A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), abriu nesta segunda-feira (19) a designação dos estudantes que fizeram a pré-matrícula nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). Para consultar a designação é preciso acessar o endereço https://ecidade.dourados.ms.gov.br/matriculadigital/ . Para acessar, é preciso digitar a chave eletrônica e a data de nascimento do aluno. O responsável também receberá mensagem pelo celular alertado para a obrigação, que vai confirmar a matrícula da criança. A designação é exclusiva para alunos que tiveram a inscrição deferida a partir do dia 5 de janeiro de 2026, já que os alunos antigos das escolas municipais e dos Ceims já tiveram a rematrícula realizada ainda no mês de dezembro pelos pais ou responsáveis. “Estamos fazendo todos os esforços para que nenhuma criança fique fora da escola por falta de vaga, tanto que selecionamos instituições particulares para compra de vagas destinadas aos estudantes que não forem designados em uma escola ou Ceim do município”, ressalta Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação. Pós a designação, o responsável deverá realizar a confirmação da matrícula, na própria unidade escolar, entre os dias 20 e 23 de janeiro. Paralelamente, tem início o segundo período de inscrições, também no período de 20 a 23 de janeiro, para aqueles que não conseguiram fazer a inscrição. A segunda designação da escola ou Ceim sai em 26 de janeiro e o responsável terá que providenciar a efetivação entre os dias 27 e 30 de janeiro, confirmando a matrícula. Importante lembrar que a simples designação não é suficiente para assegurar a vaga, sendo indispensável que o responsável compareça na unidade de ensino para garantir a matrícula, sob pena de ter a vaga ocupada por outro aluno que buscar a efetivação da matrícula primeiro. Nesta primeira etapa, o sistema de pré-matrículas da prefeitura recebeu 8.869 inscrições, sendo 3.897 cadastros para centros de educação infantil e 4.972 cadastros para escolas do ensino fundamental da Reme. Estão sendo feitas, nesta primeira etapa, 2.519 designações para os Centros de Educação Infantil e outras 3.818 para as escolas do Ensino Fundamental. Este ano, novamente, a descentralização do atendimento foi inserida, dando mais opções para que pais e responsáveis possam buscar uma vaga para as crianças e adolescentes, com atendimento implementado nas unidades escolares e, também, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), proporcionando comodidade às famílias, num espaço refrigerado. Os pais e/ou responsáveis ainda contaram com a opção de fazer a pré-matrícula via internet, no site da Prefeitura, que foi opção da grande maioria este ano. A Rede Municipal de Ensino de Dourados atendeu, no ano letivo de 2025, cerca de 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil e, também, nas unidades conveniadas.
Cesta básica cai em todas as capitais do país no 2º semestre de 2025
O preço da cesta básica de alimentos caiu em todas as 27 capitais brasileiras no acumulado do último semestre de 2025. As quedas oscilaram entre -9,08%, em Boa Vista (RR,) e -1,56%, em Belo Horizonte (MG). Os dados, divulgados nesta terça-feira (20), são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Desde julho de 2025, a pesquisa engloba todas as 27 capitais do país. Anteriormente, o levantamento era feito apenas em 17. Campeã em queda de preço entre as capitais, Boa Vista (RR) teve a redução de -9,08% no valor da cesta básica no último semestre do ano passado, com o preço passando de R$ 712,83 em julho de 2025, para R$ 652,1,4 em dezembro – R$ 60,69 menor. A segunda capital com maior queda no período foi Manaus (AM), com diminuição de -8,12% no preço da cesta, de R$ 674,78 para R$ 620,42, ou seja, custo R$ 54,36 a menos. Fortaleza (CE) ocupa o terceiro lugar em diminuição do preço do conjunto de alimentos essenciais: queda de -7,90%, passando de R$ 738,09, em julho, para R$ 677, em dezembro, R$ 61,09 mais barata. As capitais que tiveram menores baixas foram Belo Horizonte (MG), Macapá (AP) e Campo Grande (MS) com quedas de -1,56%, -2,10% e -2,16%, respectivamente, no acumulado do período. Por regiões, Boa Vista (RR) lidera o cenário de baixa de preços não só nacionalmente, mas também no Norte, assim como Fortaleza (CE), ocupa não somente o terceiro lugar geral, mas também é campeã no Nordeste do país. No Centro-Oeste, Brasília (DF), é a recordista em declínio de preço da cesta no período, com variação de -7,65% nos últimos seis meses de 2025. No Sul, a capital mais bem colocada é Florianópolis (SC), que teve redução de -7,67% no valor do conjunto de produtos. Vitória (ES) é a capital vencedora no Sudeste do país, com redução de -7,05% no preço da cesta básica de alimentos de julho a dezembro do ano passado.. Segundo o presidente da Conab, Edegar Pretto, o resultado dos últimos seis meses de 2025 demonstram que a política agrícola do Brasil está no caminho certo. “Estamos comemorando porque essa queda generalizada é fruto dos investimentos que o governo federal vem fazendo no setor agropecuário brasileiro, aumentando a produção de alimentos para o consumo interno nacional”. Ele destacou os planos Safra dos últimos três anos, tanto o empresarial quanto o da Agricultura Familiar. “Já são três anos que ambos têm valores recordes, não faltando recursos para o financiamento agrícola, e com juros subsidiados”.
Polícia Civil deflagra “Operação Chargeback” contra associação criminosa responsável por fraudes eletrônicas e lavagem de capitais
Nesta terça-feira (20), a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros – GARRAS, em ação coordenada pelo Departamento de Polícia Especializada – DPE e apoio da DENAR, DERF, DEFURV e DHPP, deflagrou a “Operação Chargeback”, visando cumprimento de mandados judiciais de busca domiciliar e prisão temporária na capital sul-mato-grossense. A operação decorreu de investigação do GARRAS, visando apurar a prática de crimes de fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de capitais. Durante as investigações apurou-se que, desde 2023, determinado grupo realizava fraudes envolvendo máquinas de cartão e cartões de crédito de terceiros. A fraude consistia na realização de vendas simuladas pelo suspeito, cujo pagamento era realizado por cartões de crédito de terceiros, obtidos ilicitamente. Assim, os suspeitos utilizavam a opção de “antecipação de valores” junto à instituição financeira, sendo que, posteriormente, o proprietário do cartão de crédito utilizado para a suposta venda realizava a contestação do pagamento, realizado de forma fraudulenta. Os valores angariados pela associação criminosa em prejuízo da instituição financeira, até o momento, já ultrapassam a astronômica quantia de R$ 4.000.000,00 (quatro milhões de reais). Em virtude da investigação, o GARRAS representou por mandados de prisão dos integrantes identificados, bem como indisponibilidade de seus bens e mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pelo Poder Judiciário. A Operação Chargeback cumpriu 15 mandados de busca e apreensão e 5 prisões cautelares. Também foi realizado o bloqueio judicial de aproximadamente R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) em contas bancárias dos integrantes do grupo criminoso. Durante as diligências, foram apreendidos: uma arma de fogo (pistola Glock) com adulteração de numeração; um carregador de pistola comum; um carregador de pistola prolongado; aproximadamente 100 munições de arma de fogo, calibre 9mm; oito máquinas de cartão de crédito; aproximadamente 40 cartões de créditos em nome de indivíduos diversos; um veículo importado; aparelhos celulares; computadores, entre outros objetos. Os suspeitos J.P.L. (30), J.P.F.B. (32), B.M.C.B. (21), N.M.M. (32) e M.F.C.S. (28) encontram-se custodiados, sob prisão cautelar, onde ficarão à disposição das investigações.
Ibrachina time sensação da Copinha que eliminou gigantes
Fundado há apenas cinco anos, o Ibrachina tem ganhado destaque em competições de base no futebol paulista. O time, sediado no bairro do Mooca, em São Paulo, alcançou a melhor participação da sua história na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Classificado para a semifinal, o Ibrachina eliminou o Atlético-MG (segunda fase), o Internacional (oitavas) e o Palmeiras nas quartas de final. Agora, terá o São Paulo como adversário por uma vaga na final. Na primeira fase, o Ibrachina terminou em primeiro do Grupo 30, com sete pontos. O time venceu goleou o Ferroviário-CE, venceu o Bangu-RJ e empatou com o Santo André. Foram oito gols marcados e apenas dos sofridos. O resultado expressivo é apenas mais um do time que na temporada passada foi vice-campeão paulista sub-17, perdendo a final para o Sfera FC – outro time sensação da base -, e considerado a sexta melhor categoria de base sub-20 de São Paulo, atrás apenas do Novorizontino e dos quatro grandes clubes do estado. O projeto do Ibrachina teve início em paralelo com as restrições em todo o mundo em virtude da pandemia de Covid-19. Seguindo protocolos e mantendo peneiras para buscar talentos, o clube se beneficiou diante de um cenário de incerteza que dominou o futebol brasileiro de base entre 2020 e boa parte de 2021. Como muitos clubes paralisaram as atividades por conta das restrições e a ausência de campeonatos de base, o Ibrachina conseguiu atrair muitos jogadores que até então atuavam em clubes como Portuguesa, São Caetano, São Bernardo e até Palmeiras. A chegada desses jogadores e a manutenção da atividade do clube foram determinantes para o Ibrachina conseguir bons resultados dentro de campo, mesmo com pouco tempo de atividade. O Ibrachina tem como mascotes a arara e o dragão, representando as culturas de Brasil e China, respectivamente. O nome do time tem relação com o projeto social, que atende por Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina). Projeto social de família milionária O clube tem a ambição de ser um dos maiores reveladores de jogadores no Brasil e migrar para o futebol profissional. Sediado no bairro da Mooca, em São Paulo, casa do tradicional Juventus, o Ibrachina conta com uma estrutura que atende jovens das categorias sub-15, sub-17 e sub-20, além de crianças das comunidades de Heliópolis e São Mateus (conheça as instalações do Ibrachina no vídeo abaixo). O clube tem como presidente o empresário Henrique Law, filho do casal Law Kin Chong e Miriam Law, que foram investigados na CPI da Pirataria, conduzida pela Câmara Municipal de São Paulo, que apurou a venda irregular e contrabando de produtos no comércio popular de São Paulo, localizado nas regiões da rua 25 de março, Brás e Pari.
Com inscrições até sexta-feira, UEMS divulga edital do Sisu com mais de 1,2 mil vagas
A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) divulgou o edital do Sisu, com a oferta de 1.284 vagas em cursos de graduação presenciais, distribuídas em diversas unidades universitárias do Estado. As inscrições estão abertas desde o dia19 de janeiro e seguem até sexta-feira (23), exclusivamente pelo portal do Ministério da Educação, no endereço: https://sisualuno.mec.gov.br/login . Do total de vagas, 836 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 448 contemplam políticas de ações afirmativas, sendo 258 para candidatos negros (pretos e pardos), 122 para indígenas e 68 para pessoas com deficiência (PCD). A seleção utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2023, 2024 ou 2025. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso, indicando também a modalidade de concorrência: ampla concorrência, cotas para negros, indígenas ou pessoas com deficiência. Durante o período de inscrição, é possível alterar as opções, sendo considerada válida a última confirmação no sistema. O resultado da chamada regular do Sisu será divulgado no dia 29 de janeiro. Já as matrículas dos aprovados começam a partir de 2 de fevereiro, conforme cronograma oficial da UEMS. Quem não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse na lista de espera entre 29 de janeiro e 2 de fevereiro. As aulas do ano letivo de 2026 estão previstas para iniciar em 19 de fevereiro. A UEMS reforça que é responsabilidade do candidato acompanhar todas as publicações de editais, convocações e orientações no site institucional: https://www.uems.br/pro-reitoria/proe/dind/sisu Com a ampla distribuição de cursos e políticas de inclusão, o SiSU 2026 da UEMS representa uma das principais portas de acesso ao ensino superior público em Mato Grosso do Sul. Confira o edital completo: Clique Aqui Comunicação UEMS
Jogos, oficinas e contação de histórias movimentam a semana de férias no Bioparque Pantanal
O Bioparque Pantanal preparou uma programação especial para a semana de férias da criançada. Entre os dias 20 e 30 de janeiro, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) promove uma experiência que une conhecimento, lazer e educação ambiental, com atividades lúdicas, incluindo jogos de tabuleiro confeccionados com materiais recicláveis, oficinas de fantoches, teatro e contação de histórias. As férias também podem ser um período de aprendizado, reflexão e conexão com a natureza. A iniciativa busca envolver crianças, jovens e adultos em vivências que estimulam a consciência ambiental, além de promover momentos de integração, convivência e entretenimento. As atividades acontecem de terça a sábado, com duração de uma hora, nos períodos matutino e vespertino, das 9h30 às 10h30 e das 14h30 às 15h30. A programação inclui oficinas de frotagem, teatro de fantoches, contação de histórias, jogos de tabuleiro e a tradicional brincadeira de amarelinha. No dia 29 (quinta-feira), os visitantes poderão participar da oficina de palhaçaria e bolhas de sabão, que será realizada na Passarela de Contemplação. As demais atividades ocorrem no espaço de Educação Ambiental do complexo. Além da programação de férias, quem visita o maior aquário de água doce do mundo pode contemplar uma arquitetura moderna e imersiva, com mais de cinco milhões de litros de água. O Bioparque Pantanal se consolida como um importante centro de pesquisa e educação ambiental, abrigando cerca de 45 mil animais de aproximadamente 470 espécies provenientes dos rios do Pantanal, do Brasil e de diferentes regiões do mundo. O local oferece atendimento inclusivo e promove o turismo acessível, com estrutura adaptada para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas neurodivergentes. O objetivo é acolher todos os públicos, garantindo uma experiência única. O Bioparque Pantanal funciona de terça a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, com entrada permitida até uma hora antes do encerramento de cada turno. A visitação é gratuita, mediante agendamento prévio pelo site oficial. Texto: Caio Henrique Romero e Gabriel Issagawa
MS se antecipa, alinha estratégias com municípios e reforça controle do Aedes aegypti para 2026
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), iniciou 2026 com um trabalho intensificado de articulação e alinhamento técnico com todos os municípios, estruturando ações conjuntas de controle vetorial para enfrentar o período sazonal de maior risco para a proliferação do Aedes aegypti. A estratégia prioriza padronização das medidas, apoio técnico às gestões municipais e atuação integrada em todo o território estadual. Entre as principais medidas fortalecidas estão o bloqueio químico adequado, com uso de bomba costal motorizada, e a ampliação da BRI (Borrifação Residual Intradomiciliar), que passa a ser executada por todos os municípios neste ano. A metodologia consiste na aplicação de inseticida com efeito residual em pontos estratégicos, especialmente em locais com grande circulação de pessoas, garantindo proteção por várias semanas. De acordo com o coordenador estadual de Controle de Vetores, Mauro Lúcio Rosário, o foco do trabalho neste ano é garantir a execução das ações de forma regionalizada. “Estamos em contato direto com todos os municípios para alinhar as ações de controle vetorial em cada região. A proposta é atuar de forma integrada, oferecendo parceria técnica para que as ações sejam executadas de acordo com as diretrizes nacionais e com a realidade de cada local”, explica. Monitoramento e novas metodologias ampliam a vigilância Outra ação estratégica é a fase final de implantação das armadilhas ovitrampas nos 79 municípios do Estado, metodologia que permite monitorar com maior precisão a presença do mosquito. Atualmente, restam apenas nove municípios para a conclusão total dessa etapa. Além disso, a SES amplia o uso das EDLs (Estações Disseminadoras de Larvicida), armadilhas que utilizam o próprio mosquito como vetor do produto. “O mosquito entra em contato com o larvicida e acaba levando esse produto para outros recipientes que muitas vezes não são visíveis ou acessíveis, como calhas, telhados ou áreas de construção. Isso nos permite um controle muito mais eficiente”, detalha Mauro Lúcio. A capacitação das equipes municipais também integra o planejamento, com reuniões técnicas, treinamentos e encontros online para atualização e esclarecimento de dúvidas. Cenário epidemiológico exige atenção contínua Segundo a gerente de Doenças Endêmicas da SES, Jéssica Klener, o acompanhamento do cenário reforça a necessidade de antecipação das ações. Ela explica que os registros de dengue neste início de ano estão ligeiramente acima dos observados na mesma semana do ano passado, enquanto a chikungunya já apresenta transmissão em alguns municípios, o que exige vigilância permanente e resposta coordenada. Visita domiciliar e mutirões seguem como eixo central Para 2026, a meta da SES é que 100% dos municípios realizem visitas domiciliares, consideradas a principal ferramenta de prevenção. Durante as visitas, agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde orientam os moradores, identificam focos e registram situações que demandam encaminhamento a outros setores. Os mutirões de limpeza seguem sendo incentivados com abordagem mais estratégica. “Não basta apenas recolher lixo. É fundamental identificar qual é o depósito predominante em cada município, seja lixo, caixas d’água, tonéis, fossas ou outros recipientes. Com base nesses dados, as ações se tornam mais eficientes”, reforça o coordenador estadual de Controle de Vetores. As ações contam ainda com apoio da Vigilância Sanitária, especialmente em pontos estratégicos como borracharias e ferros-velhos. População é parte essencial da prevenção A SES reforça que o controle do mosquito depende também do engajamento da população. Para a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, as ações do poder público precisam caminhar junto com a responsabilidade individual e coletiva. “A atuação do Estado e dos municípios é fundamental, mas ela se torna ainda mais eficaz quando a população participa ativamente. Pequenas ações no dia a dia, como a limpeza regular do quintal e dos ambientes da casa, fazem diferença na redução dos focos do mosquito e fortalecem todo o trabalho de prevenção desenvolvido”, destaca. A recomendação é que cada morador reserve ao menos 10 minutos por semana para eliminar recipientes que possam acumular água, contribuindo diretamente para a redução do risco de transmissão da dengue e da chikungunya ao longo de 2026. Danúbia Burema, Comunicação SES
Métodos contraceptivos: saiba como acessar DIU e implante subdérmico pelo SUS em MS
Com investimento do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o Estado garante a oferta gratuita dos LARCs (sigla em inglês para métodos contraceptivos de longa duração) pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O acesso aos métodos acontece a partir das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos municípios, nas quais a mulher recebe orientação, passa por consulta com a equipe de saúde e inicia o acompanhamento necessário para a escolha do método mais adequado. O primeiro atendimento ocorre nas unidades básicas de saúde, por meio de consulta com a equipe de saúde, especialmente com enfermeiros e médicos. Nesse momento, a mulher pode expressar seu desejo em relação ao método contraceptivo e receber todas as orientações necessárias. “Durante a consulta, a mulher é orientada, fala sobre o desejo dela em relação ao método e recebe todas as informações: os prós, os contras, como funciona o procedimento e quais documentos são necessários”, explica a enfermeira e gerente de Saúde da Mulher da SES, Francielly Rosiani da Silva. Nesse processo, são explicados detalhes sobre o procedimento, possíveis efeitos e a necessidade de acompanhamento após a inserção ou início do uso do método, garantindo segurança e continuidade do cuidado, sempre respeitando a decisão da mulher. Em muitos municípios, a inserção já ocorre na própria UBS, desde que a unidade disponha de profissionais capacitados e estrutura adequada. Em outros casos, a Secretaria Municipal de Saúde organiza unidades de referência para a realização do procedimento. Política pública efetivaA Secretaria de Estado de Saúde orienta que a mulher procure o posto de saúde onde já é cadastrada e acompanhada. Esse vínculo facilita o atendimento e fortalece o acompanhamento ao longo do tempo. “O ideal é que ela vá ao posto onde já faz acompanhamento, onde recebe a visita do agente comunitário de saúde e onde a equipe já conhece a família e o território. Isso torna o atendimento mais próximo e facilita todo o processo”, reforça Francielly. Caso seja necessário, a própria UBS realiza os encaminhamentos dentro da rede do SUS, garantindo que a mulher continue sendo acompanhada. Nos últimos anos, a estratégia do Governo de MS de ampliar a oferta de métodos contraceptivos de longa duração como DIU e implantes subdérmicos, aliada à qualificação de profissionais da rede pública, vem apresentando resultados importantes. A SES intensificou capacitações e a distribuição dos métodos, fortalecendo a atuação da Atenção Básica e qualificando equipes para inserção destes procedimentos nas unidades de saúde.Esse movimento integrado contribuiu para que, entre 2022 e 2025, a taxa de gravidez na adolescência em MS tenha caído de 14,92% para 12,65%, contrariando a tendência nacional e marcando a menor taxa registrada na última década — reflexo da política pública que amplia o acesso, promove educação e fortalece a autonomia das mulheres em todo o Estado. Danúbia Burema, Comunicação SES
Eleições 2026: veja as principais datas para eleitores e pré-candidatos
Regularização do título termina em maio; já pré-candidatos que ocupam cargos públicos devem ficar atentos à data limite para afastamento em abril Em ano de eleições gerais – que vão definir os novos integrantes do Legislativo estadual e federal, os governadores e o presidente da República -, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio de seu Núcleo Eleitoral, reforça a importância da observância dos prazos legais e do combate à desinformação, um dos desafios das últimas eleições em todo o mundo. O Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo, Moisés Casarotto, detalha as ações de fiscalização e as principais orientações para garantir um pleito ético e transparente, tanto da parte dos futuros candidatos quanto para o eleitor. O MPMS atua de forma conjunta entre a primeira instância (Promotores Eleitorais) e o segundo grau (Procuradoria Regional Eleitoral). O foco principal é a coibição de crimes que costumam se intensificar com a proximidade da votação, como a compra de votos, o transporte irregular de eleitores e a coação eleitoral. O desafio da inteligência artificial e desinformação Para 2026, uma das preocupações centrais é o uso evoluído da inteligência artificial na criação de conteúdos falsos. O MPMS alerta que o eleitor deve ser o primeiro filtro contra a desinformação. “A população tem que se conscientizar de que nem tudo o que chega no WhatsApp ou em outro tipo de mensagem é verdadeiro. Então, qual é a principal orientação? É checar em órgãos de imprensa tradicionais, que possuem jornalistas, que têm pessoas confirmando as informações. Então, primeira coisa importante é checar nos veículos de imprensa que você já conhece há anos e que estão trabalhando para informar a sociedade”, orienta Moisés Casarotto. “Depois, se verificar que a informação não é verdadeira ou duvidosa, não passar adiante, não replicar essa informação se tiver qualquer tipo de dúvida. E realmente, se for uma coisa grave, comunicar às autoridades”, alerta. Atenção aos prazos O calendário eleitoral exige atenção imediata tanto de quem pretende concorrer quanto do eleitorado: 4 de abril: Prazo final para filiação partidária e para a desincompatibilização (afastamento) de ocupantes de alguns cargos públicos que desejam concorrer, nos termos da LC 64/90.8 de maio: Data limite para o eleitor regularizar o título de eleitor junto à Justiça Eleitoral. Somente em MS, mais de 80 mil títulos foram cancelados recentemente por ausência em três votações consecutivas. Pré-campanha O coordenador do Núcleo Eleitoral do MPMS esclarece que, no momento atual de pré-campanha, é proibido o pedido explícito de votos. Essa prática só é permitida após o dia 15 de agosto, quando as candidaturas já estiverem oficialmente registradas. O descumprimento dessas regras pode acarretar multas e outras sanções. Orientações ao eleitor Além de acompanhar as propostas dos pré-candidatos, o primeiro passo para o cidadão exercer seu direito democrático é garantir a regularidade do título de eleitor. O prazo para qualquer alteração ou regularização se encerra no dia 8 de maio de 2026. O Promotor de Justiça Moisés Casarotto alerta que, somente em Mato Grosso do Sul, mais de 80 mil títulos foram cancelados recentemente devido à ausência em três turnos consecutivos sem justificativa. Para evitar surpresas no dia da votação, a recomendação é que o eleitor consulte sua situação no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) ou pelo aplicativo e-Título o quanto antes, evitando as filas de última hora. “O principal é a regularidade com a Justiça Eleitoral. Tem que ficar atento se o título está regular. Se não estiver, tem até dia 8 de maio também para fazer a regularização do título”, explica.








