A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (2), a quinta Sessão Ordinária do ano legislativo, tendo como principal pauta a análise da proposta do Poder Executivo que prevê a retomada da vinculação da Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados (Agetran) à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A medida integra o Projeto de Lei Complementar encaminhado ao Legislativo com o objetivo de alterar dispositivos da Lei Complementar nº 442, de 15 de setembro de 2022, que dispõe sobre a estrutura organizacional e administrativa da Prefeitura de Dourados. De acordo com a justificativa apresentada e assinada pelo prefeito Marçal Filho, a proposta busca readequar a vinculação da Agetran a uma secretaria com maior identidade funcional e proximidade operacional, reforçando a integração das políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana e aos serviços urbanos. Entre as competências atribuídas à Semsur está a elaboração de projetos ligados ao transporte coletivo, à análise da inter-relação dos sistemas de transporte e à definição de prioridades e modificações na circulação viária e na estrutura física do município por meio da agência. O Executivo também informou que, em projeto próprio, serão promovidas adequações na legislação que instituiu a Agetran, sem prejuízo à continuidade dos serviços prestados à população de Dourados. Líder do prefeito na Câmara, o vereador Márcio Pudim (PSDB), afirmou que a mudança proposta reaproxima a Agetran à sua secretaria de origem, já que na gestão passada foi alocada junto à Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento). “Não se trata de usurpação de função ou extinção de cargos ou atribuições, e sim uma forma de readequar a Agetran junto à Semsur de forma que atenda a demanda do serviço público”, disse. O Projeto foi aprovado em primeira votação e deve voltar a ser analisado nas próximas sessões. Se receber novo aval dos vereadores, segue para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho.
MPMS apresenta denúncia por maus-tratos contra criança em Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) apresentou, no dia 27 de fevereiro de 2026, denúncia à Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Dourados, contra casal acusado de agredir uma criança de 1 ano e 8 meses no ambiente familiar. De acordo com a denúncia apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça do município, os fatos ocorreram na noite de 15 de fevereiro deste ano, na residência da família. Conforme apurado, os acusados (genitora e padrasto) teriam praticado agressões físicas contra a criança sob o pretexto de repreender o choro noturno. A vítima foi levada à unidade de pronto atendimento no dia seguinte, apresentando múltiplas lesões, entre elas hematomas no corpo e na região do rosto, marcas de mordida e fratura no fêmur esquerdo. Diante da incompatibilidade entre os ferimentos constatados e a versão inicial apresentada pelos responsáveis, que alegaram quedas acidentais, a Guarda Municipal foi acionada para averiguar a situação. Durante a apuração, houve confissão das agressões. Os investigados foram autuados em flagrante e, posteriormente, tiveram a prisão convertida em preventiva, em audiência de custódia. O MPMS, por meio do promotor de justiça Daniel do Nascimento Britto, ofereceu denúncia contra o casal e promoveu o enquadramento das condutas no crime de maus-tratos, que resultou em lesão corporal de natureza grave (fratura do fêmur), e com a causa de aumento da pena, pelo fato de o crime ter sido praticado contra menor de 14 anos. Na denúncia, o MPMS requer a responsabilização dos acusados e a adoção das medidas legais cabíveis para assegurar a proteção integral da vítima, nos termos da legislação vigente. O próximo passo é o recebimento da denúncia e a designação de audiência de instrução e julgamento pelo Juiz titular da 3ª Vara Criminal, onde a ação penal terá seu curso. Os agressores continuam presos, à disposição da justiça.
Detran de Mato Grosso do Sul inicia março com leilão de 181 veículos para circulação
Na segunda-feira (2) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou o mês de março abrindo leilão de veículos para circulação e sucatas. Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 181 lotes, sendo 162 motocicletas e 19 automóveis. Um /CITROEN C4 PALLAS20EPF, ano 2009/2010, que tem lance inicial de 4.518 reais, é um dos destaques entre os veículos. Entre as motocicletas, o destaque é uma HONDA/CG 160 START, ano 2025/2025, está com o lance inicial de 4.095 reais. As sucatas se dividem em 66 lotes, sendo 70 motocicletas e 58 automóveis de sucata inservível, que podem ter as peças retiradas e vendidas separadamente; e um lote único de 10.313,00 kg de material ferroso, voltado para siderúrgicas. O Leilão ficará aberto até às 15h, do dia 17 de março, realizado pelo portal www.leiloesonlinems.com.br. No portal é possível conferir os valores e fotos. E para conhecer pessoalmente os lotes, os interessados podem visitar o pátio da Pátio da Pátio PMAX, na Rua Gigante Adamastor, 16, Jardim Santa Felicidade, em Campo Grande. Os dias liberados para visita a esses lotes são 13 e 16 de março, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Os editais dos leilões estão disponíveis no novo site do Detran-MS. Acesse (https://www.detran.ms.gov.br/informativo/editais-leiloes-e-licitacoes/). Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
SES realiza curso Sala de Vacina para fortalecer imunização na região sul-fronteira
Formação acontece de 3 a 6 de março, em parceria com o município de Mundo Novo, e reúne cerca de 40 profissionais de saúde A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza, entre os dias 3 e 6 de março, o curso Sala de Vacina, formação voltada à qualificação de técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam diretamente na imunização. A capacitação será realizada em parceria com o município de Mundo Novo e deve reunir cerca de 40 profissionais da região sul-fronteira, incluindo municípios do entorno. A iniciativa dá continuidade à formação realizada no ano passado em parceria com a Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) e tem como objetivo fortalecer a segurança, a padronização de processos e a qualidade do atendimento nas salas de vacina. O município de Mundo Novo dará apoio com a estrutura física e logística do evento, enquanto o Estado será responsável pela formação técnica, organização pedagógica e certificação dos participantes. Programação integra teoria e prática A programação foi estruturada para oferecer conteúdo teórico e atividades práticas ao longo de quatro dias. 03 de março (terça-feira) – Teórico A abertura oficial acontece às 8h, seguida de pré-teste. A manhã inclui palestras sobre SUS, história da vacina e bases imunológicas, além de cobertura vacinal. No período da tarde, os participantes aprofundam conhecimentos sobre o Calendário Vacinal da Criança no SUS, dividido em dois módulos. 04 de março (quarta-feira) – Teórico e Prático A manhã será dedicada a dinâmicas sobre campanhas de vacinação (Covid-19, Dengue, Influenza e Bronquiolite em crianças) e estudos de caso. À tarde, a programação aborda curso híbrido de BCG, que previne as formas mais graves de tuberculose, boas práticas em sala de vacina e biossegurança, rede de frio e protocolo operacional de excursão de temperatura e REDCap, uma plataforma digital intuitiva de coleta, gerenciamento e divulgação de dados de pesquisas. 05 de março (quinta-feira) – Teórico e Prático Os conteúdos incluem o Calendário Vacinal do Adolescente, Adulto, Gestante e Idoso, além de ESAVI (Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização), erros de imunização e CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais). O período da tarde será destinado a estações práticas, promovendo simulações e aplicação dos conhecimentos. 06 de março (sexta-feira) – Teórico e Prático O último dia contará com a dinâmica do Calendário Vivo, pós-teste final e cerimônia de encerramento com entrega de certificados. Qualificação permanente Para o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a capacitação fortalece a base do sistema de imunização no Estado. “Investir na qualificação das equipes é garantir segurança no processo de vacinação. A sala de vacina exige conhecimento técnico, domínio dos protocolos e atualização constante. Essa formação prepara os profissionais para atuar com mais segurança, melhorar coberturas vacinais e responder de forma adequada aos desafios do dia a dia”, destaca. André Lima, Comunicação SES
Melhor idade conectada: oficinas digitais retornam à Funtrab na próxima quinta-feira
A tecnologia não tem idade — e, em Mato Grosso do Sul, ela também tem endereço certo. Nesta quinta-feira (05/03), o ônibus de qualificação do SESI estaciona em frente à Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) para dar início a mais uma rodada de oficinas gratuitas voltadas à inclusão digital da melhor idade. A ação integra o “Projeto 60+: Inclusão digital para a melhor idade”, que busca muito mais do que ensinar tecnologia: a proposta é promover autonomia, fortalecer vínculos sociais e incentivar o uso consciente das ferramentas digitais por pessoas com 60 anos ou mais. Dentro do ônibus adaptado, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o dia a dia digital. Entre os conteúdos abordados estão: As aulas são organizadas em duas turmas: Cada turma conta com 18 vagas, garantindo um atendimento mais próximo e personalizado. Resumo de 2025: Realizada entre junho e setembro de 2025, a 1ª etapa concentrou o maior volume de alunos, sendo: – Pico de Atendimento: Junho de 2025 (especialmente o dia 03/06, com 44 atendimentos totais).– Média de Público: Aproximadamente 12 alunos por oficina.– Desempenho: Demonstrou uma adesão sólida e constante, com um leve declínio natural conforme o avançar dos meses. Como participar As inscrições devem ser feitas presencialmente, sempre às quintas-feiras, das 13h às 14h, diretamente na sede da Funtrab, localizada na Rua 13 de Maio, 2.773, no centro da cidade. Para garantir a vaga, é necessário apresentar: RG, CPF e Carteira de Trabalho (física ou digital). Ao final do curso, os participantes recebem um certificado emitido pelo SESI, reconhecendo o aprendizado e a participação. A iniciativa vai além da inclusão digital. Ao oferecer conhecimento e estimular a autonomia, o projeto contribui diretamente para a autoestima e a independência da população 60+. A Funtrab reforça seu compromisso com uma sociedade mais inclusiva, participativa e conectada. Em um mundo cada vez mais digital, ações como essa mostram que nunca é tarde para aprender — e que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada em qualquer fase da vida. Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab
Sefaz inicia trilha de capacitação em finanças públicas com foco na eficiência e qualidade do gasto
A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MS) iniciou, nesta segunda-feira (2), a Trilha de Capacitação em Finanças Públicas, um programa estruturado de aperfeiçoamento técnico voltado ao fortalecimento da gestão fiscal e à elevação do padrão de qualidade do gasto público em Mato Grosso do Sul. A iniciativa integra o programa “Tesouro Conectado – Qualidade no Gasto, Eficiência no Resultado” e está alinhada ao Planejamento Estratégico da Pasta e às diretrizes do Plano de Governo. O movimento reafirma a capacitação como eixo permanente de desenvolvimento institucional, consolidando uma cultura de eficiência, responsabilidade fiscal e excelência técnica. O secretário de Estado de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, destaca que o cenário fiscal contemporâneo exige preparo contínuo e decisões cada vez mais qualificadas. “O cenário atual não comporta improvisos. Exige técnica, planejamento e responsabilidade redobrada na aplicação dos recursos públicos. Nosso maior ativo é o capital humano, e investir na qualificação é fortalecer a própria capacidade do Estado de entregar resultados à sociedade”, afirma. A trilha foi estruturada para ser executada de forma progressiva entre os meses de março e junho de 2026, distribuindo os conteúdos em diferentes módulos ao longo do período. A proposta é permitir assimilação gradual, aplicação prática no cotidiano das unidades gestoras e consolidação do conhecimento de maneira estruturada. Ao organizar o cronograma dessa forma, a Sefaz reforça que não se trata de um evento isolado, mas de um processo formativo contínuo, pensado para acompanhar todo o ciclo das finanças públicas do planejamento ao controle, passando pela execução, contabilidade, transparência e avaliação da qualidade do gasto. O programa reúne 80 participantes, divididos em duas turmas (matutina e vespertina), e possui caráter transversal, envolvendo integralmente o Tesouro Estadual e áreas estratégicas como SCGE, SUORC, CLEG, CONEMAE e SAT. A capacitação também alcança unidades gestoras de outras secretarias, como SEGOV, SAD, SES, SED, SEJUSP e AGESUL, ampliando o impacto institucional da iniciativa. A trilha conta com instrutores de reconhecida atuação na área de finanças públicas. Carlos Veiga, especialista em Planejamento e Orçamento Público com mais de 25 anos de experiência no antigo MPOG e na AGU, e Gilvan da Silva Dantas, Auditor Federal da Secretaria do Tesouro Nacional e responsável pela modernização da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, conduzem os módulos estratégicos. A participação desses especialistas assegura alinhamento às melhores práticas nacionais e atualização permanente das equipes estaduais. Ao estruturar a capacitação ao longo de quatro meses e integrá-la ao programa Tesouro Conectado, a Sefaz consolida o aperfeiçoamento técnico como estratégia institucional permanente. Cada módulo contribui para reduzir riscos, qualificar decisões e fortalecer a governança pública. “Em um contexto que exige responsabilidade fiscal, transparência e eficiência, investir na formação do corpo técnico é investir na própria capacidade do Estado de planejar melhor, executar com rigor e entregar resultados concretos à sociedade sul-mato-grossense”, complementa o secretário Flávio César. Cronograma dos módulos Março Módulo I – Plano Plurianual (PPA) e Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)02/03 a 03/03/2026Foco na elaboração, monitoramento e revisão dos instrumentos de planejamento, conforme a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Módulo II – Orçamento Público e Lei Orçamentária Anual (LOA)04/03 a 05/03/2026Estruturação e acompanhamento da LOA, integrada ao PPA e à LDO. Módulo III – Execução Orçamentária e Financeira23/03 a 27/03/2026Procedimentos de execução da receita e da despesa com conformidade legal e fiscal. Abril Módulo XI – Gestão de Tesouraria09/04 a 10/04/2026Gestão de fluxo de caixa, conciliações e aplicações financeiras. Módulo IV – Contabilidade Aplicada ao Setor Público13/04 a 16/04/2026Domínio do PCASP e dos procedimentos patrimoniais. Módulo V – DCASP e Notas Explicativas27/04 a 30/04/2026Elaboração e análise das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Maio Módulo VI – Retenções Tributárias e Obrigações Acessórias (EFD-Reinf, eSocial, DCTFWeb e MIT)04/05 a 07/05/2026Aplicação correta das retenções e cumprimento das obrigações acessórias. Módulo VII – Transferências Constitucionais08/05 a 11/05/2026Cálculo, distribuição e controle das transferências constitucionais e legais. Módulo VIII – SICONFI e Matriz de Saldos Contábeis12/05 a 13/05/2026Operação segura do sistema nacional de informações fiscais. Módulo IX – Informação de Custos no Setor Público14/05 a 15/05/2026Estruturação e utilização de sistemas de custos como ferramenta de avaliação e melhoria do gasto. Junho Módulo X – Controle, Fiscalização, Transparência e Gestão de Riscos16/06 a 19/06/2026Implementação de mecanismos de controle interno, compliance e gestão de riscos fiscais. Módulo XII – Qualidade do Gasto Público22/06 a 25/06/2026Metodologias voltadas à eficiência, monitoramento e aprimoramento contínuo da aplicação dos recursos públicos. Comunicação Sefaz
Edital de eleição do Centro Cívico de Dourados
Reforma tributária deve reduzir informalidade, diz presidente da Aced
O presidente da Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados), Everaldo Leite Dias, fez uma avaliação positiva do encontro ocorrido com o governador Eduardo Riedel. A pauta principal foi o programa Regularize Já, mas outros temas foram abordados no evento que teve participação de diversas lideranças políticas de Mato Grosso do Sul e grande adesão do empresariado. De acordo com Everaldo, os encontros e os debates são importantes não apenas para aproximar os setores público e privado, mas, principalmente, para esclarecer pontos importantes como por exemplo as mudanças no Simples Nacional. “Todos os contribuintes, com apoio de associações como a nossa, vão receber uma cartilha com explicações e orientações sobre o funcionamento do sistema e a regularização fiscal”, disse. Everaldo Leite ressaltou a fala do governador sobre o uso da tecnologia e da inteligência artificial, que terão papel cada vez maior na análise fiscal, dentro do processo de modernização e da reforma tributária. “Nós temos consciência de que a reforma tributária deve reduzir a informalidade no sistema, o que exigirá maior organização contábil e financeira das empresas”, reforçou. “Nós estamos acompanhando todas as novidades sobre o tema e o objetivo é estarmos atentos e compartilhando estas informações com as lideranças empresariais. O governador reforçou que o Estado não irá promover perseguição ou fiscalização em massa contra empresários e que a intenção é informar e preparar o setor produtivo. As informações que aparecerem no sistema servem, neste momento, como transparência e alerta, não significando autuação automática, mas precisamos estar sempre atentos para absorver estas informações e nos adequarmos com as novas realidades”, encerrou o presidente da Aced.
Angela Ximenes, de Dourados, conquista título de Miss mais jovem do Brasil
Bebê de apenas 4 meses receberá faixa, coroa e certificado oficial no dia 15 de março, durante o Miss Kids Paraná, em Curitiba Com apenas quatro meses de vida, a pequena Angela Sophia Araújo Ximenes, de Dourados (MS), já conquistou um feito raro: tornou-se a miss mais jovem do Brasil. A bebê foi eleita Miss Charminho Brasil, título nacional de beleza, destinado a participantes recém-nascidas até quatro meses, e passa a integrar o universo da moda como modelo baby e influenciadora digital mirim. Até então a bebe mais jovem a ser miss Brasil é a modelo mirim Evelyn Frota Araujo, coroada quando tinha 11 meses de vida. Como reconhecimento pela conquista, Angela Sophia receberá faixa, coroa e certificado oficial, além de agenciamento profissional. A coroação está marcada para o dia 15 de março, durante o evento Miss Kids Paraná, que será realizado em Curitiba (PR). O título foi conquistado no concurso Bebê Perfeito Brasil, promovido pela agência Fashion Art Produções, que neste ano criou uma nova categoria para atender a grande procura de mães interessadas em inscrever bebês desde os primeiros meses de vida. De acordo com o diretor da empresa, Flávio Alves, tradicionalmente os concursos organizados pela agência contemplavam crianças a partir de dois anos de idade. “Devido à alta procura de mães de vários estados que gostariam de participar com seus bebês, resolvemos criar o concurso Bebê Perfeito Brasil, que reúne participantes desde recém-nascidos até um ano e onze meses”, explicou. Angela Sophia sagrou-se vencedora na categoria Charminho, voltada para bebês de até quatro meses. O concurso contou com centenas de inscritos de todo o país, passando por diferentes etapas seletivas até chegar à fase final, definida por votação popular. A organização do concurso desenvolveu um formato especialmente adaptado para a participação de bebês, respeitando suas limitações e priorizando o conforto e o bem-estar dos participantes. Por isso, todas as etapas foram realizadas de forma 100% online, sem a necessidade de desfiles presenciais ou avaliações físicas. A escolha dos vencedores ocorreu por meio de votação popular na plataforma oficial da organização, garantindo ampla participação do público de todo o país. Além da disputa, a iniciativa também possui caráter solidário. Parte dos recursos arrecadados durante o período de votação será destinada a instituições de caridade, conforme a organização do evento. A mãe da bebê, a jornalista Valéria Araújo, conta que a inscrição começou de forma despretensiosa. “No início foi mais uma brincadeira, mas depois percebemos a seriedade do concurso e decidimos participar de verdade. Mobilizamos amigos, familiares e todos que torcem pela Angela Sophia para acompanhar as seletivas e a votação final. Graças a Deus tivemos uma resposta muito positiva, algo que certamente ficará marcado para sempre na vida da nossa filha”, destacou. O pai, o engenheiro agrônomo Angelo Ximenes, também comemorou o resultado e agradeceu o apoio recebido. “Para nós, o mais importante é que nossos filhos cresçam com saúde e felizes. Esse reconhecimento nos deixa muito orgulhosos, mas o que mais nos emocionou foi ver tantas pessoas participando e torcendo pela Angela Sophia. Somos muito gratos a todos que votaram e fizeram parte dessa conquista”, afirmou. Com o resultado, a pequena douradense passa a representar o título nacional de Miss Charminho Brasil, levando o nome de Dourados para um concurso que reuniu participantes de diversas regiões do país. Valéria Araújo








