A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), está disponibilizando avaliação dermatológica gratuita para alunos que irão realizar a rematrícula nas modalidades de natação e hidroginástica, desenvolvidas no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão. A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e acontece nesta quarta-feira (21) e quinta-feira (22), diretamente no complexo esportivo. “O prefeito Marçal Filho determinou que fosse facilitado ao máximo o acesso das pessoas aos serviços oferecidos pela Fundação de Esportes de Dourados e essa avaliação gratuita é mais uma iniciativa nesse sentido”, explica Sandra Giselly Amaral Assunção, diretora-presidente da Funed. Diferente de anos anteriores, quando a avaliação precisava ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), neste ano o atendimento está sendo feito no próprio Jorjão, proporcionando mais comodidade e agilidade aos alunos. O atendimento é realizado por enfermeiras e médicas da Atenção Primária à Saúde, mediante distribuição de senhas por ordem de chegada, das 7h30 às 13h. De acordo com Sandra Giselly Amaral Assunção, a iniciativa facilita o processo de rematrícula. “Com essa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizamos a avaliação dermatológica no próprio local das aulas, garantimos mais rapidez no atendimento e mais comodidade aos alunos”, destacou. “Após o período de rematrícula dos alunos já matriculados, a Funed divulgará o calendário de inscrições para novos participantes interessados nas modalidades de natação e hidroginástica”, antecipa Sandra. O Complexo Esportivo Jorjão oferece diversas atividades esportivas gratuitas à população, com foco na promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida, uma dos direcionamentos da gestão do prefeito Marçal Filho. Em breve, a Fundação de Esportes anunciará novas vagas para diferentes faixas etárias e modalidades.
Morre em Dourados o ex-vereador Creusimar Barbosa
Faleceu na noite desta terça-feira, aos 65 anos, em Dourados, o ex-vereador Creusimar Barbosa. Natural de Mirante do Paranapanema (SP), Creusimar construiu em Dourados uma trajetória marcada pelo compromisso com as causas sociais e pelo cuidado com as pessoas que mais precisavam da atuação do poder público. Morador do distrito de Vila Vargas, foi vereador por um mandato, no período de 2021 a 2024, deixando uma contribuição significativa para o município, especialmente na defesa dos distritos e no fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão. Durante seu mandato, destacou-se pela firme atuação em defesa das pessoas com deficiência física, sendo um incansável defensor da acessibilidade e da promoção da dignidade, da autonomia e do respeito às diferenças. Seu trabalho refletia sensibilidade social e profundo senso de justiça. À frente da Comissão de Assistência Social, Creusimar exerceu um papel ativo e comprometido, dedicando-se intensamente à construção de projetos, ações e melhorias com impacto real na vida da população mais vulnerável, sempre pautado pelo diálogo, pela escuta e pela busca de soluções concretas. Creusimar deixa um legado de trabalho, simplicidade e dedicação à vida pública, marcado pelo olhar atento às necessidades da comunidade e pelo compromisso com um município mais justo e acessível para todos.
Transporte público de Dourados recebe 4 novos ônibus e amplia conforto aos usuários
O transporte coletivo de Dourados iniciou 2026 com reforço na frota. Quatro novos ônibus passam a operar na cidade, sendo dois modelos convencionais para linhas de bairros e dois veículos trucados destinados ao atendimento da linha universitária. A vistoria oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira (21), com a presença do prefeito Marçal Filho, que destacou o avanço na modernização do serviço e o foco em mais conforto e comodidade aos passageiros. Os investimentos são resultado das exigências feitas pelo prefeito Marçal Filho para renovação da concessão do transporte coletivo para a Viação Dourados. Os novos ônibus contam com motores Euro 6, tecnologia que reduz significativamente a emissão de poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar. Todos são climatizados e elevam para cerca de 35% a parcela da frota com ar-condicionado. A meta da administração municipal, segundo o prefeito, é chegar a 100% da frota climatizada em até três anos. “Reduzimos a tarifa logo no primeiro ano de mandato e agora avançamos na renovação dos veículos mais antigos”, lembrou Marçal Filho. “O objetivo é oferecer um transporte mais digno, eficiente e confortável para todos, especialmente para quem depende do ônibus todos os dias”, afirmou o prefeito. Em junho do ano passado, por determinação do prefeito Marçal Filho, o preço da passagem foi reduzido de R$ 3,25 para R$ 3,00, enquanto a tarifa estudantil teve redução ainda maior, de R$ 1,65 para R$ 1,00. “O transporte público precisa acompanhar o crescimento da cidade”, observou o prefeito. “Estamos investindo para garantir melhores condições aos usuários, inclusive aos universitários, com veículos mais modernos, ampliação gradual de rotas e mais ônibus disponíveis nos horários de maior demanda. Nosso compromisso é tornar o sistema mais acessível, confortável e eficiente para toda a população”, enfatizou Marçal Filho. Além do conforto térmico, os veículos trazem portas-USB para recarga de celulares, elevadores elétricos para pessoas com deficiência (PCDs), rampas de acesso para cadeirantes, assentos exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida e assento específico para pessoas obesas. Um dos ônibus possui câmbio automático. O investimento total é de aproximadamente R$ 4 milhões. O diretor da Viação Dourados, Marcelo Saccol, destacou que a frota também dispõe de botões de solicitação de parada em Braille, além de sistema de rastreamento por GPS e telemetria, o que garante mais segurança e eficiência na operação. Os dois veículos trucados têm capacidade para 101 passageiros, sendo 41 sentados. Já os convencionais comportam até 82 pessoas, com 47 assentos e 35 lugares em pé. Atualmente, a concessionária opera 54 ônibus em 23 linhas que atendem o perímetro urbano e distritos. Em 2025, a prefeitura implantou a linha para o distrito de Itahum, a cerca de 60 quilômetros da área urbana, uma reivindicação antiga da comunidade local e conquistada pelo prefeito Marçal Filho. Com a chegada dos novos veículos, o sistema de transporte coletivo de Dourados avança em acessibilidade, sustentabilidade e qualidade do serviço, reforçando o compromisso doa atual administração com a mobilidade urbana e a qualidade de vida dos cidadãos.
Funed anuncia inscrições em processo seletivo para 28 educadores físicos
A Prefeitura de Dourados abre nesta quinta-feira, dia 22 de janeiro, as inscrições para processo seletivo que vai abrir 28 vagas para educadores físicos que irão atuar no “Projeto Esporte que Cuida”, da Fundação de Esporte de Dourados (Funed). As inscrições são gratuitas e serão encerradas no dia 23 de janeiro, sexta-feira. Os interessados devem procurar pessoalmente o Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer (Jorjão), localizado na Rua Itamarati, número 100, no Jardim Água Boa, das 8h às 12h. O período de execução do “Projeto Esporte que Cuida – Programa Municipal de Atividades Esportivas,” será de 12 meses, podendo ser prorrogado conforme necessidade administrativa e disponibilidade orçamentária. Os candidatos selecionados serão convocados para contratação na medida das necessidades da Prefeitura de Dourados, obedecendo-se, em qualquer caso, rigorosamente, à ordem de classificação. Os convocados vão desenvolver ações permanentes voltadas à promoção do esporte, da atividade física e da qualidade de vida da população, empregando o esporte como instrumento de inclusão social, saúde preventiva, educação, cidadania e desenvolvimento humano. “O Esporte que Cuida visa ampliar o acesso da população às práticas esportivas e de lazer, atendendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, em diversas modalidades, de forma orientada, segura e contínua”, ressalta Giselly Amaral Assunção, diretora-presidente da Funed. Ela explica que diante da necessidade de execução dessas ações e da inexistência de cargos efetivos suficientes para suprir a demanda, torna-se necessária a contratação temporária de profissionais de Educação Física, mediante Processo Seletivo Simplificado, garantindo legalidade, impessoalidade, transparência e eficiência na prestação do serviço público. “Com essas contratações poderemos promover ainda mais a prática esportiva e a atividade física orientada no município, por meio da oferta de modalidades esportivas diversificadas, contribuindo para a melhoria da saúde, do bem-estar, da inclusão social e da qualidade de vida da população”, enfatiza Giselly Amaral Assunção. O “Projeto Esporte que Cuida” vai ofertar atividades esportivas regulares em diferentes modalidades, além de estimular hábitos saudáveis por meio da prática sistemática de atividade física. A iniciativa também vai desenvolver ações esportivas inclusivas, garantindo acesso a diferentes faixas etárias, bem como identificar e incentivar talentos esportivos. Outra meta é fortalecer o esporte como ferramenta de integração social e cidadania e assegurar acompanhamento técnico qualificado por profissionais habilitados. Os educadores físicos selecionados vão trabalhar com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos atendidos pelas ações esportivas desenvolvidas pela Funed. Todos os profissionais de Educação Física deverão estar regularmente registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF), já que as modalidades terão aulas práticas, respeitando os princípios de segurança, progressão pedagógica, inclusão, respeito às individualidades e adequação à faixa etária dos participantes. O “Esporte que Cuida” vai oferecer atividades nas modalidades de hidroginástica, natação infantil e adulto, basquetebol, handebol, futsal, futebol, voleibol, judô, karatê, danças, ginástica funcional, atletismo, tênis de mesa, badminton e beach tennis. Com essas modalidade, a Funed esperar ampliar o acesso da população às práticas esportivas, além de melhorar a qualidade de vida e da saúde dos participantes. “Também vamos trabalhar o fortalecimento das políticas públicas de esporte e lazer, promovendo a inclusão social por meio do esporte e a organização e qualificação das ações esportivas municipais”, explica Giselly Amaral Assunção. A seleção dos candidatos será realizada mediante Prova de Títulos, de caráter classificatório. Os candidatos com deficiência (PCD), que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas pelo inciso VIII, do art. 37, da Constituição Federal e pela Lei nº 7.853/89, são assegurados o direito de inscrição para funções do processo seletivo de cadastro de reserva cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores. A nota final será resultante da média aritmética dos pontos obtidos na Prova de Títulos. Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Município de Dourados. A comprovação das atividades de experiência poderá ser efetivada mediante apresentação de cópia da anotação na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS (devidamente autenticada), ou Carta de Referência, Declaração do Setor de Recursos Humanos ou declaração do chefe imediato, todos em papel timbrado e devidamente assinado ou ainda, cópia do Diário Oficial (página) onde consta a nomeação.
Campanha ‘Janeiro a Janeiro’ reforça ações contínuas contra a hanseníase em MS
A campanha “Janeiro a Janeiro: Vencer a hanseníase é cuidar do Brasil o ano inteiro” fortalece, em 2026, as estratégias de enfrentamento da doença em Mato Grosso do Sul, com foco no diagnóstico precoce, na vigilância ativa e na qualificação dos profissionais de saúde Desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), a iniciativa amplia as ações de sensibilização da sociedade, combate ao estigma e fortalecimento da rede assistencial, com atenção especial ao acompanhamento de contatos, sobretudo em menores de 15 anos, indicador importante da transmissão ativa da doença. Para a consultora em hanseníase da Gerência Estadual de Tuberculose, Hanseníase e Micoses Endêmicas da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Fabiana Pisano, o investimento contínuo em qualificação e vigilância é decisivo para o diagnóstico precoce. “O diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a investigação dos contatos favorece a quebra da cadeia de transmissão, prevenindo o desenvolvimento de incapacidades físicas. A hanseníase tem cura, e quanto mais cedo ela for identificada, melhores são os resultados”, destaca Fabiana. Desafios no cenário nacional e estadual No cenário nacional, o Brasil segue como o segundo país com maior número de casos novos de hanseníase no mundo, com taxa de detecção de 10,41 por 100 mil habitantes. O país ainda enfrenta desafios como a persistência da transmissão em crianças e o aumento de casos com grau 2 de incapacidade física, o que reforça a necessidade de intensificar as ações de vigilância e diagnóstico precoce. Em Mato Grosso do Sul, dados do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) apontam 1.950 casos notificados entre 2021 e 2025, com crescimento recente nos registros, especialmente em 2024, quando foram contabilizados 456 casos, e em 2025, com 424 notificações. Agenda de capacitações fortalece a Rede de Atenção à Saúde Como parte da resposta estadual, a SES, por meio da Gerência Estadual de Hanseníase, intensifica o apoio técnico aos 79 municípios com uma agenda de capacitações voltadas à Rede de Atenção à Saúde. Entre as ações previstas estão a qualificação sobre sinais, sintomas e aplicação do teste rápido em contatos de casos novos, no dia 21 de janeiro, e a formação em Avaliação Neurológica Simplificada, em 3 de fevereiro, ambas realizadas pela plataforma Telessaúde. Janeiro Roxo e articulação nacional As atividades integram a mobilização nacional do Janeiro Roxo e antecedem o Dia Mundial de Enfrentamento da Hanseníase, celebrado em 25 de janeiro. Ainda como parte da programação, nos dias 29 e 30 de janeiro será realizada, em Brasília (DF), a solenidade nacional da campanha, reunindo representantes de estados, municípios e centros de referência para alinhamento técnico e fortalecimento da rede de enfrentamento. Em Mato Grosso do Sul, a atuação conjunta da Gerência Estadual de Hanseníase e do Hospital São Julião tem papel estratégico na vigilância, na reabilitação e na formação de profissionais, contribuindo para a meta de eliminar a hanseníase como problema de saúde pública. Tratamento gratuito e orientação à população A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica e contagiosa, que afeta principalmente a pele e os nervos periféricos. O tratamento é gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tem alta eficácia e interrompe rapidamente o risco de transmissão. Qualquer sinal ou sintoma suspeito, a população deve procurar a unidade de saúde mais próxima para avaliação. André Lima, Comunicação SES
Lacen/MS recebe nota máxima em ensaios de proficiência e reforça excelência técnica
O Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul) alcançou avaliação máxima em todos os ensaios de proficiência dos quais participou em 2025, consolidando-se como referência em qualidade e confiabilidade nas análises laboratoriais voltadas à saúde pública no Estado. O resultado foi obtido a partir da participação do Lacen/MS nos Ensaios de Proficiência ofertados pelo Instituto Octávio Magalhães, da Funed (Fundação Ezequiel Dias), que avaliaram o desempenho do laboratório em agravos estratégicos para a vigilância em saúde. Entre eles estão Leishmaniose Visceral Canina e Humana, HIV, Dengue IgM, Chikungunya IgM, Leptospirose e Doença de Chagas. Em todos, o laboratório recebeu conceito satisfatório, a pontuação máxima prevista. Para o diretor do Lacen/MS, Luiz Henrique Demarchi, o desempenho reflete o compromisso permanente da instituição com a excelência técnica. “Receber avaliação máxima em todos os ensaios de proficiência demonstra que os resultados produzidos pelo Lacen/MS são confiáveis e comparáveis aos de outros laboratórios de referência do país. Isso fortalece a vigilância em saúde e garante mais segurança nas decisões tomadas a partir desses diagnósticos”, destaca. Os ensaios de proficiência são ferramentas essenciais da gestão da qualidade, pois permitem avaliar a precisão e a exatidão dos resultados analíticos, além de identificar possíveis falhas e orientar ações corretivas ou preventivas. Segundo a gerente de Qualidade e Biossegurança do Lacen/MS, Rita de Cássia Campos, esse processo é fundamental para a melhoria contínua dos serviços. “Os ensaios possibilitam uma análise crítica do nosso desempenho e promovem a evolução constante das atividades laboratoriais. É uma forma de assegurar que as análises realizadas atendem aos mais altos padrões de qualidade exigidos pela saúde pública”, explica. A gerente ressalta ainda que a comparação com outros laboratórios participantes contribui para o aprimoramento técnico das equipes. “Esse intercâmbio de resultados reforça a confiabilidade do nosso trabalho e demonstra o preparo dos profissionais envolvidos”, afirma. A excelência alcançada nos ensaios de proficiência é resultado do compromisso da atuação dos servidores do Lacen que direta e indiretamente participaram das avaliações entregando resultados confiáveis dos exames em tempo oportuno. Com esse resultado, o Lacen/MS reforça seu compromisso com a qualidade das análises laboratoriais e com o apoio técnico às ações do SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Prazo para pagamento da 1ª parcela do IPVA 2026 termina dia 30 de janeiro
Os proprietários de veículos em Mato Grosso do Sul que escolheram quitar o IPVA 2026 de forma parcelada precisam observar atentamente o cronograma estabelecido pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). A primeira parcela tem vencimento em 30 de janeiro, e as demais se estendem até o fim de maio. O parcelamento está disponível para os contribuintes que não realizaram o pagamento em cota única dentro do prazo que garantia o desconto de 15%. Nessa modalidade, o imposto pode ser dividido em até cinco parcelas, conforme o calendário abaixo: Para o exercício de 2026, a Sefaz antecipou todo o processo de lançamento e arrecadação do IPVA. Os boletos passaram a ser disponibilizados de forma digital ainda em novembro do ano anterior, ampliando o prazo para organização financeira dos contribuintes e reforçando a comodidade no pagamento. Neste ano, aproximadamente 870 mil veículos compõem a base tributável do imposto no Estado. O valor mínimo estabelecido é de R$ 30 para motocicletas e de R$ 55 para os demais tipos de veículos, medida que busca assegurar maior acessibilidade ao contribuinte. Mato Grosso do Sul também se destaca por manter um dos conjuntos mais abrangentes de isenções e benefícios fiscais do país. Estão dispensados do pagamento, entre outros, veículos oficiais, de entidades assistenciais, autarquias, fundações e templos religiosos; tratores e máquinas agrícolas; aeronaves utilizadas na atividade rural; embarcações de pescadores profissionais; além de táxis, mototáxis, ambulâncias, viaturas do Corpo de Bombeiros, veículos diplomáticos e automóveis com mais de 15 anos de fabricação. Pessoas com Deficiência (PCD) têm direito à redução de 60% no valor do imposto. Já empresas com frotas a partir de 30 veículos contam com alíquotas diferenciadas. Veículos movidos a gás natural veicular (GNV) permanecem totalmente isentos, como estímulo à adoção de alternativas mais sustentáveis. O imposto também não é cobrado em situações de furto, roubo ou perda total. O setor produtivo segue contemplado com regras específicas. Permanecem válidas as reduções de alíquotas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, incluindo a diminuição de até 50% na base de cálculo para caminhões, ônibus e motorhomes, medida que contribui para a competitividade econômica e o equilíbrio fiscal do Estado. Mais informações e acesso aos serviços do IPVA estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Fazenda: www.sefaz.ms.gov.br/ipva. Michel Faustino, Comunicação Sefaz
Destaque nacional na geração de empregos, MS abre oportunidades para quem busca um lugar ao sol
A conquista do novo emprego leva dignidade ao trabalhador, que busca melhorar a vida da sua família. Alívio por sair do desemprego ou o desafio de mudar a sua trajetória. São sentimentos que embalam e fazem parte da rotina de Mato Grosso do Sul, estado que é destaque nacional na geração de novas vagas. São histórias de superação, mudança de área ou retorno ao mercado de trabalho, depois de realizar outras atividades. No entanto, as oportunidades só estão abertas pelo crescimento econômico do Estado, ambiente positivo de negócios e atração de capital privado. Os números são histórias reais. Eduardo Aguiar foi contratado em outubro do ano passado para trabalhar como garçom no restaurante Casablanca Adega e Bistrô, em Campo Grande. Ele já atuava no ramo e ficou feliz pela oportunidade alcançada. “E um ramo muito bom para quem está iniciando a carreira. Consegue aprender rápido, é um trabalho corrido, mas que exige um pouco de paciência já que lidar com pessoa nem sempre é fácil. O trabalho aqui está ótimo. Quem deseja entrar sempre aconselho a buscar qualificação e aprender com quem já tem experiência”. Muitas vezes o objetivo é voltar ao mercado e trabalhar na loja que sempre admirou. E o caso de Cintia Cardoso, que conseguiu seu emprego na loja Inel Classic Ótica e Joalheria em agosto de 2025. “Sempre tive o desejo de trabalhar aqui, passava na frente admirava a loja. acredito muito no poder da palavra, fui profetizando desde abril e meses depois fui chamada”. Ela contou que já trabalha como vendedora há 15 anos e dois anos atrás inclusive resolveu empreender em uma loja virtual. No entanto, resolveu voltar ao mercado de trabalho. “As coisas apertaram e busquei novo trabalho, estou feliz aqui neste emprego, uma ótima oportunidade”. Sua colega de empresa Isadora de Paula entrou na mesma época. “Já trabalho há 12 anos com ótica e sempre digo que é um bom lugar para trabalhar, mas precisa ter qualificação, por isso sempre digo que é bom buscar capacitação, já que é difícil encontrar profissionais preparados”. Mato Grosso do Sul lidera o índice nacional como o estado com menor indicador de desocupação de longo prazo (5,5%), em relação às pessoas que estão há dois anos ou mais sem trabalho. Esta avaliação divulgada pela CLP Brasil (Centro de Liderança Pública), faz parte do Ranking de Competitividade de 2025. Somente no ano passado o Estado acumulou saldo positivo de 16.368 empregos formais nos últimos 12 meses, no período de dezembro de 2024 a novembro de 2025. Estes dados são com base no Painel de Informações do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Empreender e contratar A empresária Leni Fernandes que atua em diversos ramos diferentes contou que empreender e gerar empregos é algo desafiador. “O empresário precisa ter perseverança, acreditar, contar com uma equipe boa e talentosa, saber escolher as pessoas talentosas, porque sozinho não faz nada. Valorizar sua equipe, incentivar e trabalhar junto”. Com 80 funcionários, ela revela que ano passado teve contratações em suas lojas, mas que é preciso planejar bem e inovar. Com boas perspectivas para 2026, Fernandes pondera que o empresário precisa acreditar no negócio e decidir o que quer oferecer ao cliente. “Deve saber onde pretende chegar e o tamanho que quer ficar, além de trabalhar muito. O empresário hoje trabalha 16 horas por dia. Tem que acreditar, se pensar que vai fechar, é que já fechou. Seguir em frente, ir a luta e ter bons funcionários. Para isto precisa pagar bem”, aconselhou. Busca por uma vaga Com a mesma expectativa e esperança, muitos trabalhadores já iniciaram a busca por um emprego em janeiro. Luiz Carlos Laguilhom, de 55 anos, carrega uma história marcada por perdas e recomeços. Desempregado há quatro meses, ele vive atualmente de aluguel em Campo Grande, no bairro Maria Aparecida Pedrossian, onde está há cerca de três meses. Durante 15 anos, construiu sua trajetória profissional como corretor de imóveis em Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Tinha 2 filhos. No entanto sua vida sofreu uma ruptura após a morte do caçula, de apenas cinco anos. A dor da perda o levou a enfrentar uma depressão severa que se estendeu por seis anos. Ele resolveu mudar de cidade em busca de um novo começo. Em Campo Grande tenta reconstruir não apenas a vida profissional, mas também os próprios sonhos. Foi até a Funtrab (Fundação do Trabalho de MS) para concorrer a uma vaga em Ribas do Rio Pardo. “Tenho experiência de quatro anos como motorista em Santa Catarina, estou com esperança de mudar minha vida”, afirma. Maria Valdete da Silva também procurou a unidade em busca de uma vaga de como empregada doméstica. Após um ano e meio trabalhando sem registro em carteira, foi dispensada e agora busca uma oportunidade formal. “Quero um trabalho registrado, com carteira assinada, para ter meus direitos garantidos. A gente trabalha mais tranquila quando sabe que está tudo certo”. Com 35 unidades espalhadas por Mato Grosso do Sul, a Funtrab atua na intermediação de mão de obra, orientação profissional e encaminhamento para vagas formais, contribuindo para a geração de emprego e renda. O Governo de Mato Grosso do Sul ainda disponibiliza o aplicativo “MS Qualifica”, que apresenta vagas de emprego, espaço para empresas anunciarem e até um campo das para capacitação, tão importante para quem busca qualificação e mudança na carreira. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS (Com informações da Funtrab)
Governo do Estado autoriza concurso com 194 vagas para Hospital Regional de MS
O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou a realização de concurso público com 194 vagas para a Funsau (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNSAU), instituição responsável pela gestão do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). A autorização consta em decreto no Diário Oficial do Estado publicado, nesta quarta-feira (21). As vagas são As vagas são para cargos da carreira Gestão de Serviços Hospitalares, entre eles técnico de serviços hospitalares, na função de técnico de enfermagem, reforçando o quadro de profissionais que atuam diretamente na assistência prestada à população. O concurso será realizado na modalidade de provas e títulos, conforme previsto no decreto. De acordo com o texto, a organização do certame ficará a cargo da SAD (Secretaria de Estado de Administração), SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da Funsau, que serão responsáveis por definir as normas, os procedimentos, as etapas do concurso e os critérios de seleção, todos a serem detalhados em edital específico. Para a diretora-presidente da Funsau, Marielle Alves Corrêa Esgalha, a autorização do concurso representa um avanço importante para o fortalecimento da assistência hospitalar no Estado. “A ampliação do quadro de técnicos de enfermagem é fundamental para qualificar ainda mais o atendimento prestado no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. Essa autorização demonstra o compromisso do Governo do Estado com a valorização dos profissionais da saúde e com a melhoria contínua dos serviços oferecidos à população”, destaca. O secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, ressalta que o concurso integra um planejamento mais amplo de fortalecimento da rede pública estadual. “A autorização dessas vagas faz parte de uma estratégia de médio e longo prazo para garantir sustentabilidade ao sistema hospitalar, reduzir sobrecargas nas equipes e assegurar respostas mais eficientes às demandas assistenciais. O Hospital Regional é referência em alta complexidade e precisa de quadros dimensionados de forma adequada para manter a qualidade, a segurança e a continuidade do cuidado”, pontua. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação, e o edital do concurso, com informações sobre prazos, carga horária, requisitos legais e etapas do processo seletivo, será divulgado posteriormente. Patrícia Belarmino, HRMS








