O incêndio que provocou a queda de um balão com 21 pessoas a bordo e que deixou oito mortos neste sábado (21) em Praia Grande (SC) teria sido causado por um maçarico que estava no cesto da estrutura. A informação preliminar foi repassada pela Polícia Civil e relatada pelo piloto que sobreviveu. O caso é investigado e perícias estão sendo feitas. ‘”Esse maçarico estava dentro do cesto. Ele [piloto] não soube precisar se ficou aceso, se ele acabou tendo uma chama espontânea, mas que foi desse equipamento que estava dentro do cesto que acabou pegando fogo e pegando fogo no cesto. Esse é o relato do próprio piloto”, disse o agente responsável pela delegacia da cidade, Tiago Luiz Lemos. De acordo com a Polícia Civil, o piloto relatou que durante a emergência o balão em chamas conseguiu descer próximo ao chão. Neste momento houve orientação para que as pessoas pulassem. A maioria conseguiu desembarcar, porém o balão voltou a subir rapidamente. As chamas consumiram a estrutura, que despencou com as pessoas que não haviam descido. A informação também foi confirmada pelo delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel. A Polícia Científica e outros órgãos de segurança estão no local para fazer uma perícia e laudos sobre o incidente e confirmar o que aconteceu. Conforme Lemos, o maçarico é um equipamento usado para iniciar a chama nos balões. O estado de saúde do piloto não foi informado. A Polícia Civil, no entanto, explicou que há dois feridos hospitalizados. O acidente O acidente aconteceu no início da manhã, por volta das 9h30, quando o balão pegou fogo. Segundo o piloto disse à polícia, as chamas começaram por um maçarico que estava no cesto. Assim que o fogo se alastrou, o balão desceu próximo ao chão e ele orientou que as pessoas pulassem. A maioria das pessoas conseguiu pular. No entanto, quando elas desceram, a estrutura perdeu o peso e subiu novamente em chamas com quem ainda não tinha pulado. Depois o balão despencou. Pelos registros feitos por moradores em terra, é possível ver quando o cesto cai ao chão. G1
CBF quer o Brasil sede da Copa do Mundo de Clubes de 2029
Em seu primeiro mês à frente da CBF, o presidente Samir Xaud deu mais um passo estratégico voltado ao desenvolvimento do futebol brasileiro. Num encontro nesta sexta-feira (20) com o presidente da Fifa, Gianni Infantino, nos Estados Unidos, Xaud disse que o Brasil está à disposição da entidade máxima do futebol para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029. Infantino ficou feliz e foi bastante acolhedor à ideia. “Tudo começou com uma conversa de apresentação. Falei dos meus objetivos à frente da CBF e disse que queremos estar mais próximos da FIFA. Elogiei o evento e o nível dos clubes brasileiros e, por fim, coloquei o país à disposição para receber a próxima Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino ficou muito feliz, disse que é totalmente possível. Agora vamos trabalhar para que dê certo. Vai ser um golaço.” A Copa do Mundo de Clubes está em sua primeira edição, com a participação de 32 equipes de todos os cantos do planeta. Até o momento, o futebol brasileiro, o que tem mais representantes na competição – Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras -, vem fazendo bonito, com grandes atuações e ótimos resultados dos quatro times. Samir Xaud está nos EUA para prestigiar o evento e os clubes brasileiros. Ele tem participado de reuniões com a cúpula do futebol mundial para estreitar laços e discutir pautas importantes para o futuro do futebol, sempre reforçando o compromisso da CBF com a Fifa. Reunião com a Fifa em Miami A Cúpula Executiva de Futebol da FIFA 2025 aconteceu em Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 19 e 21 de junho de 2025, durante a fase inicial da primeira edição no novo formato da Copa do Mundo de Clubes com 32 equipes de todo o mundo. Representantes das 211 associações membro da FIFA reuniram-se para ouvir o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e outros dirigentes, entre os quais o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom, sobre projetos em curso e futuros que moldarão o jogo. A CBF esteve representada no evento pelo presidente Samir Xaud e pelo vice-presidente Gustavo Dias Henrique. Samir seguiu sua agenda de reuniões com altos dirigentes da FIFA e com o presidente Gianni Infantino.
PF e PM apreendem mais de 1,7 tonelada de maconha no rio Iguaçu
A Polícia Federal e a Polícia Militar apreenderam, na noite desta sexta-feira (20/06), mais de 1,7 tonelada de maconha durante uma ação no rio Iguaçu, na fronteira com a Argentina. Durante patrulhamento em trilhas às margens do rio, os policiais identificaram uma embarcação que havia saído do Paraguai transportando diversos fardos. No momento da abordagem, os ocupantes da embarcação efetuaram disparos contra a equipe policial e fugiram em seguida. Com apoio de outras equipes, inclusive da Polícia Civil, os policiais localizaram os fardos de maconha abandonados nas margens do rio. Em continuidade às buscas, foi encontrada uma casa de madeira desabitada, onde havia mais fardos da droga armazenados. Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 1.774 quilos de maconha, que foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR para os procedimentos legais cabíveis.
PRF celebra 17 anos da Lei Seca em operação Corpus Christi e festejos juninos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou, nesta quarta-feira (18), a Operação Corpus Christi e Festejos Juninos 2025. O reforço operacional acontece nas rodovias federais de todo o país até a próxima terça-feira (24), período em que é esperado aumento no fluxo de veículos nas BRs, em razão dos festejos juninos e do feriado de Corpus Christi, que foi comemorado na quinta-feira (19), dia em que a Lei Seca completou 17 anos. Para celebrar a data, as ações de fiscalização têm como foco principal o combate à alcoolemia ao volante. Em paralelo, o trabalho de conscientização reforça a mensagem “Se beber, não dirija”, com orientações aos motoristas sobre os perigos da mistura álcool e direção. Além de ser infração gravíssima de trânsito, a conduta ainda é responsável pela ocorrência de sinistros graves em todo o Brasil. Levantamento da PRF dos últimos oito anos aponta uma diminuição de 40,2% no número de sinistros nas rodovias federais do país cuja causa principal foi o consumo de álcool pelo condutor. A queda no quantitativo de mortos foi ainda mais expressiva, de 57,3%. Estatísticas de sinistros causados por alcoolemia ao volante Em 2025, de janeiro a maio, a PRF contabilizou 1.494 sinistros de trânsito e 93 mortes em consequência da alcoolemia ao volante. Os estados de Santa Catarina (199), Paraná (178), Rio Grande do Sul (137), Minas Gerais (133) e Goiás (111) ocupam o topo do ranking nacional dos acidentes. Neste feriadão, como forma de prevenir esses sinistros e garantir a mobilidade, a PRF montou um esquema especial de fiscalização, com o uso dos etilômetros, popularmente conhecidos como “bafômetros”. Comandos serão realizados em locais estratégicos das BRs, considerados pontos críticos, e nas principais vias que dão acesso aos festejos juninos. Até a próxima terça-feira (24), a região Nordeste, onde tradicionalmente se comemora o São João e por onde se deslocam milhares de pessoas todos os anos, receberá reforço operacional, como é o caso dos estados de Pernambuco, Bahia e da Paraíba. Tolerância zero A Lei Seca brasileira (Lei nº 11.705/2008) entrou em vigor em 19 de junho de 2008. Nesta quinta-feira (19), ela completou 17 anos, sendo importante instrumento para a prevenção de sinistros de trânsito e para a redução da mortalidade nas rodovias. A normativa estabelece penalidades para quem dirige sob influência de álcool, como multa, suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até prisão. A tolerância para esse tipo de conduta passou a ser zero, conforme o Art. 165 e o Art. 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Apesar do tempo, a Lei Seca continua um desafio para os órgãos de fiscalização e para a sociedade, pois alguns condutores insistem na combinação álcool e direção, mesmo com as penalidades existentes. Somente em 2025, de janeiro a maio, a PRF autuou por constatação 3.348 condutores que estavam sob o efeito de álcool enquanto dirigiam. Mais de 1,5 milhão de testes com o etilômetro foram realizados e 1.530 pessoas foram detidas. Estatísticas de infrações de alcoolemia ao volante Ainda de acordo com as estatísticas da PRF deste ano, as rodovias federais que cortam os estados de Minas Gerais (3.643), Paraná (1.965) e Santa Catarina (1.864) são os locais onde mais acontecem flagrantes desse tipo de infração, somadas as constatações e recusas. O levantamento detalha ainda o perfil dos infratores, condutores de automóveis (17.251), motocicletas (3.943) ou veículos de carga (925), por exemplo. Dicas para viajar em segurança Confira a previsão meteorológica para o trajeto Faça a manutenção no veículo Use cinto de segurança Ultrapasse somente em locais permitidos Descanse antes de pegar a estrada Não dirija depois de beber Respeite os limites de velocidade Não use o celular enquanto dirige
Promotor de Justiça José Antonio Alencar assume 9ª Promotoria de Dourados
A 9ª Promotoria de Justiça de Dourados, está, a partir desta quarta-feira (18), sob titularidade do Promotor de Justiça José Antonio Alencar. Ele entrou em exercício, após remoção por critério de antiguidade. A movimentação funcional foi conduzida pelo Promotor de Justiça Ricardo Rotunno, Supervisor-Geral das Promotorias da comarca, consolidando sua atuação na comarca de Dourados. A Promotoria de Justiça possui atribuições nos feitos e procedimentos referentes à proteção da infância e da juventude na área infracional, incluindo a fiscalização das entidades que atendem adolescentes autores de atos infracionais, além da adoção de medidas extrajudiciais e judiciais necessárias ao adequado funcionamento dessas instituições e à garantia dos direitos dos adolescentes submetidos a medidas socioeducativas. MPMS
Ambiental encerra operação “Meio Ambiente Seguro” com quase R$ 1 mi em multas
Com foco na proteção da fauna e da ictiofauna da Bacia do Paraguai, a Polícia Militar Ambiental encerrou a Operação Meio Ambiente Seguro com resultados expressivos. A ação contou com empenho de equipes concentradas em regiões estratégicas como Corumbá, Coxim, Miranda, Bonito, Aquidauana e Campo Grande. Embora o objetivo principal tenha sido a proteção da fauna pantaneira — com destaque para ações preventivas contra a prática ilegal de ceva e atropelamentos de animais silvestres – as equipes também atuaram na prevenção e repressão de diversos ilícitos ambientais. Para isso, foram empregados meios de policiamento terrestre, fluvial e aéreo. Esta última modalidade contou com o apoio da Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo. As ações utilizaram tecnologias como georreferenciamento, drones equipados com câmeras termais e a Plataforma Mais Brasil. O policiamento aéreo teve papel fundamental, permitindo a identificação e extinção de focos de incêndio, em regiões de difícil acesso, alcançadas apenas por helicóptero, além da e atividades potencialmente poluidoras, áreas desmatadas. Um dos destaques da operação foi o número de pessoas abordadas e orientadas: ao todo, 687 cidadãos foram conscientizados sobre a importância da preservação da fauna pantaneira e os impactos causados por práticas ilícitas como a “ceva”. A operação também teve foco na repressão de todos os tipos de crimes ambientais. As infrações de maior valor aplicadas foram por poluição, totalizando quase R$ 1 milhão. Apesar do encerramento oficial da operação às 23h de quarta-feira (18), o trabalho da PMA continua com a intensificação das fiscalizações durante o feriado prolongado, agora integrado à Operação Corpus Christi, em andamento em todo o estado.
PRF apreende quase 12 quilos de droga escondida em carro no Mato Grosso do Sul
Durante fiscalização na BR-463, em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu Elvis Santos Silva, de 30 anos, transportando quase 12 quilos de droga escondida em compartimentos do veículo que conduzia. A abordagem aconteceu por volta das 8h35 desta quinta-feira (20/6). O motorista conduzia um Nissan Kicks de cor prata, com placas de São Paulo, e demonstrou nervosismo desde o início da abordagem. Aos agentes, ele disse que viajou até Ponta Porã para comprar mercadorias destinadas à loja de celulares onde trabalha, mas não soube informar com clareza o local onde estavam os supostos produtos. Ao ser questionado, alegou que já havia despachado os itens em um ônibus de linha, mas mencionou o nome de uma empresa inexistente, além de fornecer informações contraditórias. Diante da suspeita, os policiais decidiram revistar os pertences do condutor e localizaram, na mochila, uma pequena porção de droga com características de “dry”, uma variação de maconha. Elvis foi informado sobre o direito ao silêncio, mas, de forma voluntária, decidiu colaborar. Ele revelou que havia mais entorpecente escondido em compartimentos internos do carro, entre partes plásticas originais do veículo. Após vistoria detalhada, os policiais encontraram diversas porções do mesmo material, totalizando 11,9 quilos de droga. Aos policiais, o suspeito declarou que receberia R$ 10 mil pelo transporte da droga de Ponta Porã até Osasco (SP). Ele ainda afirmou que foi contratado por um passageiro de corrida de aplicativo, residente na cidade paulista, e que o responsável por montar o esconderijo no veículo seria um indivíduo conhecido pelo apelido de “ShoppingChina333”. Segundo relato, Elvis chegou a Ponta Porã na manhã desta quinta-feira (16/6), e foi instruído a passar pelo posto da Polícia Rodoviária Federal no horário de troca de plantão, com o objetivo de evitar suspeitas. O homem recebeu voz de prisão em flagrante por tráfico de drogas. Ele, o veículo e o entorpecente foram encaminhados à Delegacia de PC (Polícia Civil) de Ponta Porã. Luiz Guilherme
Vitória do Esperánce garante primeiro lugar do Flamengo no Grupo D do Mundial
O Esperánce derrotou o LAFC por 1 a 0, pela segunda rodada do Grupo D do Mundial de Clubes da Fifa, nesta sexta-feira (20). Com o resultado, o Flamengo se classificou na liderança de forma antecipada para o mata-mata, onde, provavelmente, driblará o Bayern de Munique e irá encarar o Benfica ou o Boca Juniors nas oitavas de final da competição. Além disso, o Rubro-Negro Carioca é a primeira equipe do torneio classificada para a fase eliminatória. Com as vitórias do Flamengo sobre o Esperánce (2×0) e o Chelsea (3×1), a equipe carioca está classificada em primeiro lugar do Grupo D. Na liderança, o Rubro-Negro desvia possivelmente de encarar o Bayern de Munique nas oitavas de final e poderá encarar o Benfica ou o Boca Juniors na próxima fase. Flamengo e Chelsea confirmaram as altas expectativas e protagonizaram um início de jogo elétrico no Lincoln Financial Field. E não poderia ser diferente. As duas equipes estavam dispostas a marcar alto e impor intensidade desde o início, o que facilitou as chegadas rápidas em transição. O Rubro-Negro subiu as linhas e foi quem assustou primeiro em chegadas de Luiz Araújo, que por pouco não deixou Plata na cara do gol, e Arrascaesta, em finalização por cima. Os Blues responderam em transição rápida que terminou em chute perigoso de Delap, para boa defesa de Rossi. O Flamengo seguiu bem no jogo e encontrava bons espaços na defesa do Chelsea com rápidas trocas de passes, mas, em jogo grande, qualquer vacilo pode ser fatal. Aos 12 minutos, Wesley e Pulgar bateram cabeça na defesa e deixaram Pedro Neto livre para sair de cara com Rossi e balançar as redes. O Rubro-Negro manteve o controle do jogo, mas não conseguiu transformar o volume em gol. A melhor chance foi em cabeceio de Gerson na segunda trave aos 42 minutos, que obrigou o zagueiro Colwill a afastar em cima da linha. O Chelsea, por sua vez, mostrou-se destemperado na partida e esperou para jogar no erro do Flamengo, mas não conseguiu criar grandes chances depois do gol. A superioridade do time de Filipe Luís foi traduzida em números na primeira etapa, tanto na posse de bola (55% x 45%) quanto em finalizações (6 x 5), mas quem foi para o intervalo em vantagem foi a equipe de Enzo Maresca. O Chelsea voltou um pouco mais ativo no início do segundo tempo e tentou empurrar o Flamengo para trás com chegadas ao ataque, a maioria delas em cruzamentos. Mas quem levou perigo mesmo foi o Flamengo. Em bobeada da defesa inglesa aos oito minutos, Gerson aproveitou o espaço e teve finalização travada. Na sequência, Plata pegou a sobra na segunda trave, mas chutou de raspão e mandou para fora. Logo depois, os Blues responderam em lançamento longo do goleiro Sánchez direto para o ataque na direção de Delap, mas Léo Pereira chegou antes, colocou o pé na bola para afastar o perigo e quase fez gol contra. O Flamengo, porém, não abriu mão da pressão e foi premiado a partir da entrada de um ídolo da torcida. Bruno Henrique foi acionado por Filipe Luís e precisou de apenas seis minutos para empatar após cabeceio de Plata dentro da área, aos 16. O Rubro-Negro pegou o embalo da torcida e cresceu no jogo. O Chelsea, acanhado, desmoronou e viu Danilo virar três minutos depois em jogada parecida com o primeiro gol, mas dessa vez Bruno Henrique foi o garçom e ajeitou de cabeça para o lateral empurrar para o fundo da rede. O Flamengo controlou o jogo e ainda ampliou o placar com brilho da joia Wallace Yan, aos 37 minutos. Ele aproveitou bola rebatida de Plata dentro da área e ficou livre para fazer o terceiro. O Chelsea, com um a menos após a expulsão de Nicolas Jackson já na reta final, foi para o abafa final, mas não passou do bloqueio rubro-negro e viu o Flamengo, com justiça, sair feliz com o placar de 3 a 1. O Flamengo volta a entrar em campo às 22h (de Brasília) da próxima terça-feira (24) contra o Los Angeles FC (EUA), pela última rodada da fase de grupos do Mundial. No mesmo dia e horário, o Chelsea encara o Espérance (TUN). Lance
PF apreende substâncias de uso controlado no aeroporto de Ponta Porã
A Polícia Federal apreendeu, nesta quinta-feira (19/06), aproximadamente 140 unidades de substância de uso controlado, comumente utilizada para emagrecimento, durante fiscalização no Aeroporto Internacional de Ponta Porã. O material estava na bagagem de um passageiro e não possuía registro junto ao órgão de vigilância sanitária, nem prescrição médica. O indivíduo foi conduzido à unidade da Polícia Federal, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.








