O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, disse nesta quarta-feira (4) que o respeito às diferenças políticas e o diálogo internacional são os “únicos instrumentos essenciais para a paz e para o progresso”. No discurso de abertura do 11º Fórum Parlamentar do Brics, realizado em Brasília, ele ressaltou a importância dos Poderes Legislativos para a definição de políticas públicas ao redor do mundo. — Que os parlamentos se pronunciem de maneira autônoma e complementar às ações propostas pelos governos sobre os rumos da cooperação internacional na solução de temas da mais alta importância para a sociedade. Somos o elo necessário entre os interesses dos povos que representamos e as instâncias de decisão global. Somos, cada parlamento, a voz do nosso povo, da nossa gente. Por isso, ao participarmos deste fórum, reforçamos o compromisso de que as vozes da sociedade, a nossa cultura e a nossa história estejam presentes nos grandes debates do mundo — afirmou. O 11º Fórum Parlamentar do Brics vai até a próxima quinta-feira (5), com a participação de 230 credenciados de 19 delegações. Para Davi Alcolumbre, o evento é “símbolo forte da cooperação internacional”. — Vamos falar sobre os atuais desafios da arquitetura multilateral de segurança e de paz. Vamos debater como fortalecer os sistemas de saúde pública num mundo ainda vulnerável às emergências sanitárias. Vamos tratar do avanço das novas tecnologias, especialmente com um olhar para a inteligência artificial, que cresce num ritmo acelerado e demanda um arcabouço normativo capaz não só de incluir, mas de também proteger, as pessoas — declarou. O presidente do Senado destacou a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico como outros assuntos centrais. — Não existe desenvolvimento econômico verdadeiro sem visão de futuro, sem visão de longo prazo. Não podemos pensar na possibilidade de futuro sem um desenvolvimento sustentável e econômico. É necessário que ambos caminhem juntos. São pautas que ultrapassam fronteiras e exigem cooperação. Acima de tudo, demandam uma diplomacia parlamentar cada vez mais vibrante e ativa — ressaltou. Davi Alcolumbre salientou que “a presença ativa das mulheres” é um diferencial do 11º Fórum Parlamentar do Brics (leia mais abaixo). — As mulheres parlamentares têm espaço próprio para o diálogo e a construção de propostas. A sociedade se fortalece quando incorpora de forma efetiva a perspectiva feminina nas decisões políticas. Nós nos orgulhamos de sediar um encontro que tem como um de seus pilares o protagonismo e a liderança das mulheres — afirmou. Ele destacou ainda a ampliação do números de países que participam do encontro como um “ponto essencialmente simbólico”. — A entrada de novos países reforça o caráter inclusivo deste bloco. Somos diversos, mas unidos pela busca de justiça social, equilíbrio geopolítico e desenvolvimento sustentável. Somos 40% do Produto Interno Bruto mundial, mais que os países do G7 unidos. Somos também cerca de 25% do comércio internacional. Tenho absoluta certeza de que esses números serão ainda maiores nos próximos anos — salientou. ‘Reforma abrangente’ O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, também participou da sessão de abertura do 11º Fórum Parlamentar do Brics. Ele defendeu uma “reforma abrangente” de organismos multilaterais. Para Motta, instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU) precisam refletir a configuração geopolítica atual. — Essa reforma deve refletir com mais proporcionalidade a atual conjuntura geopolítica e fortalecer a voz dos países emergentes e em desenvolvimento da América Latina e do Caribe, da África e da Ásia nesses espaços de decisão. É inaceitável e cada vez mais flagrantemente ineficaz que estruturas decisórias dos sistema das ONU continuem a refletir o mundo do pós Segunda Guerra Mundial, e não as dinâmicas geopolíticas do século 21 — argumentou ele. ‘Soluções negociadas’ O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, também participou da sessão de abertura (o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem oficial à França). Para Alckmin, o evento demonstra o compromisso do bloco na busca por soluções “em um cenário internacional desafiador”, marcado por transformações econômicas e tecnológicas e tensões geopolíticas. Ele defendeu a reformulação de organismos ligados à ONU, como o Conselho de Segurança. — O Brasil reafirma seu compromisso com soluções negociadas para conflitos e com a reforma do Conselho de Segurança da ONU para uma governança global mais justa e representativa. Os países do Brics devem atuar como forma construtiva em prol da paz — enfatizou. O coordenador parlamentar do Brics no Senado, senador Humberto Costa (PT-PE), também cobrou a renovação de instituições multilaterais. Ele disse que as estruturas da ONU e da Organização Mundial do Comércio (OMC) ignoram “novos protagonistas”. — É inegável que há uma crise corrente, evidenciada na configuração institucional e na representação dos organismos internacionais. Os sistemas da ONU e da OMC entram em franco debacle, exatamente porque ora desfiguram o esquadro político. Aqueles sistemas estão ainda desenhados em cenários carcomidos, que remontam à década de 1950, consolidados em uma posição central do Ocidente. Ignora-se ali que nas últimas décadas houve o surgimento e a crescente importância de novos protagonistas na arena política global — criticou ele. ‘Diplomacia parlamentar’ O ministro Gilmar Mendes representou o Supremo Tribunal Federal (STF) na abertura do fórum. Para o decano da Corte, o evento “reforça o valor da diplomacia parlamentar”. — Representa uma oportunidade ímpar para aprofundarmos o diálogo interparlamentar e fortalecermos a cooperação em prol de um desenvolvimento partilhado entre nossas nações. O evento reforça o valor da diplomacia parlamentar como instrumento essencial à construção de pontes entre os povos. O Brasil reitera seu firme compromisso com o fortalecimento do bloco e com a edificação de um futuro mais próspero e inclusivo — disse. A sessão contou ainda com a presença da embaixadora Maria Laura da Rocha, ministra substituta das Relações Exteriores. O titular da pasta, embaixador Mauro Vieira, acompanha o presidente Lula na viagem à França. Ela destacou a “agenda robusta, diversificada e transformadora” do 11º Fórum Parlamentar do Brics. Entre outros temas, o evento deve debater saúde global, sustentabilidade ambiental, desenvolvimento econômico inclusivo, governança da inteligência artificial e reforma de organismos multilaterais de paz e segurança.
Brasil enfrenta Equador na estreia de Carlo Ancelotti nesta quinta-feira
No jogo de estreia de Carlo Ancelotti, a Seleção Brasileira enfrenta o Equador na noite desta quinta-feira (5), às 20h (de Brasília), no Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. A partida terá transmissão ao vivo de múltiplas plataformas do Grupo Globo: TV Globo, SporTV e Globoplay. O duelo se apresenta como uma oportunidade para a Amarelinha, quarta colocada com 21 pontos, passar dos adversários, na vice-liderança com 23 pontos, na tabela de classificação para o Mundial dos Estados Unidos. Desde sua chegada ao Brasil, o treinador italiano realizou uma imersão no futebol brasileiro e no país. Em seu primeiro dia, foi apresentado e anunciou sua primeira convocação. Em seguida, assistiu a três jogos (Botafogo x Universidad de Chile, Flamengo x Deportivo Táchira e Corinthians x Vitória) e visitou o Cristo Redentor, monumento localizado no Rio de Janeiro. Nesta semana, ele e sua comissão técnica conduziram a preparação em São Paulo, onde comandaram dois treinamentos no CT Joaquim Grava, e Guayaquil, cidade do embate onde fizeram os últimos ajustes nessa quarta-feira (4). A atividade aconteceu no próprio palco da partida. “Acredito que no aspecto ofensivo vamos ir bem pela criatividade que temos. Já na defesa, temos que ter uma equipe solidária, que compete, luta e trabalha junta. Os dois aspectos são importantes para amanhã. Quero uma equipe que jogue uma partida completa”, explicou o treinador, em entrevista coletiva concedida na véspera do confronto. Histórico As seleções estarão frente a frente pela 37ª vez nesta quinta-feira (5). Ao todo, a Canarinho tem 28 vitórias contra dois triunfos equatorianos. Houve empate em outras seis oportunidades. No último encontro com o Equador, o Brasil venceu por 1 a 0, com gol de Rodrygo, no Couto Pereira, em Curitiba, no dia 6 de setembro do ano passado, pela sétima rodada das Eliminatórias. Chance do 100º gol Caso a Amarelinha balance as redes uma vez, chegará ao centésimo gol marcado sobre o Equador, que, por sua vez, anotou 24 vezes no Brasil. Artilheiros brasileiros do confronto Ao longo da história, alguns brasileiros brilharam nos jogos contra o Equador. Veja a lista de artilheiros do confronto: Ademir e Zizinho (5); Neymar e Jair (4); Pirillo, Élber e Kaká (3). CBF
Perifeirarte começa nesta quinta-feira unindo arte, capacitação e cidadania
Começa nesta quinta-feira (5) e segue até sábado (7) o Programa Perifeirarte, evento que transforma Dourados em palco de formação técnica gratuita, arte, cultura e empreendedorismo comunitário. A iniciativa, com inscrições gratuitas ainda abertas, visa fortalecer lideranças, promover capacitação e valorizar manifestações culturais entre diferentes públicos da cidade. Realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar da Prefeitura de Dourados, o evento terá programação técnica no Anfiteatro da Prefeitura, nas noites desta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), e atividades culturais e comunitárias no sábado (7), na Feira Central João Totó Câmara, localizada na Rua Cafelândia, jardim São Pedro. A abertura oficial acontece nesta quinta (5), às 18h30, com a presença do subsecretário Jairo Luiz da Silva, do secretário municipal Antônio Freire e do prefeito Marçal Filho. Em seguida, palestras abordam temas como regularização de entidades, agricultura urbana, vigilância sanitária, cooperativismo e estratégias de marketing comunitário. Já no sábado, a programação se volta à comunidade com a ação ECOmunitário, às 8h30, com plantio de árvores no bosque da feira, além de oficinas durante o dia e atrações culturais a partir das 18h, incluindo apresentações do Grupo Voz Pantaneira e outras manifestações artísticas locais. As inscrições ao evento são gratuitas e podem ser feitas pelo link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfexooPMI7zkyHHZgWqYg6FeRQplmVm3oVQMFucUMrMH7tfBQ/viewform Confira a programação: Quinta-feira (5) – Anfiteatro da Prefeitura 18h30 – Abertura oficial 19h – Palestra: Regularização documental de entidades 19h30 – Palestra: Registro em cartório de associações 20h – Palestra: Agricultura urbana e periurbana Sexta-feira (6) – Anfiteatro da Prefeitura 18h30 – Palestra: Vigilância sanitária e postura profissional 19h30 – Palestra: Cooperativismo, associativismo e marketing comunitário Sábado (7) – Feira Central João Totó Câmara 8h30 – Plantio de árvores (ação ECOmunitário) Durante o dia – Oficinas de podologia, nutrição, orientação ao empreendedor e serviços à comunidade 18h – Arena Comunitária com apresentações culturais e show do Grupo Voz Pantaneira O Perifeirarte é uma oportunidade única de engajamento, aprendizado e celebração da cultura popular, promovendo cidadania e inclusão por meio do fortalecimento comunitário.
Dourados sedia conferências sobre direitos da pessoa idosa com participação regional
Dourados realiza nos dias 17 e 18 de junho a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que terá pela primeira vez uma dimensão intermunicipal, com a 1ª Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa, reunindo representantes das cidades de Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Fátima do Sul, Itaporã, Rio Brilhante e Vicentina. O evento, com inscrições abertas, será realizado no auditório do Bloco 10 da Unigran. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a conferência abordará os desafios e oportunidades relacionados à diversidade cultural, social e econômica das pessoas idosas. O objetivo é discutir políticas públicas capazes de atender efetivamente as necessidades desta parcela crescente da população, garantindo direitos iguais e ampliando sua participação social. O evento será organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). A programação começa no dia 17 de junho, das 7h às 17h, e prossegue no dia 18 de junho, das 7h às 11h, reunindo especialistas, representantes comunitários e lideranças públicas para refletir sobre políticas inclusivas e democráticas voltadas à população idosa. A Construção das propostas estarão sendo feitas encima de 5 Eixos: . Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; . Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa . Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; . Eixo 4 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como políticas do estado Brasileiro. Para participar, interessados podem realizar a inscrição online por meio do link: https://forms.gle/NaLCGatfx9sj9WYu9. Programação completa Terça-feira – 17 de junho de 2025 Horário Atividade 7h às 8h Café da manhã e credenciamento 8h às 8h30 Abertura oficial e cerimonial 8h30 às 9h Apresentação cultural 9h às 9h30 Leitura e aprovação do regimento interno 9h30 às 10h15 Palestra magna com Ramon Moraes Penha 10h15 às 11h Perguntas e debate 11h às 13h Intervalo para o almoço 13h às 15h30 Construção das propostas nos eixos temáticos 13h às 16h Inscrição de candidaturas para delegados 15h30 às 16h Coffee break e nova apresentação cultural 16h às 17h Apresentação e aprovação, em plenária, das propostas dos eixos 17h Encerramento das atividades do dia Quarta-feira – 18 de junho de 2025 Horário Atividade 7h às 8h Café da manhã e credenciamento 8h às 10h Continuação da apresentação e aprovação, em plenária, das propostas dos eixos 10h às 10h15 Apresentação e votação das moções 10h15 às 11h Eleição dos delegados e inscrição dos eleitos 11h Encerramento oficial da conferência
Dourados melhora 21 posições no ranking salarial 2025 da Fetems
Em apenas cinco meses de governo, a gestão Marçal Filho tirou o município da posição número 60 no ranking dos salários dos professores dos 79 municípios do Estado para a posição número 39. De acordo com o levantamento atualizado em 30 de maio de 2025 pela Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), Dourados saiu de posição número 60 em 2024, quando pagava salário de R$ 5.331,38 para ocupar hoje a posição de número 39, com salário de R$ 6.927,69, um aumento de 29,94% nos vencimentos dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Os números foram recebidos com entusiasmo pelo prefeito Marçal Filho. “Sei que estamos longe do ideal e que ainda temos um longo caminho a percorrer até ficarmos entre os 10 melhores salários do magistério em Mato Grosso do Sul”, pontuou o prefeito. “Mas em apenas 5 meses conseguimos avançar 21 posições no ranking da Fetems e seguiremos firme na política de valorização dos nossos professores, porque quanto mais capacitados e melhor remunerado eles forem, melhores serão as notas que o município conquistará no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, completou Marçal Filho. Em 30 de maio de 2025 o ranking da Fetems apontou o município com salário de R$ 6.927,69 para os professores, colocando Dourados na 39ª colocação entre os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O ranking da Fetems revela que 30 prefeituras estão na faixa salarial entre R$ 7.000,00 e R$ 7.863,56 e apenas 7 pagam salário acima de R$ 8.000,00. “Seguiremos trabalhando, investindo na capacitação continuada dos nossos professores, assegurando cada vez melhores condições de trabalho em sala de aula e nas atividades extracurriculares, além de melhorar os salários para, com isso, garantir uma Educação cada vez melhor para nossas crianças”, ressaltou Marçal Filho. O prefeito destaca que desde o primeiro dia de governo tem mantido uma relação transparente com os professores e de muito diálogo com os representantes da categoria. Tanto que o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) aprovou por unanimidade a proposta de reajuste salarial enviada em maio pela prefeitura, garantindo recomposição linear de 5,48% para todos os profissionais da Educação e complementação de 0,79% para o magistério para cumprir a Lei do Piso Salarial dos professores, totalizando aumento de 6,27% retroativo a janeiro de 2025. A proposta do município foi aprovada em assembleia-geral dos trabalhadores. “Fizemos o que nenhum outro governo havia feito”, enfatizou Marçal Filho. “Ao invés de esperar o sindicato nos procurar, nossa equipe se antecipou e iniciou as negociações ainda em fevereiro, até chegarmos ao percentual que atendeu a categoria”, lembra o prefeito. Os valores retroativos serão pagos em três parcelas, junto com as folhas de julho, setembro e novembro deste ano. Ainda na linha de valorização profissional, o prefeito Marçal Filho adiantou que a Prefeitura de Dourados iria iniciar ainda em maio as reuniões do grupo de estudo para elaboração do Projeto de Lei que criará o piso de 20 horas, com meta de apresentar a proposta à Câmara Municipal no mês de maio de 2026.
Forças policiais deflagram “Operação Hefesto” e apreendem droga, munição e ouro avaliado em quase meio milhão de reais
No início da manhã desta quinta-feira (05), equipes das Polícias Civil e Militar da cidade de Três Lagoas deflagraram a “Operação HEFESTO”, visando o cumprimento de diversos mandados de busca e apreensão em residências e estabelecimentos comerciais localizadas em diversos bairros da cidade. A operação ocorreu em razão de investigação desempenhadas pela SIG (Seção de Investigação Geral) e pelo NRI (Núcleo Regional de Inteligência), tendo como foco um núcleo criminoso composto por cerca de dez indivíduos, dedicados aos crimes de posse e comércio irregular de arma de fogo e tráfico de drogas. Durante o inquérito policial, tais indivíduos foram identificados, o que embasou a representação pelas medidas cautelares. Também é apurada a possível vinculação desses indivíduos com dois homicídios ocorridos no início do ano. Após a coleta de vasto material probatório, foi representado pela expedição dos mandados de busca e apreensão, os quais, após manifestação favorável do Ministério Público, foram expedidos pela Vara do Juiz de Garantias, Tribunal do Júri e da Execução Penal, da Comarca de Três Lagoas/MS. Ao todo foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão, distribuídos em residências e estabelecimentos comerciais localizadas em bairros diversos. Na ação policial foram empenhados mais de trinta policiais e dez viaturas, de todas as delegacias da Delegacia Regional de Polícia Civil e do Batalhão da Polícia Militar, da cidade de Três Lagoas/MS. Durante a operação foram apreendidas porções de substância análoga à maconha, munições e quase um quilo em peças de ouro, sem origem lícita comprovada. O metal apreendido foi avaliado em quase R$ 500.000,00, o que será objeto de investigações sobre a prática do crime de lavagem de dinheiro. Durante a ação policial também foram apreendidos aparelhos de telefones celulares, os quais serão objetos de análises pelos agentes do Núcleo Regional de Inteligências, na continuidade das investigações.
PRF apreende cocaína e skunk no Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 31 Kg de cocaína e 33 Kg de skunk, nesta quarta-feira (4), em Miranda (MS). Durante fiscalizações na BR-262, os policiais abordaram um caminhão Scania/T124, ocupado pelo motorista e uma passageira. Durante a abordagem, os policiais desconfiaram do nervosismo apresentado pelo condutor do caminhão. Após uma vistoria no veículo, a equipe descobriu que dentro dos tanques de combustível da carreta estavam escondidos tabletes de cocaína e skunk. O homem confessou que fazia o transporte dos ilícitos de Corumbá até São Paulo. Ele foi preso e encaminhado, juntamente com a passageira e a droga, à Polícia Judiciária local.
PF desarticula organização criminosa em Aldeia Indígena no Mato Grosso do Sul
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5/6), com apoio da Polícia Militar e da Força Nacional de Segurança, a operação Nhemomba’e voltada ao combate dos crimes de organização criminosa como ameaça, lesão corporal, posse irregular de arma de fogo, disparo de arma de fogo e tentativa de homicídio praticados na Terra Indígena Limão Verde, localizada em Amambai/MS. As investigações demonstraram que, após ser derrotado na eleição realizada no final de 2024 para escolha do novo líder da Aldeia Limão Verde, um dos investigados não aceitou o resultado da votação, autointitulou-se o líder da aldeia. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e três prisões: uma em razão de mandado de prisão preventiva no interesse da investigação, outra de indivíduo que possuía mandado de prisão em aberto e uma terceira em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Policiais prendem cinco pessoas pelo crime de abigeato
Cinco pessoas foram presas pelo DOF (Departamento de Operações de Fronteira) pelo crime de abigeato (furto de animais) em um Renault Oroch de cor prata. A prisão aconteceu nesta quarta-feira (4), em Corumbá. Os policiais do DOF faziam bloqueio na MS-454, zona rural do município, quando abordaram o veículo Oroch, transportando na carroceria dois quartos e uma costela de um semovente. Questionados, apresentaram informações desencontradas sobre o local e a aquisição das carnes. Durante a entrevista, os policiais foram informados de um furto de gado em uma fazenda próxima ao local. As características descritas pela vítima coincidiram com o veículo abordado. Novamente indagados, eles afirmaram que estavam juntos e teriam abatido um animal no pasto, em uma propriedade rural próxima, sem que o dono tivesse conhecimento. Detidos, os cinco foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Corumbá.








