Fraldas geriátricas descartáveis estão sendo confeccionadas com mão de obra prisional em Mato Grosso do Sul e integram o Projeto Desdobrar – Cuidado e Dignidade. Inicialmente, uma oficina foi instalada no IPCG (Instituto Penal de Campo Grande) e as primeiras fraldas testes foram entregues ao Sirpha Lar do Idoso e ao Hospital São Julião, instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Nesta etapa, dez reeducandos atuam na oficina e receberam capacitação técnica da equipe do Sirpha. Foram confeccionadas 1.760 fraldas geriátricas, distribuídas em 220 pacotes, com oito unidades cada. Todo o material tem finalidade exclusivamente experimental e será submetido a testes de uso por um grupo de controle, incluindo idosos atendidos no próprio IPCG e usuários das instituições beneficiadas. Durante a entrega, o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou que a instituição conta atualmente com mais de 7 mil internos em atividades laborais e mais de 4 mil em cursos educacionais, da alfabetização à pós-graduação, ressaltando que o trabalho e a capacitação são fundamentais para reduzir a ociosidade e preparar os custodiados para o retorno à sociedade. Idealizado pelo juiz titular da 4ª Vara Criminal, José Henrique Kaster Franco, com tratativas iniciadas em meados de 2025, o Projeto Desdobrar propõe a implantação de uma oficina de fraldas geriátricas com mão de obra do regime fechado, promovendo ressocialização, qualificação profissional e possibilidade futura de remuneração, além de atender demandas sociais. A iniciativa reúne esforços da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e do Sirpha Lar do Idoso, com acompanhamento do município de Campo Grande, cujos procuradores avaliam a viabilidade de aquisição de insumos e remuneração dos internos. O juiz José Henrique Kaster Franco ressaltou a evolução do trabalho prisional ao longo dos anos, lembrando que hoje o sistema reúne cerca de 250 empresas parceiras, ampliando as oportunidades de trabalho. Segundo ele, projetos construídos de forma coletiva demonstram que ações simples, bem executadas e guiadas pela confiança no ser humano geram impactos sociais significativos. O presidente do Sirpha, Ivan Nery de Queiroz, destacou a alta demanda diária por fraldas geriátricas no atendimento aos idosos acolhidos. Segundo ele, cada idoso pode utilizar até quatro fraldas por dia, o que, considerando os 83 idosos atualmente atendidos, resulta em uma média de 240 fraldas diárias distribuídas aos cuidadores. “Os testes irão priorizar o uso noturno, período em que é possível avaliar com maior precisão a eficiência do produto, especialmente quanto à absorção e à prevenção de vazamentos, fator essencial para evitar a troca excessiva de enxovais e o aumento da demanda da lavanderia”, afirmou. O presidente ressaltou ainda que a instituição atende pessoas a partir dos 60 anos, incluindo idosos de idade bastante avançada, o que reforça a importância de produtos de qualidade para garantir conforto, dignidade e melhor cuidado aos acolhidos. Após o período de avaliação, será elaborado um relatório técnico, com base em questionários aplicados a usuários, pacientes e equipes, permitindo ajustes no produto antes de qualquer ampliação da produção. O objetivo é assegurar que o avanço do projeto ocorra sempre com foco na qualidade, segurança e conforto. A diretora de Assistência Penitenciária, Maria de Lourdes Delgado Alves, enfatizou que o projeto beneficia tanto os internos quanto a sociedade, ao garantir dignidade, trabalho e apoio a pessoas que, muitas vezes, não têm condições de adquirir itens essenciais. “A iniciativa materializa os princípios da Lei de Execução Penal e demonstra a força da cooperação entre instituições”, disse. Já a superintendente de Gestão do Hospital São Julião, Jéssica Mendes, destacou que a parceria com a Agepen já impacta positivamente a rotina hospitalar, ao viabilizar a produção de enxovais e roupas hospitalares. Sobre as fraldas, ressaltou que o insumo representa um dos maiores custos da assistência hospitalar no SUS e que a iniciativa pode contribuir para qualificar o atendimento e otimizar recursos. A entrega das fraldas teste marca um avanço significativo do Projeto Desdobrar, consolidando um modelo de cooperação interinstitucional que prioriza a qualidade, a dignidade humana e a construção coletiva de soluções com impacto social.
Secretaria de Educação abre processo seletivo para professor em escola indígena, do campo e urbana
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), publicou dois editais que instituem processos seletivos simplificados para contratação temporária de professores no ano letivo de 2026. As inscrições começaram nesta segunda-feira (23), seguem até quarta (25) e as vagas são destinadas à formação de cadastro reserva para atuação em escolas indígenas, unidades urbanas e também em escolas do campo. O Edital nº 26/2026/SEMED trata especificamente da contratação temporária de professores para as escolas indígenas da rede municipal, com foco na área de Língua Inglesa. Já o Edital nº 27/2026/SEMED prevê seleção para docentes habilitados em Arte e Língua Inglesa, destinados às unidades urbanas e rurais do município. As publicações constam no Diário Oficial do Município de sexta-feira (20). ESCOLAS INDÍGENAS No caso das unidades indígenas, o processo visa compor cadastro reserva para eventual contratação de professores de Língua Inglesa. Conforme o edital, será dada prioridade a candidatos indígenas residentes na Reserva Indígena ou no município de Dourados, mediante comprovação por declaração de liderança ou comprovante de residência. É exigida Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa. Na ausência de candidatos indígenas suficientes, poderão ser convocados professores não indígenas, desde que cumpram os critérios estabelecidos, incluindo comprovação de experiência na Educação Escolar Indígena. ESCOLAS URBANAS E DO CAMPO O segundo edital contempla professores com habilitação específica em Arte (Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA); e Língua Inglesa (Ensino Fundamental e EJA), para escolas urbanas e do campo. As inscrições para atuação nas escolas do campo deverão ser feitas exclusivamente para essas unidades, com opção definida no momento da inscrição. Entre as escolas rurais listadas estão Ceim José Marques da Silva (Vô Cazuza), E.M. Agrotécnica Pe. André Capélli, E.M. Cel. Firmino Vieira de Matos, E.M. Dr. Camilo Hermelindo da Silva, E.M. Dom Aquino Corrêa, E.M. Fazenda Miya – Pólo, E.M. Geraldino Neves Corrêa, E.M. José Eduardo Canuto Estolano – Perequeté, E.M. Pe. Anchieta, e E.M. Pref. Ruy Gomes. Para Arte, é exigida Licenciatura Plena com habilitação na área. Já para Inglês, é necessária Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Inglesa. INSCRIÇÕES E CRITÉRIOS As inscrições para os dois editais devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no endereço www.selecao.semed.dourados.ms.gov.br, entre os dias 23 e 25 de fevereiro de 2026, sem cobrança de taxa. Os processos são classificatórios, com pontuação baseada em titulação, formação continuada e tempo de serviço, conforme quadros de atribuição anexos aos editais. A contratação será por prazo determinado, conforme necessidade da Administração Pública Municipal, e não garante direito automático à nomeação, configurando mera expectativa de direito. Não poderão ser contratados para prestar os serviços vinculados aos editais os candidatos que tenham encerrado quaisquer vínculo anterior com o Município de Dourados em período inferior a 45 dias.
Autoridades destacam ações de redução do déficit habitacional em Dourados
Mais 82 famílias receberam, na tarde de sexta-feira (20), as chaves da casa própria em Dourados. A cerimônia, bastante concorrida, selou mais uma etapa do Residencial Jardim dos Buritis, um conjunto que totaliza 407 moradias e está sendo construído na região leste da cidade com financiamento da Caixa Econômica Federal. O empreendimento, da Construtora Menin, conta com parcerias do governo federal, governo do Estado da Prefeitura de Dourados. Todos os parceiros estavam representados na cerimônia e, indistintamente, destacaram ações que buscam reduzir o déficit habitacional nas cidades. O representante da construtora, Paulo Henrique Menin, destacou que o ato de entrega de casas significa sonhos concretizados e reforçou o valor das parcerias. “Isso aqui é uma parceria sólida, que não acontece só pelo público e nem só pelo privado. É uma parceria público-privado”, ressaltou. O empresário enfatizou que não seria possível fazer o empreendimento com 407 casas, se não fosse parceria com a Prefeitura de Dourados, com o governo do Estado e com a Caixa Econômica, destacando a participação da gestão municipal no projeto. “Eu queria encontrar muitas prefeituras igual a essa, que abre as portas para o pessoal privado vir investir, que acredita na cidade”, falou o empresário. O diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), Eder Felipe, afirmou que quando assumiu a pasta da habitação o prefeito Marçal Filho enfocou a necessidade de construir moradias para todos os públicos. “Começamos com famílias de extrema vulnerabilidade, fazendo 198 casas no Cidade Jardim e no Greenville”, recordou, acrescentando que a gestão está destravando obras do programa Minha Casa Minha Vida, e contribuindo sobremaneira para a redução do déficit habitacional em Dourados. Já a diretora-presidente da Agehab-MS, Maria do Carmo Avesani, também destacou as parcerias e afirmou que o foco do governo estadual é fazer com que as políticas públicas cheguem até os cidadãos. “E é isso que estamos vendo aqui hoje, uma parceria do município, governos federal, estadual e empresa privada, para que as pessoas tenham acesso à moradia”, mostrou. “O governo do Estado fica feliz em ter uma parceria como essa que temos aqui”, falou, apontando a agilidade da Prefeitura de Dourados na execução dos projetos. “São muitos os projetos que temos aqui em andamento para atender famílias de menor renda. E isso é possível porque existe a parceria governo do estado, governo municipal e setor privado”, celebrou. Por sua vez, o vice-governador José Carlos Barbosinha elogiou o ritmo de trabalho do prefeito Marçal Filho. “Dourados não para nem no carnaval. Nós vimos o prefeito buscando recursos lá em Campo Grande e, no outro dia, aqui, assinando ordem de serviço para a construção do Caps, o Centro de Apoio Psicossocial, uma obra muito importante para Dourados”, ilustrou. Ele também destacou o crescimento de Dourados e o volume de obras em execução no município. “São obras importantes, o Marçal toca nessa reconstrução de Dourados”, opinou, enumerando realizações da gestão municipal, muitas delas com a parceria como governo do estado. Mas, considerou, “não existe projeto mais significante do que aquele que concede à família um CEP, um endereço. A casa, ela confere cidadania”. A auxiliar administrativa Jocieni Nunes Deodato, 32 anos, recebeu a chave simbólica em nome das 82 famílias contempladas no Módulo III do Jardim dos Buritis. Ao lado do marido e dois filhos menores, ela comemorou a realização do sonho e disse que a partir de agora a vida será bem melhor, porque vai sobrar o dinheiro que ia para o aluguel. JARDIM DOS BURITIS O novo residencial conta com toda a infraestrutura necessária, como redes e água, esgoto, drenagem de águas pluviais, energia elétrica, iluminação pública, além de pavimentação e paisagismo. O lote padrão é de 200,00m², sendo 10,00 x 20,00m. As casas contam com 2 dormitórios, 1 banheiro, 1 sala, 1 cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os cômodos, laje na sala, cozinha, banheiro e dormitórios.
Para ampliar atuação da Justiça Federal em MS, governo e bancada trabalham em parceria com TRF3
Para discutir a ampliação e interiorização da prestação jurisdicional em Mato Grosso do Sul, que tramita na Câmara dos Deputados por meio do projeto de lei que cria e instala seis novas varas na Justiça Federal do Estado, o Governo de MS se reuniu com o representantes do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e da bancada federal. No encontro realizado na manhã desta segunda-feira (23), o governador Eduardo Riedel abordou a importância da medida e reconheceu o apoio do próprio TRF3, e dos parlamentares, deputados federais e senadores. “Nossa relação com a bancada federal é sempre focada em buscar soluções para a sociedade, e o TRF3 abraçou Mato Grosso do Sul de forma muito propositiva e benéfica para o Estado”, disse. A Câmara dos Deputados recebeu, no mês de dezembro de 2025, o Projeto de Lei nº 6.359/2025, encaminhado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), que propõe a criação de novos cargos efetivos e a instalação das seis varas na Justiça Federal de Mato Grosso do Sul. A proposta prevê a instalação das unidades em Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Bonito e Corumbá. Para a procuradora-geral do Estado, Ana Ali, a iniciativa contribui para a melhoria da prestação jurisdicional considerando os grandes projetos em desenvolvimento em MS, como as rotas Bioceânica e da Celulose. “A reunião foi muito positiva em relação ao projeto de lei que já tramita na Câmara dos Deputados para a criação das seis novas varas federais. É importante a ampliação da Justiça Federal para o Mato Grosso do Sul, com atendimento ao jurisdicionado de forma mais próxima, mais direta. A ampliação envolve a Rota da Celulose e Rota Bioceânica, além do Estado ser região de fronteira”, disse. O deputado federal e coordenador da bancada de MS, Dagoberto Nogueira, destacou a importância da ampliação das varas da Justiça Federal no Estado e o envolvimento dos parlamentares na aprovação do projeto. “É um projeto de muito interesse do Mato Grosso do Sul, pois existem muitos processos e poucas varas. Com isso há uma demora muito grande nessas decisões. E agora com a Rota Bioceânica, acreditamos que vai aumentar a demanda. O governador chamou a bancada para que a gente pudesse agir em favor da aprovação do projeto de lei, que prevê a criação e que está em tramitação na Câmara dos Deputados. Nós conversamos com o presidente Hugo Mota, ele deu orientações para a gente tentar fazer o projeto tramitar em regime de urgência e assim votamos nos próximos dias”, disse Nogueira. Em outubro do ano passado o TRF3 instalou em Campo Grande, a Turma Regional de Mato Grosso do Sul. A medida marcou um passo histórico na descentralização da Justiça Federal de segundo grau, reforçando a presença institucional no Estado e permitindo que julgamentos ocorram de forma mais conectada à realidade e às demandas regionais, aproximando o cidadão sul-mato-grossense das instâncias de decisão e tornando mais ágil a tramitação de processos. “Hoje será inaugurada a instalação física da turma recursal do TRF3 no Estado, isso é extremamente importante. Nós nunca tivemos uma mudança estrutural da Justiça Federal e que traz uma proximidade, celeridade, e possibilidade de maior proximidade no sentido das especificidades de Mato Grosso do Sul. É um momento marcante para a comunidade jurídica, para toda a advocacia pública, privada, e para o jurisdicionado, para aquele que precisa do acesso da Justiça Federal”, disse a procuradora-geral do Estado, Ana Ali. Também participaram do encontro o secretário Rodrigo Perez (Segov) e o desembargador e presidente do TRF 3ª Região, Carlos Muta, e demais membros do órgão, além dos senadores Soraya Thronicke e Nelson Trad Filho, e os deputados federais Beto Pereira e Geraldo Resende. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
EUA determinam retirada total de tropas militares da Síria em 60 dias
A presidência dos Estados Unidos estabeleceu o prazo de dois meses para a retirada completa do contingente militar posicionado em território sírio. A medida abrange aproximadamente mil soldados que integravam a presença terrestre iniciada em 2014, sob o escopo da operação Inherent Resolve. O encerramento das atividades militares terrestres conclui uma missão de cerca de uma década, cujo objetivo central era o combate às células do Estado Islâmico na região. A determinação faz parte de uma reestruturação da estratégia de defesa norte-americana para o Oriente Médio, priorizando a alteração da modalidade de presença dos Estados Unidos em zonas de conflito internacionais.
PF apreende 745 kg de cocaína e realiza prisões em flagrante em Campo Grande
A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira (20/2), abordagens a veículos suspeitos na cidade de Campo Grande/MS, com deslocamento originário de Corumbá/Bolívia. Em uma dessas abordagens, as equipes da PF identificaram uma situação de imigração ilegal, com um ônibus sem a documentação de viagem pertinente, transportando cerca de 30 bolivianos. No curso das investigações, e diante de versões desconexas apresentadas pelo motorista e pelos migrantes, foi realizada vistoria minuciosa da carroceria, sendo encontrado, no bagageiro do ônibus, um compartimento secreto com grande quantidade de entorpecente e, na sequência, outro compartimento oculto na traseira do veículo. Da ação resultou a apreensão de 745 kg de pasta base de cocaína, com a prisão em flagrante de dois brasileiros responsáveis pelo transporte do entorpecente, além da adoção dos procedimentos cabíveis para a retirada dos bolivianos do país que ingressaram de forma ilegal. Os detidos responderão pelo crime de tráfico transnacional de entorpecentes e permanecerão à disposição da Justiça.
CBF conclui primeiros testes do impedimento semiautomático no Maracanã
A CBF e a Genius Sports concluíram a primeira fase de testes do impedimento semiautomático (SAOT, na sigla em inglês) no Maracanã. Os testes foram realizados durante a partida entre Fluminense e Botafogo, no dia 12 de fevereiro, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro, e confirmaram acertos das decisões da arbitragem em campo. Os próximos estádios na lista para instalação do equipamento serão a Arena do Grêmio, Arena MRV, Allianz Parque, Maião, Arena Fonte Nova e Vila Belmiro. As imagens “gamificadas” geradas pelo sistema do SAOT (em que os jogadores aparecem como avatares de jogos de videogame, inclusive com uniformes dos clubes) são de lances de difícil marcação acontecidas no clássico entre as equipes cariocas. Em uma das imagens, no ataque do Fluminense, o atleta Renê aparece com o pé direito à frente de Alex Telles, defensor botafoguense, cuja posição demarca a linha de impedimento. Na outra, Luciano Acosta, do Flu, aparece em condição legal, com o zagueiro Alexandre Barboza, do Botafogo, dando condição para o lance. Em ambos os casos a decisão do árbitro Rafael Klein teria sido referendada pela tecnologia. Durante a fase de testes, a consulta às imagens geradas pelo equipamento ainda não está disponível para o trio de arbitragem. Para o presidente do Grupo de Trabalho da Arbitragem da CBF, Netto Góes, o resultado dos primeiros testes foi muito positivo e oferece excelentes perspectivas para a utilização oficial do SAOT. “O uso da tecnologia é voltado para otimizar a decisão do árbitro em campo, oferecendo ferramentas para que ele tome a melhor decisão. Isto realmente vai tornar muito mais transparente o jogo, expondo para o torcedor, para o dirigente, as decisões com bastante clareza por meio de imagens”, disse. Góes lembra ainda que a entrega das imagens dos lances de difícil marcação é apenas um dos benefícios da tecnologia. Ele cita, ainda, a melhoria em infraestrutura dos estádios e os dados que o equipamento coletará dos atletas, que serão armazenados e disponibilizados aos clubes. “Tudo isto é custeado pela CBF no contrato assinado com a Genius”, explicou Góes. Enquanto o equipamento segue em fase de instalação nos demais estádios que receberão jogos do Brasileirão, o Maracanã passará por mais uma rodada de testes do SAOT.
DOF recupera caminhão furtado carregado com 16 mil pacotes de cigarros
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de quinta-feira (19), um caminhão VW 9.150 Delivery carregado com 16 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ação ocorreu na rodovia MS-386, na zona rural de Mundo Novo. A equipe realizava patrulhamento quando visualizou o veículo trafegando em alta velocidade por uma estrada sem pavimentação próxima à Linha Internacional. Ao receber ordem de parada, o condutor iniciou uma fuga, abandonando o caminhão alguns quilômetros depois e fugindo para uma área de mata. Apesar das buscas, o suspeito não foi localizado. Durante a inspeção no baú do veículo, os militares encontraram 320 caixas de cigarros de origem estrangeira. Ao checarem os sinais identificadores, a equipe constatou que o caminhão ostentava placas falsas e havia sido furtado em Cascavel/PR, no dia 7 de dezembro de 2025. A ocorrência, que gerou um prejuízo ao crime estimado em R$ 985 mil, foi encaminhada à Receita Federal de Mundo Novo.
Polícia Civil causa prejuízo estimado em R$ 3 milhões ao tráfico com apreensão de 40,8 kg de cocaína
O DRACCO – Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado, realizou, na manhã desta quinta-feira (19), a prisão em flagrante de dois indivíduos suspeitos da prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, previstos nos artigos 33 e 35 da Lei nº 11.343/2006. A ação teve início após levantamento de um imóvel residencial localizado no bairro Nova Lima, que estaria sendo utilizado como depósito de substância entorpecente do tipo cocaína. Após monitoramento velado, foi realizada abordagem a um dos investigados, que transportava 9,2 kg de cocaína.Em continuidade às diligências, a equipe adentrou no imóvel investigado, onde foram localizados outros 30 tabletes da mesma substância, totalizando cerca de 31,6 kg. Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 40,8 kg da droga. A quantidade expressiva de entorpecente apreendida representa prejuízo estimado em aproximadamente R$ 3.060.000,00 (três milhões e sessenta mil reais) ao crime organizado, considerando o valor médio de comercialização ilícita da substância. Durante a ação, um dos suspeitos ainda tentou inutilizar aparelho celular, danificando o aparelho. Diante da gravidade concreta dos fatos, foi pedido a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva. As investigações prosseguem sob sigilo.








