A prevenção e o combate a incêndios em Mato Grosso do Sul, especialmente na região do Pantanal, contarão com novos recursos e equipamentos. O conjunto de ações integra uma estratégia tripartite entre governos federal, estadual e municipal para a preparação da temporada de seca, que se inicia nos próximos meses em grande parte do país. A previsão é de cerca de R$ 24 milhões destinados ao estado, com aplicação prioritária no Pantanal e em outras regiões de Mato Grosso do Sul. Entre os equipamentos previstos estão mochilas de combate a incêndio, sopradores, caminhões ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal), além de EPI (equipamentos de proteção individual) e GPS de mão, que reforçarão a atuação das equipes em campo. Os recursos fazem parte do Plano Nacional de Enfrentamento aos Incêndios Florestais para 2026 e serão destinados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, fortalecendo a estrutura de resposta e prevenção diante do período de estiagem. Paralelamente, o CBMMS vem se preparando para a Operação Pantanal 2026, com a vistoria e reparos de equipamentos e a incorporação de novos itens que serão utilizados durante a operação. Entre as tecnologias em teste estão drones com sensores de calor, que auxiliam na identificação de focos de incêndio, além da realização de treinamentos específicos para as equipes. De acordo com o subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental) do Corpo de Bombeiros, major Eduardo Teixeira, a manutenção dos equipamentos é parte fundamental do planejamento da operação. “Nesse momento de pré-temporada, nós fazemos a preparação, com foco em treinamento e capacitação dos militares, readequação dos materiais, para mais uma operação. E tudo isso visando sempre estar pronto quando for necessário”, afirmou. Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Dia S mobiliza crianças e reforça vigilância contra sarampo e rubéola em Mato Grosso do Sul
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) e a SED (Secretaria de Estado de Educação) realizaram nesta última quinta-feira (5), uma ação educativa no CEI Zedu (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad), em Campo Grande, dentro do Dia S – Dia de Mobilização Nacional de Buscas Ativas de Sarampo e Rubéola, iniciativa do Ministério da Saúde que marca o 5º Dia de Mobilização Nacional voltado ao fortalecimento da vigilância dessas doenças. A atividade integra a mobilização nacional que prevê buscas ativas institucionais, comunitárias e laboratoriais em todo o país. Durante o Dia S, profissionais de saúde promovem ações em escolas, domicílios, unidades de saúde e hospitais, além da revisão de prontuários, com o objetivo de identificar possíveis casos suspeitos e manter a eliminação do sarampo e da rubéola no território nacional. Ação educativa com crianças A programação no CEI Zedu incluiu atividade lúdica com balões, brincadeiras e a participação do personagem Zé Gotinha, além de uma conversa interativa com crianças e educadores sobre a importância da vacinação e a identificação de casos suspeitos de sarampo. A coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que ações educativas ajudam a fortalecer a cultura da prevenção desde a infância. “Entendemos que as crianças são grandes multiplicadoras das boas práticas de saúde. Por isso organizamos uma atividade lúdica com a presença do Zé Gotinha, que ajudou a transmitir de forma leve e divertida a importância da vacinação para prevenir doenças”, explica. A gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES, Jakeline Miranda, explica que a estratégia busca envolver as crianças como multiplicadoras de informação. “É uma ação voltada à conscientização das crianças sobre a importância da vacina e sobre o que é um caso suspeito de sarampo. Essa mobilização acontece em todo o país no Dia S, envolvendo profissionais de saúde e a comunidade. As crianças acabam sendo grandes multiplicadoras dessa mensagem e levam para casa a importância da vacinação”, destaca. Parceria entre saúde e educação A iniciativa reforça a integração entre as áreas de saúde e educação na promoção de ações de prevenção. A diretora do CEI Zedu, Fátima Mack, ressalta que a escola recebe a ação pelo terceiro ano consecutivo e destaca a participação dos alunos na atividade. “Pelo terceiro ano consecutivo recebemos a Secretaria de Estado de Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A ação educativa de hoje foi realizada com as turmas de pré-I e pré-II, com a participação de 139 crianças de 4 e 5 anos. Esse momento de aprendizado é muito importante, porque de forma lúdica elas entendem que o Zé Gotinha sem vacina fica dodói e que com vacina ele fica feliz, e levam essa mensagem para as famílias”, afirma. Situação epidemiológica A mobilização ocorre em um cenário epidemiológico considerado favorável. Até a Semana Epidemiológica nº 8 de 2026, o Brasil não registrou casos confirmados de sarampo ou rubéola. Em 2025, foram 38 casos confirmados de sarampo no país, sem registro de óbitos. Em Mato Grosso do Sul, os últimos casos confirmados ocorreram em 2020, quando foram registrados 10 casos no município de Campo Grande. Desde 2021, todos os casos suspeitos investigados no Estado foram descartados. Um dos fatores que contribuem para esse cenário é a alta cobertura vacinal. Em Mato Grosso do Sul, a cobertura contra o sarampo em crianças aos 12 meses foi de 105,6% em 2024 e 100,6% em 2025, índices que superam a meta do PNI (Programa Nacional de Imunizações), que estabelece cobertura mínima de 95%. Percentuais acima de 100% podem ocorrer devido a fatores como estimativas populacionais desatualizadas, vacinação de crianças residentes em outros municípios, registro de doses aplicadas com atraso ou campanhas de vacinação que ampliam o número de pessoas imunizadas. Mesmo quando ultrapassam esse percentual, os dados indicam que a meta de proteção coletiva foi alcançada na localidade.
Mato Grosso do Sul debate iniciativas sustentáveis com evento internacional voltado às mulheres
Mato Grosso do Sul passa a integrar, em março de 2026, a rota internacional de iniciativas voltadas às mulheres. Além de sediar a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (COP15), o Estado receberá um grande evento dedicado a dar visibilidade global às alternativas sustentáveis construídas por e para mulheres sul-mato-grossenses. Trata-se do “Femina Vox Pantanal: Mulheres no Enfrentamento das Mudanças Climáticas”, que será realizado nos dias 15 e 16 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O Femina Vox é um fórum internacional idealizado pela PhD Guila Clara Kessous, artista reconhecida pela Unesco como Artista da Paz. A criadora do movimento estará na capital sul-mato-grossense para a edição pantaneira da rede internacional. Desde 2021, o fórum reúne milhares de mulheres de mais de 30 países, além de lideranças políticas, artistas e representantes do meio acadêmico. Cada edição promove espaços de diálogo, inspiração e ação, com o objetivo de amplificar a voz das mulheres e incentivar uma cultura de paz, igualdade e solidariedade. Segundo a organização, a iniciativa ganha ainda mais relevância diante dos conflitos internacionais recentes, reforçando o papel das mulheres na construção de caminhos para a paz. A edição brasileira acontece pela primeira vez com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, do Governo Federal e da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo). Após Campo Grande, o evento terá uma edição em Brasília, no dia 17 de março de 2026, e outra em Paris, entre os dias 26 e 29 de novembro. A articulação entre instituições e parceiros é conduzida pela Dra. Giselle Marques, docente do Programa de Mestrado e Doutorado da Uniderp e coordenadora do Femina Vox Brasil 2026. “Além dos apoios dessas esferas governamentais, estamos construindo uma grande rede com as universidades de Mato Grosso do Sul, organizações não governamentais, lideranças políticas, sindicatos e diversos coletivos para viabilizar a participação das mulheres indígenas, ribeirinhas e quilombolas do Pantanal, que virão ao Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo no dia 16 de março trazendo seus artesanatos, cerâmicas, rapaduras e outros gêneros alimentícios produzidos com matéria orgânica da agricultura familiar. Queremos dar voz às mulheres que transformam o couro do peixe e do boi em bolsas, sapatos, e que dos sonhos constroem realidades mais sustentáveis”, destacou a professora. Programação A programação começa no dia 15 de março, às 7h, com uma atividade de turismo de observação de aves. O evento inclui ainda city tour, degustação de iguarias pantaneiras no Memorial Marçal de Souza, conhecido por sua arquitetura que remete a uma oca indígena, e apresentações culturais. Entre os destaques, está a apresentação da Orquestra Indígena Terena no dia 16 de março, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, onde também ocorrerão rodas de conversa e palestras com especialistas. Entre os convidados estão Soraia Zonta, embaixadora da ONU (Organização das Nações Unidas) e vencedora do prêmio Ouro Jovem Cientista Beleza Verde, e Mara Rute Hercelin, diretora do Centre d’Études Avancées en Éducation et Développement Durable, sediado na região de Paris-Saclay, na França, com atuação voltada a metodologias inovadoras para o desenvolvimento sustentável. Inscrições gratuitas As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/forum-internacional-femina-vox-campo-grande-ms/3336774?share_id. Já a programação científica do evento está disponível em: https://eventos.pgsscogna.com.br/eventos/70bef5ef-5175-4b0a-89dd-eae9641bb42d. O evento será realizado em formato híbrido, com expectativa de alcançar participantes de diversas cidades do Brasil e do mundo. A iniciativa busca projetar o Pantanal sul-mato-grossense internacionalmente, atrair turistas, fortalecer a luta das mulheres pela igualdade de direitos e contribuir para um futuro mais inclusivo e sustentável para todas as pessoas. Taynara Foglia, Comunicação Governo de MS
Ações de Zé Teixeira devem ampliar obras de infraestrutura em MS
A melhoria da infraestrutura logística e urbana é o foco de uma série de indicações apresentadas pelo deputado estadual Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. O parlamentar acionou o Governo do Estado e concessionárias para solucionar problemas que afetam diretamente a segurança de moradores, o escoamento da produção agrícola e a manutenção de postos de trabalho em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. Uma das prioridades elencadas pelo deputado é a reforma urgente da ponte sobre a Rodovia MS-270, no Distrito de Itahum, em Dourados. A estrutura apresenta deterioração na base e tábuas danificadas, o que coloca em risco o tráfego de ônibus escolares e caminhões. Zé Teixeira ressalta que a manutenção é vital para evitar prejuízos econômicos aos produtores locais e garantir o acesso da comunidade rural à área urbana com o mínimo de segurança. Em outra frente de trabalho, o parlamentar intercedeu junto à concessionária Motiva Pantanal e ao Executivo Estadual para viabilizar a pavimentação de um trecho da Rua Senador Pinheiro Machado, no Distrito de Nova América, em Caarapó. A obra, de aproximadamente 80 metros, visa conectar a via à BR-163, eliminando transtornos causados pela lama e poeira que hoje dificultam a mobilidade dos moradores e o acesso ao perímetro urbano. A situação econômica gerada por obras rodoviárias também motivou uma intervenção em Campo Grande. Zé Teixeira solicitou a desobstrução do acesso ao Posto Platinão, na BR-163, bloqueado devido aos trabalhos de duplicação da rodovia. O fechamento da alça de acesso há cerca de 20 dias reduziu drasticamente o fluxo de clientes, colocando em risco 40 empregos diretos. O objetivo é que a concessionária encontre uma solução técnica que permita a continuidade da obra sem inviabilizar a atividade comercial e o sustento das famílias dos funcionários. Para o município de Sete Quedas, o deputado buscou o apoio da bancada federal em Brasília. A solicitação foca na destinação de recursos para a compra de dez caçambas basculantes de entulho. A medida atende a pedidos de vereadores locais e visa melhorar a limpeza pública e a logística de obras na cidade, impedindo que resíduos se acumulem nas vias e causem transtornos à população, especialmente em períodos de chuva.
Segunda-feira será realizado mutirão para combater epidemia de chikungunya na Reserva Indígena
Diante do aumento expressivo de casos de chikungunya na Reserva Indígena de Dourados, uma força-tarefa inicia na próxima segunda-feira (9) um mutirão para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação envolverá Governo do Estado, Prefeitura de Dourados, Prefeitura de Itaporã, Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó. A responsabilidade pela prevenção e combate ao mosquito nas aldeias, bem como de atenção com a saúde primária é do Governo Federal, mas diante da gravidade do problema, o prefeito Marçal Filho determinou que a Secretaria Municipal de Saúde mobilizasse esforços para fazer enfrentamento à epidemia de chikungunya na Reserva Indígena. A mobilização ocorre diante do aumento de casos e da confirmação da morte de uma mulher de 69 anos, moradora da aldeia Jaguapiru, vítima de complicações da chikungunya. Com histórico de diabetes e hipertensão, ela teve primeiros sintomas no dia 13 de fevereiro e foi a óbito no dia 26, sendo a doença detectada pelo laboratório Lacen, unidade de referência estadual da Secretaria de Estado de Saúde. O cenário acendeu alerta das autoridades de saúde, que temem a evolução para uma epidemia. Na manhã desta sexta-feira (6), o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu representantes de diversas instituições ligadas à saúde indígena, além do superintendente do Hospital Universitário da UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, médicos que atuam nas aldeias, agentes de endemias e lideranças indígenas. O encontro discutiu estratégias para conter o avanço da doença, considerada relativamente recente nas comunidades indígenas, mas que preocupa devido à intensidade dos sintomas e ao longo período de recuperação. O secretário ressaltou que a situação exige atenção urgente das autoridades federais, principalmente porque a responsabilidade pela saúde indígena é compartilhada com órgãos do Governo Federal. Segundo ele, é fundamental ampliar o apoio para garantir atendimento rápido à população das aldeias. “O município está mobilizado e atuando como parceiro nesse enfrentamento, mas é fundamental que o Governo Federal também dê a devida atenção a esse cenário”, ressaltou. “Precisamos acelerar o atendimento às famílias que estão doentes e reforçar a estrutura de assistência nas aldeias. Para isso, é indispensável o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Sesai e do Dsei, que têm responsabilidade direta pela saúde indígena”, alertou o secretário. A prefeitura já havia realizado bloqueio químico nas aldeias Jaguapiru e Bororó por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e do Departamento de Vigilância em Saúde. Mesmo assim, os casos continuam aumentando, com relatos de famílias inteiras doentes e dificuldades de deslocamento até as unidades de saúde. A partir de segunda-feira, agentes de endemias que atuam na área urbana de Dourados, junto com equipes do município de Itaporã e profissionais que já trabalham nas aldeias, farão visitas domiciliares para busca ativa de pacientes. A proposta é atender moradores que não conseguem chegar às unidades de saúde. Paralelamente, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos realizarão ações de limpeza geral nas comunidades, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O trabalho irá iniciar pelo Hospital da Missão Evangélica Caiuá. NÚMEROS PREOCUPAM Dados do Núcleo de Vigilância Epidemiológica apontam crescimento significativo das notificações de dengue e chikungunya nas aldeias em relação ao mesmo período do ano passado. Em Dourados, foram registrados 506 casos notificados de dengue, com 12 confirmações. Nas aldeias, foram 179 notificações e seis casos confirmados. Já em relação à chikungunya, o município contabiliza 515 notificações, com 189 casos positivos. Somente nas aldeias Jaguapiru e Bororó foram 183 notificações e 99 confirmações. As autoridades acreditam que o número real pode ser maior, já que muitas famílias não procuraram atendimento médico. O avanço da doença tem sido mais intenso na aldeia Jaguapiru, mas já começa a atingir também a aldeia Bororó. O Hospital da Missão Evangélica Caiuá, localizado na aldeia Jaguapiru, registrou forte aumento na procura por atendimento médico, chegando a realizar cerca de 130 atendimentos por dia. A maioria dos pacientes apresenta sintomas semelhantes, como dores intensas no corpo, nas articulações, dor de cabeça e náuseas. Com a alta demanda, medicamentos utilizados para aliviar os sintomas começam a ficar escassos tanto no hospital quanto nos postos de saúde da reserva. A Secretaria Municipal de Saúde informou que irá reforçar imediatamente o fornecimento de medicamentos e buscar apoio do Governo do Estado. Durante a reunião, o cacique Reinaldo Arévalo manifestou preocupação com a situação. Segundo ele, muitas famílias não conseguem se deslocar até as unidades de saúde e as equipes de ambulância da Sesai têm dificuldade para atender todos os chamados, sobretudo pela falta de combustível para atender todos os chamados. O QUE É CHIKUNGUNYA A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo responsável pela transmissão da dengue e da zika. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dores intensas nas articulações, dores no corpo, dor de cabeça, náuseas, cansaço e manchas na pele. Embora a maioria dos pacientes se recupere em algumas semanas, em muitos casos as dores articulares podem persistir por meses ou até anos. Há registros de pacientes que necessitam de acompanhamento e tratamento por até dois anos devido às complicações provocadas pela doença. O tratamento é feito principalmente com medicamentos para aliviar os sintomas, hidratação e repouso, já que não existe um antiviral específico contra o vírus. Por isso, a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de locais com água parada, onde o mosquito se reproduz.
Projeto “Nada Justifica” promove ações de conscientização e educação no combate à violência contra as mulheres
A Prefeitura de Dourados é parceira do projeto “Nada Justifica”, que promove ações de conscientização e educação no combate à violência contra as mulheres. Nas proximidades do dia 8 de março, data em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a iniciativa realizada na Unigran abordou o tema “Educação, Respeito e Construção de uma Vida sem Medo”, reunindo estudantes, comunidade e representantes de instituições públicas. O prefeito Marçal Filho participou da ação, promovida pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) em parceria com a Prefeitura de Dourados e outras instituições, e destacou que a educação é fundamental para transformar a realidade e ajudar a construir uma nova cultura de respeito, especialmente em um estado que apresenta índices preocupantes de violência doméstica e feminicídio.Marçal Filho deixou clara a preocupação com a vida das mulheres. “Mesmo com leis rigorosas e diversas campanhas realizadas, os números ainda preocupam, especialmente em Estados como Mato Grosso do Sul”, ponderou. “Por isso fiquei muito feliz quando surgiu essa proposta do Instituto Federal, junto com a Prefeitura e a nossa Coordenadoria das Mulheres, de trazer os jovens para esse debate, pois vocês podem ajudar a construir uma nova cultura de combate à violência”, afirmou o prefeito. Durante o evento, Marçal Filho também ressaltou as ações da administração municipal para fortalecer a proteção às mulheres, entre elas a criação da Patrulha Maria da Penha, coordenada pela Guarda Municipal de Dourados, voltada à prevenção e ao acompanhamento de casos de violência doméstica. “É preciso agir e quando notarmos um caso de violência contra a mulher temos que denunciar sim, procurar os órgãos de segurança”, disse. “A Patrulha Maria da Penha foi criada na minha gestão justamente para reforçar o combate a esse tipo de crime”, enfatizou o prefeito. O diretor do IFMS, Ricardo Augusto Lins, destacou que o debate vai além do respeito e envolve reconhecer a trajetória e as conquistas das mulheres na sociedade. “Não basta respeitar, é preciso reconhecer a luta, a coragem, a perseverança e as conquistas das mulheres”, ressaltou. “Precisamos ir além e formar uma sociedade em que as mulheres sejam ouvidas, valorizadas, reconhecidas e seguras para existir plenamente”, afirmou. A professora Rosana Carvalho Pereira, organizadora do evento, destacou a importância da união de instituições para fortalecer o enfrentamento à violência de gênero. Segundo ela, a proposta é que o “Nada Justifica” se torne um processo permanente de formação e conscientização. “Com a parceria da prefeitura e demais instituições, isso significa que o ‘Nada Justifica’ deixa de ser apenas um evento e passa a ser também um processo contínuo de formação, de conscientização e de mobilização social”, frisou. A coordenadora da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres, Ana Prates, explicou que o trabalho educativo é uma das prioridades da atual gestão municipal. “Um pedido do prefeito Marçal Filho foi que trabalhássemos a violência de gênero de forma educativa, então desde o início da gestão estamos atuando nas escolas”, ressaltou, ao destacar como exemplo o projeto “Lei Maria da Penha vai à Escola”, com instituições estaduais e municipais que vem sendo executado. Ana também ressaltou a importância de divulgar a Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que reúne diferentes instituições do município para organizar o fluxo de atendimento às vítimas e fortalecer as ações de proteção. O evento segue durante todo o dia com diversas atividades, como concurso de redação, palestras e apresentações, e conta com a participação de representantes de instituições públicas, organizações e lideranças políticas. A reitora do IFMS, Elaine Cassiano, destacou que a instituição mantém o compromisso com a educação de qualidade e reafirmou a parceria com a Prefeitura de Dourados em iniciativas que promovam cidadania, respeito e transformação social.
Guarda Mirim amplia oportunidades para adolescentes
A Prefeitura de Dourados oficializou, na manhã desta sexta-feira (6), um convênio no valor de R$ 270 mil para apoiar as atividades da Guarda Mirim ao longo de 2026. O termo foi assinado pelo prefeito Marçal Filho, acompanhado pelo presidente da entidade, João Frazão e pelo diretor da Guarda Municipal de Dourados, Jamil da Costa Mattos. A instituição, localizada no bairro João Paulo II e fundada há 11 anos, atende cerca de 120 adolescentes no contraturno escolar. A proposta da Guarda Mirim é contribuir para a formação dos jovens, oferecendo atividades educativas e preparando-os para o ingresso no mercado de trabalho. Durante a formalização do convênio, o presidente da entidade destacou a importância da parceria para a continuidade do projeto. Segundo ele, a Guarda Mirim tem como missão formar cidadãos conscientes, incentivando valores como disciplina, responsabilidade e respeito, além de proporcionar qualificação para os jovens atendidos. “Hoje, sem esse convênio, teríamos que fechar as portas da nossa entidade e dispensar nossos adolescentes”, disse João Frazão. Ele explicou ainda que o programa atende adolescentes entre 11 e 15 anos, oferecendo uma formação diversificada. Entre as atividades estão aulas de educação física, primeiros socorros, higiene, noções de direito, legislação de trânsito, ecologia e meio ambiente. Os alunos também recebem orientações vocacionais e cursos de informática. O prefeito Marçal Filho ressaltou que manter projetos sociais exige dedicação e investimento contínuo. Ele destacou que a parceria com a Guarda Mirim é resultado do reconhecimento da importância da instituição e da dedicação da diretoria nesse projeto que tem mais de uma década. “É muito mais fácil construir um prédio do que manter ele funcionando”, enfatizou. “Mais um ano em que fizemos um esforço muito grande para realizar essa parceria com a Guarda Mirim, porque acreditamos na diferença que esse projeto realiza na vida desses jovens e de suas famílias”, disse Marçal.
Neste sábado será realizado o 1º Campeonato Interno da Academia Bom Aluno Bom Atleta no Ginásio Municipal
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) e em parceria com o Programa Bom de Bola, do Governo do Estado, realiza neste sábado, 7, o 1º Campeonato Interno da Academia Bom Aluno Bom Atleta. O evento reunirá atletas do karatê kyokushin para um momento de integração esportiva, disciplina e fortalecimento da modalidade. A competição será realizada no Ginásio Municipal de Esportes ‘Ulysses Guimarães’, com início às 13h, e contará com a participação de atletas locais, promovendo a amizade, o espírito esportivo e os valores do OSU, tradicionais no caminho do karatê kyokushin. O evento é organizado pela Academia Bom Aluno Bom Atleta, por meio do sensei Marcos da Silva. A supervisão é da Federação Sul- Mato-Grossense Kyokushin . A programação prevê a cerimônia de abertura e apresentação das delegações às 13h, seguida pelo início das competições às 14h, começando pela modalidade kata. Na sequência serão realizadas as demais disputas previstas na programação. As competições seguirão as regras do karatê kyokushin, sob supervisão do Conselho de Árbitros e dos árbitros laterais. CATEGORIAS E PREMIAÇÃO Na modalidade kata, os atletas serão divididos nas categorias até 10 anos, de 11 a 17 anos e adulto iniciante acima de 18 anos, contemplando praticantes de diferentes graduações, das faixas branca, laranja, azul, amarela, verde e preta. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus. Já na modalidade kumite, o 1º lugar será premiado com troféu, enquanto 2º e 3º lugares receberão medalhas. A expectativa dos organizadores é reunir atletas, familiares e amantes das artes marciais para um evento que celebra não apenas a competição, mas também os valores e a tradição do karatê kyokushin. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, diz que o campeonato busca incentivar a prática esportiva e valorizar princípios fundamentais das artes marciais, como disciplina, respeito e superação, além de contribuir para o desenvolvimento de novos talentos na modalidade. “Trata-se de um momento único, oportunidade para sociedade prestigiar a modalidade que une o esporte e a disciplina, que é o karatê”, convoca, destacando que a gestão Marçal Filho tem desenvolvido importantes programas na área esportiva, entre eles aulas de karatê com o sensei Marcos da Silva, no complexo esportivo Jorge Antonio Salomão, o Jorjão.
Secretaria de Fazenda lança Taxa de Localização 2026 e alerta para prazo de vencimento do ISSQN
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), realizou o lançamento da Taxa de Localização e Funcionamento, através do Edital de Notificação Semfaz/Sat nº 01, de 25 de fevereiro de 2026. O valor pode ser pago em parcela única ou dividido em três parcelas, com vencimento da 1ª parcela no dia 20 de março; da 2ª parcela no dia 20 de abril e a 3ª parcela no dia 20 de maio. “Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, efetuado de forma integral até o dia 20 de março, terão desconto de 20% sobre o valor da taxa, conforme previsto no art. 287, §4º, do Código Tributário Municipal (CTM)”, explica a secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio. As guias de recolhimento para pagamento da taxa podem ser emitidas diretamente pelo sistema Cidadão Web, disponível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-457/contribuinte/main.faces. Quem preferir pode retirar as guias presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, Centro, das 7h30 às 13h30. “Nossa equipe está preparada para orientar os contribuientes sobre a taxa e, também, sobre as formas de pagamento e emissão das guias”, ressalta Suelen Nunes. A Secretaria Municipal de Fazenda orienta os contribuintes a ficarem atentos aos prazos para evitar encargos decorrentes de atraso no pagamento. “Além disso, ao ficar em mora com a Fazenda Municipal o contribuinte também não consegue emitir certidões negativas e acaba tendo contratempos na sua empresa”, alerta Suelen Nunes Venâncio. ISSQN A Secretaria Municipal de Fazenda também ressalta que foi publicado o Edital de Notificação Semfaz/Sat nº 02, de 25 de fevereiro de 2026, que trata do lançamento do ISSQN Fixo para profissionais autônomos no exercício de 2026. De acordo com o edital, ficam notificados todos os profissionais autônomos, conforme enquadramento de suas atividades na Tabela 4, do Anexo II, do Código Tributário Municipal (CTM). O vencimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza fixo mensal ocorre no dia 20 do mês subsequente ao de competência. Excepcionalmente, o imposto referente à competência de janeiro de 2026 terá vencimento em 20 de março de 2026. Os contribuintes que optarem pelo pagamento integral antecipado de todo o exercício de 2026, efetuado até o dia 20 de março de 2026, terão direito a desconto de 12%, conforme previsto no art. 250, § 7º, do CTM. As guias de recolhimento do ISSQN podem ser emitidas diretamente pelo sistema Cidadão Web, disponível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-527/contribuinte/main.faces. Quem preferir pode retirar as guias presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, Centro, das 7h30 às 13h30.








