Mato Grosso do Sul se consolida como a nova potência mundial da celulose, com investimentos robustos e ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento econômico, estabelecidos com ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado. E é nesse cenário que foi lançado nesta sexta-feira (6) em Inocência a pedra fundamental da ferrovia do Projeto Sucuriú, que engloba a fábrica de celulose da Arauco, com construção em andamento. Primeira ‘short line’ (linhas férreas de pequeno porte, fazendo a ligação de pequenas distâncias, geralmente atendendo fábricas em específico ou núcleos industriais) do Brasil, a nova ferrovia terá 54 km, interligando a Arauco de Inocência à Malha Norte, operada pela Rumo atualmente. A ideia é avançar a integração logística da produção local, dando mais competitividade aos produtos dali exportados através de um modal econômico e seguro. “A logística é absolutamente necessária para a competitividade das empresas. Essa short line conecta a fábrica a rede da Malha Norte e depois à Malha Paulista. E esse ano teremos a concessão da Malha Oeste, a nossa ferrovia de Mato Grosso do Sul que liga Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá à Malha Paulista, desaguando a produção no Porto de Santos”, frisa o governador Eduardo Riedel, durante sua fala no evento do Projeto Sucuriú. “As investimentos em rodovias, concessões, a Rota da Celulose, tudo isso soma R$ 10 bilhões de aporte próprio do Estado. Só nessa região [Vale da Celulose] o investimento é de R$ 1 bilhão. São rodovias que são fundamentais para ligar pontos de produção às unidades de fabriz e dar segurança para o trânsito das pessoas”, comenta Riedel ao destacar a importância da logística para o desenvolvimento regional e da iniciativa pública nesse setor. Além de Riedel, também participaram do lançamento da pedra fundamental da ‘short line’ os ministros Renan Filho (Transportes) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), além do presidente da Arauco do Brasil, Carlos Altimiras Ceardi, os secretários Jaime Verruck (Semadesc), Rodrigo Perez (Segov) e Eliane Detoni (EPE), os senadores Tereza Cristina e Nelson Trad Filho, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, e o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia dos Santos, popularmente conhecido como Toninho da Cofap. No evento foram formalizadas a ordem de início de serviço da obra de construção do gasoduto do Projeto Sucuriú, com mais de R$ 170 milhões em investimentos da MS Gás, e a ordem de início de serviço da obra de implantação e pavimentação asfáltica de dois acessos na rodovia MS-377, obra essa que vai contar com mais de R$ 26,9 milhões em investimentos do Estado. Além disso, também foi assinado o contrato de concessão para a Caminhos Celulose, consórcio que vai operar as rodovias que formam a Rota da Celulose. “Mato Grosso do Sul se desenvolve, cresce com parcerias e absoluto foco no desenvolvimento, gerando oportunidade para a população”, complementa o governador Eduardo Riedel. Presidente da Arauco no Brasil, Carlos Alimiras, destacou que as parcerias com o setor privado fundamentais para um olhar de longo prazo, sendo a nova ferrovia um marco legal claro nessas parcerias. “Demonstra flexibilidade em função do que precisamos, pois é muito importante a logística, é essencial para o Brasil desenvolver infraestrutura e logística para que seja muito mais competitivo”, analisa o executivo sobre a consolidação de Mato Grosso do Sul como centro estratégico global de operações da área de celulose. “Nesses quatro anos o nosso Estado está fazendo história porque tem um governador que teve a capacidade de defender Mato Grosso do Sul. E nós temos que resolver o problema das rodovias e da ferrovia, e isso está acontecendo agora”, afirmou a ministra Simone Tebet. “O Mato Grosso do Sul está em máxima de investimento do Governo Federal, de atração de investimento privado e vai entrar agora para o leilão da Malha Oeste, em máxima de investimento ferroviário. Isso vai aumentar a competitividade. O Estado se aproxima de São Paulo em infraestrutura para exportar aquilo que produz. Então é muito importante”, disse o ministro Renan Filho. Início das operações Com previsão de iniciar as operações regulares até o fim de 2027, a fábrica de celulose da Arauco em Inocência estima gerar mais de 14 mil empregos durante sua fase de construção, enquanto cerca de 6 mil vagas entre postos diretos e indiretos devem ser criados na etapa operacional. Para isso, o Projeto Sucuriú engloba outras atividades além do trabalho fabril. O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou o início da construção de gasoduto que ligará a estação de gás de Três Lagoas à fábrica em Inocência. A obra absorverá investimento total que gira em torno de R$ 170 milhões, assegurados por intermédio da MS Gás. O gasoduto de distribuição de gás natural terá cerca de 125 km de extensão. Já ferrovia, a primeira ‘short line’ brasileira, foi viabilizada após o novo marco regulatório das ferrovias, instituído em dezembro de 2021. A previsão é de que as obras do ramal sejam concluídas no segundo semestre de 2027, sendo 9 km percorridos no complexo industrial do Projeto Sucuriú e outros 45 km até chegar à Malha Norte. Assim que pronta, 3,5 milhões de toneladas de celulose devem ser escoados anualmente por ali, saindo a Arauco diretamente para os portos do litoral brasileiro – em especial o Porto de Santos. O investimento é parte de um projeto privado da Arauco que soma US$ 4,6 bilhões e tem como conceito a otimização de custos logísticos. O lançamento da pedra fundamental da ferrovia, assim como os demais empreendimentos autorizados pelo Governo do Estado, representam uma etapa estratégica para a Arauco e para o desenvolvimento econômico e sustentável local. Caminhos da Celulose Também foi assinado o contrato de concessão para recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade de trechos das rodovias MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267, que integram a Rota da Celulose. O contrato foi firmado entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o consórcio Caminhos da Celulose, que ficará responsável pelas cinco rodovias, com investimentos de R$ 10,1 bilhões – somando aí custos de operação (opex) e
Zelensky diz que EUA querem fim da guerra na Ucrânia até verão europeu
Os Estados Unidos querem que a Rússia e a Ucrânia encontrem uma solução para pôr fim à guerra antes do verão, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O verão no hemisfério norte começa no final de junho. Em declarações à imprensa divulgadas por seu gabinete no sábado (7), Zelensky afirmou que os Estados Unidos propuseram uma nova rodada de negociações entre Kiev e Moscou, a ser realizada em Miami dentro de uma semana, e que Kiev concordou com a proposta. A Ucrânia e a Rússia concluíram dois dias de negociações de paz mediadas pelos EUA em Abu Dhabi esta semana sem um avanço significativo. Segundo o enviado especial americano, Steve Witkoff, delegações dos Estados Unidos, da Ucrânia e da Rússia concordaram em trocar 314 prisioneiros. “As discussões continuarão, e espera-se que haja mais avanços nas próximas semanas”, afirmou ele. “Este resultado foi alcançado por meio de negociações de paz detalhadas e produtivas. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, passos como este demonstram que o engajamento diplomático contínuo está produzindo resultados tangíveis e avançando os esforços para acabar com a guerra na Ucrânia.” CNN
EUA acusam a China de teste nuclear secreto em meio a negociação por acordo
Os Estados Unidos acusam a China de realizar um teste nuclear secreto em 2020, enquanto o governo Trump defende um acordo mais amplo sobre armas nucleares que inclua tanto a China quanto a Rússia. A alegação, feita na sexta-feira (5), surge um dia depois de ter expirado o último tratado de controle de armas nucleares entre os EUA e a Rússia, deixando as maiores superpotências nucleares do mundo sem limites para seus arsenais pela primeira vez desde a Guerra Fria. O presidente Donald Trump e outros altos funcionários de seu governo deixaram claro que não irão mais acatar as limitações do Tratado Novo START e, em vez disso, argumentam que precisam de um novo acordo para lidar com as ameaças de Moscou e Pequim. E Trump, no ano passado, defendeu a retomada dos testes de armas nucleares dos EUA. “Hoje, posso revelar que o governo dos EUA está ciente de que a China realizou testes com explosivos nucleares, incluindo a preparação para testes com rendimentos previstos na ordem das centenas de toneladas”, disse o subsecretário de Estado para Controle de Armas e Segurança Internacional, Thomas DiNanno, em um discurso na Conferência Global sobre Desarmamento, em Viena, na sexta-feira (5). “A China realizou um teste nuclear com produção de energia em 22 de junho de 2020”, disse ele, sem fornecer mais detalhes. Um ex-alto funcionário dos EUA disse à CNN que as informações sobre o teste chinês de 2020 foram desclassificadas. DiNanno acusou os militares chineses de tentarem “ocultar os testes, obscurecendo as explosões nucleares, porque reconhecem que esses testes violam os compromissos de proibição de testes”. “A China tem usado o desacoplamento – um método para diminuir a eficácia do monitoramento sísmico – para esconder suas atividades do mundo”, disse ele. Segundo especialistas, o desacoplamento ocorre quando uma grande caverna é escavada para reduzir a atividade sísmica de uma explosão nuclear, dificultando sua detecção. Um alto funcionário de uma organização que trabalha para monitorar testes de armas nucleares em todo o mundo afirmou em um comunicado na sexta-feira que seu sistema “não detectou nenhum evento consistente com as características de uma explosão de teste de arma nuclear” em 22 de junho de 2020. “Análises subsequentes e mais detalhadas não alteraram essa conclusão”, disse Rob Floyd, secretário executivo da Organização do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBTO). Floyd afirmou que o Sistema Internacional de Monitoramento (IMS) da organização “é capaz de detectar explosões de testes nucleares com uma potência equivalente ou superior a aproximadamente 500 toneladas de TNT”. Ele observou que o sistema detectou “todos os seis testes realizados e declarados” pela Coreia do Norte. O alegado teste chinês teve um rendimento “na casa das centenas de toneladas”, disse DiNanno, sem fornecer um número específico, portanto não está claro se teria atingido o limite para ser detectado pelo sistema de monitoramento. “Se esta foi uma explosão de teste de baixíssima potência… é possível que tenha passado despercebida pelas estações de monitoramento do CBTBO”, explicou Daryl Kimball, diretor executivo da Arms Control Association. Floyd observou que existem mecanismos “que poderiam lidar com explosões menores” previstos no Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares (CTBT). Esse tratado proíbe “qualquer teste de arma nuclear ou qualquer outra explosão nuclear”. No entanto, esses mecanismos só podem ser usados quando o tratado entrar em vigor. A maior parte do mundo aderiu e ratificou o tratado. Embora os EUA e a China o tenham assinado, não o ratificaram, e a Rússia retirou a sua ratificação em 2023. Assim sendo, o Tratado não pode entrar em vigor. Os Estados Unidos e a China já haviam declarado que respeitariam uma moratória sobre testes nucleares, mas no ano passado, Trump pediu que os testes de armas nucleares dos EUA fossem retomados “em igualdade de condições”. Em suas declarações na sexta-feira, DiNanno sugeriu que os supostos testes chineses teriam motivado o decreto de Trump. Ele também afirmou que “o relatório anual de conformidade dos EUA já havia avaliado que a Rússia não cumpriu sua moratória de testes ao realizar testes de armas nucleares supercríticas”. Questionado sobre a alegação de testes nucleares secretos, o porta-voz da Embaixada da China em Washington, DC, disse que a China “segue uma política de ‘não primeiro uso’ de armas nucleares e uma estratégia nuclear que se concentra na autodefesa, e adere à sua moratória de testes nucleares”. “Estamos prontos para trabalhar com todas as partes para defender conjuntamente a autoridade do Tratado de Proibição Completa de Testes Nucleares e salvaguardar o regime internacional de desarmamento e não proliferação nuclear”, disse Liu Pengyu. “Espera-se que os EUA cumpram seriamente suas obrigações sob o Tratado e seu compromisso com a moratória sobre testes nucleares, e tomem medidas concretas para defender o regime internacional de desarmamento e não proliferação nuclear, bem como o equilíbrio e a estabilidade estratégica global”, disse ele à CNN. ‘O fim de uma era’ Em seu discurso de sexta-feira, DiNanno afirmou que “5 de fevereiro de 2026 marca, de fato, o fim de uma era: o fim da contenção unilateral dos EUA”, referindo-se ao fim do Tratado Novo START. Embora não tenha dito explicitamente que os EUA instalariam novas armas nucleares agora que não estão mais vinculados ao acordo, ele indicou que isso é provável. “Concluiremos nossos programas de modernização nuclear em andamento, iniciados quando o Novo START entrou em vigor. Os Estados Unidos também mantêm capacidade nuclear não implantada que pode ser usada para lidar com o novo cenário de segurança, caso seja determinado pelo presidente”, disse ele. Os EUA “manterão uma dissuasão nuclear robusta, credível e modernizada para garantir que a nossa segurança preserve a paz e a estabilidade, e negociarão a partir de uma posição de força”, acrescentou. “A próxima era do controle de armas pode e deve continuar com foco claro, mas exigirá a participação de mais do que apenas a Rússia na mesa de negociações”, disse DiNanno. Não está claro como os EUA pretendem levar a China à mesa de negociações. Pequim tem rejeitado sistematicamente as negociações
Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos
O vídeo postado na noite desta quinta-feira (5) no perfil do presidente Donald Trump em uma rede social que mostrava Barack e Michelle Obama representados como macacos foi removido da internet após a reação negativa que causou dentro e fora dos Estados Unidos. Até mesmo políticos do Partido Republicano, o mesmo de Trump, fizeram críticas. A agência Reuters conversou com uma autoridade do governo americano, que preferiu não se identificar, e disse que “um funcionário da Casa Branca cometeu um erro ao fazer a postagem. Ela foi removida”. De fato, o vídeo não está mais no perfil de Trump na Truth Social, rede social que pertence ao presidente. O vídeo dizia — novamente sem nenhuma prova — que a vitória de Joe Biden nas eleições de 2020 foi uma fraude e, ao final, surgia o casal Obama, ambos democratas, com seus rostos colocados digitalmente em corpos de macacos. Karoline Leavitt, porta-voz presidencial, tentou justificar a postagem dizendo que tratava-se de “um meme da internet que mostra o presidente Trump como o Rei da Selva e os democratas como personagens do Rei Leão”. Tim Scott, senador republicado, escreveu numa rede social: “Rezando para que [o vídeo] seja falso, porque é a coisa mais racista que já vi sair desta Casa Branca. O presidente deveria apagá-lo”. Apesar de o vídeo ter sido removido, não houve nenhum tipo de pedido de desculpas de Trump ou da Casa Branca até o momento. A família Obama não se pronunciou.
DOF apreende haxixe marroquino escondido em chassi de moto
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) prenderam, na tarde de quinta-feira (5), um homem de 34 anos transportando 13,7 quilos de haxixe marroquino ocultos em uma motocicleta. A ação ocorreu na rodovia MS-289, em Amambai. Os militares realizavam bloqueio na rodovia quando deram ordem de parada ao condutor de uma Honda CG 150 Titan. Durante a abordagem, o homem, residente em Dourados, demonstrou nervosismo, o que motivou uma vistoria minuciosa no veículo. A droga foi localizada escondida no interior do chassi e nas carenagens da motocicleta, distribuída em 33 invólucros. Questionado, o autor afirmou ter sido contratado para levar o veículo preparado com o entorpecente de Coronel Sapucaia até Caarapó, onde receberia mil reais. O condutor, a motocicleta e o entorpecente, avaliado em aproximadamente R$ 975 mil, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Amambai.
Procon identifica diferença de até 484% em itens da cesta básica em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), realizou entre os dias 3 e 5 de fevereiro de 2026 uma pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica em 12 supermercados do município. Foram analisados 29 itens previamente definidos, com o objetivo de orientar o consumidor e promover maior transparência nas relações de consumo. O levantamento identificou variações significativas de preços entre os estabelecimentos. O quilo da batata inglesa apresentou diferença de 299,43%; a erva-mate de tereré (500 g), 356,73%; o extrato de tomate (340 g), 484,38%; o quilo do sal, 202%; o sabão em pó (800 g), 198,44% e o papel higiênico (pacote com 4 unidades de 30 metros), 226,12%. Ao todo, 18 produtos registraram diferença superior a 100% entre o menor e o maior preço, como cebola, farinha de mandioca torrada, goiabada, leite em pó integral, margarina, água sanitária, esponja de aço, sabão em barra, creme dental e sabonete. A diferença geral entre o supermercado com menor preço e o de maior preço foi de 33,43%. Em comparação com a pesquisa de janeiro de 2026, houve queda de 2,59% no preço médio da cesta básica, indicando leve recuo nos valores praticados. O Procon orienta que o consumidor fique atento às informações contidas nas embalagens, como prazo de validade, composição e peso líquido dos produtos. Em caso de dúvidas ou reclamações, o atendimento pode ser feito pelos telefones (67) 2222-1536 ou 2222-1539, pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou ainda pelo site https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm.
Em ato do Ministério da Saúde, deputado cobra revisão da tabela SUS e repasses do Estado
O deputado estadual Zé Teixeira fez uma cobrança enfática por maiores repasses para a saúde pública de Dourados, chamando a atenção do Governo do Estado e do Governo Federal para o fato de obra física não significar nada sem dinheiro para levar atendimento de qualidade para a população dos 34 municípos que forma a Grande Dourados. “Quero te dar os parabéns ao prefeito Marçal Filho pela sua competência e pelo seu conhecimento dos caminhos que levam ao governo federal”, afirmou Zé Teixeira ao iniciar sua fala durante solenidade de assinatura da ordem de serviço das obras da Policlínica Regional, com investimentos de R$ 22.629.351,08, sendo R$ 5.629.257,08 em recursos próprios da Prefeitura de Dourados e outros R$ 17.000.010,00 em recursos do Governo Federal através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento. Durante sua fala, o deputado Zé Teixeira lembrou que a saúde é algo difícil no Brasil e que as vezes a administração pública recebe críticas de pessoas que não conhece, não sabe como funciona a saúde pública no Brasil. “Se não ocorrer um ajuste no Sistema Único de Saúde continuaremos tampando buracos através de tabelas defasadas que não resolvem as demandas dos municípios”, enfatizou. “Você, Marçal, conhece os caminhos e teve capacidade suficiente para recuperar uma obra que estava praticamente perdida”, completou. O deputado detacou ainda o compromisso da classe política com a atual gestão. “Acreditando na sua capacidade administrativa, no seu amor por Dourados, fiz parte do projeto que levou à sua eleição Marçal e você está correspondendo ao que eu imaginava que seria, o que o Reinaldo Azambuja imaginava e o que o governador Eduardo Riedel também, corrigindo tudo de errado que seu antecessor fez”, ressaltou Zé Teixeira. Na sequência o deputado cobrou mais repasses para a Saúde. “É preciso ressaltar que essa Policlínica que está sendo anunciada hoje vai se juntar à Policlínica que o governo do Estado instalou no Hospital Regional para atender com ainda mais qualidade a demanda dos 34 municípios que formam a Grande Dourados”, pontuou. “A região está crescendo, retomando seu papel de polo de desenvolvimento, mas temos que dizer que o prédio físico representa muito pouco, porque para a Policlínica funcionar vai precisar de recursos financeiros, de profissionais especializados que trabalhem com competência e com amor pelas pessoas”, completou Zé Teixeira. O deputado lembrou que esteve com o prefeito Marçal Filho e com o adjunto do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, quando foi prometido um aporte de R$ 8 milhões mensais para o custeio do Hospital Regional de Dourados, inaugurado no final de dezembro. “Não sei se esse dinheiro chegou e também até hoje não sei como está sendo o atendimento neste Hospital Regional, que foi terceirizado”, ressaltou. “Recebo pessoas todos os dias e não vejo ninguém falar que foi atendido nesse hospital que vai receber R$ 8 milhões do SUS para sua manutenção, mas temos que cobrar do Governo do Estado que faça o mesmo com o Hospital da Vida de Dourados, que precisa de mais recursos para atender a demanda de urgência e emergência de 34 municípios da Grande Dourados”, completou. Zé Teixeira apontou as dificuldades enfrentadas por Dourados para garantir saúde pública de qualidade. “Olha o que acontece com a Unidade de Pronto Atendimento, a UPA, que é uma obra importante do governo federal, mas que manda pouco dinheiro para a manutenção dos serviços que tem custo de R$ 1,2 milhão”, alertou. “Essa conta está sendo paga por Dourados porque sabemos que os governos do Estado e Governo Federal não aportam nem 30% do valor gasto com a UPA, deixando grande parte da obrigação financeira para a Prefeitura de Dourados”, enfatizou. O deputado cobrou revisão nas políticas de custeio da Saúde. “Precisamos mudar o modelo de correção da Tabela SUS, que tem 18 anos e não cobre os custos de cirurgias, de atendimento médico e internações hospitalares, com a conta fincando para o município”, reclamou. “Nós queremos dar uma saúde pública de primeiro mundo, mas não dotamos o SUS de recursos e o povo fica dois, três anos na fila de espera por uma cirurgia”, destacou. “Isso é um absurdo, um descaso com a população, porque não se pode demorar tanto tempo por uma cirurgia eletiva e para isso andar precisamos de recursos”, completou Zé Teixeira. Ele ressaltou que no âmbito estadual tem cobrado do governo, junto com os deputados Renato Câmara e Lia Nogueira, mais recursos para a saúde de Dourados. “Não adianta nada o prefeito Marçal Filho ir na Governadoria, onde tem as portas abertas, ser recebido pelo governador Eduardo Riedel e sair de mão abanando, sem que os pedidos para a saúde sejam atendidos”, reclamou. “O fato é que não podemos ter um valor per capita para Dourados muito menor que valor per capita destinado para a saúde em Corumbá e Três Lagoas”, observou o deputado. Por fim, Zé Teixeira apontou os desafios enfrentado pela atual gestão na área da saúde, “Marçal, eu desejo que essa obra da Policlínica possa amenizar a situação do atendimento especializado em nossa cidade e quero parabenizar você, sua equipe, por terem evitado que esse projeto se perdesse e ainda por estarem investimentos quase R$ 6 milhões em recursos próprios do município para viabilizar em projeto para Dourados”, enfatizou. “Temos tido uma relação muito boa com o governo do Estado e com o secretário de Estado de Saúde, mas agora é hora de cobrar do governador Eduardo Riedel que melhore os repasses para que Dourados possa continuar atendendo a população do município e de toda região com capacidade, atenção e carinho”, finalizou. Deputado Rodolfo Nogueira destaca as transformações da gestão e ressalta que os recursos federais estão sendo bem investidos em Dourados RODOLFO NOGUEIRA O deputado Rodolfo Nogueira discursou em nome da bancada federal e destacou o trabalho de reconstrução de Dourados. “Na semana passada estive com o prefeito assinando a ordem de serviço para reforma do Teatro Municipal e como é bom Marçal Filho, a gente assistir essa mudança significativa da nossa cidade”, enfatizou. “Eu digo prefeito que
Em capacitação da Reme, prefeito anuncia projeto de reajuste salarial da Educação
A Prefeitura de Dourados segue com investimentos contínuos na Educação e, na manhã desta sexta-feira (06), o prefeito Marçal Filho esteve presente em uma capacitação de diretores da escolas e coordenadores de Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim), na Escola Clarice Bastos Rosa, onde anunciou que encaminhará a proposta de reajuste salarial dos docentes para a Câmara Municipal de Dourados já na próxima segunda-feira (09). “Nós já vamos fazer isso na segunda, não vamos ficar esperando não, pois nosso intuito é valorizar quem está ali diariamente contribuindo com o ensino de Dourados, com a formação cidadã”, ressaltou o prefeito, lembrando que no ano anterior, o primeiro da atual gestão, o município passou da posição número 60 de valorização salarial da classe para a posição número 39 e, a meta é avançar ainda mais. O prefeito aproveitou para destacar o importante trabalho que os gestores fazem dia a dia na Educação e, recordou que a prefeitura vêm trabalhando ativamente para melhorar as condições nas escolas. “Vocês são quem fazem a diferença no cotidiano da comunidade escolar, que estão ali se dedicando totalmente e agradecemos muito isso e pedimos que continuem com essa energia neste ano”, disse ao complementar destacando que escolas estão sendo reformadas, salas de aulas construídas, além de outros investimentos contínuos, sempre dentro das possibilidades financeiras da administração. Outro ponto destacado durante o encontro é que de forma inédita, Dourados vai entregar os uniformes escolares já no primeiro dia de aula em 2026, o que foi traçado diante de um planejamento da atual gestão. Juntamente à essas peças, a prefeitura entrega o kit escolar, também no primeiro dia, repetindo o que foi feito em 2025. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, citou que a verba para manutenção de escolas será liberada já no início do ano letivo, o que não costumava ocorrer em outros anos. Ele ainda ressaltou o trabalho contínuo para que Educação em Dourados siga avançando. “Essa área e a da Saúde estão sendo a menina dos olhos do prefeito Marçal Filho e é nítido o que ele já fez em pouco tempo de gestão investindo em infraestrutura, nos profissionais e na comunidade escolar”, apontou. No próximo dia 09, acontece a volta às aulas nas 85 unidades escolares de Dourados, entre escolas e Ceims e todo um trabalho vem sendo desenvolvido por meio da Semed para que seja um momento acolhedor. Capacitações, limpeza em escolas, troca de caixas d’água e outras ações foram frequentes em janeiro e fevereiro.
Polícia Civil prende em flagrante autor de série de furtos a estabelecimentos comerciais em Dourados
Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026, a Polícia civil, por meio dos policiais do Setor de Investigação Geral/ Núcleo Regional de Inteligência – SIG/NRI de Dourados realizou a prisão em flagrante de L.M.S.C., 27 anos, apontado como responsável por pelo menos 5 furtos, dentre consumados e tentados, a estabelecimentos comerciais na região central da cidade durante o último mês. O homem chegou a ser preso em flagrante no último dia 30 por um dos fatos, no entanto foi liberado no dia seguinte após a realização de audiência de custódia e voltou a praticar crimes. Já no último dia 4, a equipe de investigação recebeu imagens de câmeras de monitoramento de pelo menos dois estabelecimentos em que o investigado foi visto arrombando portas blindex para ingressar nos imóveis. Em uma das ocasiões, conseguiu subtrair cerca de R$ 400,00, já na outra se evadiu sem levar nada. Após uma série de diligências, ele foi detido quando chegava a sua residência. As roupas e a bicicleta utilizada foram encontradas consigo e apreendidas. Ele foi conduzido à sede do SIG/Dourados, onde foi autuado em flagrante. Durante pesquisas nos sistemas da Polícia Civil, foram identificados mais de 20 registros criminais em que o autuado consta como autor desde sua maioridade, envolvendo especialmente crimes patrimoniais e tráfico de drogas, além de outras anotações quando adolescente.








