O Dourados AC marca mais um gol no último lance para evitar derrota no Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (8), pela quinta rodada, o DAC recebeu o líder Operário FC, saiu em desvantagem no primeiro tempo, com gol de Danilinho para o time alvinegro, e, nos acréscimos da etapa final, Denilton, em uma bela cobrança de falta, igualou em 1 a 1. Apesar do gosto amargo no final da partida, o Galo mantém a liderança da primeira fase, com 12 pontos em seis jogos, dois pontos a mais que o CE Naviraiense, que jogou cinco vezes. Já o DAC, agora com seis pontos, segue na sétima posição e fora da zona de classificação. Os dois times voltam a jogar na quarta-feira (11), pela sexta rodada. O Operário recebe o Costa Rica EC no Estádio Jacques da Luz, enquanto o Dourados visita o CEN no Estádio Virotão. Gols No Estádio Douradão, o Operário foi melhor no primeiro tempo e criou boas oportunidades, mas chegou ao gol apenas aos 42 minutos em um vacilo do sistema defensivo do DAC. Léo Júnior perdeu a disputa no meio para Roger Modesto e proporcionou o contra-ataque. A bola chegou em Robinho pela esquerda que deu passe na medida para penetração de Danilinho, que driblou Elisson e mandou para rede, abrindo o placar. Na segunda etapa, o DAC tentou na vontade chegar ao empate, mas proporcionava possibilidades do Galo ampliar, mas o placar seguiu mínimo até os acréscimos. Aos 45 minutos, o atacante Lauder levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso, deixando o Galo com um jogador a menos. O Dourados aproveitou para pressionar e, aos 52 minutos, Jean Lucca foi derrubado próximo à área. Na cobrança, Denilton mandou a bola no ângulo direito do goleiro Lucas Covolan, marcando um golaço para igualar e fechar o placar em 1 a 1. Outros Jogos Costa Rica EC 1 x 1 EC Águia NegraIvinhema FC 2 x 1 AA Bataguassu
Após apreensões de cocaína em Dourados, PF cumpre mandados em Ponta Porã e SP
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (10/2), a segunda fase da Operação Ajura, que cumpre quatro mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva, bem como o bloqueio de bens e de valores que superam R$ 360 milhões, contra membros de uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de capitais. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Criminal Estadual de Dourados e têm buscas autorizadas nos municípios de Ponta Porã/MS, de Ribeirão Preto e de Jardinópolis, em São Paulo. Esta operação decorre de apreensões de cocaína realizadas nos anos de 2022 e de 2023, em Dourados, e busca asfixiar o braço financeiro do crime organizado.
PF deflagra Operação Black Jack contra o tráfico de drogas em Mato Grosso do Sul
Nesta terça-feira (10/2), a Polícia Federal, com o apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, deflagrou a Operação Black Jack, que visa combater o tráfico de drogas no estado. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no município de Corumbá/MS, além de medidas de sequestro de bens móveis. A investigação desenvolveu-se a partir da apreensão de 120 kg de maconha em um lote aparentemente desabitado em junho de 2025. Com o aprofundamento das diligências, foram identificados o proprietário do imóvel e mais duas pessoas envolvidas. Veículos, armas de fogo e celulares apreendidos serão periciados e analisados pela Polícia Federal em Corumbá/MS, a fim de identificar demais pessoas eventualmente envolvidas.
Polícia Civil prende investigado por estupro de vulnerável em Dourados
A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Segunda Delegacia de Polícia de Dourados, que deu cumprimento, na data de ontem (9), a mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem de 33 anos, investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável, tendo como vítimas crianças de 8 e 5 anos de idade na cidade de Dourados. Além do referido crime, o suspeito também é investigado pelo delito de armazenamento de pornografia infantil, cujos fatos são apurados em procedimento próprio. No curso das investigações, apurou-se que o investigado ameaçava as vítimas, afirmando que as agrediria fisicamente caso relatassem os abusos às mães, circunstância que reforçou a necessidade da decretação da prisão preventiva para garantia da ordem pública e proteção das crianças. A prisão preventiva foi representada pela Autoridade Policial e deferida pelo Poder Judiciário, com manifestação favorável do Ministério Público. O mandado foi cumprido por equipes da Polícia Civil, sendo o investigado encaminhado à unidade policial para os procedimentos legais e posteriormente colocado à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos.
Polícia Civil prende grupo responsável por furtos de caminhonetes em Dourados e região da fronteira com o Paraguai
Na noite deste sábado (7), policiais civis do SIG/NRI de Dourados realizaram a prisão em flagrante três homens integrantes de um grupo responsável por furtos de caminhonetes na cidade de Dourados e região. R.C.C., 26 anos, O.C.G.B., 27 anos, A.O.A., 32 anos, foram detidos após terem participado da tentativa de um furto de uma caminhonete nas proximidades da Feira Livre Central de Dourados, ocasião em que o proprietário percebeu a ação e os criminosos empreenderam fuga. Tendo em vista que já eram monitorados há algumas semanas por sua atuação em Dourados e região, equipes policiais realizaram diligências com apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar e procederam com a prisão do grupo na residência da família de um deles no Jardim Água Boa. No local, foram localizados equipamentos eletrônicos para acionamento de veículos sem a utilização de chave e chaves falsas para sua abertura. Os homens foram conduzidos à sede do SIG/Dourados, para os procedimentos criminais cabíveis, onde foram autuados em flagrante por Furto qualificado em sua forma tentada e Associação criminosa.
Câmara de Dourados aprova reajuste salarial de 5,4% para a educação municipal
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (9), o Projeto de Lei Complementar nº 002/2026, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste salarial aos servidores da carreira do magistério do município. A votação ocorreu durante sessões ordinárias realizadas de forma antecipada em razão do feriado de Carnaval da próxima semana. O projeto aprovado concede reajuste de 5,4% aos vencimentos dos profissionais do magistério municipal, percentual correspondente ao índice aplicado ao Piso Salarial Profissional Nacional, conforme a Medida Provisória nº 1.334, de 21 de janeiro de 2026. O reajuste alcança servidores ativos, aposentados, pensionistas e também os profissionais contratados, respeitando as tabelas em que estão inseridos. A presidente da Câmara, a vereadora Liandra Brambilla (PSDB) destacou que a aprovação do projeto reforça o compromisso do Legislativo com a valorização dos profissionais da educação e o cumprimento da legislação nacional. “A Câmara de Dourados cumpre seu papel institucional ao analisar e aprovar uma matéria que assegura direitos aos profissionais do magistério. Valorizar a educação é investir no futuro do município e reconhecer o trabalho essencial desenvolvido diariamente nas escolas”, afirmou a presidente. A Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros retroativos a 1º de janeiro de 2026. A diferença referente ao reajuste do mês de janeiro será paga juntamente com a folha do mês de julho de 2026. Durante a sessão, o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, participou da Tribuna Livre e destacou a importância do reajuste para a valorização dos profissionais da educação. Segundo ele, a medida representa o cumprimento da legislação nacional e o reconhecimento do papel fundamental exercido pelos educadores no desenvolvimento do município. “Este reajuste demonstra o compromisso do município com a valorização dos profissionais do magistério e com a educação pública de qualidade. Estamos garantindo um direito previsto em lei e fortalecendo a carreira dos servidores que atuam diretamente na formação das nossas crianças e jovens”, afirmou o secretário. Com a aprovação pelo Legislativo, o projeto segue para sanção do prefeito municipal, passando a integrar o ordenamento legal do município de Dourados.
Deputado Zé Teixeira trabalha para garantir atendimentos em APAE de Angélica
A qualidade de vida e o desenvolvimento de 83 alunos atendidos pela Apae de Angélica ganharam um reforço decisivo com a intervenção direta do deputado Zé Teixeira. O parlamentar acionou a bancada federal de Mato Grosso do Sul, em Brasília, para assegurar o repasse de recursos destinados à compra de materiais permanentes e de consumo para o Centro de Educação Especial Valquíria Arruda da Silva. A iniciativa garante que a instituição mantenha a excelência no atendimento integral, que abrange desde a estimulação precoce até o suporte na vida adulta. O pedido de apoio chegou ao gabinete de Zé Teixeira por meio da diretora da unidade, Fabiana Silva Soares Moreira, que detalhou as necessidades urgentes para aprimorar o processo pedagógico e educacional. Reconhecido pelo histórico de suporte às entidades sociais, o deputado transformou a demanda em uma indicação formal na Assembleia Legislativa, pedindo celeridade dos deputados federais e senadores na viabilização das verbas. Para Zé Teixeira, o investimento na Apae de Angélica ultrapassa a questão burocrática e toca diretamente na dignidade das famílias. A aquisição dos materiais permitirá uma resposta mais eficiente nos atendimentos de reabilitação e inclusão de pessoas com deficiências intelectuais, múltiplas e motoras. O foco é assegurar que a estrutura física da escola acompanhe a dedicação dos profissionais que atuam na linha de frente. O impacto dessa ação parlamentar reflete o compromisso de Zé Teixeira em fortalecer a rede de atenção à saúde e assistência social no interior do Estado. Ao garantir recursos para materiais de consumo e equipamentos, o deputado assegura a autonomia dos alunos e o bem-estar de toda a comunidade local, consolidando o suporte necessário para que a Apae continue sendo o pilar de apoio para quem mais precisa de atenção e respeito.
IPTU à vista com desconto de até 30% ou 1ª parcela vencem nesta terça em Dourados
A Prefeitura de Dourados reforça o alerta aos contribuintes: vence nesta terça-feira (10), o prazo para pagamento à vista do IPTU 2026, com desconto de até 30%, ou da primeira parcela para quem optar pelo parcelamento em até 10 vezes sem juros. Neste ano, o município adotou de forma definitiva o modelo 100% digital para o Imposto Predial e Territorial Urbano, deixando de emitir e enviar carnês impressos pelos Correios. A mudança garante mais comodidade ao contribuinte, que pode acessar e pagar o tributo por celular, tablet ou computador, além de gerar uma economia superior a R$ 1 milhão aos cofres públicos, recursos que serão destinados a áreas essenciais como Educação e Saúde. Para facilitar o acesso às guias, a Prefeitura disponibiliza a assistente virtual Doura, ferramenta que integra o processo de modernização dos serviços públicos municipais. Por meio do WhatsApp (67) 99895-0137, o contribuinte pode solicitar a emissão do boleto de forma rápida e segura. O serviço também está disponível no site oficial www.dourados.ms.gov.br, onde a Doura aparece em destaque na página inicial. A política de descontos do IPTU 2026 varia conforme o histórico de pagamento do imóvel. Contribuintes que quitaram o imposto à vista nos últimos quatro anos têm direito a 30% de desconto. Quem realizou ao menos um pagamento parcelado no período pode obter 25%. Para imóveis sem débitos vencidos, mas fora do Programa Bom Pagador, o desconto é de 20%. Já contribuintes com dívidas parceladas e em dia recebem 15%, enquanto imóveis com débitos vencidos têm desconto de 10%. Pensando em quem tem dificuldade de acesso digital, a Prefeitura ampliou os pontos de apoio para impressão das guias do IPTU 2026, tanto na área urbana quanto nos distritos. Os atendimentos ocorrem em diversas escolas municipais de Dourados e também em locais estratégicos nos distritos, oferecendo emissão de boletos e orientações, inclusive para atualização cadastral. Além disso, a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Avenida Presidente Vargas, nº 309, funciona em horário ampliado, das 7h30 às 16h, exclusivamente para emissão de guias. Também é possível obter atendimento no Centro Administrativo Municipal, na Secretaria de Fazenda, na Câmara de Vereadores (Shopping Avenida Center) e no PoupaTempo Dourados, no Jardim Água Boa. A Secretaria Municipal de Fazenda mantém ainda canais exclusivos de atendimento para emissão de boletos, esclarecimentos e correções cadastrais, por telefone, WhatsApp e e-mail, garantindo suporte aos contribuintes neste último dia de prazo para o pagamento do IPTU 2026.
Entrega de kits e uniformes no primeiro dia de aula emociona pais de estudantes
O início do ano letivo na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Dourados foi marcado pela emoção de pais e estudantes que receberam uniformes e kits de material escolar no primeiro dia de aula. O prefeito Marçal Filho dedicou parte da agenda desta manhã de segunda-feira, dia 9, para percorrer escolas e entregar pessoalmente os materiais. Acompanhado pelo secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, o prefeito chegou às 7h20 na Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, localizada no Jardim Maracanã e foi recebido com festa pelos estudantes. A Prefeitura de Dourados investiu R$ 5.491.158,79 na compra dos kits escolares e outros R$ 1.776.500,00 na aquisição dos uniformes para mais de 30 mil estudantes. “Além desses investimentos, iremos encaminhar para a Câmara Municipal o projeto de lei que autoriza o pagamento do piso nacional para os professores do município, ou seja, estamos nos antecipando por entender que professor valorizado garante um ensino ainda melhor para nossas crianças”, enfatizou Marçal Filho. Na Escola Clarice o Marçal Filho interagiu com os alunos do Ensino Fundamental, questionou alguns estudantes sobre o sonho deles para o futuro e deixou uma mensagem de incentivo: “Com fé em Deus, com dedicação nos estudos, com respeito aos pais e professores, vocês podem ser o que sonharem”. Na sequência, o prefeito afirmou que o caminho para atingir os objetivos era pela Educação. “Aproveitem bem a oportunidade que vocês estão recebendo, se dediquem aos estudos, deixem os pais de vocês orgulhosos e felizes com boas notas e nunca desistam de sonhar, mas é o ensino que vocês estão recebendo hoje que vai tornar real seus sonhos”, completou. A Escola Municipal Clarice Bastos Rosa, localizada no Jardim Maracanã, recebeu os alunos e o prefeito Marçal Filho com festa. Foto: A. Frota A diretora Valkiria Theodoro Tomazeli conduziu a entrega dos uniformes e materiais ao lado do prefeito e do secretário de Educação. “É muito importante para nossos alunos receber o senhor aqui, prefeito Marçal Filho e o nosso secretário Nilson Aparecido”, enfatizou. “A presença de vocês demonstra o respeito e o compromisso com a educação dos novos jovens e somos testemunhas do trabalho inovador e sério que a atual gestão está fazendo na Educação”, completou Valkiria. A venezuelana Rosalina Perez foi acompanhar o neto no primeiro dia de aula e não escondia a emoção ao receber a caixa com o kit de material escolar e o uniforme. “A gente não teria dinheiro para comprar os cadernos e outros materiais, porque o salário mal dá para pagar o aluguel e o alimento”, contou. “Esse programa da Prefeitura de Dourados significa muito para a gente e dá tranquilidade para saber que a criança já começa o ano com material para estudar”, completou Rosalina. Da mesma forma, os estudantes da Escola Municipal Clarice Bastos Rosa eram pura euforia, enfatizando a qualidade dos materiais, tudo de primeira linha e de marcas consolidadas como Faber Castell, Tilibra, entre outras. “Meus pais não teriam como comprar esses cadernos e todos esses materiais de uma vez, mas com o kit que ganhei eles não terão essa preocupação”, afirmou Ana Paula, que revelou o sonho de seguir estudante até se formar em Medicina. DISTRITOS ATENDIDOS Após sair da Escola Municipal Clarice Rosa Bastos, o prefeito seguiu para o Centro de Educação Infantil Vô Cazuza, localizado no Distrito de Vila Vargas. Os pequenos alunos receberam Marçal Filho com aplausos e foram presenteados pelo prefeito com uniformes e kits escolares. “Esse material faz uma diferença muito grande na vida da gente, porque tenho duas crianças matriculadas aqui no Vô Cazuza e dificilmente teria condições de comprar tudo isso para elas”, revelou a dona-de-casa Beatriz Alves Flores. A diarista Juliana Benites também se emocionou ao receber das mãos do prefeito Marçal Filho o uniforme e o kit escolar para o filho. “Esse trabalho que a Prefeitura de Dourados está fazendo, entregando o material no primeiro dia de aula, dá uma tranquilidade para a gente”, ressaltou. “E não é qualquer material escolar não, é tudo de marca que a maioria dos pais aqui de Vila Vargas não poderia comprar”, continuou. “Agradeço muito a Prefeitura de Dourados por estar se preocupando com as nossas crianças”, completou Juliana Benites. Saindo do Ceim de Vila Vargas, o prefeito Marçal Filho se deslocou até o Distrito de Macaúba onde entregou os uniformes e kits para os estudantes da Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos. “Pela primeira vez na história de Dourados, vocês estão recebendo uniforme e material escolar no primeiro dia de aula e quero dizer que a prefeitura seguirá fazendo todos os esforços para que a Educação da nossa cidade seja referência para todo Mato Grosso do Sul”, ressaltou o prefeito. “Aproveitem essa oportunidade que vocês estão tendo, se dediquem ao estudo e transformem a vida de vocês através da Educação, porque o conhecimento é uma conquista que ninguém vai poder tirar de vocês”, completou o prefeito. A Rede Municipal de Ensino atende aproximadamente 32 mil estudantes, distribuídos em 46 escolas, 39 Centros de Educação Infantil (Ceims), além de unidades conveniadas que ofertam cerca de 3 mil vagas para a educação infantil, e outras 1050 vagas de Ensino Fundamental abertas em salas cedidas pelo Governo do Estado, consolidando-se como uma das maiores estruturas educacionais de Mato Grosso do Sul.








