Durante a 19ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (9), o vereador Inspetor Cabral (PSD) voltou a cobrar publicamente o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Dourados (Previd), por não responder aos questionamentos formais encaminhados pelo seu gabinete. O parlamentar apresentou um novo requerimento solicitando informações detalhadas sobre o contrato de locação da sede do instituto. “Infelizmente, mais uma vez, o Previd tem ignorado os questionamentos feitos por este vereador, desrespeitando não apenas o meu mandato, mas o princípio constitucional da transparência e do controle público. Estamos falando de recursos públicos, de dinheiro do servidor. É inaceitável essa omissão”, destacou o vereador. Cabral afirma que os questionamentos são objetivos e dizem respeito ao valor pago na locação do imóvel, ao prazo do contrato, aos critérios adotados para a escolha do local, além da existência de parecer jurídico e do próprio contrato assinado. “Esses são dados que interessam não só ao vereador que fiscaliza, mas a toda a sociedade douradense, especialmente aos servidores municipais, que têm o direito de saber como esse dinheiro está sendo administrado”, acrescentou. O requerimento tem amparo no artigo 31 da Constituição Federal, que garante ao Poder Legislativo a prerrogativa de fiscalizar os atos do Executivo e seus órgãos e entidades vinculadas. A solicitação também se fundamenta na Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), que assegura a qualquer cidadão o direito de acesso a informações públicas, especialmente no que diz respeito à gestão de recursos financeiros e contratações. “O que estamos fazendo não é perseguição, mas sim o cumprimento de um dever legal e institucional. Espero que o Previd reconsidere sua postura, respeite o Poder Legislativo e responda ao requerimento com seriedade. Não aceitaremos uma gestão que se recuse a prestar contas”, finalizou. O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara Filho, e ao diretor-presidente do Previd, Theodoro Huber Silva. Caso o pedido não seja atendido no prazo legal de 20 dias, o vereador informou que adotará as medidas judiciais cabíveis e acionará o Ministério Público Estadual para garantir o pleno exercício da função fiscalizatória do mandato.
Prefeito sanciona lei que proíbe contratação de condenados por crimes sexuais contra crianças
O prefeito Marçal Filho sancionou nesta segunda-feira, a Lei nº 5.350, de 9 de junho de 2025, que dispõe sobre a vedação à nomeação ou contratação para cargos e empregos públicos de pessoas condenadas por crimes sexuais contra crianças e adolescentes no município de Dourados. Publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial do Município, a lei já está em vigência. De iniciativa do Legislativo Municipal, a lei “veda a nomeação, posse ou contratação para cargos, funções e empregos públicos, de provimento efetivo ou comissionado, no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional do município de Dourados, de pessoas condenadas por decisão judicial transitada em julgado pelos crimes descritos nesta lei, pelo período de 12 anos contados a partir da data de cumprimento integral da pena, incluindo qualquer forma de livramento, após o cumprimento da pena privativa de liberdade”. A vedação aplica-se às hipóteses de crimes sexuais contra vulneráveis previstos no Código Penal, “incluindo, mas não se limitando a estupro de vulnerável, corrupção de menores, satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente, favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança, adolescente ou vulnerável, divulgação de cena de estupro, estupro de vulnerável, sexo ou pornografia envolvendo criança ou adolescente”. Veda também condenados por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, incluindo: produção, venda, distribuição, aquisição e posse de pornografia infantil; aliciamento de criança para fins sexuais pela internet ou outros meios digitais; bem como outros crimes previstos na legislação vigente que atentem contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A vedação aplica-se a todos os cargos, funções e empregos públicos que envolvam contato direto ou indireto com crianças e adolescentes, bem como a lotação em órgãos e unidades administrativas que prestem atendimento a esse público, como escolas, creches e instituições de ensino; abrigos, casas de acolhimento e instituições de assistência social; unidades de saúde com atendimento pediátrico, como clínicas e hospitais infantis; programas e projetos municipais voltados à infância e adolescência; e qualquer outro local ou serviço público em que haja atendimento ou contato com crianças e adolescentes. Para cumprimento da Lei, será obrigatória a apresentação de certidão de antecedentes criminais no ato da posse ou contratação para os cargos e funções mencionados. A certidão de antecedentes criminais deverá ser emitida pela Polícia Federal e Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul. Em caso de ser verificada a existência de condenação por qualquer dos crimes previstos na lei, o candidato será impedido de assumir o cargo, função ou emprego público, sendo garantido o sigilo das informações obtidas, assegurando a privacidade dos candidatos durante o processo de análise documental.
Procon divulga pesquisa da cesta básica de junho
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), realizou nova pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica de alimentos. O levantamento foi feito em 12 supermercados da cidade, entre os dias 2 e 6 de junho, e foram coletados preços de 29 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos. Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro, como, por exemplo, alho 200 gramas apresentou diferença de 182,96%; erva-mate de tereré 500 g, diferença de 389,39%; extrato de tomate 300 g, diferença de 234,64%; goiabada 300 g, diferença de 192,89%; sal 1 kg, diferença de 292,93%; esponja de aço pacote com 8 unidades, diferença de 168,28%; sabão em pó 800 g, diferença de 226,58%; papel higiênico pacote com 4 unidades (30 m), diferença de 282,71%. Entre os estabelecimentos pesquisados, foram encontrados 18 produtos com diferença superior a 100% entre o produto com menor e maior preço, como, por exemplo, biscoito água e sal, cebola, farinha de mandioca torrada 1 kg, leite em pó integral 400 g, margarina 500 g, água sanitária 1 litro, sabão em barra pacote com 5 unidades e creme dental 90 g. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 53,20%. Em relação à pesquisa do mês de maio/2025, houve uma redução do preço médio da cesta básica de 0,79%. O Procon orienta o consumidor para estar sempre atento às especificações contidas nas embalagens, como prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Em caso de dúvida ou reclamação, o telefone para contato é o 2222-1536 (ou 2222-1539). Também pode enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou registrar através do link:
Rompimento de estruturas e entupimento de bueiros levam MPMS a investigar empresa em Dourados
Reclamações de moradores quanto ao rompimento de muretas de contenção que têm deixado ruas sujas e bueiros entupidos próximo a um loteamento, levaram a 11ª Promotoria de Justiça de Dourados a abrir um inquérito civil para apurar falhas no sistema de percolação de água de uma fábrica de rações, suspeita de causar os transtornos. Segundo os relatos, o volume de águas pluviais gerado nas instalações da empresa tem causado deslizamentos de terra, sujando ruas e obstruindo bocas de lobo e outros dispositivos do sistema público de drenagem. O problema afeta a qualidade de vida da população local, além de configurar possível infração às normas previstas no Código de Posturas Municipais e na Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) de Dourados. As diligências iniciais realizadas pelo MPMS apontam indícios de deficiência na infiltração da água no solo da área da fábrica, agravada pelo intenso tráfego de caminhões, que pode compactar o terreno. Esse conjunto de fatores estaria dificultando o escoamento natural das águas pluviais, resultando no rompimento das estruturas de contenção e no transporte de resíduos para fora da propriedade. A legislação municipal estabelece que os proprietários são responsáveis por garantir que o escoamento de águas pluviais não prejudique as vias públicas. A Luos também exige a instalação de sistemas como dutos, sumidouros ou caixas de retenção para assegurar a infiltração da água no solo e possibilitar seu reaproveitamento. Para aprofundar a investigação, o MPMS requisitou à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) a realização de vistoria técnica no local, com o objetivo de verificar as condições reais do solo, o funcionamento dos equipamentos de drenagem e a eventual necessidade de adequações estruturais. Também foi solicitada manifestação da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) sobre medidas corretivas nas áreas públicas afetadas. O inquérito civil visa reunir documentos, depoimentos e laudos técnicos que possam esclarecer os fatos e, se comprovadas irregularidades, responsabilizar a empresa por eventuais danos ambientais e urbanísticos. A iniciativa também busca garantir a conformidade do empreendimento com a legislação vigente, bem como a proteção da população atingida. A 11ª Promotoria de Justiça de Dourados reforça que a investigação tem caráter preventivo e corretivo, e que todas as medidas adotadas buscam evitar danos maiores à cidade de Dourados, além de assegurar o cumprimento da legislação ambiental e urbanística. MPMS
Polícia Civil prende gerente de empresa por importunação sexual
A Delegacia de Nova Alvorada do Sul cumpriu, nesta segunda-feira (9), o mandado de prisão preventiva de L.W., 47 anos, investigado pelo crime de importunação sexual. Conforme apuração, o investigado é gerente de uma empresa de energia solar e as vítimas eram funcionárias desta empresa e, também, prestavam serviços gerais em uma residência vinculada ao investigado, que deveria estar vazia durante os trabalhos de limpeza. No entanto, no primeiro dia de serviço, uma das vítimas encontrou o investigado na residência, e neste momento o suspeito apareceu diante da vítima vestindo apenas uma cueca, de maneira intencional. Segundo o relato, não houve contato físico, mas a exposição foi proposital e de cunho sexual. A vítima reportou o incidente aos superiores da empresa, que, conforme relatado, ignoraram a situação e enviaram outra funcionária para acompanhá-la nas visitas seguintes. Em uma segunda ocasião, quando as duas funcionárias estavam na residência, o acusado se apresentou nu diante de uma delas, novamente de maneira intencional. Após o registro do boletim de ocorrência, outra funcionária da mesma empresa compareceu à Delegacia e relatou situações semelhantes. Ela afirmou não ter denunciado antes por medo de perder o emprego, devido à necessidade financeira. Com a denúncia da colega, decidiu também relatar os fatos à polícia. Desse modo, o Delegado de Polícia representou pela prisão do investigado, que foi decretada pela Juíza competente, após manifestação favorável do Ministério Público e a prisão foi cumprida dentro de uma semana após o registro da ocorrência.
Dia da Saúde Ocular acende alerta para práticas ilegais em ações oftalmológicas em MS
Neste 10 de Julho, data em que se celebra a Saúde Ocular no calendário do Ministério da Saúde, a SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) reforça a importância do cuidado responsável com a visão. A atenção à saúde ocular exige profissionais qualificados, ambiente adequado, respeito às normas sanitárias e os direitos de consumidores. Em duas fiscalizações recentes, a Coordenadoria Estadual de Vigilância Sanitária da SES em parceria com as Vigilâncias Sanitárias municipais atuou para coibir mutirões de exames visuais irregulares no estado. Em um município, por exemplo, a fiscalização foi realizada antes do início dos atendimentos, impedindo a continuidade da ação devido à falta de licença para funcionamento; ausência de local adequado; e a vinculação do exame com a venda de lentes de grau – o que é proibido pela legislação federal, devido ao risco de prescrição incorreta de grau em razão do intuito de comercialização de lentes e armações. Em outros municípios, os atendimentos foram interrompidos durante ações de fiscalização, em razão da ausência de condições mínimas de segurança e higiene necessárias para a realização dos exames, e por vincular a realização do exame visual com a comercialização de lentes de grau e armações. Matheus Pirolo, gerente de Apoio ao Sistema Estadual de Vigilância Sanitária da SES, ressalta que muitas dessas ações acontecem em locais sem a estrutura adequada, com equipamentos que não são devidamente higienizados ou calibrados, em situação de venda casada e baixa qualidade dos exames e das lentes e armações comercializadas, o que expõe as pessoas a riscos concretos de contaminação e transmissão de doenças, além de lesar direitos do consumidor. Pirolo reforça ainda que o ideal é que toda pessoa faça uma consulta com um profissional habilitado, em local que tenha alvará sanitário à vista do consumidor, para avaliar a acuidade visual antes de optar pelo uso de óculos. O gerente orienta também que se desconfie de promessas de preços atrativos e de gratuidades nos exames de vista conjugadas com indicações de óticas ou comercialização de lentes e armações, garantindo assim um atendimento seguro. “Quando esses cuidados não são tomados pelo consumidor, além do risco sanitário, as pessoas acabam submetidas a atendimentos inadequados, o que pode agravar problemas já existentes ou criar novos, prejudicando a saúde ocular e geral da população, ” destaca Matheus. Riscos da prescrição inadequada oftalmologista Heron Leal Farias alerta: “Usar óculos sem prescrição médica pode parecer uma solução rápida para quem começa a ter dificuldade para enxergar, mas essa escolha pode trazer riscos importantes à saúde ocular e à segurança no dia a dia. Sem passar por uma consulta oftalmológica, é comum que o grau das lentes esteja inadequado, o que pode provocar sintomas como dor de cabeça, tontura, visão embaçada e cansaço visual. Esses desconfortos não apenas comprometem a qualidade de vida, mas também aumentam o risco de acidentes, especialmente ao dirigir ou operar máquinas, atividades nas quais a visão deve estar precisa e confiável”, detalha. Além disso, complementa, ao pular a avaliação médica a pessoa perde a oportunidade de detectar doenças oculares silenciosas, como glaucoma, catarata ou problemas na retina — e até sinais de doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensão, que muitas vezes se manifestam nos olhos. Portanto, usar óculos sem prescrição adequada não é apenas ineficaz — é uma decisão que pode comprometer tanto a saúde ocular quanto a prevenção geral de outras doenças. A SES reforça que mutirões feitos por empresas ou associações sem fins lucrativos não substituem a consulta oftalmológica em consultório clínico regularizado perante a Vigilância Sanitária local, e informa que realiza ações regulares dentro do programa MS Saúde, com profissionais capacitados e infraestrutura adequada. “Nosso objetivo é garantir atendimento seguro, responsável e de qualidade para toda a população, sem repercussões indesejadas à saúde ou aos direitos dos consumidores”, finaliza Pirolo. Neste Dia da Saúde Ocular, o alerta é claro: cuidar da visão exige responsabilidade e respeito à saúde pública. Denúncias de mutirões de exame de vista gratuitos conjugados com a comercialização de lentes de grau e armações podem ser formalizadas de forma anônima para a SES pelo 0800 647 0031 (ouvidoria do SUS) ou pelo email: cvisa@saude.ms.gov.br. Danúbia Burema, Comunicação SESPatrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Festival gratuito celebra o Dia Internacional do Yoga no Parque das Nações Indígenas
Em celebração ao Dia Internacional do Yoga, será realizada, no dia 29 de junho, a segunda edição do Festival de Yoga no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), com o apoio de diversos parceiros. As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 de junho e podem ser feitas por meio de formulário on-line (clique para acessar). A programação começa às 7 horas da manhã com uma caminhada consciente (mindfulness walking), atividade voltada à percepção do momento presente. A proposta é estimular a atenção plena, com foco na respiração, nas sensações corporais e nos pensamentos, tanto internos quanto externos. Em seguida, às 8 horas, será realizada a primeira aula de yoga do dia, em frente ao palco principal. A prática seguirá um protocolo que será reproduzido simultaneamente em diversos países, como parte das celebrações internacionais da data. Diversas atividades ocorrerão de forma simultânea em diferentes pontos do parque. Entre elas, destaca-se a prática de Vinyasa Yoga, estilo com ritmo mais dinâmico, ideal para praticantes com alguma experiência, mas também acessível a iniciantes. Os instrutores reforçam que todos os participantes serão encorajados a respeitar seus próprios limites e adaptar os movimentos conforme suas capacidades. O evento contará ainda com uma aula especial de yoga infantil, voltada para crianças de três a 12 anos, promovendo a participação de toda a família em um momento de conexão com o corpo e com a natureza. Também será oferecida a prática de yoga acessível, destinada a idosos, pessoas com mobilidade reduzida, cadeirantes e gestantes. A programação inclui ainda momentos de meditação, apresentação indiana com kirtan e dança circular. O diretor de Gestão de Política de Vivência Esportiva da Fundesporte, Carlos Alberto Nabhan, destaca a importância do momento. “É uma alegria imensa realizar mais uma edição do Festival de Yoga no Parque das Nações Indígenas, um espaço que simboliza essa conexão com a natureza e com o bem-estar. O yoga é uma prática que vai muito além do exercício físico, é um convite à consciência, ao equilíbrio e à qualidade de vida. A Fundesporte tem como missão promover eventos que cuidem do corpo e da mente da população sul-mato-grossense”. Tatiane Fernandes, 50 anos, presidente da Associação Yoga para Todos e proprietária da escola Shanti Yoga Studio, salienta o caráter acolhedor da iniciativa. “As pessoas que vierem para o festival pela primeira vez estarão tendo esse contato de uma maneira muito linda, porque vamos trazer a prática de forma acessível para todos. Vai ser um momento muito especial em que cada um poderá sentir os benefícios que o yoga proporciona. ” Ela também comenta sobre os efeitos positivos da prática regular de yoga, tanto para o corpo quanto para a mente. “A prática de yoga traz benefícios físicos, como fortalecimento, alongamento e melhora da postura, mas também atua na saúde mental. Ao prestarmos atenção na respiração e induzi-la a ser mais longa, lenta e profunda, conseguimos acalmar a mente e nos manter presentes tanto nas sensações do corpo quanto na forma como nos relacionamos com o mundo”. O Festival de Yoga será realizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, no dia 29 de junho (domingo), com início às 7 horas. A entrada dos participantes será pelo portão lateral Guató. Você pode levar um tapete ou canga, para garantir conforto e mais segurança durante as práticas de yoga. Garrafa de água para se manter hidratado ao longo de todas as atividades. Protetor solar, importante para proteger a pele, mesmo em ambientes com sombra, já que parte das atividades será ao ar livre. Faça a sua inscrição no link. Programação do dia: 7h – Caminhada consciente (Instrutora: Ingrid) 7h30 – Cerimônia de abertura 8h – Aula do protocolo indiano (Instrutores: Rodrigo e Camila) 9h – Aula de Vinyasa Yoga (Instrutora: Tatiane e Naigel) 9h às 10h – Práticas nas tendas: Yoga Acessível (Angélica e Carol) e Yoga Infantil (Milena) 9h – Meditação (Instrutor: Paulo Rica) 9h – Aula de yoga acessível 10h20 – Roda de mantras kirtan 11h – Dança circular 11h40 – Encerramento Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Empresas de construção civil e de logística oferecem 93 oportunidades em Ribas e distrito de Dourados
A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) promove mais um Feirão da Empregabilidade nesta terça-feira (10) para quem procura uma recolocação no mercado de trabalho. Serão vagas com contratação mais ágil e que os candidatos podem negociar diretamente com as empresas. Representantes de oito empresas estarão no local com 176 vagas disponíveis, nos setores de construtora, logística, limpeza terceirizada, estágios, rede atacadista e call center. O destaque vai para duas empresas (construtora e de logística) que oferecem alojamento para os contratados. A construtora oferece 85 vagas nas funções de armador de ferros, servente de obras, carpinteiro e pedreiro para atuar em Itahum, distrito de Dourados. Já a empresa de logística fica em Ribas do Rio Pardo e oferta oito oportunidades para soldador, auxiliar de mecânico diesel (exceto de veículos automotores), carreteiro (motorista de caminhão-carreta), mecânico de veículos automotores a diesel (exceto tratores, borracheiro, líder de manutenção mecânica e operador de grua (móvel). Vinculada à Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), a Funtrab alinha-se à política de desenvolvimento das atividades produtivas do Estado, que tem possibilitado a criação de postos de trabalho e de geração de renda, atua como mediadora das relações de intermediação entre o trabalhador e a vaga. O Feirão acontece na própria sede da Funtrab, na Rua 13 de maio, 2.773 – Centro (entre ruas Dom Aquino e Cândido Mariano), das 8h às 11h. Candidatos interessados devem estar munidos de RG, CPF e Carteira de Trabalho. Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab
No Dia Nacional da imunização curso para aplicação da vacina BCG reforça a importância da cobertura vacinal desde as primeiras horas de vida
Em celebração ao Dia Nacional da Imunização, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), através da Coordenadoria de Imunização e da Escola Técnica do SUS (ETSUS) Professora Ena de Araújo Galvão, realizou nesta segunda-feira (9) a segunda etapa do ‘Curso Híbrido de BCG’. A capacitação, que ocorreu na Maternidade Cândido Mariano em Campo Grande, visou fortalecer a formação continuada de profissionais e, consequentemente, ampliar as coberturas vacinais em Mato Grosso do Sul. O objetivo do curso é qualificar auxiliares, técnicos em enfermagem e enfermeiros do SUS para a correta aplicação da vacina BCG, seguindo as normas e procedimentos de vacinação estabelecidos. Essa iniciativa é fundamental para garantir que os recém-nascidos recebam a proteção essencial contra a tuberculose, reforçando a importância da vacinação logo nas primeiras horas de vida. A vacina BCG, que protege contra as formas graves de tuberculose, é administrada em dose única, o mais precocemente possível após o nascimento, preferencialmente na maternidade. O ‘Curso Híbrido de BCG’ foi ofertado aos profissionais enfermeiros que atuam em salas de vacina/imunização dos 79 municípios do estado e que, posteriormente, serão multiplicadores no território. Dividido em duas partes, sendo aulas teóricas – à distância – e práticas, na forma presencial, o curso totaliza 56 horas e fornece certificação aos alunos que concluírem as duas etapas. “A realização deste curso sobre a vacina BCG, especialmente no Dia Nacional da Imunização, é de extrema importância. Em minha cidade, apenas duas unidades de saúde oferecem a BCG. Com este treinamento, poderei ampliar significativamente a oferta desse serviço à população da minha cidade. Como profissional de enfermagem do SUS, sinto-me muito feliz e gratificada em participar da promoção da saúde, especialmente no cuidado dessas vidas tão jovens. É um trabalho de grande responsabilidade e satisfação”, destaca a enfermeira Elizabeth Gonçalves, de Aquidauana. Responsável pela Sala de Imunização da Maternidade Cândido Mariano, enfermeira Keila Lacerda, avalia que o curso é um passo essencial para garantir que a imunização contra a tuberculose seja realizada com eficácia e segurança. Nesse contexto, a colaboração entre o hospital e a SES é fundamental para que os profissionais possam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso. “Vacinamos cerca de 600 crianças por mês com a BCG, e essa estatística abrange os bebês recém-nascidos e crianças de Campo Grande e do interior que também são vacinadas aqui e incluídas em nossos registros. Todo o processo é feito com a presença e consentimento dos pais. Desde a pandemia de Covid-19, registramos uma média de três recusas por mês para a vacina BCG. No entanto, é importante esclarecer que esses pais não recusam a vacina, eles optam por realizar primeiro o teste do pezinho e, após o resultado, buscam a vacinação na rede básica de saúde, não retornando mais conosco. Dessa forma, podemos afirmar que a vacinação com a BCG consegue abranger quase 100% dos recém-nascidos”, afirma a enfermeira Conforme a gerente de Imunização da SES, Maristela Chamorro, profissionais de todos os municípios do Estado que atuam em salas de vacinação podem fazer o curso. “Nosso curso é oferecido em formato híbrido, combinando teoria online e prática presencial. Ele é destinado a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam em salas de vacinação. Denominamos a vacina BCG de ‘ato de amor’ por ser a primeira vacina que a criança recebe. Também focamos no resgate da imunização, capacitando esses profissionais para fortalecer a cobertura vacinal”, ressalta a gerente de Imunização da SES. A parte prática do ‘Curso Híbrido de BCG’, que tem duração de dois dias e carga horária de quatro horas diárias, acontece na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, e os alunos serão acompanhados por enfermeira supervisora vinculada à ETSUS. Em 2024, um total de 131 profissionais do SUS foram capacitados e qualificados no curso de Vacina BCG. Neste ano 40 alunos já concluíram o curso. “Os participantes aprimoram suas técnicas de aplicação da vacina BCG, o que resulta em uma melhoria significativa na qualidade da assistência e na aplicação quando retornam aos seus municípios. Além disso, eles se tornam multiplicadores do conhecimento adquirido em suas comunidades de origem, ampliando o impacto positivo do treinamento”, enfatiza a enfermeira Suélen da Silva, professora do curso. O aumento na cobertura vacinal é o resultado de um conjunto de ações estratégicas e uma delas é capacitar profissionais de sala de vacina da APS (Atenção Primária à Saúde) e da Vigilância Epidemiológica municipal e regional nos processos de aplicação e registro de vacinação, que atendam em salas de vacinas e maternidades, e por isso a importância e a necessidade de criar oportunidades permanentes de capacitação para atualização e aperfeiçoamento do trabalhador da sala de vacinação. Cobertura Vacinal Jhennifer Aparecida Gonçalves, mãe da pequena Lavínia, compartilhou a emoção e o alívio após a primeira vacina da filha, a BCG. Ela ressaltou a importância de todas as vacinas para o desenvolvimento e a saúde do bebê. “Sinto que agora ela tem uma proteção. Todas as vacinas são cruciais, e cada dose na vida do bebê é de extrema importância. Por isso, é fundamental que todas as mães sigam rigorosamente o calendário de vacinação” Jhennifer fez um apelo para que todas as mães sigam o calendário de vacinação de seus filhos. Sua convicção na importância da vacinação é pessoal. Durante a gravidez, ela precisou refazer todas as suas próprias vacinas. “Quando engravidei, precisei das minhas vacinas e percebi que as perdi. É essencial manter a carteirinha de vacinação em dia e com os registros corretos, já que precisei tomar todas doses e deixar atualizadas minhas vacinas. Agora, estamos todos protegidos”, ressalta Segundo dados do RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde) a cobertura vacinal da BCG em Mato Grosso do Sul de janeiro a março deste ano é de 90,07%. No ano passado, o Estado alcançou 104,81% de cobertura. A vacina BCG é indicada para prevenir as formas graves da tuberculose, e tem como alvo crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema de vacinação é em dose única








