A SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da CVISA (Coordenadoria de Vigilância Sanitária Estadual), realizou entre os dias 9 e 12 de janeiro uma operação de fiscalização na EBCT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), em Campo Grande, que resultou na apreensão de canetas emagrecedoras, ampolas e outros medicamentos sem registro ou em desacordo com a legislação sanitária. Durante a ação, a equipe da GEMPS (Gerência de Medicamentos e Produtos para Saúde) analisou 570 encomendas previamente retidas pelo setor de segurança postal dos Correios, após identificação de conteúdo suspeito por meio de raio-X nos dias 7 e 8 de janeiro. A abertura dos pacotes ocorreu com a presença da Vigilância Sanitária, conforme os protocolos legais. Entre os itens apreendidos estavam 3.168 ampolas de tirzepatida, 78 canetas de retratutida, além de semaglutida, somatropina, esteroides anabolizantes, toxina botulínica, oxandrolona, lisdexanfetamina e suplementos alimentares, todos sem comprovação de registro, procedência ou autorização sanitária. De acordo com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária Estadual, a fiscalização identificou mudança na estratégia dos remetentes ilegais, que passaram a enviar ampolas para abastecimento das canetas emagrecedoras, em vez dos dispositivos completos. O conteúdo suspeito é identificado pelos Correios por meio de raio-X, e a confirmação da irregularidade ocorre somente com a abertura dos pacotes na presença da Vigilância Sanitária. As apreensões ocorreram em razão do descumprimento de diversas normas sanitárias, entre elas a Lei Federal nº 6.360/1976, a Lei Federal nº 6.437/1977, a Lei Estadual nº 1.293/1992 e resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que regulam o registro, a comercialização e o transporte de medicamentos no país. A SES alerta que medicamentos como as chamadas “canetas emagrecedoras”, quando adquiridos sem prescrição, sem registro na Anvisa ou por canais informais, representam risco grave à saúde, podendo causar reações adversas, infecções, intoxicações e outros agravos. A Secretaria reforça que o tratamento da obesidade deve seguir diretrizes clínicas reconhecidas e ser acompanhado por profissionais habilitados. Denúncias de comercialização, transporte ou uso irregular de medicamentos podem ser encaminhadas à Vigilância Sanitária Estadual, contribuindo para a proteção da saúde da população e o combate ao comércio ilegal de produtos sujeitos à vigilância sanitária. André Lima, Comunicação SES
Incentivo financeiro fortalece rede de atenção à Doença Renal Crônica no Estado
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) publicou, segunda-feira (12), no Diário Oficial do Estado, a Resolução SES/MS n. 519 que institui incentivo financeiro para a Atenção Especializada em DRC (Doença Renal Crônica) no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). A medida prevê recursos para o custeio das sessões de hemodiálise e para a ampliação do acesso à diálise peritoneal nas unidades habilitadas no Estado, com vigência de janeiro a dezembro de 2026. De acordo com a resolução, o incentivo financeiro contempla dois eixos. O Eixo I destina apoio financeiro aos gestores dos contratos com os prestadores de TRS (Terapia Renal Substitutiva), no custeio das sessões de hemodiálise de pacientes renais crônicos atendidos pelo SUS. O valor instituído é de R$ 45,00 por sessão, com teto máximo de 14 sessões por paciente ao mês, conforme a tabela de procedimentos do SUS. Já o Eixo II tem como foco ampliar o acesso à diálise peritoneal nos serviços habilitados em Atenção Especializada em DRC. Nesse caso, o incentivo é de R$ 716,12 por paciente ao mês, destinado à manutenção e ao acompanhamento domiciliar de pacientes submetidos à diálise peritoneal automatizada e contínua, com limite de um procedimento mensal por paciente. Para a gerente de Atenção à Doença Renal Crônica da SES, Mara Rúbia da Costa Silva, a resolução consolida e qualifica uma política já existente no Estado. “O incentivo já faz parte da estratégia de cuidado à pessoa com DRC e, com essa resolução, garantimos sua continuidade em 2026, fortalecendo o custeio da hemodiálise e ampliando o acesso à diálise peritoneal, de forma alinhada à linha de cuidado e às necessidades dos pacientes”, afirmou. Farão jus ao recebimento do incentivo financeiro complementar os municípios que possuem a gestão de prestadores habilitados em Atenção Especializada em DRC com hemodiálise e/ou diálise peritoneal, além de hospitais com essas habilitações sob gestão estadual. Para isso, os entes e estabelecimentos deverão cumprir critérios como apresentação de dados sobre pacientes em tratamento e em fila de espera, estrutura disponível e assinatura do Termo de Adesão previsto nos anexos da resolução, que deverá ser preenchido, assinado e encaminhado à SES por meio do e-mail gabinete.ses@saude.ms.gov.br até o dia 21 de janeiro de 2026. O objetivo da normativa é promover uma assistência mais equânime e eficiente às pessoas com DRC no Estado, em consonância com a Linha de Cuidado da Pessoa com DRC e as portarias do Ministério da Saúde que regulamentam a organização, o funcionamento e o financiamento desse tipo de atendimento no SUS. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Polícia Civil apreende mais de 2 toneladas de carnes impróprias para o consumo
Uma operação conduzida pela Polícia Civil, nesta quarta-feira (14), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (DECON), em parceria com a Secretaria Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), Vigilância Sanitária e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), resultou na apreensão e descarte de cerca de 2.200 quilos de carnes bovina, suína e frango em um supermercado localizado no Bairro Rita Vieira, em Campo Grande-MS. De acordo com os órgãos envolvidos, a fiscalização identificou venda de produtos impróprios para consumo, manipulação sem autorização, armazenamento inadequado e ausência de rastreabilidade. Parte das carnes estava acondicionada em câmara fria compartilhada com produtos de padaria, como pães. Além disso havia caixas de papelão no mesmo ambiente, prática considerada irregular. A Vigilância Sanitária apreendeu e descartou todo o material. Conforme apurado, a unidade recebia carnes desossadas na filial do Itamaracá, que realizava o processamento e posterior distribuição para outras lojas. A fiscalização apontou que o estabelecimento do Itamaracá não possui registro no Serviço de Inspeção Municipal, requisito obrigatório para manipulação de produtos de origem animal. O responsável técnico pelo açougue, um homem de 42 anos de idade, foi autuado em flagrante por crime contra as relações de consumo. O caso se enquadra no artigo 7º, incisos II e IX, da Lei 8.137/90, que trata da venda e exposição de mercadorias em desacordo com as normas legais e impróprias ao consumo. A operação integra um conjunto de ações voltadas ao controle sanitário e à segurança alimentar na capital.
Polícia apreende quase 400kg de maconha e prende homem em flagrante
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Itaquiraí realizou, na tarde desta quarta-feira (14), uma importante ação de combate ao tráfico de drogas na rodovia BR-163, nas proximidades da entrada da empresa Bello Alimentos. A equipe policial recebeu informações de inteligência indicando que um veículo Fiat Argo, de cor preta, estaria se deslocando no sentido Eldorado–Itaquiraí transportando grande quantidade de entorpecentes. Diante disso, os policiais se posicionaram estrategicamente na rodovia e iniciaram monitoramento do local. Pouco tempo depois, o veículo com as características repassadas foi identificado e passou a ser acompanhado pela equipe policial, que realizou a abordagem nas imediações da empresa Bello Alimentos. O condutor ainda tentou empreender fuga, mas foi rapidamente interceptado e contido pelos policiais. Durante a vistoria no interior do automóvel, foram encontrados diversos fardos de substância análoga à maconha, ocultos sob uma manta, que após pesagem totalizaram 369,8 quilos da droga, caracterizando um expressivo prejuízo ao crime organizado. O motorista recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o veículo e o entorpecente apreendido, à Delegacia de Polícia de Itaquiraí para as providências legais cabíveis.
DOF apreende adolescente que seguia com droga para Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (14), em Amambai, um adolescente de 16 anos que transportava 8,3 quilos de maconha em um ônibus de transporte coletivo. Os militares realizavam bloqueio na MS-156, entre os municípios de Amambai e Caarapó, quando abordaram o coletivo. Durante entrevista aos passageiros, o adolescente apresentou excesso de nervosismo. Em vistoria a duas bolsas que ele transportava, os policiais localizaram 16 volumes da droga. Questionado, o menor afirmou que pegou o entorpecente em Coronel Sapucaia e que o destino final seria a cidade de Dourados. A droga e o adolescente foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Amambai.
Carlo Ancelotti elogia instalações do Brasil na Copa
Carlo Ancelotti elogiou as escolhas do Centro de Treinamento Columbia Park, em Morristown e do hotel The Ridge, em Basking Ridge, ambas no Estado de Nova Jersey, na costa leste americana, como sedes da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026. O treinador fez parte da comitiva da CBF que visitou as instalações e considerou assertiva a escolha da CBF, confirmada nesta quarta-feira (14) pela Fifa. “Estamos muito satisfeitos com esta definição. O Centro de Treinamento é novo, moderno e oferece todas as condições para o nosso trabalho, antes e durante a Copa do Mundo. Quero agradecer à Red Bull por ter nos recebido e mostrado todo o espaço, que era pretendido por outras equipes”. Atualmente o local passa por reformas de ampliação das estruturas e modernização de instalações e equipamentos. O Columbia Park é dotado de áreas de treinamento modernas, academias de ginástica, vestiários e escritórios administrativos, que vão proporcionar um ambiente de alto nível para o treinamento de futebol de elite, o que viabiliza sua utilização em outras fases da Copa, caso o Brasil opte por permanecer em Nova Jersey. O técnico da Seleção Brasileira também ressaltou a escolha do hotel The Ridge como base da equipe Canarinha. “O hotel oferece privacidade e todo o conforto para uma preparação tranquila. Teremos tudo necessário para um bom trabalho na Copa. Além disso, as distancias são curtas e isso influenciou nossa decisão”.
Polícia Civil recaptura jovem envolvido em latrocínio de padre em Dourados
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul cumpriu, nesta terça-feira (13), mandado de prisão preventiva contra J.V.M.V., 18, investigado por participação no latrocínio que resultou na morte do padre Alexsandro da Silva Lima em novembro do ano passado, em Dourados. O jovem havia sido preso em flagrante logo após o crime e solto em audiência de custódia realizada pelo Poder Judiciário. Segundo a investigação conduzida pela Seção de Investigações Gerais (SIG), ele teria auxiliado na adulteração da cena, removendo objetos da residência e contribuindo para a ocultação do corpo, além de subtrair itens do imóvel. Após audiência de custódia, o investigado foi liberado mediante medidas cautelares, que incluíam a atualização de endereço e comparecimento aos atos processuais. O descumprimento dessas condições levou a Justiça a decretar a prisão preventiva. Ele foi recapturado em uma residência no bairro João Paulo II. Com a nova prisão, já são dois dos cinco envolvidos detidos preventivamente. Um adolescente cumpre medida de internação e duas adolescentes respondem em liberdade.
Do agendamento às internações, Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital
No dia 20 de dezembro do ano passado Dourados ganhou um dos hospitais mais modernos e tecnológicos do Estado: o HRD (Hospital Regional de Dourados), que já nasceu 100% digital. Com foco na eficiência, segurança da informação e experiência humanizada ao paciente, o HRD integra processos eletrônicos em toda a jornada de atendimento: do agendamento às internações. Entre as facilidades aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), o hospital oferece um sistema de agendamento digital, permitindo que o paciente confirme sua consulta pelo WhatsApp, garantindo melhor organização da agenda assistencial. Além disso, os pacientes terão acesso rápido e seguro a todos os exames diretamente pelo Portal de Exames, eliminando a necessidade de papéis e deslocamentos extras, trazendo agilidade no atendimento e maior autonomia ao cidadão. Outro destaque é a utilização de um prontuário eletrônico de alta performance, amplamente reconhecido no país por aumentar a segurança do paciente, padronizar condutas, reduzir erros e permitir que todas as áreas assistenciais trabalhem de forma integrada. O sistema oferece suporte à decisão clínica e agiliza processos, garantindo que informações críticas estejam sempre disponíveis em tempo real. Para a Diretora Geral do HRD, Andréia Alcântara, a digitalização da saúde não é apenas um avanço tecnológico, é uma ferramenta essencial para oferecer cuidado mais seguro, rápido e humanizado. “No Hospital Regional de Dourados, cada processo foi pensado para colocar o paciente no centro, garantindo eficiência, integração e transparência em toda a sua jornada”, afirmou a diretora. Secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone comemora o emprego da tecnologia em um hospital que integra a rede estadual de saúde. “O Hospital Regional de Dourados simboliza um novo patamar para o SUS em Mato Grosso do Sul. Um hospital que já nasce 100% digital para ampliar ainda mais a segurança do paciente, qualifica o cuidado, otimiza os fluxos assistenciais e garante mais transparência e eficiência em toda a jornada de atendimento”. A saúde digital já é realidade em Dourados Uma das novidades do Hospital Regional de Dourados é a checagem beira-leito de forma digital, utilizando dispositivos móveis para validar medicações, procedimentos e identificação do paciente, o que reduz riscos e fortalece protocolos de segurança do paciente. Ou seja, antes do paciente receber qualquer tipo de medicação ocorre a conferência eletrônica por parte da equipe assistencial, evitando erros de garantindo a segurança das medicações aplicadas. Para a paciente Zenilda Lopes dos Santos, de 70 anos, essa tecnologia é novidade. “É a primeira vez que vejo esse tipo de tecnologia, até mesmo em outros estados onde fui atendida. Estou internada aqui e vejo como o processo traz mais segurança para o paciente. Afinal, no meio de tantos pacientes, o meu medicamento pode ser parecido com o da paciente do lado, mas com essa checagem beira leito não tem como ter erro na medicação”, contou a paciente. Tecnologia a favor do paciente Por meio do Portal do Paciente, que será implantado em breve, familiares e usuários autorizados poderão acompanhar o prontuário digital e o boletim médico, fortalecendo a comunicação entre equipe e família. Além disso, o hospital já conta com painéis digitais de acompanhamento das internações, fornecendo indicadores em tempo real para garantir eficiência operacional, melhorando o uso dos leitos e apoiando decisões estratégicas. Outra melhoria é o encaminhamento eletrônico, ou seja, quando um paciente precisa ser direcionado para outra especialidade, o médico realiza o encaminhamento eletronicamente, e o paciente entra automaticamente na fila de agendamento. O processo elimina formulários em papel, que podem ser extraviados, e assegura total rastreabilidade e transparência. “O HRD está materializando o uso de ferramentas avançadas em saúde digital que já vinham sendo adequadas há tempos, agora implantando-as na prestação do serviço público. A integração total dos sistemas garante rastreabilidade, apoio à decisão clínica e processos mais ágeis, sempre com o paciente no centro do cuidado”, finaliza o coordenador de Tecnologia da Informação da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Comunicação SES*com informações do HRD
NOTA INFORMATIVA DA PREFEITURA DE DOURADOS
Assunto: Caso de criança internada com suspeita de meningite Informamos que está em investigação um caso suspeito de meningite em uma criança dosexo feminino, de 2 meses de idade, internada em hospital do município de Douradosdesde o dia 09 de janeiro de 2026. De acordo com informações repassadas pelos familiares, a criança apresentou sintomascomo choro intenso, sinais de desconforto, dor e episódios de vômito tendo consumidoleite em fórmula infantil (NAN Sensitive). No atendimento hospitalar, os exames clínicose laboratoriais levantaram a hipótese diagnóstica de meningite, com identificação deSalmonella spp. em amostra de líquor analisada no próprio hospital, além de sinaisclínicos compatíveis com infecção intestinal.A criança permanece internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), encontrando-sehemodinamicamente estável e com melhora do quadro, porém ainda segue intubada.A Vigilância Epidemiológica foi oficialmente notificada do caso em 12/01/2026, eamostras clínicas foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública(LACEN) no dia 13/01/2026, onde seguem em análise para confirmação do agenteetiológico. Os familiares disponibilizaram a lata da fórmula infantil mencionada, a qual consta entreos produtos suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA),conforme Resolução nº 32/2026, em razão de contaminação por Bacillus cereus. Aamostra do produto foi coletada e será encaminhada para análise laboratorial nesta quintafeira.Em diligências realizadas, foi informado que os pais da criança residem no município deDouradina/MS, dado que já foi comunicado às áreas técnicas da Secretaria de Estado deSaúde.Conforme notificação hospitalar, a criança havia recebido regularmente as vacinasprevistas no Calendário Nacional de Vacinação para a faixa etária de 2 meses(Pentavalente, Pneumocócica 10-valente e VIP), no município de domicílio, em08/01/2026. Até o momento, não há confirmação de relação causal entre o consumo da fórmula infantile o quadro clínico apresentado. O caso segue em investigação, com acompanhamentoconjunto das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária municipais e estaduais.A situação permanece sob monitoramento, e novas informações serão divulgadasoportunamente pelos canais oficiais.Dourados, 14 de janeiro de 2026 Devanildo de Souza SantosGerente do Núcleo de Vigilância Epidemiológica________________o de EntomologiaDiego MesquitaGerente do Núcleo de Vigilância Sanitária








