A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (4) as cotas de participação de clubes para a Copa do Brasil 2026. Ao todo, a entidade destinará cerca de R$ 500 milhões em premiação aos clubes participantes. O Mato Grosso do Sul conta com três representantes na competição. Na primeira fase participam Ivinhema FC e FC Pantanal e cada um recebe R$ 400 mil. Se avançarem, se juntam ao Operário FC na segunda fase, quando a cota paga sobe para R$ 830 mil. Em caso de classificação para a terceira fase, garantem mais R$ 950 mil. Confira abaixo a distribuição de cotas para cada fase da competição, até a final. Na primeira fase, o Ivinhema enfrenta o Independente-AP no Estádio Saraivão. Já o FC Pantanal encara o Ji-Paraná-RO, no Estádio Biancão. Na segunda fase, o Galo encara o ASA-AL, mas não deu sorte no mando e vai disputar a classificação no Estádio Municipal Fumeirão, em Arapiraca. Os confrontos serão definidos em jogo único, com classificação para o vencedor. Em caso de empate, a disputa termina nos pênaltis. Maior e Melhor Para sua 38ª edição, a Copa do Brasil saltou de 92 para 126 clubes, o maior número de participantes da história, e de 122 para 155 partidas. O torneio nacional terá pela primeira vez final única, alinhando-se ao padrão de outras competições internacionais de formato similar e garantindo apelo esportivo, turístico e comercial. Cotas de premiação O Grupo I diz respeito a clubes da Série A do Campeonato Brasileiro 2026, o Grupo II, a clubes da Série B 2026, e o Grupo III, a clubes das Séries C, D e oriundos de Competições Estaduais, caso dos clubes sul-mato-grossenses. Confira os valores: 1ª Fase (28 clubes) – R$ 400 mil para o Grupo III2ª Fase (88 clubes) – R$ 1,38 milhão para o Grupo II e R$ 830 mil para o Grupo III3ª Fase (48 clubes) – R$ 1,53 milhão para o Grupo II e R$ 950 mil para o Grupo III4ª Fase (24 clubes) – R$ 1,68 milhão para o Grupo II e R$ 1,07 milhão para o Grupo III5ª Fase (32 clubes) – R$ 2 milhões para os clubes participantesOitavas de Final (16 clubes) – R$ 3 milhões para os clubes participantesQuartas de Final (8 clubes) – R$ 4 milhões para os clubes participantesSemifinal (4 clubes) – R$ 9 milhões para os clubes participantesFinal (2 clubes) – R$ 34 milhões para o vice-campeão e R$ 78 milhões para o campeão
Em decisão colegiada, Câmara aprova formação das 22 comissões permanentes para 2026
Na primeira sessão ordinária de 2026, realizada nesta terça-feira (3), a Câmara Municipal de Dourados apresentou e aprovou, por unanimidade, a composição das 22 comissões permanentes que atuarão ao longo do ano legislativo. A definição das comissões e de seus integrantes ocorre conforme estabelece o Regimento Interno da Casa, sendo deliberada exclusivamente por decisão do colegiado de vereadores. A distribuição das vagas respeita a proporcionalidade partidária das bancadas com representação no Legislativo, cabendo às lideranças partidárias a indicação dos membros titulares e suplentes. Dessa forma, cada partido possui número de vagas previamente estabelecido em cada comissão. Cada comissão é composta por três vereadores — presidente, vice-presidente e membro. O Regimento Interno da Câmara de Dourados determina que a composição das comissões permanentes seja definida anualmente, por meio de votação entre os próprios parlamentares, considerando critérios como competências, afinidades temáticas e representatividade política. A formação dos colegiados cumpre uma etapa essencial para o pleno funcionamento do Poder Legislativo, assegurando legalidade, publicidade e transparência aos trabalhos parlamentares. As comissões permanentes são órgãos técnicos responsáveis por analisar, discutir e emitir pareceres sobre projetos de lei e demais matérias de interesse do município antes da apreciação em plenário. Também podem realizar estudos, acompanhar a execução de políticas públicas e apurar eventuais irregularidades denunciadas pela comunidade, dentro de suas respectivas áreas de atuação. Para a presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), a definição das comissões marca o início efetivo dos trabalhos legislativos em 2026. “As comissões são espaços fundamentais de diálogo, análise técnica e construção coletiva. É nelas que os projetos ganham consistência antes de chegar ao plenário. Com a definição dos colegiados, a Câmara está plenamente preparada para iniciar o ano com responsabilidade, transparência e compromisso com a população de Dourados”, destacou Liandra. As comissões permanentes subsistem durante toda a legislatura, são formadas e aprovadas anualmente e desempenham papel estratégico no fortalecimento do processo legislativo, contribuindo para decisões mais qualificadas, eficientes e alinhadas às demandas da sociedade. Confira a composição das comissões permanentes da Câmara de Dourados para o exercício de 2026: Comissão de Justiça, Legislação e Redação:Presidente: Éderson Márcio Pudim – PSDBVice-Presidente: Jucemar Almeida Arnal – PPMembro: Pedro Alves Lima – União Brasil Comissão de Finanças e Orçamentos:Presidente: Daniel Teixeira da Costa Junior – PPVice-Presidente: Rogério Yuri Farias Kintschev – PSDBMembro: Éderson Márcio Pudim – PSDB Comissão de Obras e Serviços Públicos:Presidente: Rogério Yuri Farias Kintschev – PSDBVice-Presidente: Jucemar Almeida Arnal – PPMembro: Pedro Alves Lima – União Brasil Comissão de Educação:Presidente: Elias Ishy de Mattos – PTVice-Presidente: Dalton Santos Ribeiro – PLMembro: Rogério Yuri Farias Kintschev – PSDB Comissão de Indústria, Comércio e Turismo:Presidente: Marcelo Pereira Mourão – PLVice-Presidente: Edson Antonio de Souza – União BrasilMembro: Adilson Freitas Valdez – União Brasil Comissão de Agricultura e Pecuária:Presidente: Pedro Alves Lima – União BrasilVice-Presidente: Jânio Colman Miguel – PPMembro: Edson Antonio de Souza – União Brasil Comissão de Higiene e Saúde:Presidente: Pedro Alves Lima – União BrasilVice-Presidente: Alex Sandro Pereira de Morais – PSDBMembro: Karla Gomes dos Santos – Podemos Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor:Presidente: Franklin Schmalz da Rosa – PTVice-Presidente: Marcelo Pereira Mourão – PLMembro: Rogério Yuri Farias Kintschev – PSDB Comissão de Controle e Eficácia Legislativa:Presidente: Jucemar Almeida Arnal – PPVice-Presidente: Marcelo Pereira Mourão – PLMembro: Daniel Teixeira da Costa Junio – PP Comissão de Segurança Pública e Trânsito:Presidente: Rubens de Gomes Prates – PLVice-Presidente: Éderson Márcio Pudim – PSDBMembro: Edson Antonio de Souza – União Brasil Comissão de Ética e Decoro Parlamentar:Presidente: Rogério Yuri Farias Kintschev – PSDBVice-Presidente: Laudir Antonio Munaretto – MDBMembro: Jucemar Almeida Arnal – PP Comissão de Meio Ambiente:Presidente: Elias Ishy de Mattos – PTVice-Presidente:Karla Gomes dos Santos – PodemosMembro: Franklin Schmalz da Rosa – PT Comissão de Cultura:Presidente: Franklin Schmalz da Rosa – PTVice-Presidente: Jânio Colman Miguel – PPMembro: Rogério Yuri Farias Kintschev – PSDB Comissão de Esporte e Lazer:Presidente: Jânio Colman Miguel – PPVice-Presidente: Edson Antonio de Souza – União BrasilMembro: Éderson Márcio Pudim – PSDB Comissão de Assistência Social:Presidente: Alex Sandro Pereira de Morais – PSDBVice-Presidente: Isa Jane Marcondes – RepublicanosMembro: Adilson Freitas Valdez – União Brasil Comissão Indígena e Afrodescendente:Presidente: Pedro Alves Lima – União BrasilVice-Presidente: Isa Jane Marcondes – RepublicanosMembro: Franklin Schmalz da Rosa – PT Comissão de Habitação e Patrimônio Público:Presidente: Laudir Antonio Munaretto – MDBVice-Presidente: Rogério Yuri Farias Kintschev – PSDBMembro: Alex Sandro Pereira de Morais – PSDB Comissão de Juventude:Presidente: Franklin Schmalz da Rosa – PTVice-Presidente: Karla Gomes dos Santos – PodemosMembro: Dalton Santos Ribeiro – PL Comissão de Políticas de Prevenção às Drogas:Presidente: Dalton Santos Ribeiro – PLVice-Presidente: Rubens de Gomes Prates – PLMembro: Ana Paula Benitez Fernandes – Republicanos Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente:Presidente: Daniel Teixeira da Costa Junior – PPVice-Presidente: Ana Paula Benitez Fernandes – RepublicanosMembro: Rubens de Gomes Prates – PL Comissão de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais:Presidente: Karla Gomes dos Santos – PodemosVice-Presidente: Franklin Schmalz da Rosa – PTMembro: Elias Ishy de Mattos – PT Comissão de Direitos da Pessoa Idosa:Presidente: Rubens de Gomes Prates – PLVice-Presidente: Elias Ishy de Mattos – PTMembro: Laudir Antonio Munaretto – MDB
STF marca para 25 de fevereiro julgamento sobre penduricalhos
O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 25 de fevereiro o julgamento definitivo da decisão do ministro Flávio Dino que suspendeu o pagamento dos penduricalhos ilegais no Três Poderes. Mais cedo, Dino concedeu liminar para determinar que as verbas indenizatórias sem base legal devem ser suspensas no prazo de 60 dias. A votação dos demais ministros da Corte ocorrerá durante sessão presencial. Os chamados penduricalhos são benefícios concedidos a servidores públicos e que não cumprem o teto remuneratório constitucional, de R$ 46,3 mil, valor equivalente ao salário dos ministros do STF. Na decisão, Flávio Dino afirmou que há um “fenômeno da multiplicação anômala” de verbas indenizatórias incompatíveis com a Constituição. O ministro citou o pagamento de “auxílio-peru” e “auxílio-panetone” (benefícios extras de fim de ano) como exemplos de ilegalidade. A suspensão deve ser cumprida em todo o país e vale para o Judiciário, Executivo e Legislativo federais, estaduais e municipais.
DOF intercepta comboio com cigarros e mercadorias do Paraguai
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na madrugada de quarta-feira (04), quatro homens com idades entre 22 e 28 anos transportando uma grande quantidade de mercadorias do Paraguai. A ação ocorreu na rodovia BR-060, em Sidrolândia. Os militares realizavam bloqueio, quando interceptaram um comboio composto por quatro veículos: um Ford Fiesta, um Peugeot 207, um Fiat Idea e um Chevrolet Classic. Durante as vistorias, as equipes localizaram 3.200 pacotes de cigarros e diversos produtos de descaminho. Os quatro autores, os veículos e todos os materiais apreendidos, avaliados em aproximadamente R$ 321 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Campo Grande.
Câmara de Dourados inicia atividades do Programa Menor Aprendiz
A Câmara Municipal de Dourados iniciou as atividades do Programa Menor Aprendiz, desenvolvido em parceria com o Instituto João Bittar. A iniciativa foi articulada pelo vereador Franklin (PT), em conjunto com a Mesa Diretora da Casa de Leis. A resolução que instituiu o programa foi aprovada na última sessão legislativa de 2025. Nesta primeira etapa, a ação ocorre por meio de cooperação com o Instituto João Bittar e não gera custos para o Poder Legislativo municipal. Isso porque a Câmara atua como Unidade Concedente de Experiência Prática, ou seja, enquanto o processo seletivo dos jovens é realizado pelo Instituto, os participantes são remunerados por empresas privadas que mantêm parceria com o programa e que possuem atividades consideradas inadequadas para a atuação direta de menores aprendizes, assim os jovens são encaminhados para realizar atividades no setor público. Para coordenar e acompanhar o desenvolvimento das atividades na Câmara, foi criada uma comissão interna formada por servidoras das áreas de Recursos Humanos e Assistência Social, além da participação do vereador Franklin, que é Presidente da Comissão Permanente de Juventude. “O Programa Menor Aprendiz é uma política pública fundamental para garantir oportunidades reais aos jovens, especialmente no primeiro contato com o mercado de trabalho. A Câmara dá um exemplo de responsabilidade social ao abrir suas portas para a formação profissional e cidadã desses adolescentes e jovens”, destaca Franklin. Nesta terça-feira (3), a presidente da Câmara, Liandra Brambilla (PSDB), deu as boas-vindas aos três primeiros jovens que desenvolverão atividades na Casa de Leis. “Receber esses jovens na Câmara é motivo de satisfação. Além de contribuir para a formação deles, o programa fortalece o Legislativo, que passa a contar com novos olhares e energia, reforçando nosso compromisso com a inclusão e o desenvolvimento social”, afirma a presidente. O Programa Menor Aprendiz é previsto na legislação brasileira e tem como objetivo promover a inserção de jovens entre 14 e 24 anos no mercado de trabalho, aliando formação teórica e qualificação técnica à experiência profissional.
PRF apreende cigarros contrabandeados em Rio Brilhante MS
Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 12.500 maços de cigarros, nesta quarta-feira (4), em Rio Brilhante (MS). Os cigarros eram transportados em um Chevrolet/Corsa, abordado na BR-163. O condutor desobedeceu a ordem de parada, mas desistiu da fuga e foi abordado. Ele declarou que transportava cigarros de Dourados até Presidente Prudente (SP). A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Dourados (MS).
PRF apreende 122 Kg de maconha em MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 122 quilos de maconha, nesta quinta-feira (5), em Mundo Novo (MS). Durante fiscalizações na BR-163, a equipe abordou um Chevrolet/Celta. Em vistoria ao veículo, os policiais encontraram os fardos de maconha no porta-malas do carro. O motorista confessou que levaria a droga de Coronel Sapucaia até Cascavel (PR). O passageiro disse que não sabia da existência do veículo. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Mundo Novo (MS).
MPMS discute com representantes da Segurança Pública novas regras da Resolução 310/CNMP
Nesta quinta-feira (5), o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou reunião com representantes da Segurança Pública do Estado para discutir o alinhamento das novas regras estabelecidas pela Resolução nº 310 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A Resolução, aprovada em abril de 2025, define normas para a atuação do MP na investigação de mortes, violência sexual, tortura, desaparecimentos forçados e crimes conexos ocorridos em intervenções de órgãos de segurança pública. O texto determina que o Ministério Público brasileiro deve instaurar e conduzir investigações sempre que houver indícios de envolvimento de agentes de segurança em crimes dolosos contra a vida ou em casos de violência grave. A instauração é obrigatória e precisa ser fundamentada, inclusive quando houver negativa. Entre as medidas previstas estão o comparecimento ao local do crime, seu isolamento e preservação, exames periciais, requisição de imagens de câmeras corporais, armas e relatórios médicos, sempre com preservação da cadeia de custódia. A resolução também reforça os direitos das vítimas, garantindo informação, proteção, apoio psicológico e atendimento especializado, com perspectiva de gênero e raça. Prevê ainda a possibilidade de inclusão em programas de proteção e o direito de acompanhar investigações. No âmbito do MPMS, o Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (Gacep) será responsável por conduzir as apurações. Durante a reunião, o Procurador-Geral de Justiça, Romão Avila Milhan Junior, destacou a harmonia entre as instituições em Mato Grosso do Sul e ressaltou que se trata de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deve ser cumprida. Ele afirmou ainda que este foi o primeiro de uma série de encontros previstos para alinhar procedimentos e garantir a contribuição de todos para o bom andamento dos trabalhos. Os documentos com sugestões do MPMS sobre a aplicação da Resolução 310/CNMP em Mato Grosso do Sul foram compartilhados com as autoridades presentes e seguirão em discussão entre os representantes da Segurança Pública. No campo da transparência, as Corregedorias dos MPs devem fiscalizar o cumprimento da norma e encaminhar relatórios periódicos à Corregedoria Nacional, que divulgará balanços semestrais. O CNMP também exige capacitação permanente de membros e servidores, além da criação de grupos especializados de controle externo da atividade policial. A resolução deve entrar 100% em vigor a partir de 7 de maio de 2026.
Polícia Civil realiza incineração de entorpecentes na Capital
Na manhã de hoje (6), em trabalho que finaliza todo o trâmite do combate ao tráfico de drogas a DENAR realizou a incineração de entorpecentes, sendo 8.902,328 kg de maconha e 1.037,931 kg de cocaína. A incineração faz parte de um trabalho rotineiro executado pela Delegacia Especializada. As drogas são provenientes de apreensões de todas as forças de segurança do município. Como prescreve a Lei de Drogas (Lei 11.343/06), estiveram presentes ao ato de incineração o Delegado Titular da DENAR – Hoffman D’Avila Candido e Sousa, com toda sua equipe; o Promotor de Justiça Douglas Oldegardo Carvalho dos Santos, Peritos Oficiais do IALF e Fiscais da Vigilância Sanitária.







