A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, intensificou os serviços de recuperação viária na Vila Toscana, com foco em trechos considerados críticos. A principal intervenção ocorreu na Rua Takao Massago, ao lado do Condomínio Arezzo, onde o asfalto recebeu recapeamento completo devido ao desgaste avançado da pista. A determinação do prefeito Marçal Filho é para que, mesmo diante da escassez de recursos, as equipes mobilizem esforços para melhorar a segurança viária do município. Nos últimos dias, por exemplo, foram realizados serviços na região do Parque das Nações; do Jardim Maracanã; na região dos Altos da Monte Alegre; no Jardim Guanabara; no Parque Alvorada e no Jardim Eldorado. Em janeiro deste ano, os trabalhos de tapa-buracos chegaram à região do Jardim Marília; do Jardim Pelicano; do Jardim Ouro Verde; do Parque Nações II; da Vila Mary; da Vila Eldorado; do Jardim Guarujá. “Estamos buscando parcerias com o governo do Estado, com a nossa bancada federal, para garantir mais recursos específicos para obras de recapeamento em nossa cidade”, adiantou Marçal Filho. No início da semana, o prefeito Marçal Filho esteve na Vila Toscana, conversou com moradores e verificou as condições da via no trecho entre as ruas Ataíde de Souza Leitão e Olga de Lima Melgarejo. Por se tratar de importante ligação urbana, com acesso à BR-463 e integração ao itinerário do transporte coletivo, foi determinada a execução imediata do recapeamento. “Essa região de Dourados recebeu uma pavimentação muito ruim, asfalto de péssima qualidade e que se deteriora com muita facilidade”, ressaltou o prefeito. Em nova vistoria realizada nesta quinta-feira (19), o prefeito constatou a conclusão do serviço, com o pavimento totalmente renovado. Segundo Marçal Filho, a demanda por recapeamento é ampla em diversos bairros da cidade. Ele destacou que, diante da limitação orçamentária, não é possível recapear toda a malha urbana simultaneamente. Por isso, a estratégia adotada prioriza trechos com maior fluxo e relevância estrutural, garantindo intervenções com maior durabilidade. O prefeito também afirmou que está buscando recursos federais, por meio de articulação com parlamentares e com o Governo do Estado, para ampliar os investimentos em infraestrutura viária e avançar na melhoria das ruas de Dourados. “Estamos com diversas frentes de tapa-buracos e também de recapeamento para recuperar os pontos mais críticas, garantindo que as pessoas possam trafegar com segurança”, explicou Marçal Filho. Além do recapeamento na Takao Massago, ruas adjacentes também na Vila Toscana está recebendo serviços de tapa-buraco. As equipes realizam a recuperação pontual dos locais onde o asfalto apresenta falhas, fissuras e desgaste, promovendo a recomposição da camada asfáltica e melhorando as condições de tráfego. A Secretaria Municipal de Obras mantém cronograma contínuo de manutenção viária com seis equipes atuando simultaneamente na cidade, com foco na segurança, mobilidade urbana e conservação da infraestrutura da cidade.
Prefeito faz vistoria surpresa em UBS e reforça compromisso com atendimento humanizado
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, realizou na manhã desta sexta-feira (20) uma vistoria surpresa na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Rosa. Durante a visita, ele conversou com a coordenadora da unidade, dialogou com pacientes e ouviu reivindicações da comunidade. A agenda faz parte de uma rotina adotada pelo prefeito, que tem percorrido ao menos uma unidade de saúde por semana, chegando sempre de surpresa para conferir se o atendimento ao público está ocorrendo de forma humanizada e atenciosa. Desde o início da gestão, em 2025, Marçal Filho tem mobilizado a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para qualificar o atendimento, desde o acolhimento inicial até a conclusão dos procedimentos médicos. “Queremos melhorar cada vez mais o atendimento humanizado e acolhedor”, enfatizou. “Tenho consciência que muita coisa ainda precisa melhorar até que tenhamos uma saúde pública de excelência, mas já estamos percebendo essa diferença nas unidades e é esse padrão que queremos consolidar”, afirmou o prefeito durante a vistoria, que foi acompanhada pela secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picole. Edgar e Jaqueline buscaram atendimento na unidade de saúde nesta sexta-feira Entre os usuários atendidos na unidade estava Jaqueline Rosa, que procurou o posto para retorno odontológico. Ela relatou satisfação com os serviços prestados. Segundo a paciente, toda a família é atendida no local e aprova o acompanhamento oferecido pela equipe. Também em busca de consulta com clínico geral, Edgar Moreno destacou o acolhimento recebido na unidade. De nacionalidade venezuelana e residente em Dourados, ele afirmou que considera o posto sua principal referência em cuidados médicos e disse que se sente bem assistido no município. Durante a vistoria, Marçal Filho determinou que a Secretaria Municipal de Saúde intensifique investimentos em ações que promovam atendimento cada vez mais qualificado nas unidades básicas. A orientação é fortalecer práticas de escuta ativa dos usuários, ampliar o acolhimento e buscar soluções contínuas para aprimorar os serviços ofertados à população. A Prefeitura disponibiliza 100% dos medicamentos constantes na tabela do SUS nas farmácias municipais, garantindo acesso integral aos remédios padronizados pelo Sistema Único de Saúde. A coordenadora da UBS da Vila Rosa, Brenda Barros, foi quem apresentou a estrutura da unidade ao prefeito. Atualmente, o posto conta com dois médicos clínicos gerais, um médico pediatra, um médico ginecologista, dois dentistas, um enfermeiro, e três técnicos de enfermagem O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Dourados abre processo seletivo para contratar professor de apoio pedagógico
A Prefeitura de Dourados começa a receber nesta sexta-feira, dia 20 de fevereiro, as inscrições ao Processo Seletivo Simplificado para compor o cadastro reserva para contratação temporária de professores de apoio pedagógico, no âmbito das unidades escolares urbanas da Rede Municipal de Ensino de Dourados. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município, edição número 6.568, de 13 de fevereiro de 2026, e as inscrições se encerram às 23h59 do dia 23 de fevereiro, na próxima segunda-feira. O Processo Seletivo Simplificado terá validade para o ano letivo de 2026, sob a supervisão da Comissão de Processo Seletivo Simplificado. A inscrição será realizada exclusivamente pelo endereço eletrônico www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br. O Processo Seletivo Simplificado para abertura de vagas reservas de professor de apoio pedagógico será realizado em etapa única e não haverá taxa de inscrição. O edital estará disponível para consulta no endereço eletrônico www.dourados.ms.gov.br. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação de todos os atos pertinentes ao processo seletivo, os quais serão publicados no Diário Oficial do Município. O candidato deverá preencher a Ficha de Inscrição eletrônica e enviar em plataforma devida conforme identificado no edital. Logo após a confirmação do envio, o candidato poderá imprimir o comprovante de inscrição. A Secretaria Municipal de Educação não se responsabilizará por inscrição não recebida por qualquer motivo de ordem técnica, falha de computadores ou de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação, bem como quaisquer outros fatores que impossibilitem a transferência de dados. As inscrições para professores em unidades escolares no campo e indígenas serão feitas exclusivamente para as mesmas, devendo o interessado informar a opção no ato da inscrição, em campo próprio. O professor de apoio pedagógico educacional precisará comprovar graduação em Licenciatura Plena ou Pós-Graduação em nível de Especialização em Educação Especial ou em uma de suas áreas, com carga horária mínima de 360 horas. O profissional selecionado vai atuar no ensino regular, onde estão matriculados os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação que apresentam dificuldades significativas no processo de interação, comunicação e de autonomia para a execução das atividades pedagógicas, nas Unidades de Ensino Municipais, nas etapas da Educação Básica e nas modalidades da Educação Indígena, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. O professor atuará na sala de aula comum em que encontra-se matriculado aluno público alvo da Educação Especial que necessite de mediação. Quando necessário, atuará como mediador nas atividades pedagógicas, na execução de adequações e adaptações de materiais, atividades lúdicas, recreativas, bem como na alimentação, higiene e locomoção, atendendo, o estudante que não realiza essas atividades com independência e autonomia. Além disso, o professor de Apoio Pedagógico Educacional poderá atuar como professor itinerante, domiciliar ou hospitalar, com estudantes público alvo da Educação Especial e, também, poderá atuar como professor intérprete, com estudantes surdos, desde que comprovada a habilitação em Libras, incluindo certificado de curso de pós-graduação, em nível de especialização, na área da surdez ou comprovação de exame de proficiência em Libras. Os candidatos com deficiência, amparados pelo inciso VIII, do artigo 37 da Constituição Federal, poderão participar do Processo Seletivo Simplificado, sob sua inteira responsabilidade, nos termos da referida legislação, desde que comprovem, no ato da convocação, com laudo médico ou atestado expedido por médico especialista, a espécie, o grau ou o nível de deficiência. Será reservado percentual de 5% das vagas surgidas às Pessoas com Deficiência (PCD), ficando a contratação vinculada à ordem de classificação das Pessoas com Deficiência, a capacidade de exercício das atribuições do cargo e da função pretendida. Os candidatos deverão optar, no momento da inscrição, por concorrer às vagas nas unidades de ensino do campo (Distritos e Zona Rural), urbanas ou indígenas, sendo permitida somente 1 opção. Preenchidas as vagas dos candidatos classificados para as unidades no campo, as vagas poderão ser atribuídas aos candidatos classificados para as unidades urbanas ou indígenas. As unidades escolares no campo previstas no edital são o CEIM José Marques da Silva (Vô Cazuza), Escola Municipal Agrotécnica Padre André Capélli, Escola Municipal Cel. Firmino Vieira de Matos, Escola Municipal Dr. Camilo Hermelindo da Silva, Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, Escola Municipal Fazenda Miya – pólo, Escola Municipal Geraldino Neves Corrêa, Escola Municipal José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté, Escola Municipal Padre Anchieta e Escola Municipal Prefeito Ruy Gomes. As unidades escolares indígenas que terão professores de apoio pedagógico selecionados pelo processo seletivo são a Escola Municipal Indígena Agustinho, Escola Municipal Indígena Araporã, Escola Municipal Indígena Lacuí, Escola Municipal Indígena Pai Chiquito, Escola Municipal Indígena Ramão Martins, Escola Municipal Indígena Tengatuí e Escola Municipal Francisco Meireles.
Governo avança com licitações de obras solicitadas por Zé Teixeira
A infraestrutura rodoviária de Mato Grosso do Sul recebe um novo impulso com a publicação de licitações e homologações de obras estratégicas solicitadas pelo deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa. Entre as recentes publicações no Diário Oficial, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) lançou o aviso de licitação, no valor de R$ 1,7 milhão, para a elaboração do projeto de pavimentação da MS-270. A obra abrange 40 quilômetros entre o perímetro urbano de Itaporã e a localidade conhecida como Placa do Abadio, atendendo a uma demanda apresentada pelo parlamentar em março do ano passado. A pavimentação deste trecho da MS-270 é considerada um eixo fundamental para a conectividade regional, ligando pontos essenciais para a circulação de pessoas e o transporte de produtos agropecuários até a MS-162. Zé Teixeira pontua que a intervenção é necessária para garantir o acesso dos moradores às áreas rurais e urbanas, além de fortalecer o comércio local. A melhoria na pista reflete diretamente na redução de custos logísticos e no aumento da segurança para quem trafega pela região. O cronograma de investimentos viários viabilizados pela atuação do parlamentar também contempla outras frentes de trabalho. Para Dourados, foi homologada a pavimentação de 21 quilômetros da MS-156, no acesso ao Núcleo Industrial, com investimento de R$ 1,1 milhão. Na região de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti, o acesso ao Distrito de Piraputanga receberá melhorias orçadas em R$ 403 mil, visando o fortalecimento do turismo e do setor produtivo local. As ações se estendem de leste a oeste, com a homologação do projeto para pavimentação de 17,9 quilômetros da MS-135, entre a BR-359 e o trecho já asfaltado, no município de Costa Rica. A obra de R$ 765 mil deve beneficiar o turismo e o escoamento da produção. Foi homologada ainda a concorrência no valor de R$ 744 mil para a pavimentação da rodovia MS-423, no município de Rio Verde. A obra terá a extensão de 15,6 quilômetros. Já para a região central do Estado, a publicação do extrato de contrato para a MS-355 assegura a pavimentação de quase 54 quilômetros entre Terenos, Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti. Segundo Zé Teixeira, esta última obra é vital para garantir o acesso seguro a diversos assentamentos e propriedades rurais, eliminando prejuízos financeiros e riscos de acidentes causados pelas atuais condições precárias da rodovia.
MS registra segunda menor taxa de desocupação do Brasil no último trimestre de 2025
Mato Grosso do Sul registrou taxa de desocupação de 2,4%, no último trimestre de 2025. O índice é o menor da série histórica do Estado e a 2ª menor taxa do país. Os dados foram elaborados pela Assessoria Especial de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O levantamento aponta que o nível de ocupação ficou em 62,4%, sendo a 9ª maior taxa do Brasil, com aumento de 0,6 p.p. em relação ao trimestre anterior. O rendimento médio mensal real ficou em R$ 3.581, sendo o 9º maior do país, com avanço de 2,8% frente ao trimestre anterior. Já a taxa de informalidade ficou em 30,8%, considerada a 6ª menor do Brasil, com queda de 0,3 p.p. no trimestre. Se comparado ao trimestre anterior (3º trimestre de 2025 – R$ 3.482,00), o rendimento médio cresceu 2,84%, representando uma incremento de R$ 99,00 na renda do trabalho principal. Comparando com o mesmo período do ano passado, a renda era de R$ 3.514, o que indica um incremento de 1,9% e ganho de R$ 67,00. Na avaliação da ocupação por setores, houve aumento de ocupação no comércio: 2,8%; informação, comunicação e atividades financeiras: 1,1%; administração pública: 0,5% e outros serviços com alta de 4,8%. A redução da ocupação, por sua vez, foi registrada em setores como: agricultura: -3,5%; indústria geral: -4,4%; construção: -3,2%; transporte: -4,0% e serviços domésticos de -3,8%. Na avaliação do titular da Semadesc, Jaime Verruck, o mercado de trabalho de Mato Grosso do Sul apresentou um desempenho positivo ante o trimestre anterior. “Tivemos queda na taxa de informalidade, do percentual de desalentados, assim como aumento da taxa de contribuidores da previdência”, destacou. (Confira a publicação) Rosana Siqueira, da Semadesc
Operação Carnaval Seguro aborda 232 veículos e reforça fiscalização preventiva no transporte intermunicipal
A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) concluiu a Operação Carnaval Seguro com a abordagem de 232 veículos do transporte intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul. A ação, iniciada em 13 de fevereiro, teve como foco a fiscalização preventiva, com base em inteligência de dados e atuação em pontos estratégicos de maior demanda. Durante a operação, foi registrada uma apreensão e lavrados três autos de infração. O resultado indica um cenário de conformidade do setor e reforça a importância do trabalho contínuo de orientação e monitoramento realizado pela Agência. Para o presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, a iniciativa reforça o papel institucional na proteção dos usuários. “A Operação Carnaval Seguro reforça o compromisso da AGEMS com a proteção da vida e a qualidade dos serviços de transporte. Atuamos de forma estratégica, com planejamento e integração institucional, para garantir que a população pudesse se deslocar com segurança durante o período festivo”, diz. “O resultado demonstra a efetividade de uma atuação preventiva e orientativa”. A diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez, destaca o uso de inteligência operacional na execução das ações. “Nosso foco foi a fiscalização qualificada, baseada em inteligência de dados e na presença das equipes em pontos estratégicos. Acredito que a baixa incidência de irregularidades indica que o trabalho de orientação ao setor e o acompanhamento contínuo das operações têm contribuído para a melhoria dos serviços e para a segurança dos passageiros” Fiscalização integrada As ações foram fortalecidas por investimentos recentes em tecnologia e equipamentos estratégicos, que ampliaram a capacidade de monitoramento, inteligência e fiscalização da Agência, permitindo respostas mais rápidas e maior eficiência nas operações em campo. “O planejamento antecipado e a atuação estratégica permitiram uma abordagem mais eficiente e orientativa junto aos transportadores. Os números refletem um cenário de conformidade, resultado do trabalho preventivo das equipes e da conscientização quanto à importância do cumprimento das normas”, destaca a coordenadora Aline Melo. A ação também foi realizada em parceria com órgãos de segurança e fiscalização, com apoio da Assessoria Militar da Agência. Para o chefe da unidade, coronel Waldir Acosta, a junção entre novos instrumentos, tecnologia e integração entre as instituições amplia a efetividade das operações. “Quando as ações são planejadas de forma integrada e com compartilhamento de informações, conseguimos otimizar recursos e ampliar a capacidade de prevenção, garantindo mais segurança para os usuários do transporte”. Gizele Oliveira, AGEMS
Rodovida: PRF encerra Operação Carnaval em MS
Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou na quarta-feira (18) a Operação Carnaval nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul. O reforço na fiscalização começou na sexta-feira (13). No período da Operação Carnaval, a PRF registrou 35 sinistros de trânsito, sendo 12 considerados graves. 34 pessoas ficaram feridas e duas morreram. As estatísticas são preliminares. Sinistros de trânsito Sinistros Graves Mortes Operação Carnaval 2026 – 13 a 18/2 35 12 2 Operação Carnaval 2025 – 28/2 a 05/3 30 12 1 Os policiais também identificaram condutas irregulares que provocam riscos a quem passa nas rodovias federais, a PRF flagrou 2.405 excessos de velocidade, 212 condutores e/ou passageiros viajavam sem o cinto de segurança. 50 crianças estavam sendo transportadas fora do dispositivo de segurança. 304 ultrapassagens indevidas foram notificadas. No total, 3.227 autuações foram registradas. Nos comandos de alcoolemia, os policiais rodoviários federais realizaram 7.038 testes de alcoolemia. 77 condutores foram flagrados dirigindo após consumir álcool, oito foram presos A Operação Carnaval está incluída na Operação Rodovida, iniciada este mês. Ela reúne instituições de todo o país para aumentar a fiscalização de trânsito e a segurança de quem vai viajar no Natal, no Ano Novo, nas férias e no Carnaval.
Azul fecha acordo de US$ 200 milhões com American e United Airlines
A empresa Azul Linhas Aéreas anunciou que fechou acordos de investimentos com as companhias aéreas estadunidenses American Airlines e United Airlines. Segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (18), as duas companhias se comprometeram a fazer investimentos de US$ 100 milhões cada uma. O aporte irá apoiar a capitalização da Azul na saída do processo de recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos, chamado Chapter 11. O acordo permite que, supervisionada por um tribunal norte-americano, a empresa inicie uma reestruturação financeira enquanto mantêm suas atividades. “Nos termos dos respectivos EIAs (do inglês aditamentos aos acordos de investimento) e de seus respectivos termos e condições, a American e a United se comprometeram individualmente a realizar investimentos em equity que apoiarão a capitalização da Azul na saída do Chapter 11 e estão integrados ao plano de reorganização da companhia aprovado pela United States Bankruptcy Court for the Southern District of New York”, diz o comunicado da empresa. De acordo com o comunicado, o aporte feito pela United vai ser realizado no contexto da oferta pública de ações, que foi divulgada ao mercado em 3 de fevereiro deste ano e que terá liquidação prevista para 20 de janeiro de 2026. Já sobre o investimento feito pela American Airlines, a expectativa é que ele seja realizado mediante a emissão de bônus de subscrição, “nos termos e condições previstos em um contrato de subscrição de warrants”. Os warrants são títulos de garantia que permitem ao detentor comprar ou vender um ativo. Além disso, a companhia aérea informou ter celebrado um Acordo de Investimento Adicional com “determinados credores existentes”, assegurando mais US$ 100 milhões dentro da mesma oferta pública. Processo de reestruturação A Azul entrou com o pedido de recuperação judicial em 28 de maio de 2026 e o plano foi aprovado em dezembro por um tribunal dos Estados Unidos. Segundo a companhia, o Chapter 11, como é chamado esse processo de reorganização financeira supervisionado pela Corte nos Estados Unidos, permite a reestruturação do passivo da empresa, mas mantendo a operação em curso. “A Azul utilizará essa estrutura jurídica consolidada para eliminar mais de US$ 2 bilhões de dívidas financeiras, readequar contratos de leasing e otimizar sua frota, com o objetivo de emergir com maior flexibilidade e sustentabilidade operacional e financeira”, disse a empresa, na época. Agência Brasil
Dino proíbe novas leis que garantam “penduricalhos” acima do teto
Em uma decisão complementar proferida nesta quinta-feira (19), o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu a publicação e a aplicação de novas leis sobre o pagamento a servidores públicos de parcelas remuneratórios e indenizatórias que ultrapassem o Teto Constitucional, os chamados “penduricalhos”. “Essa determinação vale inclusive para a edição de novos atos normativos pelos Poderes ou órgãos constitucionalmente autônomos”, destacou o ministro. Segundo ele, a decisão visa a “esclarecer e complementar” a decisão liminar do último dia 5, quando o ministro determinou a suspensão de pagamentos realizados sem previsão legal expressa. A decisão estende o bloqueio dos pagamentos também ao reconhecimento de supostos direitos retroativos que não eram pagos até a data da liminar original. E mantém o prazo de 60 dias para “todos os órgãos publicarem as verbas remuneratórias e indenizatórias que despendem, com a indicação específica das leis que as fundamentam”, ou da norma que as legitimam, no caso de ato infralegal. A medida se aplica a instituições federais, estaduais e municipais que, na prática, deverão publicar e dar publicidade à folha de pagamento detalhada de seus servidores. Na liminar do último dia 5, Dino já tinha destacado que, “para quem manuseia dinheiro público”, “não bastam expressões genéricas como: “direitos eventuais”; “direitos pessoais”; “indenizações”; “remuneração paradigma”, entre outras constantes de Portais de Transparência”, que devem ser substituídas por indicações precisas que permitam o controle sobre os gastos públicos. Teto Constitucional A determinação ocorre no âmbito de uma ação que contesta o pagamento de verbas a agentes públicos que elevam os vencimentos mensais a patamares superiores ao teto máximo do funcionalismo, atualmente de R$ R$ 46.366,19 (valor que corresponde ao subsídio pago aos ministros do STF). Em sua mais recente manifestação, tornada pública esta manhã, Dino e sua assessoria reproduzem argumentos jurídicos segundo os quais a ausência de uma lei nacional sobre o tema, conforme exigido pela Emenda Constitucional nº 135/2024, impede que órgãos e poderes autônomos criem gratificações ou indenizações por conta própria. O caso agora segue para o referendo do Plenário do STF, que deve apreciar a questão no próximo dia 25, quando já estava agendada a votação da liminar inicial. “No tocante aos agravos e embargos interpostos, aguarde-se a apreciação quanto ao referendo da liminar pelo Plenário do STF, quando serão estabelecidos os contornos da tutela liminar antes deferida e agora complementada”, decretou Dino.








