A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 674 Kg de maconha e recuperou um veículo, nesta quarta-feira (11), em Miranda (MS). Após ser realizado o acompanhamento tático ao condutor de um Fiat/Argo, que não obedeceu ordem de parada, os policiais alcançaram e prenderam o motorista. O homem transportava grande quantidade de maconha no veículo. O preso não deu informações sobre a origem ou destino da droga. Os policiais também descobriram que o automóvel possuía placas falsas e registro de roubo/furto. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Miranda (MS).
Pantanal em alerta: MPMS investiga mais uma queimada sem autorização em Reserva Legal e APP no Pantanal
Em um esforço contínuo para proteger o valioso bioma pantaneiro, a 2ª Promotoria de Justiça de Corumbá deu continuidade à instauração de mais um inquérito civil com objetivo de investigar minuciosamente um incêndio de grandes proporções que consumiu 427 hectares em uma fazenda local e em uma área desmembrada, no município de Corumbá. Dessa vez, dos impressionantes 427 hectares atingidos pelo fogo, mais de 70 hectares estão sendo investigados pelo MPMS, pois estão localizados em áreas de Reserva Legal (RL) e de Preservação Permanente (APP). Essas áreas são de suma importância ecológica, atuando como corredores de biodiversidade, protetores de nascentes e cursos d’água, e contribuindo para a estabilidade do ecossistema. A devastação nessas regiões críticas amplifica o impacto ambiental e as potenciais consequências para a fauna e flora locais. A ocorrência do incêndio foi identificada por meio do informativo preliminar n. 183/24/NUGEO, mais um dos diversos relatórios produzidos pelo Programa Pantanal em Alerta. Essa iniciativa, coordenada pelo MPMS, utiliza tecnologias e informações georreferenciadas para monitorar e detectar focos de queimadas em tempo real, permitindo uma resposta mais ágil e direcionada às infrações ambientais. A ausência de autorização da autoridade ambiental competente para a realização de qualquer tipo de queima na propriedade é o ponto central da investigação. O Ministério Público enfatiza que queimadas realizadas sem a devida licença e controle são consideradas infrações ambientais de alta gravidade. Tais atos podem acarretar uma série de responsabilidades legais aos seus autores, incluindo sanções administrativas (multas e interdições), civis (obrigação de reparar o dano ambiental e indenizar eventuais prejuízos) e criminais (pena de prisão). Com a instauração deste inquérito, o MPMS busca não apenas identificar os responsáveis pelo ocorrido, mas também garantir a responsabilização efetiva, a aplicação das penalidades cabíveis e, primordialmente, a recuperação integral da área degradada, por meio de projetos específicos de restauração ambiental. Este bioma, reconhecido mundialmente por sua riqueza natural e sua importância para o equilíbrio climático e hídrico, tem sido severamente castigado por incêndios florestais nas últimas temporadas, muitos deles de origem criminosa ou por falta de manejo adequado. A fiscalização rigorosa é essencial para assegurar o cumprimento das normas de proteção e a reparação dos danos causados, contribuindo decisivamente para a resiliência e a sustentabilidade desse ecossistema vital. MPMS
Dourados será palco de ação voltada a migrantes e refugiados
O Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com diversas instituições públicas e sociais, promoverá no dia 21 de junho, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão), o Migra-Ação, evento voltado a migrantes que vivem em Dourados. A programação ocorrerá das 7h30 às 15h, com atividades concentradas das 9h às 15h. A iniciativa tem como principal objetivo ofertar serviços essenciais aos migrantes internacionais residentes em Dourados, promovendo melhoria na qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho. Serão oferecidas orientações e atendimentos nas áreas de documentação, regularização migratória, revalidação de diplomas, direitos sociais, acesso a benefícios, capacitação profissional, elaboração de currículos, bem como cadastro e atualização do CadÚnico. Além dos atendimentos, o evento contará com apresentações culturais, incluindo música e dança de diferentes nacionalidades, promovendo a valorização da diversidade intercultural. Um dos destaques da programação será o Torneio da Amizade das Nações, realizado no campo de futebol suíço anexo ao Complexo, simbolizando a união e o espírito de cooperação entre os povos. O evento reforça o compromisso do Estado e de seus parceiros em acolher, integrar e garantir os direitos das populações migrantes e refugiadas, respeitando a pluralidade cultural e fortalecendo o sentimento de pertencimento. O Migra-Ação: Integração é uma realização do Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas do MS (Cerma/MS), com o apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), além da participação da Polícia Federal – Departamento de Imigração, e da Coordenação Especial de Políticas para os Imigrantes da Prefeitura de Dourados e, ainda, a Associação Odinhasf, e a Dunamis Multicultural (Associação Multicultural Dunamis). Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com o Cerma/MS pelo telefone (67) 3316-9893 ou e-mail cerma@sead.ms.gov.br . Pontos focais em Dourados: Arthur – (67) 99943-5271 | Rosana – (67) 99856-0206.
Dourados: Zé Teixeira defende convênio para deficientes auditivos
O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, defendeu nesta semana a retomada do convênio entre o Governo do Estado e a Unidade Auditiva de Dourados (Uniaud). O objetivo é o retorno dos atendimentos gratuitos de assistência especializada às pessoas com deficiência auditiva no segundo maior município de Mato Grosso do Sul. A vereadora Liandra da Saúde solicitou a intervenção de Zé Teixeira e explicou que a empresa prestava serviços de audiologia com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), mas o convênio terminou em 2010 e não foi mais renovado. Desta forma, desde a suspensão dos atendimentos, os moradores de Dourados e região precisam se deslocar até Campo Grande para acessar os serviços de manutenção dos aparelhos auditivos, além de acompanhamento fonoaudiológico. Em indicação apresentada na Casa de Leis, o parlamentar argumenta que “esta é uma política pública de saúde essencial para garantir a inclusão e a qualidade de vida da pessoa com deficiência”. Infraestrutura – O deputado solicitou ainda a implantação da pavimentação asfáltica na estrada vicinal conhecida como “Corredor do Li Teixeira”, também em Dourados. Os moradores da região reclamam das péssimas condições da estrada que interliga a Avenida Guaicurus, no KM 10, em frente à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, ao anel viário do município de Itaporã. “Aproximadamente 30 ônibus escolares que transportam alunos diariamente até a Cidade Universitária em Dourados poderão utilizar esse novo trajeto, reduzindo significativamente a distância e o tempo de deslocamento entre os municípios de Itaporã, Maracaju, Rio Brilhante, Nova Alvorada, Nioaque e Sidrolândia até as universidades UFGD e UEMS”, explicou Zé Teixeira. Conforme a indicação, além do transporte escolar, o “Corredor do Li Teixeira” é uma via de acesso fundamental para a zona rural de Dourados, sendo responsável pelo escoamento da produção agrícola e pelo deslocamento diário de centenas de famílias residentes na região.
Deputados criticam “rodovia da morte” e Mochi pede indenização às vítimas da BR-163
A BR-163 voltou a ser chamada pela imprensa estadual como a rodovia da morte, após divulgação do levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal registrando 442 mortes decorrentes de acidentes entre 2017 e 2024. A informação foi tema de discurso de Junior Mochi (MDB), deputado presidente da Comissão Temporária de Representação para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, que argumentou sobre a necessidade do pedido de indenização às vítimas e familiares. “A BR 163 retoma o título de rodovia da morte, pelo número de mortes, que nem foram contabilizados desde 2014, quando se assumiu a concessão pela CCR MSVias. A PRF atua somente no momento do acidente, portanto essas mortes se referem tão somente àquelas na hora da ocorrência, mas eu estimo que muitas outras vidas foram ceifadas nos hospitais, em razão dos acidentes. E muitas outras ficaram sequeladas, quem sabe milhares. Isso vem de forma clara para que retomemos ao assunto de indenização às vítimas”, disse o deputado. Segundo Junior Mochi, é possível argumentar que devido a CCR não ter cumprido o contrato de concessão com a duplicação ela teria assumido o risco objetivo, ou seja, estando na obrigação de repor os custos por danos, materiais ou morais, pela perda das vidas ou quaisquer capacidades. “Quando um pai tem seus filhos e sua família é provida pelo fruto do seu trabalho e o deixa de ter, ocasionado por um acidente automobilístico, é feito um cálculo que o filho seja atendido em suas necessidades até a maioridade. No Direito Civil analisamos nos acidentes a imperícia, imprudência ou negligência. Se descumpriu o contrato, que tenha o dever de indenizar. É alto o número de acidentes em função do descumprimento. Nós falamos que afeta todo o desenvolvimento, o escoamento, é verdade, mas nenhum desses problemas é maior do que as vidas ceifadas”, lamentou. Para o deputado, se a duplicação fosse feita cerca de 80% dos acidentes não teriam ocorrido ou não teriam vítimas fatais. Para tanto, Mochi solicitou empenho do Ministério Público Federal para que peça providências quanto às denúncias encaminhadas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) – reveja aqui. “Vocês se lembram do acidente de Brumadinho? Criou-se uma associação das vítimas e juntos pediram e a empresa indenizou. O números de mortes aqui não creio que tenha sido menor”, comparou Mochi. Mara Caseiro (PSDB) concordou. “Eu não tenho dúvida que as pessoas que perderam parentes tenham que entrar com pedido de indenização. Eu sei que a vida não volta mais, mas a gente tem que cobrar e dar um corretivo, para cobrar a responsabilidade. Tem pessoas que ficaram incapazes. Eu saí na sexta-feira do Alphavillle para o Cone Sul e demorei 1 hora parada até o trevo por conta de obras. A CCR, que agora mudou de nome virou Motiva, ainda quer aumentos. Aumento do que? Se só temos apenas 19% da rodovia duplicada. Em cinco anos a CCR disse que ia duplicar, pegou empréstimo, teve pedágio arrecadado e onde que foi investido esse recurso? Vamos fazer apelo ao MP que tome providência”, ressaltou. Da mesma forma, Professor Rinaldo Modesto (PSDB) parabenizou o trabalho da Comissão Temporária e pediu auxílio da bancada federal para cobrar providências. “Tem coisa que só o Brasil mesmo. Parabenizo pelo trabalho de excelência, milimetricamente feito por você, de provas de tudo aquilo que foi deixado de ser investido. O que falta agora? Mais do que nunca precisamos da nossa bancada federal. É injusto o que a empresa ganhando e pessoas perdendo suas vidas”, disse. A falta de fiscalização foi citada por Paulo Duarte (PSB) como ponto chave. “Fazendo uma análise percebemos claramente o quanto que no Brasil as agências reguladoras são uma peça de ficção. Quem deveria fiscalizar, punir, multar, seria a ANTT. Então todas as agências são isso e esse exemplo é isso. O cara ganha a concessão, descumpre e nada acontece. Detalhe que ao final o lucro está sempre garantido. Infelizmente não dá para confiar que as agências farão seu papel”, lamentou.
Duplicação da Aziz Rasselém avança ao lado do Parque Antenor Martins
A duplicação da Avenida Aziz Rasselém, ao lado do Parque Antenor Martins, em Dourados, entrou na reta final da preparação do solo. As etapas de drenagem, instalação de manta geogrelha e aplicação de três camadas de pedras, necessárias para estabilizar o terreno alagadiço naquela região do Jardim Clímax, estão praticamente concluídas. A próxima fase será a aplicação da malha asfáltica. Na manhã desta quinta-feira (12), o prefeito Marçal Filho vistoriou a obra ao lado do engenheiro responsável. Iniciada no fim de fevereiro, a intervenção sofreu atrasos por causa das chuvas intensas, mas retomou ritmo após ajustes técnicos para reforçar o solo de brejo. “Aqui será uma grande avenida com ciclovia, calçadas, canteiro central florido e acesso direto à futura Via Parque até a BR-463”, destacou o prefeito. “Em menos de seis meses de mandato já estamos com várias frentes de trabalho para melhorar a mobilidade de Dourados”, ressaltou Marçal Filho. Para drenar o excesso de água, a empresa Gera-Obras, responsável pelos trabalhos, está implantando 494 metros de galerias pluviais, 1.002 metros de drenos profundos e 22 bocas de lobo. A base recebe manta geotêxtil, reforço em geogrelha e 90 cm de pedras graduadas antes da camada final de asfalto, que cobrirá 9.036 metros quadrados. O projeto contempla ainda 40 vagas de estacionamento ao longo da via de cerca de 300 metros; 968 metros quadrados de ciclovia segregada; 2.590 metros quadrados de calçadas; ampliação da ponte sobre a Rua Antônio Emílio de Figueiredo para 9 metros de largura e 28 metros de extensão; e construção de uma rotatória no entroncamento com a mesma rua para organizar o tráfego entre as duas vias-parque da região – a que segue para a vila Cachoeirinha e a que está em construção, de acesso a Vila Roma. Orçada em R$ 7,55 milhões, a duplicação é financiada pela Sudeco, com contrapartida municipal de R$ 2 milhões. O cronograma prevê conclusão em até 12 meses, mantendo a intenção de ligar a Avenida Guaicurus, corredor de acesso às universidades e ao aeroporto, ao futuro eixo da Avenida Aziz Rasselém, que seguirá até a BR-463, saída para Ponta Porã.
Câmara homenageia os 40 anos da Associação Pestalozzi de Dourados
A Câmara Municipal de Dourados realizará nesta sexta-feira, 13 de junho, uma Sessão Solene em celebração aos 40 anos de fundação da Associação Pestalozzi de Dourados. A cerimônia, proposta pelo vereador Sergio Nogueira (PP), acontece das 13h30 às 17h, no plenário da Casa de Leis, e contará com entrega do Diploma de Jubileu de Esmeralda, honraria que reconhece a trajetória de serviço e compromisso da instituição com a inclusão e valorização da pessoa com deficiência. Fundada em 1985, a Pestalozzi é referência em atendimento especializado, oferecendo educação, saúde e assistência social a 193 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em sua maioria em situação de vulnerabilidade social. A instituição atua como mantenedora da Escola Especializada Arco-Íris e é reconhecida por sua dedicação à promoção da autonomia e protagonismo das pessoas com deficiência, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades. Durante a sessão, serão homenageados ex-presidentes da associação, colaboradores históricos, representantes da Federação Nacional e Estadual da Pestalozzi, além de pais e membros da comunidade que contribuíram significativamente ao longo das quatro décadas de existência da instituição. A programação contará com apresentações culturais de estudantes da Pestalozzi, que irão emocionar o público com as músicas ‘Viva a Diferença’ (Milton Karam) e ‘Vamos Construir’ (Sandy e Junior), reforçando a mensagem de inclusão e diversidade que permeia o trabalho da entidade. Para o propositor da homenagem, vereador Sergio Nogueira (PP), celebrar a trajetória da Pestalozzi é também valorizar o trabalho incansável de educadores, profissionais da saúde, voluntários e famílias que, juntos, constroem diariamente um espaço de acolhimento e transformação. “A Pestalozzi é símbolo de amor, respeito à diversidade e compromisso social. Homenageá-la com o Jubileu de Esmeralda é o mínimo que podemos fazer para reconhecer sua contribuição inestimável para Dourados e região”, afirmou.
Agetran leva projeto na Escola para estudantes do distrito de Itahum
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT) ‘José Elias Moreira’, levou na manhã desta quarta-feira (11) o Projeto Agetran na Escola para o distrito de Itahum, distante 60 quilômetros do centro de Dourados. A ação foi desenvolvida na Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté e envolveu cerca de 280 alunos. A ação, desenvolvida pela equipe da EPT, teve como parceiros a Guarda Municipal de Dourados e a Polícia Militar. Foram oferecidas às crianças, palestra educativa, dança, teatro da Sucata Cultural e passeio ciclístico. Também houve concurso, com premiação para alunos que apresentaram os melhores desenhos. Neste mês de junho ainda, as atividades do projeto Agetran na Escola estão previstas para, segunda-feira e terça-feira (16 e 17), com 60 alunos em cada dia, na EPT. No dia 18, a partir das 13 horas, será a vez da Escola José Pereira Lins, no Jardim Canaã II, com 250 alunos. De acordo com Márcia Nonato, responsável pela Escola Pública de Trânsito, o programa Agetran na Escola existe desde 2022 e, desde então, é desenvolvido nas unidades da rede municipal de ensino e, também, na EPT. Em média, são atendidas 5 mil crianças por ano e, para este ano, a ideia é ampliar o atendimento. “Antes, o projeto era levado às escolas apenas, mas, agora, com a Escola Pública de Trânsito, inaugurada há um ano, temos como receber as crianças”, explica, observando que a educação para o trânsito mais humano e seguro é uma preocupação do prefeito Marçal Filho. Segundo ela, nas escolas, a equipe faz palestra, tem teatro, tem música, as crianças interagem e, quando é uma turma maior, há passeio ciclístico, visitação nas viaturas, num trabalho que conta com agentes da Agetran, da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Detran. A coordenadora avalia que as atividades são oportunidade das crianças interagirem com os agentes. “Os alunos entram nas viaturas, acionam os alarmes, ligam o giroflex, falam no rádio, então, eles interagem com todo o pessoal e passam a ter melhor noção do trabalho dos agentes das forças de segurança”, destaca. A Escola de Trânsito atende também o público adulto, com palestras nas universidades, atividades as empresas, cursos para táxi, mototáxi, motofrete, entre outros. São inúmeras as ações da Agetran, desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito, muitas delas em datas específicas, como Semana Nacional do Trânsito, Dia do Motorista, Dia do Idoso, Dia do Ciclista, Dia do PCD, entre outras relacionadas com o trânsito.
Prefeitura oferece duas áreas à MS Gás para instalar ramal em Dourados
A Prefeitura de Dourados voltou a receber, na manhã desta quarta-feira (11), representantes da MS Gás e apresentou duas áreas para a instalação da futura base operacional da companhia no município. Os terrenos, um de posse do município e outro pertencente ao Governo do Estado, ficam em região industrial, próximo ao frigorífico JBS, primeiro grande consumidor a ser atendido pelo novo ramal de gás natural. Participaram da reunião o prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Planejamento, Fábio Luis, além de técnicos da estatal. Segundo Fábio Luis, a prioridade é viabilizar a conexão da JBS, que já firmou contrato de fornecimento com a MS Gás. “Para isso eles precisam montar a base, e o trabalho em conjunto com a prefeitura garante essa viabilidade. Num curto espaço de tempo outras indústrias também serão atendidas”, afirmou. Com as duas opções em mãos, a MS Gás fará estudos de logística, acesso e infraestrutura antes de decidir o local definitivo. A expectativa é de que obras de instalação comecem ainda em 2025. Enquanto o ramal principal, que virá de Sidrolândia, não fica pronto, a JBS será abastecida por caminhões de gás natural. Após a definição do terreno, a companhia dará início ao projeto executivo e aos processos de licenciamento ambiental junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Já adiantamos essa etapa para garantir prioridade na análise e evitar atrasos”, explicou Fábio Luis. Num segundo momento, o plano é estender a rede ao centro da cidade para atender hospitais, hotéis, restaurantes, condomínios e edifícios residenciais. O cronograma inicial prevê que o abastecimento urbano possa ser atendido a médio prazo, quando o ramal estiver concluído. Marçal Filho destacou que o uso do gás natural, mais eficiente e menos poluente que o GLP ou combustíveis líquidos, impulsionará a competitividade industrial de Dourados. “Essa inovação coloca o município em outro patamar como polo de investimentos. Além de reduzir emissões e melhorar a qualidade do ar, a distribuição por tubulação diminui riscos de acidentes, já que dispensa o armazenamento de botijões”, afirmou. Para o setor industrial, o gás natural será capaz de substituir outros combustíveis na geração de energia térmica, reduzindo custos e emissões. “Trata-se de uma solução energética sustentável que atrai novos empreendimentos e fortalece nossa economia local”, concluiu o prefeito.








