Diante do aumento expressivo de casos de chikungunya na Reserva Indígena de Dourados, uma força-tarefa inicia na próxima segunda-feira (9) um mutirão para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação envolverá Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Itaporã, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó. A responsabilidade pela prevenção e combate ao mosquito nas aldeias, bem como de atenção com a saúde primária é do Governo Federal, mas diante da gravidade do problema, o prefeito Marçal Filho determinou que a Secretaria Municipal de Saúde mobilizasse esforços para fazer enfrentamento à epidemia de chikungunya na Reserva Indígena. A mobilização ocorre diante do aumento de casos e da confirmação da morte de uma mulher de 69 anos, moradora da aldeia Jaguapiru, vítima de complicações da chikungunya. Com histórico de diabetes e hipertensão, ela teve primeiros sintomas no dia 13 de fevereiro e foi a óbito no dia 26, sendo a doença detectada pelo laboratório Lacen, unidade de referência estadual da Secretaria de Estado de Saúde. O cenário acendeu alerta das autoridades de saúde, que temem a evolução para uma epidemia. Na manhã desta sexta-feira (6), o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu representantes de diversas instituições ligadas à saúde indígena, além do superintendente do Hospital Universitário da UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, médicos que atuam nas aldeias, agentes de endemias e lideranças indígenas. O encontro discutiu estratégias para conter o avanço da doença, considerada relativamente recente nas comunidades indígenas, mas que preocupa devido à intensidade dos sintomas e ao longo período de recuperação. O secretário ressaltou que a situação exige atenção urgente das autoridades federais, principalmente porque a responsabilidade pela saúde indígena é compartilhada com órgãos do Governo Federal. Segundo ele, é fundamental ampliar o apoio para garantir atendimento rápido à população das aldeias. “O município está mobilizado e atuando como parceiro nesse enfrentamento, mas é fundamental que o Governo Federal também dê a devida atenção a esse cenário”, ressaltou. “Precisamos acelerar o atendimento às famílias que estão doentes e reforçar a estrutura de assistência nas aldeias. Para isso, é indispensável o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Sesai e do Dsei, que têm responsabilidade direta pela saúde indígena”, alertou o secretário. A prefeitura já havia realizado bloqueio químico nas aldeias Jaguapiru e Bororó por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Departamento de Vigilância em Saúde. Mesmo assim, os casos continuam aumentando, com relatos de famílias inteiras doentes e dificuldades de deslocamento até as unidades de saúde. A partir de segunda-feira, agentes de endemias que atuam na área urbana de Dourados, junto com equipes do município de Itaporã e profissionais que já trabalham nas aldeias, farão visitas domiciliares para busca ativa de pacientes. A proposta é atender moradores que não conseguem chegar às unidades de saúde. Paralelamente, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizarão ações de limpeza geral nas comunidades, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O trabalho irá iniciar pelo Hospital da Missão Evangélica Caiuá. NÚMEROS PREOCUPAM Dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológica apontam crescimento significativo das notificações de dengue e chikungunya nas aldeias em relação ao mesmo período do ano passado. Em Dourados, foram registrados 506 casos notificados de dengue, com 12 confirmações. Nas aldeias, foram 179 notificações e seis casos confirmados. Já em relação à chikungunya, o município contabiliza 515 notificações, com 189 casos positivos. Somente nas aldeias Jaguapiru e Bororó foram 183 notificações e 99 confirmações. As autoridades acreditam que o número real pode ser maior, já que muitas famílias não procuraram atendimento médico. O avanço da doença tem sido mais intenso na aldeia Jaguapiru, mas já começa a atingir também a aldeia Bororó. O Hospital da Missão Evangélica Caiuá, localizado na aldeia Jaguapiru, registrou forte aumento na procura por atendimento médico, chegando a realizar cerca de 130 atendimentos por dia. A maioria dos pacientes apresenta sintomas semelhantes, como dores intensas no corpo, nas articulações, dor de cabeça e náuseas. Com a alta demanda, medicamentos utilizados para aliviar os sintomas começam a ficar escassos tanto no hospital quanto nos postos de saúde da reserva. A Secretaria Municipal de Saúde informou que irá reforçar imediatamente o fornecimento de medicamentos e buscar apoio do Governo do Estado. Durante a reunião, o cacique Reinaldo Arévalo manifestou preocupação com a situação. Segundo ele, muitas famílias não conseguem se deslocar até as unidades de saúde e as equipes de ambulância da Sesai têm dificuldade para atender todos os chamados, sobretudo pela falta de combustível para atender todos os chamados. O QUE É CHIKUNGUNYA A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela transmissão da dengue e da zika. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dores intensas nas articulações, dores no corpo, dor de cabeça, náuseas, cansaço e manchas na pele. Embora a maioria dos pacientes se recupere em algumas semanas, em muitos casos as dores articulares podem persistir por meses ou até anos. Há registros de pacientes que necessitam de acompanhamento e tratamento por até dois anos devido às complicações provocadas pela doença. O tratamento é feito principalmente com medicamentos para aliviar os sintomas, hidratação e repouso, já que não existe um antiviral específico contra o vírus. Por isso, a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de locais com água parada, onde o mosquito se reproduz.
Projeto “Nada Justifica” promove ações de conscientização e educação no combate à violência contra as mulheres
A Prefeitura de Dourados é parceira do projeto “Nada Justifica”, que promove ações de conscientização e educação no combate à violência contra as mulheres. Nas proximidades do dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a iniciativa realizada na Unigran abordou o tema “Educação, Respeito e Construção de uma Vida sem Medo”, reunindo estudantes, comunidade e representantes de instituições públicas. O prefeito Marçal Filho participou da ação, promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições, e destacou que a educação é fundamental para transformar a realidade e ajudar a construir uma nova cultura de respeito, especialmente em um estado que apresenta índices preocupantes de violência doméstica e feminicídio.Marçal Filho deixou clara a preocupação com a vida das mulheres. “Mesmo com leis rigorosas e diversas campanhas realizadas, os números ainda preocupam, especialmente em Estados como Mato Grosso do Sul”, ponderou. “Por isso fiquei muito feliz quando surgiu essa proposta do Instituto Federal, junto com a Prefeitura e a nossa Coordenadoria das Mulheres, de trazer os jovens para esse debate, pois vocês podem ajudar a construir uma nova cultura de combate à violência”, afirmou o prefeito. Durante o evento, Marçal Filho também ressaltou as ações da administração municipal para fortalecer a proteção às mulheres, entre elas a criação da Patrulha Maria da Penha, coordenada pela Guarda Municipal de Dourados, voltada à prevenção e ao acompanhamento de casos de violência doméstica. “É preciso agir e quando notarmos um caso de violência contra a mulher temos que denunciar sim, procurar os órgãos de segurança”, disse. “A Patrulha Maria da Penha foi criada na minha gestão justamente para reforçar o combate a esse tipo de crime”, enfatizou o prefeito. O diretor do IFMS, Ricardo Augusto Lins, destacou que o debate vai além do respeito e envolve reconhecer a trajetória e as conquistas das mulheres na sociedade. “Não basta respeitar, é preciso reconhecer a luta, a coragem, a perseverança e as conquistas das mulheres”, ressaltou. “Precisamos ir além e formar uma sociedade em que as mulheres sejam ouvidas, valorizadas, reconhecidas e seguras para existir plenamente”, afirmou. A professora Rosana Carvalho Pereira, organizadora do evento, destacou a importância da união de instituições para fortalecer o enfrentamento à violência de gênero. Segundo ela, a proposta é que o “Nada Justifica” se torne um processo permanente de formação e conscientização. “Com a parceria da prefeitura e demais instituições, isso significa que o ‘Nada Justifica’ deixa de ser apenas um evento e passa a ser também um processo contínuo de formação, de conscientização e de mobilização social”, frisou. A coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Prates, explicou que o trabalho educativo é uma das prioridades da atual gestão municipal. “Um pedido do prefeito Marçal Filho foi que trabalhássemos a violência de gênero de forma educativa, então desde o início da gestão estamos atuando nas escolas”, ressaltou, ao destacar como exemplo o projeto “Lei Maria da Penha vai à Escola”, com instituições estaduais e municipais que vem sendo executado. Ana também ressaltou a importância de divulgar a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que reúne diferentes instituições do município para organizar o fluxo de atendimento às vítimas e fortalecer as ações de proteção. O evento segue durante todo o dia com diversas atividades, como concurso de redação, palestras e apresentações, e conta com a participação de representantes de instituições públicas, organizações e lideranças políticas. A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, destacou que a instituição mantém o compromisso com a educação de qualidade e reafirmou a parceria com a Prefeitura de Dourados em iniciativas que promovam cidadania, respeito e transformação social.
Guarda Mirim amplia oportunidades para adolescentes
A Prefeitura de Dourados oficializou, na manhã desta sexta-feira (6), um convênio no valor de R$ 270 mil para apoiar as atividades da Guarda Mirim ao longo de 2026. O termo foi assinado pelo prefeito Marçal Filho, acompanhado pelo presidente da entidade, João Frazão e pelo diretor da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Mattos. A instituição, localizada no bairro João Paulo II e fundada há 11 anos, atende cerca de 120 adolescentes no contraturno escolar. A proposta da Guarda Mirim é contribuir para a formação dos jovens, oferecendo atividades educativas e preparando-os para o ingresso no mercado de trabalho. Durante a formalização do convênio, o presidente da entidade destacou a importância da parceria para a continuidade do projeto. Segundo ele, a Guarda Mirim tem como missão formar cidadãos conscientes, incentivando valores como disciplina, responsabilidade e respeito, além de proporcionar qualificação para os jovens atendidos. “Hoje, sem esse convênio, teríamos que fechar as portas da nossa entidade e dispensar nossos adolescentes”, disse João Frazão. Ele explicou ainda que o programa atende adolescentes entre 11 e 15 anos, oferecendo uma formação diversificada. Entre as atividades estão aulas de educação física, primeiros socorros, higiene, noções de direito, legislação de trânsito, ecologia e meio ambiente. Os alunos também recebem orientações vocacionais e cursos de informática. O prefeito Marçal Filho ressaltou que manter projetos sociais exige dedicação e investimento contínuo. Ele destacou que a parceria com a Guarda Mirim é resultado do reconhecimento da importância da instituição e da dedicação da diretoria nesse projeto que tem mais de uma década. “É muito mais fácil construir um prédio do que manter ele funcionando”, enfatizou. “Mais um ano em que fizemos um esforço muito grande para realizar essa parceria com a Guarda Mirim, porque acreditamos na diferença que esse projeto realiza na vida desses jovens e de suas famílias”, disse Marçal.
Neste sábado será realizado o 1º Campeonato Interno da Academia Bom Aluno Bom Atleta no Ginásio Municipal
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) e em parceria com o Programa Bom de Bola, do Governo do Estado, realiza neste sábado, 7, o 1º Campeonato Interno da Academia Bom Aluno Bom Atleta. O evento reunirá atletas do karatê kyokushin para um momento de integração esportiva, disciplina e fortalecimento da modalidade. A competição será realizada no Ginásio Municipal de Esportes ‘Ulysses Guimarães’, com início às 13h, e contará com a participação de atletas locais, promovendo a amizade, o espírito esportivo e os valores do OSU, tradicionais no caminho do karatê kyokushin. O evento é organizado pela Academia Bom Aluno Bom Atleta, por meio do sensei Marcos da Silva. A supervisão é da Federação Sul- Mato-Grossense Kyokushin . A programação prevê a cerimônia de abertura e apresentação das delegações às 13h, seguida pelo início das competições às 14h, começando pela modalidade kata. Na sequência serão realizadas as demais disputas previstas na programação. As competições seguirão as regras do karatê kyokushin, sob supervisão do Conselho de Árbitros e dos árbitros laterais. CATEGORIAS E PREMIAÇÃO Na modalidade kata, os atletas serão divididos nas categorias até 10 anos, de 11 a 17 anos e adulto iniciante acima de 18 anos, contemplando praticantes de diferentes graduações, das faixas branca, laranja, azul, amarela, verde e preta. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. Já na modalidade kumite, o 1º lugar será premiado com troféu, enquanto 2º e 3º lugares receberão medalhas. A expectativa dos organizadores é reunir atletas, familiares e amantes das artes marciais para um evento que celebra não apenas a competição, mas também os valores e a tradição do karatê kyokushin. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, diz que o campeonato busca incentivar a prática esportiva e valorizar princípios fundamentais das artes marciais, como disciplina, respeito e superação, além de contribuir para o desenvolvimento de novos talentos na modalidade. “Trata-se de um momento único, oportunidade para sociedade prestigiar a modalidade que une o esporte e a disciplina, que é o karatê”, convoca, destacando que a gestão Marçal Filho tem desenvolvido importantes programas na área esportiva, entre eles aulas de karatê com o sensei Marcos da Silva, no complexo esportivo Jorge Antonio Salomão, o Jorjão.
Secretaria de Fazenda lança Taxa de Localização 2026 e alerta para prazo de vencimento do ISSQN
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), realizou o lançamento da Taxa de Localização e Funcionamento, através do Edital de Notificação Semfaz/Sat nº 01, de 25 de fevereiro de 2026. O valor pode ser pago em parcela única ou dividido em três parcelas, com vencimento da 1ª parcela no dia 20 de março; da 2ª parcela no dia 20 de abril e a 3ª parcela no dia 20 de maio. “Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, efetuado de forma integral até o dia 20 de março, terão desconto de 20% sobre o valor da taxa, conforme previsto no art. 287, §4º, do Código Tributário Municipal (CTM)”, explica a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio. As guias de recolhimento para pagamento da taxa podem ser emitidas diretamente pelo sistema Cidadão Web, disponível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-457/contribuinte/main.faces. Quem preferir pode retirar as guias presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, Centro, das 7h30 às 13h30. “Nossa equipe está preparada para orientar os contribuientes sobre a taxa e, também, sobre as formas de pagamento e emissão das guias”, ressalta Suelen Nunes. A Secretaria Municipal de Fazenda orienta os contribuintes a ficarem atentos aos prazos para evitar encargos decorrentes de atraso no pagamento. “Além disso, ao ficar em mora com a Fazenda Municipal o contribuinte também não consegue emitir certidões negativas e acaba tendo contratempos na sua empresa”, alerta Suelen Nunes Venâncio. ISSQN A Secretaria Municipal de Fazenda também ressalta que foi publicado o Edital de Notificação Semfaz/Sat nº 02, de 25 de fevereiro de 2026, que trata do lançamento do ISSQN Fixo para profissionais autônomos no exercício de 2026. De acordo com o edital, ficam notificados todos os profissionais autônomos, conforme enquadramento de suas atividades na Tabela 4, do Anexo II, do Código Tributário Municipal (CTM). O vencimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza fixo mensal ocorre no dia 20 do mês subsequente ao de competência. Excepcionalmente, o imposto referente à competência de janeiro de 2026 terá vencimento em 20 de março de 2026. Os contribuintes que optarem pelo pagamento integral antecipado de todo o exercício de 2026, efetuado até o dia 20 de março de 2026, terão direito a desconto de 12%, conforme previsto no art. 250, § 7º, do CTM. As guias de recolhimento do ISSQN podem ser emitidas diretamente pelo sistema Cidadão Web, disponível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-527/contribuinte/main.faces. Quem preferir pode retirar as guias presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, Centro, das 7h30 às 13h30.
Zé Teixeira defende extensão do auxílio-saúde a servidores da Polícia Civil
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quinta-feira (5), uma indicação ao Governo do Estado solicitando estudos para a implementação do auxílio-saúde mensal aos investigadores, escrivães e agentes de polícia científica. A proposta pretende corrigir uma disparidade na categoria, uma vez que o benefício, de natureza indenizatória, já é concedido aos delegados da instituição desde 2024, mas ainda não contempla as demais carreiras da Polícia Civil. A iniciativa atende a uma demanda do Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul (Sinpol-MS) e busca garantir que o suporte para despesas com planos de saúde privados alcance também os servidores ativos, inativos e pensionistas. Para Zé Teixeira, a medida é uma questão de direito e equilíbrio interno, fundamentada no princípio constitucional da isonomia, que assegura tratamento igualitário a servidores que integram a mesma estrutura de segurança pública. O parlamentar reforça que a concessão possui respaldo na Lei Federal nº 14.735/2023, que instituiu a Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis e prevê expressamente o direito ao auxílio-saúde. Além da base legal, o pedido destaca que, por ter caráter indenizatório, o recurso não se incorpora aos vencimentos e não impacta os limites de gastos com pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, conforme entendimento consolidado pelos Tribunais de Contas e pela Secretaria do Tesouro Nacional. Ao encaminhar o expediente ao governador Eduardo Riedel, Zé Teixeira reiterou a importância de valorizar quem atua diretamente na preservação da ordem e na segurança da população sul-mato-grossense. O objetivo central é proporcionar melhor qualidade de vida aos policiais e suas famílias, fortalecendo a estrutura da Polícia Civil por meio de um benefício que já é realidade para parte do quadro.
Lei de proteção a vigilantes é aprovada em primeira votação na ALEMS
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul deu o primeiro passo para garantir maior segurança jurídica e respeito aos vigilantes patrimoniais que atuam em todo o Estado. Em votação realizada nesta quinta-feira (5), o Plenário aprovou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Zé Teixeira, que proíbe atos de constrangimento, humilhação ou ameaças contra esses profissionais durante o exercício das funções. A proposta agora segue para análise técnica nas comissões de Saúde e de Segurança Pública antes de retornar para a votação definitiva. A iniciativa de Zé Teixeira surge como uma resposta direta à vulnerabilidade enfrentada pela categoria no cotidiano de trabalho em shoppings, condomínios, fábricas e centros comerciais. O texto aprovado estabelece que qualquer tentativa de embaraçar a atuação do vigilante por meio de ofensas verbais, gestos intimidatórios ou perseguição será passível de punição e multa. Para o parlamentar, a medida busca equilibrar a relação entre o profissional e o cidadão, assegurando que o cumprimento do dever não resulte em violações à dignidade de quem trabalha na linha de frente da segurança privada. O projeto foi aprimorado por meio de uma emenda substitutiva integral, fruto de um diálogo entre o gabinete do deputado, a categoria dos vigilantes e a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg). Esse refinamento técnico adequou o texto à legislação federal vigente e detalhou de forma clara o que caracteriza o constrangimento, evitando interpretações ambíguas. O foco central da nova redação é garantir que o vigilante, peça fundamental na proteção de espaços onde a segurança pública nem sempre consegue estar presente de forma contínua, tenha respaldo legal para agir com autoridade e respeito. Após o parecer das comissões temáticas, a matéria será submetida à segunda votação e, se aprovada, seguirá para a sanção do governador Eduardo Riedel. A expectativa é que a nova lei funcione como uma ferramenta educativa e punitiva, coibindo abusos e valorizando uma profissão essencial para o funcionamento harmônico das áreas de grande circulação no Estado. Comissões – Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e a segurança em Mato Grosso do Sul, o deputado estadual Zé Teixeira assume a titularidade de quatro comissões estratégicas na Assembleia Legislativa. A nomeação, oficializada na edição nº 3.023 do Diário Oficial da ALEMS, posiciona o parlamentar na linha de frente de debates decisivos para o setor produtivo e o bem-estar social. Zé Teixeira exercerá papel fundamental na articulação de melhorias para o campo e para a proteção da população, atuando nas comissões de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural; Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas; Segurança Pública; e Controle da Eficácia Legislativa.
Policiais deflagram Dia D da Operação Mulher Segura e contabiliza 103 prisões em Mato Grosso do Sul
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul deflagrou nesta quarta-feira (4) o Dia D da Operação Mulher Segura, ação coordenada nacionalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e conduzida, em âmbito estadual, pela 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Campo Grande. A mobilização integra uma estratégia nacional de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher e, em Mato Grosso do Sul, concentrou esforços entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março de 2026, resultando em números expressivos no combate a esse tipo de criminalidade. No período, foram realizadas 68 prisões em flagrante e cumpridos 35 mandados de prisão pela DEAM, com apoio de unidades da Capital e do interior do Estado. As ações resultaram em prisões nos municípios de Campo Grande, Aquidauana, Ponta Porã, Antônio João, Amambai, Bonito, Jardim e Dourados, além do cumprimento de mandado de prisão em uma cidade do interior do São Paulo, demonstrando a abrangência interestadual da operação. No âmbito do Departamento de Polícia Especializada (DPE), além da 1ª DEAM, também participaram a Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (DEFURV), a Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), Delegacia Especializada de Roubos de Furtos (DERF) e a Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros (GARRAS), evidenciando a integração das unidades especializadas no cumprimento de mandados e na captura de investigados. Já do Departamento de Polícia do Interior (DPI), participaram ativamente as delegacias de Antônio João, Aquidauana, Ponta Porã e Amambai, que atuaram no cumprimento de mandados e no apoio operacional às ações coordenadas pela DEAM. A operação contou ainda com o apoio da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que atuou de forma integrada às equipes da Polícia Civil. Segundo dados apresentados pela corporação, somente na data de ontem, foram empregadas 23 guarnições, totalizando 51 policiais militares. No período, foram fiscalizadas 78 medidas protetivas de urgência, averiguados 25 mandados de prisão e cumpridos efetivamente 5 mandados de prisão pela Polícia Militar. De acordo com a Polícia Civil, o enfrentamento à violência contra a mulher é prioridade permanente e depende da atuação integrada do poder público e da participação ativa da sociedade.
Polícia Civil, em atuação integrada com forças parceiras, deflagra a Operação Sentinela da Fronteira para intensificar o enfrentamento aos crimes transfronteiriços
Na madrugada desta quarta-feira (04), foi deflagrada a Operação Sentinela da Fronteira, ação integrada coordenada pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, com a presença do Exército Brasileiro, da Receita Federal do Brasil e da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, no âmbito das estratégias de enfrentamento aos crimes transfronteiriços na região de fronteira. A operação é um desdobramento da Operação INTEGRAR – FRONTEIRA PANTANAL, instituída no âmbito do GGI-FRON-DIV. A operação teve como foco a fiscalização de ônibus e vans de transporte irregular e clandestino de passageiros, bem como a abordagem de caminhões e veículos suspeitos de envolvimento com ilícitos penais, especialmente aqueles relacionados ao tráfico de drogas e demais crimes típicos da faixa de fronteira. As equipes atuaram em pontos estratégicos e rodovias da região, realizando monitoramento, abordagens e inspeções minuciosas. Durante a ação, um ônibus foi retido administrativamente pela Receita Federal do Brasil e encaminhado ao pátio do órgão, onde permanecerá para a realização de vistoria técnica aprofundada, com emprego de procedimentos específicos voltados à identificação de eventuais fundos falsos e compartimentos ocultos destinados ao transporte de entorpecentes. Além disso, durante as fiscalizações foram apreendidas diversas mercadorias irregulares, as quais estavam sendo transportadas em desacordo com a legislação aduaneira vigente, sendo adotadas as medidas administrativas e fiscais cabíveis. No curso das diligências, três indivíduos foram identificados após indícios de que haviam ingerido cápsulas contendo substância entorpecente. Eles foram imediatamente encaminhados ao hospital para avaliação médica e adoção das providências necessárias à preservação da saúde e à coleta de provas. Após a estabilização e liberação médica, serão apresentados à Polícia Judiciária para os procedimentos legais cabíveis. A Operação Sentinela da Fronteira reforça o compromisso das forças de segurança com a repressão qualificada aos crimes transfronteiriços, a proteção da ordem pública e a garantia da segurança da população. Por fim, a Polícia Civil ressalta que novas operações serão realizadas periodicamente, como parte de um plano contínuo de fiscalização e prevenção de crimes nos municípios de Corumbá e Ladário.








