A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul unificou vozes nesta terça-feira (10) para prestar uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo Ricardo Eboli Gonçalves Ferreira. O deputado estadual Zé Teixeira foi um dos parlamentares a apresentar Moção de Pesar que acabou transformada em uma manifestação coletiva da Casa de Leis, tamanha a relevância do legado deixado pelo profissional, que dedicou décadas de sua vida à gestão pública e ao desenvolvimento sustentável do Estado. Ricardo Eboli faleceu nesta terça-feira, em Campo Grande. Sua jornada de serviço à população começou precocemente na década de 1990, quando assumiu o cargo de secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado aos 25 anos. Desde então, sua carreira foi marcada por uma entrega incansável ao desenvolvimento sustentável, passando por funções estratégicas como a diretoria da Agrosul e, mais tarde, consolidando sua atuação técnica como fiscal ambiental no Imasul, onde ingressou em 2001. A liderança de Eboli transcendeu os gabinetes técnicos e alcançou a representatividade política em Corumbá, onde foi secretário municipal de Meio Ambiente e, posteriormente, eleito vice-prefeito para o mandato de 2009 a 2012. Sua capacidade de articulação e compromisso com o Pantanal foram marcas registradas, levando-o inclusive a assumir interinamente a Prefeitura de Corumbá em 2012. O retorno de Ricardo Eboli ao Imasul em 2013 marcou uma fase de grandes avanços no licenciamento ambiental do Estado, culminando em sua nomeação como diretor-presidente da instituição em 2017. Sob sua gestão, o Instituto avançou na modernização de processos, sempre equilibrando a proteção dos recursos naturais com a necessidade de crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Mesmo após deixar o cargo em 2019 por motivos pessoais, seu nome permaneceu como referência de competência e dedicação ao bem comum. A Moção de Pesar apresentada pelo deputado Zé Teixeira, além de ser um gesto de solidariedade aos familiares e amigos, assegura que o nome de Ricardo Eboli figure nos registros históricos da Assembleia como um exemplo de homem público que dedicou sua vida a cuidar do futuro ambiental e social de todos os sul-mato-grossenses.
Operação Cartas Marcadas cumpre 76 ordens judiciais em 5 municípios de MS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/MPMS), em atenção à delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, deflagrou na manhã de hoje, dia 10/02, a operação denominada “Cartas Marcadas”, que teve como objetivo o cumprimento, nos Municípios de Campo Grande, Corguinho, Rio Negro, Rochedo e Terenos de 46 (quarenta e seis) mandados de busca e apreensão, 5 (cinco) mandados de afastamento de cargos públicos, 22 (vinte e dois) mandados de proibição de contratar com o Poder Público e 3 (três) mandados de suspensão de contratos vigentes com o Poder Público, todos expedidos pelo Egrégio Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A investigação constatou a existência de organização criminosa voltada à prática de crimes contra a Administração Pública, instalada nos municípios de Corguinho e de Rio Negro, com núcleos de atuação bem definidos, liderada por agentes políticos que atuavam como principais articuladores do esquema criminoso. A organização criminosa se valia de servidores públicos corrompidos para frustrar o caráter competitivo de licitações públicas, direcionando os respectivos certames (desde contratações diretas para aquisição de materiais de expediente, mediante dispensas indevidamente manipuladas, até a contratação de empresas para a execução de obras públicas, as quais, não raro, eram iniciadas antes mesmo da formalização contratual) às empresas integrantes do esquema, em contratos que, só nos últimos 3 (três) anos, se aproximam dos R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais). Durante os trabalhos, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul valeu-se de provas obtidas, especialmente o conteúdo extraído de alguns telefones celulares apreendidos, nas Operações Turn Off e Malebolge, compartilhadas mediante autorização judicial, que revelaram o modus operandi da organização criminosa e possibilitaram que se chegasse até os agentes políticos que dirigiam o esquema. A operação contou com apoio operacional do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). “Cartas Marcadas” – termo que dá nome à operação – alude à ideia de um jogo previamente manipulado, em que o desfecho é conhecido antes mesmo do início. No caso, as contratações sob apuração foram direcionadas de antemão às empresas investigadas, por meio de ajustes espúrios, para conferir aparência de lisura a uma escolha que já estava determinada.
DOF apreende mais de 300 quilos de maconha em Ponta Porã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de segunda-feira (9), um adolescente de 16 anos transportando 318 quilos de maconha. A ação ocorreu na rodovia MS-164, em Ponta Porã. Os militares faziam patrulhamento quando visualizaram um Fiat Uno de cor branca trafegando em alta velocidade e realizando ultrapassagens em locais proibidos. Diante da suspeita, os policiais realizaram a abordagem ao veículo. Durante a vistoria, foram localizados 288 tabletes de maconha espalhados pelo porta-malas, banco traseiro e assoalho do carro. Questionado, o menor afirmou que foi contratado em Campo Grande para buscar o veículo já carregado no Paraguai e levá-lo de volta à capital sul-mato-grossense, serviço pelo qual receberia R$ 2 mil. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 655 mil, foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã.
Programa Melhor em Casa garante qualidade de vida para pacientes em Dourados
Reestruturado pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), o Programa Melhor em Casa passou por uma importante ampliação em 2025 e segue fortalecido em 2026, garantindo atendimentos domiciliares qualificados, inclusive com plantões nos fins de semana e feriados, conforme a necessidade clínica dos pacientes. A iniciativa tem como principal objetivo oferecer não apenas assistência em saúde, mas também acolhimento e cuidado humanizado a pessoas acamadas ou domiciliadas com quadros graves ou instáveis. “Atendendo determinação do prefeito Marçal Filho, estamos direcionando atenção integral às pessoas e, com isso, garantido mais qualidade de vida para quem precisa do serviço público de saúde”, enfatiza Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Desde que foi ampliado, em agosto de 2025, o Programa Melhor em Casa já realizou 3.426 atendimentos, envolvendo serviços de enfermagem, medicina e fisioterapia. Somente em fevereiro de 2026, foram contabilizados 576 atendimentos, demonstrando o crescimento e a consolidação do serviço, por meio do direcionamento do prefeito Marçal Filho, que inclusive esteve presente em algumas visitas domiciliares para acompanhar de perto o funcionamento e solicitar aprimoramento das ações. As visitas domiciliares ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã e da tarde, com média de quatro a cinco atendimentos por turno. De acordo com o coordenador do programa, Gerson da Silva Almeida, a reestruturação promovida pela atual gestão foi fundamental para ampliar o alcance do serviço. “A equipe foi recomposta e ficou completa novamente a partir de agosto, após o trabalho da gestão Marçal Filho. Também foram disponibilizados veículos, o que permitiu a divisão das equipes e a ampliação dos atendimentos. Com isso, a enfermagem passou a realizar plantões aos fins de semana e feriados, intensificando os cuidados aos pacientes mais graves e fortalecendo o papel do programa como elo de transição entre o ambiente hospitalar e o domiciliar”, destacou. O Programa Melhor em Casa atende, prioritariamente, pacientes que sofreram Acidente Vascular Cerebral (AVC) recente, pessoas com doenças congênitas, pacientes em pós-operatório de fraturas — especialmente de fêmur —, pacientes oncológicos, pessoas com doenças degenerativas e pacientes com lesões de pele em grau III e IV. Os encaminhamentos são realizados pelos hospitais onde o paciente esteve internado ou pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), após o retorno ao domicílio. Para garantir a segurança e a qualidade da assistência, a avaliação e a admissão dos pacientes seguem um instrumento padronizado, alinhado rigorosamente ao Protocolo Nacional do Programa Melhor em Casa. Segundo o coordenador, isso assegura critérios técnicos bem definidos, estratificação adequada dos usuários e maior segurança assistencial. Com essa atuação, a Prefeitura de Dourados contribui diretamente para a redução de internações prolongadas, ao mesmo tempo em que promove mais conforto, dignidade e qualidade de vida às pessoas com limitações temporárias ou permanentes. “Com uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, e com atendimento inclusive aos fins de semana, conseguimos acelerar altas hospitalares e permitir que o tratamento seja concluído no ambiente familiar, de forma segura e humanizada”, finalizou Gerson da Silva Almeida.
Denúncia em Dourados deflagraram operação da PF, RFB e CGU contra fraudes ao programa Farmácia Popular
A Polícia Federal, em atuação conjunta com a Receita Federal do Brasil (RFB) e a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou, nesta terça-feira (10/2), a Operação OTC – Over The Counter – com cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão e de sequestro de bens nas cidades de João Pessoa/PB, de Pirangi/SP, de Carazinho/RS e de Lagoa Santa/MG. As diligências iniciaram-se com a constatação de fraudes em farmácias beneficiadas pelo programa Farmácia Popular, na cidade de Dourados/MS, utilizando de forma indevida o nome e o CPF de pessoas e simulando venda fictícia de medicamento, com os benefícios do Programa Farmácia Popular. Os investigados utilizavam-se de interpostas pessoas para informar, no sistema oficial do programa, a venda de inúmeros medicamentos que nunca tinham sido adquiridos ou vendidos de fato para os CPFs informados. As investigações apontam que uma organização criminosa era responsável por comandar fraudes no Programa Farmácia Popular, em todo o país, movimentando milhões de reais. A deflagração da operação cumpre determinação do Juízo Federal da 2ª Vara de Dourados/MS com expedição de mandados de busca e apreensão de provas, de bens e do sequestro de contas bancárias, de veículos e de imóveis no valor que ultrapassa R$ 8 milhões, relativo a sete pessoas jurídicas e nove pessoas físicas integrantes do esquema.
Câmara de Dourados aprova homenagem ao ex-vereador Creusimar Barbosa da Silva
A Câmara Municipal de Dourados prestou homenagem ao ex-vereador Creusimar Barbosa, falecido no último dia 20 de janeiro, ao aprovar, durante as sessões ordinárias realizadas nesta segunda-feira (9), emenda da Lei nº 4.868, passando a denominá-la “Lei Creusimar Barbosa da Silva”, em reconhecimento justo e merecido ao parlamentar, autor da proposição original apresentada no exercício de seu mandato na Casa Legislativa. Aprovada em julho de 2022, a referida Lei representou um avanço na promoção da acessibilidade e da inclusão social no município de Dourados, ao assegurar a disponibilização de carrinhos de compras adaptados em hipermercados e supermercados, garantindo maior autonomia, dignidade e respeito às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Propositor da ementa aprovada, o vereador Daniel Júnior (PP) afirma que a medida aprovada por unanimidade constitui um reconhecimento público e institucional ao trabalho legislativo desenvolvido pelo idealizador da Lei. “A atuação do Creusimar foi marcada pelo compromisso com políticas públicas voltadas à justiça social, à defesa dos direitos das pessoas com deficiência e à construção de uma cidade mais humana e inclusiva”, afirma. Acessibilidade e Promoção da Dignidade Creusimar Barbosa faleceu aos 65 anos ao não resistir à uma cirurgia cardíaca. Natural de Mirante do Paranapanema (SP), construiu em Dourados uma trajetória marcada pelo compromisso com as causas sociais e pelo cuidado com as pessoas que mais precisavam da atuação do poder público. Morador do distrito de Vila Vargas, foi vereador por um mandato, no período de 2021 a 2024. À frente da Comissão de Assistência Social, Creusimar se dedicou à construção de projetos, ações e melhorias com impacto real na vida da população mais vulnerável, sempre pautado pelo diálogo, pela escuta e pela busca de soluções concretas. Destacou-se pela firme atuação em defesa das pessoas com deficiência física, sendo um defensor da acessibilidade e da promoção da dignidade, da autonomia e do respeito às diferenças. Seu trabalho refletia sensibilidade social e profundo senso de justiça.
Polícia Civil recupera maquinário agrícola avaliado em R$ 685 mil
Após intenso trabalho de investigação, o Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Polícia de Caarapó, com apoio da Delegacia Regional de Naviraí, recuperou de um maquinário agrícola avaliado em aproximadamente R$ 685.000,00. O bem, uma pá carregadeira, havia sido furtado no município de Jateí, no mês de dezembro de 2025. A partir de diligências investigativas contínuas e análise de informações de inteligência, apurou-se que o maquinário poderia estar ocultado na zona rural de Caarapó, o que ensejou a intensificação do monitoramento por parte das equipes policiais. No decorrer das diligências, após criterioso acompanhamento da área indicada com utilização de drones, os policiais civis localizaram a pá carregadeira em um imóvel rural, a qual ainda apresentava sinais identificadores originais, confirmando tratar-se do bem subtraído. Diante da constatação, o maquinário foi devidamente apreendido e encaminhado para os procedimentos legais cabíveis, visando à posterior restituição ao legítimo proprietário. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar e responsabilizar todos os envolvidos nos crimes de furto e de receptação.
Ação na UBS do Parque do Lago II garantiu atendimentos e capacitação para o público
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) realiza ações distintas e leva atendimento em saúde e dinâmicas à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Lago II, em alguns sábados. Na atividade do dia 07, por exemplo, contracepção, odontologia e saboaria foram algumas das atividades da programação. Conforme a diretora da UBS, Ana Paula Albertoni foram realizados 32 atendimentos ao longo do dia. Entre os serviços ofertados, destacaram-se mais de 16 inserções de implante contraceptivo, coletas de exame citopatológico do colo do útero (preventivo), consultas odontológicas, além de orientações gerais de saúde e outros atendimentos conforme a demanda apresentada pelos usuários. Essas iniciativas buscam atender, principalmente, moradores que enfrentam dificuldades para comparecer à unidade durante a semana, devido a carga horário de trabalho e/ou estudos garantindo cuidado ampliado, prevenção e promoção da saúde. As ações são planejadas pelas equipes das UBSs a partir das principais demandas identificadas no território. O objetivo é oferecer atendimentos estratégicos e resolutivos, priorizando situações que necessitam de atenção especial e ampliando o vínculo entre a unidade de saúde e a comunidade.Conforme a diretora, Ana Paula Albertoni, a programação deve continuar nos próximos meses.“Novas edições aos sábados já estão previstas e serão realizadas conforme a avaliação das necessidades locais e a capacidade de organização das equipes”. A direção explica que a participação nas ações depende da atividade proposta. Em geral, o acesso é universal, ou seja, todas as pessoas que manifestarem interesse podem participar, como ocorre, por exemplo, nas ações de vacinação. Entretanto, é dada prioridade aos moradores que residem no território de abrangência da unidade e aos usuários acompanhados pela equipe de saúde de referência. Ainda conforme a direção, a aceitação da comunidade tem sido bastante positiva, especialmente quando os procedimentos são previamente agendados, o que facilita tanto a organização dos usuários quanto o fluxo de atendimentos. Mesmo nas ações de livre demanda, a equipe tem investido em divulgação e acolhimento, reforçando o compromisso de ampliar o acesso aos serviços de saúde. Além dos atendimentos clínicos, o sábado também foi marcado por uma oficina de saboaria artesanal, realizada no período da tarde. A atividade foi destinada às participantes do grupo terapêutico “Expressarte”, formado por mulheres moradoras do território do Parque do Lago II. O grupo, atualmente com 13 participantes, foi criado a partir de uma pesquisa de dissertação do Mestrado em Saúde da Família (UFMS), desenvolvida pela psicóloga Jacqueline Mascoli. A oficina foi ministrada por Ana Galdino, moradora do território e proprietária da Flora e Luna Saboaria, que compartilhou seus conhecimentos sobre a produção de sabonetes artesanais. Todas as participantes estiveram presentes e se envolveram ativamente na atividade, que proporcionou momentos de descontração, relaxamento, autoconhecimento e aprendizado de novas habilidades, além de fortalecer os vínculos comunitários. A ação de saboaria foi planejada como uma atividade específica do grupo Expressarte, e a unidade já estuda a realização de novas atividades aos sábados ao longo de 2026, conforme o planejamento da equipe. As informações sobre futuras iniciativas serão divulgadas previamente, respeitando o público-alvo de cada ação.
Ivinhema e Pantanal jogam na quarta-feira de cinzas pela Copa do Brasil
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicou nesta segunda-feira (9) a tabela detalhada da primeira fase da Copa do Brasil. Os confrontos, definidos em jogo único, acontecem nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro. Nesta etapa inicial do torneio, 28 clubes brigam pelas 14 vagas na segunda fase. Em caso de empate ao fim da partida, a classificação será decidida em uma disputa por pênaltis. Nesta primeira fase, dois times de Mato Grosso do Sul entram em campo e os jogos acontecem na quarta-feira de cinzas, dia 18, às 19h30 (MS). O Ivinhema FC enfrenta o Independente-AP no Estádio Saraivão. Se avançar para segunda fase, o Azulão do Vale enfrenta o Volta Redonda-RJ, time da Série C do Campeonato Brasileiro, também como mandante. Já o FC Pantanal encara o Ji-Paraná-RO, no Estádio Biancão, em Rondônia Em caso de classificação, o time de Campo Grande vai à Erechim na segunda fase enfrentar o Ipiranga-RS, clube também da Série C do Brasileiro. Segunda fase Os 14 times classificados na fase inicial da Copa do Brasil se juntam a outros 74 clubes, entre eles o Operário FC. Os confrontos seguem definidos em jogo único e o Galo encara o ASA-AL, em Arapiraca. As datas reservadas para os duelos são 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março. Confira no link abaixo a tabela detalhada completa da primeira fase e todos os confrontos da segunda PDF Anexo Tamanho Tabela Copa do Brasil – 1 Fase.pdf (379.32 KB) 379.32 KB








