A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (2) que vai apresentar uma proposta para disciplinar a atuação de juízes eleitorais durante as eleições presidenciais de outubro. Durante sessão de abertura do Ano Judiciário 2026, cerimônia que marca a volta aos trabalhos após o recesso, a ministra afirmou que as regras de conduta serão apresentadas durante reunião com os presidentes dos tribunais regionais eleitorais (TREs), marcada para 10 de fevereiro. Segundo Cármen Lúcia, as regras representam parâmetros de comportamento dos magistrados para as eleições. Conforme a proposta, os juízes eleitorais deverão divulgar a agenda de audiências com partes e advogados. Os juízes não poderão fazer manifestações sobre os processos que tramitam na Justiça Eleitoral e também devem ficar proibidos de participar de eventos com candidatos ou seus aliados. Os magistrados também não poderão publicar suas escolhas políticas nas redes sociais. Os juízes ficarão impedidos de receber presentes ou favores que colocam em dúvida sua imparcialidade. Ética Segundo a presidente, o eleitor espera ética na atuação de juízes e servidores da Justiça Eleitoral. “Do Judiciário eleitoral, o eleitorado não apenas espera atuação ética, eficiente e estritamente adequada à legislação vigente, como todas as pessoas contam que o corpo de juízes e servidores da JustiçaEleitoral atue de forma honesta, independentemente de pressões ou influências para garantia de realização de eleições sobre as quais não pendam dúvidas sobre a lisura do pleito”, afirmou. Mais cedo, Cármen Lúcia, que também é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhida relatora do Código de Ética da Corte. O anúncio sobre a criação de um Código de Ética para os membros do Supremo ocorre após o ministro Dias Toffoli ser criticado pela condução das investigações envolvendo as fraudes no Banco Master.
DOF apreende veículos abarrotados com cigarros contrabandeados do Paraguai em Vila Vargas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, neste domingo (1), no distrito de Vila Vargas, em Dourados, dois veículos carregados com 4.400 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação, ninguém foi preso. Os policiais realizavam patrulhamento pela BR-163, zona rural do município, quando receberam informações de que dois veículos estariam carregados com cigarros e escondidos em uma residência no distrito. Durante diligências, os militares localizaram o imóvel e dois veículos GM Spin abarrotados com o material contrabandeado. Buscas foram realizadas na região, porém nenhum suspeito foi localizado. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 280 mil, foi encaminhado à Delegacia da Receita Federal de Ponta Porã.
Polícia Civil prende em flagrante autor de homicídio em Dourados
Na manhã deste sábado, 31 de janeiro, a Polícia Civil, por intermédio dos policiais do Setor de Investigação Geral/ Núcleo Regional de Inteligência – SIG/NRI de Dourados realizou a prisão em flagrante de V.S.S., apontado como autor do homicídio que vitimou Bruno Vinicicus Martins Gonçalves, fato registrado na última sexta-feira (30), na região do Jardim Carisma, em Dourados. Durante as diligências iniciais, a equipe conseguiu identificar um suspeito e procedeu com levantamentos acerca de sua possível participação, confirmada posteriormente. Quando a equipe se deslocou até sua residência, o investigado tentou fugir e foi detido pelos investigadores. Ao ser questionado sobre sua participação, confessou envolvimento e apresentou a arma de fogo e a motocicleta utilizadas. Ele foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário – DEPAC de Dourados, juntamente com os objetos utilizados, sendo apresentado à autoridade policial plantonista para as providências legais cabíveis.
MS começa vacinar bebês prematuros contra bronquiolite
Mato Grosso do Sul iniciou na segunda-feira (2) a aplicação do imunizante contra o VSR (vírus sincicial respiratório), causador da bronquiolite, em bebês prematuros atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As primeiras doses foram aplicadas na Maternidade Cândido Mariano, em Campo Grande, marcando o início da estratégia estadual de proteção aos recém-nascidos mais vulneráveis, com apoio do Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e das unidades hospitalares que integram a rede de atenção neonatal. Quem pode receber o imunizante Conhecido como nirsevimabe, o anticorpo monoclonal é indicado para bebês nascidos com até 36 semanas e 6 dias de gestação, além de crianças com comorbidades, como cardiopatias congênitas, síndrome de Down e fibrose cística, incluindo aquelas com até 24 meses de idade, conforme critérios do Ministério da Saúde. A proteção é direcionada ao vírus sincicial respiratório, responsável por infecções graves como bronquiolite e pneumonia. Esquema de aplicação e objetivo da estratégia Para bebês prematuros, a proteção é garantida com dose única. Já as crianças com comorbidades, com até 24 meses de idade, recebem duas doses, sendo uma em cada período sazonal ao qual a criança estará exposta. A estratégia tem como objetivo reduzir as internações por bronquiolite, especialmente nos meses de maior circulação do vírus, quando há maior pressão sobre os leitos hospitalares. Ampliação do acesso pelo SUS A incorporação do imunizante integra a Rede de Imunobiológicos Especiais do SUS e representa um avanço importante para a saúde neonatal. A técnica da Coordenação Estadual de Imunização da SES, Maristela Chamorro, destaca a importância da medida. “O nirsevimabe chegou em um momento oportuno e passa a ser ofertado de forma contínua. Bebês prematuros de até 36 semanas e 6 dias e crianças com comorbidades terão acesso à proteção, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde”, afirma. Antes do início da aplicação, a SES realizou um levantamento técnico sobre os nascimentos prematuros e a capacidade de atendimento das maternidades em todo o Estado, garantindo o envio de doses de acordo com a média mensal de cada unidade. Distribuição nos municípios Nos demais municípios, as crianças que se enquadrarem nos critérios terão acesso ao imunizante por meio do Sistema E-Crie, plataforma digital da SES responsável por organizar a solicitação e a distribuição de imunobiológicos especiais para os 79 municípios sul-mato-grossenses. Além disso, o Ministério da Saúde autorizou o resgate vacinal para crianças nascidas a partir de agosto de 2025, desde que atendam aos critérios estabelecidos no informe técnico vigente. Aplicação nas maternidades Na Maternidade Cândido Mariano, a coordenadora de imunização, Keila Lacerda, explica que a aplicação ocorre semanalmente. “A administração acontece às quintas-feiras, nas unidades intermediárias e UTIs neonatais. Esse imunizante representa uma grande conquista, já que antes só estava disponível na rede privada”, afirma. Segundo Keila, o Estado enfrentou um aumento expressivo das internações por bronquiolite nos últimos anos. “No ano passado, vivemos uma crise de leitos devido aos surtos da doença. A expectativa é que essa estratégia contribua para reduzir significativamente as internações”, completa. Ela ressalta ainda que podem ocorrer reações leves, como em qualquer imunização, e que os bebês permanecem em observação após a aplicação. Proteção complementar ao cuidado materno A Diretora Técnica da Maternidade Cândido Mariano, Karina Zucarelli, relembra o cenário recente enfrentado pelas unidades de saúde. “Tivemos surtos de bronquiolite com necessidade de isolamento hospitalar. A chegada desse imunizante muda completamente a perspectiva de proteção para os bebês mais vulneráveis”, pontua. Ela explica que a estratégia adotada é complementar. “A vacina aplicada na gestante, a partir da 28ª semana de gestação, protege o bebê ainda durante a gravidez. Já o nirsevimabe garante proteção direta ao recém-nascido. Essa proteção dupla amplia significativamente a capacidade de enfrentamento ao vírus nos primeiros meses de vida”, destaca. Impacto para as famílias Entre as famílias atendidas está a bebê Melina, que nasceu com 32 semanas e permaneceu internada por 43 dias na UTI Neonatal. A mãe, Paula Rodrigues, relata a importância da proteção. “Minha filha nasceu prematura e passou muito tempo internada. Saber que ela está recebendo essa proteção traz mais segurança e tranquilidade para nossa família”, afirma. Paula também destaca o impacto social da oferta gratuita. “É um imunizante de alto custo. Nem todas as famílias conseguem pagar, então receber essa proteção pelo SUS faz toda a diferença”, completa. Na rede privada, o custo do imunizante pode variar entre R$ 1.500 e R$ 3.500. A expectativa da SES é ampliar gradativamente o número de doses, conforme a demanda e os nascimentos prematuros registrados em todo o Estado. Como acessar o imunizante Em Campo Grande, o acesso ocorre mediante contato prévio pelo telefone (67) 99875-3662, junto à Sesau, para orientações e agendamento. Após esse contato, as famílias são direcionadas para as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Alves Pereira, Marabá, Jardim Presidente e Cristo Redentor. As maternidades Santa Casa, Hospital Universitário, Hospital Regional e Cândido Mariano realizam a aplicação exclusivamente em bebês internados. No interior do Estado, as famílias devem procurar a Unidade Básica de Saúde do próprio município para receber as orientações e o encaminhamento necessários.
Secretaria de Educação capacita professores e diretores para o início do ano letivo 2026
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), intensifica ao longo desta semana uma ampla programação de capacitações voltadas aos profissionais da educação, com foco na preparação para o início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino (Reme), marcado para o próximo dia 9. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (2) e seguem até sexta-feira (6), envolvendo professores, diretores, coordenadores pedagógicos e equipes de apoio, dentro do direcionamento do prefeito Marçal Filho de garantir um ambiente escolar acolhedor, organizado e eficiente. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, explica que a programação foi elaborada com base no aprimoramento contínuo dos profissionais da Reme, com formações segmentadas e alinhadas às necessidades de cada função. “São iniciativas definidas pelo prefeito Marçal Filho, com capacitações específicas para cada profissional, projetando um início de ano letivo bem preparado e com foco na excelência do atendimento à comunidade escolar”, destacou. Nesta segunda-feira (2), os gestores das unidades de ensino recepcionaram os professores nas escolas e Ceims, conduzindo os procedimentos internos de praxe e a apresentação dos métodos de trabalho. Já na terça-feira (3), os docentes participam de orientação formativa com o tema “Planejamento de Sondagem – Sequência Didática”, voltada ao fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem. Secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, Jornada Pedagógica, uma das ações que visam aprimoramento contínuo dos profissionais da Reme Ainda na terça-feira, ocorre a formação destinada aos professores de apoio e da educação especial, no Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted), com palestras de Débora Militão Trindade Moura e Rodrigo Santos Almeida. As atividades acontecem das 7h30 às 11h, no período matutino, e das 13h30 às 17h, no vespertino, conforme o turno de lotação de cada profissional — sendo que os professores da educação especial participam apenas no período da tarde. Na quarta-feira (4), os coordenadores pedagógicos realizam, nas escolas e Ceims, orientação formativa com os professores sobre o tema “Projeto Político-Pedagógico (PPP)”, também com foco no fortalecimento do ensino. O material de apoio será encaminhado pela Semed por meio do e-mail institucional das unidades. A programação segue na quinta-feira (5) com a formação “Currículo – Fundamentação teórica e desafios na prática pedagógica docente”, voltada aos coordenadores pedagógicos, a partir das 7h30, no bloco 10 da Unigran. As atividades serão conduzidas pelas palestrantes Rosiane de Fátima Ponce e Andreia Nunes Militão. No mesmo dia, agentes de apoio educacional participam de formação no Simted, nos períodos matutino e vespertino, com a psicóloga e especialista em Terapia Cognitiva, Heloisa Bortoloto da Silva. O encerramento das capacitações ocorre na sexta-feira (6), com o 1º Encontro do Programa de Recuperação do Aprendizado (PRA), na sala de reuniões da Semed, ministrado pelas palestrantes Francisca Cristaldo Rivas e Izabel Cristina Dias. Na mesma data, também será realizada reunião administrativa com diretores escolares e coordenadores dos Ceims, às 7h30, na Escola Clarice Bastos Rosa. Paralelamente às formações, a Prefeitura de Dourados mantém atenção especial à infraestrutura das unidades escolares. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) intensificam os serviços de roçada e limpeza, enquanto a Semed realizou a substituição de caixas d’água em algumas unidades, garantindo melhores condições de saúde e bem-estar para alunos e profissionais. Outras ações de manutenção e melhoria seguem de forma contínua. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino de Dourados atende cerca de 34 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil (Ceims) e unidades conveniadas, reforçando o compromisso da gestão municipal com a qualidade da educação pública.
Matrículas para EJA estão abertas na Escola Armando Campos Belo
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, está com a matrículas abertas para o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) 2026 nas modalidades 2ª, 3ª e 4ª fases do Ensino Fundamental. “Os interessados devem procurar a Escola Municipal Armando Campos Belo, localizada na Rua João Pedro Garcete, número 4825, no Jardim Santa Brígida, e fazer a inscrição”, orienta Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação. O secretário explica que as vagas são limitadas, de forma que os interessados devem procurar a unidade escolar o mais breve possível para cursar o EJA do Ensino Fundalamental ainda neste ano letivo. “Serão, no máximo, 25 alunos por sala de aula e o curso será no período noturno, das 19h às 22h20”, ressalta Nilson Francisco. “O público alvo são jovens a partir dos 15 anos de idade que não tiveram oportunidade de estudar no período regular a queiram concluir o Ensino Fundamental para ter acesso ao Ensino Médio e Superior”, completa. Outro diferencial do EJA do Ensino Fundalamental na Escola Municipal Armando Campos Belo é que todo material didático é fornecido gratuitamente para o aluno, de forma que ele não precisará ter qualquer gasto para iniciar os estudos. “Essa oferta de vagas para esse público atende uma exigência do prefeito Marçal Filho, que determinou à Secretaria Municipal de Educação que fosse criadas oportunidades de estudo para todos os públicos”, ressalta Nilson Francisco da Silva. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal e desenvolvida em parceria com Estados e municípios que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos, possibilitando sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Anteriormente, a EJA era conhecida como supletivo. Hoje, é o programa é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental ao médio. EJA Ensino Fundamental: destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano. Nessa etapa, os alunos são envolvidos em novas formas de aprender e pensar. EJA Ensino Médio: destinada a alunos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio, que completa a Educação Básica no Brasil. Ao concluir essa etapa, o aluno está preparado para realizar provas de vestibular e Enem, para ingressar em universidades. As disciplinas da Educação Jovens e Adultos estão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que define aprendizagens necessárias para o desenvolvimento do aluno na Educação Básica do país. No Ensino Fundamental os estudantes têm aulas de Língua Portuguesa; Ciências; Matemática; Inglês; Artes; Educação Física; História e Geografia. O Mato Grosso do Sul está entre os estados com maior número de municípios que aderiram ao Pacto Nacional de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O investimento no programa até 2029 será de mais de R$ 4 bilhões,previsto para serem distribuídos em quatro anos, com isso a estimativa é a geração de 3,3 milhões de novas matrículas da EJA com a oferta associada à educação profissional. Segundo o Ministério da Educação 16% das redes municipais de ensino ainda não aderiram ao Pacto Nacional, cuja proposta é diminuir o analfabetismo e melhorar o índice de escolaridade entre jovens e adultos.
IPTU 2026 à vista e 1ª parcela vencem no dia 10 de fevereiro
A Prefeitura de Dourados alerta que o prazo para pagamento à vista do IPTU 2026 desconto de até 30% sobre o valor integral e da primeira parcela, para quem optar por dividir o valor em 10 vezes sem juros, será em 10 de fevereiro. O município deixou de emitir e enviar pelos Correios os carnês impressos do Imposto Predial e Territorial Urbano, adotando definitivamente o modelo digital. Além de proporcionar maior comodidade ao contribuinte, que pode pagar o imposto por meios eletrônicos como celular, tablet e computadores, a medida também vai gerar economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos, dinheiro que será aplicado em áreas importantes como a Educação e Saúde. Através da atendente virtual “Doura”, uma ferramenta digital que marca o início de um amplo processo de modernização dos serviços públicos municipais, o contribuinte poderá solicitar a emissão de guias de IPTU. Para acessar a “Doura” basta adicionar o número 67 99895-0137 no WhatsApp e pronto. Quem preferir, pode acessar o site oficial da Prefeitura de Dourados, no endereço www.dourados.ms.gov.br que a “Doura” já aparece em primeiro plano se oferecendo para ajudar. O acesso ao serviço é fácil, rápido e seguro, facilitando consideravelmente a forma de pagamento online. A administração municipal mantém uma política de descontos que pode chegar a 30%, de acordo com o histórico de pagamento do imóvel. Para quem pagou os últimos quatro anos à vista (benefício concedido a partir do 5º exercício), o desconto é de 30%; para quem pagou ao menos uma vez de forma parcelada nos últimos quatro anos (a partir do 5º exercício), 25% de desconto; para contribuintes sem débitos vencidos e que ainda não fazem parte do Programa Bom Pagador, o desconto é de 20%. Já quem possui dívidas de exercícios anteriores parceladas e rigorosamente em dia, tem direito a 15% de desconto; e, quem possui débitos ou dívidas vencidas vinculadas ao imóvel, o desconto é de 10%. A Prefeitura de Dourados também ampliou os pontos de apoio para impressão das guias do IPTU 2026 para atender contribuintes que têm dificuldade em baixar os boletos pelo site www.dourados.ms.gov.br ou pela assistente virtual Doura, através do WhattsApp número 67 99895-0137. Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Fazenda cria novos pontos de atendimento aos contribuintes distribuídos pela cidade de Dourados e pelos distritos, de forma a facilitar o acesso a boletos impressos. Os pontos de apoio farão a emissão de boletos do IPTU 2026 e também prestarão orientações e esclarecimentos ao público, sobretudo em relação às atualizações cadastrais. Quem precisar imprimir as guias do IPTU pode procurar os pontos de apoio, sempre das 7h30 às 13h30, na Escola Municipal Professora Antônia Cândida de Melo (Parque das Nações II); Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélica (Jardim Guaicurus); Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão (Jardim João Paulo II); Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo (Jardim Santa Maria); Escola Municipal Sócrates Câmara (Jardim Canaã I); Escola Municipal Armando Campos Belo (Jardim Santa Brígida); Escola Municipal Professor Manoel Santiago de Oliveira (Vila Rosa); Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer (Jardim Flórida I); Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo (Parque Alvorada); Escola Municipal Professora Iria Lúcia Wilhelm Konzen (Parque do Lago II); Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade (Vila Adelina); Escola Municipal Neil Fioravanti – CAIC (Parque Nova Dourados) e Escola Municipal Professora Elza Farias Kintschev Real (Conjunto Eulália Pires Cohab II). Os contribuintes que residem nos distritos serão atendidos nos seguintes locais, também das 7h30 às 13h30: CRAS – Vila Vargas; Sala de Catequese da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Distrito de Indápolis); Escola Municipal Dom Aquino Correa (Distrito de Panambi); Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes (Vila São Pedro); Escola Municipal Padre Anchieta (Distrito de Vila Formosa); Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos (Distrito de Macaúba); Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté (Distrito de Itahum). A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, centro, está atendendo o contribuinte em horário ampliado, das 7h30 às 16h, exclusivamente para emissão de guias do IPTU 2025. Quem preferir, também pode emitir a guia do IPTU 2026 no Centro Administrativo Municipal, no bloco da Secretaria de Fazenda e na Câmara de Vereadores (Shopping Avenida Center), onde a Prefeitura de Dourados instalou um ponto de atendimento ao contribuinte, bem como no PoupaTempo Dourados (Jardim Água Boa). CANAIS DE ATENDIMENTO Os Canais de Atendimentos para emissão do Boleto do IPTU 2026 são: Núcleo de Cobrança, através dos telefones 2222-1921 e (67) 9 8163-0490 WhatsApp, bem como pelos endereços de email: cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br e iptu@dourados.ms.gov.br Os canais exclusivos para correção de nome do proprietário e/ou endereço de correspondência são os telefones 2222-1944 e (67) 9 8163-0470 WhatsApp ou através do endereço de email: cadastro.imobiliario@dourados.ms.gov.br
Com foco em média e alta complexidade, HRMS ultrapassa meio milhão de atendimentos em 2025
Referência em média e alta complexidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde), o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) encerrou o ano de 2025 com mais de meio milhão de atendimentos. Além de consultas ambulatoriais e internações, o maior hospital público de MS também ofereceu atendimentos multiprofissionais, exames e diversos procedimentos aos sul-mato-grossenses. Somente em atendimentos assistenciais e exames, o hospital ultrapassou 538 mil registros ao longo de 2025, o que reflete a alta demanda e a capacidade técnica de resposta do HRMS, que atende pacientes de Campo Grande e de todas as regiões do Estado. O volume inclui desde consultas ambulatoriais e atendimentos no PAM (Pronto Atendimento Médico) até internações, cirurgias, exames laboratoriais e de imagem, além da atuação das equipes multiprofissionais. Áreas como fisioterapia, nutrição, psicologia, serviço social, fonoaudiologia e terapia ocupacional tiveram papel fundamental na recuperação e no acompanhamento dos pacientes. Internada desde dezembro, a assistente social Rosana de Cássia Sappatera, 62 anos, fez uma cirurgia de retroca de válvula do coração. Ao todo, foram 38 dias de internação, divididos entre área vermelha do PAM, UCO (Unidade Coronariana) e cardiologia. “O atendimento foi fantástico. Os médicos são muito atenciosos e os técnicos de enfermagem bem respeitosos. A área vermelha é uma doideira, mas é apaixonante a forma como eles trabalham para socorrer o paciente. Eu sou funcionária da área da saúde e saio ainda mais encantada com o SUS. Quando subi para o quarto, tive a mesma recepção. Após a cirurgia, fui para a UCO e foi da mesma forma: uma atenção fora do normal. Há uns anos atrás, a gente nem sabia qual medicamento estava tomando. Hoje, todos chegam, se apresentam e falam quais são as medicações que vão administrar”, afirmou a paciente, logo após receber alta. Em 2025, foram mais de 17,6 mil internações no hospital, distribuídas em 31 especialidades. O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) registrou mais de sete mil atendimentos, no período. No PAM, foram mais de 29 mil atendimentos entre os meses de janeiro e dezembro. No último ano, o Pronto Atendimento do hospital passou por uma reestruturação, passando a atender apenas pacientes encaminhados por outras unidades de saúde – ou seja, que já passaram por um atendimento prévio e foram regulados para o HRMS. O centro cirúrgico também manteve uma produção intensa: foram 4,6 mil cirurgias e 7,4 mil procedimentos no último ano. A produção de exames foi outro destaque em 2025. Somente exames de imagem, como tomografias, radiografias, ressonâncias, ultrassonografias, foram realizados mais de 76,8 mil, sendo mais da metade de pacientes ambulatoriais. Além disso, foram atendidos mais de 122 mil pacientes com exames laboratoriais. Em relação a procedimentos especializados, como endoscopias e exames de hemodinâmica que garantem suporte diagnóstico fundamental para o tratamento dos pacientes, tanto ambulatoriais quanto internados. Para a diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (Funsau), Marielle Alves Corrêa Esgalha, os números traduzem mais do que volume: representam vidas cuidadas diariamente. “Cada atendimento registrado é uma história, uma família atendida e um cidadão que encontrou no HRMS um serviço essencial. Nosso compromisso é oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao sul-mato-grossense, e, para isso, temos investido de forma contínua em estrutura, tecnologia e, principalmente, nas pessoas que fazem o hospital funcionar”, destaca. Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Agência híbrida de Dourados passa a ser integrada e reúne serviços do Detran, Mais Social e RG
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul ampliou o atendimento de identificação civil em Dourados com a implantação de um novo Posto de Identificação na Agência Híbrida do Detran-MS, localizada na avenida Marcelino Pires, região central da cidade. O espaço já reúne serviços do Detran, atendimento do Mais Social e, agora, passa a oferecer a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação é coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica, em parceria com o Detran-MS. O agendamento para atendimento foi aberto na segunda-feira (02), com início dos serviços na quarta-feira (04). Nesta primeira fase, estão sendo ofertadas 30 vagas diárias para emissão do novo RG. A implantação do posto integra a política estadual de compartilhamento de espaços públicos e de concentração de serviços essenciais em locais estratégicos, com o objetivo de facilitar o acesso da população e otimizar a estrutura do Estado. Segundo o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade, a Agência Híbrida de Dourados materializa a diretriz do governador Eduardo Riedel de aproximar o Estado do cidadão por meio de serviços integrados. “A Agência Híbrida de Dourados reflete a visão do governador Eduardo Riedel de um Estado que compartilha espaços, integra serviços e chega mais perto das pessoas. Em parceria com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, conduzida pelo secretário Antônio Carlos Videira, o Detran-MS fortalece esse modelo ao reunir, em um único local, serviços essenciais como o Detran, a identificação civil e o Mais Social. É uma forma concreta de facilitar a vida do cidadão, reduzir deslocamentos e garantir um atendimento mais ágil, eficiente e acolhedor”, afirmou. Com a ampliação, Dourados fortalece a rede de identificação civil já existente no município. Além do novo posto na Agência Híbrida, a cidade conta com a Agência Integrada na sede do Detran, onde funciona o Núcleo Regional de Identificação (NRI), responsável por cerca de 160 atendimentos diários, e com um Posto de Identificação no Poupa Tempo do município, que oferta 15 vagas por dia. De acordo com o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Científica, Daniel Ferreira Freitas, a abertura do novo posto faz parte de um planejamento contínuo do Governo do Estado para ampliar o acesso da população aos serviços de identificação civil. “O Governo do Estado tem trabalhado continuamente para expandir a oferta de vagas e facilitar o acesso da população aos serviços de identificação. Neste primeiro momento, vamos avaliar a demanda neste novo posto e, conforme a procura, há possibilidade de ampliação do atendimento, inclusive com a instalação de novas estações de trabalho”, explicou. Para a emissão da Carteira de Identidade Nacional, o cidadão deve realizar agendamento prévio pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br, onde é possível escolher o local, a data e o horário do atendimento. Agências Integradas MS Agência Integrada Comper ItanhangáRua Joaquim Murtinho, 1679 – Itanhangá Park – Campo Grande Agência Integrada CorumbáRua Piauí, nº 3015 – Vila Guarani – Corumbá Agência Integrada Detran Sede DouradosAvenida Coronel Ponciano, 600 – Parque dos Jequitibás – Dourados Agência Integrada Santa Rita do PardoAvenida João Gregório Rodrigues, 1123 – Santa Rita do Pardo Agência Integrada Fácil Shopping Três LagoasAvenida Jamil Jorge Salomão, 3807 – Portal das Araras Agência Integrada DouradinaRua Mário Ferreira Aragão, 1530 Agência Integrada Híbrida DouradosAvenida Marcelino Pires, nº 2960 Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MSMireli Obando, Comunicação Detran-MS








