumprimento das regras do monitoramento eletrônico. Também são feitas inspeções nas tornozeleiras e checagem das informações fornecidas, garantindo a eficácia do controle. Quando identificadas violações, os agentes do Gafip comunicam imediatamente os setores competentes, que adotam as providências cabíveis, com o devido tratamento das informações e encaminhando-as ao judiciário, onde o monitorado poderá ser regredido cautelarmente de regime ou ter mandado de prisão expedido contra si. Outro aspecto importante da atuação do Grupamento é a recuperação dos equipamentos de monitoração, quando rompidos ou descartados pelos monitorados que tentam burlar o sistema. Este trabalho não só representa economia aos cofres públicos, como também reforça o controle sobre os indivíduos em cumprimento de medidas alternativas. A escolta e o transporte de presos monitorados, tanto para instalação de tornozeleiras quanto para recolhimento em unidades prisionais, também fazem parte das atribuições do Gafip, cumprindo rigorosamente as determinações judiciais. Para o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, o fortalecimento dessas ações reflete o comprometimento da Polícia Penal de Mato Grosso do Sul em oferecer mais segurança à sociedade, garantindo que as medidas judiciais sejam efetivamente cumpridas, além de reforçar o papel da monitoração eletrônica como ferramenta de controle e ressocialização. Comunicação Agepen
Seleção Brasileira empata com Equador: 0 a 0
Na estreia do técnico Carlo Ancelotti, a Seleção Brasileira empatou com o Equador por 0 a 0, na noite desta quinta-feira (5), no Monumental de Guayaquil, casa do adversário. O jogo, válido pela 15ª rodada das Eliminatórias do Mundial de 2026, foi o 14º seguido entre as duas seleções sem derrota do Brasil. Nesse retrospecto, a Canarinho obteve nove vitórias e houve cinco empates. Na terça, dia 10, a Seleção Brasileira vai enfrentar o Paraguai, na Neo Química Arena, em São Paulo, no primeiro jogo sob o comando de Carlo Ancelotti em território nacional. A partida em Guayaquil foi truncada, com poucas chances de gol para ambos os lados. O Brasil tentava levar perigo ao Equador com Vini Júnior pela esquerda e Estevão pela direita. Eram boas opções de ataque e os dois foram várias vezes acionados no primeiro tempo. Eles conseguiram boas jogadas em lances individuais, mas sem sucesso no desfecho. A melhor oportunidade da etapa inicial se deu aos 21 minutos. Estevão apertou a saída de bola equatoriana e levou vantagem sobre o lateral Estupiñán. Na sequência, Gerson ficou em condições de finalizar, mas preferiu servir Vini, que, bem marcado, chutou prensado para a defesa de Gonzalo Valle. Pouco depois, Casemiro tentou abrir o placar de cabeça. Mas a bola saiu por cima do travessão. O Equador tinha o controle do jogo, com boa movimentação da equipe. Mas lhe faltava objetividade e não ameaçava o gol de Alisson. Essa nulidade do ataque equatoriano deveu-se em parte à atuação firme da zaga brasileira. Ancelotti mascava chicletes e acompanhava a partida, na maior parte do tempo, de sua área técnica. No intervalo, ele preferiu manter os titulares. Veio o segundo tempo e a Seleção Brasileira teve um bom momento aos 7 minutos, quando Vini Júnior avançou pela esquerda, driblou o marcador e deu um passe na medida para Richarlison, que furou e desperdiçou o ataque. Aos 18, Ancelotti tentou mudar o panorama do jogo e fez duas substituições: trocou Richarlison por Matheus Cunha e Estevão por Gabriel Martinelli. Aos 30, depois de a bola passar de novo pelos pés de Vini Júnior, Casemiro completou rasteiro e Gonzalo Valle defendeu. O jogo continuava morno e o treinador da Seleção Brasileira fez outra mudança – substituiu Gerson por Andrey Santos, aos 32. As alterações não surtiram efeito. Andreas Pereira chegou a jogar nos últimos minutos, na vaga de Bruno Guimarães. Mas não havia tempo para mais nada. Agora é esperar o confronto contra o Paraguai, numa outra atmosfera, com a torcida canarinho lotando a Neo Química Arena para ver a estreia de Ancelotti em solo brasileiro. CBF
No Dia Mundial do Meio Ambiente, prefeito faz plantio de Ipês na Marcelino Pires
Nesta quinta-feira, 05 de junho, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Dourados fez o plantio de mudas de ipês na Avenida Marcelino Pires. A ação teve como objetivo tornar a cidade ainda mais bonita e sustentável, foi coordenada pelo Instituto do Meio Ambiente (Imam) e acompanhada pelo prefeito Marçal Filho. No trecho inicial da avenida, próximo ao Parque Antenor Martins, foram plantadas mudas de ipês amarelo, branco e roxo. O prefeito Marçal Filho destacou que em Dourados as equipes técnicas vêm suprimindo árvores que apresentam riscos de queda e fazendo o plantio de espécies diversas para compensar. “Nossas equipes tem removido árvores que podem cair ou já estão condenadas e plantando outras no local”, enfatizou. “Esse é um cuidado da gestão para evitar incidentes com quedas de árvores quando ocorrem fortes chuvas e fortes ventos e ainda deixar a cidade mais bonita” apontou o prefeito.Na data que marca conscientização com o meio ambiente, o prefeito Marçal Filho ainda aproveitou para convidar a população a ajudar na preservação das belezas naturais de Dourados. “Você que tem comércio ou mora aqui perto de onde foram plantados os ipês, aproveita para ajudar a regar; faz diferença”, convidou. “E sempre é válido lembrar, plantar árvores ajuda a ter menos calor, traz mais sustentabilidade”, citou. O diretor-presidente do Imam, arquiteto Fábio Luís da Silva, citou que nesta semana foram distribuídas cerca de 2 mil mudas de árvores e outras atividades diversas continuam visando o momento de reforço à conscientização. “Esse trabalho de conscientização envolve vários segmentos, como escolas, associações, e hoje temos o dia todo de ações na Casa da Cultura da Uems – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -, temos a entrega do Prêmio Marco Verde, que é uma ação que premia quem fez algo relevante pelo meio ambiente e que merecem o nosso reconhecimento”, lembrou. Interessados em adquirir mudas para plantio, de forma gratuita, juntamente ao Imam, devem entrar em contato via email: arborizacao.imam@dourados.ms.gov.br. Para o empresário Antônio Carlos Dias Maciel, 49, que é proprietário de um comércio na Avenida Marcelino Pires, próximo ao Parque Antenor Martins, o plantio de árvore no canteiro central fará a diferença para a região. Ele cita que uma cidade bem cuidada representa muito para quem reside nela e para os que são de outros locais e pretendem investir. “É visível que nestes cinco meses a prefeitura tem investido em limpeza, arborização, estão de parabéns e isso é muito importante não só para nós que moramos aqui e vemos outro ar na nossa cidade, mas para quem por exemplo visita a região pensando em abrir um negócio ou mudar para cá, é outro ambiente”, destaca.
Prefeitura lança frentes de asfalto para 2 bairros em apenas 24 horas
Depois de lançar a frente de pavimentação, drenagem, calçamento e acessibilidade no Parque dos Jequitibás na manhã de quarta-feira (4), o prefeito Marçal Filho lançou nesta quinta-feira (5), a segunda frente de asfalto, desta vez beneficiando moradores da Vila Nova Esperança. Acompanhado pelos vereadores da base na Câmara Municipal, o prefeito Marçal Filho vistoriou os serviços que se concentram na Rua Bento Pereira de Matos, a única do bairro que ainda não contava com asfalto e, por meio de esforços da atual administração receberá o benefício. A Rua Bento Pereira de Matos terá o trecho de 5.134,25 metros quadrados asfaltado e, além disso, o bairro recebe 900,37 m de drenagem, 24 bocas-de-lobo, oito poços-de-visita e dezenas de placas de sinalização vertical. O valor da obra é de R$ 1.284.280,84, recurso do convênio 910723/2021 da Superintendência de Desenvolvimento do Centro- Oeste (Sudeco), com contrapartida do município de Dourados e é executada pela Gera-Obras Terraplanagem e Construções. O prefeito Marçal Filho recordou que enquanto atuou como deputado federal havia conseguido recurso para asfaltar todo o bairro, no entanto, as gestões da época não o fizeram. Posteriormente, o serviço foi feito, no entanto, apenas a Rua Bento Pereira de Matos não recebeu a pavimentação e, agora, em poucos meses vai estar asfaltada. “Enquanto deputado federal, consegui recursos para asfaltar toda a Vila Nova Esperança”, lembrou. “Infelizmente, na época a gestão municipal perdeu esses recursos duas vezes”, ressaltou. “Depois a obra foi iniciada, mas uma rua acabou ficando de fora, causando transtornos para os moradores”, explicou o prefeito. “Hoje fico muito feliz de estar aqui para resolver isso de vez, concluir esse asfalto e, assim, a pavimentação de toda a vila, trazendo mais comodidade para as pessoas que moram aqui e valorização de seus imóveis”, completou Marçal Filho. O secretário de Obras, Jorge Luis de Lúcia, cita que a previsão de conclusão da obra é no final de setembro, de 2025, se as condições climáticas contribuírem. Outras ações como esta acontecem ainda em diversas ruas em bairros distintos do município. Para o morador Arnaldo Reis da Silva, 70, a transformação será significativa para residentes do bairro. Ele cita que a ação valoriza o local e ameniza a poeira, que tanto gera transtornos para a população. “Moro aqui há 18 anos e sempre sonhávamos com esse momento”, revelou. “Aqui levantava muita terra e agora isso vai mudar, é um avanço para nós e significa mais valor para nosso imóvel, certamente”, apontou. Acompanharam o prefeito na vistoria à obra da Vila Nova Esperança os vereadores Liandra Brambilla, Laudir Munaretto, Dalton Ribeiro, Isa Marcondes, Karla Gomes, Edson Souza, Jânio Miguel, Dill do Povo, Sargento Prates, Inspetor Cabral, Pedro Pepa e Alex Cadeirante, num total de 12 parlamentares.No lançamento da pavimentação no Parque dos Jequitibás, na quarta-feira (4), o prefeito Marçal Filho foi acompanhado pelos vereadores Alex Cadeirante, Rogério Yuri, Dalton Ribeiro, Dill do Povo, Laudir Munaretto, Sargento Prates, Karla Gomes, Edson Souza, Isa Marcondes e Inspetor Cabral.
Chuva e vento forte derrubam árvores e deixam bairros sem energia em Dourados
O temporal que atingiu Dourados volta de 11h30 desta quinta-feira (5/6), durou menos de 15 minutos, porém, derrubou árvores em vários pontos da cidade e deixou bairros sem energia elétrica. Segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, foram registrados 8,6 milímetros de chuva e vento de 36 quilômetros por hora. Na Avenida Marcelino Pires, no cruzamento com a Rua Cider Cerzósimo de Souza, uma árvore caiu e interditou a principal via de Dourados nos dois sentidos. Outra queda de ávore foi registrada na Rua Hayel Bon Faker, esquina com a Rua Monte Alegre. Sobre a falta de energia, a reportagem apurou que os bairros atingidos foram o Residencial Bonanza, Estrela Porã, parte do Jardim Água Boa. Em nota, a Energisa informou que há ocorrências pontuais na cidade e, desde então, a empresa está com equipes em campo para restabelecer o fornecimento de energia. O coordenador da Defesa Civil Municipal, Johnes Aniceto Santana, também informou que faz levantamentos para saber se ocorreram mais estragos. Ligado Na Notícia
Ex-jogador de futebol do MS e amigo são presos transportando drogas em veículo
A PM (Polícia Militar) de Caarapó, em apoio à PMR (Polícia Militar Rodoviária) prendeu na tarde desta quarta-feira (4/6), naquela cidade, o motorista de um veículo GM Corsa, Leonardo Alves dos Santos, de 30 anos, e o passageiro Everton Torres Ribas, de 37, por tráfico de drogas. Conforme o registro policial, por volta das 14h30, uma equipe da Polícia Militar Rodoviária avistou dois carros saindo de uma estrada vicinal na MS-156, em alta velocidade. Os agentes já se deslocavam para iniciar trabalho de abordagens. Eles tentaram alcançar os automóveis e acionaram a Polícia Militar, que conseguiu parar o GM Corsa, ocupado por Leonardo e Everton, amos portadores de deficiência física. Durante vistoria no veículo, os PMs encontraram no porta-malas 20,4 quilos de haxixe marroquino e 21,3 quilos de skunk. Com o motorista do carro ainda foi apreendido R$ 273 e com o passageiro R$ 56. O boletim de ocorrência não detalha para onde a droga seria levada, informa apenas que ambos os acusados receberam voz de prisão e foram conduzidos até a Delegacia de PC (Polícia Civil) de Caarapó. Vale mencionar que Everton Torres sofreu um acidente de moto em 2014 e precisou amputar uma das pernas. Ele já foi jogador profissional do Mundo Novo, Novo Operário de Campo grande, Mixto de Três Lagoas e Ubiratã de Dourados. Ligado Na Notícia
Ex-vereador é preso em nova fase de operação contra corrupção
Foi preso nesta quinta-feira (5/6), durante a 4ª fase da operação “Tromper”, o ex-vereador de Campo Grande, Cláudio Jordão de Almeida Serra Filho, o Claudinho Serra. Ele é um dos detidos da ação que cumpre mandados na capital e também em Sidrolândia. Como já mostrado anteriormente, são cumpridos ainda dois mandados de prisão e 29 de busca e apreensão por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado). Segundo o Campo Grande News, a investigação é do período em que Claudinho Serra foi secretário de Fazenda em Sidrolândia. Ele é genro da ex-prefeita daquele município, Vanda Camilo, e foi considerado responsável por “esquema predatório” de fraude em licitações e desvio de verba, conforme denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Os policias estiveram no condomínio onde reside Claudinho Serra. A reportagem confirmou que a Justiça decretou prisão preventiva, que está sendo cumprida esta manhã. A caminhonete usada pelo Gaeco foi posicionada dentro do estacionamento, para facilitar a saída do ex-vereador. O advogado Tiago Bunning, que representa Serra, acompanhou o cumprimento do mandado de prisão e disse que não teve acesso aos autos para saber o motivo da determinação. Bunning só comentou que já havia pedido retirada da tornozeleira, equipamento usado pelo cliente há mais de um ano. “Muito me espanta, depois de 14 meses de tornozeleira, uma nova prisão, não teve nenhuma violação, nem nada”. Os outros dois alvos dos mandados de busca e apreensão são Arielle Souza Ferreira, ex-secretária Municipal de Esportes de Sidrolândia e o engenheiro civil Jônatas Kachorroski, sócio de empresa de engenharia, arquitetura e consultoria do referido município. O advogado que representa Arielle, Higor Carvalho, disse que ainda não teve acesso à decisão que determinou o cumprimento dos mandados e ainda vai se inteirar do caso. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Kachorroski. Ainda em Sidrolândia, a investigação cumpre mandados de prisão na casa de ex-servidoras, uma delas, residente no Bairro São Bento, além de buscas em oficina mecânica. Entenda Claudinho Serra é considerado líder do esquema criminoso de fraudes em licitações na prefeitura de Sidrolândia. Ele foi preso e denunciado na 3ª fase da operação Tromper, em abril de 2024. Após 23 dias de detenção, foi liberado mediante medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, conforme decisão judicial. 4ª fase deflagrada hoje A operação foi deflagrada com Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e apoio operacional do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do Batalhão de Choque e da Força Tática da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, além da assessoria militar do Ministério Público. Essa nova fase decorre do desdobramento das investigações, onde foram reunidos diversos elementos que comprovam o pagamento de vultosas quantias de propina a agentes públicos, além dos crimes atuais de ocultação e dissimulação da origem ilícita de valores provenientes dos crimes antecedentes. O esquema envolvia contratos milionários com empresas atuantes no ramo de engenharia e pavimentação asfáltica, sendo apurado que a atuação da organização criminosa permaneceu ativa mesmo após a deflagração das operações anteriores e a aplicação de medidas cautelares.
Davi Alcolumbre: Somos o elo entre o povo e as instâncias de decisão global
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse nesta quarta-feira (4) que o respeito às diferenças políticas e o diálogo internacional são os “únicos instrumentos essenciais para a paz e para o progresso”. No discurso de abertura do 11º Fórum Parlamentar do Brics, realizado em Brasília, ele ressaltou a importância dos Poderes Legislativos para a definição de políticas públicas ao redor do mundo. — Que os parlamentos se pronunciem de maneira autônoma e complementar às ações propostas pelos governos sobre os rumos da cooperação internacional na solução de temas da mais alta importância para a sociedade. Somos o elo necessário entre os interesses dos povos que representamos e as instâncias de decisão global. Somos, cada parlamento, a voz do nosso povo, da nossa gente. Por isso, ao participarmos deste fórum, reforçamos o compromisso de que as vozes da sociedade, a nossa cultura e a nossa história estejam presentes nos grandes debates do mundo — afirmou. O 11º Fórum Parlamentar do Brics vai até a próxima quinta-feira (5), com a participação de 230 credenciados de 19 delegações. Para Davi Alcolumbre, o evento é “símbolo forte da cooperação internacional”. — Vamos falar sobre os atuais desafios da arquitetura multilateral de segurança e de paz. Vamos debater como fortalecer os sistemas de saúde pública num mundo ainda vulnerável às emergências sanitárias. Vamos tratar do avanço das novas tecnologias, especialmente com um olhar para a inteligência artificial, que cresce num ritmo acelerado e demanda um arcabouço normativo capaz não só de incluir, mas de também proteger, as pessoas — declarou. O presidente do Senado destacou a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico como outros assuntos centrais. — Não existe desenvolvimento econômico verdadeiro sem visão de futuro, sem visão de longo prazo. Não podemos pensar na possibilidade de futuro sem um desenvolvimento sustentável e econômico. É necessário que ambos caminhem juntos. São pautas que ultrapassam fronteiras e exigem cooperação. Acima de tudo, demandam uma diplomacia parlamentar cada vez mais vibrante e ativa — ressaltou. Davi Alcolumbre salientou que “a presença ativa das mulheres” é um diferencial do 11º Fórum Parlamentar do Brics (leia mais abaixo). — As mulheres parlamentares têm espaço próprio para o diálogo e a construção de propostas. A sociedade se fortalece quando incorpora de forma efetiva a perspectiva feminina nas decisões políticas. Nós nos orgulhamos de sediar um encontro que tem como um de seus pilares o protagonismo e a liderança das mulheres — afirmou. Ele destacou ainda a ampliação do números de países que participam do encontro como um “ponto essencialmente simbólico”. — A entrada de novos países reforça o caráter inclusivo deste bloco. Somos diversos, mas unidos pela busca de justiça social, equilíbrio geopolítico e desenvolvimento sustentável. Somos 40% do Produto Interno Bruto mundial, mais que os países do G7 unidos. Somos também cerca de 25% do comércio internacional. Tenho absoluta certeza de que esses números serão ainda maiores nos próximos anos — salientou. ‘Reforma abrangente’ O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também participou da sessão de abertura do 11º Fórum Parlamentar do Brics. Ele defendeu uma “reforma abrangente” de organismos multilaterais. Para Motta, instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) precisam refletir a configuração geopolítica atual. — Essa reforma deve refletir com mais proporcionalidade a atual conjuntura geopolítica e fortalecer a voz dos países emergentes e em desenvolvimento da América Latina e do Caribe, da África e da Ásia nesses espaços de decisão. É inaceitável e cada vez mais flagrantemente ineficaz que estruturas decisórias dos sistema das ONU continuem a refletir o mundo do pós Segunda Guerra Mundial, e não as dinâmicas geopolíticas do século 21 — argumentou ele. ‘Soluções negociadas’ O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, também participou da sessão de abertura (o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem oficial à França). Para Alckmin, o evento demonstra o compromisso do bloco na busca por soluções “em um cenário internacional desafiador”, marcado por transformações econômicas e tecnológicas e tensões geopolíticas. Ele defendeu a reformulação de organismos ligados à ONU, como o Conselho de Segurança. — O Brasil reafirma seu compromisso com soluções negociadas para conflitos e com a reforma do Conselho de Segurança da ONU para uma governança global mais justa e representativa. Os países do Brics devem atuar como forma construtiva em prol da paz — enfatizou. O coordenador parlamentar do Brics no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), também cobrou a renovação de instituições multilaterais. Ele disse que as estruturas da ONU e da Organização Mundial do Comércio (OMC) ignoram “novos protagonistas”. — É inegável que há uma crise corrente, evidenciada na configuração institucional e na representação dos organismos internacionais. Os sistemas da ONU e da OMC entram em franco debacle, exatamente porque ora desfiguram o esquadro político. Aqueles sistemas estão ainda desenhados em cenários carcomidos, que remontam à década de 1950, consolidados em uma posição central do Ocidente. Ignora-se ali que nas últimas décadas houve o surgimento e a crescente importância de novos protagonistas na arena política global — criticou ele. ‘Diplomacia parlamentar’ O ministro Gilmar Mendes representou o Supremo Tribunal Federal (STF) na abertura do fórum. Para o decano da Corte, o evento “reforça o valor da diplomacia parlamentar”. — Representa uma oportunidade ímpar para aprofundarmos o diálogo interparlamentar e fortalecermos a cooperação em prol de um desenvolvimento partilhado entre nossas nações. O evento reforça o valor da diplomacia parlamentar como instrumento essencial à construção de pontes entre os povos. O Brasil reitera seu firme compromisso com o fortalecimento do bloco e com a edificação de um futuro mais próspero e inclusivo — disse. A sessão contou ainda com a presença da embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra substituta das Relações Exteriores. O titular da pasta, embaixador Mauro Vieira, acompanha o presidente Lula na viagem à França. Ela destacou a “agenda robusta, diversificada e transformadora” do 11º Fórum Parlamentar do Brics. Entre outros temas, o evento deve debater saúde global, sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico inclusivo, governança da inteligência artificial e reforma de organismos multilaterais de paz e segurança.
Brasil enfrenta Equador na estreia de Carlo Ancelotti nesta quinta-feira
No jogo de estreia de Carlo Ancelotti, a Seleção Brasileira enfrenta o Equador na noite desta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), no Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A partida terá transmissão ao vivo de múltiplas plataformas do Grupo Globo: TV Globo, SporTV e Globoplay. O duelo se apresenta como uma oportunidade para a Amarelinha, quarta colocada com 21 pontos, passar dos adversários, na vice-liderança com 23 pontos, na tabela de classificação para o Mundial dos Estados Unidos. Desde sua chegada ao Brasil, o treinador italiano realizou uma imersão no futebol brasileiro e no país. Em seu primeiro dia, foi apresentado e anunciou sua primeira convocação. Em seguida, assistiu a três jogos (Botafogo x Universidad de Chile, Flamengo x Deportivo Táchira e Corinthians x Vitória) e visitou o Cristo Redentor, monumento localizado no Rio de Janeiro. Nesta semana, ele e sua comissão técnica conduziram a preparação em São Paulo, onde comandaram dois treinamentos no CT Joaquim Grava, e Guayaquil, cidade do embate onde fizeram os últimos ajustes nessa quarta-feira (4). A atividade aconteceu no próprio palco da partida. “Acredito que no aspecto ofensivo vamos ir bem pela criatividade que temos. Já na defesa, temos que ter uma equipe solidária, que compete, luta e trabalha junta. Os dois aspectos são importantes para amanhã. Quero uma equipe que jogue uma partida completa”, explicou o treinador, em entrevista coletiva concedida na véspera do confronto. Histórico As seleções estarão frente a frente pela 37ª vez nesta quinta-feira (5). Ao todo, a Canarinho tem 28 vitórias contra dois triunfos equatorianos. Houve empate em outras seis oportunidades. No último encontro com o Equador, o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Rodrygo, no Couto Pereira, em Curitiba, no dia 6 de setembro do ano passado, pela sétima rodada das Eliminatórias. Chance do 100º gol Caso a Amarelinha balance as redes uma vez, chegará ao centésimo gol marcado sobre o Equador, que, por sua vez, anotou 24 vezes no Brasil. Artilheiros brasileiros do confronto Ao longo da história, alguns brasileiros brilharam nos jogos contra o Equador. Veja a lista de artilheiros do confronto: Ademir e Zizinho (5); Neymar e Jair (4); Pirillo, Élber e Kaká (3). CBF








