A Prefeitura de Dourados segue com os trabalhos de recuperação da Via Parque, importante via de ligação entre bairros da região sul da cidade, especialmente a Vila Cachoeirinha e o BNH 4º Plano. Executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), a intervenção foca nos trechos mais deteriorados da pista, com a remoção do solo encharcado e implantação de sistemas de drenagem profunda. A previsão é que o serviço seja finalizado em até 45 dias. Construída há cerca de 15 anos, a Via Parque margeia o córrego Água Boa e nunca teve estrutura adequada para suportar o tráfego intenso, principalmente de veículos pesados. A má preparação da base sempre causa a formação dos chamados “borrachudos”, deformações na pista provocadas pela instabilidade do solo, que levanta e cede com frequência. “Já mexeram muitas vezes nessa via, mas sempre com tapa-buraco”, ressaltou. “Agora estamos fazendo o trabalho da forma correta, com reforço estrutural desde a base”, afirmou o prefeito Marçal Filho, que vistoriou a obra na manhã desta terça-feira (17). O serviço inclui escavação de cerca de dois metros de profundidade, inserção de pedra rachão para suporte e drenagem, além da aplicação de manta e tubos dreno nas laterais da via, que conduzem a água do lençol freático para a galeria pluvial. Foi identificado que pelo menos outros dois pontos da via passarão pelo mesmo processo, que tem por objetivo dar durabilidade ao pavimento e garantir segurança aos motoristas. A Via Parque é uma das principais ligações entre bairros residenciais e o acesso à BR-463. Para o prefeito Marçal filho, uma obra pública tem que ser feita com qualidade, com base sólida e duradoura, para não precisar ficar refazendo todo ano. “Estamos corrigindo um erro de origem para garantir segurança e trafegabilidade”, afirmou o prefeito Marçal Filho. O secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia, explicou detalhes da intervenção, nos pontos críticos, serviços que contam exclusivamente com recursos do município. A força-tarefa conta diversos trabalhadores, escavadeiras, caminhões, pás carregadeiras e outros. “Nós estamos recuperando esse trecho com uma técnica chamada remendo profundo”, explicou. Ele aponta os problemas estruturais da via. “É um ponto com bastante problema estrutural, causados por excesso de umidade do solo e intenso tráfego de veículos”, prosseguiu. “Fizemos escavações e sondagens e vamos escavar, drenar, aplicar pedra rachão, pedra brita e depois lançar a capa asfáltica, o que é chamado de remendo profundo”, detalhou. O secretário Jorge de Lúcia explica que após essa etapa, a Semop tem a perspectiva de que demande bastante tempo para o local precisar de novas intervenções e que, quando isso ocorrer, sejam reparos mais superficiais. “O pedido do prefeito Marçal Filho é resolver de verdade a questão, tratando o problema a fundo para que no futuro, se for preciso intervir, seja algo mais leve, como um tapa-buraco”, completou. O morador da região, Ivan Carlos dos Santos Campos, 50, comerciante, observou o trabalho realizado e elogiou a iniciativa da prefeitura. Ele diz transitar pelo local frequentemente e sofrer com as ondulações asfálticas e se mostrou satisfeito pelo problema estar sendo resolvido. “Sempre transito aqui, meu carro é baixo e acaba batendo na elevação que forma bem no meio da pista e agora não vamos mais ter isso e essa é a realidade que a população tanto precisava”, comemorou. “A gestão está trabalhando e as as coisas vão acontecendo”, destacou.
Prefeitura amplia digitalização dos serviços da Seplan e facilita atendimento ao cidadão
A Prefeitura de Dourados segue avançando na modernização dos serviços públicos e agora oferece, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), a possibilidade de realizar diversos atendimentos totalmente online. A iniciativa faz parte das diretrizes do prefeito Marçal Filho, que prioriza a desburocratização e a melhoria no atendimento ao cidadão. Serviços que antes eram prestados apenas de forma presencial, muitas vezes gerando filas e longos períodos de espera, passam a estar disponíveis de forma digital, proporcionando mais agilidade, comodidade e transparência. Até o final de julho, o sistema também contemplará a emissão de alvarás de construção, habite-se e outros documentos essenciais. O secretário de Planejamento, Fábio Luís, destaca que essa transformação digital atende a uma demanda antiga da população. “Nosso foco é tornar o atendimento mais eficiente e acessível”, enfatiza. “Identificamos os serviços que poderiam ser disponibilizados online e estamos eliminando etapas que exigiam a presença física do contribuinte”, explica. De acordo com o secretário, a desburocratização foi uma das diretrizes definidas pelo prefeito Marçal Filho já no início da gestão. “Nosso principal objetivo é oferecer mais comodidade ao contribuinte e garantir um atendimento público de qualidade”, ressalta. “Realizamos um levantamento para identificar quais serviços poderiam ser disponibilizados de forma digital, evitando que o cidadão precise se deslocar até a Prefeitura”, explicou. Para os contadores, a novidade representa um avanço significativo na renovação dos alvarás. O sistema, que antes funcionava de forma manual, com envio e resposta de centenas de e-mails, agora oferece um ambiente online que torna todo o processo mais rápido e seguro. “Reduzimos drasticamente o uso de papel, ganhamos agilidade no retorno ao cidadão e diminuímos custos operacionais”, ressalta Fábio Luís. “Só na emissão de alvarás, nossa equipe lidava com mais de 700 e-mails para responder. Isso ficou no passado”, conclui o secretário de Planejamento. APROVA DIGITAL No final de maio, o prefeito Marçal Filho já havia assinado o contrato com a Aprova Digital, uma empresa de tecnologia selecionada por meio de licitação, que implantará na Prefeitura de Dourados um sistema inédito de recebimento, tramitação, análise e aprovação de projetos complexos que até hoje são protocolados apenas presencialmente na Secretaria Municipal de Planejamento e no Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam). O prefeito destacou que tão importante quanto zerar o uso de papel e reduzir a burocracia na Prefeitura de Dourados é que a partir da implantação do sistrema pela Aprova Digital o tempo de aprovação de Alvará de Obra, Habite-se, Desmembramento de Imóveis, Remembramento de Imóveis e Acessibilidade será reduzido em, no mínimo, 50%. “Estamos inaugurando uma nova etapa na Gestão Municipal em Dourados, onde arquitetos, engenheiros, urbanistas e todos aqueles que precisam aprovar um projeto ou emitir um alvará poderá fazer isso da sua casa ou empresa, sem precisar perder tempo em filas ou sofrer com a burocracia”, comemora o prefeito. Um dos pontos mais importantes nessa nova fase da Prefeitura de Dourados, muito mais antenada com as necessidades do cidadão e caminhando para ser reconhecida como um Cidade Inteligente, é quer o contrato com a Aprova Digital vai revolucionar o recebimento, a análise, o julgamento e a aprovação de licenças ambientais para qualquer atividade.
Justiça concede liberdade para acusado de disparar pistola de amigo da PM em bar de Dourados
O homem de 28 anos, preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e lesão corporal culposa, decorrente de um disparo acidental que feriu um segurança de um bar em Dourados no último domingo (15) foi solto pela Justiça. A decisão foi tomada pelo juiz Pedro Henrique Freitas de Paula. O juiz estabeleceu medidas cautelares e pagamento de fiança e afastou a necessidade manter o investigado preso, pois o homem é primário, possui bons antecedentes. Ele terá que recolher três salários mínimos, sendo um imediato e o restante parcelado em cinco meses. A pistola 9 milímetros envolvida no incidente pertencia a um policial militar, que também estava presente no local da ocorrência. Ele foi incluído na ocorrência registrada pela Polícia Civil como testemunha, mas vai responder a um IPM (Inquérito Policial Militar). Saiba como aconteceu Durante a abordagem, a pistola disparou acidentalmente, atingindo a perna de um dos seguranças, um jovem de 25 anos. O segurança foi prontamente socorrido e levado ao Hospital da Vida, onde recebeu atendimento e foi liberado ainda na noite desse domingo (15). O civil foi preso em flagrante e autuado por posse irregular de arma de fogo de uso restrito e lesão corporal culposa. Ele permanece na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) e depois foi liberado após audiência de custódia. Midiamax
STF permite inclusão de estudantes de colégios militares no sistema de cotas
O Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu que estudantes de colégios militares podem disputar vagas reservadas a estudantes de escolas públicas em universidades federais e instituições federais de ensino técnico de nível médio. A decisão, por unanimidade, foi tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7561, na sessão virtual concluída em 13/6. A Procuradoria-Geral da República (PGR), autora da ação, argumentava, entre outros pontos, que os colégios militares não estariam classificados como escolas públicas e, portanto, alunos dessas instituições não estariam contemplados pela Lei de Cotas. Em seu voto, o relator, ministro Gilmar Mendes, observou que, apesar de estarem sujeitos ao Sistema de Ensino do Exército, os colégios militares têm natureza pública já reconhecida pela Suprema Corte. Ele lembrou que as vagas da cota são disputadas apenas pelos candidatos que não se classificam na ampla concorrência, e a reserva é dividida em duas partes: 25% das vagas gerais são destinadas a alunos de escolas públicas provenientes de famílias com renda igual ou inferior a um salário mínimo, e outros 25% são reservados a alunos de escolas públicas genericamente. STF
PRF prende dupla com maconha e cocaína no Mato Grosso do Sul
APolícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu dois homens com 18 Kg de maconha e 1 Kg de cocaína, nesta terça-feira (17), em Corumbá (MS). Durante fiscalizações na BR-262, foi abordado um Chevrolet/Celta. O motorista e o passageiro demonstraram nervosismo durante a fiscalização, levantando suspeitas dos policiais. Após vistoria no veículo, a equipe encontrou tabletes de maconha e de cocaína escondidos em diversos compartimentos no automóvel. Os dois homens confessaram que fariam o transporte das drogas de Corumbá até Campo Grande. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Corumbá (MS).
Policiais Civis do Mato Grosso do Sul concluem Estágio Preparatório Internacional para Missões de Paz da ONU
Entre os dias 05 de maio de 2025 a 13 de junho deste ano, duas policiais civis do Mato Grosso do Sul estiveram participando, com 100% de aproveitamento, do treinamento internacional para missões de paz da ONU, que aconteceu no Centro Integrado de Missões de Paz do Brasil – CCOPAB, no Rio de Janeiro-RJ, todo no idioma Inglês. O primeiro módulo foi do curso “High Intensity Language/English for Peace” (curso intensivo de Inglês instrumental), o módulo seguinte e mais extenso foi “United Nations Police Course” (curso de formação de Policiais da ONU) e o último módulo foi “United Nations Comprehensive Protection of Civilians Course” (curso de Proteção a Civis). A capacitação contou com instrutores do Brasil, Argentina, Chile, Reino Unido, e com alunos/estagiários das Forças Armadas do Brasil, Peru, Paraguai, Equador, Reino Unido e África do Sul, das Polícias Civis e Militares dos Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, Distrito Federal e Rio de Janeiro, e da Polícia Rodoviária Federal. O Estado de Mato Grosso do Sul está fazendo história, participando da primeira seleção da ONU que incluiu policiais civis e policiais rodoviários federais. Pela Polícia Civil quatro servidores foram designados para participar da Avaliação da ONU, que ocorreu em dezembro de 2024, tendo todos os quatro sido aprovados, de um total de apenas doze policiais civis aprovados no Brasil inteiro. Agora, dentre os cinco primeiros policiais civis da história do Brasil aprovados na seletiva e já formados/habilitados pela ONU, estão a Investigadora de Polícia Judiciária Amanda Barreto e a Perita Papiloscopista, Silvia Madelini ambas pertencentes ao quadro da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. Os outros dois servidores também deverão passar pelo mesmo treinamento.
Rapaz é esfaqueado várias vezes nas costas por trio em Dourados
Rapaz de 22 anos foi ferido com vários golpes de faca nas costas na Rua Buritis, no Jardim Pantanal, em Dourados. A vítima aguardava atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). O caso aconteceu na noite desta segunda-feira (16). Questionado sobre a identidade dos agressores, a vítima relatou que se tratava de três indivíduos que ele conhecia apenas pelos nomes de Gabriel, Neguinho e um terceiro cuja identidade não soube precisar. A equipe de socorristas encaminhou a vítima ao Hospital da Vida, onde ele permanece sob cuidados médicos. O caso é investigado pela Polícia Civil, por meio da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), como lesão corporal de natureza grave. Midiamax
Câmara cria Troféu Sireunise Camargo Dorta para preservar a história de Dourados
A Câmara Municipal de Dourados aprovou por unanimidade o Decreto Legislativo que cria o Troféu Sireunise Camargo Dorta, uma honraria anual que será concedida a cidadãos notáveis, personalidades e pioneiros que se destacam na preservação da identidade, história e memória da cidade. A proposta é de autoria da presidente da Casa, vereadora Liandra Brambilla (PSDB). A iniciativa celebra e eterniza o legado de Sireunise Camargo Dorta, uma das figuras mais emblemáticas da história educacional e social de Dourados, falecida em março de 2025. Educadora, gestora pública, escritora e descendente direta de um dos primeiros moradores do município, Sireunise é reconhecida por sua dedicação à formação de gerações, sua atuação na criação da Secretaria Municipal de Educação e pela defesa da história regional. De acordo com o texto aprovado, o troféu será entregue anualmente durante sessão solene a ser realizada na semana do aniversário de Dourados, em dezembro. Poderão fazer indicações ao prêmio o prefeito, secretários municipais e vereadores, sendo necessário apresentar currículo e justificativa até o dia 10 de novembro de cada ano. Uma comissão especial formada por representantes de instituições como a UFGD, UEMS, Academia Douradense de Letras, secretarias de Cultura e Educação, sindicatos e grupos culturais será responsável por avaliar os indicados. Os membros da comissão não poderão concorrer ao troféu. De acordo com a presidente da Casa, Liandra Brambilla, ao instituir o Troféu com o nome de Sireunise, a Câmara presta uma homenagem à altura de quem tanto fez pela cidade. “Estamos falando de uma mulher que não apenas viveu a história de Dourados, mas contribuiu para escrevê-la. Preservar a memória é também valorizar o presente e inspirar o futuro. Esse troféu será símbolo disso”, destacou a vereadora Liandra Brambilla. A aprovação do decreto marca um novo momento para o reconhecimento público em Dourados, reforçando a importância da memória coletiva e da valorização de quem constrói, com trabalho e dedicação, o legado da cidade. Um símbolo de gratidão e memória O troféu terá 20 cm de altura e será confeccionado com uma rosa em acrílico dourado espelhado, representando a delicadeza e a força do legado de Sireunise. A base trará uma plaquinha com o nome da homenageada da edição. O modelo será padronizado e amplamente divulgado pelos canais oficiais da Câmara. Quem foi Sireunise Camargo Dorta Sireunise Camargo Dorta nasceu em 06 de junho de 1942, na Fazenda Lagoa Grande, Distrito de Itahum, em Dourados. Filha de Audelino Garcia Camargo e Aurora Pedroso de Camargo, Sireunise era bisneta de Francisco Xavier Pedroso (avô de Aurora), considerado em registros históricos como o segundo morador a fixar residência no município de Dourados e o primeiro a deixar uma família com descendentes que até hoje residem na cidade. Francisco nasceu no município de Amparo, no Estado de São Paulo, em 1839, onde residia quando decidiu conhecer o então Estado de Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul. “Nhô Chico”, como era conhecido, chegou a Dourados e tornou-se comprador de gado da Cia. Mate Laranjeira. Ele implantou em terras cujo título de domínio foi concedido pelo Estado de Mato Grosso, a Fazenda Amparo, nome dado em homenagem a sua cidade natal. Na propriedade rural, construiu sua primeira morada e formou sua família ao lado de Francelina Maria Nazaré. Como desdobramento da Fazenda Amparo, foi implantada a Fazenda Lagoa Grande, para onde se mudou Audelino (pai de Sireunise), vindo de Rio Brilhante para trabalhar na agricultura e pecuária. Nesse local conheceu Aurora e tiveram seus filhos: Sirene, José, Sireunise e Jozone. Com os filhos em idade escolar, decidiram se mudar para sede de Dourados em 1943, onde foi implantada a Fazenda Paraíso. Após o falecimento de Audelino em 1951, Aurora adotou uma filha, chamada Lourença e passou a trabalhar como costureira. Foi nesse berço que cresceu Sireunise, que teve dois filhos: Fábio Camargo Dorta e Emerson Camargo Dorta; três netos: Fabiane Rossetti Dorta, Bruno Rossetti Dorta e Breno Pontes Camargo; e um bisneto: Raul Roncone Dorta. Ela trabalhou como uma das primeiras telefonistas da cidade e depois dedicaria a maior parte de sua trajetória profissional à Educação. Foi nesse setor que se tornou referência, especialmente por ser considerada uma mulher à frente do seu tempo. Pedagoga licenciada pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras ‘Urubupungá’ e pós-graduada no Curso de Especialização em Nível Pós-universitário de Professores para Suplência pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, teve na extensa carreira cargos que vão da sala de aula aos postos de gestão. Foi especialista em educação concursada na Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul, professora no Educandário Santo Antônio, Instituto Sagrado Coração de Jesus e Escola Presbiteriana Erasmo Braga; supervisora de ensino na Escola Estadual Abigail Borralho, onde também foi diretora; atuou na Agência Regional de Ensino e Prefeitura Municipal de Dourados. Exerceu os cargos de Secretária Municipal de Promoção Social e de Secretária Municipal de Educação, além de ser presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Também atuou como Chefe da Divisão de Legislação e Normas e Chefe da Secretaria Acadêmica da Diretoria de Ciências Exatas e Tecnologia da Fundação Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul); diretora acadêmica da FAGS (Faculdade Garcia Silveira) em Sobradinho (DF) e diretora-geral da Câmara Municipal de Dourados. Foi ainda membro do Centro Cívico, Histórico e Cultural 20 de dezembro e Cidadã Benemérita com título outorgado pelo legislativo douradense. Além disso, era colecionadora de obras que contam a história de Dourados e amante da literatura regional, além de autora do livro “História da Educação em Dourados – A criação da Secretaria Municipal de Educação, Desafios e Avanços na Rede Municipal de Ensino de 1977 a 1988”. Em sua obra relatou a partir da vivência pessoal, bastidores da efetivação e construção de escolas, desde a implantação de instituições de ensino em lugares de difícil acesso, a migração de alunos para a área urbana e a instrumentalização didático-pedagógica aos professores da Rede Municipal de Ensino. Mais do que descendente dos primeiros a escolherem essa terra para viver, Sireunise faleceu no dia 06 de março
Com área livre de aftosa, trânsito de bovinos de MS para todo o território nacional está liberado
O trânsito de bovinos e bubalinos entre Mato Grosso do Sul e todo o território nacional está liberado a partir de agora. A decisão acontece após o Brasil receber, em maio deste ano, durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o certificado que reconhece o país como livre de febre aftosa em sua última zona onde ainda se praticava a imunização. A medida consta em ofício do Ministério da Agricultura e se estende também aos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. O documento foi enviado pelo ministério a todas as superintendências de Agricultura e Pecuária do país, reforçando a inexistência de restrições de trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa entre as zonas livres existentes, sem prejuízo do cumprimento das normas vigentes para cada espécie e das ações de fiscalização nos postos fixos de cada estado. Com esse reconhecimento internacional, todo o território nacional agora possui a mesma condição sanitária: livre de febre aftosa sem vacinação, o que representa um marco histórico para a pecuária brasileira. Diante disso, o artigo 4º da portaria 665 do Ministério da Agricultura, de 21 de março de 2024, deixa de ter efeito. Antes, esse artigo proibia o trânsito e a incorporação de bovinos e bubalinos oriundos de estados que ainda estavam em processo de reconhecimento como livres da doença sem vacinação. “Com o novo status, não há mais restrições sanitárias para o transporte desses animais entre as zonas livres dentro do país”, salientou o titular da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc








