Quando a educação acolhe, transforma. E é com esse espírito que a 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, por intermédio do Promotor de Justiça João Linhares Júnior, e a Escola Indígena Lacu’í Roque Isnard iniciam uma parceria que promete fortalecer o aprendizado, garantir mais qualidade, inclusão e dignidade das crianças do pré ao 4º ano da Aldeia Bororó. A iniciativa integra o projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz”, que busca promover ambientes escolares mais completos e acolhedores. Resultados da parceria A parceria já começou a gerar melhorias na infraestrutura da escola, como a construção de uma quadra de areia, instalação de calçada para duas mesas de pingue-pongue, além da aquisição de redes e bolas para práticas de futebol, vôlei e demais esportes. Equipamentos como som e datashow também foram disponibilizados, permitindo que reuniões e atividades pedagógicas ocorram de forma mais dinâmica e organizada. O diretor da escola, Elias Moreira, comemorou o apoio. “Agradeço a parceria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por intermédio do Promotor de Justiça. Fico feliz em ver que nossas crianças, que mais precisam, agora terão esse apoio, essas melhorias e cuidados. Quem ganha são elas, que podem passar a pensar em um futuro mais digno e cheio de oportunidades”, declarou. Para o Promotor de Justiça João Linhares, a iniciativa representa um passo importante na construção de cidadania: “Com esse projeto, vamos cada vez mais melhorar e transformar positivamente o futuro dessas crianças, oferecendo oportunidades e condições para que cresçam em um ambiente de aprendizado completo e inclusivo”. Projeto Educação Digna, Inclusiva e Feliz O projeto “Educação Digna, Inclusiva e Feliz”, criado em 2021 pelo Promotor de Justiça João Linhares Júnior, tem como finalidade oferecer uma educação de qualidade, inclusiva e que promova cidadania, respeito à diversidade e convivência democrática. A iniciativa é voltada para fortalecer a educação em comunidades indígenas e vulneráveis, promovendo não apenas a infraestrutura adequada, mas também o desenvolvimento integral das crianças, com foco em cidadania, esportes, cultura e inclusão social. Com a parceria, a expectativa é que cerca de 140 alunos da escola se beneficiem diretamente das melhorias e das ações pedagógicas ampliadas.
PF deflagra operação contra tráfico internacional de drogas e de armas em Dourados
Nesta sexta-feira (13/2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Rota Cega, com o objetivo de combater os crimes de tráfico transnacional de drogas e de tráfico internacional de armas. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária no município de Dourados/MS. A investigação desenvolveu-se a partir da apreensão de 4,5 toneladas de maconha e de um fuzil, em abril de 2025, em Três Lagoas/MS. Com o aprofundamento das diligências, foram identificadas outras duas pessoas envolvidas. Durante a ação, foram apreendidos celulares dos investigados, que serão periciados e analisados pela Policial Federal em Três Lagoas/MS.
Nomeado relator do caso Master, Mendonça se reúne com delegados da PF
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou uma reunião, na tarde desta sexta-feira (13), com delegados da Polícia Federal (PF) que estão à frente das investigações envolvendo o Banco Master. Mendonça pretende tomar conhecimento sobre o andamento das investigações após se tornar relator do inquérito que apura as fraudes no banco, que foi liquidado pelo Banco Central. A escolha de André Mendonça para comandar as investigações foi feita nesta quinta-feira (12) após Dias Toffoli pedir para deixar a relatoria do caso. A decisão foi tomada durante reunião na qual os ministros da Corte foram informados de que há menções a Toffoli em mensagens encontradas no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Master, que teve o aparelho apreendido durante busca e apreensão. Ao pedir para deixar o caso, Toffoli não foi considerado suspeito para relatar o processo, e as decisões já tomadas foram preservadas. A partir de agora, os próximos passos da investigação serão comandados por Mendonça, também relator do inquérito que trata dos descontos indevidos de mensalidades associativas nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Articulação de Zé Teixeira garante R$ 200 mil para fortalecer saúde de Caracol
A parceria entre o Legislativo Estadual e Federal assegurou um novo e importante investimento para a qualidade de vida em Caracol. Por meio de uma gestão conjunta, o deputado estadual Zé Teixeira articulou junto ao deputado federal Rodolfo Nogueira a destinação de R$ 200 mil para o custeio da saúde municipal. Este investimento chega para dar suporte à rede pública, permitindo que a prefeitura direcione os valores para as áreas de maior necessidade, garantindo que o atendimento ao cidadão não sofra interrupções e mantenha o padrão de excelência que tornou a cidade uma referência regional. Ao unir forças para garantir que o dinheiro chegue a quem mais precisa, Zé Teixeira e Rodolfo Nogueira permitem que Caracol avance na modernização de seus serviços. Atualmente, o município oferece serviços que vão além do básico, contando com mais de 16 médicos, telemedicina avançada e atendimento odontológico em período noturno. A chegada deste novo aporte financeiro assegura a continuidade de projetos essenciais, como a farmácia com horário estendido e a oferta de exames modernos, consolidando um sistema de saúde que prioriza a dignidade e o atendimento humanizado para cada morador.
Com apoio de helicóptero, DOF apreende quase duas toneladas de maconha em caminhonete furtada
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de terça-feira (10), uma Toyota Hilux carregada com 1.950 quilos de maconha. A ação, que contou com o apoio da aeronave Harpia, ocorreu em uma estrada vicinal conhecida como Balsa Velha, em Ponta Porã. A equipe realizava patrulhamento quando deu ordem de parada à caminhonete. O condutor desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade. Diante da situação, o helicóptero foi acionado para auxiliar no acompanhamento. Após percorrer vários quilômetros, o suspeito adentrou uma lavoura de soja e abandonou o veículo em uma mata densa, fugindo a pé e não sendo localizado. No interior da Hilux, os policiais encontraram aproximadamente 2 mil tabletes de maconha. Ao checarem os sinais identificadores do veículo, os militares constataram que as placas eram falsas e que a caminhonete havia sido furtada em Amambai, em 2024. A ocorrência, que gerou um prejuízo ao crime estimado em mais de R$ 4,5 milhões, foi encaminhada à Defron (Delegacia de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Polícia Civil prende em flagrante dupla por homicídio na Aldeia Jaguapiru, em Dourados
Dois homens, apontados como autores de um homicídio ocorrido na Aldeia Jaguapiru, em Dourados-MS, foram presos pela Polícia Civil, na última quarta-feira (11). A captura foi feita por equipes da Seção de Investigações Gerais (SIG) e Núcleo Regional de Inteligência (NRI). O crime ocorreu na madrugada do dia 10 para o dia 11. De acordo com as investigações, os dois autores, que são primos, e a vítima haviam saído para ingerir bebida alcoólica. Em determinado momento, houve uma discussão seguida de agressões. Um dos envolvidos portava uma faca e a entregou ao outro, que desferiu golpes contra a vítima. Em seguida, a arma foi devolvida, e o segundo autor também realizou novos ataques. A vítima foi socorrida por familiares que presenciaram parte dos fatos e encaminhada por uma equipe do Samu ao Hospital da Vida, em Dourados, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na manhã do dia 11. Assim que tomou conhecimento dos fatos, a Polícia Civil iniciou trabalho investigativo e conseguiu prender os autores. A faca utilizada no homicídio foi encontrada escondida na residência de um dos autores. Roupas com vestígios de sangue também foram apreendidas para exames periciais e de DNA. Os dois indivíduos foram conduzidos à sede do SIG de Dourados, onde foram autuados em flagrante por homicídio e permanecem à disposição da Justiça.
1º Campeonato Originário de Futebol de Campo na Reserva Indígena de Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), apoia a realização do 1º Campeonato Originário de Futebol de Campo, que será disputado na Aldeia Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados. Na manhã desta sexta-feira (13), a diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral Assunção, juntamente com a equipe da Fundação, recebeu o representante da comunidade indígena, Vilmar Machado, para a entrega de materiais esportivos destinados à competição. O apoio ao campeonato atende a um direcionamento do prefeito Marçal Filho, que tem incentivado ações voltadas à promoção da saúde, da qualidade de vida e da formação cidadã em todas as regiões do município, incluindo as comunidades indígenas. Para a realização do evento, a Prefeitura doou bolas e jogos de rede, além dos troféus de premiação, que estão em fase de confecção e serão entregues aos organizadores nos próximos dias. Para a diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral Assunção, o apoio ao campeonato reforça o compromisso da gestão municipal com o esporte como ferramenta de transformação social e formação cidadã. “O esporte tem um papel fundamental na integração, na valorização cultural e no fortalecimento dos vínculos comunitários e esse apoio acontece diante da sensibilidade e o incentivo do prefeito Marçal Filho, que acredita no esporte como política pública essencial para promover inclusão, saúde e oportunidades para todos, valorizando as tradições dos povos originários”, destacou. A competição tem início neste domingo, dia 15, e tem como principal objetivo promover o esporte, a integração social e o fortalecimento da comunidade, valorizando o futebol indígena e incentivando a prática esportiva.
Prefeito faz vistoria surpresa em UBS do Parque do Lago II, ouve a população e anuncia farmácia
A Prefeitura de Dourados anunciou nesta sexta-feira (13) que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Lago II será a próxima a contar com farmácia municipal própria. A medida integra o processo de descentralização da dispensação de medicamentos na rede municipal, facilitando o acesso da população aos remédios, inclusive os controlados. O anúncio foi feito pelo prefeito Marçal Filho durante vistoria surpresa à unidade, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. Na ocasião, o prefeito conversou com pacientes, ouviu sugestões e recebeu demandas que envolvem não apenas a saúde, mas melhorias para toda a região que abrange bairros como Parque do Lago I e II, Vila Toscana, Ipê Roxo, Altos do Alvorada e Estrela Porã. A chegada de surpresa na unidade de saúde do Parque do Lago II serviu, também, para confirmar o atendimento humanizado à população que procura a UBS todos os dias e a reação das pessoas confirmou a satisfação delas com os serviços recebidos. Segundo o prefeito Marçal Filho, com a implantação da farmácia municipal na UBS do Parque do Lago II, os moradores não precisarão mais se deslocar até a UBS Seleta ou ao PAM (Posto de Atendimento Médico) para retirar medicamentos. A proposta é ampliar gradativamente a oferta de remédios nas próprias unidades de referência dos bairros. Moradores e pacientes da unidade comemoraram a novidade. Para quem vive na região, a mudança representa economia de tempo e mais comodidade, especialmente para as pessoas que fazem uso contínuo de medicamentos. “Isso é muito bom, vai facilitar muito pra gente”, disse Maria Ribeiro. Outro paciente, que se identificou como Sebastião, fez questão de ir em direção ao prefeito Marçal Filho para elogiar o atendimento na UBS do Parque do Lago e destacar a gestão da saúde em Dourados. “Essa é a Administração da saúde”, enfatizou. “Sempre venho aqui e nunca vi um atendimento tão bom”, completou. A UBS do Parque do Lago II é uma das quatro unidades de Dourados integradas a programas de Atenção Primária à Saúde (APS) em parceria com a Fiocruz. Assim como as unidades do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso e Jardim Maracanã, funciona em horário estendido, das 7h às 19h, de forma ininterrupta, com três equipes de Saúde da Família em cada unidade. “Em poucos meses a farmácia estará atendendo também nessa UBS, proporcionando maior agilidade na entrega de medicamentos e auxiliando no tratamento rápido das pessoas que recebem atendimento médico aqui no Parque do Lago II”, enfatizou Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. A Prefeitura de Dourados ampliou o número de farmácias municipais e atualmente mantém 13 unidades em pontos estratégicos da área urbana, além de duas nos distritos de Vila Vargas e Itahum. Também funciona a Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos (URMI – Insulina+), voltada à dispensação de insulinas e tiras de glicemia. A estrutura é complementada por cinco dispensários localizados nos distritos de São Pedro, Panambi, Indápolis, Formosa e Vila Macaúba, ampliando o atendimento à população da zona rural. Neste início de ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) alcançou 100% de disponibilização dos medicamentos que compõem a Relação Municipal de Medicamentos (Remume). No fim do ano passado, o índice estava em 99%, devido à falta de dois itens que já foram regularizados. A consulta à lista de medicamentos padronizados em cada unidade de saúde, verificação de estoque e endereços das farmácias pode ser feita de forma transparente no portal oficial da Prefeitura, pelo link: https://farmacia.dourados.ms.gov.br/.
Secretaria de Saúde disponibiliza 100% dos medicamentos padronizados à população
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), alcançou pela primeira vez na história do município a marca de 100% de disponibilização dos medicamentos padronizados que integram a Relação Municipal de Medicamentos (Remume), também chamada de lista de remédios da cesta básica do SUS. O resultado é proveniente de investimentos contínuos, planejamento e compromisso com a saúde pública. “Esse é um marco para a gestão do prefeito Marçal Filho e atende determinação expressa da gestão para que todos os esforços sejam concentrados na atenção à saúde da população, com disponibilidade de todos os medicamentos que fazem parte da rede pública”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. Desde o início da gestão, o prefeito Marçal Filho determinou que as equipes responsáveis conduzissem um trabalho garantindo que a população tenha acesso regular e seguro aos tratamentos essenciais. Em 2025, o município já havia atingido 99% de disponibilidade e, agora, avançou para a totalidade dos itens padronizados. Para isso, a gestão municipal investiu no ano anterior R$ 9.818.220,31 em aquisições de medicamentos por meio de processos licitatórios na assistência farmacêutica, sem considerar os insumos recebidos dos governos estadual e federal. “Foram quase R$ 10 milhões em recursos próprios para abastecer as farmácias municipais e garantir que a população tivesse acesso aos medicamentos da lista de atendimento”, explica Márcio Figueiredo. Atualmente, os medicamentos estão distribuídos em 13 farmácias municipais, incluindo duas nos distritos de Vila Vargas e Itahum, além da Unidade Reguladora de Medicamentos e Insumos (URMI – Insulina+), voltada à dispensação de insulinas e tiras de glicemia. O município também mantém cinco dispensários nos distritos de São Pedro, Panambi, Indápolis, Formosa e Macaúba, ampliando o acesso da população que vive fora da área urbana. Ao longo de 2025, a Prefeitura promoveu importantes ampliações e incorporações na assistência farmacêutica. Um exemplo é Aciclovir 200 mg em comprimidos, antes restrito ao serviço especializado, passou a ser disponibilizado em todas as farmácias municipais, facilitando o acesso ao tratamento. O antibiótico Amoxicilina + Clavulanato de Potássio passou a integrar a rede municipal tanto na apresentação adulta (comprimidos de 875 mg) quanto na infantil (suspensão oral 80 mg + 11,5 mg/mL), ampliando as opções terapêuticas para diferentes faixas etárias. Houve a incorporação dos sensores de monitoramento contínuo de glicose na Remume, por meio do Programa LIBERTE, fortalecendo o cuidado com pessoas com Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1). Prefeitura promoveu importantes ampliações e incorporações na assistência farmacêutica Em dezembro de 2025, o prefeito autorizou a ampliação dos critérios do Programa LIBERTE, que passou a atender não apenas crianças de 4 a 15 anos, mas também crianças de 2 a 4 anos, adolescentes de até 18 anos e gestantes com DM1, representando um avanço significativo no cuidado com públicos mais vulneráveis. Vale destacar que tanto a aquisição do antibiótico nessas concentrações quanto dos sensores de glicose ocorre sem recursos específicos ou financiamentos federais ou estaduais, sendo custeadas integralmente com recursos próprios do município. CONSULTA DE MEDICAMENTOS De forma simples e transparente, a população pode consultar a lista de medicamentos padronizados, a disponibilidade de estoque e os endereços das farmácias municipais por meio do portal oficial da Prefeitura, no link: https://farmacia.dourados.ms.gov.br/. A Farmácia Central do PAM funciona em regime diferenciado, sem intervalo para almoço, garantindo mais comodidade aos usuários, sendo em dias úteis: das 7h às 18h e nos finais de semana, feriados e pontos facultativos das 7h às 17h.








