A Arábia Saudita estabeleceu um prazo de 24 horas para que os Emirados Árabes Unidos retirem todas as suas forças e mercenários do território do Iêmen. A exigência foi confirmada por autoridades sauditas, que afirmam que a presença emiradense estaria associada a ações consideradas perigosas no leste do país. Segundo Riade, as operações atribuídas aos Emirados Árabes Unidos representam uma ameaça direta à segurança nacional saudita. O governo também exigiu o encerramento imediato de qualquer apoio militar e financeiro prestado a facções iemenitas que atuam na região. As autoridades sauditas alertaram ainda que qualquer violação do que classificam como linhas vermelhas será respondida de forma proporcional.
Aposta de Ponta Porã é uma das seis vencedoras na Mega da Virada
Após adiar o sorteio da Mega da Virada 2025 por problemas técnicos, a Caixa divulgou, na manhã desta quinta-feira (1º), as dezenas que garantiram o maior prêmio da história da loteria: R$ 1,09 bilhão, seis apostas dividem o prêmio, cada uma delas vai levar R$ 181.892.881,09. Números sorteados: 09 – 13 – 21 – 32 – 33 – 59 Além dos vencedores do prêmio principal, 3.921 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 11.931,42 cada. Já os 308.315 ganhadores da quadra vão embolsar R$ 216,76 cada um. As casas lotéricas que registraram os vencedores do prêmio máximo estão localizadas nas seguintes cidades: Ponta Porã (MS), com 1 aposta vencedora João Pessoa (PB), com 1 aposta vencedora Franco da Rocha (SP), com 1 aposta vencedora As outras três apostas vencedoras foram feitas pelo portal Loterias Caixa ou pelo aplicativo Loterias Caixa. Nesses casos, não é possível identificar a localização do registro.
Moraes nega prisão domiciliar e mantém Bolsonaro preso na PF
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes negou nesta quinta-feira (1º) o pedido feito pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro que solicitava prisão domiciliar de natureza humanitária após alta do hospital DF Star, onde ele segue internado desde o último dia 24. Com a decisão, assim que deixar o hospital, Bolsonaro deve retornar para a Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde novembro após condenação de 27 anos pela trama golpista. Em coletiva à imprensa na tarde de quarta-feira (31), os médicos confirmaram que a previsão de alta do ex-presidente está mantida para esta quinta-feira (1º). Na decisão, Moraes avalia que a defesa de Bolsonaro não apresentou “fatos supervenientes que pudessem afastar os motivos determinantes da decisão de indeferimento do pedido de prisão domiciliar humanitária proferida no dia 19 de dezembro de 2025”. “Conforme destacado naquela decisão, há total ausência dos requisitos legais para a concessão de prisão domiciliar, bem como diante dos reiterados descumprimentos das medidas cautelares diversas da prisão e de atos concretos visando a fuga, inclusive com dolosa destruição da tornozeleira eletrônica, necessário a manutenção do cumprimento da pena privativa de liberdade em regime fechado.” No documento, o ministrou lembra que Bolsonaro foi condenado à pena de 27 anos e três meses, sendo 24 anos e nove meses de reclusão e dois anos e seis meses de detenção, aplicado o regime inicial fechado para início de cumprimento da pena. “Ressalte-se, que, diferentemente do alegado pela defesa, não houve agravamento da situação de saúde de Jair Messias Bolsonaro, mas sim, quadro clínico de melhora dos desconfortos que estava sentindo, após a realização das cirurgias eletivas, como apontado no laudo de seus próprios médicos.” Moraes destacou ainda que que todas as prescrições médicas indicadas como necessárias na petição da defesa do ex-presidente podem ser integralmente realizadas na Superintendência da Polícia Federal, “sem qualquer prejuízo à saúde do custodiado, uma vez que, desde o início do cumprimento de pena, foi determinado plantão médico 24 horas por dia”. A decisão reforça também que permanece autorizado acesso integral dos médicos de Bolsonaro, com os medicamentos necessários, incluindo um fisioterapeuta, “e entrega de comida produzida por seus familiares”.
Santos renova com Neymar até o final de 2026
O Santos acertou a renovação de contrato com Neymar até o final de 2026. O acordo, que já estava encaminhado desde o final do Brasileirão, foi anunciado nesta quarta-feira. A informação foi divulgada inicialmente pelo X Sports. Neymar tinha vínculo apenas até 31 de dezembro. O jogador, contratado em janeiro deste ano, chegou inicialmente por seis meses, mas renovou por mais seis no meio do ano. A expectativa é de que ele ficasse ao menos até a Copa do Mundo, mas o prazo foi alongado. O jogador se recupera de uma astroscopia no joelho e vai perder o início do Paulistão. A expectativa é de que ele possa estar em campo na estreia do Santos no Brasileirão, contra a Chapecoense, no dia 28 de janeiro. Neste ano, Neymar sofreu com lesões e disputou apenas 30 jogos, mas foi importante na reta final do Brasileirão para evitar a queda do Peixe para a Série B. Ele fez 12 gols e seis assistências na temporada. No geral, já soma 260 jogos e 150 gols pelo Santos.
Arrascaeta é eleito o “Rei da América”
Giorgian de Arrascaeta, meia do Flamengo, foi eleito o novo “Rei da América” na 40ª edição da tradicional enquete “América responde a El País”. O uruguaio obteve 62,8% dos votos, superando figuras como Lionel Messi, que ficou em segundo lugar com 14,8%. Recorde de participação na eleição A votação deste ano registrou um número recorde de participantes, com 264 jornalistas de 16 países do continente. A enquete, organizada pelo jornal uruguaio El País desde 1986, consagra o melhor jogador sul-americano da temporada. Seleção ideal do continente definida A enquete também elegeu o melhor onze do continente, formado por Agustín Rossi; Danilo, Gustavo Gómez, Leo Pereira; Guillermo Varela, Santiago Sosa, Erick Pulgar, Giorgian de Arrascaeta; Flaco López, Adrián Martínez e Lionel Messi. Na disputa dos treinadores, Filipe Luís venceu a eleição do continente ao superar Gustavo Costas, do Racing, e Gustavo Alfaro, da seleção do Paraguai. Trajetória de Arrascaeta e conquistas recentes O camisa 10 do Flamengo iniciou sua carreira no Defensor Sporting e teve passagens pelo Cruzeiro antes de chegar ao clube carioca em 2019. Na última temporada, foi peça fundamental na conquista da CONMEBOL Libertadores e do Campeonato Brasileiro, destacando-se como o melhor jogador da competição continental, artilheiro do Flamengo e líder em assistências na liga nacional. Além disso, garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2026 com a seleção uruguaia. Uruguaio volta a reinar após uma década A coroação de Arrascaeta marca o retorno de um uruguaio ao posto de “Rei da América” após dez anos. O último a ostentar o título foi Carlos Sánchez, em 2015. A lista de vencedores históricos do prêmio conta com nomes como Carlos Tévez (três vezes), Carlos Valderrama, Juan Sebastián Verón e Neymar (duas vezes cada), além de outros craques que conquistaram a honraria uma vez.
Atleta da Tanzânia vence São Silvestre e Nubia de Oliveira chega em 3º
Repetindo o resultado do ano passado, a atleta brasileira Nubia de Oliveira novamente alcançou o pódio da Corrida Internacional de São Silvestre, ficando na terceira colocação. Ela completou a prova com o tempo de 52 minutos e 42 segundos. A corrida foi vencida pela atleta da Tanzânia, Sisilia Ginoka Panga, que fez o tempo de 51 minutos e 09 segundos. Esta foi a primeira participação de Sisilia na São Silvestre, que liderou toda a prova, mantendo um ritmo forte e grande distância das demais atletas. A queniana Cynthia Chemweno chegou na segunda colocação, também repetindo a mesma posição do ano passado. Ela completou a prova fazendo o tempo de 52 minutos e 30 segundos. O quarto lugar é da peruana Gladys Tejeda Pucuhuaranga. Já a quinta posição foi conquistada pela queniana Vivian Jeftanui Kiplagati. Há quase 20 anos, o Brasil não sobe ao topo do pódio da São Silvestre . A última brasileira a vencer a corrida foi Lucélia Peres, em 2006.
Supercopa Rei será em 1º de fevereiro, em Brasília
Após estudar o calendário do próximo ano e ouvir clubes e federações do Rio e de São Paulo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que a Supercopa Rei 2026, disputada entre Flamengo e Corinthians, será no dia 1º de fevereiro. O palco será a Arena BRB Mané Garrincha, que estará dividida meio a meio para receber as duas maiores torcidas do país. A competição define o supercampeão do Brasil, e é disputada entre o vencedor do Brasileirão e o campeão da Copa do Brasil de 2025, Flamengo e Corinthians respectivamente. A Supercopa foi retomada pela CBF em 2020. Desde então, quatro clubes já conquistaram o título: Flamengo (2020, 2021 e 2025), Atlético-MG (2022), Palmeiras (2023) e São Paulo (2024).
Defesa de Bolsonaro apresenta novo pedido de domiciliar ao STF
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou na tarde desta quarta-feira (31), um novo pedido para prisão domiciliar ao Supremo Tribunal Federal (STF). O novo requerimento foi encaminhado ao ministro da Suprema Corte Alexandre de Moraes, que analisará os documentos. No novo pedido, os advogados de defesa alegam que as condições de saúde do ex-presidente podem ser agravadas no cumprimento do regime fechado. Por isso, solicitam a substituição da prisão por regime domiciliar. “A permanência desse paciente em estabelecimento prisional, tão logo obtenha alta hospitalar, submeter-lhe-ia a risco concreto de agravamento súbito do estado de saúde, o que não encontra amparo nos princípios da dignidade da pessoa humana, da humanidade da pena e do direito fundamental à saúde”, detalha o requerimento. Em outro trecho, a defesa alega que “a execução penal não pode — nem deve — converter-se em instrumento de exposição indevida do apenado a riscos médicos relevantes e evitáveis”. A defesa ainda citou a prisão domiciliar que foi concedida ao também ex-presidente Fernando Collor de Mello. “Naquela oportunidade, ficaram comprovadas comorbidades relevantes, entre elas apneia do sono grave com uso obrigatório de CPAP, somadas à idade avançada e à necessidade de tratamento médico contínuo”, diz o texto, em referência ao ex-presidente Collor. Possibilidade de alta Em entrevista coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira, os médicos confirmaram que a previsão de alta do ex-presidente está mantida para esta quinta-feira (1º). Após a alta, Bolsonaro deve retornar à Superintendência da Polícia Federal, onde está preso desde novembro após condenação. Desde a véspera do Natal, Jair Bolsonaro está internado no Hospital DF Star, em Brasília. Ele passou por cirurgias recentes para correção de uma hérnia inguinal bilateral e para tentar conter crises persistentes de soluços. Atualmente, Jair Bolsonaro cumpre uma pena de 27 anos e 3 meses de reclusão decorrente de sua condenação por coordenar a trama de golpe de Estado. A defesa ainda citou a prisão domiciliar que foi concedida ao também ex-presidente Fernando Collor “ainda que se tratasse de condenado ao cumprimento de pena em regime inicial fechado.” Terceiro pedido Este é o terceiro pedido semelhante em pouco mais de um mês. Os pedidos anteriores (em 22 de novembro e 19 de dezembro) foram negados pelo ministro Alexandre de Moraes, que citou o risco de fuga e a garantia de que o ex-presidente já possui acesso total a cuidados médicos na prisão. No entanto, a petição protocolada no último dia do ano diz que se trata de circunstância nova, devidamente comprovada por documentos médicos. O advogado do ex-presidente, Paulo Cunha Bueno, relatou os riscos à saúde enfrentados por seu cliente, a partir de relatório médico que ele relata ter tido acesso. Em publicação em rede social, ele lista os possíveis riscos de agravamento do estado atual, se faltarem os cuidados adequados. “Considerando a idade do paciente e as comorbidades conhecidas e documentadas, salientamos que a não adoção das medidas relacionadas ou o agravamento das condições clínicas descritas, poderá causar o risco de incidência de sérias complicações, incluindo pneumonia broncoaspirativa e insuficiência respiratória, acidente vascular cerebral, risco de queda com traumatismos múltiplos, especialmente traumatismo crânio encefálico, piora da insuficiência renal por desidratação ou hipertensão não controlada, crises hipertensivas, risco de declínio funcional e outras condições imprevisíveis, associadas às demais comorbidades relatadas”, publiCOU. Agência Brasil
Agems é incluída na ‘lista positiva’ da ANA em resíduos sólidos e garante conformidade regulatória para MS
A atuação inovadora da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agems) em saneamento alcançou um resultado estratégico em 2025: a inclusão oficial na “lista positiva” da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no componente de resíduos sólidos. O reconhecimento confirma que a Agems cumpre rigorosamente as Normas de Referência nacionais sobre a sustentabilidade econômico-financeira do serviço e sobre a regulação obrigatória que atesta a conformidade da prestação. É essa eficiência que permite que os municípios regulados e certificados tenham segurança jurídica e acesso a investimentos da União. O grande motor dessa conquista foi o Selo de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos Urbanos, uma ferramenta criada pela Agems para atestar a conformidade e a saúde financeira dos serviços municipais. “A presença da Agems na lista positiva da ANA é a prova de que nossa regulação é moderna e eficaz. Nós certificamos os municípios para que eles tenham a segurança de que estão no caminho certo, protegendo o meio ambiente e garantindo investimentos para a nossa população”, afirma o diretor-presidente, Carlos Alberto de Assis. Construção do Protagonismo A trajetória da Agems para liderar essa lista começou com a necessidade de organizar o setor após o Novo Marco Legal do Saneamento. Para não deixar os municípios à mercê de incertezas técnicas, a Agência inovou em regulamentos, projetos e regulação proativa. Criou o Selo de Sustentabilidade em Resíduos Sólidos Urbanos – formalmente instituído pela Portaria 298/2025, depois e passar por consulta pública. O Selo estabeleceu um critério de excelência inédito no Brasil. E em vez de apenas fiscalizar, a Agência passou a certificar a gestão municipal, garantindo que o envio de dados para a ANA fosse preciso e robusto. Para que um município seja validado pela Agems e figure na lista positiva, ele precisa passar por um rigoroso sistema de avaliação baseado em pilares ESG (Ambiental, Social e Governança): Municípios Certificados: Alcinópolis e Maracaju Neste ciclo de 2025, a Agência certificou dois municípios que se tornaram os primeiros a colher os frutos da regulação estadual na lista da ANA: Graças à certificação estadual, esses municípios são reconhecidos pela ANA como aptos a contratar financiamentos com recursos da União e geridos por órgãos federais, como o BNDES e a Caixa. “A conquista da Agems na lista positiva de 2025 é apenas o começo. Nós já estamos preparando a expansão do Selo de Sustentabilidade”, revela a coordenadora de Regulação Econômica, Lucélia Tashima. “Para o próximo ano, 46 Municípios conveniados farão parte do processo de diagnóstico para novas certificações. A meta é ampliar o número de municípios certificados até a abertura do próximo ciclo ordinário da ANA, prevista para maio de 2026”. Gizele Oliveira e Lucélia Tashima, Comunicação Agems








