Campo Grande será palco, nos dias 24 e 25 de fevereiro, do Delas Day 2026, maior evento voltado às mulheres em Mato Grosso do Sul. Realizado pelo Sebrae/MS em parceria com o Governo do Estado e diversas instituições públicas e privadas, o encontro consolida o Estado como referência nacional na promoção do protagonismo feminino, reunindo mulheres de diferentes territórios, trajetórias e realidades sob o tema “Nossa identidade, nossa força”. A abertura oficial acontece nesta terça-feira (24), às 18h, no Bosque Expo – Shopping Bosque dos Ipês, com a presença do vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, da secretária de Estado de Cidadania Viviane Luiza, da diretoria do Sebrae/MS e de demais autoridades estaduais. Com entrada gratuita, o Delas Day chega à edição 2026 projetando um público estimado de 14 mil pessoas, sendo 7 mil participantes presenciais e mais 7 mil on-line, número que confirma o crescimento expressivo do evento, que passou de 1.600 participantes em 2024 para mais de 13 mil pessoas alcançadas em 2025. Integração de políticas públicas e fortalecimento institucionalMais do que um evento de empreendedorismo, o Delas Day 2026 representa uma ampla articulação institucional envolvendo o Governo do Estado, Sebrae/MS, Sistema Fiems, Sistema Comércio (Fecomércio, Sesc e Senac), Sistema Famasul/Senar, universidades, conselhos e entidades como Fundect, UEMS, UFMS, Assomasul, Banco do Brasil e Prefeitura de Campo Grande. A participação do Governo vai além do apoio institucional. Secretarias, fundações e órgãos estaduais integram a programação com painéis temáticos, atendimentos, orientação profissional e ações voltadas à ciência, tecnologia, inovação, mercado de trabalho e inclusão produtiva. Entre os destaques estão:• Painel “Inteligência Emocional – Transformando desafios em motivação”, com mediação da Secretaria de Estado de Cidadania;• Painel “Sem limitações para crescer”, com mediação da primeira-dama do Estado, Mônica Riedel;• I Encontro do Fórum Municipais de Políticas Públicas para Mulheres, conduzido pela subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, fortalecendo a articulação entre Estado e municípios;• Painel “Mulheres na Justiça – Como enfrentar a desigualdade de gênero no mercado de trabalho”, conduzido pela Procuradoria-Geral do Estado;• Painéis voltados às mulheres indígenas e quilombolas, ampliando o debate sobre inclusão produtiva e diversidade;• Atuação da Funtrab, com orientação sobre mercado de trabalho e qualificação profissional;• Participação da Fundect, com destaque para empreendedorismo inovador e pré-divulgação do Programa Centelha 3. Além da programação técnica, o evento contará com palestrantes de projeção nacional, como Natalia Beauty, Giovanna Antonelli, Hortência Marcari, Pequena Lô, Izabella Camargo e Marcos Piangers, ampliando o alcance e o impacto do Delas Day. Empreendedorismo feminino como política de EstadoO Delas Day integra um conjunto de ações desenvolvidas ao longo de 2025 e 2026 pelo Governo de Mato Grosso do Sul em parceria com o Sebrae/MS, incluindo capacitações, conferências, ações de afroturismo, programas voltados a mulheres quilombolas e indígenas, formação de lideranças e incentivo ao empreendedorismo em comunidades tradicionais. Para o vice-governador Barbosinha, o evento simboliza o avanço das políticas públicas voltadas às mulheres e a consolidação do empreendedorismo feminino como eixo estratégico de desenvolvimento. “O Delas Day demonstra que o protagonismo feminino não é apenas um discurso, mas uma política pública estruturada e permanente. Quando fortalecemos o empreendedorismo feminino, fortalecemos a economia, promovemos inclusão social e ampliamos oportunidades em todas as regiões do Estado. Mato Grosso do Sul tem avançado porque trabalha em parceria e acredita na força das mulheres para transformar realidades”, destacou Barbosinha. Ambiente inclusivo e acolhedorO Delas Day 2026 foi pensado para garantir acessibilidade e conforto às participantes, contando com área kids, sala de amamentação, espaço sensorial para pessoas neurodivergentes e praça de alimentação com food trucks, reafirmando o compromisso com um ambiente inclusivo e diverso. Ao integrar políticas públicas, empreendedorismo, inovação, justiça social e diversidade, o evento reafirma Mato Grosso do Sul como referência nacional na promoção da autonomia econômica feminina, fortalecendo uma agenda que dialoga com os desafios e metas do Governo para 2026. Lucas Cavalheiro, Comunicação Governo de MS
Festival de Verão realizará sua 4ª edição no Parque das Nações Indígenas em março
Vem aí a quarta edição do Festival de Verão, com diversas modalidades esportivas gratuitas no Parque das Nações Indígenas, o Festival será realizado no dia 8 de março, das 7h às 11h. A programação será distribuída por todo o espaço, oferecendo à população uma manhã repleta de atividades esportivas, lazer e integração ao ar livre. De acordo com o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o festival marca a abertura do calendário esportivo da instituição e reúne diversas atividades que incentivam a prática esportiva e o lazer para toda a família. Segundo ele, a edição anterior contou com a participação de quase 4 mil pessoas, e a expectativa é ampliar o público neste ano. “São várias modalidades disponíveis, uma oportunidade para que a população experimente novas atividades em um ambiente agradável, em contato com a natureza”, destacou. O Festival de Verão também simboliza o início de um calendário esportivo amplo, que se estende ao longo de todo o ano. A programação prevê ações voltadas ao lazer, à prática esportiva e às competições, tanto na Capital quanto em municípios do interior do Estado, fortalecendo o acesso ao esporte em diferentes regiões. Ao todo, mais de 65 parceiros participam da iniciativa. Entre as atividades oferecidas estão yoga, capoeira, funcional, canoagem, fitdance, wrestling (luta olímpica), grupos de corrida, pipa, skate, crossfit, patinação, entre outras opções. O evento contará ainda com estandes informativos de instituições como a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), CHOQUE (Batalhão de Polícia de Choque), CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS), SES (Secretaria de Estado de Saúde), entre outros órgãos parceiros. O diretor de Gestão de Vivência Esportiva, Carlos Alberto Nabhan, adiantou que, neste ano, o festival amplia o foco na inclusão, com ações voltadas a pessoas com deficiência, autismo e síndrome de Down, incluindo a instalação de uma casa sensorial, pensada para oferecer um ambiente acolhedor e tranquilo em meio à natureza. “A cada edição, o festival cresce e se fortalece. É uma oportunidade para que as famílias conheçam novas atividades e participem juntas de um momento que reúne esporte, cultura e lazer, em um evento aberto e totalmente gratuito”, afirmou. A programação terá início com a 19ª edição da Corrida Feminina, organizada pela MR Sports. O diretor da empresa, Marcio Rodrigues, destacou a importância da prova, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “A corrida abre oficialmente o festival, com largada às 7 horas. São cerca de 900 mulheres participantes, com classificação geral e por faixa etária, além de troféus. É uma prova que celebra o Dia da Mulher, incentivando o esporte, a saúde e a participação feminina nas atividades esportivas”, ressaltou. Para participar da 19ª Corrida e Caminhada Feminina – 2026, com direito à camiseta e premiação, é necessário realizar a inscrição mediante pagamento pelo link: www.kmaisclube.com.br O Festival de Verão acontecerá no Parque das Nações Indígenas a partir das 7h da manhã. A entrada será pelo Portão Guató.Endereço: Av. Afonso Pena, s/n – Centro, Campo Grande Bel Manvailer, Comunicação Setesc
PF prende ex-secretário municipal em desdobramento da Operação Rastro Cirúrgico em MS
A Polícia Federal cumpriu, nesta segunda-feira (23/2), mandado de prisão preventiva expedido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região em desfavor de ex-secretário municipal de Saúde do município de Selvíria/MS, anteriormente afastado do cargo. Edgar Barbosa dos Santos, ex-secretário municipal de Saúde de Selvíria, foi preso preventivamente nesta segunda-feira (23/2), pela PF (Polícia Federal), por força de mandado expedido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. O ex-servidor estava afastado da função desde agosto de 2025, após operação Rastro Cirúrgico que apontou indícios de desvios milionários no SUS (Sistema Único de Saúde). A medida é desdobramento da Operação Rastro Cirúrgico, deflagrada em 12/8/2025, quando foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, além de sequestro, de arresto e de bloqueio de bens no valor de até R$ 5 milhões por investigado, com o objetivo de interromper e de ressarcir desvios de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). Com o avanço das investigações, foram reunidos elementos que indicam a prática de peculato, de fraude em licitações e em contratos administrativos mediante superfaturamento, além de indícios de corrupção, de frustração do caráter competitivo de licitação, de lavagem de dinheiro, de evasão de divisas e de organização criminosa. Diante da gravidade dos fatos e da existência de elementos que apontam para a continuidade do vínculo associativo criminoso, a Polícia Federal representou pela prisão preventiva de investigados, sendo o pedido parcialmente deferido para decretar a prisão do ex-secretário.
Polícia Civil finaliza investigação de homicídio ocorrido em novembro do ano passado em Dourados
A Seção de Investigações Gerais/Núcleo Regional de Investigação – SIG/NRI de Dourados, finalizou nesta última semana a investigação do homicídio de Ariel Almeida Isnarde, encontrado morto na madrugada do dia 2 de novembro de 2025 em uma estrada rural na Aldeia Jaguapiru. Durante a apuração do caso, a equipe de investigação realizou diversas diligências, apreendendo objetos que foram periciados, procedendo com identificação de testemunhas e suspeitos. Ainda nos primeiros dias da investigação, um grupo de jovens chegou a confessar a participação no crime e apontou dois executores, linha investigativa que foi descartada posteriormente após checagem das informações fornecidas por eles. Os policiais identificaram que o grupo estava sendo incentivado por terceiros a apontarem a autoria criminosa para dois indivíduos vistos como “problemáticos” na região, para que esses fossem responsabilizados por um crime que não haviam cometido. Ao final, após semanas de investigação e colheita de depoimentos de quase 35 testemunhas, os investigadores conseguiram confirmar o envolvimento de um homem, que chegou a confessar para terceiros sua participação e apresentou versões contraditórias sobre o que estava fazendo no dia dos fatos. Sua versão foi confrontada com a de outras testemunhas, possibilitando perceber que faltava com a verdade ao apresentar um possível álibi. Ele foi ouvido formalmente em sede policial e indiciado por sua participação no crime. Agora, o Inquérito Policial já finalizado foi encaminhado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público para andamento dos trâmites processuais.
DOF apreende van carregada com cigarros contrabandeados em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de sexta-feira (20), um veículo Citroën Jumpy carregado com aproximadamente 5 mil pacotes de cigarros de origem estrangeira. A ação ocorreu em Dourados. A equipe realizava patrulhamento quando recebeu denúncias anônimas relatando a movimentação suspeita de caixas em uma residência no bairro Parque das Nações I. No local, os militares visualizaram diversos volumes de cigarros na varanda do imóvel e no interior do furgão estacionado. Um suspeito que manuseava a carga percebeu a chegada da viatura e fugiu pulando muros de residências vizinhas. Apesar das buscas realizadas no perímetro, o homem não foi localizado. Ao todo, foram contabilizadas 100 caixas de cigarros de origem paraguaia. O veículo e o material apreendido, avaliados em aproximadamente R$ 360 mil, foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã.
Naviraiense garante vaga na semifinal e briga por classificação se acirra no Estadual
Oitava rodada terminou com empate entre CEN e Galo na disputa pela liderança e vitórias do Azulão e CRA A emoção está garantida na reta final da primeira fase do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Três jogos fecharam a oitava rodada, neste domingo (22), e embolaram ainda mais a disputa por classificação e contra o rebaixamento. De certo, apenas que o líder CE Naviraiense está garantido na semifinal e que Operário FC e AA Bataguassu, também já classificados, disputam a segunda vaga direta entre os quatro primeiros colocados. Disputa pela Liderança No Estádio Virotão, Naviraiense e Operário fizeram disputa direta pela primeira posição, com muitas chances de gols para os dois lados, mas que, apesar disso, não saiu do 0 a 0. Antes dos 15 minutos, os dois times ficaram perto de marcar em erros das defesas adversárias e o Galo ainda acertou duas vezes as traves de Denilton, com Robinho e Arthur Manuel. O ritmo seguiu durante toda a partida, bom para a torcida que viu um excelente jogo entre os dois melhores da primeira fase. Na classificação, o CEN segue sozinho na frente com 15 pontos e já está com vaga certa na fase semifinal, enquanto o time campo-grandense, com 14 pontos, é segundo colocado. Reabilitação No Estádio Mário Pinto (Noroeste), o confronto entre tricolores preto-verde-branco terminou melhor para o CR Aquidauana que venceu o FC Pantanal por 2 a 0. Os gols saíram no segundo tempo, com Murilo, que saiu do banco de reservas. Aos 17 minutos, o atacante acertou chute certeiro em cobrança de falta pela intermediária esquerda, acertando o ângulo direito do goleiro Flaysmar, sem chances de defesa. Aos 49 minutos, o camisa 17 foi lançado pelo meio e, da meia-lua, bateu para defesa parcial de Flaysmar. O rebote ficou com o próprio Murilo, que aproveitou a segunda oportunidade e mandou para rede, fechando o placar. O resultado desafogou o CRA, que saiu da lanterna para a sétima posição, com nove pontos. Por outro lado, deixou o Pantanal pressionado, caindo para oitava posição com oito pontos, ficando fora da zona de rebaixamento pelos critérios de desempate. Azulão Sobe No Estádio Saraiva, o Ivinhema FC surfa na boa fase após a classificação na Copa do Brasil e, com gol no último lance, venceu o EC Águia Negra por 2 a 1. O time de Rio Brilhante teve a chance de sair na frente aos 45 minutos em pênalti cobrado por Jô, mas o goleiro Neto defendeu. No início do segundo, o Azulão do Vale saiu na frente em cobrança de falta de Wendel. O time de Rio Brilhante chegou ao empate aos 26 minutos, com Vitor Ramos. Quando a partida parecia terminar igual, aos 51 minutos, Tuninho aproveitou vacilo do goleiro Fernando Nunes e fez o gol da vitória do time da casa. O resultado colocou o Ivinhema na quarta posição, com 11 pontos, e muito perto da classificação. A situação do Águia Negra, porém, ficou complicada. Lanterna com sete pontos, precisa da vitória na última rodada para tentar escapar da degola. Última rodada As posições definitivas da primeira fase serão definidas no próximo fim de semana. A nona rodada começa no sábado (28), às 18h, no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande, com Operário e Bataguassu em disputa direta pela fase semifinal. Os demais jogos acontecem domingo (1º), às 15h. No Estádio Jacques da Luz jogam Ivinhema e Pantanal; Dourados AC e CRA se enfrentam no Estádio Douradão; Águia Negra recebe o Naviraiense no Estádio Ninho da Águia; Costa Rica e Corumbaense tem confronto no Estádio Laertão.
Câmara de Dourados abre licitação para compra de mobiliário e equipamentos de climatização
A Câmara Municipal de Dourados abriu processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para contratação de empresa especializada para a aquisição de mobiliário corporativo e equipamentos de climatização destinados à estrutura administrativa da Casa de Leis. O recebimento das propostas foi aberto nesta segunda-feira (23) e segue até às 7h59 (horário de Mato Grosso do Sul) do dia 09 de março. A sessão pública ocorrerá por meio do sistema eletrônico oficial de compras do Governo Federal.O edital completo do processo licitatório está disponível para consulta no portal Comprasnet, por meio do link: https://cnetmobile.estaleiro.serpro.gov.br/comprasnet-web/public/compras. De acordo com a administração da Câmara, a contratação tem como objetivo promover a modernização e a adequação dos ambientes institucionais, garantindo melhores condições de trabalho aos servidores e mais conforto à população que utiliza os serviços do Legislativo municipal. A presidente da Câmara, Liandra Brambilla, destacou que o investimento integra o planejamento administrativo da atual gestão. “Estamos trabalhando para oferecer uma estrutura mais adequada, funcional e confortável tanto para os servidores quanto para a população que frequenta a Câmara. A modernização dos espaços é uma medida necessária para assegurar eficiência, qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho”, afirmou. Os interessados em participar do certame podem encaminhar dúvidas e solicitar esclarecimentos pelo e-mail licitacao@camaradourados.ms.gov.br, dentro dos prazos estabelecidos no edital. A realização do pregão eletrônico reforça o compromisso da Câmara de Dourados com a transparência, a legalidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos, assegurando ampla concorrência e igualdade de condições entre os participantes.
Projeto que prevê produção de fraldas geriátricas no sistema prisional inicia entregas e fase de testes
Fraldas geriátricas descartáveis estão sendo confeccionadas com mão de obra prisional em Mato Grosso do Sul e integram o Projeto Desdobrar – Cuidado e Dignidade. Inicialmente, uma oficina foi instalada no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) e as primeiras fraldas testes foram entregues ao Sirpha Lar do Idoso e ao Hospital São Julião, instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesta etapa, dez reeducandos atuam na oficina e receberam capacitação técnica da equipe do Sirpha. Foram confeccionadas 1.760 fraldas geriátricas, distribuídas em 220 pacotes, com oito unidades cada. Todo o material tem finalidade exclusivamente experimental e será submetido a testes de uso por um grupo de controle, incluindo idosos atendidos no próprio IPCG e usuários das instituições beneficiadas. Durante a entrega, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou que a instituição conta atualmente com mais de 7 mil internos em atividades laborais e mais de 4 mil em cursos educacionais, da alfabetização à pós-graduação, ressaltando que o trabalho e a capacitação são fundamentais para reduzir a ociosidade e preparar os custodiados para o retorno à sociedade. Idealizado pelo juiz titular da 4ª Vara Criminal, José Henrique Kaster Franco, com tratativas iniciadas em meados de 2025, o Projeto Desdobrar propõe a implantação de uma oficina de fraldas geriátricas com mão de obra do regime fechado, promovendo ressocialização, qualificação profissional e possibilidade futura de remuneração, além de atender demandas sociais. A iniciativa reúne esforços da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e do Sirpha Lar do Idoso, com acompanhamento do município de Campo Grande, cujos procuradores avaliam a viabilidade de aquisição de insumos e remuneração dos internos. O juiz José Henrique Kaster Franco ressaltou a evolução do trabalho prisional ao longo dos anos, lembrando que hoje o sistema reúne cerca de 250 empresas parceiras, ampliando as oportunidades de trabalho. Segundo ele, projetos construídos de forma coletiva demonstram que ações simples, bem executadas e guiadas pela confiança no ser humano geram impactos sociais significativos. O presidente do Sirpha, Ivan Nery de Queiroz, destacou a alta demanda diária por fraldas geriátricas no atendimento aos idosos acolhidos. Segundo ele, cada idoso pode utilizar até quatro fraldas por dia, o que, considerando os 83 idosos atualmente atendidos, resulta em uma média de 240 fraldas diárias distribuídas aos cuidadores. “Os testes irão priorizar o uso noturno, período em que é possível avaliar com maior precisão a eficiência do produto, especialmente quanto à absorção e à prevenção de vazamentos, fator essencial para evitar a troca excessiva de enxovais e o aumento da demanda da lavanderia”, afirmou. O presidente ressaltou ainda que a instituição atende pessoas a partir dos 60 anos, incluindo idosos de idade bastante avançada, o que reforça a importância de produtos de qualidade para garantir conforto, dignidade e melhor cuidado aos acolhidos. Após o período de avaliação, será elaborado um relatório técnico, com base em questionários aplicados a usuários, pacientes e equipes, permitindo ajustes no produto antes de qualquer ampliação da produção. O objetivo é assegurar que o avanço do projeto ocorra sempre com foco na qualidade, segurança e conforto. A diretora de Assistência Penitenciária, Maria de Lourdes Delgado Alves, enfatizou que o projeto beneficia tanto os internos quanto a sociedade, ao garantir dignidade, trabalho e apoio a pessoas que, muitas vezes, não têm condições de adquirir itens essenciais. “A iniciativa materializa os princípios da Lei de Execução Penal e demonstra a força da cooperação entre instituições”, disse. Já a superintendente de Gestão do Hospital São Julião, Jéssica Mendes, destacou que a parceria com a Agepen já impacta positivamente a rotina hospitalar, ao viabilizar a produção de enxovais e roupas hospitalares. Sobre as fraldas, ressaltou que o insumo representa um dos maiores custos da assistência hospitalar no SUS e que a iniciativa pode contribuir para qualificar o atendimento e otimizar recursos. A entrega das fraldas teste marca um avanço significativo do Projeto Desdobrar, consolidando um modelo de cooperação interinstitucional que prioriza a qualidade, a dignidade humana e a construção coletiva de soluções com impacto social.
Secretaria de Educação abre processo seletivo para professor em escola indígena, do campo e urbana
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou dois editais que instituem processos seletivos simplificados para contratação temporária de professores no ano letivo de 2026. As inscrições começaram nesta segunda-feira (23), seguem até quarta (25) e as vagas são destinadas à formação de cadastro reserva para atuação em escolas indígenas, unidades urbanas e também em escolas do campo. O Edital nº 26/2026/SEMED trata especificamente da contratação temporária de professores para as escolas indígenas da rede municipal, com foco na área de Língua Inglesa. Já o Edital nº 27/2026/SEMED prevê seleção para docentes habilitados em Arte e Língua Inglesa, destinados às unidades urbanas e rurais do município. As publicações constam no Diário Oficial do Município de sexta-feira (20). ESCOLAS INDÍGENAS No caso das unidades indígenas, o processo visa compor cadastro reserva para eventual contratação de professores de Língua Inglesa. Conforme o edital, será dada prioridade a candidatos indígenas residentes na Reserva Indígena ou no município de Dourados, mediante comprovação por declaração de liderança ou comprovante de residência. É exigida Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa. Na ausência de candidatos indígenas suficientes, poderão ser convocados professores não indígenas, desde que cumpram os critérios estabelecidos, incluindo comprovação de experiência na Educação Escolar Indígena. ESCOLAS URBANAS E DO CAMPO O segundo edital contempla professores com habilitação específica em Arte (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA); e Língua Inglesa (Ensino Fundamental e EJA), para escolas urbanas e do campo. As inscrições para atuação nas escolas do campo deverão ser feitas exclusivamente para essas unidades, com opção definida no momento da inscrição. Entre as escolas rurais listadas estão Ceim José Marques da Silva (Vô Cazuza), E.M. Agrotécnica Pe. André Capélli, E.M. Cel. Firmino Vieira de Matos, E.M. Dr. Camilo Hermelindo da Silva, E.M. Dom Aquino Corrêa, E.M. Fazenda Miya – Pólo, E.M. Geraldino Neves Corrêa, E.M. José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté, E.M. Pe. Anchieta, e E.M. Pref. Ruy Gomes. Para Arte, é exigida Licenciatura Plena com habilitação na área. Já para Inglês, é necessária Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa. INSCRIÇÕES E CRITÉRIOS As inscrições para os dois editais devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br, entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2026, sem cobrança de taxa. Os processos são classificatórios, com pontuação baseada em titulação, formação continuada e tempo de serviço, conforme quadros de atribuição anexos aos editais. A contratação será por prazo determinado, conforme necessidade da Administração Pública Municipal, e não garante direito automático à nomeação, configurando mera expectativa de direito. Não poderão ser contratados para prestar os serviços vinculados aos editais os candidatos que tenham encerrado quaisquer vínculo anterior com o Município de Dourados em período inferior a 45 dias.








