O HRD (Hospital Regional de Dourados) lançou oficialmente três linhas de pesquisa para recebimento de estudos científicos, direcionadas a diversas áreas de atuação e que contemplam temas estratégicos para a realidade hospitalar e regional. A iniciativa marca o início das atividades do Serviço de Ensino e Pesquisa na unidade, que tem dentre seus objetivos ser um espaço de formação, inovação e produção científica, contribuindo para o fortalecimento do sistema de saúde regional. A Diretora Geral do HRD, Andreia Alcantara, destaca que a iniciativa reforça o compromisso da unidade com a excelência assistencial e a produção de conhecimento. “O Hospital Regional de Dourados nasce com o propósito de oferecer uma assistência de qualidade, mas também de ser um espaço de construção científica. Queremos incentivar pesquisadores a desenvolverem estudos que contribuam para aprimorar nossos processos, fortalecer a segurança do paciente e gerar impactos positivos para toda a região. As portas do HRD estão abertas para quem deseja transformar conhecimento em cuidado”, afirma. Submissão de projetos e fluxo de pesquisa A Supervisora de Ensino e Pesquisa do HRD, Valéria Azevedo, explica que o processo de submissão foi estruturado para garantir transparência, organização e celeridade na análise das propostas. “O fluxo de pesquisa no HRD será contínuo, permitindo que os pesquisadores submetam seus projetos a qualquer momento por meio do formulário disponível”, explica. Os pesquisadores interessados podem submeter projetos de pesquisa e extensão por meio do link https://forms.gle/aTrwH8BjQ2TkirXA7, onde deverão preencher um formulário com as informações sobre o projeto a ser avaliado. “Após o envio, as propostas serão avaliadas, assegurando critérios técnicos, éticos e científicos. Nosso objetivo é oferecer um processo claro, acessível e alinhado às diretrizes institucionais”, destaca a supervisora. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Ensino e Pesquisa do HRD pelo e-mail ensinoepesquisa@hrd.org.br ou pelo telefone (67) 2091-2358. Linhas de Pesquisa Abrange o desenvolvimento, avaliação e aplicação de tecnologias e estratégias inovadoras para aprimorar a gestão hospitalar e os processos assistenciais. A linha contempla soluções voltadas à organização do cuidado, segurança do paciente, eficiência e qualidade dos fluxos assistenciais, além do apoio à tomada de decisão clínica e administrativa, especialmente em contextos de média e alta complexidade, como centros cirúrgicos, unidades de internação e terapia intensiva. Foca na organização e qualificação da atenção à saúde de populações em situação de maior vulnerabilidade, com destaque para povos indígenas e residentes em regiões de fronteira. A proposta considera especificidades culturais, territoriais e epidemiológicas, visando ampliar o acesso, promover equidade e fortalecer a resolutividade da assistência hospitalar, integrando práticas interculturais e estratégias adaptadas às necessidades locais. Voltada à qualificação do cuidado em serviços hospitalares e especializados, com ênfase na qualidade assistencial, segurança do paciente e organização dos processos de cuidado. Inclui a implementação de protocolos baseados em evidências, avaliação de desfechos clínicos, integração multiprofissional, cuidado centrado no paciente e na família, além da articulação entre os diferentes níveis de atenção e da busca por eficiência e sustentabilidade do sistema de saúde. Comunicação SES *com informações do HRD
Governo pede ao Cade para investigar aumento dos combustíveis
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça, encaminhou hoje (10) um ofício ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para que investigue os recentes aumentos nos preços dos combustíveis que foram registrados em postos na Bahia, no Rio Grande do Norte, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O pedido foi encaminhado após representantes de sindicatos reclamarem que distribuidoras desses quatro estados brasileiros e do Distrito Federal estavam elevando os preços de venda dos combustíveis, embora a Petrobras não tenha anunciado aumento nos preços praticados em suas refinarias. Esse aumento, disseram os sindicalistas, estaria sendo justificado pela alta no preço internacional do petróleo, associado aos ataques que vem ocorrendo no Oriente Médio. “Diante desse cenário, a Senacon solicitou que o Cade avalie a existência de possíveis indícios de práticas que possam prejudicar a livre concorrência no mercado, e que podem indicar tentativa de influência à adoção de conduta comercial uniforme ou combinada entre concorrentes”, diz a Senacon, em nota. Por meio de nota divulgada em suas redes sociais, o SindiCombustíveis da Bahia disse que está preocupado com os efeitos do cenário internacional sobre o mercado de combustíveis no estado. “O conflito envolvendo Estados Unidos, Israel e Irã tem pressionado as cotações do petróleo no mercado internacional e já provoca reflexos no Brasil”, escreveu. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos RN), também em suas redes sociais, escreveu na semana passada que o conflito “já começa a refletir na alta do preço do petróleo no mercado internacional, acendendo um sinal de atenção para o setor de combustíveis no Brasil”. O Minaspreto alertou que a defasagem no preço do diesel já atinge mais de R$ 2 e, na gasolina, quase R$ 1. “As companhias estão restringindo a venda e praticando preços exorbitantes, principalmente para os revendedores marca própria. Já há relatos de postos totalmente secos em Minas Gerais. O Minaspetro está monitorando a situação e irá acionar os órgãos reguladores para mitigar o risco de desabastecimento”, escreveu o sindicato, em suas redes sociais. Em São Paulo, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de São Paulo (Sincopetro), entidade que representa o comércio varejista de derivados de petróleo também vem observando aumento no preço dos combustíveis. Em entrevista, o presidente do Sincopetro, José Alberto Gouveia, disse que a investigação do Cade será importante para o setor. “O que não pode é o dono do posto levar a culpa como estão tentando fazer. Ele não aumentou porque ele quis, ele aumentou porque aumentou o preço para ele também. Então essa explicação para nós é muito importante”, disse ele. Agência Brasil
Policiais apreendem 600 quilos de defensivos agrícolas após condutor abandonar veículo
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na noite de domingo (8), um veículo GM Celta carregado com 600 quilos de defensivos agrícolas de origem estrangeira. A ação ocorreu na rodovia MS-384, próximo ao trevo de Antônio João, em Ponta Porã. A equipe realizava patrulhamento quando visualizou o veículo. Ao notar a aproximação da viatura policial, o condutor abandonou o automóvel às margens da rodovia e fugiu a pé para uma área de vegetação densa. Apesar das buscas realizadas no local, o suspeito não foi localizado. Durante a vistoria no interior do Celta, os militares encontraram diversos volumes de defensivos agrícolas de procedência estrangeira. A carga e o veículo foram encaminhados à Receita Federal de Ponta Porã, gerando um prejuízo estimado de R$ 620 mil ao crime organizado.
DOF apreende veículo carregado com cigarros
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, na tarde de domingo (8), um veículo Honda CR-V carregado com 50 caixas de cigarros contrabandeados do Paraguai. A ação ocorreu na rodovia MS-465, conhecida como Estrada do Suez, na região de Rio Brilhante. A equipe realizava patrulhamento pela BR-163 quando deu ordem de parada ao condutor, que desobedeceu e iniciou uma fuga em alta velocidade, acessando a MS-465. Após um acompanhamento de aproximadamente 32 quilômetros por estrada de chão, o suspeito abandonou o veículo e fugiu para uma área de vegetação, não sendo localizado apesar das buscas. Durante a vistoria no automóvel, os militares constataram que o interior estava completamente ocupado pela carga de cigarros de origem estrangeira. O material apreendido, avaliado em R$ 175 mil, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Mutirão contra chikungunya encontra 171 focos do mosquito no 1º dia de ação nas aldeias
O primeiro dia do mutirão de combate à epidemia de febre chikungunya na Reserva Indígena de Dourados resultou na identificação de 171 focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença que está sendo tratada como epidemia pelas autoridades de saúde pública. A ação começou nesta segunda-feira (9) e mobilizou equipes da Prefeitura de Dourados e parceiros para eliminar criadouros do vetor da doença. Durante o trabalho, foram vistoriados 664 imóveis na aldeia Jaguapiru. Desse total, 288 receberam tratamento específico para eliminar larvas do mosquito. A maioria dos focos identificados estava em caixas d’água, lixo acumulado e pneus. Além da eliminação de criadouros, também foi realizada borrifação com máquina costal em 13 imóveis para reforçar o combate ao mosquito. O mutirão é coordenado pelas secretaria municipais de Saúde e de Serviços Urbanos da Prefeitura de Dourados, com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Itaporã, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e de lideranças das aldeias Jaguapiru e Bororó. Nesta terça-feira (10), os trabalhos continuaram com objetivo de vistoriar o maior número possível de moradias e combater focos do mosquito. Neste momento, o foco principal das equipes está na aldeia Jaguapiru, onde foi registrada a maior concentração de casos da doença. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, já são 99 casos confirmados de febre chikungunya na reserva, além de 183 notificações que ainda estão em investigação. Embora o combate ao mosquito e a atenção primária nas aldeias sejam atribuições do Governo Federal, o prefeito Marçal Filho determinou que a Secretaria Municipal de Saúde mobilizasse equipes para auxiliar no enfrentamento da situação diante da gravidade do cenário. Durante as primeiras inspeções nas residências da aldeia Jaguapiru, foram encontrados diversos criadouros, principalmente em caixas d’água. Muitas famílias armazenam água da chuva devido à falta de abastecimento regular. Mesmo nas casas com rede de água encanada, a distribuição irregular leva moradores a manterem recipientes cheios por longos períodos, o que favorece a proliferação do mosquito. Para eliminar as larvas em locais onde a água não pode ser descartada imediatamente, as equipes utilizam produtos biológicos conhecidos como larvicidas ou bioinseticidas. Segundo a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Priscila da Silva, o produto é específico para as larvas do Aedes aegypti e não oferece riscos para pessoas ou animais domésticos. Paralelamente às ações nas residências, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciaram vistorias em prédios públicos da reserva, incluindo escolas, unidades de saúde e centros de assistência social. A chikungunya é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e da zika. Entre os principais sintomas estão febre alta, dores intensas nas articulações, dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, cansaço e manchas na pele. Embora a maioria dos pacientes se recupere em algumas semanas, em certos casos as dores articulares podem persistir por meses ou até anos, exigindo acompanhamento médico.
Secretaria de Saúde investe em contraceptivos de longa duração e previne gravidez na adolescência
Dourados é o primeiro município de Mato Grosso do Sul a realizar aquisição, com recursos próprios, de métodos contraceptivos (Implanon) reversíveis de longa duração e de kits descartáveis para inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU). O município também é, porporcionalmente, o que tem maior cobertura desse serviço no planejamento familiar em todo o Brasil. A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), tem ampliado investimentos na prevenção da gravidez na adolescência e na capacitação das equipes da rede pública para fortalecer o trabalho de orientação e atendimento às mulheres. Na manhã desta terça-feira, o prefeito Marçal Filho acompanhou o trabalho desenvolvido neste sentido na Unidade Básica de Saúde da Vila Hilda. Ele ressaltou o trabalho realizado pela Prefeitura de Dourados para que as UBS’s estejam preparadas para desenvolver ações que ampliem a proteção, principalmente de adolescentes, incentivem o planejamento familiar e contribuam para a redução de situações de vulnerabilidade social. O prefeito destacou a iniciativa. “A Prefeitura de Dourados é a primeira do Estado que dispõem de recursos próprios para que as mulheres e principalmente as mais jovens tenham acesso ao meio de prevenção que é inserido de forma subdérmica (sob a pele), de forma fácil e ajuda muito para que tenham planejamento familiar e melhores perspectivas de vida”, apontou Marçal Filho. Entre junho de 2025 e março de 2026, 422 mulheres já aderiram ao Implanon na rede pública de Dourados. O método contraceptivo foi adquirido com recursos próprios do município, ao custo unitário de R$ 482. O público prioritário é formado por adolescentes em situação de vulnerabilidade social que já possuem vida sexual ativa. Somente no início de 2026, a prefeitura já investiu R$ 701.669,00 na aquisição de Implanon, R$ 794.430,00 em Dispositivo Intrauterino (DIU), R$ 6.380,00 em anestésico tópico utilizado na inserção do DIU e R$ 178.125,00 em kits descartáveis para o procedimento. Prefeito Marçal Filho acompanha trabalho na Unidade Básica de Saúde da Vila Hilda Cabe destacar que, durante o ano de 2025, a prefeitura também recebeu 153 unidades de Implanon enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde e outras 889 unidades encaminhadas pelo Ministério da Saúde em dezembro do mesmo ano, que começaram a ser distribuídas em janeiro de 2026, totalizando 1.042 unidades recebidas. Em relação ao DIU hormonal, ao longo de 2025 foram recebidas 343 unidades da Secretaria de Estado de Saúde e outras 62 unidades em 2026. Já a primeira aquisição com recursos próprios, no valor de R$ 794.430,00, foi realizada em março de 2026, e a Sems iniciou a distribuição do método nas unidades de saúde neste mês. Em Dourados, o levantamento mais recente (2024) aponta que de 3.800 bebês nascidos vivos, 436 eram filhos de adolescentes, ou seja, 11,47%. A coordenadora da Rede Aline, programa voltado ao atendimento de mulheres em Dourados, Mariana Faria Gonçalves, destaca que as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm orientado adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade sobre o uso do Implanon. Segundo ela, o método é destinado principalmente a adolescentes com até 19 anos que já possuem vida sexual ativa. “Basta procurar a unidade de saúde mais próxima para receber orientação da equipe médica e de enfermagem. Se estiver dentro dos critérios, a adolescente pode agendar a inserção do implante na própria UBS”, explica. Além das adolescentes, também são consideradas prioritárias mulheres em alta vulnerabilidade psicossocial, como aquelas que vivem em condições de extrema pobreza, com transtornos relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, mulheres monitoradas por tornozeleira eletrônica ou que tenham sido vítimas de violência sexual. Mariana também ressalta que o procedimento de inserção do implante é simples e rápido. “É realizado com anestesia local e leva cerca de três minutos. Durante os meses de fevereiro, março e abril, os profissionais da rede municipal estão passando por capacitações, e a previsão é que até o final de abril todas as unidades de saúde estejam aptas a oferecer o procedimento”, afirma. A Prefeitura de Dourados reforça que o enfrentamento à gravidez na adolescência está diretamente relacionado à permanência dos jovens na escola, à ampliação de oportunidades de qualificação profissional e à redução de fatores que podem levar à vulnerabilidade social e à violência. Por isso, o município investe no acesso à saúde e no fortalecimento das políticas de planejamento reprodutivo, garantindo mais autonomia e informação para adolescentes e mulheres.
Dourados autoriza concessão do aeroporto e vai economizar mais de R$ 6 milhões por ano
A Prefeitura de Dourados autorizou o Ministério dos Portos e Aeroportos a incluir o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira no pacote de concessões que foi lançado recentemente pelo governo federal. A assinatura da autorização, liberando o aeroporto para a concessão federal, foi assinada ainda no ano passado pelo prefeito Marçal Filho e ocorreu após o início das operações da Latam Airline, com voos ligando Dourados ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A administração do aeroporto é responsabilidade exclusiva da Prefeitura de Dourados, que contratou a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para fazer a gestão. O prefeito Marçal Filho fala sobre a iniciativa que vai gerar economia de mais de R$ 6 milhões anuais para os cofres públicos municipais. “Minha missão e grande desafio do primeiro ano de gestão era reativar os voos comerciais depois de mais de 4 anos de aeroporto fechado”, enfatizou o prefeito. “Superado esse desafio, entendi que não faria sentido continuar gastando recursos do município para manter o Aeroporto Regional, por isso autorizei a concessão”, completou. De acordo com o prefeito, ao descobrirem que as operações no Aeroporto Regional de Dourados eram rentáveis, empresas concessionárias passaram a olhar para o município com outros olhos. “Importante salientar que a proposta de concessão faz parte de um pacote que envolve o Aeroporto Internacional de Brasília e que deixará todos os aeroportos de Mato Grosso do Sul em poder da iniciativa privada”, ressalta. “Hoje, o Aeroporto Internacional de Campo Grande e o Aeroporto Internacional de Ponta Porã já são concessões e a proposta do governo federal é passar os aeroportos de Dourados, Bonito e Três Lagoas também para a iniciativa privada”, explica o prefeito. Além de passar a ser administrado por concessionária com know-how nesse tipo de operação, o que vai garantir melhorias para os passageiros, a concessão vai gerar economia considerável aos cofres municipais. A Prefeitura de Dourados teve que usar R$ 3.901.959,34 em recursos próprios apenas para manter o contrato para a Infraero em 2025. Em janeiro, o município gastou R$ 172.136,92 com pagamento para a Infraero, seguido por RS 193.450.89 em fevereiro; R$ 236.722,70 em março; R4 240.239,78 em abril; R$ 240.717,96 em maio; R$ 258.019,30 em junho; R$ 258.401,29 em julho e R$ 266.974,55 em agosto. Os valores pagos pela Prefeitura de Dourados para a Infraero dispararam a partir de setembro de 2025, quando o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira passou a operar com voos da Latam às segundas, quintas e sextas-feira. Em setembro, foram pagos R$ 569.391,29, seguidos por R$ 489.370,64 em outubro; R$ 489.488,00 em novembro e R$ 487.046,02 em dezembro do ano passado. Além dos gastos de R$ 3.901.959,34 com o contrato da Infraero, a Prefeitura de Dourados também teve gastos mensais de R$ 19.426,41 com os servidores municipais que trabalham no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, totalizando R$ 233.116,92 ao longo do ano. Esse valor que continuará sendo gasto em 2026, já que o aeroporto segue sob responsabilidade da Prefeitura de Dourados, com administração da Infraero. Com a concessão, esse dinheiro será direcionado para outros setores. “Temos necessidades na Educação, na Saúde, na Infraestrutura e não podemos seguir gastando mais de R$ 6 milhões do contribuinte com administração do Aeroporto Regional, mesmo porque esse não é papel da prefeitura”, observa Marçal Filho. “Nossa missão já foi cumprida, que era recolocar Dourados na rota da aviação comercial e a partir de abril teremos voos todos os dias com a Latam e ainda estamos negociando com outras companhias aéreas para operar em nossa cidade, mas a gestão do aeroporto tem que passar para a iniciativa privada porque nossas prioridades são outras”, finaliza o prefeito.
Festival de Karatê reúne atletas de diversas academias e destaca talentos da nova geração
O município de Dourados sediou no sábado, 7 de março, o Festival Dourados de Karatê, reunindo atletas de diferentes academias e categorias em uma grande celebração do esporte. A competição contou com disputas nas modalidades Kata e Kumite, envolvendo crianças, adolescentes que fazem parte de projetos esportivos na cidade e também adultos. Com alto nível técnico e forte participação das equipes locais, o festival reforçou o crescimento do karatê na região e evidenciou o trabalho de formação realizado pelas academias. Para a maioria dos atletas, a competição foi importante, oportunidade para pôr em prática o que aprendem na academia e, assim, adquirir experiência para competições futuras. A competição foi marcada pelo espírito esportivo, respeito entre os atletas e incentivo das famílias, consolidando o evento como um dos principais do calendário esportivo municipal. Um bom público prestigiou o evento, apesar do forte calor daquela tarde de sábado. KUMITE – FEMININO 7/8 anos – Pesado 1º Milena Junqueira (Jorjão) 2º Samara Romero (Bom Aluno Bom Atleta) 3º Alice Vilaça Silva (Bom Aluno Bom Atleta) 9/10 anos – Leve 1º Geovana da Silva (CT Power Fight) 2º Ana Júlia 9/10 anos – Pesado 1º Julia Maria Nunes dos Santos (CT Master) 2º Raquel Catarina (Scorpio King) 3º Esmeralda Santos (AFC) 11/12 anos – Pesado 1º Brenda Ribeiro (Scorpio King) 2º Flávia Rabelo (CT Power Fight) 3º Ana Júlia (CT Power Fight) 13/14 anos – Pesado 1º Aymê Camargo (Bom Aluno Bom Atleta) 2º Metlym Camargo (Bom Aluno Bom Atleta) 16/17 anos – Leve 1º Maria Fernanda K.B. Santos (Scorpio King) 2º Larissa Aguilera França (Scorpio King) 3º Iasmin Bianca Ferreira (Scorpio King) 16/17 anos – Pesado 1º Kauan dos Santos Ajala (AOKC) 2º Pietro Padilha (AOKC) 3º João Caio B. Vila Nova (Scorpio King) KUMITE – MASCULINO 7/8 anos – Leve 1º Miguel Dorneles (AFC) 2º Pietro da Silva Souza (CT Master) 3º João Davi Santos B. (Scorpio King) 7/8 anos – Pesado 1º André Cesari (CT Power Fight) 2º Oliver Miguel G. Campos (Scorpio King) 3º Davi Luiz Santana (AFC) 9/10 anos – Pesado 1º Fernando Matos (CT Power Fight) 2º Antoni Brian Tacon (Scorpio King) 3º Pedro Henrique Brunel (AOKC) 11/12 anos – Leve 1º Leonardo Procópio Rader (AOKC) 2º Pedro Gabriel Viegas Ojeda (AFC) 3º Vitor Bernardo O. Freitas (Scorpio King) 11/12 anos – Pesado 1º Kauã Gabriel (AOKC) 2º Paulo Eduardo (Bom Aluno Bom Atleta) 3º Kauã Gabriel (Bom Aluno Bom Atleta) 13/14 anos – Leve 1º Solimar de Souza (CT Master) 2º Gabriel Colete Mazarão (Scorpio King) 3º Jorge Lima Paim (AOKC) 13/14 anos – Pesado 1º Benjamin Kaleb de Castro (AOKC) 2º Brian Borges (AOKC) 3º Lucas Bandeira da Silva (AOKC) 13/14 anos – Avançado 1º Anderson Carlos de Melo (Bom Aluno Bom Atleta) 2º Diego Eduardo Silva (CT Power Fight) 3º Davi Morais da Silva (Bom Aluno Bom Atleta) 15/16 anos – Pesado 1º Gabriel Barbosa Mota (Scorpio King) 2º Anderson Carlos de Melo (Bom Aluno Bom Atleta) 3º Vitor Rodrigues Vieira (Bom Aluno Bom Atleta) Adulto Na categoria Adulto, o Melhor Nocaute foi de Anderson Carlos de Melo (Bom Aluno Bom Atleta) O Festival Dourados de Karatê reafirma a importância do esporte como ferramenta de disciplina, inclusão e formação cidadã. A expressiva participação das academias — como CT Power Fight, Scorpio King, AOKC, CT Master, AFC e Bom Aluno Bom Atleta — demonstra a força e a organização do karatê em Dourados. O evento foi organizado pela Academia Bom Aluno Bom Atleta, por meio do sensei Marcos da Silva, com supervisão da Federação Sul- Mato-Grossense Kyokushin e apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados( Funed).Para o sensei Marcos da Silva, além das disputas e premiações, o festival também evidenciou a importância do esporte na formação da crianças e do adolescentes. “Mais do que uma modalidade competitiva, o karatê contribui para o desenvolvimento de valores como disciplina, concentração e autoconfiança entre aqueles que o prática”, avalia.
Inspetor Cabral faz reflexão sobre violência contra a mulher durante sessão da Câmara
Durante a 6ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira (9), o vereador Inspetor Cabral (PSD) utilizou a tribuna para fazer uma reflexão sobre o cenário enfrentado pelas mulheres, especialmente neste mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Ao iniciar sua fala, o parlamentar destacou que o período costuma ser marcado por homenagens e gestos simbólicos, mas propôs uma reflexão sobre a realidade enfrentada por muitas mulheres. “Quero iniciar minha fala lembrando que estamos no mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher. E sempre que essa data chega, muitas homenagens são feitas: flores são entregues, mensagens são publicadas e discursos são realizados”, afirmou. Na sequência, o vereador questionou se o momento é realmente de comemoração diante do cenário de violência ainda enfrentado por muitas mulheres. “Mas eu quero fazer aqui uma reflexão muito sincera. Será que nós realmente temos o que comemorar?”, disse. Inspetor Cabral ressaltou que sua preocupação também está ligada à experiência profissional nas ruas como guarda municipal e integrante da Patrulha Maria da Penha, acompanhando situações de violência e vulnerabilidade. “Falo não apenas como vereador, mas também como Guarda Municipal e integrante da Patrulha Maria da Penha, alguém que está diariamente nas ruas e que acompanha de perto a realidade de muitas mulheres da nossa cidade”, declarou. Durante o pronunciamento, o parlamentar relatou situações que presencia no dia a dia do trabalho. “Infelizmente, o que eu vejo não é motivo de celebração. Eu vejo mulheres sendo vítimas de violência dentro da própria casa. Eu vejo mulheres sendo agredidas por quem deveria protegê-las. Eu vejo mulheres que vivem com medo. Eu vejo mulheres em situação de rua, mulheres abandonadas, mulheres humilhadas e violentadas”, afirmou. Dados recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública reforçam a gravidade do cenário no estado de Mato Grosso do Sul. Nos últimos cinco anos, 181 mulheres foram assassinadas vítimas de feminicídio, e o estado possui atualmente a terceira maior taxa desse tipo de crime no país. Para o vereador, homenagens são importantes, mas precisam vir acompanhadas de ações concretas. “Dar uma flor é bonito. Fazer uma homenagem é importante. Mas não pode parar nisso. As mulheres precisam de muito mais do que palavras. Elas precisam de proteção, respeito e políticas públicas eficazes”, destacou. O parlamentar também defendeu o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e o envolvimento de diferentes instituições no enfrentamento à violência. “Essa é uma luta que não pode ser de um órgão só, nem de uma instituição isolada. É uma luta que precisa unir gestores públicos, forças de segurança, Poder Judiciário, Ministério Público e toda a sociedade”, concluiu.








