O Vereador Alex Cadeirante (PSDB) participou, nesta sexta-feira (6), de reunião com o prefeito Marçal Filho e integrantes dos moto-clubes Lokas MC e Insanos MC no CAM. Durante o encontro, os representantes dos grupos falaram sobre a história, princípios e ações que tanto contribuem para a comunidade, além de discutirem possíveis parcerias para fortalecer ainda mais a atuação dos moto clubes e ampliar sua presença em projetos sociais e culturais. Na ocasião, foi feito um convite ao prefeito Marçal Filho para participar do evento de entrega de coletes das Lokas MC, que acontece neste sábado (7), às 15h, na rua Adalberto Leopoldo Dela Cruz, 2575, no Conjunto Habitacional Izidro Pedroso. O evento contará com o apoio do vereador e da Prefeitura Municipal de Dourados, reafirmando o compromisso da gestão municipal em valorizar e apoiar iniciativas que fortalecem a cultura motociclista e promovem união entre os membros da sociedade. A reunião destacou a importância dos moto clubes como espaços de irmandade, solidariedade e ação comunitária, e reforçou a disposição de todos os envolvidos em trabalhar juntos para fortalecer essa cultura e garantir que ela continue crescendo de forma positiva na cidade.
CBF anuncia filho de Ancelotti para integrar comissão técnica da seleção brasileira
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem o prazer de anunciar que Davide Ancelotti chegará a São Paulo no fim de semana para se incorporar à comissão técnica da Seleção Brasileira. Filho de Carlo Ancelotti, Davide é italiano, tem 35 anos e será um dos auxiliares técnicos da Seleção. Ele iniciou a carreira como auxiliar em 2015 e já passou por Napoli, Everton, Bayern de Munique e Real Madrid. Com sólida formação acadêmica em ciências esportivas, tem licença PRO da FIFA e chega para contribuir na preparação da equipe rumo aos próximos desafios internacionais. A chegada de Davide Ancelotti à Seleção representa mais um passo da CBF na busca por inovação e aprimoramento técnico. Sua experiência internacional e metodologias de treinamento serão fundamentais para o desenvolvimento dos jogadores e para a construção de uma equipe ainda mais competitiva. A CBF dá as boas-vindas a Davide Ancelotti e confia que sua presença será um importante reforço na caminhada da Seleção Brasileira rumo aos seus objetivos.
Trio douradense com extensa ficha criminal é preso na fronteira com MS
Nesta sexta-feira (06), agentes da Polícia Nacional prenderão três brasileiros, residentes em Dourados. Os criminosos de 37, 35 e 28 anos violaram medidas cautelares e foram encontrados em Pedro Juan Caballero, na fronteira com Ponta Porã. Segundo informações da polícia paraguaia, o trio estava em Fiat Pálio branco, quando foram abordados. Com eles foram encontradas porções de maconha. Levado para a Primeira Delegacia de Polícia de Pedro Juan, a polícia levantou os antecedentes criminais dos suspeitos. Um deles, de 35 anos, tem registro de tráfico de drogas, homicídio doloso, exposição a perigos no trânsito, prisão e danos materiais Já o mais velho, de 37, possui passagens policiais que incluem estupro, atos obscenos, porte ilegal de arma de fogo, roubo, ameaças e violência doméstica. A prisão do trio douradense é acompanhada pela promotora Reinalda Palácios, que ordenou os procedimentos necessários junto às autoridades brasileiras para uma posterior expulsão do território paraguaio. Midiamax
PRF apreende 3,5 toneladas de maconha em Eldorado no Mato Grosso do Sul
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 3.520 Kg de maconha, nesta sexta-feira (6), em Eldorado (MS). A droga estava escondida em um caminhão, abordado na BR-163. Durante a fiscalização o condutor não sabia explicar os motivos da viagem, o que estaria transportando e outras informações sobre o veículo. Desconfiados, os policiais realizaram uma vistoria no reboque e encontraram vários tabletes de maconha escondidos sob uma lona preta. O motorista disse que deixaria o caminhão com a droga em Naviraí (MS). Ele foi preso e encaminhado à Polícia Judiciária local.
Agraer, Embrapa e Iagro reforçam prevenção à gripe aviária com foco na agricultura familiar
Diante do recente caso de influenza aviária (H5N1) detectado em uma granja comercial em Montenegro (RS), onde a unidade passa por vazio sanitário até 18 de junho, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em parceria com a Embrapa Pantanal e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), intensifica a mobilização preventiva em Mato Grosso do Sul. A ação conjunta tem como foco a biossegurança e o fortalecimento da educação sanitária nas propriedades da agricultura familiar. A iniciativa envolve capacitações, oficinas, repasse de informações, visitas técnicas e vigilância participativa. O objetivo é orientar pequenos produtores sobre protocolos de biosseguridade e biossegurança, com foco especial em regiões de fronteira e comunidades que praticam a avicultura de subsistência. Thainara Rocha, zootecnista da Agraer, ressalta que informar o agricultor familiar é fundamental para conter o avanço da gripe aviária. “O produtor é muitas vezes o primeiro a perceber alterações no comportamento das aves. Mas para que ele seja um aliado no enfrentamento da doença, precisa entender não apenas o que pode ou não fazer, mas o porquê das orientações técnicas”. Segundo a zootecnista, como em algumas pequenas propriedades as criações geralmente têm aves soltas, sem cercas ou proteção contra animais silvestres, o risco de contaminação é alto. “Uma vez confirmado o foco, a medida de contenção é o sacrifício dos animais, o que gera prejuízos que atingem toda a cadeia, inclusive os pequenos que não têm estrutura para enfrentar perdas sanitárias severas”. Nesse sentido, a Agraer tem ampliado a capacitação dos seus técnicos, com apoio da Embrapa Pantanal e diretrizes da Iagro. “Em março, nossos técnicos já haviam sido treinados em práticas de biossegurança para criações de pequeno porte. Em junho, realizaremos uma nova capacitação focada exclusivamente na gripe aviária, preparando ainda mais nossa equipe para orientar os agricultores de forma padronizada e eficaz”, informa Thainara. Além disso, os produtores contam com canais de atendimento da Iagro, como escritórios regionais, site e redes sociais, para esclarecer dúvidas e reportar suspeitas. Os técnicos da Agraer, por sua abrangência de atuação, fazem a ponte entre o agricultor e os órgãos de defesa, acolhendo e direcionando demandas ao serviço oficial. Biosegurança x biosseguridade De acordo com Janine Ferra, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal da Iagro, a biosseguridade e a biossegurança são conceitos complementares, mas distintos. “A biosseguridade diz respeito à estrutura da propriedade como cercas, telas de proteção contra aves silvestres, controle de acesso, manejo diário, a higiene nas instalações e o descarte adequado de resíduos. Já a biossegurança envolve a proteção do operador, o uso de equipamentos de proteção individual. Ambas são indispensáveis para evitar a entrada e a disseminação de doenças”, explica. Em caso de suspeita, o produtor deve isolar imediatamente as aves doentes e acionar a Iagro, que realizará a investigação e tomará as medidas necessárias. Segundo a médica veterinária Janine, é fundamental que os produtores fiquem atentos a qualquer alteração no comportamento das aves, especialmente sintomas neurológicos como andar cambaleante, falta de postura, inchaço na cabeça, coriza no bico, olhos pressionados avermelhados ou inchados, espirro, tosse, dificuldade respiratória, diarreias além de sinais de hemorragia nas pernas ou mudança na coloração natural da crista. “Esses são sinais que podem indicar a presença de doenças como a influenza aviária. A mortalidade repentina também é um alerta importante. Ao notar qualquer anormalidade, é essencial notificar imediatamente a Iagro, que deve atuar em até 12 horas para atendimento local”, reforça. Janine destaca ainda a importância de manter as aves suspeitas isoladas em um galinheiro ou piquete, facilitando a inspeção e coleta de material. “Quando elas estão soltas pela propriedade, o atendimento se torna mais difícil e pode atrasar a ação sanitária”. Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) A Embrapa Pantanal também integra a ação como parceira estratégica na disseminação de conhecimento técnico e científico. A pesquisadora Raquel Juliano destaca que a educação sanitária no campo é decisiva para evitar surtos. “A saúde é um processo complexo. A gripe aviária ameaça não apenas os animais, mas também a segurança alimentar de comunidades que dependem desses animais”, afirma. A instituição atua com base nos princípios da Saúde Única (One Health), integrando saúde animal, humana, de plantas e ambiental. As pesquisadoras Adriana Araújo, Aiesca Pellegrin e Raquel Juliano estão envolvidas com o “Aves de quintais para uso alimentar e artesanal”, financiado pela Fundect, que inclui a implantação de módulos de criação protegida e ações em escolas e comunidades. “Estamos desenvolvendo, em parceria com a Agraer e a Iagro, um material técnico voltado à orientação de profissionais que atuam junto a agricultores familiares, comunidades tradicionais e indígenas. Além disso, buscamos dialogar com grêmios estudantis, Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e estabelecer parcerias com instituições que trabalham com esses públicos, com o objetivo de construir um plano de comunicação colaborativo. Os grupos de mulheres também são aliados fundamentais nesse processo, já que, em muitas comunidades, o cuidado diário com as aves de quintal está sob responsabilidade delas”. A abordagem inclui a formação de multiplicadores, com capacitação de técnicos e lideranças rurais, para garantir que a informação chegue de forma clara e acessível às pequenas propriedades. “Todos precisam se sentir parte do processo de vigilância, para prevenção e controle de doenças, independentemente do tamanho do plantel. Quando o produtor sabe reconhecer os sinais de uma doença e como agir, ele se torna uma peça-chave na proteção da saúde”, reforça a pesquisadora. Com essa articulação interinstitucional, a expectativa é manter Mato Grosso do Sul livre da influenza aviária e com capacidade de resposta rápida diante de qualquer sinal de risco — protegendo a produção rural, a saúde das famílias e o abastecimento alimentar no campo e na cidade. Aline Lira, Comunicação Agraer
Mês do Meio Ambiente: projeto florestinha intensifica atividades de educação ambiental em MS
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul intensificou as atividades do Projeto Florestinha, iniciativa socioambiental na formação de crianças e adolescentes como multiplicadores da consciência ambiental. Mais do que uma atividade educativa, o projeto representa uma vivência transformadora que promove valores sociais e ambientais. Jovens em situação de vulnerabilidade participam de ações que abordam a importância da manutenção da biodiversidade, o consumo consciente, a destinação adequada dos resíduos sólidos e a necessidade de respeitar a legislação ambiental como instrumento essencial para a proteção dos recursos naturais. A partir desse conhecimento, os alunos levam essas reflexões às escolas por onde passam, despertando o engajamento de outras crianças e adolescentes e incentivando atitudes mais responsáveis em suas comunidades. Durante a Semana do Meio Ambiente, o projeto intensificou as visitas a escolas de Campo Grande e municípios vizinhos, com oficinas, rodas de conversa e apresentações lúdicas, como o teatro de fantoches, que trata de temas ambientais de forma leve e educativa. Nesta quinta-feira (5), os “Florestinhas” visitaram o CEINF Zedu, no Parque dos Poderes, onde mais de 400 alunos participaram de uma programação especial. A escola está localizada em uma das maiores áreas verdes urbanas da capital, ponto de constante presença de animais silvestres e, infelizmente, de atropelamentos, o que reforça a necessidade de educação ambiental voltada à convivência segura com a fauna. Além da preservação da fauna, os temas abordados incluíram maus-tratos contra animais e o correto descarte de resíduos. A programação começou às 8h30 e seguiu durante toda a manhã. Paralelamente, a PMA também realiza ações educativas. Nesta sexta-feira (6), haverá uma blitz ambiental no Parque dos Poderes, com foco na prevenção de atropelamentos de animais e na promoção da consciência ambiental entre motoristas e visitantes. Comunicação PMA
Governo de MS concede tecnologia a Ponta Porã para monitorar riscos sanitários
O Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) concedeu à Secretaria Municipal de Saúde de Ponta Porã o acesso a painéis de inteligência em saúde, antes restritos ao nível estadual. As ferramentas permitem o monitoramento em tempo real de riscos sociais, sanitários e vetoriais, além de um mapa territorial com notificações de casos de arboviroses. A entrega da tecnologia ocorreu durante visita técnica nesta segunda-feira (2), e marcou também o início da implantação da sala de situação da saúde municipal, com comitê técnico multidisciplinar focado no enfrentamento de crises sanitárias e decisões baseadas em dados. “Desenvolvemos ferramentas tecnológicas avançadas que possibilitam às secretarias municipais de saúde, especialmente nas regiões de fronteira, o acesso em tempo real a painéis integrados com dados epidemiológicos georreferenciados. A plataforma utiliza inteligência de dados para cruzar informações, gerar alertas automáticos e facilitar a visualização de tendências. Com essas soluções, as decisões ganham mais precisão, eficiência e impacto direto na proteção da população”, afirmou o coordenador de tecnologia da informação, Marcos Espíndola, que apresentou as ferramentas e conduziu a liberação dos acessos. Também estiveram presentes o gerente regional da Sanesul em Ponta Porã, Célio Poveda Filho, e a tecnóloga em saneamento ambiental, Natalia Pereira, representando a integração entre saúde e saneamento nas ações de vigilância. Ainda nesta segunda, agentes de controle de endemias do município receberam novos celulares no Paço Municipal. O ato também marca o lançamento da nova funcionalidade do eVisita, que registra e georreferência depósitos públicos com potencial para focos do mosquito da dengue — e que será testada primeiro em Ponta Porã. Ponta Porã também sediará primeira Sala de Situação Binacional do país Além da tecnologia direcionada à secretaria municipal, a cidade será a primeira a implantar a Sala de Situação de Saúde Binacional, iniciativa inédita no Brasil. Com previsão de funcionamento neste mês, a estrutura física fará parte de uma rede integrada com o Paraguai, focada na vigilância conjunta e resposta rápida a emergências sanitárias. A proposta, coordenada pela SES e pactuada em reunião binacional com presença do Ministério da Saúde, autoridades paraguaias, organismos internacionais e prefeituras da fronteira, prevê a instalação das salas também em Mundo Novo e Porto Murtinho. O modelo adotado contará com mapas interativos, sistemas de georreferenciamento e equipes técnicas binacionais atuando de forma coordenada. Danúbia Burema, Comunicação SES
Procon de MS assume secretaria executiva do Colegiado Nacional dos Procons
O Procon Mato Grosso do Sul foi eleito quinta-feira (5) para a Secretaria Executiva do Colegiado Nacional de Procons Estaduais. A estrutura institucional será presidida pelo Procon São Paulo, com vice-presidência do Procon Santa Catarina. Com objetivo de fortalecer a atuação conjunta, ampliar a representatividade e aprimorar a defesa dos direitos dos consumidores em todo o país, o colegiado foi estabelecido durante o 1º Congresso Internacional do Procon de Santa Catarina, em Florianópolis. O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, acompanhou o processo. Para o secretário-executivo do Procon Mato Grosso do Sul, Angelo Motti, o trabalho a ser desenvolvido permitirá fortalecer a política de defesa do consumidor, o planejamento de ações e a articulação de demandas regionais, garantindo mais eficiência, integração e a representatividade dos Procons no âmbito nacional e internacional. Ainda na estrutura do Colegiado, o Procon Acre exercerá a diretoria jurídica, enquanto cada uma das regiões administrativas do país teve eleito um coordenador regional. O Norte será representado pelo Procon Pará, o Nordeste pelo Procon Paraíba, no Centro-Oeste o Procon Mato Grosso e no Sudeste o Procon Espírito Santo. No caso do Sul, o processo se encontra em definição. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Tarcísio de Freitas Sanciona Novo Salário Mínimo Paulista de R$ 1.804, Reforçando Valorização do Trabalhador
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou, em 3 de junho de 2025, a lei que eleva o salário mínimo estadual para R$ 1.804,00, conforme publicado no Diário Oficial do Estado. A medida, que beneficia cerca de 76 categorias profissionais em todo o estado, representa um aumento de 10% em relação ao piso anterior, fixado em R$ 1.640,00 desde maio de 2024. Com esse reajuste, o salário mínimo paulista se consolida como o mais alto do Brasil, superando em 18,84% o mínimo nacional, atualmente em R$ 1.518,00. A iniciativa, que garante ganho real acima da inflação, reflete o compromisso com a valorização do trabalhador e o fortalecimento da economia local, promovendo maior poder de compra e dignidade para milhares de paulistas. A proposta, enviada à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em 30 de abril de 2025, foi aprovada em duas sessões extraordinárias em 13 de maio, com amplo apoio dos deputados. O reajuste de 10% supera a inflação acumulada nos últimos 12 meses, medida em 4,77% pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), garantindo um aumento real de 5,23%. Desde 2022, último ano antes da gestão de Tarcísio, o piso estadual acumula uma alta de 40,5%, contra uma inflação de 15,10% no mesmo período, demonstrando uma política consistente de proteção ao poder aquisitivo dos trabalhadores. “Estamos falando de um ganho real da ordem de 27% desde a nossa chegada. É um recurso que chega em boa hora, no momento em que as pessoas estão pressionadas pelo preço dos alimentos. É uma injeção de recursos na nossa economia”, declarou o governador ao encaminhar o projeto à Alesp. O salário mínimo paulista, criado em 2007, beneficia categorias que não possuem pisos salariais definidos por lei federal ou convenções coletivas, como trabalhadores domésticos, serventes, motoboys, cuidadores de idosos e pessoas com deficiência, operadores de telemarketing, entre outros. A lei nº 18.153/2025, sancionada por Tarcísio, também unifica o piso para essas 76 categorias, simplificando a aplicação do reajuste nos 645 municípios do estado. O impacto econômico da medida é significativo: segundo estimativas do governo, o aumento injetará recursos na economia local, estimulando o consumo e apoiando setores como comércio e serviços, especialmente em um contexto de alta nos preços de alimentos e bens essenciais. A decisão de Tarcísio reforça uma visão de gestão que prioriza o equilíbrio entre responsabilidade fiscal e justiça social. A política de reajustes acima da inflação, mantida pelo terceiro ano consecutivo, é vista como um passo para fortalecer a economia do estado mais rico do Brasil, ao mesmo tempo em que promove a dignidade dos trabalhadores e a estabilidade social.








