O Bioparque Pantanal atingiu um marco histórico para a conservação da biodiversidade aquática ao registrar a centésima reprodução de espécie sob cuidados humanos e de forma natural. O feito reforça o protagonismo do empreendimento sul-mato-grossense, reconhecido como o único aquário a contabilizar a reprodução de 100 espécies diferentes nessas condições e se consolida como maior banco genético vivo de água doce do mundo. Das 100 reproduções registradas, 32 são de espécies do bioma Pantanal, o maior número entre todos os biomas contemplados. O dado evidencia o compromisso direto da instituição com a conservação da maior planície alagável do mundo e fortalece a relevância da pauta ambiental em nível nacional. O sucesso das reproduções é um indicativo claro de excelência nos parâmetros de qualidade de água, bem-estar animal, nutrição e manejo técnico. Além do Pantanal, foram reproduzidas:• 31 espécies da Amazônia• 21 espécies do Cerrado• 3 espécies da Mata Atlântica• 1 espécie da Caatinga• 8 espécies africanas• 1 espécie asiática• 1 espécie mexicana• 2 espécies da Oceania Outro dado que chama atenção da comunidade científica é que, das 100 reproduções, 29 são inéditas no mundo e 20 inéditas no Brasil, números que ampliam o reconhecimento internacional do Bioparque Pantanal no campo da pesquisa e da conservação ex situ, ou seja, de espécies que vivem fora de seu habitat natural. A centésima reprodução foi de um Acará-porquinho, espécie que integra o plantel do Bioparque e simboliza esse momento histórico dentro do trabalho contínuo de conservação, um dos pilares do empreendimento. Espécies ameaçadas reforçam importância do marcoEntre as espécies reproduzidas, três são classificadas como ameaçadas de extinção, tornando o marco ainda mais relevante. Uma delas é o Cascudo-viola, espécie endêmica do rio Coxim, no interior de Mato Grosso do Sul, cuja preservação depende diretamente de iniciativas técnicas e científicas como as desenvolvidas no Bioparque. Também integra a lista o Cascudo-cego, espécie adaptada a ambientes subterrâneos e extremamente sensível a alterações ambientais. O terceiro destaque é o Axolote, anfíbio mexicano conhecido mundialmente por sua capacidade de regeneração e por despertar o interesse de crianças e jovens. A presença da espécie reforça, além do caráter conservacionista, o papel educativo do Bioparque Pantanal na formação de consciência ambiental entre os pequenos visitantes. Laboratório vivo e berçário da biodiversidadeGrande parte dessas reproduções ocorre no Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN). Considerado um verdadeiro berçário dentro do complexo de água doce. O espaço é dedicado ao manejo técnico, monitoramento e desenvolvimento das espécies, reunindo equipe especializada e protocolos científicos rigorosos. O desempenho reprodutivo demonstra que o Bioparque oferece condições ideais para que as espécies expressem comportamentos naturais, fator essencial para a conservação de longo prazo. Conservação além do lazerPara a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri, o marco reforça a essência do empreendimento. “Esse número representa muito mais do que um resultado técnico. Ele simboliza ciência aplicada, cuidado com a vida e compromisso com a conservação da biodiversidade. Cada reprodução é uma vitória da pesquisa, da dedicação das nossas equipes e da missão do Bioparque de ser muito mais do que um espaço de contemplação, um verdadeiro centro de conservação e produção de conhecimento”. Ainda segundo a diretora, os resultados impactam diretamente a percepção da sociedade sobre a importância da preservação. “O Bioparque é um espaço de conscientização. Quando a população conhece, se encanta e entende a relevância dessas espécies, cria-se uma rede de cuidado e preocupação com o meio ambiente. Esse é o nosso maior legado”. Sob a coordenação do biólogo curador do Bioparque Pantanal, Heriberto Gimênes Junior, o feito ganha ainda mais relevância técnica. 95% dessas espécies foram reproduzidas de forma natural, ou seja, não foi utilizado hormônio ou algum tipo de indução. O Cascudo-viola, por exemplo produz poucos ovos, de 30 a 50 apenas, necessitando de cuidados específicos e equipe técnica especializada”. Heriberto ainda destaca que o trabalho minucioso garante que os ovos serão desenvolvidos e servirão de material biológico e científico. “Os resultados servirão como base para publicações científicas e trabalhos de educação ambiental desenvolvidos aqui. Isso reforça que o Bioparque não é apenas um espaço para contemplação e sim um espaço voltado para o turismo científico”. Rosana Moura, Comunicação Bioparque Pantanal
Produção hospitalar cresce 49% em dois anos e consolida ampliação da rede estadual
A produção hospitalar da rede própria do Governo de Mato Grosso do Sul cresceu 49,21% entre 2023 e 2025, passando de 39.486 para 58.916 internações. No mesmo período, o valor aprovado hospitalar aumentou 163,66%, refletindo a ampliação da capacidade instalada e a reestruturação do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. Os dados integram o RDQA (Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior), referente ao 3º quadrimestre de 2025, e o RAG (Relatório Anual de Gestão) 2025 da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Para o Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, os números consolidam o impacto direto dos investimentos estruturantes realizados nos últimos dois anos. “O crescimento da produção hospitalar é resultado de uma estratégia clara de fortalecimento da rede própria. Ampliamos leitos, reestruturamos unidades e investimos em equipamentos e equipes. Isso amplia o acesso, aumenta a resolutividade e fortalece a regionalização da saúde no Estado”, afirma. Produção assistencial em crescimento Entre julho e novembro de 2025, a rede própria estadual registrou crescimento expressivo: Em dezembro de 2025, a rede contava com 84 estabelecimentos, sendo 61 de administração pública, consolidando a estrutura estadual de atendimento. Expansão de leitos críticos e regionalização O crescimento da produção está diretamente associado à ampliação da estrutura física e dos leitos críticos no Estado. Além da reestruturação do HRMS, houve reforço estratégico nos polos regionais, com ampliação da capacidade instalada em: No HRMS, estão em andamento reformas na UTI e na enfermaria pediátrica (R$ 4,4 milhões), além de melhorias no CME (Central de Material e Esterilização) e na estrutura externa. Em dezembro de 2025, foi realizado o leilão da PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) para concessão dos serviços de “bata cinza” por 30 anos, prevendo aumento de 60% na capacidade de leitos da unidade. A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, destaca que a expansão regional fortalece a linha de cuidado. “A ampliação de leitos críticos e a organização da rede de referência garantem atendimento de alta complexidade mais próximo da população, reduzindo deslocamentos e qualificando a assistência em todas as macrorregiões”, explica. Execução orçamentária sustenta expansão No 3º quadrimestre de 2025, o montante pago pela SES foi de R$ 985,2 milhões, sendo 79,24% provenientes de recursos estaduais. No consolidado anual, o valor pago em 2025 atingiu R$ 2,47 bilhões. As principais despesas concentraram-se em outras despesas correntes (34,0%), transferências a municípios (26,5%) e pessoal e encargos (21,1%), assegurando suporte financeiro à ampliação da assistência e manutenção dos serviços. Indicadores e qualificação contínua O Hospital Regional alcançou 75% de satisfação do usuário, superando a meta estabelecida para 2025, enquanto a cobertura da APS (Atenção Primária à Saúde) atingiu 97,8% em Mato Grosso do Sul. Entre as prioridades da gestão está o fortalecimento da linha de cuidado materno e infantil, com foco na qualificação do pré-natal, ampliação do acesso à assistência especializada e integração entre os níveis de atenção. “Quando ampliamos estrutura hospitalar e articulamos com a atenção primária, garantimos um cuidado mais seguro, contínuo e resolutivo. O trabalho é permanente para que os indicadores avancem de forma consistente”, conclui Angélica Congro. André Lima, Comunicação SES
Infraestrutura: Zé Teixeira solicita manutenção de acesso em aldeia e asfalto em Dourados
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, na sessão desta quarta-feira (4), uma série de indicações que pretendem solucionar problemas de infraestrutura e garantir segurança aos moradores de Dourados. As solicitações, encaminhadas ao Governo do Estado com cópia à Prefeitura Municipal, concentram-se na recuperação de acesso à comunidade indígena e na conclusão de frentes de pavimentação asfáltica em bairros estratégicos da cidade. Uma das prioridades elencadas pelo parlamentar é a manutenção urgente da ponte localizada na Aldeia Jaguapiru. Situada em uma estrada vicinal a pouco mais de um quilômetro do Anel Viário Norte, a estrutura é a principal via de acesso ao Hospital da Missão Caiuá. Atualmente, as condições precárias da travessia colocam em risco pedestres e condutores, além de dificultar o transporte de pacientes e o fluxo de serviços essenciais de saúde para a comunidade indígena local. A iniciativa partiu do vereador Pedro Pepa. A mobilidade urbana nos bairros também pautou as ações de Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. O deputado solicitou estudos técnicos para incluir um trecho da Rua Ponta Grossa, no Jardim Pelicano, no cronograma de obras. A via, que interliga o bairro ao Canaã I, ficou fora da primeira etapa de pavimentação, gerando transtornos aos moradores que aguardam a conclusão da infraestrutura para integrar a região e eliminar a poeira e o barro. A indicação atende um pedido do vereador Dill do Povo. Somado a isso, o parlamentar reivindicou obras de pavimentação e drenagem na Rua Gelcy Maria Teixeira Marcondes, no Parque das Nações 1º Plano. Localizada em um dos bairros mais tradicionais de Dourados, a rua ainda sofre com o acúmulo de lama e água em períodos chuvosos, o que compromete o tráfego e a qualidade de vida das famílias residentes entre as ruas César Gomes de Matos e Bolívia, conforme o vereador Pedro Pepa. Segurança – Ainda nesta quarta-feira, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) aprovou a proposta do deputado Zé Teixeira que estabelece punições para quem constranger, ofender ou ameaçar vigilantes patrimoniais em serviço no Mato Grosso do Sul. O projeto define critérios claros para identificar atos de intimidação, agressões verbais e gestuais, visando proteger o profissional que atua na linha de frente da segurança privada e garantir que ele exerça suas funções sem interferências externas ou violência psicológica. Com o parecer favorável da comissão, o texto segue agora para votação no Plenário, trazendo uma resposta direta aos desafios enfrentados pela categoria no cotidiano das empresas e órgãos públicos. Ao estipular multas e detalhar as condutas proibidas, a iniciativa de Zé Teixeira fortalece o cumprimento das normas de segurança e assegura o respeito à integridade física e moral dos trabalhadores, conectando a legislação estadual às novas diretrizes federais da profissão.
Dia da Mulher: Procon de Mato Grosso do Sul divulga pesquisa sobre flores e autocuidado
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado no próximo domingo (8), o Procon Mato Grosso do Sul divulga pesquisa de preços sobre produtos e serviços vendidos por floriculturas e espaços de beleza, em Campo Grande. Variações podem chegar a mais de 214%. No segmento de flores, o buquê simples com seis rosas nacionais apresentou a mais expressiva diferença de preços, chegando a 214,29%. O item pode ser adquirido por R$ 70 em floricultura no Bairro Monte Castelo ou R$ 220, no Jardim dos Estados. Orquídeas apresentaram valores entre R$ 59,90 e R$ 280, a depender da quantidade de hastes e espécie. Já os serviços de café da manhã tiveram o preço médio de R$ 221,67. Ao todo, cinco floriculturas participaram do levantamento, realizado em fevereiro. Os dados estão passíveis de variação, conforme a demanda. Autocuidado Em relação aos espaços de beleza, a equipe de orientação e pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul alerta que as consumidoras busquem esclarecer previamente junto ao profissional que realizará o serviço sobre eventuais riscos, contraindicações e cuidados pós-procedimento. Um teste pode ser realizado a fim de prevenir eventual reação alérgica, assim como deve-se exigir o uso de materiais esterilizados e dentro da validade. A pesquisa, nesse caso, revelou que o corte de cabelo com finalização registrou preço médio de R$ 168 e 200% de diferença, entre os cinco estabelecimentos pesquisados. Essa variação pode chegar a 150% no caso da escova progressiva, a depender da extensão dos fios. Para a esmaltação tradicional de mão e pés, foram aferidos valores entre R$ 55 e R$ 95. Já os serviços relacionados a mechas e coloração “morena iluminada” tiveram uma oscilação de até 92,31%, com alguns estabelecimentos informando que somente uma avaliação profissional vai determinar o valor a ser aplicado ao serviço. OrientaçõesItens como a localização, estrutura física, qualificação profissional, padrão de atendimento e serviços agregados podem impactar a composição e a variação dos preços. Assim, pesquisar e comparar é a principal estratégia disponível aos consumidores. Ainda que não haja uma diferença de preços nas modalidades de pagamento à vista ou no crédito, o Procon Mato Grosso do Sul recomenda que registros de publicidades e conversas por aplicativos de mensagens sejam arquivadas para comprovar as condições de contratação do serviço. Por sua vez, o comprovante de pagamento e a nota fiscal são fundamentais para efetivamente confirmar a relação de consumo. Serviço Pesquisa Dia das Mulheres (Campo Grande) – Floriculturas:https://tinyurl.com/2m7ek5ej Pesquisa Dia das Mulheres (Campo Grande) – Espaços de Beleza:https://tinyurl.com/yck65cpd Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Funed abre inscrições para os Jogos Escolares de Outono 2026
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), já está com inscrições abertas para a edição 2026 dos Jogos Escolares de Outono, competição que tem como principal finalidade promover a participação de estudantes-atletas douradenses em atividades desportivas, incentivando a integração social, o exercício da cidadania e a descoberta de novos talentos. Além de fortalecer o esporte educacional no município, os Jogos também servirão como seletiva para as modalidades individuais e como preparação para as modalidades coletivas que representarão Dourados na etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude de MS. A iniciativa reforça o papel do esporte na formação de crianças e adolescentes, promovendo valores, integração e benefícios à saúde física e psicológica. A proposta atende ao direito constitucional à prática esportiva e contribui para o desenvolvimento integral do estudante-atleta, estimulando o protagonismo, a convivência social e o espírito democrático. Os Jogos Escolares de Outono tem como objetivos principais fomentar a prática esportiva com fins educativos; incentivar o desenvolvimento de talentos; estimular a participação das escolas das redes municipal, estadual, federal e particular; promover intercâmbio esportivo e cultural entre as comunidades; e fortalecer o vínculo do estudante-atleta com sua unidade de ensino. A Funed é responsável pela elaboração dos regulamentos, organização da programação esportiva, gerenciamento das inscrições e divulgação dos resultados oficiais. Os Jogos Escolares de Outono 2026 contemplarão as seguintes modalidades, para atletas-estudantes de 12 a 14 anos: basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, judô, tênis de mesa, natação, vôlei de praia, xadrez e karatê. As inscrições serão realizadas em formulários fornecidos pela Funed, devidamente preenchidos datilografadas e/ou digitadas e assinadas pelo professor (técnico) e pelo diretor (a) do estabelecimento de ensino. Não serão aceitas inscrições manuscritas. As fichas de confirmação nos jogos deverão ser entregues na Funed – Rua Itamaraty, 100 – Jardim Água Boa – até as 10 horas dos dia 26 de março para 12 a 14 anos e 15 a 17 anos (modalidades coletivas e individuais). No dia 21 de maio para modalidades coletivas, 15 a 17 anos. Já as fichas de inscrição deverão ser entregues no dia 8 de abril para alunos de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos (modalidades individuais); no dia 27 de abril para alunos de 12 a 14 anos (modalidades coletivas); 27 de maio para alunos de 15 a 17 anos (modalidades coletivas) Os Congressos Técnicos serão realizados de maneira presencial na Funed (Jorjão) nos seguintes dias e horários: 31 de março, às 8h, para modalidades coletivas e individuais de 12 a 14 anos. E para modalidades individuais de 15 a 17 anos. No dia 25 de maio, às 8h , para modalidades coletivas de 15 a 17 anos. Com a realização dos Jogos, a Prefeitura de Dourados reafirma o compromisso com o fortalecimento do esporte escolar e a valorização dos jovens talentos do município.
Encontro debate desenvolvimento local com representante da Câmara de Comércio Brasil-Ásia
O prefeito Marçal Filho recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (4), o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Ásia, Reginaldo Lante, acompanhado de representantes do comércio, da política e do agronegócio local para um debate sobre o desenvolvimento de Dourados e as oportunidades de inserção do município no cenário internacional. Durante o encontro, Reginaldo Lante destacou o potencial econômico da região e demonstrou entusiasmo com as possibilidades de expansão dos negócios. Ele afirmou ter ficado impressionado com a estrutura produtiva local, especialmente com as indústrias voltadas ao processamento do agronegócio. “Estou encantado com a região”, afirmou. “Eu não conhecia Dourados e, ao chegar, já pude observar as indústrias gigantescas fazendo o processamento do agro”, continuou. “Vejo que é uma região bastante promissora, um campo vasto para o desenvolvimento de negócios internacionais”, completou. Lante também sugeriu a criação de uma agência ou grupo de trabalho local, com apoio da prefeitura, para organizar e apresentar as potencialidades do município ao mercado externo, especialmente ao continente asiático. Segundo ele, a reunião foi marcada por uma troca produtiva de ideias e abre caminho para futuras parcerias. “Foi um encontro muito positivo. Esperamos colaborar com o município nesse projeto de desenvolvimento e levar as potencialidades da região, inclusive dos municípios vizinhos, para o exterior, para clientes no solo asiático”, ressaltou. O presidente da Câmara de Comércio Brasil-Ásia também falou do seu encanto pessoal com a cidade. “Percebi o cuidado da prefeitura em todos os detalhes, com a limpeza das ruas, o corte da grama dos canteiros centrais, a organização do município”, afirmou. A articuladora de Negócios Internacionais, Joana Batista, que acompanhava Lante na agenda, também destacou o cuidado da gestão com a cidade. “Estou bem impressionada com a transformação que está sendo feita, deixando Dourados muito melhor quando comparada com o passado”, enfatizou. O prefeito Marçal Filho avaliou o diálogo como estratégico para consolidar Dourados como referência no Centro-Oeste e ampliar sua projeção nacional e internacional. “É muito importante a sua visita à nossa cidade, esse diálogo e sua visão para uma cidade localizada estrategicamente no Centro-Oeste, que tem como potencialidades a agropecuária, a indústria, a soja, a piscicultura, entre outras áreas, e que está pronta para se desenvolver ainda mais”, destacou o prefeito. Participaram ainda do encontro o secretário de Governo, João Alcântara; o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Antônio Freire; o secretário de Planejamento, Fábio Luís da Silva; a articuladora de Negócios Internacionais, Joana Batista; o empresário Orcitone Barbosa; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados, Everaldo Leite; o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), Fernando Rodrigues da Silva; o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira e a presidente da Câmara Municipal de Dourados, Liandra Brambilla.
Procon revela variação expressiva de preço em produtos da cesta básica em Dourados
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Dourados (Procon) identificou variações expressivas nos preços dos produtos da cesta básica em Dourados. O levantamento foi realizado nos dias 2 e 3 de março, em 12 supermercados da cidade, e analisou 29 itens de consumo essencial. Entre os produtos pesquisados, 13 apresentaram diferença superior a 100% entre o menor e o maior preço encontrados. A maior variação foi registrada na erva-mate de tereré 500 g, com diferença de 307,76%. Na sequência aparecem o sabão em pó 800 g (233,77%) e o papel higiênico, pacote com quatro unidades de 30 metros (223,53%). Também apresentaram diferenças significativas o sal 1 kg (151,26%), a água sanitária 1 litro (146,05%) e o extrato de tomate 340 g (136,09%). Outros itens com variação acima de 100% foram farinha de mandioca torrada 1 kg, goiabada 300 g, margarina 500 g, esponja de aço (pacote com oito unidades), sabão em barra (pacote com cinco unidades), creme dental 70 g e sabonete 85 g. De acordo com os fiscais do Procon, a diferença entre o estabelecimento com menor preço médio e o de maior preço foi de 30,24%. Em comparação com fevereiro de 2026, a cesta básica apresentou aumento médio de 0,83%. O órgão orienta os consumidores a pesquisarem preços antes das compras e a verificarem atentamente informações como prazo de validade, composição e peso líquido dos produtos. Em caso de dúvidas ou reclamações, o atendimento pode ser feito pelos telefones (67) 2222-1536 e 2222-1539 ou pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br. Também pode ser registrado através do link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm Confira a pesquisa completa:
Dourados inicia nova etapa de formação na saúde com programas de residência para profissionais
A Prefeitura de Dourados deu início, na manhã desta quarta-feira (4), às atividades formativas das novas turmas dos programas de Residência em Saúde do município. A abertura oficial marcou o começo da formação dos residentes de primeiro ano (R1) da Residência Multiprofissional em Saúde da Família, da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade e da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial. A iniciativa é coordenada pela Coordenadoria de Gestão do Trabalho, Gestão Participativa e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (Sems) e ocorre em parceria com o Laboratório de Inovação na Atenção Primária à Saúde (LabinovaAPS/Fiocruz). A programação de acolhimento foi realizada na Unigran e reuniu autoridades, gestores da saúde e representantes das instituições parceiras. Participaram da abertura o prefeito Marçal Filho, o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, a coordenadora local do projeto LabinovaAPS, Dinaci Ranzi, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Márcia Torres, além de profissionais e residentes que passam a integrar os serviços da rede pública. A programação de acolhimento foi organizada para apresentar aos novos residentes o funcionamento da rede municipal de saúde, além de promover a integração entre os profissionais e as equipes das unidades de atendimento. A proposta também busca reforçar o compromisso da formação profissional com as necessidades reais da população atendida pelo Sistema Único de Saúde. Durante a abertura, o prefeito Marçal Filho destacou os desafios enfrentados pelo SUS e ressaltou a importância do papel dos profissionais que atuam na rede pública. “O SUS é o único sistema universal do mundo, que atende toda a população. É um sistema complexo e que enfrenta dificuldades, principalmente em relação ao financiamento. Mesmo com limitações estruturais, o mais importante são os profissionais que cuidam das pessoas. Nosso objetivo é garantir acolhimento e atendimento humanizado em todas as unidades de saúde”, afirmou. O prefeito também ressaltou que a gestão municipal tem buscado melhorar a infraestrutura das unidades e investir em novos serviços, ao mesmo tempo em que reforça a importância da formação de profissionais comprometidos com a saúde pública. Durante o discurso, Marçal também destacou a crescente demanda por atendimento em saúde mental e a necessidade de ampliar investimentos na área. Segundo ele, problemas como ansiedade, depressão e síndrome do pânico têm se tornado cada vez mais frequentes em todas as faixas etárias e classes sociais, exigindo maior atenção das políticas públicas. “A saúde mental é um desafio para o mundo inteiro. Muitas vezes o problema é invisível, mas afeta profundamente a vida das pessoas. Precisamos estar atentos e investir cada vez mais nessa área”, afirmou o prefeito, ao reverenciar a Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, que será desenvolvido pela prefeitura. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, ressaltou que os programas de residência em Dourados possuem características próprias voltadas à prática no território e à integração com os serviços da rede pública. “Essas residências têm um propósito muito especial. Aqui os residentes vão vivenciar o dia a dia das unidades de saúde e entender as necessidades reais da população. Nossa missão é formar pessoas para cuidar de pessoas, e esse é o principal objetivo do Laboratório de Inovação da Atenção Primária”, destacou. A coordenadora local do LabinovaAPS, Dinaci Ranzi, também destacou a importância da experiência prática na formação dos profissionais. Segundo ela, o contato direto com as equipes e com a comunidade permite ampliar a resolutividade das ações de saúde e fortalecer o trabalho interdisciplinar. A gerente de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, a psicóloga Cíntia de Souza Neto, enfatizou que o acolhimento dos residentes é uma etapa essencial para o fortalecimento da saúde pública local e regional. “O processo de acolhimento promove a integração dos profissionais com a rede de Atenção Primária à Saúde e com as equipes multiprofissionais do SUS. É um momento importante para apresentar o funcionamento dos serviços e reforçar a importância da humanização no cuidado”, explicou. As atividades de recepção começaram na segunda-feira e seguem até sexta-feira, envolvendo profissionais de diversas áreas da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos. Além de conhecerem o funcionamento dos serviços, os novos residentes também são apresentados aos preceptores, ao cronograma de atividades e às unidades onde irão atuar durante a formação.
Zé Teixeira cobra retirada de entulhos da antiga ponte sobre Rio Santo Antônio
O deputado estadual Zé Teixeira formalizou esta semana um novo pedido à Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) para que o Governo do Estado execute a remoção definitiva dos restos estruturais da antiga ponte sobre o Rio Santo Antônio, na rodovia MS-382. A estrutura, que ligava Guia Lopes da Laguna a Antônio João, desabou em 2016. Mesmo após a construção de uma nova travessia em 2018, toneladas de concreto e ferro permanecem depositadas no leito do rio, afetando o ecossistema e a economia local. A iniciativa de Zé Teixeira atende a uma demanda urgente de lideranças e moradores de Guia Lopes da Laguna, que convivem há quase uma década com o bloqueio parcial do rio. O acúmulo de material ferroso e concreto tem provocado alterações severas no fluxo das águas e prejuízos diretos à fauna aquática. Para as famílias ribeirinhas e pequenos produtores que dependem da pesca e da navegação na região, a permanência do entulho representa um obstáculo físico que inviabiliza o sustento e a segurança das atividades diárias. Em ofício ao Diretor-Presidente da Agesul, Rudi Fiorese, o parlamentar destacou que a solução para o problema já foi sinalizada pelo governador Eduardo Riedel. Durante evento recente no município, o chefe do Executivo Estadual anunciou que os serviços seriam realizados por uma empresa contratada. Diante dessa sinalização, Zé Teixeira busca agora detalhar o cronograma de execução e identificar a empresa responsável, visando dar uma resposta concreta à sociedade civil e aos vereadores da região que acompanham o caso. O deputado reforça que, embora a logística para a retirada do material seja complexa e exija alto investimento, a medida é indispensável para restaurar as condições ambientais do Rio Santo Antônio.








