Foi deflagrada nesta quinta-feira (12), a Operação Purgatio, que tem como objetivo combater o contrabando de agrotóxicos provenientes do Paraguai, que representam risco à saúde pública e ao meio ambiente. A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Federal, Receita Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a pessoas físicas e jurídicas em Campo Grande, Miranda e Maracaju, em Mato Grosso do Sul. De acordo com nota distribuída à imprensa, as equipes apreenderam mídias eletrônicas, documentos, bens utilizados para a prática do ilícito e uma quantidade significativa de agrotóxicos irregulares, cuja comercialização e uso são proibidos no país. “A iniciativa reforça o trabalho integrado dos órgãos participantes para enfrentar práticas criminosas que colocam em risco a segurança da população, a economia e o patrimônio ambiental, garantindo a responsabilização dos envolvidos e a proteção dos recursos naturais”, disse a Receita Federal.
Ações de Zé Teixeira buscam melhorias para Dourados, Douradina e Deodápolis
O deputado estadual Zé Teixeira formalizou nesta semana uma série de indicações à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, focadas em resolver problemas críticos de logística, segurança e saúde pública em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. As solicitações, que atendem a demandas diretas de moradores e lideranças municipais, buscam garantir que o desenvolvimento econômico do Estado seja acompanhado por qualidade de vida e segurança para as famílias sul-mato-grossenses. Entre as prioridades apresentadas, destaca-se a urgência no recapeamento de um trecho de oito quilômetros da rodovia MS-379, que interliga Douradina ao entroncamento com a BR-163. A via apresenta deterioração do pavimento e inúmeros buracos, o que coloca em risco a vida dos motoristas e prejudica o escoamento da produção agrícola regional. Ao direcionar a demanda à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, o parlamentar reforça a necessidade de restabelecer a trafegabilidade segura em uma rota logística essencial para o setor produtivo. Em Dourados, a atuação do deputado se estende à segurança viária e ao lazer. Zé Teixeira solicitou ao DNIT estudos para a instalação de redutores de velocidade na BR-463, especificamente no acesso aos bairros Campo Dourado e BNH IV. A medida partiu da vereadora Isa Marcondes e visa proteger pedestres, ciclistas e estudantes que cruzam a rodovia diariamente. Paralelamente, o parlamentar atua junto à Energisa e à Prefeitura de Dourados para viabilizar a iluminação pública na rampa náutica às margens do Rio Dourados, conforme solicitação do vereador Márcio Pudim. O objetivo é oferecer infraestrutura adequada para a Associação dos Pescadores e frequentadores, estimulando o turismo e garantindo segurança no período noturno. A área social também recebeu atenção com o pedido de implantação de uma Casa de Tratamento e Acolhimento para dependentes químicos em Deodápolis. A proposta do vereador Edmilson da Banda, que requer a união de esforços entre o Governo do Estado, a Bancada Federal e a prefeitura local, visa estruturar um centro vinculado ao CAPS para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a iniciativa, o deputado busca assegurar que o tratamento de saúde mental e a assistência especializada cheguem aos moradores da sede e da zona rural.
MPMS reforça fiscalização dos serviços para acolhimento de crianças e adolescentes em Dourados e Laguna Carapã
Com o objetivo de intensificar a supervisão das unidades de acolhimento, a 17ª Promotoria de Justiça de Dourados abriu procedimento administrativo para acompanhar de perto a estrutura e o funcionamento dos serviços prestados no município e em Laguna Carapã. A iniciativa tem como objetivo assegurar que as medidas protetivas sejam executadas de acordo com a legislação vigente e com os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal. De acordo com a portaria de instauração do procedimento, o acolhimento – seja ele institucional ou familiar – é sempre medida excepcional e provisória, devendo servir como etapa de transição para a reintegração à família de origem ou, quando isso não for possível, para a colocação em família substituta. Nesse sentido, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) ressalta que crianças e adolescentes têm direito a crescer no ambiente familiar, recebendo cuidados que assegurem seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social, e que o afastamento do convívio familiar somente ocorre com autorização judicial, mediante contraditório e ampla defesa. Medidas solicitadas Entre as determinações estão a realização de inspeção anuais e semestrais aos programas de acolhimento, nos meses de março e setembro, conforme estabelece a Resolução n.º 71 do Conselho Nacional do Ministério Público, alterada pela Resolução n.º 198/2019. As entidades responsáveis já estão sendo comunicadas para o preenchimento prévio dos formulários de fiscalização do CNMP, além do envio de listas atualizadas das crianças e adolescentes atendidos. Após as inspeções, os dados serão alimentados no Sistema de Resoluções do CNMP, acompanhados dos relatórios técnicos do núcleo psicossocial. O procedimento também integra o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), criado pela Resolução n.º 41/2020-PGJ, que determina que instituições de acolhimento informem imediatamente ao MPMS situações envolvendo crianças ou adolescentes desaparecidos ou encontrados, permitindo sua inclusão no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), banco de dados nacional utilizado para cruzamento e identificação de pessoas. Além disso, a Promotoria de Justiça comunicou oficialmente os serviços de acolhimento de Dourados e de Laguna Carapã, reforçando a necessidade de colaboração contínua e envio de informações sempre que houver situações relevantes relacionadas ao acolhimento ou ao desaparecimento de acolhidos. O MPMS destaca ainda que o procedimento permitirá maior celeridade e efetividade na fiscalização, garantindo que o atendimento prestado cumpra integralmente as normas legais e os parâmetros de qualidade exigidos nacionalmente. A atuação também visa assegurar o cumprimento de acordo judicial feito em processo anterior, que determina o fornecimento de vagas em Centros de Educação Infantil às crianças de zero a cinco anos, medida que impacta diretamente famílias em situação de vulnerabilidade e crianças em acolhimento. Com o avanço das etapas do procedimento, novas deliberações poderão ser adotadas, inclusive a requisição de informações adicionais, expedição de novos ofícios e a adoção de medidas legais cabíveis em caso de descumprimento.
Deputado critica atendimento prestado na Saúde em Mato Grosso do Sul
Essencial para as pessoas que moram em todo o Estado, o assunto da tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) desta quinta-feira (12) foi a prestação de atendimento na área de Saúde realizada em Mato Grosso do Sul. O deputado João Henrique falou sobre o atendimento a um paciente no Hospital Regional que não teve o desfecho esperado. “Chega de letargia, de falta de compromisso, de aumentar a dificuldade com burocracia, uma resposta a um paciente em atendimento demonstra o descaso com quem mais precisa. Desde setembro ele iniciou o atendimento, devido às pedras nos rins e precisa de uma cirurgia, que ainda não foi marcada”, explicou. João Henrique também descreveu visita à Santa Casa realizada ontem. “Ontem fui convocado pela Santa Casa para receber todas as informações perante a saúde, fiquei lá mais de 5h analisando tudo. O que a Santa Casa me entregou de documentos, o Estado de Mato Grosso do Sul não nos entregou ainda. Exijo imediatamente todos os documentos que a sua auditoria exige dos hospitais filantrópicos e não só da Santa Casa”, exclamou. “A Santa Casa tem em sua história a primeira mulher de um setor que entrega e resolve a saúde de Mato Grosso de Sul. Essa instituição, que não depende do Estado, está sendo massacrada na gestão de uma mulher, porque o Estado de Mato Grosso do Sul não está honrando com aquilo que foi pactuado. A tabela SUS paga um índice diferentes para a Santa Casa e para o Hospital Regional, em que a produção frente ao que recebe, é muito maior”, detalhou o deputado João Henrique. O deputado ainda fez um apelo, ao concluir sua fala. “Vocês estão vivendo na bolha de vocês e me acusam de viver numa bolha ideológica. Estão vivendo na abolha da falta de compromisso, da falta de entrega, de obra, de consideração. A agonia que tem o povo no governo do ímpio e a alegria no governo do justo, não há justiça com a saúde e com o pobre hoje em Mato Grosso do Sul”, definiu João Henrique.
Embaixador do Japão estará em Dourados para o Bunkyo Rural
O embaixador do Japão no Brasil, Noguchi Yasushi, estará em Dourados no mês de novembro e será recebido pelo prefeito Marçal Filho como hóspede oficial do município. O anúncio foi feito pelo prefeito durante reunião com membros da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social para conhecer os detalhes do Bunkyo Rural, importante evento voltado para o agronegócio que será realizado entre 5 e 7 de novembro na sede campestre do Clube Nipo-Brasileiro de Dourados. “Será uma honra receber o embaixador Noguchi Yasushi em nossa cidade, sobretudo porque temos uma forte influência japonesa graças aos imigrantes e seus familiares que vieram para o município atraídos pela Colônia Nacional Agrícola de Dourados”, enfatizou Marçal Filho. O Bunkyo Rural é composto por diversas atrações voltadas para o agronegócio. A programação está em fase de estruturação e os organizadores, membros da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, estiveram na manhã desta quinta-feira (12) na Prefeitura de Dourados para apresentar o evento ao prefeito Marçal Filho para a ação. “Será uma honra receber o Bunkyo Rural, que já foi realizado nas mais importantes regiões produtoras do país e agora chega para entregar cultura, inovação e tecnologia para o nosso agronegócio”, ressaltou o prefeito. Durante o encontro, Marçal Filho destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional, considerando a relevância do agronegócio para a economia local. “Dourados é um polo muito forte do agronegócio, assim como os municípios da região”, explicou. “Um evento como esse é extremamente importante para agregar conhecimento, promover a troca de experiências e fortalecer oportunidades de negócios para quem atua no setor”, ressaltou Marçal Filho. Representando a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Nelson Hitoshi Kamitsuji, explicou que o Bunkyo Rural deverá reunir importantes nomes do agronegócio, além de autoridades de Mato Grosso do Sul e do Japão, reforçando o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento das relações entre os dois países. “Além de compartilhar conhecimento técnico e experiências, o evento também contribui para aproximar as nações e abrir caminhos para novas parcerias e negócios, tanto que o embaixador Noguchi Yasushi estará presente”, destacou. Outro ponto abordado durante a reunião foi a implantação da Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul, considerada estratégica para ampliar a logística e fortalecer o comércio internacional, especialmente para o setor produtivo da região. “Essa nova rota vai promover ainda mais o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e dos Estados vizinhos, sobretudo porque reduz consideravelmente o tempo das viagens à Ásia através do oceano Pacífico, com a exportações saindo de Porto Murtinho rumo aos portos chilenos de Antofagasta, Mejillones e Iquique”, ressaltou o prefeito. Também presente no encontro, Nélio Kurimori, integrante da Sociedade de Cultura Japonesa e de Assistência Social, ressaltou a importância da união de esforços entre as instituições e o poder público em benefício da população. “Sabemos que o prefeito Marçal Filho e sua equipe têm sido parceiros nas ações que visam o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população”, ressaltou. “Temos grande expectativa de que este encontro seja enriquecedor tanto para os participantes quanto para os negócios locais”, afirmou Nélio Kurimori. A realização do Bunkyo Rural em Dourados reforça o protagonismo do município no agronegócio e evidencia a integração entre tradição, inovação e cooperação internacional.
Policiais apreendem quase uma tonelada entorpecente e prende 5 pessoas em flagrante em uma das maiores apreensões de cloridrato de cocaína
Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros – GARRAS, realizou a apreensão de aproximadamente 975 quilogramas de cocaína, além da prisão em flagrante de cinco indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas, em uma das maiores apreensões de cloridrato de cocaína já registradas no Estado. A ação policial teve início após o recebimento de informação anônima indicando que em uma oficina mecânica localizada na Avenida Senhor do Bonfim, na Capital, estaria prestes a ocorrer uma negociação envolvendo grande quantidade de entorpecentes. Diante da notícia, equipes do GARRAS passaram a realizar monitoramento velado nas proximidades do local, com o objetivo de confirmar a veracidade da informação e identificar os envolvidos na atividade criminosa. Durante as diligências, os policiais visualizaram o indivíduo A.P.S. (42) deixando a oficina conduzindo um veículo GM/Celta, momento em que passou a ser acompanhado por equipe descaracterizada. Simultaneamente, outro veículo Chevrolet S10, conduzido por R.P.S. (39), também deixou o local, sendo igualmente monitorado pelos investigadores. Os veículos deslocaram-se até o estacionamento de um supermercado atacadista localizado na saída para Cuiabá. No local, o condutor do veículo Celta passou a circular pelo estacionamento de maneira suspeita, aparentando aguardar contato para realização da negociação ilícita. Diante da fundada suspeita, foi realizada abordagem policial, sendo localizado no interior do automóvel um invólucro contendo pasta base de cocaína, pesando aproximadamente 0,6 gramas, possivelmente utilizado como amostra para negociação da droga. Paralelamente, outra equipe realizou a abordagem de um veículo Toyota Etios, conduzido por M.F.A. (38), tendo como passageiro L.S.C. (25). Durante as buscas no automóvel foram localizados três tabletes de pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 3,2 quilogramas da droga. Diante da situação de flagrante, os indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para continuidade das diligências. Já na unidade policial, um dos conduzidos manifestou interesse em colaborar com as investigações, informando que havia grande quantidade de entorpecentes armazenada em sua residência. Diante dessas informações, equipes policiais deslocaram-se até o imóvel indicado, onde foi localizada grande quantidade de entorpecentes, sendo 614 volumes de substância análoga à cocaína, entre tabletes e volumes embalados, que após pesagem preliminar totalizaram aproximadamente 975 quilogramas de droga. No mesmo contexto também foram apreendidos veículos utilizados na logística do tráfico, incluindo uma caminhonete Nissan Frontier, que possuía registro de furto/roubo, sendo utilizada para o transporte do entorpecente. Diante de todos os elementos colhidos, os cinco indivíduos foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo apresentados na unidade policial juntamente com os entorpecentes, veículos e demais objetos apreendidos, para adoção das providências legais cabíveis.
PF reprime comércio de cigarros eletrônicos em São Paulo e em Mato Grosso do Sul
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12/3), a Operação Hit II, com o objetivo de combater o comércio de cigarros eletrônicos. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Fé do Sul/SP e de Paranaíba/MS. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de São José do Rio Preto/SP. A investigação apontou que um comerciante em Santa Fé do Sul, que já havia sido alvo da primeira fase da operação, teria voltado a descumprir a proibição de venda de cigarros eletrônicos e de acessórios, conforme norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os objetos apreendidos serão encaminhados à sede da PF em Jales/SP, responsável pela condução das investigações, e posteriormente poderão ser entregues à Receita Federal. Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais investigados poderão responder pelo crime de contrabando.
Turismo de Mato Grosso do Sul marca presença na primeira edição do TurisMall em 2026
Entre os dias 12 e 14 de março, o turismo de Mato Grosso do Sul marca presença na primeira edição do TurisMall, plataforma multieventos criada para fortalecer o turismo brasileiro e ampliar conexões entre destinos, empresas e lideranças do setor. O evento acontece no Rio de Janeiro e reunirá representantes da hotelaria, do setor público e privado, além de iniciativas voltadas à inclusão, inovação e ao uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial aplicada ao turismo. Com proposta inédita, o TurisMall estreia em 2026 com exposição, fóruns estratégicos, encontros institucionais e experiências imersivas simultaneamente em vários pontos da cidade. O objetivo é posicionar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, consolidando o evento como um espaço de conexões, conhecimento e oportunidades para o fortalecimento do setor no Brasil. A programação inclui feira de turismo com destinos e marcas do mercado, rodadas de negócios para aproximação entre profissionais e geração de parcerias, além de fóruns e palestras voltados a temas como inovação, tendências e sustentabilidade no turismo. Agenda de MS Mato Grosso do Sul participa do TurisMall com estande institucional voltado à promoção oficial do estado como destino turístico, dentro da Exposição Turismo do Amanhã. O espaço também será dedicado à divulgação dos principais atrativos e experiências do estado, com foco no turismo de natureza e no ecoturismo. Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), destaca a importância da presença do estado no evento. “Este é um evento diferenciado, com a presença de líderes importantes do setor, especialmente do mercado norte-americano. Teremos agendas com lideranças internacionais e será também um excelente momento de divulgar Mato Grosso do Sul como um importante destino turístico brasileiro. Será um espaço bem interessante em que faremos palestras, repasse de informações para capacitar o setor e nossa expectativa é que seja um excelente evento”. A agenda de MS no evento também inclui duas palestras que acontecem no Museu do Amanhã. No dia 13 de março, das 12h às 12h30, Bruno Wendling apresenta o tema “Gestão Inovadora e Responsável – Destinos mais Competitivos”. Em seguida, das 13h às 14h, o diretor de Promoção e Mercado da Fundtur MS, Breno Amorim, conduz a palestra “Como vender Mato Grosso do Sul no Turismo do Amanhã”. Turismo sustentável em pauta Um dos eixos centrais do TurisMall é o debate sobre sustentabilidade e turismo de natureza. Em um cenário global em que cresce a busca por viagens com propósito, o ecoturismo ganha protagonismo como estratégia de desenvolvimento responsável e competitivo para destinos turísticos. Durante o evento, especialistas e gestores irão compartilhar experiências e estratégias de gestão e promoção de destinos sustentáveis, apresentando casos práticos de diferentes regiões do país, incluindo Mato Grosso do Sul. Outro destaque da programação é um fórum que reunirá mais de 500 secretários de turismo, lideranças públicas e especialistas nacionais e internacionais para discutir estratégias de promoção de destinos e novas formas de posicionamento do turismo brasileiro no cenário global. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://turismall.com.br Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
PF cumpre mandado de busca e apreensão em investigação sobre possível perseguição a ministro do STF
A Polícia Federal deu cumprimento, na terça-feira (10/3), no município de São Luís, a um mandado de busca e apreensão em investigação que apura possível cometimento do crime de perseguição contra um ministro do Supremo Tribunal Federal. A apuração da PF teve início a partir de representação apresentada pelo ministro contra o autor de um blog de notícias, que teria divulgado matérias contendo informações que podem caracterizar, em tese, crime de perseguição (stalking).








