O deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, acionou o Governo do Estado nesta semana para garantir investimentos que impactam diretamente a segurança viária e a dignidade do cidadão no interior de Mato Grosso do Sul. O parlamentar formalizou pedidos de intervenção urgente para a revitalização da Rodovia MS-165, corredor vital para a região sul, e para a reforma estrutural da agência do Detran em Antônio João. As solicitações foram encaminhadas à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov). A recuperação da MS-165 é tratada como prioridade. O trecho, que interliga os municípios de Amambai, Iguatemi, Tacuru, Japorã, Mundo Novo e o Distrito de Jacareí, apresenta desgaste severo, com buracos e erosões que ameaçam a vida de quem trafega diariamente pela via. Zé Teixeira ressalta que a precariedade do asfalto castiga, especialmente, pacientes oncológicos que dependem da rodovia para buscar tratamento especializado no Estado do Paraná. Para o parlamentar, a revitalização não é apenas uma obra de infraestrutura, mas um compromisso com a segurança da população. Paralelamente à logística de transporte, Zé Teixeira reivindica a recuperação imediata da infraestrutura física da Agência do Detran em Antônio João. Relatos técnicos apontam que o prédio sofre com infiltrações em paredes e teto, fiação elétrica comprometida, pintura desgastada e mobiliário sucateado. O deputado argumenta que a atual situação da edificação impede o perfeito desempenho das atividades administrativas e submete servidores e usuários a condições indignas e inseguras. A iniciativa parlamentar de Zé Teixeira reforça sua postura de liderança na cobrança pela correta aplicação do dinheiro público na manutenção do patrimônio estadual. Desta forma, o deputado estadual Zé Teixeira mantém seu olhar voltado para a população dos municípios no interior de MS.
Hospital Regional retoma cirurgias bucomaxilofaciais
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) retomou, nesta semana, a realização de cirurgias bucomaxilofaciais, ampliando o acesso da população a procedimentos especializados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A retomada do serviço foi possível após investimento de aproximadamente R$ 500 mil do Governo do Estado, destinado à aquisição de órteses e próteses. O primeiro procedimento desta nova fase foi realizado em um jovem de 20 anos, vítima de um grave acidente de motocicleta ocorrido há mais de 30 dias. O paciente estava internado em outra unidade hospitalar. Ao chegar ao HRMS, foi submetido à cirurgia bucomaxilofacial. De acordo com o cirurgião e chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do HRMS, Fernando Esgalha, o caso ilustra a importância da retomada do serviço. “Trata-se de uma cirurgia de alta complexidade, agravada pelo tempo em que o paciente aguardou atendimento em outra unidade hospitalar. Hoje, além do trauma, foi necessário operar também a sequela do trauma, pois os ossos já estavam em processo de consolidação”, explicou. Segundo ele, a retomada do serviço representa um avanço significativo para a saúde pública estadual. “A cirurgia bucomaxilofacial é essencial no atendimento a vítimas de traumas, especialmente de acidentes de trânsito, por exemplo. Retomar esse serviço no HRMS significa garantir acesso, com qualidade e resolutividade”, destacou. A diretora-presidente da FUNSAU (Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão do HRMS, Marielle Alves, ressaltou que os investimentos realizados pelo Governo do Estado fortalecem a capacidade assistencial do hospital. “A cirurgia bucomaxilofacial é essencial no atendimento a pacientes vítimas de traumas, como acidentes de trânsito e quedas, por exemplo. Retomar esse serviço significa agilizar o tratamento e oferecer cuidado integral à população”, afirmou. Marielle também destacou que o fortalecimento do serviço abre caminho para novos avanços. “O hospital, agora, pode iniciar os procedimentos para solicitar habilitações para cirurgias de maior complexidade, como as ortognáticas. Isso amplia a oferta de serviços especializados no SUS, dentro da nova arquitetura da saúde em Mato Grosso do Sul”, completou. Referência em média e alta complexidade em Mato Grosso do Sul, o HRMS realizou, no último ano, mais de 12 mil cirurgias e procedimentos cirúrgicos. Na unidade hospitalar, foram realizados mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, consultas ambulatoriais, exames e atendimentos multiprofissionais, entre outros, em 2025. Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Delas Day 2026 fortalece protagonismo feminino e amplia integração das políticas públicas em MS
O Delas Day 2026 consolida Mato Grosso do Sul como referência nacional na promoção do protagonismo feminino, reunindo mulheres de diferentes territórios, trajetórias e realidades em uma programação diversa, inclusiva e conectada às políticas públicas do Estado. Realizado nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Campo Grande, o maior evento voltado às mulheres no Estado amplia parcerias institucionais e evidencia a atuação integrada do Governo de MS na valorização, autonomia e fortalecimento feminino. Com entrada gratuita e o tema central ‘Nossa identidade, nossa força’, o evento promove dois dias de debates, oficinas, palestras e espaços de conexão, abordando temas como liderança, empreendedorismo, diversidade, inclusão, ciência, tecnologia, mercado de trabalho e justiça social. A iniciativa é resultado de uma ampla articulação institucional que envolve o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sebrae-MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio MS (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul Senar/MS, Faculdade Insted, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) e UFMS, além do apoio de entidades como Faems, Fundect, Uems, AMEMS, Banco do Brasil, Assomasul, Apex Brasil, Femedi e Prefeitura de Campo Grande. A participação do Governo de Mato Grosso do Sul no Delas Day 2026 vai além do apoio institucional e se traduz em uma programação robusta, com envolvimento direto de secretarias, subsecretarias, fundações, universidades e órgãos do sistema de Justiça, fortalecendo o diálogo sobre políticas públicas voltadas às mulheres. A abertura da programação temática ocorre na terça-feira (24), com a plenária ‘Inteligência Emocional – Transformando desafios em motivação’, das 14h às 15h, que reúne Carlyne Falcette, Natalie Pavan e Rosana Martinez, com mediação da titular da Secretaria de Estado de Cidadania (SEC), Viviane Luiza. O painel propõe reflexões sobre liderança, autoconhecimento e enfrentamento de desafios no ambiente profissional e pessoal. Ainda no primeiro dia, a Sala Ipê Amarelo 1 sedia o I Encontro do Fórum Estadual das Gestoras Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, conduzido por Manuela Nicodemos, subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres da SEC. A iniciativa marca um avanço importante na articulação entre Estado e municípios, fortalecendo a construção de políticas públicas voltadas às mulheres em todo o território sul-mato-grossense. Mercado de trabalho, empreendedorismo e histórias inspiradoras Na quarta-feira (25), o destaque da programação é o painel promovido pela Funtrab, das 14h às 15h, que aborda o mercado de trabalho e as oportunidades para as mulheres, com participação de Marina Dobachi, trazendo reflexões sobre inserção, permanência e crescimento profissional. Na sequência, a plenária “Sem limitações para crescer” reúne trajetórias inspiradoras e histórias de superação, com Paula Neres, empreendedora atendida pelo Sebrae Delas em Três Lagoas, Andressa Lima, consultora, e Anne Talitha Silva, sob mediação da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, reforçando o papel do Estado no incentivo ao empreendedorismo feminino e ao desenvolvimento econômico com inclusão. O Delas Day 2026 também amplia as discussões por meio dos chamados palcos silenciosos, que aprofundam temas estratégicos. No Palco Helena Meirelles, o painel “Mulheres Empreendedoras e Inovadoras” reúne representantes da UFMS, UEMS, Insted, UCDB, Fundect e Fiems, evidenciando o papel da ciência, da pesquisa, da inovação e da formação acadêmica no fortalecimento do protagonismo feminino. Já no Palco Delinha, a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) conduz o debate “Mulheres na Justiça – Como enfrentar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho”, reforçando o compromisso institucional com a equidade e o enfrentamento das desigualdades estruturais. O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) também participa do evento com um stand da campanha “Todos por Elas”, fortalecendo ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. Valorização das mulheres indígenas e quilombolas A diversidade cultural e territorial das mulheres sul-mato-grossenses é um dos pontos centrais do Delas Day 2026. A Secretaria de Estado de Cidadania, por meio das Subsecretarias de Políticas Públicas para Povos Originários e para a Promoção da Igualdade Racial, promove debates específicos voltados às realidades das mulheres indígenas e quilombolas. Na Sala Ipê Amarelo 1, ocorrem os painéis “Mulheres Indígenas – Nascer, Viver e Empreender na Aldeia” e “Mulheres Quilombolas – Nascer, Viver e Empreender na Comunidade”, ampliando o espaço de escuta, visibilidade e reconhecimento dessas mulheres como protagonistas de seus territórios. Além disso, a Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários organiza caravanas, viabilizando a participação de mulheres indígenas e quilombolas de comunidades de Campo Grande, garantindo acesso, inclusão e representatividade no evento. Estrutura inclusiva e ambiente de acolhimento Pensado para garantir conforto e acessibilidade, o Delas Day 2026 conta com área kids, sala de amamentação, espaço sensorial para pessoas neurodivergentes e praça de alimentação com food trucks, reforçando o compromisso com um ambiente acolhedor e inclusivo. Ao integrar políticas públicas, empreendedorismo, inovação, justiça social e diversidade, o Delas Day 2026 reafirma seu papel como um espaço de conexão, inspiração e transformação. A atuação articulada do Governo do Estado demonstra que o fortalecimento do protagonismo feminino em Mato Grosso do Sul é resultado de ações conjuntas, permanentes e comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Serviço – Delas Day 2026Data: 24 e 25 de fevereiro de 2026Horário: 13h às 21hLocal: Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês(Av. Cônsul Assaf Trad, 4.796 – Campo Grande)Inscrições: www.delasday.com.br Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Voucher Desenvolvedor: inscrições para alunos da rede pública terminam neste domingo
Na sua segunda edição, o programa Voucher Desenvolvedor chega na reta final de inscrições, com prazo final para o próximo domingo (8). São 124 vagas direcionadas aos estudantes da rede pública de ensino nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Os contemplados terão à disposição um curso gratuito de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. O Voucher Desenvolvedor é mais uma oportunidade do estudante se qualificar ao mercado de trabalho em uma área que está em plena ascensão. Ele é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), em parceria com o Senac-MS. Podem participar do processo seletivo estudantes da rede pública de ensino, que estejam no 2° ou 3° ano do ensino médio, que tenham uma renda per capita de até dois salários mínimos. As inscrições podem ser feitas no site do Senac-MS (Clique neste link). São 124 vagas divididas em cinco cidades: Campo Grande (30), Dourados (30), Ponta Porã (30), Corumbá (14) e Três Lagoas (20). O curso possui 1.200 horas e visa atender a crescente demanda do mercado por profissionais de tecnologia, oferecendo formação técnica gratuita em desenvolvimento de sistemas. Também abre a possibilidade de estágio a partir do sexto mês do curso. Na primeira edição 238 alunos concluíram o curso. Este programa de sucesso integra o MS Qualifica (Plano de Qualificação Profissional para a Produtividade e o Emprego em Mato Grosso do Sul). O objetivo do Governo do Estado é promover a qualificação de profissionais e estudantes (rede pública) em áreas que estejam em plena ascensão no mercado de trabalho e ao mesmo com uma demanda de vagas, que só não são preenchidas por falta de capacitação. “Temos um compromisso com o desenvolvimento do Estado. Identificamos esta demanda no mercado, que precisa de profissionais capacitados neste setor. O programa ainda tem o diferencial de contemplar alunos da rede pública, que vão estar capacitados para atuar nesta área em expansão”, destacou o governador Eduardo Riedel. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Souza reforça compromisso com feirantes e articula melhorias para feiras de Dourados
A valorização das feiras livres e o fortalecimento dos feirantes de Dourados seguem como uma pauta permanente do mandato do vereador Edson Souza (União Brasil), que vem atuando de forma próxima, técnica e articulada para garantir melhores condições de trabalho e atendimento à população. Na feira da Praça do Cinquentenário, por exemplo, foi implantada uma estrutura fixa e coberta, trazendo mais conforto, organização e segurança para feirantes e consumidores. A benfeitoria foi resultado de um esforço conjunto, com intermediação junto à Prefeitura e elaboração do projeto estrutural por arquiteto disponibilizado pelo vereador, além da participação financeira dos próprios feirantes, que acreditaram na proposta e contribuíram para sua concretização. Souza fez questão de agradecer o apoio institucional do Marçal Filho e do Bruno Pontim, que, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, colaboraram para que a iniciativa saísse do papel. “Quando há diálogo entre poder público e trabalhadores, os resultados aparecem”, reforça o parlamentar. Com base na experiência bem-sucedida do Cinquentenário, Edson Souza agora trabalha para que melhorias semelhantes cheguem à feira da Praça do Parque Alvorada e do Ceper do 1º Plano, atendendo a uma reivindicação antiga dos feirantes daquela região. Nesta nova etapa, a articulação conta também com a parceria do deputado estadual Zé Teixeira, que soma esforços na busca de recursos e apoio institucional, inclusive por meio de emendas parlamentares e articulações junto a outras esferas de governo. A atuação do vereador, no entanto, vai além de projetos estruturais. Edson Souza tem visitado pessoalmente diversas feiras da cidade, ouvindo diretamente os trabalhadores e acolhendo suas demandas. Recentemente, esteve presente na feira do Ceper do 1º Plano, dialogando com feirantes sobre necessidades relacionadas à infraestrutura, organização e valorização da atividade. A Feira Central de Dourados também integra essa agenda contínua, com diversas solicitações já encaminhadas a partir das reivindicações dos próprios feirantes. Segundo o vereador, esse compromisso nasce de sua própria história. “Tenho raízes ligadas à atividade rural e sei, na prática, o quanto o trabalho do feirante é pesado e essencial. Quem vive ou viveu isso entende a importância de dar condições dignas para que essas pessoas trabalhem e prosperem”, destaca Edson Souza. Com presença constante nas feiras, diálogo direto com os trabalhadores, articulação política e apoio técnico, o vereador reafirma que a causa dos feirantes é uma prioridade do seu mandato, com ações já realizadas, parcerias consolidadas e novos projetos em construção para diferentes regiões de Dourados.
Decisão da Prefeitura sobre parquímetro atende solicitação do vereador Inspetor Cabral
A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), decidiu pela não renovação do contrato com a empresa Explora Participações em Tecnologia e Sistema da Informação, que administra o estacionamento rotativo pago na área urbana. Segundo a autarquia, a definição se dá após inúmeras tratativas com a empresa concessionária a fim de buscar uma melhor prestação de serviço, as quais foram inválidas. A decisão publicada no Diário Oficial da última quarta-feira (4) atende também uma solicitação feita em 2025 pelo vereador Inspetor Cabral (PSD), que, ao longo do mandato, vinha se posicionando de forma contrária à continuidade do modelo adotado no Município. O parlamentar sustenta que sua atuação foi baseada em uma análise jurídica do contrato firmado com a empresa Exp Parking, cujo prazo de vigência se encerra neste mês. Desde então, Cabral apontava a existência de cláusulas consideradas desfavoráveis ao interesse público, relacionadas principalmente ao retorno financeiro ao Município, ao longo prazo contratual e à fragilidade das garantias previstas. Com o encerramento do contrato, o vereador avalia que a decisão abre caminho para a construção de um novo modelo de estacionamento rotativo. “Sempre defendemos que Dourados precisava rever esse contrato e pensar em um sistema mais eficiente, transparente e que realmente beneficie a população e o Município”, afirmou Cabral. A Prefeitura informou que a decisão de não renovar o contrato ocorreu após diversas tentativas de negociação com a concessionária, sem avanços, diante de reclamações recorrentes dos usuários quanto à prestação do serviço. A determinação do prefeito Marçal Filho é para que seja realizada uma nova licitação, visando a contratação de uma empresa apta a atender melhor às demandas locais. Enquanto o novo processo licitatório é elaborado, o sistema da antiga concessionária está sendo desmontado na área central. A Agetran reforça que as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência seguem regulamentadas e sob fiscalização. A Prefeitura também informou que divulgará, posteriormente, a forma de encaminhamento para usuários que ainda possuem créditos ativos no aplicativo. Para o vereador, o momento é de avançar no debate sobre mobilidade urbana. “Agora é fundamental que o próximo contrato seja mais equilibrado, moderno e alinhado às necessidades reais da cidade”, concluiu Inspetor Cabral.
Abertura do ano legislativo expõe desgaste e sinaliza saída da principal aliada de Marçal
Ataques vindos da base e isolamento do Executivo revelam que, sem diálogo com vereadores, nenhuma gestão se sustenta.A sessão de abertura do ano legislativo de 2026, na Câmara Municipal de Dourados, expôs um cenário de desgaste político para o prefeito Marçal Filho (PSDB) logo no início do segundo ano de mandato. O sinal mais evidente veio de dentro da própria base, com críticas públicas da vereadora Isa Marcondes (Republicanos), até então uma das principais aliadas do governo.Da tribuna, Isa afirmou que sua permanência na base está “à disposição” do prefeito, após relatar que foi retirada do Conselho Municipal de Saúde depois de cobrar providências e apontar falhas na gestão de contratos da área. A fala foi interpretada nos bastidores como um indicativo claro de afastamento.Em tom duro, a vereadora afirmou que o prefeito precisa “parar de catar galhos” e se dedicar à condução do Executivo, defendendo que apenas com comando e gestão efetiva será possível melhorar os serviços prestados à população. A declaração evidenciou o grau de insatisfação interna com a forma como a administração vem sendo conduzida.Minutos antes, Marçal havia deixado o plenário após apresentar um balanço do primeiro ano da administração. O discurso seguiu a linha adotada desde o início do mandato, com explicações sobre entraves burocráticos e projeções futuras. Um dos pontos citados foi a licitação da iluminação pública, apresentada como entrave para resolver problemas estruturais da cidade.O que não foi mencionado é que o procedimento foi determinado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), conforme publicação em edição extra do Diário Oficial da Corte, em 20 de agosto.Na sequência, Isa confrontou a versão apresentada pelo prefeito e voltou a criticar a condução administrativa, especialmente na área da saúde. Falta de ambulâncias, demora na realização de exames e dificuldades no atendimento foram citadas como exemplos de problemas que, segundo ela, seguem sem solução.As obras citadas como entregues durante o balanço apresentado no plenário, assim como a distribuição dos materiais escolares no primeiro dia de aula de 2025, dizem respeito a projetos iniciados na gestão anterior. As ações foram viabilizadas com recursos do Fonplata e com aquisições feitas pela administração passada.O clima de desgaste não ficou restrito à fala da vereadora. O vice-presidente da Câmara, Inspetor Cabral (PSD), também utilizou a tribuna para criticar a relação entre o Executivo e o Legislativo. Segundo ele, secretários municipais têm deixado de atender vereadores, ignorando requerimentos, indicações e pedidos formais de reunião.A falta de interlocução com a Câmara compromete a relação institucional e corrói a governabilidade. Na prática, sem diálogo com o Legislativo, nenhuma gestão consegue se sustentar politicamente por muito tempo.O episódio revela um início de ano legislativo marcado por tensão, dificuldades de articulação e sinais de fragilidade da base governista. Em política, quando as críticas passam a vir de dentro, o problema costuma ir além do discurso. News do MS
PF investiga diretores da Amapá Previdência suspeitas de irregularidades na aplicação de recursos ligadas a fraude do Banco Master
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5/2), a Operação Zona Cinzenta, com o objetivo de apurar possíveis irregularidades na gestão de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Amapá (RPPS/AP). Policiais federais cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara de Justiça Federal, no município de Macapá. A investigação examina a aprovação e a execução de investimentos realizados pela autarquia estadual responsável pela gestão do RPPS/AP em Letras Financeiras emitidas por banco privado. Estão sendo investigados os crimes de gestão temerária e de gestão fraudulenta. A apuração envolve a aplicação de R$ 400 milhões de recursos do Regime Próprio de Previdência Social do Estado em Letras Financeiras emitidas pelo Banco Master, operação considerada de alto risco. O Banco Master foi liquidado em novembro pelo Banco Central, que identificou uma profunda crise de liquidez — a instituição não tinha recursos suficientes para honrar compromissos, como o pagamento a clientes e investidores. Na ação desta sexta-feira, entre os alvos estão:
Quarta rodada do Campeonato Estadual é fechada com mais um empate
A rodada de empates do Campeonato Sul-Mato-Grossense não poderia terminar de outra maneira. Nesta quinta-feira (5), fechando a quinta rodada, em Campo Grande, o Operário FC recebeu o EC Águia Negra e ficou no placar igual de 1 a 1. Vitor Ramos colocou os visitantes na frente no primeiro tempo e, quase no fim do segundo, Lauder igualou. No Estádio Jacques da Luz, o torcedor alvinegro percebeu que não seria uma noite fácil logo no primeiro lance. A zaga bobeou, o ataque rubronegro recuperou a bola e Vitor Ramos teve a chance de marcar com 15 segundos, mas o goleiro Lucas Covolan fez excelente defesa. Aos 24 minutos, o atacante teve outra chance e, desta vez, marcou. Em cobrança de falta pela esquerda, Dudu mandou para área e a zaga afastou parcialmente. Na sobra, Michel mandou de volta, Vitor Ramos dominou e teve espaço para girar e bater para o gol, abrindo o placar. A vantagem do Águia Negra seguiu quase até o fim da partida, muito graças ao goleiro Fernando Nunes, com boas defesas. Aos 43 minutos, porém, o empate saiu. Em cobrança de falta frontal, Lauder, que havia entrado minutos antes, acertou chute preciso no canto direito de Fernando que foi para a bola, mas não alcançou para fazer a defesa e evitar o empate em 1 a 1, placar final. O resultado foi exatamente o mesmo das outras quatro partidas da rodada e, consequentemente, não houve mudança na zona de classificação. O Galo segue sozinho em primeiro, com 11 pontos em cinco jogos, enquanto o time de Rio Brilhante é o sexto, com cinco pontos. Na próxima rodada, os dois times jogam no domingo (8). O Operário visita o Dourados AC e o Águia encara o Costa Rica EC, no Estádio Laertão. O Campeonato Sul-Mato-Grossense teve quatro jogos nesta quarta-feira (4), válidos pela quarta rodada, e todos terminaram com os mesmos resultados, inclusive nos placares. No Estádio Pereirão, confronto entre AA Bataguassu e CR Aquidauana, os dois times que subiram da Série B, que, apesar das posições antagônicas no campeonato, terminou igual em 1 a 1. Os gols saíram na etapa final e foi o CRA que saiu na frente. Aos 22 minutos, Wesley Pacheco ganha a disputa pela bola com a zaga adversária e, na área, toca para Rômulo bater de primeira e abrir o placar. A vantagem seguiu até os acréscimos e, aos 50 minutos, o Bata chegou ao empate. Breno cruzou da esquerda, Alex Choco domina na área e rola para Chileno chutar forte e fechar o placar. No Estádio Virotão, o clássico regional entre CE Naviraiense e Ivinhema FC teve o time da casa na frente no primeiro tempo. Aos 18 minutos, Augusto toca para Alan Freitas na área pela direita e o camisa 7 acha João Carlos que bateu sem chances para o goleiro Neto, fazendo 1 a 0. O Azulão do Vale chegou ao empate aos 45 minutos do segundo tempo. Pedrinho cruzou da esquerda por baixo e Tuninho, de carrinho, alcançou a bola e desviou para rede, igualando em 1 a 1. Em Campo Grande, no Estádio Jacques da Luz, o FC Pantanal interrompeu a boa sequência e ficou no empate com o Corumbaense FC. O Tricolor saiu na frente logo aos dois minutos do primeiro tempo em jogada pela esquerda de Joaquim. O cruzamento por baixa na área encontrou Firmino Coruja que mandou para a rede, marcando seu terceiro gol na competição. O empate do Carijó veio aos 18 minutos da etapa final em cobrança de falta de Gustavo próxima ao bico da área pela direita. O lateral bateu no ângulo de Rhuan, que até tentou a defesa, mas não evitou o gol que fechou o placar em 1 a 1. No Estádio Laertão, com o campo encharcado pelas fortes chuvas na região nos últimos dias, o Costa Rica EC recebeu o Dourados AC e saiu na frente com dois minutos de jogo em jogada de Tcharles pela direita que limpou a jogada e cruzou para Válber, de carrinho, tocar e entrar com bola e tudo para dentro do gol. Nos acréscimos do segundo tempo, a partida chegou a ficar paralisada por mais de 20 minutos para atendimento de Kerlly, que sofreu uma pancada no rosto e precisou ser levado ao hospital. O fato curioso é que a ambulância que levou o atleta chegou a ficar atolada na saída do campo e precisou ser empurrada pelos jogadores. Quando a bola voltou a rolar, no último lance, o DAC chegou ao empate. Da esquerda, Parizotto cruzou na área e Luizinho desviou para vencer Pereira e definir o placar em 1 a 1.








