Em pleno processo de efetivação de matrículas para o ano letivo 2026, Mato Grosso do Sul comemora um marco importante: 85% dos novos alunos da Rede Estadual de Ensino foram designados para a escola de preferência das famílias, ou seja, a primeira entre as três opções de unidades de ensino indicadas no momento da solicitação de vaga. As matrículas na rede estadual começaram nesta segunda-feira (5) e seguem até sexta-feira (9). No total, são 200 mil vagas ofertadas em 352 unidades escolares em todo o Mato Grosso do Sul. Para o governador em exercício José Carlos Barbosa, o Barbosinha, a estatística demonstra o compromisso com a educação e a preocupação do Governo do Estado em atender às famílias dentro de suas peculiaridades. “É claro que a designação atende a uma série de critérios como a disponibilidade de vagas e a distância entre a escola e a residência do aluno. No entanto, é importante levar em conta a preferência da família e atender ao aluno de forma mais completa possível”, afirmou, completando em seguida. “Mais do que ofertar uma vaga, é fundamental que a escola esteja dentro do contexto familiar e atenda às necessidades do estudante em todas as esferas. Estamos muito satisfeitos com esse resultado”. A analista de sistemas Caroline Freitas, de Dourados, também ficou feliz ao saber que o filho Paulo Henrique, de 15 anos, foi designado para a escola estadual Presidente Vargas – onde já estuda o irmão mais velho. Essa foi a primeira opção indicada pela mãe no momento da pré-matrícula. “Eu sabia da possibilidade de ele ser designado para outra escola, mas seria muito complicado cada um em um lugar. Fiz a pré-matrícula, torci e fiquei aliviada quando tive acesso à lista. Já fiz a matrícula no primeiro dia e está tudo certo”, comemora. Os estudantes designados na primeira etapa devem realizar a efetivação das matrículas de forma virtual, pelo portal www.matriculadigital.ms.gov.br ou de forma presencial, diretamente na escola para a qual foram designados. Também nesta semana ocorre a segunda etapa de pré-matrículas na Rede Estadual de Ensino, para aqueles que não conseguiram preencher os dados dentro do prazo previsto na primeira etapa. A pré-matrícula deve ser feita de forma 100% virtual, no portal da Matrícula Digital. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, destaca a efetividade de todo o calendário da Matrícula Digital, iniciado em 3 de novembro do ano passado – incluindo a confirmação de permanência para estudantes que já integravam a REE e a abertura de pré-matrícula para novos alunos. “Todo esse processo, que já dura mais de dois meses, se deu de forma virtual, sem a necessidade de filas e com toda a agilidade. Isso só foi possível graças ao planejamento de oferta das vagas realizado durante o ano todo, pensado no atendimento à nossa comunidade escolar de MS”, avaliou. Atendimento Para quem tiver dúvidas no momento da solicitação ou efetivação das matrículas, o contato por telefone é pelo número 0800-647-0028 (telefone fixo) ou 3314-1212 (telefone celular). No endereço virtual da Matrícula Digital, a SED também disponibiliza outros números para contato. Para o atendimento presencial, em Campo Grande, o local é a Central de Matrículas, localizada na rua Joaquim Murtinho, 2612 – Itanhangá Park. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Para o atendimento presencial nas demais regiões do Estado, os interessados também podem procurar pela unidade escolar da Rede Estadual de Ensino mais próxima. Volta às aulas Conforme calendário escolar, disponível para consulta no site da SED, o retorno dos profissionais da Rede Estadual de Ensino será no dia 02 de fevereiro, para o período de Jornada Formativa. Já o início das aulas está marcado para o dia 9 de fevereiro. Ana Paula Amaral, Comunicação Vice-governadoria
Calendário de licenciamento veicular de 2026 é divulgado pelo Detran-MS
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) publicou a Portaria Detran-MS “N” nº 199, que fixa o Calendário Anual de Licenciamento de Veículos para o exercício de 2026. O calendário foi definido conforme a Resolução nº 110/2000 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e organiza os prazos de licenciamento de acordo com o final da placa, com o objetivo de facilitar o planejamento dos proprietários de veículos em todo o Estado. O Detran-MS destaca a mudança realizada em agosto do ano passado, que deixou de imprimir e enviar a guia física ao endereço dos proprietários. Na época, levantamentos apontavam que menos de 10% das guias impressas eram efetivamente pagas. A digitalização total representa economia, sustentabilidade e alinhamento com as novas formas de atendimento público. Manter o licenciamento em dia é obrigatório para todos os veículos em circulação, independentemente do ano de fabricação. O não pagamento pode gerar multa no valor de R$ 293,47 , sete pontos na CNH, e possibilidade de remoção do veículo em caso de fiscalização, conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O adiantamento do exercício 2026 ou regularização do débito de 2025, pode ser feito a qualquer momento pelos canais digitais: aplicativo Meu Detran MS, portal Meu Detran ou pela atendente virtual Glória, no WhatsApp (67) 3368-0500. O Detran-MS alerta ainda para processo de inscrição dos débitos de licenciamento na Dívida Ativa do Estado, previsto nas Portarias nº 155 e nº 192. Conforme a legislação estadual apenas o exercício atual (2026) e o anterior (2025), podem ser regularizados diretamente com o Detran-MS, seja pelos canais digitais ou nas agências. Proprietários com pendências de pagamentos do exercício de 2024 para trás devem procurar atendimento na PGE (Procuradoria-Geral do Estado) para regularização. O proprietário deve procurar o setor de Dívida Ativa, localizado na Avenida Afonso Pena, nº 6134, em Campo Grande ou acessar o Portal do Contribuinte. Outra informação importante é a economia: pagar o licenciamento dentro do prazo pode representar mais de R$ 70 de desconto. Isso porque a tabela de serviços do Detran-MS, regulamentada pela Lei Estadual nº 5.797, estabelece o valor de 4,53 UFERMS para pagamentos em dia. Após o vencimento, o contribuinte perde o benefício de pontualidade e passa a pagar 5,88 UFERMS. Confira o calendário de licenciamento para 2026 Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Após intensivão de ortopedia no interior do Estado, programa MS Saúde tem prazo ampliado
O Governo de Mato Grosso do Sul ampliou o prazo do Programa MS Saúde após os resultados de um intensivão de cirurgias ortopédicas de alta complexidade no interior do Estado. A ação concentrou atendimentos especializados em Aquidauana, Cassilândia, Coxim, Maracaju e Rio Brilhante, fortalecendo a assistência regional e ampliando o acesso da população a procedimentos ortopédicos de maior complexidade, especialmente para pacientes que aguardavam há mais tempo na fila por cirurgia. O intensivão integrou a estratégia da SES (Secretaria de Estado de Saúde) para descentralizar a assistência, fortalecer a rede hospitalar regional e garantir atendimento mais próximo aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa reforça o modelo de atuação do programa, baseado na organização da rede e no apoio direto aos municípios. De acordo com a responsável pela Gestão Estratégica da SES, Maria Angélica, os resultados alcançados com ações concentradas têm impacto direto na ampliação do acesso. “O intensivão de ortopedia demonstra que é possível avançar na redução das filas ao levar procedimentos de alta complexidade para o interior, fortalecendo a rede e garantindo mais resolutividade para os pacientes”, afirmou. Os dados consolidados do programa refletem esse avanço. O painel do MS Saúde registra 99.497 atendimentos realizados, sendo 43.564 cirurgias e 55.888 exames, evidenciando o volume expressivo de procedimentos ofertados pela rede estadual. Entre as especialidades com maior demanda estão os atendimentos relacionados ao aparelho da visão (25.160), além de ressonância magnética (20.391) e tomografia computadorizada (18.055). Também apresentam volume relevante os procedimentos do aparelho digestivo e órgãos anexos (9.452), ultrassonografias (4.921), endoscopias (3.862) e ações voltadas ao sistema osteomuscular (3.521). Na distribuição territorial dos atendimentos, Campo Grande concentra 25.573 procedimentos, seguida por Dourados (11.383), Costa Rica (7.118) e Três Lagoas (6.627). No interior, municípios como Maracaju, com 6.361 procedimentos, além de Aquidauana (2.842) e Coxim (2.549), mantêm participação significativa, evidenciando a capilaridade do programa e o alcance das ações em diferentes regiões do Estado. Diante dos resultados obtidos com iniciativas como o intensivão de ortopedia e da manutenção do ritmo assistencial, a SES decidiu prorrogar até 31 de março de 2026 os prazos do programa, conforme a Resolução SES nº 518. A medida assegura a continuidade das ações do Projeto MS Saúde – Mais Saúde, Menos Fila, mantendo o acesso da população a cirurgias eletivas e exames diagnósticos no âmbito do SUS. A resolução entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026, garantindo a continuidade das estratégias adotadas pela rede estadual de saúde para ampliar o acesso aos serviços e reduzir o tempo de espera por procedimentos especializados. André Lima, Comunicação SES
MS registra 8.461 casos confirmados de dengue
Mato Grosso do Sul já registrou 14.126 casos prováveis de dengue, sendo 8.461 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 52ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (5). Segundo o documento, 20 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 9 estão em investigação. Nos últimos 14 dias, Nioaque, Itaquiraí, Maracaju, Ponta Porã e Aquidauana registraram incidência baixa de casos confirmados para a doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Água Clara, Miranda, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande e Antônio João. Entre as vítimas, 9 delas possuíam algum tipo de comorbidade. Vacinação Ainda conforme o boletim, 201.633 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade. Chikungunya Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 14.148 casos prováveis, sendo 7.650 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 74 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 17 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos, Fátima do Sul, Dourados, Sidrolândia Glória de Dourados, Maracaju e Iguatemi. Entre as vítimas, 12 delas possuíam algum tipo de comorbidade. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município. Confira os boletins: Boletim Epidemiológico Dengue SE 52- 2025 (1) Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 52 – 2025 (1) Kamilla Ratier, Comunicação SES
Governo de Mato Grosso do Sul prorroga prazo para pagamento à vista do IPVA 2026
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), prorrogou excepcionalmente o prazo para pagamento do IPVA 2026 à vista, com 15% de desconto. O vencimento, que ocorreria segunda-feira (5), foi transferido para quinta-feira (8). Um decreto regulamentando a nova data de pagamento será publicado no Diário Oficial do Estado, garantindo segurança jurídica e transparência à medida. A decisão foi tomada em razão de uma inconsistência no sistema, ocasionada pelo grande volume de acessos registrado no período da manhã. Tal situação provocou instabilidade e dificultou a emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAEMS) para parte de alguns contribuintes. Diante desse cenário, o Governo do Estado optou por flexibilizar o prazo, evitando prejuízos àqueles que não conseguiram gerar o boleto dentro do calendário originalmente estabelecido. Parcelamento Para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, o imposto poderá ser dividido em até cinco parcelas, com os seguintes vencimentos: O desconto de 15% para pagamento à vista, mantido pelo Governo do Estado, supera a média nacional – que varia entre 3% e 10% – e reflete uma política fiscal consistente, voltada à valorização do contribuinte adimplente. A medida gera economia imediata para as famílias sul-mato-grossenses e contribui para a redução da inadimplência. Neste exercício, cerca de 870 mil veículos estão incluídos na base de cobrança do IPVA em Mato Grosso do Sul. O valor mínimo do imposto é de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para os demais veículos, assegurando maior flexibilidade aos contribuintes. Além do desconto expressivo, o Estado mantém uma das políticas de isenções e benefícios mais amplas do país. Estão isentos, entre outros, veículos oficiais, entidades sociais, autarquias, fundações e templos religiosos; tratores e máquinas agrícolas; aeronaves de uso agrícola; embarcações de pescadores profissionais; táxis, mototáxis, ambulâncias, veículos do Corpo de Bombeiros e veículos diplomáticos, bem como automóveis com mais de 15 anos de fabricação. As Pessoas com Deficiência (PCD) contam com redução de 60% no valor do imposto, enquanto frotistas com 30 ou mais veículos têm acesso a alíquotas diferenciadas. Há ainda isenção total para veículos movidos a GNV, como incentivo à sustentabilidade, além da não incidência do imposto nos casos de furto, roubo ou perda total. O setor produtivo também é contemplado com condições específicas. Por meio de decreto próprio, seguem mantidas as reduções de alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, com redução de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes, medida que contribui para a competitividade e o equilíbrio econômico do Estado. Mais informações e acesso aos serviços estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda: https://www.sefaz.ms.gov.br/ipva. Michel Faustino, Comunicação Sefaz
Presidente do Chile diz que pretende romper relações com governos da Venezuela, Cuba e Nicarágua
O presidente do Chile, José Antonio Kast, afirmou que pretende romper relações diplomáticas com os governos da Venezuela, de Cuba e da Nicarágua. A declaração foi feita em entrevista coletiva em Santiago, na qual o chefe de Estado expôs sua posição em relação às políticas externas e de direitos humanos adotadas pelos três países. Kast declarou que considera os governos venezuelano, cubano e nicaraguense como regimes incompatíveis com os valores democráticos que, segundo ele, o Chile busca promover em sua atuação internacional. O presidente não detalhou o calendário ou os mecanismos legais específicos para a efetivação de eventuais rompimentos de relações diplomáticas.
Justiça decreta prisão de mãe e filho acusados de tentativa de homicídio em conveniência
A Justiça decretou a prisão preventiva de Juliana Viegas Almeida, de 36 anos, e de Luiz Gustavo Almeida Hirakawauchi, de 19, mãe e filho respectivamente, acusados de tentativa de homicídio ocorrida no dia 1 de janeiro em frente a uma conveniência, em Dourados. O pedido foi representado pelo delegado do SIG (Setor de Investigações Gerais), Lucas Veppo. Imagens de câmeras de segurança do local flagraram o momento em que Luiz tira a arma da cintura e atira para cima. No mesmo instante, um carro passa pela Avenida Joaquim Teixeira Alves, aparentemente os ocupantes mexem com Juliana, que atira uma garrafa e corre para pegar a arma que estava com o filho. Foi neste momento em ela efetua disparos e atinge Marcos Martins da Silva, de 35 anos, que segue internado em estado grave, respirando com auxílio de aparelhos, na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HV (Hospital da Vida). Já Leandro Martins Dias da Silva, também de 35, dono do estabelecimento, recebeu atendimento médico e liberado na mesma madrugada. Nesta segunda-feira (5/1), o Setor de Investigações Gerais de Dourados divulgou as imagens de mãe e filho, pedindo informações sobre o paradeiro dos dois, para que possam ser encontrados e capturados, dando prosseguimento às investigações. Ligado Na Notícia
Rapaz é preso com veículo carregado com 2 mil pacotes de cigarros
Rapaz de 27 anos, que dirigia um veículo GM Montana, foi preso na madrugada desta segunda-feira (5/1), na Avenida Gunter Hans, em Campo Grande, transportando 2 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Segundo o DOF (Departamento de Operações de Fronteira), a equipe realizava patrulhamento na referida vida, quando deu ordem de parada ao motorista. Durante vistoria no carro, foram encontrados os produtos. Questionado, o indivíduo afirmou que pegou o carro já carregado em Pedro Juan Caballero, e que faria a entrega em Campo Grande, onde receberia R$ 1,5 mil pelo transporte. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 130 mil, foi encaminhado à Delegacia de PF (Polícia Federal) da Capital, juntamente com o autor.
Motorista é apreendido com carga de cigarros e remédios avaliada em R$ 431 mil
A PMR (Polícia Militar Rodoviária) apreendeu na manhã deste domingo (4/1), durante fiscalização de trânsito na MS-164, em Ponta Porã, um veículo carregado com cigarros eletrônicos e medicamentos contrabandeados do Paraguai. Segundo a ocorrência, os policiais deram ordem de parada ao motorista do carro, que empreendeu em fuga, sendo necessário acompanhamento tático. O homem, que não teve a identidade divulgada, ainda tentou abandonar o veículo e fugir a pé por uma estrada vicinal, porém foi alcançado e contido. Questionado, o envolvido informou que havia recebido o veículo carregado com mercadorias de origem estrangeira no Paraguai e que o destino final seria o estado de Mato Grosso. Na vistoria veicular, foram apreendidos 4.672 cigarros eletrônicos e 23 unidades de medicamento do tipo tirzepatida. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao envolvido. O autor, o veículo e as mercadorias foram encaminhados à Delegacia de PC (Polícia Civil) para as providências legais cabíveis. O prejuízo total ao crime foi estimado em R$ 431,2 mil.








