A segurança viária e a qualidade das estradas que cortam Dourados estão no centro de uma série de medidas protocoladas nesta terça-feira (3) pelo deputado estadual Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. O parlamentar apresentou quatro indicações que demandam intervenções imediatas em pontos críticos do município, buscando atender demandas da população e evitar novos acidentes, inclusive com vítimas fatais. A maior preocupação concentra-se na BR-163, onde o intenso tráfego de veículos de carga é um risco para os moradores de bairros em plena expansão urbana. Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado e à concessionária Motiva Pantanal estudos para a duplicação do trecho entre os quilômetros 250 e 252, além da implantação de vias marginais. A reivindicação foi apresentada pelo vereador Pedro Pepa. A medida deve atender moradores do Conjunto Residencial Itaquera, Chácaras Trevo, Síria Rasselen, Sitiocas Campo Belo e Ouro Fino, regiões que hoje sofrem com o risco constante e o isolamento causado pelo intenso fluxo da rodovia federal. O deputado ressalta que a intervenção é essencial para separar o trânsito de longa distância do fluxo urbano, medida fundamental para reduzir os registros de acidentes graves no local, que foi alvo de protesto na semana passada. Ainda na BR-163, o deputado cobrou a instalação urgente de um redutor de velocidade nas proximidades da Embrapa e da estação de tratamento da Sanesul. O trecho é marcado pela recorrência de colisões, agravadas pelo tráfego em alta velocidade e pela circulação de trabalhadores e moradores. Com o histórico recente de acidente fatal no local, a medida é apontada como necessária para preservar a vida de quem utiliza o trecho diariamente. Além das rodovias federais, a estrutura viária urbana também foi alvo das solicitações. Zé Teixeira encaminhou ao Executivo Estadual um pedido de limpeza imediata na MS-379, o Anel Viário de Dourados, próximo à rotatória do Marco Rotary Internacional. O local tem sido utilizado para descarte irregular de resíduos, gerando acúmulo de lixo, entulhos e mau cheiro, o que compromete não apenas a paisagem, mas a saúde pública e a segurança de quem trafega pela via de acesso à Penitenciária Estadual. Por fim, o deputado também solicitou a verificação técnica do funcionamento das lombadas eletrônicas instaladas na Avenida Weimar Gonçalves Torres, em frente à Escola Estadual Menodora Fialho de Figueiredo. A medida atende a reclamações de inconsistências na aferição de velocidade dos radares, que estariam gerando notificações indevidas aos condutores. Para o deputado Zé Teixeira, em uma área de trânsito escolar intenso, é indispensável que a fiscalização seja precisa e transparente, garantindo a segurança dos estudantes sem prejuízos desnecessários aos motoristas.
Refis da Habitação segue em Dourados e garante escritura definitiva para casas populares
O programa “Você em Dia com seu Lar”, instituído pela Lei nº 5.394, de 11 de setembro de 2025, continua em vigor em Dourados e segue oferecendo condições especiais para que famílias regularizem débitos de imóveis vinculados aos programas habitacionais do município. A iniciativa é conduzida pela Agência Municipal de Habitação de Interesse Social de Dourados (Agehab) e já permitiu que diversas famílias regularizassem sua situação contratual. Atualmente, cerca de 1.300 estão aptas a serem beneficiadas. O diretor-presidente da Agehab, Eder Felipe Souza Lima, ressalta que o programa “Você em Dia com seu Lar” foi criado por determinação do prefeito Marçal Filho para possibilitar que as pessoas em débito com os financiamentos pudesses regularizar a pendência financeira e ter acesso aos benefícios da regularização fundiária que está sendo feita pela Prefeitura de Dourados. Um dos principais atrativos do programa é que, após a quitação integral das pendências, o beneficiário passa a ter direito à emissão da Certidão de Regularização Fundiária (CRF), etapa fundamental para obtenção da escritura definitiva do imóvel. Isso garante segurança jurídica plena, registro em cartório, valorização do patrimônio familiar, possibilidade de transferência regular e a consolidação da propriedade definitiva. O programa concede descontos progressivos sobre juros e multas: 100% para pagamento à vista; 95% para quitação em até três parcelas; 80% de quatro a seis parcelas; 70% de sete a 12 parcelas; e 50% de 13 a 24 parcelas. O desconto incide exclusivamente sobre juros e multas, sem redução do valor principal do débito. Estão contemplados moradores de diversos empreendimentos habitacionais, como Poravi I e II, Yvatê, Estrela Jupy, Brasil 500, Hory, Martim Cristaldo (Estrela Tovy), Estrela Porã I, II e III, Estrela Moroti (Itahum), Estrela Pyahu (Vila Vargas), Verá, Ypê Roxo, Vila dos Ofícios (São Braz, Novo Horizonte, Vila Mary e Canaã III) e Jardim das Oliveiras. Os interessados devem procurar a sede da Agehab, localizada na Rua Antônio Emílio de Figueiredo, nº 1910, no Centro, próximo ao Fórum. Não é necessário agendamento, bastando comparecer com documentos pessoais para receber orientações. Moradores que já quitaram e regularizaram seus imóveis não precisam realizar qualquer procedimento. O diretor-presidente da Agehab, Éder Felipe Souza Lima, reforça que o programa representa uma oportunidade concreta para que as famílias conquistem definitivamente a propriedade de seus imóveis. O prefeito Marçal Filho destaca que a iniciativa garante segurança jurídica e cidadania, permitindo que os moradores quitem suas dívidas de forma facilitada e recebam a escritura definitiva do lar.
Dourados inicia processo de modernização da iluminação pública
A Prefeitura de Dourados iniciou na noite desta terça-feira (3) a modernização completa da rede de iluminação pública do município. O contrato de pouco mais de R$ 47 milhões vai garantir a substituição de luminárias e a troca de lâmpadas de vapor, a maioria de mercúrio, por lâmpadas de LED que garantem maior claridade, economia de energia e durabilidade. Neste primeiro momento a empresa começa a operar com 3 equipes treinadas para esse tipo de serviço, mas a partir do dia 15 de março serão 8 equipes trabalhando em toda cidade. Os trabalhos começaram pelo Habitacional Harrisson de Figueiredo, na Rua João Góes, uma das regiões que têm apresentado maior volume de lâmpadas queimadas em Dourados, e seguirão para o Dioclécio Artuzzi, seguindo para o Greeville, Jardim Guaicurus, Esplanada e Vival dos Ipês. “O contrato prevê a substituição de todas as lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED e após a conclusão das trocas a empresa terá que cumprir a cláusula de garantia de 5 anos, ou seja, nesse período de 60 meses todas as trocas de lâmpadas queimadas serão de responsabilidade da contratada, sem custo para o município”, explica Luiz Roberto Martins de Araújo, o Beto, secretário municipal de Serviços Urbanos. O prefeito Marçal Filho acompanhou de perto o início dos trabalhos, que começou por volta das 19h, e destacou o empenho das equipes de eletricistas da Prefeitura de Dourados durante o período em que o município ficou sem contrato, por pouco mais de 14 meses. “Nesse 1 ano e 2 meses a prefeitura recebeu cerca de 10.500 pedidos de manutenção em rede de iluminação pública e conseguiu atender pouco mais de 6.500 pedidos, substituindo lâmpadas de mercúrio por unidades de LED”, ressaltou Marçal Filho. Trabalhos seguirão intensamente e avançam para outros bairros nos próximos dias Ele salientou que, em razão da falta de recursos humanos e de material, nos primeiros 12 meses de gestão foram priorizados para receber lâmpadas de LED os locais de grande concentração de público. “Governar é eleger prioridades e priorizamos os entornos das escolas, universidades, pontos de ônibus, farmácias, supermercados, hospitais, postos de saúde, UPA, praças, parques, entre outros”, explicou o prefeito. A determinação de Marçal Filho é para que a empresa contratada atue com celeridade, solucionando os problemas em todos os bairros, mas, também, mantendo um serviço de plantão para receber demandas da população. “Queremos uma pronta resposta ao cidadão, que recolhe a Taxa de Manutenção do Sistema de Iluminação Pública (Cosip) todo mês na conta de energia elétrica e não pode ficar privado de um serviço tão importante, fundamental para a segurança pública”, ressaltou o prefeito. A expectativa do prefeito Marçal Filho é que em poucos meses toda rede de iluminação pública de Dourados esteja modernizada. “Tenho falado que não podemos nos contentar em sermos a maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, temos que trabalhar para sermos a melhor cidade de todo o Estado para se viver e a modernização da iluminação pública é um passo importante nesse sentido”, finaliza Marçal Filho. MORADORES COMEMORAM Para o marceneiro José Luiz Bressan, 64 anos, morador no Habitacional Harrisson de Figueiredo, as novas lâmpadas instaladas na região serão um grande diferencial. “Agora minha casa e meu comércio vão ficar mais iluminado”, comemorou. “É mais segurança para nós que moramos aqui, já não tínhamos tranquilidade de sair durante a noite, mas agora será diferente”, apontou. A professora Jhenifer Janaína Pereira, 26, disse que mora na região há mais de 10 anos, na rua que recebe o serviço atualmente e citou que a intervenção traz mais segurança e possibilita mais comodidade. “Estávamos na escuridão aqui, tinha até medo de sair quando anoitece e agora vamos ter a segurança de poder ir até um mercado, de chegar do trabalho e fazer uma caminhada, é um trabalho muito bom que a prefeitura está fazendo com lâmpadas mais modernas”, disse. Os números de telefone para solicitar troca de lâmpada permanecem os mesmos: 0800 999 2040 ou whatsApp 67 9 8163 0446. Em breve a prefeitura lançará um sistema moderno e eficiente para esse tipo de serviço.
Dourados recebe 4 dias de feira do Projeto Prospera MS no Centro de Convenções
Feira Prospera MS já ocorreu em outras cidades do Estado e agora chega à Dourados promovendo entretenimento, conhecimento e cidadania A Feira de Agricultura Familiar – Projeto Prospera MS-, acontece em Dourados, no período de 05 a 08 de março de 2026, no Centro de Convenções Antônio Tonani, com incentivo a agricultura familiar, promoção de cultura e gastronomia regional. A iniciativa é promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Socioambiental, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Governo Federal e apoio da Prefeitura de Dourados. O evento trará diversas atrações para públicos de todas as idades, reunindo ações como a Cozinha Show com degustações, oficinas de capacitação, além de atividades culturais e artísticas que fortalecem a identidade e o patrimônio cultural local. Shows com Maria Cecilia & Rodolfo, Talles & Rafael e Talles & Fred & Victor farão parte da programação, envolvendo o grande público com canções bastante conhecidas no cenário musical. Produtores rurais de Dourados vão expor produtos frescos diversos e terão a oportunidade de participação de um momento de intercâmbio, e troca de experiência com produtores de outros estados. Destaque para um dos diferenciais do evento que é a Cozinha Show, um palco onde chefs reconhecidos da gastronomia brasileira preparam pratos ao vivo com ingredientes selecionados da agricultura local, evidenciando sabor, qualidade e origem. Gastronomia com a Cozinha Show é um dos pontos altos do evento, unindo sabor e regionalidade. Foto: Divulgação O momento une gastronomia e regionalidade. No Cozinha Infantil, o momento será voltado para crianças, com receitas simples e prezando pelo entretenimento e desenvolvimento dos envolvidos. Outras edições já foram realizadas nos municípios de Aquidauana, Naviraí, Coxim, Jardim, Ponta Porã, Corumbá, Campo Grande e agora a ação chega à Dourados se consolidando como uma grande vitrine da produção rural sul-mato-grossense. Cabe destacar que a iniciativa foi idealizada pela Senadora Soraya Thronicke e representa uma proposta inovadora e transformadora para o fortalecimento da agricultura no Estado de Mato Grosso do Sul, envolvendo famílias em um momento leve e agradável. Veja a programação completa do Prospera MS em Dourados: Quinta-feira (05 de março)· 16h00: Abertura.· 16h30: Cozinha Infantil.· 18h00: Aula Show.· 19h30: Cozinha Show.· 21h30: Show no Palco Principal com Maria Cecilia & Rodolfo. Sexta-feira (06 de março)· 16h00: Abertura.· 16h30: Cozinha Infantil.· 18h00: Aula Show.· 19h30: Cozinha Show.· 21h15: Show Prospera com Talles & Rafael. Sábado (07 de março)· 11h00: Abertura e Programa “O Povo na TV” ao vivo com Tatá Marques.· 14h00: Cozinha Infantil.· 17h00: Aula Show.· 20h00: Cozinha Show.· 21h30: Show Prospera com Fred & Victor. Domingo (08 de março)· 12h00: Abertura.· 14h00: Cozinha Infantil.· 17h00: Aula Show.· 19h00: Cozinha Show.· 21h30: Encerramento Prospera.
Câmara de Dourados aprova em primeira votação proposta que vincula Agetran à Semsur
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (2), a quinta Sessão Ordinária do ano legislativo, tendo como principal pauta a análise da proposta do Poder Executivo que prevê a retomada da vinculação da Agência Municipal de Transportes e Trânsito de Dourados (Agetran) à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). A medida integra o Projeto de Lei Complementar encaminhado ao Legislativo com o objetivo de alterar dispositivos da Lei Complementar nº 442, de 15 de setembro de 2022, que dispõe sobre a estrutura organizacional e administrativa da Prefeitura de Dourados. De acordo com a justificativa apresentada e assinada pelo prefeito Marçal Filho, a proposta busca readequar a vinculação da Agetran a uma secretaria com maior identidade funcional e proximidade operacional, reforçando a integração das políticas públicas relacionadas à mobilidade urbana e aos serviços urbanos. Entre as competências atribuídas à Semsur está a elaboração de projetos ligados ao transporte coletivo, à análise da inter-relação dos sistemas de transporte e à definição de prioridades e modificações na circulação viária e na estrutura física do município por meio da agência. O Executivo também informou que, em projeto próprio, serão promovidas adequações na legislação que instituiu a Agetran, sem prejuízo à continuidade dos serviços prestados à população de Dourados. Líder do prefeito na Câmara, o vereador Márcio Pudim (PSDB), afirmou que a mudança proposta reaproxima a Agetran à sua secretaria de origem, já que na gestão passada foi alocada junto à Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento). “Não se trata de usurpação de função ou extinção de cargos ou atribuições, e sim uma forma de readequar a Agetran junto à Semsur de forma que atenda a demanda do serviço público”, disse. O Projeto foi aprovado em primeira votação e deve voltar a ser analisado nas próximas sessões. Se receber novo aval dos vereadores, segue para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho.
MPMS apresenta denúncia por maus-tratos contra criança em Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) apresentou, no dia 27 de fevereiro de 2026, denúncia à Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Dourados, contra casal acusado de agredir uma criança de 1 ano e 8 meses no ambiente familiar. De acordo com a denúncia apresentada pela 2ª Promotoria de Justiça do município, os fatos ocorreram na noite de 15 de fevereiro deste ano, na residência da família. Conforme apurado, os acusados (genitora e padrasto) teriam praticado agressões físicas contra a criança sob o pretexto de repreender o choro noturno. A vítima foi levada à unidade de pronto atendimento no dia seguinte, apresentando múltiplas lesões, entre elas hematomas no corpo e na região do rosto, marcas de mordida e fratura no fêmur esquerdo. Diante da incompatibilidade entre os ferimentos constatados e a versão inicial apresentada pelos responsáveis, que alegaram quedas acidentais, a Guarda Municipal foi acionada para averiguar a situação. Durante a apuração, houve confissão das agressões. Os investigados foram autuados em flagrante e, posteriormente, tiveram a prisão convertida em preventiva, em audiência de custódia. O MPMS, por meio do promotor de justiça Daniel do Nascimento Britto, ofereceu denúncia contra o casal e promoveu o enquadramento das condutas no crime de maus-tratos, que resultou em lesão corporal de natureza grave (fratura do fêmur), e com a causa de aumento da pena, pelo fato de o crime ter sido praticado contra menor de 14 anos. Na denúncia, o MPMS requer a responsabilização dos acusados e a adoção das medidas legais cabíveis para assegurar a proteção integral da vítima, nos termos da legislação vigente. O próximo passo é o recebimento da denúncia e a designação de audiência de instrução e julgamento pelo Juiz titular da 3ª Vara Criminal, onde a ação penal terá seu curso. Os agressores continuam presos, à disposição da justiça.
Detran de Mato Grosso do Sul inicia março com leilão de 181 veículos para circulação
Na segunda-feira (2) o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) iniciou o mês de março abrindo leilão de veículos para circulação e sucatas. Na modalidade de leilão de veículo que podem circular, são oferecidos 181 lotes, sendo 162 motocicletas e 19 automóveis. Um /CITROEN C4 PALLAS20EPF, ano 2009/2010, que tem lance inicial de 4.518 reais, é um dos destaques entre os veículos. Entre as motocicletas, o destaque é uma HONDA/CG 160 START, ano 2025/2025, está com o lance inicial de 4.095 reais. As sucatas se dividem em 66 lotes, sendo 70 motocicletas e 58 automóveis de sucata inservível, que podem ter as peças retiradas e vendidas separadamente; e um lote único de 10.313,00 kg de material ferroso, voltado para siderúrgicas. O Leilão ficará aberto até às 15h, do dia 17 de março, realizado pelo portal www.leiloesonlinems.com.br. No portal é possível conferir os valores e fotos. E para conhecer pessoalmente os lotes, os interessados podem visitar o pátio da Pátio da Pátio PMAX, na Rua Gigante Adamastor, 16, Jardim Santa Felicidade, em Campo Grande. Os dias liberados para visita a esses lotes são 13 e 16 de março, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. Os editais dos leilões estão disponíveis no novo site do Detran-MS. Acesse (https://www.detran.ms.gov.br/informativo/editais-leiloes-e-licitacoes/). Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS
SES realiza curso Sala de Vacina para fortalecer imunização na região sul-fronteira
Formação acontece de 3 a 6 de março, em parceria com o município de Mundo Novo, e reúne cerca de 40 profissionais de saúde A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realiza, entre os dias 3 e 6 de março, o curso Sala de Vacina, formação voltada à qualificação de técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuam diretamente na imunização. A capacitação será realizada em parceria com o município de Mundo Novo e deve reunir cerca de 40 profissionais da região sul-fronteira, incluindo municípios do entorno. A iniciativa dá continuidade à formação realizada no ano passado em parceria com a Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde) e tem como objetivo fortalecer a segurança, a padronização de processos e a qualidade do atendimento nas salas de vacina. O município de Mundo Novo dará apoio com a estrutura física e logística do evento, enquanto o Estado será responsável pela formação técnica, organização pedagógica e certificação dos participantes. Programação integra teoria e prática A programação foi estruturada para oferecer conteúdo teórico e atividades práticas ao longo de quatro dias. 03 de março (terça-feira) – Teórico A abertura oficial acontece às 8h, seguida de pré-teste. A manhã inclui palestras sobre SUS, história da vacina e bases imunológicas, além de cobertura vacinal. No período da tarde, os participantes aprofundam conhecimentos sobre o Calendário Vacinal da Criança no SUS, dividido em dois módulos. 04 de março (quarta-feira) – Teórico e Prático A manhã será dedicada a dinâmicas sobre campanhas de vacinação (Covid-19, Dengue, Influenza e Bronquiolite em crianças) e estudos de caso. À tarde, a programação aborda curso híbrido de BCG, que previne as formas mais graves de tuberculose, boas práticas em sala de vacina e biossegurança, rede de frio e protocolo operacional de excursão de temperatura e REDCap, uma plataforma digital intuitiva de coleta, gerenciamento e divulgação de dados de pesquisas. 05 de março (quinta-feira) – Teórico e Prático Os conteúdos incluem o Calendário Vacinal do Adolescente, Adulto, Gestante e Idoso, além de ESAVI (Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização), erros de imunização e CRIE (Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais). O período da tarde será destinado a estações práticas, promovendo simulações e aplicação dos conhecimentos. 06 de março (sexta-feira) – Teórico e Prático O último dia contará com a dinâmica do Calendário Vivo, pós-teste final e cerimônia de encerramento com entrega de certificados. Qualificação permanente Para o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, a capacitação fortalece a base do sistema de imunização no Estado. “Investir na qualificação das equipes é garantir segurança no processo de vacinação. A sala de vacina exige conhecimento técnico, domínio dos protocolos e atualização constante. Essa formação prepara os profissionais para atuar com mais segurança, melhorar coberturas vacinais e responder de forma adequada aos desafios do dia a dia”, destaca. André Lima, Comunicação SES
Melhor idade conectada: oficinas digitais retornam à Funtrab na próxima quinta-feira
A tecnologia não tem idade — e, em Mato Grosso do Sul, ela também tem endereço certo. Nesta quinta-feira (05/03), o ônibus de qualificação do SESI estaciona em frente à Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab) para dar início a mais uma rodada de oficinas gratuitas voltadas à inclusão digital da melhor idade. A ação integra o “Projeto 60+: Inclusão digital para a melhor idade”, que busca muito mais do que ensinar tecnologia: a proposta é promover autonomia, fortalecer vínculos sociais e incentivar o uso consciente das ferramentas digitais por pessoas com 60 anos ou mais. Dentro do ônibus adaptado, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para o dia a dia digital. Entre os conteúdos abordados estão: As aulas são organizadas em duas turmas: Cada turma conta com 18 vagas, garantindo um atendimento mais próximo e personalizado. Resumo de 2025: Realizada entre junho e setembro de 2025, a 1ª etapa concentrou o maior volume de alunos, sendo: – Pico de Atendimento: Junho de 2025 (especialmente o dia 03/06, com 44 atendimentos totais).– Média de Público: Aproximadamente 12 alunos por oficina.– Desempenho: Demonstrou uma adesão sólida e constante, com um leve declínio natural conforme o avançar dos meses. Como participar As inscrições devem ser feitas presencialmente, sempre às quintas-feiras, das 13h às 14h, diretamente na sede da Funtrab, localizada na Rua 13 de Maio, 2.773, no centro da cidade. Para garantir a vaga, é necessário apresentar: RG, CPF e Carteira de Trabalho (física ou digital). Ao final do curso, os participantes recebem um certificado emitido pelo SESI, reconhecendo o aprendizado e a participação. A iniciativa vai além da inclusão digital. Ao oferecer conhecimento e estimular a autonomia, o projeto contribui diretamente para a autoestima e a independência da população 60+. A Funtrab reforça seu compromisso com uma sociedade mais inclusiva, participativa e conectada. Em um mundo cada vez mais digital, ações como essa mostram que nunca é tarde para aprender — e que a tecnologia pode ser uma poderosa aliada em qualquer fase da vida. Cláudia Yuri, Comunicação Funtrab








