A 1ª Delegacia de Polícia de Dourados, em ação conjunta com a Guarda Municipal, na tarde de sexta-feira (23), realizou a prisão em flagrante de um homem de 36 anos na Rodoviária de Dourados, quando ele se preparava para embarcar com destino a São Paulo. Durante a abordagem, os agentes identificaram atitude suspeita e perceberam forte odor característico de entorpecente vindo da mochila do suspeito. Diante da fundada suspeita, foi realizada revista, sendo localizados e apreendidos aproximadamente 6 kg de substância com características de entorpecente, conhecida popularmente como “dry”, também chamada de “super haxixe” (derivado concentrado de cannabis) avaliado em mais de R$200.000. O preso afirmou que a substância teria origem em Coronel Sapucaia. Em razão dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante e encaminhado à unidade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.
Jorjão oferece modalidades esportivas gratuitas para crianças e adultos
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), está com inscrições abertas para diversas modalidades esportivas gratuitas no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão. As atividades são voltadas para crianças e adultos e seguem determinação do prefeito Marçal Filho para incentivar a prática esportiva, promover mais saúde para a população e ampliar o acesso ao lazer. Para o público adulto estão disponíveis aulas de alongamento, às quartas e sextas-feiras, a partir das 8h30; treinamento funcional, às terças e sextas-feiras, também às 8h30; e ritmos, com aulas aos sábados, às 8h30. As crianças a partir de sete anos podem se inscrever na modalidade de futsal, em turma mista, com aulas às quartas e sextas-feiras, às 13h30. Já para crianças acima de 10 anos, há vagas abertas para voleibol (terças e quintas-feiras, às 13h), basquetebol (segundas, quartas e sextas-feiras, às 13h), futebol de campo suíço (quartas e sextas-feiras, às 8h) e futebol de campo sintético (terças e quintas-feiras). Todas as modalidades oferecidas no Jorjão contam com acompanhamento de profissionais habilitados, garantindo qualidade técnica e segurança aos participantes. A Funed também disponibiliza aulas de natação e hidroginástica no complexo, porém, neste momento, as vagas para essas atividades já estão totalmente preenchidas. Os interessados podem participar da lista de espera. Quem se interessar nas modalidades disponíveis deve procurar o Complexo Esportivo Jorjão, de segunda a sexta, das 7h às 17h, para obter mais informações e realizar a inscrição. Com ações como estas, a Prefeitura reforça o compromisso em facilitar o acesso da população à prática esportiva e na promoção de mais qualidade de vida à população.
Secretaria de Cultura passa a funcionar temporariamente no Centro de Convenções
A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) deixa de atender no prédio situado na avenida Presidente Vargas e passa a funcionar temporariamente no Centro de Convenções Antônio Tonani, no Parque Alvorada. A medida se dá devido a obras que ocorrem na sede própria, anexa ao Parque dos Ipês, que também sedia o Teatro Municipal, local que será transformado pela Prefeitura de Dourados em um ambiente acolhedor e seguro para a população e para os profissionais. Com a medida, a Secretaria Municipal de Cultura passa a compartilhar de forma provisória o espaço que é gerenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdes), garantindo a continuidade dos atendimentos e das atividades administrativas durante o período de obras, estimado em 10 meses. Vale destacar que mesmo diante da modificação temporária de endereço, os telefones para contato da Semc permanecem sem alterações. Para contato via telefone fixo 2222-1550 e via celular 67-981630639. A Prefeitura de Dourados reforça que as ações são conduzidas para marcar um avanço significativo para a política cultural do município. O prédio situado na avenida Presidente Vargas já está cercado de tapumes e os trabalhos acontecem de forma planejada e eficiente. Importante destacar que a entrada e a circulação no Parque dos Ipês, onde o teatro está localizado, não foram comprometidas. Nesta terça-feira (27), a Prefeitura de Dourados realiza a Noite Cultural, às 18h30, no Parque dos Ipês. Na oportunidade, a obra que está sendo realizada no Secretaria Municipal de Cultura será apresentada de forma detalhada para a comunidade, em um momento marcante para o meio cultural da cidade. Com apresentações artísticas, música, dança e artistas circenses, o evento promete mobilizar a sociedade douradense, sobretudo os agentes culturais que esperam há anos pelas obras de reforma e revitalização do Teatro Municipal, fechado desde 2020.
Secretaria de Obras chega à fase final de cascalhamento e resgata mobilidade na Campina Verde
Depois de anos enfrentando ruas praticamente intransitáveis, os moradores da Campina Verde começam a viver uma nova realidade em Dourados. O serviço de cascalhamento entrou na fase final e marca um momento histórico para o bairro, que passa por uma transformação aguardada há muito tempo pela comunidade. Projeto para asfaltar parte do bairro está em andamento na Prefeitura. Nesta segunda-feira (26), o prefeito Marçal Filho voltou à Campina Verde para acompanhar de perto a reta final das obras, que devem ser concluídas nos próximos dias. Durante cerca de 90 dias, as equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas enfrentaram um cenário desafiador, com vias muito degradadas e trechos praticamente destruídos pela força da água. “Esse é um trabalho inicial, de recuperação das ruas e de melhorias imediatas”, enfatizou Marçal Filho. “O asfalto virá posteriormente para parte da região, pois já temos recursos assegurados”, prosseguiu. “Mas, enquanto isso, nossa prioridade foi garantir que todas as ruas ficassem em boas condições, oferecendo mais segurança e tranquilidade para quem vive aqui”, destacou o prefeito. As obras tiveram início em outubro e abrangem cerca de 60 mil metros quadrados de vias, com a aplicação de aproximadamente 7 mil metros cúbicos de cascalho. Antes do início dos trabalhos, muitas ruas estavam severamente danificadas pelas enxurradas, que abriram valetas profundas e dificultavam, ou até impediam, o tráfego de veículos. Além da recuperação do leito das ruas, o serviço foi executado com planejamento técnico. Um levantamento topográfico de toda a área permitiu corrigir o escoamento das águas da chuva, garantindo melhor distribuição da corrente hídrica e reduzindo o risco de novas erosões, um problema antigo que castigava o bairro a cada temporal. Para aumentar a durabilidade do serviço, as principais vias receberam fresa, material reciclado proveniente da retirada de pavimento asfáltico antigo, enquanto as demais ruas foram recuperadas com cascalho natural, composto por fragmentos de rochas e minerais. Atualmente, as máquinas atuam na Rua Sérgio Arouca, uma das mais castigadas do bairro, realizando nivelamento, compactação do solo e aplicação do cascalho. Onde antes havia valetas profundas e dificuldade de acesso, agora surge uma via trafegável e segura. Morador antigo da Campina Verde, José Antônio Paulo de Azevedo relembra os tempos difíceis enfrentados pela comunidade. Segundo ele, os próprios moradores chegaram a improvisar soluções para tentar amenizar o problema. “Teve época em que colocamos entulho em valas que passavam de um metro de profundidade. Foram tempos muito duros”, contou. “Hoje, é a primeira vez que vejo um cascalhamento bem feito aqui. Posso dizer que é a primeira vez que pago o IPTU com orgulho”, afirmou. A Campina Verde é a terceira sitioca a receber melhorias estruturais nesta gestão. Antes dela, Campo Belo e Ouro Fino também foram contempladas. Entre todas, a Campina Verde foi uma das mais desafiadoras, justamente pelo alto grau de degradação causado pelas chuvas ao longo dos anos. As sitiocas surgiram como pequenas chácaras, sem infraestrutura básica. Com a expansão urbana de Dourados, essas áreas passaram a integrar o perímetro da cidade e, agora, entram definitivamente no planejamento de investimentos públicos. De acordo com o prefeito Marçal Filho, a Prefeitura segue um cronograma escalonado para atender todas as sitiocas do município, levando infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida a regiões que por muito tempo ficaram esquecidas.
Após 5 anos, Prefeitura vai retomar obras de Centro de Educação Infantil da Vila Erondina
A Prefeitura de Dourados publicou nesta segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU) o Aviso de Homologação de concorrência eletrônica 004/2025, que teve como vencedora a empresa CR Arquitetura e Construção Ltda., para execução de obras de conclusão do Centro de Educação Infantil Proinfância, Tipo 1, na Vila Erondina. Esse é mais um passo importante dado pela atual gestão para acabar com as obras que estão paralisadas no município e, com isso, atender as necessidades da população. Com 36,40% executado, o projeto do Centro de Educação Infantil tem área construída de 1510,23m², em terreno de 2400m². A obra está paralisada desde 2021 e deve ser retomada em 30 dias, com prazo estimado de 12 meses para conclusão. A conclusão da construção do Ceim da Vila Erondina está orçada, em valores atualizados, em R$ 3,4 milhões, e a obra será executada com aporte do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e recursos próprios do Município. A construção do Centro de Educação Infantil da Vila Erondina teve início em 2017, mas a empresa contratada à época não cumpriu o contrato e este foi rescindido unilateralmente em 2021. Desde então, a comunidade local aguardava a retomada dos trabalhos para que as crianças pudessem contar com uma estrutura de educação infantil capaz de atender as necessidades dos moradores daquela região de Dourados. De acordo com a diretora do Departamento de Obras Civis da Secretaria Municipal de Obras (Semop), Meiriellen Menani, o futuro Centro de Educação Infantil tem capacidade para atender a 376 crianças, em dois turnos. No caso de funcionar em tempo integral, serão 188 crianças que poderão ser atendidas através da Rede Municipal de Ensino em um ambiente com total segurança, conforto e comodidade. Essa iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em oferecer cada vez melhores condições de ensino para as crianças de Dourados. A retomada da obra do centro de educação infantil da Vila Erondina atende ao plano do prefeito Marçal Filho, que tem priorizado a conclusão de projetos inacabados para garantir mais vagas e qualidade na educação infantil. “Essa obra, como tantas outras, foram abandonadas em administrações anteriores, configurando desperdício de recursos financeiros e privando a população de acesso a esses equipamentos públicos”, observa o prefeito.
Câmara de Dourados abre pregão eletrônico para manutenção de aparelhos de ar-condicionado
A Câmara Municipal de Dourados abriu processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para a contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva em aparelhos de ar-condicionado utilizados nas dependências do Poder Legislativo. O recebimento das propostas teve início no dia 14 de janeiro e segue aberto até as 7h59 (horário de Mato Grosso do Sul) do próximo dia 28. O objetivo da contratação é garantir o adequado funcionamento dos equipamentos, assegurando melhores condições de trabalho aos servidores e conforto à população que frequenta a Casa de Leis. O edital do processo licitatório está disponível para consulta pública no portal Comprasnet, por meio do link: https://cnetmobile.estaleiro.serpro.gov.br/comprasnet-web/public/compras. As empresas interessadas em participar do certame podem tirar dúvidas e solicitar esclarecimentos exclusivamente pelo e-mail: licitacao@camaradourados.ms.gov.br. A Câmara de Dourados reforça que o processo segue rigorosamente a legislação vigente, prezando pela transparência, economicidade e eficiência na gestão dos recursos públicos.
Zé Teixeira acompanha obras do novo descedor de barcos no Rio Dourado
O último domingo (25) marcou um passo decisivo para o turismo de pesca e a preservação ambiental na região de Dourados e Caarapó. O deputado estadual Zé Teixeira acompanhou de perto os trabalhos de concretagem e o plantio de mudas de árvores no local onde está sendo construído o descedor público de barcos no Rio Dourado, em Porto Cambira, na MS-156. A obra atende a um anseio histórico da comunidade pesqueira. Até então, o acesso ao rio era precário, obrigando pescadores amadores e esportivos a realizarem “vaquinhas” e rateios para improvisar melhorias. O cenário começou a mudar em novembro do ano passado, quando Zé Teixeira encaminhou um ofício à Residência Regional da Agesul em Dourados, solicitando o apoio técnico e a infraestrutura necessária para garantir o deslocamento seguro das embarcações. Durante a visita, o parlamentar destacou que o projeto vai além da infraestrutura náutica. O plantio de árvores no entorno da rampa simboliza a união entre o lazer e o cuidado com a natureza. “Essa é uma luta construída junto com os pescadores pela preservação do rio, pelo acesso público e pelo respeito à natureza. A pescaria é lazer e qualidade de vida. Tá bravo? Tá com raiva? Vai pescar que passa”, afirmou o deputado, lembrando com saudade das pescarias ao lado do falecido amigo Varanda. A ausência de apoio do poder público municipal ao longo dos anos motivou os pescadores a se organizarem de forma independente. Com o suporte direto de Zé Teixeira e sua articulação junto à Agesul, a categoria caminha para a formalização da Associação de Pescadores Amadores e Esportivos. A nova estrutura deve trazer benefícios imediatos como a redução dos riscos em períodos de cheia ou seca na descida dos barcos e fomento à pesca esportiva e atração de visitantes da região. Para o parlamentar, a expectativa é que a conclusão da obra consolide o Rio Dourado como um polo de desenvolvimento regional, garantindo que o progresso econômico caminhe de mãos dadas com a valorização dos trabalhadores e a proteção do ecossistema, fortalecendo o comércio local ligado a equipamentos e serviços de pesca.
As inscrições para o concurso público da Câmara dos Deputados termina nesta segunda-feira
As inscrições para o novo concurso público da Câmara dos Deputados terminam nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 18 horas. O edital prevê a contratação de 70 servidores, além da formação de cadastro de reserva, com remuneração que pode chegar a R$ 30,8 mil. As oportunidades são para os cargos de Analista Legislativo e Técnico Legislativo, ambos com lotação em Brasília (DF). VEJA O EDITAL Os interessados devem acessar o site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), banca organizadora do processo seletivo. As provas objetiva e discursiva estão marcadas para o dia 8 de março e serão aplicadas em todas as capitais do país. Um dos cargos ofertados no concurso chama atenção pela remuneração elevada e pelos requisitos mais amplos de formação. Trata-se do cargo de Analista Legislativo — especialidade Processo Legislativo e Gestão, que oferece salário de R$ 30.853,99. O edital também não exige formação em área específica para essa função, sendo necessário apenas diploma de graduação em qualquer curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). A jornada de trabalho é de 40 horas semanais. O profissional deverá permanecer na unidade de sua primeira lotação por, no mínimo, três anos. Entre as atribuições do cargo estão: Planejamento, orientação e execução de atividades administrativas e legislativas; Apoio técnico em áreas como gestão de pessoas, orçamento, finanças, tecnologia da informação, licitações, contratos e comunicação social; Assistência à Mesa Diretora, às comissões, às lideranças e à administração em temas constitucionais, regimentais e de técnica legislativa; Elaboração de documentos legislativos e administrativos; Organização e atualização de dados relacionados a matérias legislativas, administrativas, financeiras e orçamentárias. Já o cargo de Técnico Legislativo tem remuneração inicial de R$ 21.008,19. As atribuições desse profissional envolvem atividades técnicas relacionadas ao planejamento, ao controle e à execução de trabalhos legislativos e administrativos. Entre as funções desempenhadas estão o suporte técnico, operacional e material às atividades institucionais da Câmara dos Deputados, além da assistência às unidades administrativas, às comissões, à Mesa Diretora e às lideranças. O servidor também será responsável pela elaboração e análise de documentos e relatórios, além do desenvolvimento de planos e projetos ligados à gestão de recursos humanos, materiais, orçamentários, financeiros e de informação. Para tomar posse, o candidato aprovado deverá ter: Nacionalidade brasileira ou portuguesa (com direitos políticos reconhecidos); Estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, quando aplicável; Ter idade mínima de 18 anos na data da posse; Possuir aptidão física e mental para o exercício do cargo; Apresentar o diploma de graduação 22 vagas para ampla concorrência; 2 vagas para pessoas com deficiência; 9 vagas para candidatos pretos e pardos; 1 vaga para candidato indígena; 1 vaga para candidato quilombola. Distribuição de vagas Do total de vagas imediatas, 35 são destinadas ao cargo de Analista Legislativo e 35 ao de Técnico Legislativo. Além das vagas imediatas, o concurso também prevê a formação de cadastro de reserva com outras 70 vagas, mantendo a mesma proporção de distribuição. Para participar, os candidatos devem pagar a taxa de inscrição até o dia 28 de janeiro. O valor varia entre R$ 100 e R$ 130, a depender do cargo escolhido. Veja o cronograma do concurso: Período de Inscrições: de 05/01/2026 a 26/01/2026 Data final para pagamento da taxa de inscrição: 28/01/2026 Aplicação das provas objetivas e discursivas: 08/03/2026 Divulgação do padrão preliminar de respostas da prova discursiva: 10/03/2026 Divulgação dos gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas: 13/03/2026.
Secretaria de Educação divulga nesta segunda-feira a segunda designação da escola ou Ceim
A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Semed (Secretaria Municipal de Educação), abriu na última segunda-feira, dia 19 de janeiro, a designação dos estudantes que fizeram a pré-matrícula nas escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) e Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims). Para consultar a designação é preciso acessar o endereço https://ecidade.dourados.ms.gov.br/matriculadigital/ . Para acessar, é preciso digitar a chave eletrônica e a data de nascimento do aluno. O responsável também receberá mensagem pelo celular alertado para a obrigação, que vai confirmar a matrícula da criança. A segunda designação da escola ou Ceim será divulgada nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro e o responsável terá que providenciar a efetivação entre os dias 27 e 30 de janeiro, confirmando a matrícula. Importante lembrar que a simples designação não é suficiente para assegurar a vaga, sendo indispensável que o responsável compareça na unidade de ensino para garantir a matrícula, sob pena de ter a vaga ocupada por outro aluno que buscar a efetivação da matrícula primeiro. Nesta primeira etapa, o sistema de pré-matrículas da prefeitura recebeu 8.869 inscrições, sendo 3.897 cadastros para centros de educação infantil e 4.972 cadastros para escolas do ensino fundamental da Reme. Estão sendo feitas, nesta primeira etapa, 2.519 designações para os Centros de Educação Infantil e outras 3.818 para as escolas do Ensino Fundamental. Este ano, novamente, a descentralização do atendimento foi inserida, dando mais opções para que pais e responsáveis possam buscar uma vaga para as crianças e adolescentes, com atendimento implementado nas unidades escolares e, também, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), proporcionando comodidade às famílias, num espaço refrigerado. Os pais e/ou responsáveis ainda contaram com a opção de fazer a pré-matrícula via internet, no site da Prefeitura, que foi opção da grande maioria este ano. A Rede Municipal de Ensino de Dourados atendeu, no ano letivo de 2025, cerca de 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil e, também, nas unidades conveniadas.








