A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) acolheu, por unanimidade, recurso interposto pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e anulou a sentença que havia julgado improcedente, de forma liminar, a Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa relacionada à gestão do Instituto Agrícola do Menor (Iame), em Dourados. Com a decisão, a ação retornará à Vara de origem para que seja realizada a instrução probatória completa. A ação foi proposta pela 16ª Promotoria de Justiça de Dourados, após apuração identificar irregularidades na execução e na prestação de contas de convênios firmados entre o Iame e o Município entre 2016 e 2018. As investigações apontaram falhas contábeis, inconsistências de despesas, notas fiscais inválidas, ausência ou atraso na apresentação de documentos e uma dívida que ultrapassa R$ 76 mil, de prestações de contas rejeitadas. Também foi constatado pagamento de R$ 17 mil por serviços que eram vedados pelo convênio e que não tiveram comprovação de execução. Apesar desses indícios, o juízo de primeira instância julgou a ação improcedente, sob o argumento de que não havia demonstração do dolo específico exigido pela Lei de Improbidade Administrativa. A decisão foi proferida sem a abertura de fase instrutória e revogou a indisponibilidade de bens anteriormente decretada. Diante disso, o MPMS recorreu ao Tribunal, sustentando que a sentença configurou decisão surpresa, uma vez que foi proferida sem a prévia manifestação do Ministério Público. Argumentou, ainda, que a extinção do processo impediu a produção de provas essenciais para o esclarecimento dos fatos, além de apontar deficiência na fundamentação, pois a decisão não levou em consideração adequadamente os documentos e argumentos apresentados. Ao analisar o recurso, interposto pelo Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant’Anna Pinheiro, o TJMS reconheceu todos os vícios apontados na sentença e determinou o prosseguimento da ação. O Tribunal destacou que, diante da existência de indícios suficientes da prática de atos de improbidade, deve prevalecer, nessa etapa processual, o princípio do in dubio pro societate, que orienta pelo prosseguimento da ação para o aprofundamento das provas. Destacou também que a extinção do processo sem abertura de instrução inviabilizou a análise adequada dos fatos. Com isso, o colegiado anulou a decisão de primeiro grau e determinou que o processo retorne à Vara de origem para saneamento e instrução probatória, assegurando ampla participação das partes. Por fim, o Tribunal determinou que, caso a indisponibilidade de bens tenha sido levantada após a anulação da sentença, ela deverá ser restabelecida, tendo em vista os indícios que justificaram sua decretação inicial.
Ivinhema vence Independente e avança para segunda fase da Copa do Brasil
Noite histórica e rentável para o Ivinhema FC na Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (18), pela primeira fase, o Azulão do Vale recebeu o Independente-AP e, com gol do volante Fogliato, na reta final da partida, venceu por 1 a 0. O resultado valeu classificação para segunda fase e agora enfrenta o Volta Redonda-RJ, também como mandante, garantindo mais R$ 830 mil de cota, além dos R$ 400 mil já recebidos. Outro sul-mato-grossense em campo, o FC Pantanal visitou o Ji-Paraná-RO no Estádio Biancão e acabou derrotado por 2 a 0. Palácios no primeiro tempo e Lelo, no segundo, marcaram os gols da partida. O time rondoniense agora enfrenta o Ypiranga-RS, fora de casa. Estrando na segunda fase, o Operário FC encara o ASA-AL, em Arapiraca, na próxima quarta-feira (25). O Jogo A partida no Estádio Saraivão foi marcada pelo equilíbrio. No primeiro tempo, apesar de estar fazendo sua segunda partida oficial na temporada, o time do Amapá teve mais volume e pouco proporcionou oportunidade aos sul-mato-grossenses, porém o goleiro Neto também não foi ameaçado com jogadas mais agudas, com a partida indo para o intervalo em branco. Na segunda etapa, o melhor ritmo de jogo do Ivinhema, que estava na sua oitava partida do ano, pesou. Aos poucos, o time de Douglas Ricardo foi ganhando terreno e fez o goleiro Tião trabalhar, com boas defesas, até que o único gol do jogo saiu. Aos 37 minutos, em troca de passes pela esquerda, a bola passou por Pedrinho, Harrison e chegou em Eliezer na área. O atacante fez o pivô e rolou para chegada de Fogliato. O volante bateu da entrada da área no canto esquerdo baixo de Tião, sem chances de defesa, abrindo o placar. Em desvantagem, o Independente foi para o tudo o nada e abriu a defesa para contra-ataques do Azulão. No mais perigoso deles, aos 47 minutos, Adson puxou a jogada em velocidade e tocou para Pedrinho, que ganhou do marcador em velocidade e tocou na saída de Tião. A bola, caprichosamente, bateu no pé da trave direita, correu na linha do gol, mas não entrou. O lance perdido não fez falta e o placar de 1 a 0 foi até o fim.
Política de formação valoriza servidores e amplia acesso ao ensino superior no serviço público
A ampliação do acesso à formação acadêmica tem papel estratégico na valorização profissional e no fortalecimento da administração pública. Nesse contexto, o Governo do Estado, por meio da Escolagov (Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul), viabilizou aos servidores da SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos) que ainda não possuem graduação a oportunidade de cursar o ensino superior, promovendo inclusão educacional, valorização profissional e a melhoria contínua dos serviços prestados à população. Entre os agentes públicos contemplados está David Eugênio Pereira, servidor com mais de 20 anos de carreira, atualmente lotado na SEAD e cedido à Escola do SUAS. David compartilha sua trajetória de dedicação à administração pública e a emocionante decisão de retornar aos estudos e fazer sua primeira graduação. Agora, aos 62 anos, ele ingressou no curso de Gestão Pública com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e contribuir ainda mais com sua área de atuação. “Estou muito emocionado em poder retomar os meus estudos, algo que deixei de lado há muito tempo. Não imaginei que aos 62 anos teria a oportunidade de voltar a estudar, mas vejo isso como uma chance de crescimento pessoal e profissional. Espero corresponder às expectativas do curso e me dedicar ao máximo”, afirmou David, destacando sua determinação em aprender e evoluir profissionalmente. O ingresso no curso também trouxe a retomada de um sonho antigo. O desejo de cursar uma faculdade sempre existiu, mas ao longo da vida foi sendo adiado diante das responsabilidades familiares e da necessidade de manter o sustento do lar. Hoje, com o apoio institucional, esse projeto ganha forma e significado. A experiência acadêmica tem superado expectativas. Longe da ideia de que o retorno aos estudos seria exaustivo, David relata uma sensação de pertencimento e motivação. “Estou me sentindo um adolescente realizando um sonho”, afirma. A vivência universitária tem despertado um novo entusiasmo e renovado o interesse pelo aprendizado. O contato inicial com disciplinas voltadas à legislação e às normas da administração pública apresentou desafios, no entanto, conteúdos como licitações e contratos despertaram interesse e fascínio, evidenciando a importância do conhecimento técnico para a atuação no serviço público. A rotina de estudos passou a integrar o dia a dia do servidor de forma natural. Intervalos de folga e o período noturno em casa são dedicados à leitura e à revisão dos conteúdos, demonstrando engajamento com a formação. Mesmo antes da aplicação direta dos conhecimentos em uma função específica, David já percebe impactos positivos na forma de compreender os processos e responsabilidades do setor público. Na avaliação do servidor, a qualificação acadêmica contribui diretamente para a melhoria do desempenho profissional. “Nos dá embasamento para exercer nosso trabalho com mais segurança”, destaca. O apoio recebido dos colegas de curso e do ambiente de trabalho também tem sido fundamental, fortalecendo a troca de experiências e o incentivo mútuo. Para David, a iniciativa do Governo do Estado em oferecer gratuitamente graduação a servidores que não tiveram acesso ao ensino superior ao longo da vida funcional é essencial. “Sem dúvidas extremamente importante, pois oportuniza a qualificação aos servidores para exercerem suas funções com muito mais conhecimento e garantias legais. E por consequência ter um Estado mais humano e direcionado a fazer o melhor pelos cidadãos”, conclui. Segundo a diretora-presidente da Escolagov, Ana Paula Martins, a qualificação dos servidores reflete o compromisso do governador Eduardo Riedel com a valorização do funcionalismo público, por meio da oferta de formação de alto nível. “A política de incentivo à capacitação reafirma o empenho do Estado em reconhecer trajetórias, fortalecer competências e investir na construção de uma administração pública mais eficiente, qualificada e comprometida com a sociedade”, destacou. Curso O curso com duração de dois anos e 1.780 horas de carga horária, é ofertado pela Faculdade Insted na modalidade de Educação a Distância (EAD). A matriz curricular inclui disciplinas como Administração Pública, Compliance e Ética, Gestão de Pessoas, Finanças Públicas, Licitações e Contratos, entre outras, todas voltadas para a formação de profissionais preparados para os desafios do setor público. Raquel dos Passos, Comunicação Escolagov
Governo de MS reforça medidas de controle de gastos para preservar equilíbrio fiscal e assegurar investimentos
O Governo do Estado publicou o Decreto nº 16.736, de 13 de fevereiro de 2026, que estabelece medidas administrativas de racionalização, reprogramação e controle de gastos no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo Estadual, incluindo as despesas dos fundos especiais, com validade até 31 de dezembro de 2026. A iniciativa reafirma a postura preventiva e responsável adotada pelo Estado na condução das finanças públicas. O objetivo central é assegurar o equilíbrio entre receitas e despesas, o cumprimento das metas fiscais e a sustentabilidade das contas públicas, preservando investimentos e a continuidade dos serviços públicos essenciais. O decreto determina que o total de empenhos das despesas fique limitado ao patamar executado no exercício anterior, ressalvadas as despesas com pessoal, que permanecem sujeitas às disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Também mantém a redução de 25% nos contratos de custeio, orienta a evitar a aquisição de novos bens permanentes, como veículos, mobiliário e equipamentos e recomenda a redução de despesas como diárias, passagens, participação em eventos e horas extras. As diretrizes priorizam gastos com investimentos e a manutenção dos serviços essenciais, deixando claro que o ajuste não compromete áreas sensíveis à população. A adoção das medidas está fundamentada em critérios técnicos, como a análise da evolução das despesas nos últimos exercícios, o acompanhamento dos indicadores fiscais e a preservação da capacidade de pagamento do Estado, com meta de manutenção de classificação mínima nota B na metodologia da Capacidade de Pagamento (CAPAG). O decreto também prevê revisões periódicas da programação orçamentária ao longo de 2026 e, caso necessário, a adoção de medidas adicionais de controle e eventual contingenciamento, sempre com foco na responsabilidade fiscal. Os titulares dos órgãos e entidades passam a responder diretamente pela adequação das despesas sob sua gestão, reforçando a governança e o compromisso com a eficiência administrativa. A decisão ocorre em um contexto específico da economia estadual. Mato Grosso do Sul vem registrando retração na arrecadação do ICMS em determinados segmentos, especialmente em razão da redução das receitas provenientes do gás natural importado da Bolívia, fator que impacta diretamente o setor energético. Diante desse cenário, o Estado opta por ajustar internamente sua estrutura de gastos, sem transferir o ônus ao contribuinte. Mesmo com o desafio fiscal, o governo mantém a alíquota modal do ICMS em 17%, a menor do país, reafirmando o compromisso com a competitividade econômica, o estímulo à atividade produtiva e a proteção do consumidor. A estratégia demonstra que o equilíbrio das contas públicas está sendo buscado por meio da racionalização da máquina administrativa e da eficiência do gasto, e não pelo aumento de impostos. Com planejamento, disciplina e previsibilidade, o Governo de Mato Grosso do Sul consolida uma trajetória de responsabilidade fiscal reconhecida nacionalmente. O decreto não representa retração, mas sim um instrumento de governança que assegura a continuidade dos investimentos estratégicos, sustenta a credibilidade institucional e garante que o Estado siga crescendo de forma equilibrada, mesmo diante de oscilações no cenário econômico. A expectativa é manter, em 2026, um elevado patamar de investimentos públicos, especialmente em infraestrutura, desenvolvimento econômico e áreas sociais, demonstrando que responsabilidade fiscal e desenvolvimento caminham juntos quando há gestão técnica e compromisso com o futuro. Comunicação Governo de MS
Polícia Civil e Guarda Municipal prendem casal por espancar criança de um ano e causar lesões graves em Dourados
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, em ação conjunta com a Guarda Municipal de Dourados, prendeu em flagrante dois adultos, de 19 anos de idade, suspeitos de praticar graves agressões contra uma criança de 1 ano e 8 meses, no município de Dourados-MS. A ocorrência teve início após a vítima dar entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) apresentando diversas lesões, dentre elas hematoma na região ocular, lesão na testa, marca de mordida na parte superior das costas, dor intensa no membro inferior esquerdo e fratura no fêmur esquerdo, confirmada por exame de imagem, com imobilização do membro. Durante o atendimento médico, constatou-se que o conjunto das lesões não era compatível com a versão inicialmente apresentada pelos responsáveis, circunstância que motivou o acionamento imediato das forças de segurança.No local, a Guarda Municipal realizou as primeiras diligências e acionou a Polícia Civil, que assumiu a condução da ocorrência e da investigação. Os autores são mãe e padrasto da criança. Diante das evidências colhidas, O homem confessou as agressões, sendo formalmente interrogado. Em seu relato, afirmou que desferiu chutes no rosto da criança e que a arremessou contra a cama, condutas que teriam ocasionado parte significativa das lesões constatadas. Apurou-se ainda que a outra investigada teve participação direta nas agressões, tendo confessado ter mordido a criança na região das costas, contribuindo de forma ativa para o quadro de violência praticado contra a vítima. De acordo com os autores, eles agrediram a criança porque ela não parava de chorar. A mulher foi presa em flagrante na própria Unidade de Pronto Atendimento – UPA, quando acompahava a criança internada. As investigações indicaram que as agressões ocorreram no interior da residência do casal, sendo realizada diligência no local dos fatos, ocasião em que foi possível a individualização da conduta de cada um dos envolvidos durante as agressões, conforme registros juntados aos autos. Os investigados foram autuados em flagrante pelo crime de maus-tratos, se do fato resulta lesão corporal de natureza grave, tendo a Polícia Civil representado pela decretação da prisão preventiva de ambos, em razão da gravidade concreta das agressões, da idade da vítima e de sua extrema vulnerabilidade. A criança permanece sob cuidados médicos, com acompanhamento da rede de proteção. A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e a Guarda Municipal de Dourados reafirmam o compromisso com a proteção da infância e o combate rigoroso a crimes dessa natureza, destacando a importância da atuação integrada entre as forças de segurança.
Telessaúde de Mato Grosso do Sul lidera cobertura no Centro-Oeste e cresce mais de 500%
Com a implantação das bases da saúde digital no território estadual, a estratégia tem ampliado o acesso à atenção especializada e contribuído diretamente para a redução das filas de regulação no SUS (Sistema Único de Saúde). Houve expansão consistente da telemedicina e do telediagnóstico, com incorporação estruturada, em 2025, de modalidades como tele-ECG, teledermatologia, teleoftalmologia, teleconsultas, teleinterconsultas e teleconsultorias na Rede de Atenção à Saúde, elevando a resolutividade do atendimento. O principal destaque é o tele-ECG (tele-eletrocardiograma), com 84.880 exames realizados em 2025, consolidado como uma das ferramentas clínicas mais utilizadas na rede pública. No mesmo período, as teleinterconsultas somaram 18.630 atendimentos, fortalecendo o suporte especializado às equipes da Atenção Primária e qualificando a condução clínica dos pacientes nos próprios municípios. De acordo com monitoramento do Ministério da Saúde, todos os municípios do estado contam com ofertas de telessaúde e avançam na organização do uso dos serviços, alinhados aos eixos do Programa SUS Digital: cultura e educação permanente em saúde digital; soluções e serviços tecnológicos; e interoperabilidade e uso estratégico da informação. Cobertura e impacto na regulação A ampliação do telediagnóstico impactou a regulação estadual. Atualmente, 60 municípios utilizam tele-ECG e 28 contam com teledermatologia. Outros 8 participaram da campanha itinerante de teleoftalmologia, com 954 exames realizados, ampliando o acesso a diagnóstico especializado. Quatorze municípios apresentam alto índice de resolutividade via teleatendimento, com redução expressiva e em alguns casos, eliminação da demanda reprimida por especialidades, entre eles: Caracol, Aquidauana, Pedro Gomes, Brasilândia, Coxim, Fátima do Sul, Angélica, Anastácio, Deodápolis, Rio Negro, Sidrolândia, Selvíria, Vicentina e Bandeirantes. Para a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, o próximo passo é consolidar o uso contínuo das ferramentas.“Os avanços demonstram o potencial da telessaúde para ampliar o acesso e reduzir desigualdades. Agora, é fundamental integrar as soluções digitais à rotina dos serviços, com fluxos organizados e equipes engajadas para gerar impacto permanente no cuidado”, destaca. Estrutura e política de saúde digital A política estadual é coordenada pela Superintendência de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde) em articulação com os municípios. Segundo a superintendente Marcia Tomasi, a prioridade é qualificar o uso da estrutura já implantada.“A base tecnológica está disponível em todo o estado. O foco é apoiar as equipes na incorporação da telessaúde ao processo de trabalho, fortalecendo a rede assistencial”, afirma. O avanço é sustentado por portarias federais publicadas em 2025 que reforçam a política de saúde digital no SUS e por investimentos do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com envio de kits multimídia e equipamentos para Unidades Básicas de Saúde, ampliando a capacidade de teleatendimento e telediagnóstico. Modalidades e especialidades O Núcleo de Telessaúde oferta atendimento remoto em diversas especialidades e formatos. As teleconsultorias, síncronas ou assíncronas, contemplam áreas como clínica médica, infectologia, dermatologia, pediatria, nefrologia, obstetrícia, hematologia, psiquiatria, endocrinologia, pneumologia, neurologia, geriatria, reumatologia, ortopedia, medicina de família, psicologia, nutrição e enfermagem. As teleinterconsultas promovem troca técnica entre profissionais para apoio à decisão clínica em especialidades como cardiologia, endocrinologia, pneumologia, neurologia, pediatria, psiquiatria, nefrologia, infectologia e gastroenterologia, incluindo gestação de alto risco. Já as teleconsultas conectam especialista e paciente diretamente, ampliando o acesso a áreas como endocrinologia, pneumologia, neurologia, pediatria, psicologia, nutrição, reumatologia e ortopedia. Segundo a coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, a diversidade de modalidades sustenta os resultados alcançados.“A telessaúde aproxima o especialista do cidadão e apoia as equipes locais. Isso se reflete em mais acesso, cuidado qualificado e maior resolutividade da rede”, ressalta. André Lima, Comunicação SES
Mapeamento de Criativos de MS continua em 2026 e amplia construção de políticas públicas para o setor
O Mapeamento de Criativos de Mato Grosso do Sul segue em andamento em 2026, dando continuidade ao trabalho de identificação e cadastramento de artistas, produtores, empreendedores e demais agentes da economia criativa em todo o estado. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Economia Criativa e Políticas Integradas, vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e tem como objetivo consolidar um banco de dados que subsidie políticas públicas, investimentos e ações estratégicas voltadas ao setor. Lançado em 2025, o mapeamento já possibilitou a construção de um panorama inicial da economia criativa sul-mato-grossense, reunindo informações sobre áreas de atuação, perfil dos agentes, municípios participantes e características dos empreendimentos criativos. Os dados coletados integram o banco MS +Criativo, ferramenta que fortalece o diálogo entre o poder público e a comunidade criativa. Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, a continuidade do mapeamento é fundamental para o planejamento das ações governamentais. “A economia criativa tem papel estratégico no desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Manter esse mapeamento ativo nos permite planejar políticas públicas com mais eficiência, direcionar investimentos e reconhecer a diversidade cultural existente nos municípios, valorizando quem faz da criatividade uma atividade econômica e cultural”. A superintendente estadual de Economia Criativa, Luciana Azambuja, destaca que a participação dos agentes culturais é decisiva para ampliar o alcance das políticas públicas. “A continuidade do mapeamento em 2026 é essencial para ampliar esse retrato da economia criativa no estado. Cada novo cadastro fortalece o banco de dados e contribui para que as ações cheguem de forma mais justa aos criativos e aos territórios onde eles atuam”. O cadastro é gratuito, realizado de forma on-line, por meio da plataforma Responde MS, e contempla diversos segmentos, como artesanato, música, artes visuais, artes cênicas, design, moda, gastronomia, cultura geek/nerd, literatura, audiovisual, além da organização e produção de feiras e festivais criativos, entre outros. Os dados coletados poderão ser utilizados para consultas, diagnósticos e eventuais convites para ações, programas e projetos desenvolvidos pela Setesc e instituições vinculadas, sem gerar vínculo obrigatório de contratação. O formulário de cadastro segue disponível no link: https://www.responde.ms.gov.br/pesquisa/69. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail economiacriativa@setesc.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 3316-9320. Lucas Castro, Comunicação Setesc
Em meio ao racionamento nacional, MS mantém segurança hídrica nas cidades atendidas pela Sanesul
Em meio a um cenário nacional marcado por debates sobre insegurança hídrica e episódios de racionamento em grandes centros urbanos, Mato Grosso do Sul apresenta um quadro diferente. Segundo o diretor Comercial e de Operações da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Madson Valente, os municípios operados pela companhia contam hoje com abastecimento regular e segurança hídrica. A reflexão foi feita após a divulgação de notícias que apontam dificuldades no fornecimento de água em diferentes regiões do país. “O mundo discute a questão da insegurança hídrica. No Brasil, embora sejamos o país mais rico em água doce do mundo, a gente vê o povo de São Paulo padecendo, não tendo água de forma regular, até a ponto de ter água a cada três dias”, afirmou. Madson também citou situações enfrentadas por outras capitais e regiões brasileiras. “A gente está vendo Curitiba, a gente está vendo Cuiabá, enfim, vários pontos. Os irmãos nordestinos padecendo pela questão da insegurança, da falta de água em suas cidades.” De acordo com o diretor, o cenário em Mato Grosso do Sul é resultado de planejamento e investimentos contínuos realizados ao longo dos anos. “O Mato Grosso do Sul vive algo diferente. Nos sistemas que a Sanesul opera temos segurança hídrica em todas as cidades. Isso não é resultado do acaso, nem resultado da sorte. Isso é resultado de investimentos que, ao longo do tempo, a Sanesul vem fazendo”, destaca o dirigente. A mesma linha de raciocínio é compartilhada pelo diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, que tem reiterado que a segurança hídrica no Estado é fruto de planejamento técnico, responsabilidade na gestão e investimentos contínuos. Para ele, garantir água tratada com regularidade à população é uma política pública estruturante, que envolve visão estratégica e compromisso permanente com o futuro. Madson Valente destaca que a política de investimentos segue uma diretriz estabelecida pelo Governo do Estado, com foco na universalização do saneamento. “Cumprindo um propósito do governo do Estado, que é cada vez mais avançar e fazer de Mato Grosso do Sul o primeiro estado a universalizar o saneamento no Brasil.” O dirigente reforça que o avanço no abastecimento e na ampliação da infraestrutura hídrica exige constância e compromisso. “É muito foco, é muita fé e persistência.” A Sanesul opera em 68 municípios sul-mato-grossenses, onde o abastecimento de água já foi universalizado, e mantém investimentos permanentes para assegurar regularidade no fornecimento e ampliar a cobertura de esgotamento sanitário. Produção de água Ao todo, a estrutura operada pela empresa assegura a produção e distribuição de 11,7 bilhões de litros de água tratada por mês, atendendo cerca de 664 mil ligações ativas de água nos 68 municípios sob sua responsabilidade. Os números reforçam a dimensão do sistema e evidenciam a capacidade instalada que sustenta a regularidade no abastecimento, mesmo em um contexto nacional marcado por episódios de escassez e racionamento. Comunicação Sanesul
MS recebe 7,8 mil doses da vacina contra dengue para trabalhadores da Atenção Primária
Em meio ao aumento no número de casos de dengue e à mobilização nacional para ampliar a proteção dos trabalhadores da saúde, Mato Grosso do Sul avança na organização de sua estratégia de imunização. O Estado receberá a primeira remessa da vacina contra a dengue, produzida pelo Instituto Butantan, destinada exclusivamente aos trabalhadores da APS (Atenção Primária à Saúde). Na quinta-feira (19), Mato Grosso do Sul recebe 7.878 doses da vacina atenuada contra a dengue, referentes a essa primeira remessa. As doses integram a estratégia nacional de vacinação de trabalhadores da APS do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país. O imunizante é indicado para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia pela doença e sem histórico de vacinação anterior contra a dengue com outro imunizante. Nesta etapa inicial, a vacinação contemplará exclusivamente trabalhadores que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A SES (Secretaria de Estado de Saúde) também recebeu do Ministério da Saúde o guia orientativo com as indicações e diretrizes que irão nortear a aplicação do imunizante e subsidiar o alinhamento com os municípios, garantindo o início oportuno da vacinação no Estado. Estão incluídos na vacinação profissionais de saúde que exercem atividades assistenciais e de prevenção, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e odontólogos; equipes multiprofissionais, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos; Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; além de trabalhadores administrativos e de apoio das unidades, como recepcionistas, vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulâncias, entre outros. A distribuição das doses aos municípios seguirá critérios técnicos definidos pelo Ministério da Saúde. As orientações sobre o início da vacinação e a organização da estratégia serão repassadas às secretarias municipais de saúde. Como parte desse processo, a SES realiza nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, uma reunião por webconferência com os coordenadores de imunização dos 79 municípios sul-mato-grossenses. O encontro terá como pauta o alinhamento da estratégia de vacinação contra a dengue com o imunizante do Butantan, a programação anual de vacinação, além de informes e notas técnicas do PNI (Programa Nacional de Imunizações). De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a articulação prévia com os municípios é fundamental para garantir agilidade e segurança na execução da estratégia. “Estamos organizando o Estado para que a vacinação ocorra de forma padronizada e eficiente. O alinhamento com os coordenadores municipais permite esclarecer dúvidas, reforçar as recomendações do Ministério da Saúde e assegurar que as doses cheguem rapidamente a quem está na linha de frente da Atenção Primária”, destacou. A SES reforça que, além da vacinação, é fundamental que a população mantenha as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e Zika — como eliminar recipientes que acumulam água parada, manter caixas d’água bem vedadas e permitir a entrada dos agentes de endemias nas residências. A combinação entre imunização e controle do vetor é essencial para reduzir casos e proteger a população em todo o Estado. Kamilla Ratier, Comunicação SES








