A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 787 Kg de maconha, nesta segunda-feira (23), em Caarapó (MS). Os policiais fiscalizavam na BR-163, quando deram ordem de parada a uma Fiat/Toro, mas o condutor não parou e iniciou fuga. Durante o acompanhamento tático, o motorista seguiu em alta velocidade e realizou ultrapassagens proibidas. O motorista entrou em uma estrada vicinal, passando por uma lombada e perdendo o controle da direção. O veículo capotou e o condutor foi socorrido pela equipe. O veículo, que utilizava placas falsas, transportava 787 Kg de maconha e 2 Kg de haxixe, parte da carga de maconha ficou espalhada na estrada. O homem, de nacionalidade paraguaia, disse que levaria a droga do Paraguai até São Paulo. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Dourados (MS).
MPMS garante indenização a policiais feridos em acidente com viatura em Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) celebrou um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP) que vai gerar indenização a dois policiais militares de Dourados, em razão de acidente com uma viatura ocorrido quatro anos atrás. O motorista responsável pela colisão, que estava dirigindo sem CNH, firmou o compromisso como forma de substituir a pena restritiva de direitos. De acordo com o Promotor de Justiça João Linhares, titular da 4ª Promotoria de Justiça em Dourados, é a primeira vez no âmbito local, que o ANPP inclui a indenização direta aos policiais lesionados, reconhecendo o dano individual sofrido pelos servidores públicos e promovendo uma resposta mais justa e humanizada à infração. No dia do acidente, 28 de janeiro de 2021, o investigado foi preso em flagrante e, conforme prevê o art. 28-A do Código de Processo Penal, confessou formalmente os fatos por escrito, assumindo total responsabilidade penal. O acordo foi proposto com base no art. 303, §1º, I, do Código de Trânsito Brasileiro, que trata da lesão corporal culposa na direção de veículo automotor sem habilitação. A proposta foi aceita com a assistência de defensor e homologada judicialmente. Ficou definido o pagamento de meio salário mínimo para cada policial ferido no acidente. Isso equivale, nos valores atuais, a R$ 759,00. As lesões foram superficiais, o que explica o valor baixo de indenização. É importante destacar que essa indenização não impede a busca por valores maiores na esfera cível, a título de danos morais ou materiais, garantindo assim o direito pleno das vítimas à reparação. Além da indenização, o acordo impõe ao investigado a doação de materiais, no valor de dois salários mínimos, à Casa da Esperança, localizada na zona rural de Dourados. Também deverá cumprir 150 horas de serviços comunitários na mesma instituição, no prazo de até seis meses. Para o promotor de Justiça João Linhares, responsável pelo caso, “a construção de soluções penais que dialoguem com a realidade social e promovam justiça efetiva é um caminho necessário. Este acordo é um exemplo de como o sistema pode ser flexível, proporcional e voltado à reparação concreta dos danos causados”. MPMS
Com ousadia e inovação, Programa de Trainee garante governança estratégica para o Governo do Estado
Jovens altamente capacitados de diversas regiões do País e participantes do Programa Trainee de Gestão Pública do Governo de Mato Grosso do Sul foram recepcionados nesta manhã por gestores, coordenadores, secretários estaduais e pelo governador Eduardo Riedel, responsável pela implantação desta iniciativa em 2015, quando ainda era secretário de Governo e Gestão Estratégica. Em uma conversa informal com os 20 profissionais, Riedel destacou o modelo e o conceito de gestão e governança que visa trazer mais agilidade e eficiência nos serviços e entregas públicas para a sociedade sul-mato-grossense. A maioria dos profissionais possuem duas formações acadêmicas e contam com experiências nos setores público, privado e organizações sociais. “É uma alegria muito grande ouvir a história de cada um de vocês e observar como elas vão se moldando no que imaginamos para o Estado, nas experiências que vocês trazem de fora, do Sudeste, Sul, Nordeste e Norte do País, é muito enriquecedor. Eu acredito muito nessa força de transformação, até porque estamos numa sociedade que se transforma muito mais rápido do que a capacidade do poder público. O público é mais lento, é mais conservador, e ele tem os seus regulamentos e tem de ter muitos deles, mas eles vão numa contramão da dinâmica do que é a sociedade exige, porque o resultado final é para as pessoas”, completou. Riedel ainda lembrou que o Estado tem como meta atuar em quatro eixos. “Vocês podem estar certos que nas áreas que vão atuar, todas as políticas públicas perpassam pela prosperidade, inclusão social e digital e pela sustentabilidade”, justificou. Thassia Renata da Silva é formada em Administração Pública e veio de Araraquara, no interior paulista. “Eu me mudei para cá há duas semanas, mas já conhecia o Mato Grosso do Sul desde criança. Me interessei pelo Programa porque justamente oferecia uma oportunidade na minha área”, conta a jovem. A nova turma, composta por profissionais do Direito, Relações Internacionais, Meio Ambiente, entre outras áreas, atuará em diversas secretarias, agências e fundações do Governo do Estado. Ao longo dos anos, o Programa já reuniu mais de 100 jovens. Naama Moreno Rangel tem 26 anos, formada em Direito e Relações Internacionais, se declara encantada pela riqueza cultural e econômica de Mato Grosso do Sul. “Um estado novo, mas que tem um potencial muito grande de crescimento e eu sempre fui apaixonada por áreas correlatas a políticas públicas e vi uma oportunidade de aplicar o meu conhecimento técnico e teórico”, argumenta. Ao saudar os novos integrantes do Programa de Trainee, o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, enfatizou o objetivo central, que é colaborar na elaboração, diagnósticos e monitoramento de projetos estratégicos, num movimento coordenado de inovação, ousadia e transformação do Estado. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Prefeitura agiliza entrega de caminhões-pipa para atender aldeias indígenas de Dourados
A Reserva Indígena de Dourados recebeu, nesta segunda-feira (23), dois caminhões-pipa destinados ao abastecimento emergencial das comunidades das aldeias Jaguapiru e Bororó, que há anos enfrentam uma grave crise de falta d’água. A entrega, que ocorreu graças a agilidade da Prefeitura de Dourados em buscar solução para o problema, foi realizada durante solenidade na Escola Guateka, na aldeia Jaguapiru, com a presença de autoridades estaduais, municipais e lideranças indígenas. Os veículos foram adquiridos com recursos do Governo do Estado, em parceria com emenda parlamentar federal, e ficarão sob responsabilidade do Dsei-MS (Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul), que fará o abastecimento com água potável para atender residências sem acesso. Juntas, as duas aldeias somam aproximadamente 20 mil habitantes, mais do que 46 dos 79 municípios do Estado. Durante o evento, o prefeito Marçal Filho destacou o esforço conjunto entre os poderes para viabilizar a aquisição. “É disso que precisamos, de um trabalho em conjunto, de soma de forças para avançar em todas as frentes”, disse o prefeito, que destacou recurso destinado pelo Governo do Estado e pelo deputado federal Geraldo Resende para aquisição dos dois caminhões-pipa. Marçal Filho também lembrou que a Prefeitura de Dourados tem atuado em outras demandas, como o cascalhamento de estradas internas da Reserva e a construção da base do Samu Indígena na Jaguapiru, com previsão de início de atividades no início do próximo semestre. Já o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou que a entrega dos caminhões-pipa é uma medida emergencial, mas que soluções definitivas estão em andamento. “A implantação de um sistema de água encanada nas aldeias depende de um investimento de R$ 53 milhões, já previstos por meio de emendas parlamentares e articulações entre os governos”, explicou. Capitães das comunidades indígenas, como Ramão Fernandes (Jaguapiru) e Reinaldo Arévalo (Bororó), agradeceram a ação e reforçaram a esperança em mudanças concretas. “Acredito que agora as coisas vão mudar, porque estão acontecendo várias ações integradas envolvendo diferentes esferas do poder público”, disse Arévalo.
Por que investimento internacional é uma estratégia inteligente para o futuro financeiro
Por: Carol Magalhães Especialista em Planejamento de Proteção e Crescimento Em um mundo cada vez mais globalizado e volátil, pensar na segurança e rentabilidade dos seus investimentos exige visão além das fronteiras. Investir parte do seu patrimônio em dólar e em fundos no exterior não é mais uma exclusividade dos super-ricos — é uma necessidade estratégica para quem deseja proteger seu capital, garantir uma aposentadoria sólida e acessar as melhores oportunidades do planeta. Investir em ativos no exterior — seja via fundos internacionais, ações globais ou ETFs dolarizados — significa colocar seu dinheiro sob a proteção de outra jurisdição. Isso reduz o risco político, tributário e cambial de manter todo o patrimônio em um único país. Em outras palavras, você não depende exclusivamente da economia brasileira, nem das decisões do governo local, para garantir a saúde do seu futuro financeiro. No Brasil, é comum ver rendimentos elevados em números absolutos, mas ao descontar a inflação e a desvalorização do real, esses ganhos muitas vezes são apenas lucros nominais, sem aumento real do poder de compra. Já investir em dólar tende a preservar — e muitas vezes aumentar — o lucro real, porque o dólar é uma moeda forte, aceita mundialmente, com histórico de valorização frente ao real. Exemplo prático:Desde 1994 (Plano Real), o dólar subiu de cerca de R$ 1,00 para mais de R$ 5,00 em 2025 — uma desvalorização de mais de 400% do real frente ao dólar. Enquanto isso, o próprio dólar manteve sua força frente à maioria das moedas emergentes, sendo usado como reserva de valor global. O PIB do Brasil gira em torno de 2 trilhões de dólares. Para efeito de comparação, empresas como a Apple, Microsoft e Saudi Aramco já ultrapassaram individualmente os 3 trilhões de dólares em valor de mercado. Ou seja: uma única empresa vale mais que toda a economia brasileira. Ao investir fora, especialmente em fundos internacionais dolarizados, você pode ser sócio dessas gigantes e de muitas outras líderes em inovação, tecnologia, energia, saúde e consumo — setores muitas vezes sub-representados na Bolsa brasileira. Outra estratégia muito procurada é o planejamento para aposentadoria. Planejar com base exclusivamente no real pode ser arriscado, especialmente a longo prazo. Os ciclos de instabilidade econômica, alta inflação e mudanças nas regras de previdência tornam essa estratégia frágil. Já reservar parte da aposentadoria em dólar, em ativos internacionais e com juros compostos trabalhando ao seu favor oferece: poder de compra global no futuro, liquidez e acesso ao capital em qualquer parte do mundo, estabilidade jurídica e cambial e rendimento com menos interferência política. Investir em fundos no exterior permite acessar produtos com maior consistência de retorno e estratégias sofisticadas que usam o tempo e os juros compostos a seu favor. A famosa regra de Warren Buffett — “O tempo no mercado é mais importante que o timing do mercado” — ganha ainda mais força com ativos globais bem escolhidos. Hoje, é possível investir no exterior com valores acessíveis, através de: corretoras internacionais com conta em dólar, fundos de investimento internacionais distribuídos por bancos e plataformas brasileiras e ETFs listados no Brasil que acompanham o mercado americano. Essa acessibilidade democratiza o investimento global e permite que investidores brasileiros tenham parte de seus recursos crescendo com os mercados mais fortes do planeta. Investir em dólar e fora do Brasil não é apenas uma forma de buscar lucros — é uma estratégia de proteção, crescimento e liberdade. Ao diversificar seu patrimônio internacionalmente, você se posiciona para viver com mais segurança e tranquilidade, seja para garantir uma aposentadoria confortável, preservar capital de longo prazo ou aproveitar o que o mundo tem de melhor a oferecer. Afinal, se você pode fazer o seu dinheiro trabalhar por você, por que limitar seu potencial às fronteiras de um único país?
Mais de 1.400 atendimentos na UPA reforçam a importância da vacinação contra gripe
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou mais uma vez a estratégia de manter a Unidade Básica de Saúde (UBS) Seleta em funcionamento durante o feriado prolongado de Corpus Christi. A unidade atendeu a população de quinta-feira (19) até domingo (22), das 12h às 22h, com o objetivo de oferecer uma alternativa de assistência e, assim, reduzir a demanda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que historicamente apresenta aumento significativo de atendimentos neste período do ano. Ao longo dos quatro dias de funcionamento especial, a unidade básica de saúde Seleta realizou 319 atendimentos médicos e aplicou 146 doses de vacinas. Mesmo com esse reforço, a demanda na UPA de Dourados permaneceu elevada, registrando no total 1.410 atendimentos, sendo 324 na quinta-feira (19), 442 na sexta-feira (20) — o dia de maior movimento —, 316 no sábado (21) e 328 no domingo (22). Do total de atendimentos, uma parcela significativa foi direcionada ao público infantil, o que reforça a preocupação das autoridades de saúde com a circulação de vírus respiratórios, especialmente entre crianças e idosos. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, os dados refletem não apenas o aumento dos casos de síndromes respiratórias, comuns nesta época do ano, mas também a importância da população buscar as medidas de prevenção, especialmente a vacinação. “A melhor forma de evitar casos graves de gripe e outras doenças respiratórias é estar com a vacinação em dia. Crianças menores de seis anos e pessoas com mais de 60 anos estão entre os grupos mais vulneráveis ao desenvolvimento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), por isso é fundamental que busquem se imunizar”, destaca. A vacina contra a gripe de 2025, disponibilizada gratuitamente pela rede pública, oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B, podendo ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. As autoridades de saúde alertam que a imunização é a principal ferramenta para reduzir complicações da doença, que podem resultar em internações e até óbitos. O atendimento para vacinação acontece em todas as unidades básicas de saúde de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades Seleta e Jardim Santo André oferecem horário estendido, funcionando das 7h às 11h e das 13h às 22h. Já as unidades dos bairros Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II operam das 7h às 19h, sem intervalo. O Pronto Atendimento Médico (PAM) também conta com sala de vacinação, com funcionamento das 6h às 18h nos dias úteis. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Secretaria de Assistência Social inicia segunda edição do mutirão Cadastro Único em Ação em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou na manhã desta segunda-feira (23) a segunda edição do projeto Cadastro Único em Ação. O mutirão de atendimento para atualização de dados cadastrais ocorre até sexta-feira (27), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), na rua Coronel Ponciano, das 7h às 17h, com distribuição diária de 200 senhas diárias. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos, e tem como objetivo reduzir a demanda reprimida por atualizações cadastrais de famílias de baixa renda. O Cadastro Único é a principal porta de entrada para programas sociais dos governos federal, estadual e municipal e atualmente há 32.917 pessoas cadastradas. Dentre os programas, o Bolsa Família é o principal e atende 13.632 pessoas em Dourados. A secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, explica que o prazo máximo para atualizar o cadastro é de dois anos, mas qualquer alteração na composição familiar ou na renda deve ser informada imediatamente. Nesta manhã ela acompanhou os atendimentos ao lado do prefeito Marçal Filho. Segundo ele, a estratégia foi necessária devido à alta demanda herdada da gestão anterior. “Quando assumimos, mais de 10 mil pessoas aguardavam atendimento. O mutirão veio para acelerar esse processo”, disse o prefeito, que conversou com as pessoas que procuram atendimento, a maioria mulheres. Durante o mutirão, são registradas informações como endereço, escolaridade, renda, número de moradores e situação de trabalho. Famílias com crianças pequenas, como a de Jussara Fernandes, que foi ao local incluir o filho recém-nascido, aproveitaram a agilidade do serviço. “Achei rápido e muito prático. O mutirão facilitou bastante”, contou. Rosa Silveira também foi atualizar o cadastro após o nascimento do filho. Os atendimentos seguem ordem de chegada e respeitam critérios de prioridade. O mutirão não contempla cadastros de pessoas unipessoais (que moram sozinhas), cuja atualização exige visita domiciliar, conforme a nova Lei Federal nº 15.077/2024. Também não serão feitas atualizações para exclusão de membros com renda já informada ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Mesmo com o mutirão, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) continuam funcionando normalmente para demais atendimentos. O projeto no auditório da prefeitura conta com a atuação de servidores, estagiários e entrevistadores sociais, sem comprometer os serviços rotineiros da rede socioassistencial do município. BENEFÍCIOS O cadastro ao CadÚnico dá direito aos benefícios ofertados pelos governos federal, estadual e municipal. Os benefícios federais são Bolsa Família, Ação de Distribuição de Alimentos (ADA), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira do Idoso, Concessão de bolsas por entidades com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da educação (CEBAS-Educação), Créditos Instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária, Identidade Jovem (ID Jovem), Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos e parta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os Programas Cisternas, Criança Feliz, Peti, de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Minha Casa Minha Vida, Crédito Fundiário, Reforma Agrária, Sisu/Lei de cotas, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Serviços Socioassistenciais.Do governo estadual são os programas: Mais Social, MS Supera e Energia zero. Já do governo municipal, o programa de Isenção da taxa de lixo e benefícios eventuais.
Prefeitura avalia políticas públicas para a Educação Especial
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu importante reunião de trabalho com representantes do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), da Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal, do Núcleo de Educação Especial e integrantes do quadro efetivo de professores do município. O encontro, que aconteceu no auditório da Semed, teve como principal objetivo avaliar as ações desenvolvidas no âmbito da Educação Especial e discutir os desafios a serem superados na Rede Municipal de Ensino de Dourados. Durante a reunião, foram abordados diversos aspectos relacionados à educação inclusiva, com destaque para a avaliação das políticas públicas em execução, a adequação de recursos pedagógicos e as estratégias para melhorar o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais. O secretário municipal de Educação, professor Nílson Francisco, enfatizou o compromisso da pasta com uma educação de qualidade e equitativa, ressaltando a importância da colaboração contínua entre gestores, educadores e entidades representativas do setor. De acordo com Nilson Francisco, as deliberações desta reunião servirão de base para a elaboração de um plano de ações prioritárias, com previsão de novas discussões no segundo semestre. “A Secretaria reafirma seu compromisso com a transparência e participação social no desenvolvimento das políticas educacionais do município, em atenção ao que estabeleceu o prefeito Marçal Filho, desde o primeiro dia da gestão”, explica o secretário de Educação.
MS Vacina Mais Dengue: incentivo de R$ 1,9 milhões leva municípios de MS a alcançarem meta nacional
A campanha estadual MS Vacina Mais Dengue mobilizou todos os municípios sul-mato-grossenses, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Desde o início da vacinação no estado, o público-alvo já recebeu 156.152 doses do imunizante. Com o montante de R$ 1,9 milhão disponibilizado pelo Governo do Estado por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), foram definidos na Resolução n.º 331/2025 os critérios e o fluxo para intensificação das ações que aumentassem a cobertura vacinal, no período de 27 de janeiro a 25 de fevereiro. O resultado foi expressivo: 21 municípios atingiram 100% da meta estabelecida, garantindo o recebimento integral da segunda parcela do incentivo. Entre os destaques estão Aparecida do Taboado, Cassilândia, Coxim, Jardim, Batayporã e Eldorado. Além disso, 14 municípios superaram pelo menos 50% da meta e também foram contemplados com parte do recurso. Cidades como Alcinópolis, Bataguassu e Bonito reforçaram o compromisso com a saúde pública e a proteção das crianças e adolescentes. Somente no mês da campanha, houve incremento de 35 mil doses aplicadas no público-alvo, com o Estado alcançando as 156,1 doses de imunização. Para garantir o avanço da vacinação, as prefeituras 78 municípios adotaram estratégias como ampliação dos horários de atendimento, vacinação aos finais de semana e ações de busca ativa em comunidades mais vulneráveis. Repasse Conforme a Resolução que estabeleceu o MS Vacina Mais Dengue, o pagamento aos municípios foi feito em duas parcelas. A primeira delas somou R$ 945 mil. Já a segunda, R$ 293 mil. Do montante de R$ 1,9 milhão disponibilizado pelo Governo, as secretarias municipais conseguiram bater a meta suficiente para receber R$ 1,3 milhão, como forma de estimular o alcance das metas de imunização. O gerente de imunização da SES, Frederico de Moraes, destaca que a parceria entre Estado e municípios foi essencial. “Com mais de 156 mil doses aplicadas desde o início da vacinação, fortalecemos a prevenção da dengue e protegemos vidas. A vacinação é uma ferramenta essencial e precisamos manter o ritmo”, afirma. A SES reforça que a imunização deve continuar sendo oferecida nos municípios e associada às ações de controle do mosquito Aedes aegypti, para reduzir o risco de surtos e casos graves da doença em Mato Grosso do Sul. Danúbia Burema, Comunicação SES








