O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) realiza amanhã (28) no Bioparque Pantanal o lançamento do Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo em Mato Grosso do Sul. A solenidade contará com a presença do secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, da procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS), Cândice Arosio, do secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, e da coordenadora da Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae/MS), Janaína Carlin, além de representantes de instituições parceiras e da sociedade civil. O lançamento do plano representa um marco importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à promoção do trabalho digno, à defesa dos direitos humanos e ao enfrentamento das diferentes formas de exploração do trabalho escravo contemporâneo no Estado. O documento estabelece diretrizes, ações estratégicas e mecanismos de articulação entre os diversos órgãos envolvidos na prevenção, fiscalização, repressão e no atendimento às vítimas. Segundo o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho, Esaú Aguiar, o plano reafirma o compromisso do Governo do Estado e das instituições parceiras com a justiça social, a dignidade humana e a erradicação de práticas que violam direitos fundamentais dos trabalhadores. “O enfrentamento ao trabalho escravo exige ações integradas, contínuas e estruturadas, que vão desde a prevenção até a reinserção social das vítimas”, destaca. A Coetrae é um espaço de governança interinstitucional que reúne órgãos do poder público estadual, sistema de justiça, instituições de fiscalização, organizações da sociedade civil e entidades representativas. Sua atuação reforça o entendimento de que nenhuma instituição, de forma isolada, é capaz de enfrentar um problema complexo, que envolve dimensões econômicas, sociais, territoriais e culturais. Vinculada à Semadesc, a Coetrae congrega instituições que atuam em todas as etapas do ciclo do trabalho escravo contemporâneo — da denúncia e fiscalização ao resgate das vítimas, passando pelo atendimento emergencial e pelas ações de qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho. O Plano Estadual consolida esse esforço conjunto, fortalecendo a articulação institucional e ampliando a capacidade de resposta do Estado no combate a essa grave violação de direitos humanos. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Fiscalização educativa do Detran-MS orienta instrutores e alunos na primeira habilitação
A Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário (GPAV) do Detran-MS inicia, entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro, uma fiscalização educativa voltada a veículos, instrutores e alunos que estão em processo de primeira habilitação. Durante a ação, serão verificados os documentos do veículo, como o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), os equipamentos obrigatórios, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e da credencial do instrutor. Também será exigida a Licença de Aprendizagem (LADV) do aluno. Veículos Os veículos utilizados nas aulas práticas devem estar devidamente registrados e licenciados, além de corretamente identificados como veículos de aprendizagem. Para os automóveis pertencentes aos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as regras permanecem as mesmas já estabelecidas. A principal mudança refere-se aos veículos particulares que poderão ser utilizados eventualmente na aprendizagem. Nesses casos, o veículo deve conter, ao longo da carroceria e à meia altura, uma faixa branca removível com vinte centímetros de largura, com a inscrição “AUTOESCOLA” na cor preta. Instrutores Os instrutores devem cumprir todos os requisitos legais para atuação, incluindo a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais, condição necessária para o credenciamento junto ao Detran-MS. Durante todo o percurso com o aluno, é obrigatório portar a CNH, a credencial de instrutor e a Licença de Aprendizagem (LADV) do aluno. Também é responsabilidade do instrutor zelar pelas condições de circulação do veículo e pelo cumprimento das normas de trânsito durante as aulas. Alunos Os alunos devem portar documento oficial de identificação com foto e a Licença de Aprendizagem (LADV). O processo de habilitação pode ser cancelado em situações específicas, como reincidência em faltas graves ou prática de violência contra instrutores, examinadores ou servidores. O Detran-MS reforça que é proibido entregar o veículo a pessoas não habilitadas. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 309, tipifica como crime dirigir veículo automotor em via pública sem a devida Permissão para Dirigir ou CNH, quando a conduta gera perigo de dano. A pena prevista é de detenção de seis meses a um ano, além de multa, sem prejuízo das demais sanções administrativas e penais cabíveis. Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS
Nova estratégia contra o VSR amplia cobertura e reforça cuidado com a primeira infância em MS
Nos primeiros meses de vida, cada cuidado faz diferença. Para bebês que chegam antes do tempo previsto ou que já enfrentam algum problema de saúde, a proteção contra vírus respiratórios pode representar a diferença entre uma recuperação tranquila e a necessidade de internação. É nesse cenário que a SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Coordenadoria de Imunização, inicia em 2026 a Estratégia de Imunização contra o VSR (Vírus Sincicial Respiratório), com a incorporação do Nirsevimabe ao SUS (Sistema Único de Saúde). Mato Grosso do Sul recebeu 440 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde para dar início à estratégia já no começo de fevereiro. Os municípios farão a retirada na Rede de Frio estadual na quinta-feira (29) e sexta-feira (30) e posteriormente farão a entrega às maternidades selecionadas. Ao todo, 17 maternidades contarão com estoque do imunobiológico especial, localizadas nos municípios de Campo Grande, Dourados, Corumbá, Três Lagoas, Amambai, Ponta Porã, Bonito, Nova Andradina, Rio Brilhante, Iguatemi, Miranda, Aquidauana, Paranaíba, Chapadão do Sul, Jardim, Cassilândia e Maracaju. Os demais municípios poderão solicitar as doses por meio do sistema E-CRIE. A estratégia é voltada a bebês prematuros com menos de 37 semanas de gestação e a crianças com comorbidades até 24 meses de idade (até 1 ano, 11 meses e 29 dias). Entre as condições contempladas estão cardiopatia congênita, imunocomprometimento grave (inato ou adquirido), fibrose cística, anomalias congênitas das vias aéreas, doença pulmonar crônica da prematuridade (broncodisplasia), síndrome de Down e doenças neuromusculares. Pais e responsáveis devem procurar a unidade de saúde para verificar se a criança se enquadra nos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. O Nirsevimabe, anticorpo monoclonal incorporado nacionalmente, será ofertado ao público mais vulnerável às complicações causadas pelo VSR — um dos principais responsáveis por infecções do trato respiratório em bebês, podendo evoluir para hospitalização e, em casos mais graves, óbito. O medicamento também será disponibilizado nas maternidades, permitindo a administração ainda nas primeiras horas ou dias de vida, de forma semelhante ao que já ocorre com a BCG e a vacina contra hepatite B. A proposta é garantir agilidade na proteção e ampliar o alcance entre o público elegível. A implantação marca ainda uma transição na política de prevenção ao VSR no Estado. Até então, o Palivizumabe era disponibilizado pela Assistência Farmacêutica para um grupo mais restrito, como prematuros extremos. Com o Nirsevimabe, a coordenação passa a ser da área de Imunização e o público é ampliado. Durante essa fase de transição, os bebês que já iniciaram o esquema com Palivizumabe deverão concluir o protocolo conforme os critérios vigentes, mantendo o fluxo pela Assistência Farmacêutica, que continua responsável pela dispensação do medicamento em polos específicos do Estado. A orientação é que os pais ou responsáveis procurem a unidade de saúde para receber as informações adequadas sobre cada caso. A medida exige alinhamento entre as áreas técnicas para garantir continuidade do cuidado e evitar desassistência, especialmente neste período de sazonalidade do vírus. De acordo com a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a mudança representa um avanço significativo na proteção da primeira infância. “O vírus sincicial respiratório acomete principalmente crianças prematuras e com comorbidades. Estamos falando de um público extremamente vulnerável. Antes atendíamos prematuros com menos de 30 semanas. Agora ampliamos para os nascidos com menos de 37 semanas, além das crianças com comorbidades. É uma estratégia mais abrangente, que permitirá proteger um número maior de bebês e reduzir o risco de hospitalizações e agravamentos”, destaca. Para organizar a implementação, a SES concluiu o fluxo operacional, realizou webconferência com os 79 municípios e promove treinamentos específicos para equipes municipais e profissionais das maternidades, garantindo alinhamento técnico e segurança na aplicação. Nas maternidades, o foco principal será a imunização dos prematuros. Casos específicos de comorbidades identificados ainda no período neonatal também poderão ser contemplados. Já as crianças com comorbidades diagnosticadas posteriormente passarão por avaliação criteriosa no CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais), com análise médica para liberação do imunizante. Segundo a coordenadora, a agilidade na organização coloca o Estado em posição de destaque nacional. “Já recebemos o quantitativo inicial e estruturamos o fluxo rapidamente. Nossa intenção é iniciar o quanto antes. Se conseguirmos começar nos primeiros dias de fevereiro, seremos um dos primeiros estados a colocar a estratégia em prática”, afirma. A SES reforça que o Nirsevimabe é um medicamento de alto custo, agora incorporado ao SUS, e representa um avanço importante na proteção da primeira infância. A recomendação é que pais e responsáveis fiquem atentos às orientações das unidades de saúde para garantir o acesso ao imunizante dentro dos critérios estabelecidos. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Governo de MS fortalece desenvolvimento e amplia oportunidades para a população
Mato Grosso do Sul vive um novo ciclo de desenvolvimento, impulsionado por grandes investimentos, fortalecimento do municipalismo e políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população. A avaliação é do secretário de Estado da Casa Civil, Walter Carneiro Júnior, em entrevista nesta terça-feira (27). Segundo o secretário, o Estado passa por uma transformação estrutural que já impacta diretamente a vida dos sul-mato-grossenses. “Estamos construindo uma geração que não vai mais precisar sair do Mato Grosso do Sul. As pessoas vão permanecer em suas cidades, formar suas famílias e encontrar oportunidades aqui”, afirmou. Walter destacou que o Estado consolida sua posição como polo agroindustrial, agregando valor à produção e ampliando a competitividade econômica. Nesse cenário, a Rota Bioceânica surge como vetor estratégico, fortalecendo o agronegócio, estimulando novos empreendimentos e ampliando a integração com mercados internacionais. Municípios como Inocência, Ribas do Rio Pardo e Porto Murtinho passam a ocupar papel de destaque no desenvolvimento regional. De acordo com o secretário, o Governo do Estado atua de forma planejada e integrada para enfrentar os desafios do crescimento. A atuação ocorre em parceria com prefeituras e investidores, por meio de planos de mitigação que garantem investimentos em saúde, segurança, educação e infraestrutura urbana. “Mato Grosso do Sul concentra alguns dos maiores investimentos industriais do país, o que exige planejamento e ampliação da infraestrutura logística. O Governo do Estado mantém um amplo programa de investimentos em rodovias, obras urbanas e integração logística”, completou. Segundo o secretário, o avanço da infraestrutura rodoviária é resultado do trabalho conjunto entre o Governo do Estado, a bancada federal e as parcerias público-privadas. “Para este ano, estão previstos mais de 800 quilômetros de novas rodovias, além da recuperação de mais de 2 mil quilômetros da malha viária estadual”, destacou. As ações refletem um modelo de gestão baseado no planejamento, responsabilidade fiscal e eficiência administrativa. Municipalismo ativo Por meio do programa MS Ativo Municipalismo, o Governo do Estado mantém diálogo permanente com os municípios para definição das prioridades locais. Na segunda etapa do programa, foram pactuados R$ 1,5 bilhão em investimentos urbanos, voltados principalmente à infraestrutura, saneamento básico e pavimentação asfáltica. “O saneamento é saúde e é um compromisso do governo levar essas melhorias para todos os municípios”, reforçou o secretário. Ao avaliar o quarto ano da gestão do governador Eduardo Riedel, Walter Carneiro Júnior ressaltou que o municipalismo ativo se consolidou como uma das marcas do governo. “O foco é garantir que as políticas públicas cheguem aos municípios, com obras, serviços e ações que transformam a vida das famílias”, afirmou. Entre os avanços, estão os investimentos na educação em tempo integral, valorização dos profissionais, modernização das escolas e fortalecimento da rede estadual de saúde. O secretário também destacou o apoio da Assembleia Legislativa na viabilização de financiamentos voltados exclusivamente para obras e projetos estratégicos. “O desenvolvimento de Mato Grosso do Sul segue sendo construído com planejamento, responsabilidade e foco nas pessoas”, concluiu. Beatricce Bruno, Comunicação Casa Civil
Forças nacionais de segurança pública sobrevoam fronteira seca para mapear o avanço do crime organizado e conflitos agrários
A vulnerabilidade da linha de fronteira entre o Brasil e o Paraguai foi o foco central de uma comitiva do Ministério Público e das forças nacionais de segurança pública nesta segunda-feira (26). A programação, liderada pelo setor de inteligência do MPMS, contou com a presença do Procurador-Geral da República, Paulo Gustavo Gonet, do Secretário-Geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Carlos Vinícius Alves Ribeiro, e do Procurador-Geral de Justiça do MPMS, Romão Avila Milhan Junior. A visita técnica teve início com uma recepção estratégica pelas equipes da Assessoria Militar (Asmil/MPMS), o Batalhão de Choque e a Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM). Durante a primeira etapa, especialistas do Choque realizaram uma explanação detalhada sobre a escalada da violência envolvendo o conflito indígena, com foco nos confrontos ocorridos em Amambai e Antônio João. Ainda pela manhã, a comitiva embarcou em helicópteros da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA) para um sobrevoo tático em direção a Coronel Sapucaia. Do alto, as autoridades puderam observar a porosidade da fronteira e os desafios logísticos para o policiamento em uma região onde a divisão entre os dois países é, muitas vezes, apenas uma rua. Ao chegarem em Coronel Sapucaia, as autoridades foram recebidas por tropas de elite: Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e Departamento de Operações de Fronteira (DOF). O debate subiu de tom ao tratar das organizações criminosas transnacionais. Um dos momentos mais emblemáticos da visita foi o trajeto terrestre até as proximidades da residência do conhecido “Barão de Escurra”, figura central no histórico do tráfico local. Durante a visita da comitiva, debateu-se com o Procurador-Geral da República a extinção do Programa Protetor, iniciativa em que Coordenações Regionais permanentes acompanhavam, em campo, as operações nas fronteiras brasileiras. Também foi discutida a transferência da unidade do Ministério Público Federal (MPF) de Ponta Porã para Dourados, ocorrida em 2020. O PGR se dispôs a encaminhar as demandas ao Ministro da Justiça. Participaram da comitiva as forças militares: Batalhão de Choque, BOPE, DOF, 4º BPM, Polícia Militar Rural e Ambiental, o Batalhão da Polícia Militar Rodoviária e a 3ª Cia de Amambai; Inteligência: GISP (Agepen) e o Centro de Inteligência do MPMS.
Prefeitura realiza Noite Cultural para marcar início das obras do novo Teatro Municipal
A Prefeitura de Dourados realiza nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, a partir das 18h30, uma Noite Cultural que marcará o início das obras do novo Teatro Municipal. Com apresentações culturais, música, dança e artistas circenses, o evento acontece em pleno Parque dos Ipês e promete mobilizar a sociedade douradense, sobretudo os agentes culturais que esperam há anos pelas obras de reforma e revitalização do Teatro Municipal, fechado desde 2020. “Não será apenas uma reforma, vamos entregar para a população um novo teatro, mais aconchegante, moderno, seguro, com total acessibilidade e nos padrões dos grandes teatros brasileiros”, enfatiza o prefeito Marçal Filho. O prefeito lembra que aos poucos vai tirando de Dourados a fama ruim de “cidade que tinha” e agora não tem mais. “A gente não tinha aeroporto funcionando e agora tem, com voos comerciais direto para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, que passarão a ser diários a partir de abril”, observa o prefeito. “A gente não tinha mais Ginásio Municipal e em poucas semanas vamos inaugurar as obras do novo Ginásio de Esportes”, continuou. “A gente não tinha mais teatro e agora iniciamos as obras que vão dar um novo Teatro Municipal para Dourados, ou seja, deixaremos de ser a ‘cidade do tinha’ para sermos a ‘cidade do tem’ e teremos muito mais”, enfatiza Marçal Filho. A reconstrução do Teatro Municipal está a cargo da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) e receberá investimentos de R$ 9.297.000,00. A obra prevê a revitalização total do espaço, incluindo adequações às normas de acessibilidade e segurança, modernização cenográfica, além de intervenções na área externa, estacionamento e paisagismo. “Tenho certeza que as pessoas ficarão encantadas com o projeto que vamos entregar, transformando nosso teatro em mais um cartão postal da nossa amada Dourados”, comemora Marçal Filho. O prazo estimado para a conclusão do projeto é de 10 meses. Os recursos são provenientes da Prefeitura de Dourados, através de financiamento que será pago com receitas próprias, além de emenda parlamentar assegurada pelo deputado federal Rodolfo Nogueira ao Orçamento Geral da União. Com a ordem de serviço datada de 31 de dezembro de 2025, a determinação do prefeito Marçal Filho é que a reforma seja executada com rigor técnico, planejamento e qualidade, para que o espaço volte a cumprir seu papel de fomento à cultura local e de convivência para a população e visitantes. Inaugurado em 1998, o Teatro Municipal sofreu, ao longo dos anos, danos estruturais que o tornaram inapto para receber apresentações culturais. “Essa reforma é muito aguardada pelos douradenses e vamos acompanhar cada etapa para que tudo seja feito de forma criteriosa, para que em breve a população volte a desfrutar deste importantíssimo ponto da cultura douradense”, destacou o prefeito Marçal Filho. MODERNIZAÇÃO COMPLETA As mudanças internas serão amplas e estruturais. Todas as esquadrias, portas, corrimãos e guarda-corpos serão substituídos, garantindo acessibilidade plena e adequação às exigências do Corpo de Bombeiros, um dos principais entraves da estrutura atual. As poltronas serão totalmente renovadas e terão assentos especiais para obesos e cadeirantes. O piso da plateia deixará de ser carpete para receber piso vinílico. A reforma também contempla a substituição integral da instalação elétrica, iluminação, fiação e a implantação de um novo sistema de ar-condicionado, proporcionando mais conforto, segurança e eficiência ao público e aos profissionais que utilizam o espaço. A parte cenográfica passará por uma transformação completa, com execução da empresa especializada Elimax Comércio e Serviços em Arte Cênica. O palco será totalmente reconstruído e contará com a implantação de novos sistemas de cenário, urdimento e caixa cênica. Parte significativa dessas estruturas, especialmente o urdimento, será substituída por elementos metálicos, garantindo mais segurança e durabilidade. As passarelas superiores também serão adequadas às normas de segurança, com foco na prevenção de incêndio e pânico. O projeto contempla ainda a modernização completa da iluminação cênica, sonorização e recursos de imagem, incluindo mesa de som, mesa de vídeo, canhão seguidor e demais equipamentos necessários para espetáculos de diferentes portes, elevando o teatro a um novo padrão técnico e artístico. Diretora de Departamento de Obra Civil, Meiriellen Menani mostra projeto de intervenções no Teatro Municipal de Dourados INTERVENÇÕES EXTERNAS Na área externa, o projeto prevê adequações importantes na entrada principal para garantir acessibilidade universal, além da reestruturação das saídas de emergência, com implantação de coberturas, novas calçadas e rotas de fuga mais seguras. Um dos destaques da obra será o novo projeto de paisagismo, que abrangerá cerca de 1.270 metros quadrados. Estão previstos o plantio de árvores, mudas ornamentais e forração vegetal, proporcionando um ambiente mais acolhedor, moderno e integrado ao espaço urbano. Para a diretora do Departamento de Obras Civis da Semop, Meiriellen Menani, a transformação será decisiva para a retomada das atividades culturais no município de forma segura e com conforto. “Com toda essa transformação, é nítido que o teatro agora realmente vai ter qualidade, comodidade e segurança para a população. E vai finalmente poder desempenhar a função que toda a comunidade de Dourados aguarda, que é poder ter seus eventos culturais e apresentações”, afirmou. Ela reforça ainda que todas as etapas da obra serão acompanhadas de perto, o que é desígnio da gestão Marçal Filho. “Cada fase será fiscalizada pelas equipes técnicas da Secretaria de Obras”, ressalta. “Temos um engenheiro civil designado como fiscal da obra, o Rafael Echeverria, que acompanhará toda a evolução dos serviços, além do diretor do Departamento de Fiscalização, o engenheiro José Wilson, que também está diretamente envolvido”, explica Meiriellen Menani.
Cidade Empreendedora transforma gestão pública, fomenta pequenos negócios e impulsiona a economia de MS
Os empreendedores sul-mato-grossenses contam com uma estratégia estruturante voltada à construção de um ambiente de negócios favorável e ao fortalecimento da economia do Estado. O programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae MS em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), está presente em 36 municípios e consolida um legado focado na modernização da gestão pública e na melhoria da qualidade de vida da população. Em execução desde julho de 2025, o programa amplia o foco no empreendedorismo ao integrar ações que aumentam a eficiência das administrações municipais. A atuação ocorre por meio de três frentes estruturantes: Excelência, Avança e Transforma, que organizam soluções conforme o nível de maturidade de cada cidade, respeitando suas vocações e desafios locais. Um dos principais instrumentos desse ciclo é o Plano de Desenvolvimento Municipal (PDM), responsável por estruturar prioridades locais e orientar um conjunto contínuo de ações de capacitação, qualificação profissional e educação empreendedora. Desde sua criação em Mato Grosso do Sul, em 2018, o Cidade Empreendedora já atendeu 45 municípios, o equivalente a 57% das cidades do Estado. O fortalecimento do ambiente de negócios se reflete diretamente nos indicadores econômicos recentes. Em 2026, apenas nos primeiros 15 dias do ano, foram abertas 3.100 empresas em Mato Grosso do Sul, das quais 98% são pequenos negócios. A formalização de Microempreendedores Individuais (MEIs) lidera o volume, representando 87% do total. Para quem deseja empreender ou formalizar um negócio, o Sebrae MS disponibiliza atendimento em todo o Estado, com orientação técnica e acesso a programas de apoio. E dando continuidade a esse esforço, no início de fevereiro, o Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, lançará a terceira edição do MS Empreende Mais. O encontro dará visibilidade às iniciativas previstas para 2026 pelo Sebrae MS, além de apresentar os resultados alcançados em 2025 e o convênio com o Governo do Estado, com ênfase no programa Cidade Empreendedora. Na prática, os impactos dessa estratégia já se refletem na trajetória de quem empreende. A artesã Luciana de Lima Machado Kaninoski relata como a consultoria do Sebrae contribuiu para a consolidação do seu negócio. “Sou artesã e empreendedora. Criei, em novembro de 2018, a Boutique das Artes e Chimarrão. No meu negócio, desenvolvo produtos e crio designs personalizados para peças dos clientes, que vão desde chaveiros até troféus e brindes regionais destinados a instituições governamentais”, afirma. Moradora de Maracaju, Luciana conta que a ideia do empreendimento surgiu a partir do programa Sebrae Delas Mulheres de Negócio, primeiro projeto piloto do Sebrae do qual participou. “Atuo no artesanato há mais de 20 anos. Comecei com o crochê como fonte de renda, pois morava em uma fazenda a 50 quilômetros da cidade, sem acesso à internet e com poucas possibilidades de venda. Iniciei vendendo por indicação e, ao longo dos anos, fui aprendendo outras técnicas e ampliando minha atuação”, relata. Ela conheceu o Sebrae por meio de uma divulgação em rádio sobre o Sebrae Delas. “Fiz a inscrição, participei, fui selecionada e concluí todas as etapas do programa, incluindo consultorias, aulas e workshops. Continuei trabalhando mesmo com acesso limitado à internet e pouco conhecimento sobre ferramentas digitais”, explica. O contato mais próximo com a instituição ocorreu posteriormente, por indicação de uma amiga, por meio do programa Move+. “Foi nesse período que o Sebrae chegou de forma mais intensa na minha vida, em um momento bastante delicado. Esse apoio fez toda a diferença”, afirma. Atualmente, o negócio conta com a atuação direta de Luciana na produção, fabricação, atendimento, marketing e gestão. Conforme a demanda, ela também trabalha com parcerias pontuais. “Quando temos encomendas maiores, terceirizo parte da mão de obra para artesãs parceiras da loja, que atuam com bordado, costura criativa e personalização”, explica. Para a empreendedora, a contribuição do Sebrae foi decisiva. “Claro que 50% é resultado do nosso esforço, mas os outros 50% foram, com certeza, do Sebrae. O atendimento que recebi foi extremamente excelente. Os profissionais são capacitados, acessíveis e comprometidos. Hoje faço parte do Made in Pantanal, que também comercializa as minhas peças”, destaca. A comercialização ocorre na loja física e pelo Instagram, principal canal de vendas e divulgação. Luciana também trabalha com encomendas personalizadas e participa de feiras, eventos regionais e parcerias institucionais e corporativas, como Pantanaltech, FIT Feira Internacional de Turismo, em Dourados, EmpreendeFest, FIDI Feira Internacional de Destinos Inteligentes, em Bonito, e o Mercado Criativo, promovido pela Superintendência da Economia Criativa de Mato Grosso do Sul. Outro exemplo dos resultados do programa é a trajetória de José Alceu da Silva Cabral, produtor rural de 69 anos e um dos proprietários da Queijos Dazu, empreendimento conduzido ao lado da esposa em uma propriedade rural no município de Jaraguari. A relação com o Sebrae teve início na década de 1990, quando José Alceu ainda atuava na área da educação. “Nossa relação começou em 1993, quando criamos a primeira escola do nosso grupo. Desenvolvemos uma escola modelo e, em 2003, fomos destaque entre todas as escolas de Campo Grande por apostar em uma proposta mais humanizada”, relembra. A parceria com o Sebrae contribuiu para a profissionalização da gestão e possibilitou a expansão para três unidades escolares com estrutura própria. A mudança de trajetória ocorreu com a decisão de deixar a cidade e investir no campo. “Resolvemos vender as escolas porque queríamos vir para o campo, mexer com a natureza e desenvolver um projeto diferente”, conta. A transição coincidiu com a adesão do município de Jaraguari ao programa Cidade Empreendedora, ampliando as possibilidades de atuação. “O programa abriu um leque importante para a produção, a administração e até para o turismo. Vieram cursos, capacitações e avanços por meio do Cidade Empreendedora”, destaca. A motivação principal foi demonstrar que o pequeno produtor pode ser economicamente viável. Atualmente, os produtos da Queijos Dazu são fornecidos para o Programa de Aquisição de Alimentos, nos âmbitos municipal e estadual. O empreendimento também integra uma cooperativa, que auxilia na comercialização, atendendo o mercado escolar, comerciantes de Campo Grande e Jaraguari e
Boletim Epidemiológico fortalece o planejamento das ações de enfrentamento ao câncer de mama
Com o objetivo de qualificar o planejamento e fortalecer as estratégias de prevenção e cuidado, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) lançou o Boletim Epidemiológico do Câncer de Mama, documento que reúne dados estratégicos para orientar ações de enfrentamento da doença em Mato Grosso do Sul. Instrumento estratégico voltado ao acompanhamento da situação epidemiológica da doença e ao fortalecimento das ações de prevenção, diagnóstico e cuidado no Estado, o boletim foi produzido pela Gerência de Atenção Oncológica e Cuidados Paliativos, vinculada à Coordenadoria das Doenças Crônicas, reafirmando o compromisso da SES com o uso qualificado da informação em saúde. O câncer de mama permanece como um importante desafio para a saúde pública, exigindo ações contínuas de promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento oportuno e cuidado integral à saúde da mulher. Nesse contexto, a elaboração e a divulgação de um boletim epidemiológico representam uma ferramenta fundamental para apoiar a gestão e a organização da rede de atenção à saúde. Mais do que reunir informações, o boletim permite compreender o comportamento da doença nos últimos anos, identificar tendências e desigualdades regionais. A análise sistemática desses dados contribui para uma visão ampliada da situação epidemiológica, subsidiando decisões mais qualificadas e alinhadas às necessidades reais da população feminina. Para os gestores de saúde, o boletim epidemiológico é um instrumento essencial de apoio ao planejamento. A partir dele, é possível direcionar ações de forma mais eficiente, priorizar territórios com maior necessidade, organizar fluxos assistenciais, qualificar o acesso ao rastreamento e ao diagnóstico precoce, além de orientar a alocação de recursos e o fortalecimento da rede oncológica. No campo da saúde da mulher, o boletim também se destaca como instrumento de apoio às equipes da Atenção Primária à Saúde e aos serviços especializados. As informações possibilitam o planejamento de estratégias de promoção da saúde, prevenção dos fatores de risco, busca ativa da população-alvo para o rastreamento e acompanhamento adequado das mulheres com exames alterados, contribuindo para a redução de diagnósticos tardios. A apropriação dessas informações pelos profissionais de saúde favorece uma atuação mais integrada, baseada em evidências, fortalecendo a educação em saúde, o monitoramento dos indicadores e a avaliação contínua das ações desenvolvidas nos territórios. Dessa forma, o boletim deixa de ser apenas um documento técnico e passa a ser um instrumento vivo de gestão, cuidado e qualificação das práticas em saúde. Ao investir na produção e disseminação de boletins epidemiológicos, a SES reafirma seu compromisso com a transparência, com o fortalecimento das políticas públicas e com a promoção da saúde da mulher, reconhecendo que informação de qualidade é essencial para o planejamento de ações e para a redução do impacto do câncer de mama. André Lima, Comunicação SESFoto: Reprodução/Agência Câmara
Fim do exame de baliza no pátio do Detran marca mudança no processo de habilitação
As novas regras para o exame prático de direção veicular do Detran-MS começaram a valer ontem, segunda-feira (26). Entre as principais mudanças estão o aumento da pontuação máxima permitida para erros durante a prova e o fim da etapa de baliza realizada dentro do pátio do Detran. Na última sexta-feira (24) foi realizado o último exame com o modelo antigo, o que teve um simbolismo especial para a jovem Maria Eduarda Franciozi, de 18 anos. Ela foi a última candidata a realizar o tradicional teste de baliza nas dependências do Detran. O processo de habilitação começou em outubro do ano passado e, para ela, a baliza nunca foi o maior desafio. “Não achei a baliza difícil. O que mais prejudica é o nervosismo”, contou. Ainda assim, Maria Eduarda avalia com cautela as mudanças. “Acho que por mais que tenha mais pontos para poder errar, com menos horas-aula obrigatórias, quem não dirigia antes não teria facilidade em passar na prova com a extensão dela para 10 minutos de prova”, afirmou. As alterações foram oficializadas pela Portaria Detran-MS “N” nº 202, publicada no dia 20 de janeiro. A medida se antecipa à Resolução CONTRAN nº 1.020/2025, que prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, documento que deverá padronizar os exames em todo o país. Segundo a gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab, as mudanças têm caráter provisório, até que o manual nacional seja publicado. Outro ponto central da nova regulamentação é a mudança na pontuação. Antes, conforme a Resolução CONTRAN nº 789/2020, o candidato poderia perder no máximo três pontos, somando faltas leves, médias ou graves. Agora, o limite passa a ser de 10 pontos, com a classificação dos erros alinhada ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB): infração leve (1 ponto), média (2 pontos), grave (4 pontos) e gravíssima (6 pontos). A prova passa a acontecer exclusivamente em percurso, em situações reais de tráfego, sob acompanhamento do examinador. Para Lina, a mudança não significa flexibilização dos critérios. “A avaliação continua baseada em parâmetros objetivos de condução segura, domínio do veículo, respeito às normas de circulação, tomada de decisão em situações reais de tráfego e comportamento preventivo, assegurando que a aprovação do candidato esteja vinculada à sua real capacidade de conduzir com responsabilidade e segurança”, destacou.








