Tudo igual no primeiro confronto entre Dourados AC e Corumbaense FC por vaga na semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (8), pela rodada de ida da segunda fase, DAC e Carijó da Avenida empataram em 1 a 1 com Rincon fazendo o gol alvinegro e Flaviano empatando para o time da casa, ambos no primeiro tempo. Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (11), às 19h30, no Estádio Arthur Marinho. O vencedor avança e, em caso de novo empate, por qualquer placar, a disputa termina nos pênaltis. O classificado enfrenta o Operário FC na semifinal. Gols O jogo no Estádio Douradão começou melhor para o Corumbaense, mais organizado em campo, e que abriu o placar aos 17 minutos. Charles percebeu o buraco na defesa adversária e deu o passe para Rincón invadir a área e, sozinho, tocar na saída de Elisson para fazer 1 a 0. O empate douradense veio aos 25 minutos. Igor Vilela recebeu a bola na intermediária defensiva e fez lançamento perfeito para velocidade de Flaviano pelo meio. O atacante invadiu a área, driblou o goleiro Zé Augusto e bateu por baixo do zagueiro França, que ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. A partida caiu de ritmo no segundo tempo e as poucas chances não foram aproveitadas. O Corumbaense seguiu explorando erros defensivos do adversário, enquanto o DAC dependia mais da individualidade dos seus jogadores, mas o placar do primeiro tempo foi definitivo. Outro Jogo AA Bataguassu 2 x 1 Ivinhema FC
Para preservar o Pantanal, PSA Brigadas destinou mais de R$ 6,1 milhões para diferentes projetos sustentáveis
Para preservação do Pantanal sul-mato-grossense, a maior planície alagável do mundo, o Governo do Estado já investiu aproximadamente R$ 6,1 milhões como parte do programa PSA Bioma Pantanal. A iniciativa pioneira no Brasil, incentiva a conservação da vegetação nativa, a proteção da fauna silvestre, a restauração ecológica e o fortalecimento das comunidades tradicionais. O recurso foi destinado para 13 projetos de sete ONGs que desenvolvem ações integradas de desenvolvimento sustentável, com foco na melhoria da qualidade de vida das comunidades e da população que vive no Pantanal, como parte do programa PSA Brigadas. O IHP (Instituto do Homem Pantaneiro) foi uma das Ongs beneficiadas e recebeu mais de R$ 1,4 milhão para executar três projetos que envolvem resgate técnico animal, comunicação integrada, manutenção e ampliação do Sistema Pantera na região da Serra do Amolar, além de fortalecer a brigada Alto Pantanal, que atua na prevenção dos incêndios florestais. “A iniciativa do governo tem um grande mérito por criar um programa de pagamento de serviços ambientais voltados à proteção do bioma. O programa atende iniciativas como a nossa e de proprietários de fazendas, que tem boas práticas. No nosso caso, conseguimos recursos para fortalecer a nossa brigada, que atua na região da Serra do Amolar”, disse o diretor-presidente do IHP, Ângelo Rabelo. Entre os projetos beneficiados está o da brigada do Instituto do Homem Pantaneiro, que atua na região da Serra do Amolar (Fotos: IHP) O programa abrange toda a porção sul-mato-grossense do Bioma Pantanal, estruturado nos subprogramas PSA Conservação e valorização da Biodiversidade (PSA Conservação) e PSA Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PSA Brigadas). “O PSA Bioma Pantanal tem um programa que é voltado para a prevenção e combate a incêndios, que o ‘Brigadas’, para as Ongs, e ainda tem o ‘Conservação’, voltado para proprietários rurais com propriedades no Pantanal que tenham área descendente de vegetação nativa. A princípio, todos os contratos do PSA Brigadas e PSA Conservação finalizam em dezembro de 2026. A previsão é que em 2027 sejam lançados novos editais”, disse a coordenadora do programa PSA da Semadesc, Letícia Walter. O PSA Brigadas tem como objetivo apoiar financeiramente projetos destinado a comunidades tradicionais, organizações da sociedade civil, brigadas voluntárias, comunitárias ou particulares, e propriedades rurais com ações para prevenção, combate inicial e resgate de fauna. O primeiro edital do PSA Brigadas recebeu 28 inscrições, sendo 17 projetos classificados com valores de até R$ 500 mil – e 13 já contemplados –, recursos do Fundo Clima Pantanal, destinados as ações de prevenção e combate a incêndios florestais dentro dos limites do bioma Pantanal, fortalecendo brigadas comunitárias, voluntárias e privadas, além de subsidiar ações de educação ambiental em comunidades para conscientização do uso do fogo. Os projetos estão distribuídos nas regiões da Nhecolândia, Nabileque, Serra do Amolar, Porto Esperança, Porto Rolon, Curva do Leque e Salobra, abrangendo ações em terras indígenas, unidades de conservação e comunidades tradicionais. O termo de fomento foi formalizado também pela SOS Pantanal, FUNAR, UCDB, Instituto Tamanduá, ICAs e Associação Onçafari. “É uma iniciativa de vanguarda, através do Fundo Clima do Pantanal, e que a gente está compromissado em transformar essa oportunidade em algo que efetivamente contribua de maneira expressiva para a proteção do bioma, especialmente na região da Serra do Amolar, e que contempla inúmeras comunidades”, disse Rabelo. Em dezembro de 2025, o Governo de MS consolidou a preservação de 126 mil hectares no Pantanal. A iniciativa, executada com recursos do Fundo Clima Pantanal, valoriza financeiramente produtores rurais que mantêm excedentes de vegetação nativa preservados, além das áreas obrigatórias por lei. Na primeira chamada, foram recebidas 71 inscrições de imóveis rurais localizados no Pantanal. Após análise, 45 propriedades foram classificadas com base no Índice de Serviços Ambientais (ISA), instrumento que considera critérios como conservação da vegetação, conectividade de habitats e relevância ambiental das áreas. A segunda chamada do subprograma Conservação e Valorização da Biodiversidade (PSA Conservação) foi publicada esta semana, para seleção de projetos que contribuam para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, com foco na proteção do Pantanal sul-mato-grossense. A inscrição para participação na segunda chamada do “PSA Conservação” deve ser feita por meio de preenchimento de formulário disponibilizado aqui, até o dia 6 de abril de 2026. As propostas serão avaliadas com base em critérios como relevância ambiental, impacto positivo para o Pantanal, viabilidade técnica e alinhamento com as políticas públicas estaduais. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Empresas de MS podem se inscrever para receber o Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”
Empresas públicas e privadas, além de instituições e fundações de Mato Grosso do Sul, já podem se inscrever para participar do Selo Social “Empresa Amiga da Mulher”, iniciativa que reconhece e dá visibilidade a organizações que desenvolvem práticas voltadas à promoção, valorização e defesa dos direitos das mulheres no ambiente de trabalho. Regulamentado por meio do Decreto nº 16.055/2022, o selo busca incentivar ações que fortaleçam as políticas públicas para mulheres no Estado, estimulando empresas e instituições a adotarem medidas concretas para a promoção da equidade de gênero. Podem se inscrever organizações que já possuam práticas e programas implementados ou que apresentem iniciativas voltadas à garantia dos direitos humanos das mulheres e à promoção de ambientes de trabalho mais inclusivos e igualitários. Entre os critérios para participação, as instituições deverão comprovar regularidade fiscal, ambiental e trabalhista, por meio de certidões emitidas pelos órgãos competentes, além de apresentar uma Carta-Compromisso junto ao órgão gestor estadual de políticas para mulheres, com diretrizes voltadas à promoção e defesa dos direitos femininos no ambiente corporativo. O Selo será concedido em duas categorias. A primeira reconhece ações já implementadas pelas organizações, que poderão receber classificação Ouro, Prata ou Bronze, conforme a abrangência das práticas e o número de eixos atendidos. A segunda contempla iniciativas implementáveis, destinadas a propostas e projetos que visem fortalecer a presença e a valorização das mulheres no mercado de trabalho. A iniciativa também busca estimular o combate ao assédio moral e sexual no ambiente corporativo, promover a igualdade salarial e incentivar boas práticas institucionais, como políticas de apoio à gestante e incentivo ao aleitamento materno. “Com o selo, o Governo do Estado pretende ampliar o debate sobre igualdade de gênero no mundo do trabalho e reconhecer organizações comprometidas com a construção de ambientes profissionais mais justos, seguros e inclusivos para as mulheres”, explica a Secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza. As inscrições poderão ser realizadas no período de 09 de março de 2026 a 10 de julho de 2026, pela internet, por meio da Ficha de Inscrição disponibilizada no Edital e deverá ser enviada ao e-mail empresaamiga@sec.ms.gov.br. Jaqueline Hahn Tente, da Comunicação da Cidadania
Turismo de Mato Grosso do Sul concorre ao M&E Awards 2026 em três categorias
Mato Grosso do Sul está entre os destinos indicados ao M&E Awards – Destinos do Ano 2026, uma das premiações mais relevantes do turismo nacional promovida pelo Mercado & Eventos. O reconhecimento reforça o destaque do estado no cenário turístico brasileiro e evidencia o trabalho contínuo de promoção, estruturação e valorização dos destinos sul-mato-grossenses. MS concorre em três categorias: Sustentabilidade, Ecoturismo e Aventura, segmentos que refletem a vocação natural do estado e a força de destinos consolidados que atraem visitantes em busca de experiências autênticas em meio à natureza. Segundo o diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS “essa indicação representa o reconhecimento do trabalho de Mato Grosso do Sul de posicionar seus destinos e, claro, dos próprios destinos, empresas e atrativos. É todo um trabalho fantástico que tem sido feito nas últimas décadas e que reforça a liderança de Mato Grosso do Sul no posicionamento do mercado de natureza, com foco total na sustentabilidade. Vamos torcer para que a gente consiga ganhar alguns desses prêmios. Esperamos que todos os sul-mato-grossenses e aqueles que acreditam num turismo melhor, num turismo mais responsável se engajem na votação por Mato Grosso do Sul.” A votação está aberta ao público e segue até o dia 27 de março. O resultado geral será divulgado em 30 de março. Profissionais do setor, parceiros e admiradores do turismo brasileiro podem participar escolhendo seus destinos preferidos por meio do link: www.mercadoeeventos.com.br/votacao-me-awards-2026 O prêmio Promovido pelo Mercado & Eventos, o M&E Awards – Destinos do Ano 2026 foi criado para reconhecer os estados brasileiros que mais se destacaram ao longo de 2025 em áreas como promoção turística, inovação, sustentabilidade e geração de resultados concretos para o setor. Ao todo, são 12 categorias e 18 destinos indicados. A seleção foi realizada por meio de uma curadoria composta pela direção e repórteres do veículo, além de especialistas do trade turístico. Entre os critérios avaliados estão dados oficiais, desempenho em ações promocionais, desenvolvimento de produtos e contribuição efetiva para o fortalecimento do turismo nacional. A cerimônia de premiação será realizada no dia 14 de abril, durante a WTM Latin America 2026, no estande do Mercado & Eventos, no Expo Center Norte, em São Paulo. Para Roy Taylor, presidente do Mercado & Eventos, a premiação surge com o propósito de valorizar o trabalho realizado pelos destinos brasileiros. Segundo ele, a iniciativa reconhece quem contribui para o desenvolvimento do turismo no país e também inspira novos destinos a investir em inovação, qualificação e promoção estratégica. Cada categoria reúne três estados brasileiros que apresentaram desempenho consistente ao longo do último ano, com investimentos em estrutura, posicionamento de marca, promoção turística e relacionamento com o mercado. A indicação de Mato Grosso do Sul reforça o protagonismo do estado em segmentos ligados à natureza e ao turismo sustentável. O apoio do público e dos profissionais do setor é fundamental para ampliar ainda mais a visibilidade do destino no cenário nacional. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Defesa confirma morte de Sicário, aliado de Vorcaro
Luiz Phillipi Mourão, conhecido como Sicário, preso na terceira fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), morreu nesta sexta-feira (6), em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela defesa dele. Mourão estava internado no centro de terapia intensiva (CTI) do Hospital João 23 desde a última quarta-feira (4), após tentativa de suicídio na prisão. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, havia suspeita de morte cerebral. Em nota, o advogado de Mourão, Robson Lucas, informou que o quadro clínico de Mourão se agravou e que o óbito foi declarado às 18h55, após encerramento do protocolo de morte encefálica iniciado por volta das 10h do mesmo dia. Entenda Na manhã da última quarta-feira, Mourão foi levado para a carceragem da PF na capital mineira após cumprimento do mandado de prisão emitido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a corporação, o investigado atentou contra a própria vida e foi reanimado por policiais responsáveis pela custódia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e Mourão foi encaminhado para o hospital. De acordo com as investigações, Mourão atuava como ajudante do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do banco Master, que também foi preso na quarta-feira durante operação da PF. Sicário, como era chamado pelo empresário, seria responsável pelo monitoramento e obtenção de informações sigilosas de pessoas consideradas adversárias dos interesses do banqueiro. Centro de Valorização da Vida Qualquer pessoa com pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida deve buscar acolhimento em sua rede de apoio, como familiares, amigos e educadores, e também em serviços de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, é importante conversar com alguém de confiança e não hesitar em pedir ajuda, inclusive para buscar serviços de saúde. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias. Agência Brasil
Simpósio de Saúde Única abre prazo para submissão de trabalhos científicos em MS
Estão abertas as inscrições e a submissão de resumos para o IV Simpósio de Saúde Única, que será realizado nos dias 12 e 13 de maio de 2026, na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, em formato presencial. Os interessados podem enviar trabalhos até o dia 31 de março de 2026. A proposta é reunir pesquisas, relatos de experiência e iniciativas alinhadas à abordagem “One Health – Saúde Única”, conceito que integra saúde humana, animal e ambiental. O simpósio é voltado a profissionais, gestores, pesquisadores e estudantes das áreas da saúde, meio ambiente, agricultura e ciência. Como forma de incentivar a participação científica, os cinco primeiros trabalhos selecionados para apresentação oral terão passagens e diárias integralmente custeadas pelo evento. Integração científica e inovação O encontro busca fortalecer a governança intersetorial e promover a troca de experiências sobre práticas inovadoras voltadas à promoção da saúde e à sustentabilidade, reunindo especialistas e instituições que atuam com a abordagem de Saúde Única. Para a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, a iniciativa reforça a importância da integração entre diferentes setores na construção de políticas públicas mais eficazes. “A abordagem de Saúde Única amplia a capacidade de resposta ao integrar conhecimento científico, gestão pública e atuação intersetorial. O simpósio fortalece essa governança e estimula a produção de soluções aplicadas à realidade”, afirma. A coordenadora de Saúde Única, Danila Frias, destaca que o evento consolida Mato Grosso do Sul como espaço de articulação técnica e científica no tema. “A Saúde Única depende da cooperação entre áreas do conhecimento e instituições. O simpósio cria um ambiente estratégico para essa conexão, incentivando o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de práticas inovadoras”, ressalta. Inscrições As inscrições e a submissão de trabalhos devem ser realizadas pelo link: https://www.even3.com.br/iv-symposium-one-health-saude-unica-688580/. André Lima, Comunicação SES
19ª Corrida Feminina celebra o Dia Internacional da Mulher neste domingo em Campo Grande
A 4ª edição do Festival de Verão acontece neste domingo (8) e promete movimentar o Parque das Nações Indígenas, das 7h às 11h. Com uma programação gratuita e distribuída por diferentes pontos do parque, o evento organizado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), convida a população para uma manhã dedicada ao esporte, ao lazer e à convivência ao ar livre. A abertura oficial da programação será com a 19ª edição da Corrida e Caminhada Feminina, organizada pela MR Sports. A prova integra as celebrações do Dia Internacional da Mulher. A programação começa justamente com a 19ª Corrida e Caminhada Feminina. A largada está prevista para as 7h, com a participação de cerca de 900 atletas. A prova contará com classificação geral e por faixa etária, além da premiação com troféus para as melhores colocadas. Elaine Siqueira Hernandes, de 58 anos, é educadora física e corre há 24 anos. Com uma longa trajetória nas provas de rua, ela fala com entusiasmo sobre a experiência que acumulou ao longo do tempo. “Já participei muitas vezes da Corrida Feminina e também de diversas meias maratonas, já até perdi as contas. Ao longo desses anos, conquistei muitos troféus. Agora estou treinando para a minha terceira maratona, que será em Lima, no dia 24 de maio. Minha história com a corrida é marcada por prazer, alegria e liberdade. Correr é sentir-se feliz, superar limites, enfrentar desafios e sentir o coração bater mais forte. É o que me faz sentir viva e forte.” Outra partipante é Lilia Moreno, de 30 anos, é enfermeira e marca presença pela segunda vez na Corrida Feminina. “Comecei a correr em 2023 quando estava participando de um processo seletivo e neste processo tinha corrida. Foi meu primeiro contato, comecei a correr e gostei. O esporte é um divisor de águas na vida de quem pratica, de quem gosta, é alívio para os dias ruins, é momento de pensar e refletir na vida. A corrida traz inúmeros benefícios, com certeza a estética é uma parte importante, você se sentir bem, se sentir saudável e bonita deixa qualquer mulher confiante”. Yasmin Calado, de 19 anos, estudante de odontologia, também está inscrita na competição. “Comecei a correr durante meu processo de emagrecimento e também por influência de outras pessoas. No entanto, acabei me apaixonando pelo processo e, hoje, corro não por estética, mas por amor ao esporte. Entrei em uma assessoria esportiva e, desde então, passei a gostar ainda mais de participar de provas e de me desafiar constantemente. A corrida nos desafia, muda nossos pensamentos e nos faz superar limites. Para mim, ela transformou e continua transformando minha vida a cada dia.” Festival de Verão Mais do que um encontro esportivo, o festival marca a abertura de uma agenda extensa de atividades que será desenvolvida ao longo do ano pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). A proposta inclui ações recreativas, práticas esportivas e competições na capital e em municípios do interior, ampliando o acesso ao esporte e incentivando a participação da comunidade em diversas regiões do Estado. O Festival de Verão contará com uma apresentação especial do cantor Robertinho Meneses, ex-integrante do grupo Feitiço Moleque. A iniciativa reúne mais de 65 parceiros e oferece uma variedade de modalidades para todos os públicos, como fit dance, ritbox, calistenia, yoga, yoga em tecido acrobático, ciclismo, corrida de orientação, skate, patinação, kung fu, karatê, wrestling (luta olímpica), capoeira, entre outras. O evento contará ainda com estandes informativos de instituições como a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), CHOQUE (Batalhão de Polícia de Choque), CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS), SES (Secretaria de Estado de Saúde), entre outros órgãos parceiros. O Festival de Verão acontecerá no Parque das Nações Indígenas a partir das 7h da manhã. A entrada será pelo Portão Guató.Endereço: Av. Afonso Pena, s/n – Centro, Campo Grande Confira o croqui com a disposição do evento, (clique para acessar). Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Da cena do crime ao laboratório: mulheres atuam na produção da prova pericial em MS
Na Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, mulheres participam de diferentes etapas da atividade pericial, desde o atendimento em locais de crime até análises laboratoriais, exames médico-legais e papiloscopia. Atualmente, elas representam cerca de 40% do efetivo da instituição. Antes que um exame médico seja realizado ou uma identificação seja confirmada, o trabalho técnico começa no local do fato. É ali que vestígios são identificados, registrados e preservados para subsidiar as investigações e orientar os exames que serão realizados posteriormente. Vestígios e dinâmica do crime A perita criminal Karla Gonçalves da Cruz, que ingressou na instituição em 2014 e atualmente trabalha no Núcleo de Perícias Externas, no setor de Crimes Contra a Vida, na Capital, explica que a preservação do local é a primeira preocupação da equipe. “Minha primeira preocupação é identificar a área onde se encontram os vestígios e verificar se essa região está devidamente isolada e preservada. Isso é fundamental para garantir que os elementos presentes no local sejam mantidos íntegros. ” Com mais de 11 anos de atuação, Karla já trabalhou no Núcleo Regional de Criminalística de Corumbá e no Departamento de Apoio às Unidades Regionais antes de integrar a equipe responsável pelos atendimentos em Campo Grande. Segundo ela, o trabalho no local exige atenção a todos os elementos presentes na cena, já que nem sempre é possível identificar de imediato quais terão relevância para a investigação. “Em muitos casos há grande quantidade de elementos no local e naquele momento ainda não é possível identificar completamente o que é relevante. Por isso é essencial realizar um levantamento detalhado e minucioso”, explicou. Parte do material coletado em locais de crime segue posteriormente para análises especializadas em diferentes áreas da perícia, como DNA, documentoscopia, balística e outras disciplinas técnicas realizadas em laboratórios da Polícia Científica por outras peritas e peritos criminais. Exames médico-legais Na medicina legal, os exames contribuem para esclarecer circunstâncias de diferentes ocorrências. A perita médica-legista Taís Cristina Zottis Barsaglini, que exerce atividades há três anos no Instituto de Medicina e Odontologia Legal e na Casa da Mulher Brasileira, destaca a importância da área na produção da prova técnica. “O exame médico-legal traz clareza e materialidade sobre os fatos. Ele pode documentar casos de violência física, sexual ou ainda esclarecer a causa de óbitos violentos, como acidentes de trânsito ou homicídios.” As conclusões são registradas em laudos técnicos elaborados a partir de evidências científicas. “Um laudo tecnicamente fundamentado reúne todas as conclusões com base em evidências e respeitando o passo a passo pericial para que seja confiável”, afirmou. Mesmo diante de situações difíceis, ela afirma que o foco permanece no rigor técnico. “Quando comecei a trabalhar nessa área percebi que é impossível não se sentir incomodada com algumas situações de violência e vulnerabilidade humana. Mas tento me manter focada nas evidências e nos fatos concretos. ” Digitais que revelam identidades A papiloscopia também integra a produção da prova técnica. A perita papiloscopista Juliana Cardozo da Silva, que ingressou na instituição em 2015 e já atuou em plantões de local de crime em Dourados e em Campo Grande, explica que o trabalho vai além da emissão de documentos de identidade. “Ele garante a existência civil da pessoa, assegura direitos e a situa perante a sociedade. É por meio dele que alguém passa a ter nome, registro, acesso a serviços e reconhecimento legal.” No contexto criminal, a atuação também inclui o levantamento de impressões digitais em locais de crime, etapa que pode contribuir para a identificação de pessoas envolvidas nas ocorrências. “Confirmar uma identidade pode inocentar alguém, esclarecer um crime ou permitir que uma família encerre um ciclo de dor. Por trás de cada impressão digital existe uma história”, afirmou. De acordo com Juliana, a análise exige atenção rigorosa aos detalhes. Muitas vezes, os peritos trabalham com fragmentos muito pequenos de impressões digitais que precisam ser comparados com precisão. “Observamos linhas, pontos característicos e pequenas bifurcações que são únicas em cada pessoa. É um trabalho que não permite pressa. ” Assim como ocorre em outras perícias de local de crime, os vestígios coletados podem gerar desdobramentos para análises complementares em diferentes núcleos especializados de identificação. Bastidores dos exames necroscópicos Parte da atividade ocorre nos bastidores. A agente de Polícia Científica Romilda Fleitas, que atua há dez anos nos exames necroscópicos, acompanha diferentes etapas do procedimento. “Quando o corpo chega aqui, a gente faz toda a recepção, confere a requisição, a cadeia de custódia e verifica se houve atendimento anterior em unidade de saúde ou pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Depois auxiliamos o médico-legista durante o exame e também ficamos responsáveis pela liberação do corpo para a funerária, sempre com autorização da família”, relatou. Segundo ela, a rotina também envolve o contato com familiares em momentos delicados. “Às vezes a família chega aqui em uma situação muito difícil e precisa entender que alguns exames são necessários. É um trabalho que exige responsabilidade e respeito com cada caso que chega até nós.” Romilda afirma que cada função dentro do instituto contribui para o resultado final do trabalho técnico. “Eu me vejo como uma peça dentro de uma engrenagem. Cada um faz a sua parte para que tudo funcione. ” Do levantamento de vestígios no local de crime às análises laboratoriais, passando pela identificação e pelos exames médico-legais, essas profissionais participam de diferentes etapas da atividade pericial que contribui para o esclarecimento de fatos e para a produção de provas utilizadas pela Justiça. Maria Ester Jardim Rossoni, Comunicação PCi-MS
DOF Investe em Tecnologia: Policiais Recebem Treinamento para Operar Drones na Fronteira
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) reafirma seu compromisso com a modernização e a eficiência no combate ao crime transfronteiriço. Como parte de sua estratégia de fortalecimento, policiais do Departamento foram submetidos a um treinamento especializado para a operação de veículos aéreos não tripulados (DRONES). A iniciativa visa equipar as guarnições com ferramentas de última geração para o monitoramento e a vigilância de áreas críticas. O uso desses equipamentos será fundamental para otimizar o combate ao tráfico de drogas, contrabando e outros crimes típicos da região de fronteira. O avanço tecnológico é tratado como prioridade estratégica pelo comando do DOF. O objetivo central é elevar a capacidade técnica das guarnições em campo e fortalecer o setor de inteligência da unidade. Com a visão aérea proporcionada pelos drones, o DOF ganha vantagem, permitindo um reconhecimento mais preciso do terreno e uma resposta mais rápida a atividades suspeitas, garantindo maior segurança tanto para os operadores quanto para a população.








