A Câmara Municipal de Dourados realizou a entrega de Moções de Aplauso à Escola Estadual Reis Veloso e à estudante Vitória Braun Dias dos Santos, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Projeto Educação ao Longo da Vida e à aprovação da aluna no vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A homenagem foi proposta pelo vereador Sergio Nogueira (PP), que destacou a conquista como um marco para a educação inclusiva no município. Vitória, aluna cadeirante e participante do projeto, conquistou uma vaga em uma universidade federal, resultado que simboliza superação, perseverança e a força transformadora de políticas educacionais inclusivas. Durante o ato solene, a estudante emocionou o público ao relatar sua alegria pela aprovação. “Fiquei muito feliz. Foi uma grande conquista. Deus faz as coisas na hora certa. Sou muito grata a Deus, à minha mãe, à Escola Reis Veloso e a todas as escolas públicas — estaduais e municipais — por onde passei durante minha trajetória. Estou muito feliz e também ansiosa por essa nova etapa”, afirmou. A mãe da estudante, Carla Braun, ressaltou a importância do Projeto Educação ao Longo da Vida no desenvolvimento da filha. “O projeto foi de extrema importância para a Vitória. A Escola Estadual Reis Veloso foi muito receptiva e acolhedora. Saber que minha filha foi aluna desse projeto é muito gratificante. Ele estimula a continuidade do aprendizado após o ensino médio e tem um papel fundamental na inclusão escolar”, destacou. O diretor da Escola Estadual Reis Veloso, professor José Carlos Severiano de Souza, também celebrou a conquista e o reconhecimento à instituição. “A aprovação da Vitória mostra que a escola pública, quando é acolhedora e trabalha com responsabilidade e inclusão, transforma vidas. O Projeto Educação ao Longo da Vida permite que os alunos desenvolvam habilidades, ampliem horizontes e sonhem mais alto. Essa homenagem é de toda a comunidade escolar”, afirmou. O vereador Sergio Nogueira enfatizou que a entrega das moções vai além de um reconhecimento formal. “Hoje celebramos uma história de superação e o resultado de um trabalho sério feito pela escola, pelos professores e pelo projeto. A conquista da Vitória é também a conquista da educação inclusiva. Precisamos valorizar iniciativas que garantem oportunidades reais e mostram que todos podem aprender e avançar quando têm apoio e respeito”, declarou. Vitória também destacou sua vivência no projeto. “Participar do Projeto Educação ao Longo da Vida foi uma experiência única. Fiz novos amigos, desenvolvi habilidades pessoais e de comunicação e fui estimulada a realizar meus sonhos. As aulas eram dinâmicas, os professores muito receptivos e utilizavam material adaptado de acordo com nossas limitações. A Escola Reis Veloso foi muito acolhedora comigo. Sou muito grata por tudo”, concluiu. Projeto trazido para Dourados A implantação do Projeto Educação ao Longo da Vida em Dourados é resultado de articulação institucional. O vereador Sergio Nogueira, juntamente com o diretor da Escola Reis Veloso, professor José Carlos, esteve na Secretaria Estadual de Educação, onde foram recebidos pelo secretário Hélio Dyer. Na ocasião, também visitaram a Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, onde o projeto já estava em funcionamento. A partir dessa experiência, o parlamentar e a direção escolar contribuíram para trazer o programa ao município, possibilitando que estudantes com deficiência tenham acesso à continuidade educacional, ao desenvolvimento de habilidades e ao fortalecimento da autonomia após a conclusão do ensino médio. A homenagem reforça o compromisso do Legislativo Municipal, da Secretaria Estadual de Educação e das escolas públicas com a promoção da educação inclusiva, a valorização de projetos que transformam vidas e o fortalecimento da escola pública como espaço de cidadania, dignidade e oportunidades.
Dill do Povo cobra implantação de Ecoponto na região noroeste de Dourados
Atento a uma reivindicação antiga dos moradores da região noroeste de Dourados, o vereador Dill do Povo (União) protocolou indicação na Câmara Municipal solicitando ao Poder Executivo a implantação de um Ecoponto para a coleta de galhos, restos de poda e outros resíduos, em bairros que há anos sofrem com o descarte irregular de lixo. O pedido foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho (PSDB), ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara Filho, ao chefe de gabinete, Juarez de Oliveira, ao diretor interino do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM), Fábio Luís da Silva, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), Luís Roberto Martins de Araújo. A proposta contempla os bairros Jardim Canaã I, Pelicano, Vitória, Ayde, Piratininga, Monte Líbano e Maracanã, que atualmente não contam com um local adequado para o descarte correto de galhos, restos de poda e outros resíduos sólidos. Segundo o vereador, a ausência de um Ecoponto tem levado moradores e prestadores de serviços a realizarem o descarte irregular em diversos pontos da região, como às margens da rodovia Nelson Moraes de Mattos, no cruzamento das ruas Izzat Bussuan e Dom Pedro I, no Jardim Monte Líbano, além de trechos da Avenida Canaã, no Jardim Carisma, entre outros locais. “Esse é um problema antigo, que gera transtornos diários à população. O acúmulo de lixo provoca mau cheiro, degrada o meio ambiente e, principalmente, coloca em risco a saúde das famílias”, destacou Dill do Povo. Os pontos de descarte irregular têm se transformado em focos do mosquito da dengue e em abrigo para animais peçonhentos, aumentando a preocupação dos moradores com a saúde pública e a segurança. A situação é alvo constante de reclamações da comunidade, que cobra soluções efetivas do poder público. Para o parlamentar, a implantação do Ecoponto é uma medida urgente e necessária, que irá contribuir para a organização urbana, a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população, além de facilitar o trabalho da prefeitura na destinação correta dos resíduos. “Nosso mandato é ouvir o povo e buscar soluções. A região Noroeste precisa desse Ecoponto, e vamos continuar cobrando até que essa demanda seja atendida”, afirmou. A indicação agora aguarda análise do Executivo Municipal. Enquanto isso, o vereador Dill do Povo reforça o compromisso de seguir lutando por melhorias concretas para os bairros e por uma cidade mais limpa e saudável.
Inspetor Cabral solicita informações sobre licitação da iluminação pública de Dourados
Durante a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada na segunda-feira (9), o vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou requerimento solicitando informações oficiais e detalhadas sobre a situação da iluminação pública no município, com foco no processo licitatório que deveria garantir a prestação integral do serviço. O parlamentar destaca que são inúmeros os pedidos de iluminação que chegam diariamente ao seu gabinete, vindos de moradores de diversos bairros que relatam postes apagados, lâmpadas queimadas e vias inteiras sem iluminação adequada, o que compromete a segurança e a qualidade de vida da população. O requerimento foi encaminhado ao prefeito, Marçal Filho, ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcântara Filho, e ao secretário municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Luís Roberto Martins de Araújo, solicitando esclarecimentos sobre a situação da iluminação pública no município e o andamento do processo licitatório. De acordo com o vereador, já se passou mais de um ano sem a conclusão de uma nova licitação, enquanto o município segue cobrando a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (COSIP), inclusive com reajustes. “A iluminação pública é um serviço essencial e está diretamente ligada à segurança das pessoas. Os questionamentos que estamos fazendo refletem aquilo que ouvimos diariamente da população, de moradores que pedem providências para suas ruas e bairros. Nosso objetivo é buscar informações claras e soluções que atendam essas demandas”, destacou Inspetor Cabral. Entre os questionamentos feitos no requerimento estão a situação atual da iluminação pública em Dourados e como estão sendo realizados os serviços de manutenção; os fundamentos técnicos e administrativos que levaram à suspensão da licitação pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS); a existência de um cronograma para a abertura de nova licitação; as medidas emergenciais adotadas para garantir a continuidade do serviço; e como está sendo feita a gestão dos recursos arrecadados com a Cosip.
Prefeitura prorroga prazo de pagamento do IPTU 2026 com desconto de até 30%
A Prefeitura de Dourados prorrogou para sexta-feira, dia 13 de fevereiro, o prazo para pagamento à vista com desconto de até 30% e da primeira parcela, para quem optar pela divisão em 10 vezes sem juros, do prazo do IPTU 2026, que terminaria na terça-feira, dia 10. “A elevada procura pelo boleto na Central de Atendimento ao Cidadão, bem como nos pontos de apoio como Poupatempo, Secretaria de Fazenda e escolas municipais, apontou a necessidade de prorrogar o prazo por mais 3 dias, dando oportunidade para que o douradense pague o IPTU e fique livre de juros, multas ou execução fiscal”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária municipal de Fazenda. Ele ressalta que prevalece o modelo digital do Imposto Predial e Territorial Urbano. Além de proporcionar maior comodidade ao contribuinte, que pode pagar o imposto por meios eletrônicos como celular, tablet e computadores, a medida também vai gerar economia de mais de R$ 1 milhão aos cofres públicos, dinheiro que será aplicado em áreas importantes como a Educação e Saúde. A atendente virtual “Doura” continua auxiliando o contribuinte na emissão de guias de IPTU. Para acessar a “Doura” basta adicionar o número 67 99895-0137 no WhatsApp e pronto. Quem preferir, pode acessar o site oficial da Prefeitura de Dourdos, no endereço www.dourados.ms.gov.br que a “Doura” já aparece em primeiro plano se oferecendo para ajudar. O acesso ao serviço é fácil, rápido e seguro, facilitando consideravelmente a forma de pagamento online. Até sexta-feira, dia 13 de fevereiro, fica mantida a política de descontos que pode chegar a 30%, de acordo com o histórico de pagamento do imóvel. Para quem pagou os últimos quatro anos à vista (benefício concedido a partir do 5º exercício), o desconto é de 30%; para quem pagou ao menos uma vez de forma parcelada nos últimos quatro anos (a partir do 5º exercício), 25% de desconto; para contribuintes sem débitos vencidos e que ainda não fazem parte do Programa Bom Pagador, o desconto é de 20%. Já quem possui dívidas de exercícios anteriores parceladas e rigorosamente em dia, tem direito a 15% de desconto; e, quem possui débitos ou dívidas vencidas vinculadas ao imóvel, o desconto é de 10%. Junto com a prorrogação do prazo, também foi estendido o atendimento nos pontos de apoio para impressão das guias do IPTU 2026 para atender contribuintes que têm dificuldade em baixar os boletos pelo site www.dourados.ms.gov.br ou pela assistente virtual “Doura”, através do WhattsApp número 67 99895-0137. Os pontos de apoio farão a emissão de boletos do IPTU 2026 e também prestarão orientações e esclarecimentos ao público, sobretudo em relação às atualizações cadastrais. Até sexta-feira, dia 13, quem precisar imprimir as guias do IPTU pode procurar os pontos de apoio, sempre das 7h30 às 13h30, na Escola Municipal Professora Antônia Cândida de Melo (Parque das Nações II); Escola Municipal Professora Maria da Conceição Angélica (Jardim Guaicurus); Escola Municipal Prefeito Álvaro Brandão (Jardim João Paulo II); Escola Municipal Laudemira Coutinho de Melo (Jardim Santa Maria); Escola Municipal Sócrates Câmara (Jardim Canaã I); Escola Municipal Armando Campos Belo (Jardim Santa Brígida); Escola Municipal Professor Manoel Santiago de Oliveira (Vila Rosa); Escola Municipal Professora Avani Cargnelutti Fehlauer (Jardim Flórida I); Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo (Parque Alvorada); Escola Municipal Professora Iria Lúcia Wilhelm Konzen (Parque do Lago II); Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade (Vila Adelina); Escola Municipal Neil Fioravanti – CAIC (Parque Nova Dourados) e Escola Municipal Professora Elza Farias Kintschev Real (Conjunto Eulália Pires Cohab II). Os contribuintes que residem nos distritos continuarão atendidos até sexta-feira, dia 13, nos seguintes locais, também das 7h30 às 13h30: CRAS – Vila Vargas; Sala de Catequese da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora (Distrito de Indápolis); Escola Municipal Dom Aquino Correa (Distrito de Panambi); Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes (Vila São Pedro); Escola Municipal Padre Anchieta (Distrito de Vila Formosa); Escola Municipal Coronel Firmino Vieira de Matos (Distrito de Macaúba); Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté (Distrito de Itahum). A Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, centro, também vai manter o atendimento ao contribuinte em horário ampliado, das 7h30 às 16h, exclusivamente para emissão de guias do IPTU 2026. Quem preferir, também pode emitir a guia do IPTU 2026 no Centro Administrativo Municipal, no bloco da Secretaria de Fazenda e na Câmara de Vereadores (Shopping Avenida Center), onde a Prefeitura de Dourados instalou um ponto de atendimento ao contribuinte, bem como no PoupaTempo Dourados (Jardim Água Boa). CANAIS DE ATENDIMENTO Os Canais de Atendimentos para emissão do Boleto do IPTU 2026 são: Núcleo de Cobrança, através dos telefones 2222-1921 e (67) 9 8163-0490 WhatsApp, bem como pelos endereços de email: cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br e iptu@dourados.ms.gov.br Os canais exclusivos para correção de nome do proprietário e/ou endereço de correspondência são os telefones 2222-1944 e (67) 9 8163-0470 WhatsApp ou através do endereço de email: cadastro.imobiliario@dourados.ms.gov.br
Dourados conquista Selo Ouro em Prêmio Nacional de Alfabetização na idade certa
A Prefeitura de Dourados acaba de conquistar, através da Secretaria Municipal de Educação, destaque nacional com o Selo Ouro na 2ª edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, referente a 2025. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Educação, valoriza as redes de ensino que se destacam em políticas e ações para garantir a alfabetização das crianças na idade certa. A premiação faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca assegurar que todos os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental. O selo avalia, entre outros critérios, as políticas públicas de alfabetização implementadas; a formação de professores e gestores; o monitoramento dos resultados de aprendizagem e o regime de colaboração entre União, Estado e Município. “A conquista representa o esforço coletivo de gestores, professores, coordenadores e demais profissionais da rede municipal, que vêm se empenhando para melhorar os índices de alfabetização”, afirmou o prefeito Marçal Filho ao ser informado sobre a conquista do Selo Ouro pela Prefeitura de Dourados. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, ressaltou o papel dos profissionais das escolas e as ações desenvolvidas pela rede. “Essa conquista é de cada profissional que está na sala de aula e nas escolas, acompanhando de perto o desenvolvimento das crianças”, argumentou. “Temos trabalhado com formação continuada, acompanhamento pedagógico e programas específicos de alfabetização, e os resultados começam a aparecer”, completou Nilson Francisco. Na atual gestão, sob a liderança do prefeito Marçal Filho, o município intensificou as ações voltadas à alfabetização, com a implementação de programas de recuperação da aprendizagem, ampliação da formação docente, monitoramento sistemático dos indicadores educacionais e fortalecimento de projetos de leitura e escrita. “A conquista do Selo Ouro reafirma o compromisso de Dourados com a alfabetização e com a melhoria contínua da qualidade da educação”, finalizou Nilson Francisco da Silva. De acordo com a edição 48 do Boletim Compromisso, das 5.595 redes que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), 4.872 realizaram a inscrição e 4.728 (97%) obtiveram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. No contexto geral, entre redes estaduais e municipais, 2.285 foram contempladas com Selo Ouro; 1.896 redes foram contempladas com Selo Prata; 547 com Selo Bronze. O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas exitosos das secretarias municipais e estaduais de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A iniciativa foi lançada por meio do Decreto nº 12.191, de 20 de setembro de 2024. A principal meta da premiação é incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o atingimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O prêmio busca, ainda, reconhecer os esforços de gestão realizados pelas secretarias municipais de educação na implementação das estratégias estabelecidas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, além de sistematizar e disseminar práticas exitosas de gestão das secretarias de educação, com vistas a estimular o compartilhamento de conhecimentos e de inovações nas políticas de alfabetização.
Secretaria de Obras Públicas avança com asfalto no Altos do Indaiá após décadas de espera dos moradores
Depois de quase três décadas convivendo com poeira no período seco e lama nos dias de chuva, moradores de parte do bairro Altos do Indaiá, em Dourados, começam a ver a realidade mudar com o avanço das obras de pavimentação asfáltica. As intervenções são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e têm como foco melhorar a mobilidade urbana, garantir acessibilidade e elevar a qualidade de vida da população local. O prefeito Marçal Filho vistoriou nesta terça-feira (10) o pacote de obras que inclui pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais, sinalização viária, calçamento e adequações de acessibilidade. As melhorias, nesta etapa, contemplam as ruas Bernadina Valéria Bittencourt, Cassiano Raimundo Ojeda, Izauro Alves do Amaral, Manoel João Ferreira, Maria Cristina Marques, Sidinez Pereira de Almeida e Thealmo João Ioris. No momento, os serviços estão concentrados na Rua Izauro Alves do Amaral. O investimento total é de R$ 2.248.000,00, com recursos da Sudeco, e execução da empresa Planacon. A pavimentação no Altos do Indaiá começou em julho do ano passado e, devido à grande extensão do bairro, vem sendo realizada por etapas, com a inclusão gradual de novas vias. Marçal Filho tem acompanhado de perto o andamento das obras. Durante vistoria nesta terça-feira, o prefeito conferiu a aplicação da capa asfáltica, considerada a fase final do conjunto de serviços, e verificou a espessura da massa utilizada, no entanto, também tem fiscalizado o início e o desenvolvimento dos trabalhos. Marçal destacou a importância da qualidade técnica. “Aqui não é obra para durar pouco”, anunciou. “Exigimos que seja bem feita desde a base, com drenagem adequada e asfalto na espessura correta, porque o dinheiro público precisa gerar benefício permanente. Levar asfalto é levar dignidade, segurança e desenvolvimento para os bairros”, afirmou. Morador da Rua Izauro Alves do Amaral há 18 anos, Álvaro Vasconcelos comemorou a chegada do asfalto. “A gente esperava muito por esse trabalho. Agora vai melhorar tudo, acabar com o barro, além de valorizar os imóveis. Dá para ver que é um serviço bem feito”, destacou. Com o avanço das obras, a expectativa da prefeitura é concluir mais etapas nas próximas semanas, garantindo que o Altos do Indaiá deixe definitivamente para trás décadas de ruas sem pavimentação.
Prefeitura reativa Conselho de Esportes e anuncia entrega do Ginásio Municipal
A Prefeitura de Dourados reativou, nesta terça-feira (10), o Conselho Municipal de Esportes e Lazer (Comel), após oito anos de inatividade. A posse dos conselheiros foi realizada no gabinete do prefeito Marçal Filho e marca a retomada de um espaço estratégico para a construção de políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer no município. A iniciativa está respaldada pelo Decreto nº 523, de 15 de janeiro de 2026, que trata da reestruturação administrativa da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) e da legislação aplicável ao conselho e contou com a participação dos vereadores Jânio Miguel, Edson Souza, Elias Ishy e Adilson Freitas Valdez, o Dil. Durante a solenidade, o prefeito Marçal Filho ressaltou a importância do Conselho nas decisões da gestão municipal. “Acreditamos na participação comunitária nas decisões para evitar erros e trazer contribuições para a administração”, enfatizou. “Desde o início da gestão, temos ouvido a população para entender as demandas e ideias, inclusive na área do esporte”, afirmou. Ele destacou, no entanto, que o município enfrenta grandes desafios financeiros e, segundo o prefeito, áreas como esporte e cultura acabam sendo mais impactadas, já que a prioridade orçamentária é direcionada para saúde e educação. Marçal Filho também chamou atenção para a redução dos repasses federais aos municípios, lembrando que a maior parte dos tributos arrecadados no país fica concentrada na União. “Os recursos próprios da prefeitura são insuficientes para atender todas as demandas”, afirmou. “Para realizar eventos e projetos, dependemos crucialmente de parcerias com o Governo do Estado, deputados e senadores”, pontuou. O prefeito ainda observou que o ano eleitoral federal e estadual torna o calendário mais apertado neste ano, dificultando a celebração de convênios e a liberação de recursos. Apesar das limitações orçamentárias, Marçal Filho anunciou que a administração está nos detalhes finais para a entrega do Ginásio Municipal de Esportes, uma das principais praças esportivas da cidade, que estava há longo período em reforma e em condições precárias. A expectativa é de que o espaço, após revitalizado, volte a sediar competições, projetos sociais e atividades esportivas voltadas à comunidade. A diretora-presidente da Fundação de Esportes de Dourados, Sandra Giselly, destacou que o Comel terá papel fundamental na formulação de políticas públicas. “Nosso objetivo é formular, fortalecer e acompanhar o esporte e o lazer em nosso município, garantindo que essas áreas sejam tratadas como direitos sociais, promovendo inclusão, saúde, cidadania e qualidade de vida para população”, afirmou. Com experiência na Fundação de Esporte desde 2011, Sandra ressaltou a importância dos conselhos e do trabalho coletivo. Segundo ela, o grupo será dividido em comissões e terá como primeiras tarefas a eleição de vice-presidente e secretário, além da elaboração do regimento interno. O Conselho Municipal de Esportes e Lazer é composto por representantes da Funed, da Secretaria Municipal de Educação, professores de Educação Física das escolas particulares, colegiados dos cursos de Educação Física de universidades públicas e privadas, Centro de Apoio ao Portador de Deficiência, entidades representativas dos idosos, órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente, Conselho Regional de Educação Física, Câmara Municipal e entidades esportivas formalmente estabelecidas. Tomaram posse como conselheiros titulares Wellington Nogueira Leite da Silva, Anderson Oliveira Mamede, Jozafa Ferreira da Silva, Robson Barbosa de Oliveira, Jacqueline da Silva Nunes, Giselle Ferreira da Silva Tosta, Rosa Gomes de Souza, Heloisa Silva Gabriel, Eriobaldo Fernando Dantas Pimentel, o vereador Jânio Colman Miguel e Daniel Traina Gama. Como suplentes, assumem José Luiz Ruiz Olmedo, Eudilene Vilella de Lima, Denis Augusto da Silva, Rogério da Cruz Montes, Mário Sérgio Vaz da Silva, Elizandra Marinho de Albuquerque, Idalina Cristina Ferrari, Cristiane Campos de Andrade, Maria Augustha Espíndola Domingues de Oliveira Figueredo, o vereador Adilson Freitas Valdez e Milton Isamo Okazachi. Com a reativação do Comel e a iminente entrega do ginásio, a gestão municipal aposta no fortalecimento do esporte como ferramenta de inclusão social e qualidade de vida, mesmo diante das restrições financeiras enfrentadas pelo município.
Zé Teixeira presta homenagem ao engenheiro agrônomo Ricardo Eboli
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul unificou vozes nesta terça-feira (10) para prestar uma homenagem póstuma ao engenheiro agrônomo Ricardo Eboli Gonçalves Ferreira. O deputado estadual Zé Teixeira foi um dos parlamentares a apresentar Moção de Pesar que acabou transformada em uma manifestação coletiva da Casa de Leis, tamanha a relevância do legado deixado pelo profissional, que dedicou décadas de sua vida à gestão pública e ao desenvolvimento sustentável do Estado. Ricardo Eboli faleceu nesta terça-feira, em Campo Grande. Sua jornada de serviço à população começou precocemente na década de 1990, quando assumiu o cargo de secretário adjunto de Meio Ambiente do Estado aos 25 anos. Desde então, sua carreira foi marcada por uma entrega incansável ao desenvolvimento sustentável, passando por funções estratégicas como a diretoria da Agrosul e, mais tarde, consolidando sua atuação técnica como fiscal ambiental no Imasul, onde ingressou em 2001. A liderança de Eboli transcendeu os gabinetes técnicos e alcançou a representatividade política em Corumbá, onde foi secretário municipal de Meio Ambiente e, posteriormente, eleito vice-prefeito para o mandato de 2009 a 2012. Sua capacidade de articulação e compromisso com o Pantanal foram marcas registradas, levando-o inclusive a assumir interinamente a Prefeitura de Corumbá em 2012. O retorno de Ricardo Eboli ao Imasul em 2013 marcou uma fase de grandes avanços no licenciamento ambiental do Estado, culminando em sua nomeação como diretor-presidente da instituição em 2017. Sob sua gestão, o Instituto avançou na modernização de processos, sempre equilibrando a proteção dos recursos naturais com a necessidade de crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Mesmo após deixar o cargo em 2019 por motivos pessoais, seu nome permaneceu como referência de competência e dedicação ao bem comum. A Moção de Pesar apresentada pelo deputado Zé Teixeira, além de ser um gesto de solidariedade aos familiares e amigos, assegura que o nome de Ricardo Eboli figure nos registros históricos da Assembleia como um exemplo de homem público que dedicou sua vida a cuidar do futuro ambiental e social de todos os sul-mato-grossenses.
Operação Cartas Marcadas cumpre 76 ordens judiciais em 5 municípios de MS
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco/MPMS), em atenção à delegação da Procuradoria-Geral de Justiça, deflagrou na manhã de hoje, dia 10/02, a operação denominada “Cartas Marcadas”, que teve como objetivo o cumprimento, nos Municípios de Campo Grande, Corguinho, Rio Negro, Rochedo e Terenos de 46 (quarenta e seis) mandados de busca e apreensão, 5 (cinco) mandados de afastamento de cargos públicos, 22 (vinte e dois) mandados de proibição de contratar com o Poder Público e 3 (três) mandados de suspensão de contratos vigentes com o Poder Público, todos expedidos pelo Egrégio Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A investigação constatou a existência de organização criminosa voltada à prática de crimes contra a Administração Pública, instalada nos municípios de Corguinho e de Rio Negro, com núcleos de atuação bem definidos, liderada por agentes políticos que atuavam como principais articuladores do esquema criminoso. A organização criminosa se valia de servidores públicos corrompidos para frustrar o caráter competitivo de licitações públicas, direcionando os respectivos certames (desde contratações diretas para aquisição de materiais de expediente, mediante dispensas indevidamente manipuladas, até a contratação de empresas para a execução de obras públicas, as quais, não raro, eram iniciadas antes mesmo da formalização contratual) às empresas integrantes do esquema, em contratos que, só nos últimos 3 (três) anos, se aproximam dos R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais). Durante os trabalhos, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul valeu-se de provas obtidas, especialmente o conteúdo extraído de alguns telefones celulares apreendidos, nas Operações Turn Off e Malebolge, compartilhadas mediante autorização judicial, que revelaram o modus operandi da organização criminosa e possibilitaram que se chegasse até os agentes políticos que dirigiam o esquema. A operação contou com apoio operacional do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais (Bope). “Cartas Marcadas” – termo que dá nome à operação – alude à ideia de um jogo previamente manipulado, em que o desfecho é conhecido antes mesmo do início. No caso, as contratações sob apuração foram direcionadas de antemão às empresas investigadas, por meio de ajustes espúrios, para conferir aparência de lisura a uma escolha que já estava determinada.








