O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Dourados, expediu Recomendação a uma vereadora para que sua atuação fiscalizatória em unidades de saúde e estabelecimentos educacionais seja exercida dentro dos limites legais e constitucionais. A medida foi adotada após denúncias encaminhadas por médicos, servidores, entidades representativas e cidadãos, que relataram condutas consideradas abusivas e constrangedoras durante visitas da parlamentar. O documento, assinado pelo Promotor de Justiça Luiz Eduardo Sant’Anna Pinheiro, recomenda que a vereadora se abstenha de ingressar em áreas restritas sem autorização, constranger servidores, realizar gravações sem consentimento ou interromper atendimentos médicos e atividades pedagógicas. O MPMS reforça que a fiscalização parlamentar é legítima e essencial para garantir transparência e qualidade nos serviços públicos, mas deve ser exercida com respeito às diretrizes legais, à dignidade dos trabalhadores e à segurança da população. O documento ainda destaca que, constatando indícios de irregularidades ou atos ilícitos, a vereadora deve formalizar denúncias de maneira circunstanciada e encaminhá-las aos órgãos competentes, como o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a Controladoria-Geral do Município ou a Corregedoria. O MPMS reforça que sua atuação busca nortear condutas e proteger ambientes de atendimento, assegurando que o poder de fiscalização seja exercido de forma responsável e equilibrada. Ainda esclarece estar de portas abertas à sociedade, por meio das Promotorias de Justiça e da Ouvidoria, além de seus canais de comunicação, para receber denúncias, acolher demandas e garantir que a população tenha voz ativa na defesa de seus direitos. O MPMS pontua que excessos podem configurar quebra de decoro parlamentar, improbidade administrativa e até abuso de autoridade. A Recomendação foi encaminhada à vereadora, à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Dourados, à Procuradoria-Geral do Município, ao Conselho Regional de Medicina (CRM-MS), ao Sindicato dos Médicos (Sinmed-MS), ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren), à Fundação de Saúde de Dourados (Funsaud), ao Conselho Municipal de Saúde e ao Ministério Público do Trabalho, entre outras entidades, para ciência e adoção das providências cabíveis. Leia o documento na íntegra:
Prefeitura antecipa salários de fevereiro e servidores acordam com dinheiro na conta
A Prefeitura de Dourados antecipou os salários de fevereiro e os 8354 servidores municipais acordaram nesta quinta-feira, dia 26, com o dinheiro na conta. O depósito acontece 9 dias antes do 5º dia útil de março, prazo limite para pagamento dos salários dos trabalhadores. A folha salarial bruta de fevereiro ficou em R$ 57.676.321,86, que acrescida dos encargos patronais de R$ 7.954.852,22, chega a R$ 65.631.174,08. Desde o primeiro mês do mandato, em janeiro do ano passado, o prefeito Marçal Filho tem determinado que os salários dos servidores sejam depositados dentro do mês de referência. “Com muito esforço estamos mantendo essa política salarial que, ao mesmo tempo em que tranquiliza nossos servidores, também incentiva para que eles se dediquem na prestação de serviços à população de Dourados”, enfatiza o prefeito. Marçal Filho ressalta que o pagamento dentro do mês de referência é resultado dos esforços da equipe econômica na gestão dos gastos públicos. “A ordem é economizar, cortar gastos, evitar desperdícios, pois somente assim seguiremos levando serviços de qualidade à população e, também, garantindo recursos próprios para obras importantes para Dourados”, ressalta. A economia de recursos está garantindo, por exemplo, investimentos de quase R$ 1 milhão de recursos próprios do município na ampliação da Escola Municipal Maria Conceição Angélica, no Jardim Guaicurus, com a construção de três novas salas de aula que vão abrigar 120 alunos do Ensino Fundamental. “Além disso, a economia também garantiu recursos para contrapartida da prefeitura em obras importantes como o CAPS AD III, que receberá R$ 2.474.527,58 dos cofres municipais, além de outros R$ 2 milhões na obra da sede do Samu e outros projetos como as construções de CEIMs e de pavimentação asfáltica em vários pontos da cidade”, completa Marçal Filho. O prefeito volta a enfatizar que é justamente em momentos de dificuldades financeiras que a Prefeitura de Dourados mais conta com o empenho e dedicação dos servidores municipais para garantir que a população seja atendida com respeito, acolhimento, carinho e atenção quando procurar por um serviço público. “Importante destacar que a valorização não ocorre apenas com pagamento antecipado, dentro do mês de referência, mas também com a capacitação contínua dos nossos servidores, recomposição salarial e aumento real de salários”, ressalta Marçal Filho.
Policiais prendem estelionatária que aplicou diversos golpes de falso consórcio em Dourados
Policiais civis da 1ª Delegacia de Polícia e DEPAC de Dourados prenderam em flagrante, no final da tarde desta quarta-feira (25), uma mulher suspeita de tentar aplicar mais um golpe envolvendo a oferta de contrato de consórcio inexistente. A autora foi surpreendida na posse de contratos de consórcio falsificados. A equipe policial foi acionada após denúncia feita por uma pessoa que já havia sido vítima da investigada, informando que sua sobrinha estaria prestes a sofrer golpe semelhante ao anteriormente praticado pela mesma autora. A comunicante já havia registrado ocorrência anterior, relatando prejuízo aproximado de R$ 15 mil após realizar transferências via Pix relacionadas a um suposto contrato de consórcio intermediado pela investigada. Diante da informação de que um novo golpe estaria em andamento, os policiais realizaram averiguação preliminar imediata e se deslocaram até o endereço informado. Antes da abordagem, foi realizada consulta ao sistema policial, ocasião em que foram localizados diversos registros em nome da suspeita, todos envolvendo prática semelhante de estelionato mediante oferta de contratos de consórcio inexistentes. No local, a mulher foi surpreendida na posse de quatro folhas de contrato de consórcio falsificado em nome de empresa do ramo, além de um aparelho celular utilizado nas negociações. Após contato com a empresa mencionada nos documentos, foi confirmado que os contratos eram falsos e continham informações fraudulentas, inclusive referência indevida a suposta autorização do Banco Central. Segundo apurado, no momento da intervenção policial a suspeita já se encontrava em negociação para receber valores por meio de transferência via Pix, circunstância que caracteriza o início da execução do crime de estelionato, cuja consumação foi interrompida pela pronta atuação da equipe policial. Durante interrogatório, a autora optou por prestar declarações, ocasião em que confessou a prática delitiva. Ela afirmou que agiu dessa forma por estar endividada, reconhecendo que os contratos apresentados eram falsos e que pretendia receber valores mediante transferência bancária. Diante da materialidade comprovada pela apreensão dos documentos falsificados e do aparelho celular, bem como da confissão, foi lavrado auto de prisão em flagrante pelos crimes de falsificação de documento particular (art. 298 do Código Penal) e estelionato na forma tentada (art. 171, caput, c/c art. 14, inciso II, do Código Penal). A investigada permanece à disposição da Justiça.
Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas em Dourados
A Segunda Delegacia de Polícia de Dourados prendeu em flagrante, nesta quarta-feira (25), um rapaz de 19 anos pelo crime de tráfico de drogas, no bairro Jardim Independência. A prisão ocorreu durante diligências investigativas inicialmente voltadas à apuração de furtos de motocicletas. No local, policiais civis receberam informação espontânea de usuário de drogas indicando que o imóvel funcionava como ponto de venda de entorpecentes. Durante a averiguação foram apreendidas duas pedras de crack, as quais, segundo o próprio investigado, seriam aptas a produzir cerca de 80 porções fracionadas, comercializadas pelo valor de R$ 10,00 cada. Formalmente interrogado na Delegacia de Polícia, o investigado confessou o crime, declarando que, além da droga apreendida em sua posse, já havia vendido aproximadamente 30 pedras de crack anteriormente. O interrogatório foi devidamente registrado por meio de recurso audiovisual. O suspeito foi autuado em flagrante pelo crime previsto no art. 33 da Lei nº 11.343/2006 (tráfico de drogas) e permanece à disposição do Poder Judiciário. A Autoridade Policial representou pela conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.
Com obras em execução, 49 municípios avaçam na universalização do saneamento em MS
Com serviços em andamento nas áreas de esgotamento sanitário e abastecimento de água em 49 municípios de Mato Grosso do Sul, o trabalho avança e consolida o saneamento como eixo estratégico de desenvolvimento e saúde pública no Estado. No total, estão em execução 36 obras voltadas à ampliação da rede de esgoto e 13 frentes de trabalho no sistema de abastecimento de água tratada. O avanço ocorre em um cenário expressivo, com o abastecimento de água já universalizado nas 68 cidades atendidas pela companhia, enquanto a área de cobertura de esgoto alcança 75,15%. A meta do governo do Estado, por meio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), é antecipar o prazo estabelecido pelo novo marco legal do saneamento, previsto para 2033. Esgoto Na área de esgotamento sanitário, o ritmo é acelerado. São 36 municípios com contratos em execução, divididos entre obras conduzidas diretamente pela Sanesul e serviços realizados por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com a Ambiental MS Pantanal. Ao todo, 26 cidades contam com obras via PPP, entre elas Amambai, Caarapó, Camapuã, Coxim, Maracaju, Miranda, Nova Andradina, Rio Brilhante, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia e Sonora. Paralelamente, a execução direta da Sanesul mantém 21 contratos distribuídos em 17 municípios, incluindo Dourados, Três Lagoas, Paranaíba, Mundo Novo, Nioaque, Pedro Gomes e Vicentina. Somente em 2025, 24 contratos de esgotamento sanitário foram concluídos em 16 municípios, ampliando gradativamente a cobertura e aproximando o Estado da universalização plena, conforme planejamento estratégico do governo municipalista de MS. O diretor-presidente da Sanesul, Renato Marcílio, ressalta que o saneamento vai além da obra física — trata-se de uma política pública estruturante, capaz de promover saúde, qualidade de vida e desenvolvimento social. “Estamos avançando de forma consistente para ampliar a cobertura de esgoto e antecipar a meta do marco legal. Cada obra entregue representa mais saúde, mais preservação ambiental e mais qualidade de vida para a população”, afirmou. Segurança hídrica Mesmo com o abastecimento já universalizado nas cidades atendidas, os investimentos continuam. Em 2026, são 17 contratos de obras no sistema de água, distribuídos em 13 municípios, como Dourados, Ponta Porã, Chapadão do Sul, Coxim, Bataguassu, Ribas do Rio Pardo e Terenos. As obras vão desde ampliação de redes e modernização de estações de tratamento até a construção de reservatórios e perfuração de novos poços — medida estratégica diante do crescimento urbano e dos períodos prolongados de estiagem. “Universalizar não significa parar de investir. Continuamos perfurando novos poços, ampliando reservatórios e modernizando os sistemas para garantir segurança hídrica, redução de perdas e atendimento com qualidade”, destaca Renato Marcílio. O impacto do saneamento vai além das redes subterrâneas. A expansão do esgoto reduz doenças de veiculação hídrica, melhora indicadores de saúde pública e protege mananciais, evitando o lançamento de dejetos em rios e córregos. Com 75,15% de cobertura de esgoto e abastecimento de água universalizado nas cidades atendidas, Mato Grosso do Sul se posiciona entre os estados que caminham para consolidar a universalização antes do prazo nacional. “Nosso compromisso é garantir que o saneamento continue sendo prioridade. Investir em água e esgoto é investir em dignidade, desenvolvimento e futuro para Mato Grosso do Sul”, reforça o diretor-presidente da Sanesul. Comunicação Sanesul
Delas Day: Funtrab destaca crescimento feminino no mercado de trabalho e abertura de novas oportunidades
Com números expressivos e histórias que traduzem a força feminina no mercado de trabalho, a participação da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) no Delas Day reafirma o papel da instituição como agente de transformação social e econômica. O evento reuniu mais de 11 mil inscritos, com mais de 4 mil participantes apenas no primeiro dia e outras 5 mil visualizações na transmissão online via YouTube, consolidando-se como um espaço de troca, inspiração e fortalecimento da autonomia feminina. Um dos momentos mais marcantes foi a palestra “Mulher no Mercado de Trabalho”, ministrada pela diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, no dia 25 de fevereiro. A apresentação trouxe uma reflexão profunda sobre avanços conquistados, desafios persistentes e as perspectivas para a inserção e permanência das mulheres no mundo do trabalho. Durante a fala, dados evidenciaram a crescente presença feminina na economia. Entre 2015 e 2025, a força de trabalho feminina cresceu 20,5%, o dobro do ritmo masculino, que registrou aumento de 10,3%. Em Mato Grosso do Sul, a taxa de participação feminina chegou a 57,2%, superando a média nacional. Apesar dos avanços, os desafios ainda são significativos. As mulheres sul-mato-grossenses concentram-se majoritariamente no setor de serviços (65%), seguido pelo comércio (18,8%) e pela indústria (15,1%). Embora 17,5% possuam ensino superior ou atuem em ocupações intelectuais — percentual superior ao masculino —, a desigualdade salarial ainda persiste, revelando um paradoxo estrutural: elas estudam mais, mas recebem menos. Outro ponto destacado foi a chamada “jornada dupla”. Enquanto mulheres dedicam, em média, 21,4 horas semanais aos afazeres domésticos, os homens dedicam cerca de 11 horas. “Entrar no mercado é difícil. Permanecer e crescer é o grande desafio”, pontuou Dobashi. Nesse cenário, a Funtrab se apresenta como peça-chave na promoção de oportunidades. A instituição já viabilizou o preenchimento de 8.708 vagas por mulheres e monitorou 159.471 admissões femininas, além de desenvolver ações específicas como a intermediação ativa para mulheres com mais de 50 anos e programas de qualificação conectados aos setores da indústria e do agronegócio. Para a analista de projetos sociais Cleide Aparecida dos Santos, da Simbiose Socioambiental, a palestra trouxe um retrato fiel da realidade. “Foi muito interessante porque mostra o dia a dia das mulheres. Elas enfrentam obstáculos e precisam de disponibilidade, conhecimento e coragem para não se acomodar”, destacou. A trajetória feminina em espaços de liderança também foi abordada, ressaltando a importância da formação contínua, da capacidade de gestão sob pressão e da tomada de decisões em ambientes ainda predominantemente masculinos, sem deixar de lado o equilíbrio entre vida pessoal e alta performance profissional. Ao final, a mensagem foi clara: a participação feminina é decisiva para o crescimento econômico de Mato Grosso do Sul. Os desafios — como a desigualdade salarial, a barreira etária e a sobrecarga doméstica — não são limitações individuais, mas estruturais. E é justamente nesse ponto que a política pública faz a diferença. “O futuro do trabalho em Mato Grosso do Sul tem rosto feminino — e a Funtrab está aqui para garantir que nós tenhamos essa oportunidade”, concluiu Marina Dobashi, reforçando o compromisso da instituição com a construção de um mercado de trabalho mais justo, inclusivo e humano. Cláudia Yuri, Funtrab
Novo ecocardiograma garante diagnósticos mais precisos, inclusive para prematuros, no HRMS
O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) passou a contar com um novo aparelho de ecocardiograma, equipado com tecnologia de última geração, que amplia a precisão diagnóstica e qualifica ainda mais a assistência prestada à população sul-mato-grossense. Adquirido com recursos de emendas parlamentares e contrapartida do Governo do Estado, o equipamento incorpora recursos avançados, que permitem análises mais detalhadas das estruturas cardíacas e do fluxo sanguíneo. Na prática, isso significa exames com maior definição de imagem, mais agilidade na realização e diagnósticos mais assertivos — fundamentais para a tomada de decisão clínica. Chefe médico do Serviço de Cardiodiagnóstico do HRMS, Waldir Ferreira de Salve Júnior destaca que a incorporação da nova tecnologia representa um salto importante para a instituição. “É um grande avanço. O hospital vem investindo em aparelhos de alta tecnologia, de última geração. Isso melhora a qualidade dos exames, a análise do fluxo sanguíneo e, principalmente, a precisão diagnóstica. Como somos referência em cardiologia, isso faz total diferença no tratamento, porque as decisões passam a ser embasadas em diagnósticos mais precisos. O maior beneficiado é o paciente, é a população de Mato Grosso do Sul”, afirmou. A chefe do setor de Cardiodiagnóstico, Maria Isabel Peres, reforça que o HRMS atende pacientes de todo o Estado. Além dos exames ofertados à rede pública por meio da regulação, o serviço também atende pacientes internados na própria unidade. Segundo ela, o investimento em um equipamento mais moderno demonstra o compromisso permanente da instituição com a qualidade da assistência. Referência no atendimento de alta complexidade, o hospital também se destaca na área de cardiopediatria. A médica cardiopediatra Manuela Janini explica que o novo ecocardiograma traz benefícios significativos para o público infantil. “É um equipamento de ponta, com recursos modernos e tecnologia avançada que permite diagnósticos mais precisos e rápidos. No atendimento pediátrico, ele oferece diferentes sondas de ultrassom específicas para cada faixa etária, atendendo recém-nascidos — inclusive prematuros —, lactentes, crianças e adolescentes. Essas sondas proporcionam melhorias técnicas importantes, com imagens muito detalhadas, fundamentais para o diagnóstico de cardiopatias congênitas e para a definição de um tratamento eficiente”, ressaltou. Com a incorporação do novo aparelho, o HRMS fortalece sua capacidade de resposta em cardiologia clínica e pediátrica, garantindo exames mais detalhados, maior segurança na condução dos casos e decisões terapêuticas ainda mais embasadas. No ano passado, foram realizados mais de 6 mil exames de ecocardiografia no HRMS. Patrícia Belarmino, Comunicação HRMS
Mato Grosso do Sul concretiza carteira de projetos de R$ 37,5 bilhões em evento nacional
Com uma política de investimentos estruturada em parceria com a iniciativa privada, Mato Grosso do Sul reforçou, durante o P3C Nacional, seu modelo de desenvolvimento baseado em parcerias público-privadas (PPPs) e concessões. O evento foi realizado na terça-feira (24), no Centro de Convenções Frei Caneca (SP). Consolidado no centro financeiro do país, o encontro tem como objetivo tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para investidores no Brasil, seguindo critérios ambientais, sociais e de governança (ASG). Ao longo de onze anos de atuação na estruturação de projetos, o EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) apresentou aos participantes os resultados de uma gestão orientada por eficiência e planejamento. Estudos em diversas áreas possibilitaram economia aos cofres públicos e ampliaram os investimentos em infraestrutura em todo o Estado. Entre os principais projetos estão a primeira PPP do esgotamento sanitário, que antecipará a universalização do saneamento, a Infovia Digital, as Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaica e as concessões das rodovias MS-306 e MS-112, que formaram a primeira carteira de R$ 10,1 bilhões em investimentos. O EPE também esteve à frente de iniciativas estruturantes como a Rota da Celulose e a PPP do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), na área de infraestrutura social, que somam mais R$ 17,4 bilhões em capital privado destinado a investimentos públicos. O Plano Estadual de Parcerias 2026 prevê ainda R$ 10 bilhões em novos projetos, incluindo a Unidade Hospitalar de Três Lagoas — com foco na modernização da gestão e ampliação da capacidade de atendimento — e a concessão de 215 quilômetros de estradas, que contemplam as rodovias MS-377 e MS-240, no Vale da Celulose. P3C Nacional A 5ª edição do P3C foi realizada ao longo de dois dias, com abertura, premiação, exposição e extensa programação de painéis que reuniram especialistas em PPPs e concessões de todo o país, além de representantes do setor público e privado da infraestrutura econômica e social. Com atuação reconhecida na área, a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, que também é representante da Rede PPP, foi homenageada no painel comemorativo dos dez anos do MBA de PPP e Concessões da FESPSP, que reconheceu os profissionais da primeira turma da qualificação. A secretária participou do painel “Novos caminhos para concessões hospitalares e redes de diagnóstico”, onde apresentou as inovações contratuais da PPP do HRMS, os desafios para inclusão de insumos, materiais e medicamentos hospitalares e as garantias públicas específicas dessa modelagem. Em entrevista ao podcast “Talks P3C”, Eliane Detoni destacou a trajetória do Estado na estruturação de projetos. “Mato Grosso do Sul iniciou com seu primeiro projeto de saneamento, já há seis anos. Em 2015, iniciamos nossa carteira de projetos e foi necessária uma capacitação de todo o time, que permanece até hoje, para conduzir projetos que são complexos. E a gente conseguiu, aprendendo e desenvolvendo os nossos projetos. Hoje, nós temos uma carteira de quase 40 bilhões de reais. Isso demonstra a resposta do mercado pela higidez financeira do Estado”. O diretor econômico-financeiro do EPE, Rédel Furtado Néres, também foi palestrante na 5ª edição do P3C. Em seu painel, abordou a conectividade como política de Estado e destacou o avanço das iniciativas de infovia e transformação digital. O debate explorou o papel das PPPs na construção e operação de redes, no monitoramento urbano e na digitalização de serviços públicos como educação, saúde e segurança. Stand – Durante o evento, a equipe do EPE atendeu investidores, operadores, fundos e representantes do poder público no espaço destinado aos patrocinadores, que funcionou como ponto focal para divulgação e detalhamento dos projetos. Laine Breda, Comunicação EPE
Dourados recebe feira de flores ornamentais de 4 a 8 de março na Praça Antônio João
Entre os dias 4 e 8 de março, a Praça Antônio João será palco da 1ª Feira de Flores Artesanais de Dourados. O evento é promovido pela Associação Brasileira Assistencial (ABA) e pelo Rotary Club de Dourados Cinquentenário, com parceria da Prefeitura, e acontece das 8h às 18h30. A feira oferecerá uma grande variedade de flores deslumbrantes, mudas frutíferas e plantas ornamentais, além de diversas opções de orquídeas, com preços acessíveis e para todos os gostos. A iniciativa acontece em um período especial, sendo também uma excelente oportunidade para quem deseja presentear no Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março, com algo que simboliza carinho e beleza. Mais do que decorar, as plantas transformam ambientes, sendo uma oportunidade de investir para em salas de estar, escritórios, consultórios e etc. A feira também representa uma ótima oportunidade para profissionais da jardinagem e paisagismo, que buscam novidades e preços competitivos, possibilitando boas margens e investimento seguro. A Feira de Flores tem caráter ecológico e social. Parte da renda obtida com a comercialização de mais de centenas de espécies será destinada à manutenção e ao custeio dos projetos da ABA – Residência Inclusiva – e às ações sociais do Rotary Club de Dourados Cinquentenário. Ao adquirir qualquer produto, o público estará contribuindo diretamente para a unidade da ABA em Dourados, fortalecendo um trabalho. A Associação Brasileira Assistencial (ABA) é uma instituição social sem fins lucrativos, fundada em 31 de dezembro de 2004, com atuação no Mato Grosso do Sul. A entidade desenvolve o projeto Residência Inclusiva e promove o convívio comunitário de pessoas com deficiência. Atualmente, a ABA mantém três Residências Inclusivas: duas em Campo Grande e uma Residência Inclusiva Regionalizada em Dourados, esta mantida por meio de Termo de Colaboração com a Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAD), após aprovação em Chamamento Público. A instituição conta com equipe técnica especializada, cuidadores, auxiliares e voluntários, além de residências adaptadas e estruturadas para oferecer atendimento humanizado e qualificado. A realização da feira conta ainda com o apoio do Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho e ABEVÊ Supermercados. A expectativa é que a comunidade prestigie o evento, adquira espécies diferenciadas e fortaleça uma causa que transforma realidades.








