A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), confirmou a aquisição de 3 mil vagas na Educação Infantil para o ano letivo de 2026. A iniciativa, autorizada e homologada pelo prefeito Marçal Filho, tem como objetivo ampliar o acesso à educação infantil em tempo parcial e reduzir a fila de espera por vagas no município. “A determinação do prefeito é para que a Rede Municipal de Ensino concentre todos os esforços para que nenhuma criança fique fora da sala de aula e essas 3 mil vagas serão fundamentais para isso”, explica Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação. As contratações ocorreram por meio de chamada pública que credenciou entidades, associações e instituições particulares de ensino aptas a atender a rede municipal. As 3 mil vagas estão distribuídas entre 20 instituições educacionais de Dourados, fortalecendo a rede de atendimento e garantindo mais oportunidades para crianças de 0 a 5 anos. As vagas contratadas serão preenchidas após a designação dos alunos matriculados nas escolas municipais e nos Centros de Educação Infantil da Prefeitura de Dourados. O investimento total é de R$ 17.325.000,00, com recursos da Secretaria Municipal de Educação destinados à implementação e manutenção da Educação Infantil. “A aquisição dessas 3 mil vagas reforça o compromisso da administração municipal com a primeira infância, assegurando o direito à educação, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e trazendo mais tranquilidade às famílias douradenses”, enfatiza Nilson Francisco da Silva. Rede Municipal Até segunda-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação contabilizou 3.589 pré-matrículas nos Centros de Educação Infantil (Ceims) e 4.706 nas escolas municipais. O primeiro período de pré-matrícula para a Rede Municipal segue até o dia 16, com a divulgação da primeira designação dos estudantes prevista para segunda-feira (19). A efetivação das matrículas ocorrerá entre 20 e 23 de janeiro. O segundo período de inscrições será realizado de 20 a 23 de janeiro, com nova designação em 26 de janeiro e efetivação das matrículas entre 27 e 30 de janeiro. O início do ano letivo está previsto para 9 de fevereiro. Para a pré-matrícula, é obrigatório indicar as opções de Ceim ou escola municipal de preferência, além do ano que o estudante irá cursar. A distribuição das vagas seguirá critérios estabelecidos em edital, priorizando situações de vulnerabilidade social, vínculo de irmãos na mesma unidade escolar e outros requisitos definidos pela Semed. Segundo o secretário municipal de Educação, Nílson Francisco, a parceria entre a Prefeitura de Dourados e o Governo do Estado possibilitou a criação de 1.050 vagas em escolas estaduais para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A medida permitiu à Rede Municipal ampliar a oferta de turmas do Pré-Escolar até o 3º ano, faixa que concentra o maior déficit de matrículas. Além disso, as 3 mil vagas na Educação Infantil em instituições conveniadas serão disponibilizadas no fim de janeiro para atender famílias que não conseguiram vagas nos Ceims. A pré-matrícula deve ser feita, preferencialmente, pela internet, no portal oficial do município, na opção Matrícula Digital. Para quem não tem acesso à internet ou encontra dificuldades no sistema, a Prefeitura oferece atendimento presencial no auditório do Paço Municipal, na Rua Coronel Ponciano, nº 1700, Parque dos Jequitibás, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. As unidades da Rede Municipal também realizam atendimento, das 7h30 às 13h30. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Dourados atende cerca de 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil e unidades conveniadas.
Polícia Civil esclarece circunstâncias e identifica envolvidos em tiroteio ocorrido em Dourados
Uma ação das forças de segurança da cidade de Dourados, que contou com participação da Polícia Militar e da Polícia Civil, esclareceu as circunstâncias e identificou os autores de um tiroteio ocorrido em uma área residencial na região do bairro Roma II, na noite do último dia 8. Inicialmente, a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado de disparo de arma de fogo, tendo encontrado um homem atingido com uma perfuração na região da perna deitado em frente a uma residência. O Samu foi acionado e o indivíduo foi encaminhado ao Hospital da Vida para atendimento médico. Posteriormente, a guarnição localizou a arma de fogo desse indivíduo, uma pistola calibre 9mm e uma machadinha utilizada por ele no ataque inicial, as quais foram apreendidas. Uma equipe da Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário – DEPAC se deslocou ao local com a perícia técnica para os procedimentos periciais, tendo identificado algumas possíveis testemunhas do fato e apreendido mais de 14 estojos de pistola no local. Uma equipe do Setor de Investigação Geral e do Núcleo Regional de Inteligência – SIG/NRI também foi acionada e iniciou diligências, tendo procedido com a oitiva de testemunhas e obtenção de imagens de câmeras de vigilância, que demonstraram que o homem que havia sido localizado pela guarnição da Polícia Militar tinha, na verdade, teria iniciado o ataque contra outro indivíduo com uma machadinha, o que desencadeou a troca de tiros posteriormente. Mesmo hospitalizado, ele foi preso em flagrante pelo crime de homicídio em sua forma tentada, sendo essa convertida em prisão preventiva durante a realização de audiência de custódia ocorrida na sexta-feira. O outro envolvido também foi identificado pelos investigadores e intimado a comparecer à Delegacia de Polícia, onde chegou com a mão machucada pelo ataque com a machadinha e prestou depoimento. De acordo com o apurado, as duas partes já se conheciam anteriormente e haviam sido vistos em bares e conveniência juntos. De acordo com os envolvidos, os problemas começaram após um desentendimento envolvendo a venda de veículos e de um barco, o que teria levado à discussão e à troca de tiros.
Caravana da Castração inicia os trabalhos de 2026 em Eldorado, na próxima quinta-feira
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), inicia o ano de 2026 com a Caravana da Castração visitando cinco municípios no mês de janeiro, com início na próxima quinta-feira (15), em Eldorado. Em 2025, a Caravana da Castração percorreu o estado levando atendimentos veterinários gratuitos, microchipagem, medicação e acompanhamento pós-operatório. Mais de 16,7 mil animais foram castrados, beneficiando 45 municípios, com 30.957 tutores e entidades protetoras cadastrados no SigPet (Sistema de Gestão de Proteção e Esterilização de Animais). A ação é rganizada por regiões, considerando critérios de geolocalização e população dos municípios, garantindo mais eficiência nos atendimentos e segurança no pós-operatório. Somente nas três primeiras regiões, 45 municípios foram atendidos, alcançando resultados próximos ou superiores às metas estabelecidas. Segundo o superintendente estadual de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, o planejamento regional foi decisivo para o sucesso da iniciativa. “A regionalização da Caravana garante agilidade, organização e qualidade nos atendimentos. Além da castração, levamos informação, educação e um compromisso firmado com os municípios para que as ações de conscientização continuem após a nossa passagem”. Como contrapartida para receber a Caravana da Castração, os municípios assumem o compromisso de implantar um calendário permanente de ações educativas, com campanhas sobre guarda responsável, adoção consciente, prevenção do abandono e educação em saúde pública animal. Em 2025, 45 municípios já implantaram essas ações, que seguem até o fim de 2026, ampliando o alcance das políticas públicas para além dos atendimentos veterinários. Calendário de Conscientização e Proteção Animal Os municípios que já receberam a Caravana da Castração iniciaram, neste mês de janeiro, a divulgação do Calendário de Conscientização e Proteção Animal, ação educativa contínua voltada exclusivamente ao bem-estar de animais domésticos. O calendário será desenvolvido ao longo de todo o ano, com pautas mensais específicas, divulgadas principalmente por meio das redes sociais institucionais dos municípios, abordando temas como guarda responsável, prevenção ao abandono, combate aos crimes de maus-tratos e cuidados adequados com cães e gatos. A iniciativa integra as contrapartidas assumidas pelos municípios atendidos pela Caravana da Castração e é coordenada pela Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, vinculada à Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, reforçando a atuação do Governo do Estado na proteção e promoção do bem-estar animal. “A política pública precisa ir além da ação pontual. O Calendário de Conscientização fortalece a educação continuada da população, amplia o alcance das informações e contribui diretamente para a prevenção dos maus-tratos e do abandono de animais domésticos. Essa é uma diretriz clara da SETESC: investir em ações que gerem impacto social permanente”, afirma Marcelo Miranda, secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. O superintendente de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal, Carlos Eduardo Rodrigues, reforça que o calendário é parte essencial do legado da Caravana: “A Caravana da Castração não se limita ao procedimento cirúrgico. Ela deixa um legado de educação e conscientização. O calendário é uma ferramenta permanente para informar a população, reduzir o abandono, prevenir maus-tratos e fortalecer a guarda responsável de cães e gatos, mês a mês, em cada município participante”, destaca. Ao longo de 2026, a Caravana da Castração alcançará 63 municípios em todo o Estado. À medida que os demais municípios forem atendidos, eles também passarão a integrar a divulgação do Calendário de Conscientização e Proteção Animal, somando-se aos 45 municípios que já iniciaram a campanha. Com isso, os 63 municípios alcançados pela Caravana em 2026 estarão unidos em uma mobilização estadual contínua de educação, prevenção e proteção animal, fortalecendo o compromisso do poder público com o bem-estar dos animais domésticos e com a construção de uma cultura de responsabilidade e respeito à vida. Confira abaixo o calendário de janeiro de 2026 da Caravana da Castração: Comunicação Setesc
Polícia Federal deflagra nova fase da Operação Overclean
A Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Receita Federal do Brasil (RFB), deflagrou, nesta terça-feira (13/01), a nona fase da Operação Overclean, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares, corrupção e lavagem de dinheiro. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal. O STF determinou o bloqueio de R$ 24 milhões em contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas investigadas, com o objetivo de interromper a movimentação de valores de origem ilícita e preservar ativos para eventual reparação aos cofres públicas. Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos administrativos, além de lavagem de dinheiro. Em nota, a PF informou que estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Bahia e no Distrito Federal. O principal alvo é o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-Bahia).
HR de Dourados inicia estimulação neurocognitiva sensorial como prática de cuidado na UTI Adulto
Referência estratégica para a ampliação da assistência hospitalar no interior do Estado, o HRD (Hospital Regional de Dourados) Olga Castoldi Parizotto já conta com a UTI Adulto estruturada, equipada e com equipe multiprofissional preparada para oferecer um atendimento qualificado, seguro e humanizado à população sul-mato-grossense. Desde o início do funcionamento da unidade, uma das práticas adotadas pela equipe é a estimulação neurocognitiva sensorial, um conjunto de intervenções simples e seguras que têm como objetivo manter e estimular as funções cognitivas, emocionais e sensoriais dos pacientes internados na UTI. De acordo com a gerente Multiprofissional do HRD, Laryssa Hoff, a iniciativa reforça o compromisso da unidade com um cuidado que vai além da tecnologia. “A estimulação neurocognitiva sensorial faz parte do nosso compromisso com um cuidado integral. Essa prática contribui para melhora da experiência do paciente e reforça que, no HRD, a tecnologia caminha junto com a humanização desde o primeiro dia”, destaca. Benefícios para o paciente A prática parte do princípio de que, mesmo nessas condições, o cérebro continua recebendo estímulos. Por isso, ações como falar com o paciente, chamá-lo pelo nome, reorientá-lo no tempo e no espaço, utilizar músicas conhecidas, além de estímulos táteis, visuais e olfativos adequados, fazem parte da rotina de cuidado na unidade. Entre os principais benefícios da estimulação neurocognitiva sensorial estão a redução do risco de delirium, menor confusão mental após a alta da UTI, preservação das funções cognitivas, além de promover uma maior sensação de segurança e acolhimento ao paciente, contribuindo para uma recuperação mais integral e humanizada. Com a UTI Adulto em pleno funcionamento e a adoção de práticas alinhadas às melhores evidências em saúde, o HRD Olga Castoldi Parizotto consolida um modelo de assistência que une tecnologia, qualificação profissional e humanização do cuidado. Comunicação HRD
Prefeitura mantém seis frentes simultâneas de recuperação asfáltica em Dourados
A Prefeitura de Dourados está com seis frentes de trabalho atuando simultaneamente na recuperação do asfalto em diferentes regiões da cidade. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e integram o plano contínuo de manutenção urbana do município. Na manhã desta terça-feira (13), o prefeito Marçal Filho acompanhou de perto os serviços executados no Jardim Santa Maria e no Jardim Pelicano. Em um trecho da Rua Nely Todeschini, no Santa Maria, as equipes realizam uma intervenção mais profunda, com retirada total da camada danificada e recomposição completa da base e do asfalto. Durante a vistoria, o prefeito destacou que o método adotado prioriza durabilidade e qualidade. “Não é mais aquele reparo superficial”, enfatizou. “Aqui todo o trecho comprometido é removido e a via recebe nova base, piche e massa asfáltica”, explicou. “É um serviço feito para durar”, afirmou. A rua possui histórico antigo de buracos e pontos da via que não foram recuperados ano passado agora necessitam de intervenção. Marçal Filho ressaltou que, diante do alto custo de um recapeamento completo, que exigiria recursos federais, a recuperação estrutural das vias tem sido a alternativa mais viável no momento. “Esse trabalho já está mudando a realidade de vários pontos da cidade e seguirá um cronograma contínuo para alcançar todas as regiões”, completou. Com o volume elevado de chuvas registrado nos últimos dois meses e a previsão de continuidade do tempo instável, a prefeitura avalia que o surgimento de novos buracos tende a aumentar, especialmente devido à idade avançada da malha asfáltica de Dourados. Para minimizar os impactos e atender a população, seis equipes atuam de forma simultânea. Além da Rua Neli Todeschini, no Jardim Santa Maria, há frentes de trabalho na Rua Antônio de Amaral, no Jardim Pelicano; Rua Maria da Glória, na Vila Eldorado; Rua Ramão Osório, no Parque das Nações II; Rua Dom Pedro I, no Jardim Ouro Verde; e Rua Azis Rasselen, no Jardim Tropical. A estratégia é concluir os serviços em cada região antes de deslocar as equipes para outro bairro. A operação faz parte do programa permanente de manutenção viária da Prefeitura, que tem priorizado iniciar os trabalhos pelos trechos mais críticos e vias com maior fluxo de veículos, buscando melhorar a mobilidade urbana e a segurança no trânsito em toda a cidade.
Procon divulga pesquisa de preços do material escolar e orienta consumidores
A Prefeitura de Dourados, por meio do setor de fiscalização do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou no início deste ano a pesquisa de preços do material escolar no município. O levantamento ocorreu entre os dias 5 e 9 de janeiro e abrangeu sete estabelecimentos comerciais da cidade, com o objetivo de orientar os consumidores neste período de maior demanda por produtos escolares. Ao todo, foram pesquisados 69 itens, e os resultados apontaram variações expressivas de preços entre os estabelecimentos. Entre as maiores diferenças registradas estão o papel almaço com ou sem pauta, que apresentou variação de 1.025%, a lantejoula (648%), o papel pardo (590%), o apontador de lápis simples com depósito (521,88%), o apontador sem depósito (515%), o caderno de caligrafia brochura de 48 folhas (470%) e a cola colorida de 20g (344,09%). Em 30 produtos pesquisados, a diferença entre o menor e o maior preço superou 100%. Em comparação com a pesquisa realizada em janeiro de 2025, o Procon identificou uma alta média de quase 3% nos valores dos produtos. De acordo com o órgão, a pesquisa tem como principal finalidade apresentar ao consumidor uma amostra das variações de preços encontradas no mercado local e alertar para a importância da comparação antes da compra. O Procon de Dourados destaca que os preços podem variar significativamente de um estabelecimento para outro, em razão de promoções, descontos, prazos de pagamento e, principalmente, diferenças de marcas. Por isso, a recomendação é pesquisar em diversos pontos de venda, negociar condições e, sempre que possível, realizar compras coletivas, que podem facilitar a obtenção de descontos. Orientações ao consumidor Para preservar o orçamento familiar no início do ano, período marcado por despesas extras, o Procon orienta que os consumidores racionalizem a compra de material escolar, aproveitando itens do ano anterior que ainda estejam em boas condições de uso. Na busca pelo menor preço, o consumidor também deve observar a qualidade e a procedência dos produtos, evitando gastos extras com substituições ao longo do ano letivo. O órgão reforça ainda a importância de conhecer os direitos do consumidor, como os prazos para reclamação de produtos com defeito e o direito de arrependimento em compras realizadas pela internet. O Procon alerta ainda, sobre os cuidados na compra de materiais de vendedores ambulantes, já que, na maioria dos casos, não há emissão de nota fiscal nem garantia de certificação dos produtos. Além disso, materiais com personagens e marcas licenciadas costumam ter preços mais elevados, sem necessariamente apresentar melhor qualidade. Por fim, o órgão orienta que os pais confirmem junto às escolas se todos os itens da lista são realmente necessários e lembra que as instituições de ensino não podem exigir materiais de uso coletivo. Conforme a legislação municipal, a lista de material escolar deve ser acompanhada de um plano de execução das atividades letivas, com a descrição detalhada da utilização de cada item ao longo do ano.
Viveiro Municipal fortalece plano de arborização e garante replantio de árvores em Dourados
A Prefeitura de Dourados iniciou, neste mês de janeiro, uma nova etapa do Plano Municipal de Arborização, com a intensificação do replantio e do plantio de árvores em áreas urbanas. A ação tem como objetivo recompor a vegetação após a supressão de aproximadamente 400 árvores que estavam condenadas por risco de queda, doenças ou danos estruturais. Grande parte dessas remoções já foi concluída e o replantio começou pela região central do município. Na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito Marçal Filho esteve no Viveiro Municipal para acompanhar de perto o trabalho desenvolvido no local e conferir as espécies que serão utilizadas nas novas etapas do plantio. Entre os pontos contemplados está a Avenida Coronel Ponciano, que receberá diferentes espécies arbóreas ao longo de toda a sua extensão, desde a área da prefeitura até o entroncamento com a BR-163. O plantio nessa via deve ocorrer nos próximos dias. O diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), Fábio Luís, ressalta que todo procedimento de desenvolvimento de mudas segue determinação do prefeito Marçal Filho de arborizar a cidade com árvores apropriadas, que não ofereçam riscos à população e nem danos no calçamento. “Por trás de todo esse trabalho, existe um estudo detalhado que aponta qual a melhor espécie para cada espaço e cada região de Dourados”, explica Fábio Luís, que acompanhou o prefeito na manhã desta segunda-feira. Desde setembro do ano passado, a administração municipal vem realizando a retirada gradativa de árvores condenadas na região central da cidade. Como contrapartida ambiental pela Prefeitura de Dourados, está previsto o plantio de cerca de 800 novas mudas, todas produzidas pelo Viveiro Municipal. O espaço é administrado pelo Instituto do Meio Ambiente e está localizado em uma chácara no Parque das Nações I. Atualmente, o viveiro mantém um estoque com pouco mais de 60 espécies diferentes, distribuídas em tubetes, sacos e baldes, com tamanhos variados, desde mudas com cerca de 10 centímetros até exemplares que ultrapassam dois metros de altura, como magnólia, tamarindo, ameixa, pitanga e jequitibá. O responsável pelo Viveiro Municipal, Antônio Casaroto, explica que aproximadamente metade das mudas disponíveis é composta por espécies frutíferas. Ele ressaltou ainda que a população pode ter acesso às mudas, desde que siga os procedimentos estabelecidos. “O cidadão interessado deve solicitar autorização no Imam, que funciona no Parque Arnulpho Fioravanti, aos fundos do terminal rodoviário”, orientou. “Após a liberação, a retirada das mudas é feita diretamente no viveiro, sempre às quartas-feiras, na Rua Honduras, próximo à BR-463, no Parque das Nações I”, detalhou. Além das mudas arbóreas, o viveiro também conta com uma estufa destinada à produção de plantas ornamentais, utilizadas exclusivamente nos canteiros centrais da cidade. Essas espécies são responsáveis por embelezar avenidas e espaços públicos, contribuindo para a paisagem urbana e o bem-estar da população. Durante a vistoria, o prefeito destacou a importância da arborização para a qualidade de vida em Dourados e ressaltou o papel estratégico do Viveiro Municipal nesse processo. “Arborizar a cidade é investir em saúde, em meio ambiente e em qualidade de vida”, enfatizou. “As árvores reduzem a temperatura, melhoram a qualidade do ar e tornam os espaços urbanos mais humanos”, prosseguiu. “O Viveiro Municipal é fundamental para que esse trabalho seja feito com planejamento, responsabilidade ambiental e participação da comunidade”, completou Marçal Filho. Segundo o prefeito, o fortalecimento do plano de arborização na atual administração demonstra o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável. “Estamos cuidando do presente e pensando no futuro da cidade”, argumentou. “Cada árvore plantada hoje representa mais sombra, mais equilíbrio ambiental e mais bem-estar para as próximas gerações”, finalizou.
Hospital da Vida vai substituir equipamento de tomografia e exames vão para o HU/UFGD
A Fundação de Serviços de Saúde (Funsaud), vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, divulgou nota nesta segunda-feira (12) informando que iniciou a retirada do aparelho de Tomografia Computadorizada do Hospital da Vida em virtude da necessidade de instalação de novo equipamento, cujo fornecimento é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde. Enquanto o novo equipamento estiver sendo instalado, os exames de tomografia não poderão ser realizados na unidade, mas todos os pacientes terão o atendimento garantido. De acordo com a direção da Funsaud, para assegurar a continuidade dos serviços, os pacientes serão transportados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a realização dos exames de tomografia no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD), até a conclusão da instalação do novo equipamento, prevista para o dia 31 de janeiro de 2026. O equipamento que está sendo substituído atende uma alta demanda de exames de imagens no Hospital da Vida, com 15.439 procedimentos. O novo equipamento será uma TC Canon de 80 canais, igual a que está instalada lá hoje, mas que terá maior vida útil em razão dos elevados números de exames de tomografia de crânio, abdômen, tórax, entre outros, que são realizados diariamente no Hospital da Vida de Dourados. O Setor de Imagens da unidade é composto por três tipos de exames: Raio-X HBR, Tomografia Computadorizada HBR e Raio-X Fidi. Somente no ano passado, foram realizados 16.975 exames de Raio-X HBR, sendo 1830 em janeiro; 1754 em fevereiro; 1673 em março; 1692 em abril; 1822 em maio; 1716 em junho; 2000 em julho; 1802 em agosto; 1864 em setembro; 534 em outubro; 115 em novembro e 170 em dezembro, considerando que nesses últimos 3 meses os exames de Raio-X HBR também foram realizados fora da unidade. De janeiro a dezembro de 2026, o Hospital da Vida também realizou 15.439 exames de Tomografia Computadorizada, sendo 1172 em janeiro; 111 em fevereiro; 1250 em março; 1212 em abril; 1250 em maio; 1223 em junho; 1497 em julho; 1377 em agosto; 1392 em setembro; 1243 em novembro e 1331 em dezembro. Também de janeiro a dezembro, o Hospital da Vida realizou 3.611 exames de Raio-X Fidi. “Esse elevado volume de exames no setor de imagem do Hospital da Vida comprova a importância que Dourados tem para os 33 municípios da região que enviam seus pacientes de urgência e emergência para atendimento na nossa unidade, daí a necessidade dos entes federados, como o Estado e a União, destinarem mais recursos para a saúde pública em nosso município”, ressalta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. UPA 24 HORAS Se no Hospital da Vida a demanda por exames de imagens foi gigantesca, atingindo o total de 36.025 exames somente em 2025, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que recebe pacientes de urgência e emergência 24 horas por dia, não foi diferente. De janeiro a setembro de 2025 foram realizados 24.196 exames de Raio-X HBR na UPA, sendo 1979 em janeiro; 2074 em fevereiro; 2431 em março; 2.500 em abril; 2627 em maio; 2705 em junho; 3.902 em julho; 2829 em agosto e 3.149 em setembro. No ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento também realizou 2287 exames de Raio-X Fidi. “Grande parte desses exames de Raio-X HBR e Raio-X Fidi realizados na UPA também foram para atender pacientes da região, reforçando a necessidade de um aporte maior de recursos federais e estaduais na saúde de Dourados”, enfatiza Marcio Figueiredo.







