Após mais uma etapa de efetivação de profissionais aprovados no Concurso Público para professores efetivos da REE/MS (Rede Estadual de Ensino), 17 novos profissionais passam a integrar a equipe da Educação em Mato Grosso do Sul. Nos últimos quatro anos, mais de 1,1 mil profissionais já foram efetivados para atuar nas 352 unidades escolares presentes em todo o Estado, refletindo positivamente no trabalho com os estudantes. Jéssica Caroline de Moura, aos 28 anos de idade, era professora de Biologia temporária na Rede Estadual e aguardava, ansiosa, por este momento. “Sinto que todo esforço valeu a pena e estou feliz pela efetivação e a chance de se dedicar ainda mais aos estudantes e aos projetos da rede”. Formado em Educação Física, Mariomar Rezende Jr, 47 anos, decidiu voltar a estudar para concurso após décadas de profissão. “É uma conquista que chega depois de 25 anos em uma carreira onde sempre é possível evoluir e fazer mais pelos nossos alunos”. Lennon Vinícius (29), é professor de História e já atuava como temporário na Rede. Agora, resume o momento como uma virada de página. “É uma nova etapa na minha vida e a chance de continuar oferecendo o melhor que posso para a comunidade escolar”. Com experiência de dez anos na rede privada como professor de História, Robert Ribeiro (33), destaca o impacto pessoal e profissional da efetivação. “Agora, fico mais tranquilo para organizar meus planos de futuro em uma profissão que escolhi para a vida”. Professora de Língua Inglesa há 24 anos na rede privada, Eliane de Assis Gonçalves (53), comemora a efetivação como garantia de maior estabilidade para realizar projetos futuros. “Amo o que faço e venho para oferecer a mesma dedicação e compromisso com os alunos na rede estadual”. Rede que constrói sentidosA previsão de 722 vagas na abertura do concurso SAD/SED/Professor/2022 foi ampliada em razão das demandas nas unidades escolares da REE e este número atingiu 1.190 professores aprovados e efetivados, até fevereiro de 2026. A validade inicial de dois anos para nomeação foi prorrogada por mais dois, finalizando em 29 de junho de 2026. A efetivação de nomeados segue demandas específicas nas 352 unidades escolares da Rede e amplia a continuidade do trabalho pedagógico nas escolas, favorecendo planejamentos e fortalecendo vínculos com os estudantes. Rede fortalecida, escola mais seguraA coordenadora pedagógica de lotação, Sergia Cristina de Arruda, afirma que cada nomeação representa um ganho coletivo em estrutura e condições de trabalho. “Vivenciamos cada nomeação como uma grande conquista para o professor e para as escolas”, ressalta a coordenadora. Sergia destaca que, a efetivação de novos profissionais, traz estabilidade organizacional e contribui para o fortalecimento da Rede Estadual como um todo. O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, celebra a conclusão de mais uma etapa de chamada dos aprovados e destaca o “reforço” na equipe da Rede Estadual com a posse de mais de mil professores efetivados nos últimos anos. “A ampliação do quadro efetivo, com a chamada dos aprovados no último concurso, foi um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão”, evidencia o secretário. Hélio Daher enfatiza que foram empossados um total de profissionais que ultrapassa o quantitativo previsto inicialmente. “É garantia de continuidade no trabalho realizado pela REE com qualidade, fruto de um planejamento de longo prazo, focado no atendimento aos estudantes da nossa Rede”, finaliza o secretário Hélio. Texto: Gilberto Junior, SED
Telediagnóstico em dermatologia amplia acesso e identifica casos de câncer de pele em MS
O telediagnóstico em dermatologia tem fortalecido a rede pública de saúde em Mato Grosso do Sul ao permitir que lesões de pele sejam avaliadas por especialistas sem que o paciente precise, inicialmente, sair do município de origem. A estratégia integra o STT (Sistema de Telemedicina e Telessaúde) e é ofertada nacionalmente pelo Telessaúde da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), em parceria com a Central Estadual de Telemedicina de Santa Catarina, referência no país. Além de ampliar o acesso, a ferramenta é reconhecida pelo Ministério da Saúde como estratégia capaz de aumentar a resolutividade da APS (Atenção Primária à Saúde), com potencial para solucionar cerca de 70% dos casos sem a necessidade de consulta presencial com dermatologista. O objetivo central é melhorar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade em dermatologia, classificando o risco das lesões e organizando a fila de encaminhamentos conforme a gravidade. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destaca que a iniciativa fortalece o SUS (Sistema Único de Saúde) e garante mais resolutividade na ponta. “Estamos falando de uma ferramenta que qualifica a Atenção Primária, reduz deslocamentos desnecessários e permite que casos suspeitos de câncer sejam identificados com mais rapidez. Isso impacta diretamente no prognóstico e na qualidade de vida dos pacientes”, afirma. Como funciona o fluxo O processo começa na UBS (Unidade Básica de Saúde), onde o médico identifica uma lesão suspeita e solicita o exame pelo STT, sendo responsável pela triagem e decisão clínica. Em seguida, é realizado o registro fotográfico da lesão, etapa considerada decisiva para a qualidade do diagnóstico, que pode ser feita por profissional capacitado ou pelo próprio médico. As imagens e informações clínicas são enviadas pela plataforma e avaliadas por dermatologistas especializados. O laudo, com classificação de risco e conduta indicada, é devolvido à unidade solicitante em até 72 horas. O serviço atende tanto casos suspeitos de câncer de pele (melanoma e não melanoma) quanto outras dermatoses, permitindo que grande parte das situações seja resolvida na própria Atenção Primária, evitando encaminhamentos desnecessários e qualificando a fila para atendimento presencial. A superintendente de Saúde Digital da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Marcia Tomasi, ressalta que o telediagnóstico organiza o fluxo assistencial. “Além de ampliar o acesso ao especialista, o sistema estratifica o risco e prioriza quem realmente precisa de atendimento presencial. É tecnologia aplicada à gestão do cuidado, com impacto direto na eficiência da rede”, pontua. Diagnóstico precoce e impacto no câncer de pele Desde a implantação do serviço, em 2019, Mato Grosso do Sul já conta com 28 municípios, com 43 pontos de atendimento, aderidos à oferta de telediagnóstico em dermatologia. Com base nos dados do serviço, foram identificados casos de melanoma e câncer de pele não melanoma em diferentes macrorregiões do estado. Melanoma Não melanoma Os números reforçam a importância da detecção precoce, especialmente no caso do melanoma, que apresenta maior agressividade. Ao identificar a lesão em estágio inicial e encaminhar rapidamente para confirmação e tratamento, aumentam-se significativamente as chances de cura e controle da doença. A coordenadora do Telessaúde da SES, Rosângela Dobbro, destaca que a qualidade do registro é determinante para o sucesso do serviço. “O exame só é validado quando segue rigorosamente os protocolos de imagem, identificação e consentimento do paciente. Investimos na capacitação das equipes porque quanto melhor o registro, mais preciso é o laudo e mais ágil é a conduta clínica”, explica. Estrutura, segurança e adesão dos municípios Para implantar o serviço, o município deve formalizar adesão ao Telessaúde e adquirir o Kit de Dermatologia, composto por dermatoscópio, adaptador e equipamento de captura de imagem (smartphone ou câmera digital), seguindo especificações técnicas mínimas de qualidade. A habilitação exige cadastro no sistema, capacitação para realização do registro fotográfico e cumprimento dos protocolos de segurança, incluindo identificação adequada das lesões e termo de consentimento assinado pelo paciente antes do envio das imagens. Casos graves e pacientes sintomáticos não devem aguardar o laudo do sistema e devem ser encaminhados imediatamente para a rede de urgência e emergência. Tecnologia a serviço da Atenção Primária De natureza ambulatorial, a teledermatologia fortalece a resolutividade da Atenção Primária e amplia a capacidade diagnóstica dos municípios. Ao mesmo tempo em que evita deslocamentos e filas desnecessárias, garante prioridade aos casos de maior risco e contribui diretamente para o enfrentamento do câncer de pele no estado. André Lima, Comunicação SES
Moderna e funcional: obra de revitalização da Colônia Paraguaia de Dourados chega na reta final
Valorizar a cultura e a história é reconhecer quem contribuiu para identidade de um povo. Com este sentimento o governador Eduardo Riedel foi até a Colônia Paraguaia em Dourados vistoriar a obra de reforma e revitalização do clube social, que tem investimento de R$ 1,8 milhão do Estado. O governador foi recebido com festa na comunidade,com direito a música, chipa, sopa paraguaia e muito carinho das pessoas. “Tínhamos o compromisso em fazer esta obra. Fiquei impressionado já na entrada, com a linda fachada. Vamos fazer um esforço para concluir o trabalho, colocar ar condicionado e assim entregar este equipamento tão importante”, garantiu o governador. Riedel reconheceu a importância da cultura paraguaia na história de Mato Grosso do Sul. “Temos os costumes, cultura, culinária, e a música que ganhamos do Paraguai. Temos que agradecer por toda contribuição deles para nossa história, celebrar a cultura paraguaia”, completou. A sede da associação ganhou uma ampliação do clube social, sendo um marco para o fortalecimento, preservação e difusão da cultura paraguaia em Dourados e região. Os serviços de reforma e ampliação contam com a nova fachada da edificação da sede, reforma da cozinha, banheiros, palco, camarins e salão principal, além da ampliação para nova bilheterias, entre outras melhorias. “Momento único para nossa Colônia, que ganhou uma restauração e ampliação completa. A obra chega na fase final e o espaço está lindo. Momento importante e tão sonhado por todos nós. Uma estrutura moderna para atender a comunidade de toda região”, afirmou o presidente da associação, Celino Ramos. O objetivo é oferecer conforto, acessibilidade e melhores condições para a realização de eventos culturais, sociais e comunitários. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Lançamento da Expoagro valoriza cultura e espera atrair mais de 150 mil visitantes
O governador participou neste sábado (28) do lançamento da nova edição da Expoagro. O encontro teve a presença de produtores rurais, autoridades e instituições parceiras. A feira agropecuária faz parte de história da cidade, levando tecnologia, cultura, entretenimento e lazer à população. “Expoagro é um marco na história de Mato Grosso do Sul, sem dúvida nenhuma, uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e representa muito, porque ela traduz toda uma região. Vem gente do Brasil inteiro. Ela reafirma nossos valores culturais, nossa tradição. A Expoagro é mais antiga que o próprio Estado. Então a gente fica muito feliz de poder estar aqui no lançamento. O Estado é parceiro junto com a prefeitura”, afirmou o governador. A 60ª edição da Expoagro já tem data definida e vai ocorrer de 08 a 17 de maio, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. O Governo do Estado novamente será parceiro do evento, com investimento de R$ 1 milhão, em um convênio com o sindicato rural de Dourados. São seis décadas de valorização das atividades do campo que tanto contribuem para o desenvolvimento da cidade. A expectativa é de uma estrutura com 80 estandes de empresas, instituições financeiras e governamentais, com mais de 150 mil pessoas esperadas nos 10 dias de feira. São expositores da área agrícola, incluindo as principais marcas multinacionais de máquinas, implementos agrícolas e insumos rurais. A expectativa é gerar mais de R$ 500 milhões em negócios. Nessa edição vai celebrar a tradição da feira agropecuária, além dos leilões, vitrine tecnológica, palestras e rodeio. “Vamos entregar uma exposição a altura do agro douradense e sul-mato-grossense. Estamos com a feira praticamente montada, com a meta de fazer melhor do que antes, com apoio e parceria do Governo do Estado. Trabalho árduo, mas que é compensador”, destacou o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira. Entre as atrações nacionais confirmadas estão os shows de Bruno & Marrone (14/05), Clayton & Romário e Felipe & Rodrigo (15/05), e Murilo Huff com Natanzinho Lima (16/05). Mobilidade urbana O governador ainda participou da entrega da obra de duplicação da Rua Aziz Rasselen, que foi realizada pela Prefeitura de Dourados, com investimento de R$ 7,5 milhões. Ela compõe o projeto estruturante de mobilidade urbana do município. Localizada ao lado do Parque Antenor Martins, próximo ao Parque do Lago, a via também foi dotada de estacionamento para os frequentadores do ponto turístico da cidade. Também vistoriou a obra da Avenida dos Ipês.
Governo reforça ambiente positivo de negócios e crescimento de MS acima da média
Aos empresários e comerciantes de Dourados, o governador Eduardo Riedel reforçou o ambiente positivo de negócios do Estado, que segue em pleno desenvolvimento e crescimento econômico nos próximos anos. Resultado de um trabalho eficiente na diversificação da produção e atração do capital privado. O resultado traz mais empregos, oportunidades e melhor qualidade de vida à população. A apresentação do cenário econômico do Estado foi feito pelo governador neste sábado (28), na sede da Associação Comercial e Empresarial de Dourados. “Criamos um conjunto de políticas públicas para atrair novos investimentos, para gerar empregos, renda e oportunidades para nossa gente. Desta forma grandes empresas chegaram ao Estado, diversificando nossa economia que continua agro, no entanto agora também é industrial e de serviços”, ponderou. Riedel revelou que Mato Grosso do Sul está entre os três estados que mais crescem no Brasil, duas a três vezes a mais que a média nacional. “Crescimento que vai continuar, este ritmo não vai arrefecer, ele está posto para os próximos anos. Dispomos de um ambiente favorável, com longos anos pela frente, onde o Estado vai continuar crescendo”. Durante o evento destacou que o Estado segue três eixos importantes, que estão na pauta econômica mundial: segurança alimentar, transição energética e sustentabilidade. “Basicamente existe uma procura mundial por energia e alimento. Mato Grosso do Sul aproveita as oportunidades que abrem para nós nestes setores”. Para construir este cenário positivos, o governador mencionou que as empresas e investidores avaliam índices importantes do Estado na educação, segurança, infraestrutura e logística. “Por isso fazemos nossa parte com programas e ações neste tripé social. Tanto que usamos 15% da nossa receita corrente líquida em investimentos. Sem esquecer de quem mais precisa, mas sempre com o foco de mostrar a saída, tirar a pessoa daquela condição”. Riedel contou aos empresários que a arrecadação do Estado sofreu perdas robustas devido a queda na receita do gás natural boliviano, que já representou 23% da arrecadação e hoje está em 8%. Por isto adotou uma política de contenção de gastos em todo Governo do Estado, sem promover aumento de impostos. O presidente da Associação Comercial, Everaldo Leite, reforçou a importância do diálogo com o Governo do Estado para um trabalho em conjunto. “A Associação está cumprindo seu compromisso de criar pontes, não criar muros entre nós, este é o objetivo. Desta forma contribuímos para formarmos um Estado forte”. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Por carta, Bolsonaro divulga apoio a Pollon para o Senado
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escreveu carta de próprio punho, afirmando que o deputado Marcos Pollon é candidato ao Senado em Mato Grosso do Sul. O texto foi publicado neste sábado (28), por Michelle Bolsonaro, nas redes sociais. Assim, no texto o ex-presidente diz que publicará lista dos candidatos ao Senado em cada estado. A responsabilidade foi repassada ao ex-presidente diretamente pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto. “Adianto que por Mato Grosso do Sul, pelo seu caráter, honra e dedicação enquanto deputado federal, o meu candidato será Marcos Pollon”, disse o ex-presidente. Por sua vez, Michelle elogiu Pollon e a família do deputado. “Sempre tive um carinho e respeito muito especiais pela família do meu amigo Marcos Pollon”, disse. “O Deputado Marcos Pollon é o nosso candidato ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul”, afirmou Michelle. O parlamentar foi citado nas anotações manuscritas atribuídas a Flávio Bolsonaro sobre o cenário eleitoral no Brasil e em Mato Grosso do Sul. Na lista intitulada “situação nos estados”, revelada pela Folha de S.Paulo na última quarta-feira (25), o documento aponta que o deputado federal teria pedido R$ 15 milhões para não ser candidato. Procurado pela Folha, Pollon negou a informação e declarou que a anotação “não faz o menor sentido”. Já Flávio Bolsonaro, após a repercussão, afirmou que, embora tenha feito as anotações, o suposto pedido não ocorreu.
Morre aos 78 anos o diretor e ator Dennis Carvalho
Morreu neste sábado (28), no Rio de Janeiro, aos 78 anos de idade, o ator e diretor Dennis Carvalho. Natural de São Paulo, ele estava internado no Hospital Copa Star, em Copacabana, Rio de Janeiro. A causa da morte não foi revelada, a pedido dos familiares do artista. Ele deixa três filhos: Luíza, do casamento com a também atriz Deborah Evelyn; Leonardo, da união com Christiane Torloni, e Tainah, filha de Monique Alves. Dennis Carvalho dirigiu novelas de grande audiência, como Vale Tudo e Fera Ferida. O início de sua trajetória foi marcado por participações em teleteatros e dublagens de atrações televisivas marcantes. Foi a voz, por exemplo, do capitão Kirk, de Star Trek (Jornada nas Estrelas). Essas experiências no currículo abriram as portas para Dennis na TV Globo, com a qual manteve contrato até os dias de hoje. Dirigiu na emissora, além de novelas, minisséries, como Anos Rebeldes, e o programa de humor Sai de Baixo, exibido semanalmente, com grande Ibope.
Ação rápida da Polícia resulta na prisão de autor de violência doméstica em Dourado
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados, prendeu em flagrante um homem de 31 anos por agredir a companheira dentro da residência do casal, na presença dos filhos, entre eles um bebê de colo. O caso foi comunicado à unidade policial por uma testemunha, que relatou agressões recorrentes e o receio da vítima em denunciar. Diante das informações recebidas, uma equipe da DAM deslocou-se imediatamente até o endereço apontado, com apoio da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal. No local, apesar da negativa inicial da vítima, os policiais civis constataram lesões aparentes compatíveis com agressão. Também foi verificado que as crianças estavam em ambiente com condições precárias de higiene e sem itens básicos, caracterizando situação de vulnerabilidade. O Conselho Tutelar foi acionado e adotou as medidas necessárias para a proteção dos menores. O homem foi conduzido à DAM de Dourados e autuado em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica e por crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, por submeter as crianças a situação constrangedora e vexatória. A Polícia Civil orienta que denúncias de violência doméstica podem ser feitas por familiares, vizinhos ou qualquer pessoa que tenha conhecimento dos fatos, sendo a comunicação imediata essencial para interromper o ciclo de violência.
Marco Rubio solicita libertação imediata de prisioneiros políticos na Nicarágua
O senador norte-americano Marco Rubio formalizou um pedido pela libertação imediata e incondicional de indivíduos detidos por motivações políticas na Nicarágua. A manifestação do parlamentar inclui a exigência de que o governo administrado por Daniel Ortega e Rosario Murillo seja responsabilizado pelas detenções e pelas condições de custódia impostas aos prisioneiros. A cobrança ocorre em um contexto de monitoramento internacional sobre as garantias civis no país centro-americano. O posicionamento de Rubio reforça a pressão diplomática para que órgãos internacionais de direitos humanos tenham acesso aos centros de detenção e para que processos judiciais sejam revistos sob padrões de transparência.








