O Operário FC ficou muito perto de avançar na Copa do Brasil, mas ficou no último pênalti. Pela terceira fase, nesta quinta-feira (12), o Galo enfrentou o Vila Nova-GO, em Goiânia, segurou o adversário no empate em 1 a 1, gols de Dellatorre e Roger Modesto, ambos na etapa final. Nos pênaltis, Dalberson defendeu a última cobrança alvinegra e definiu a vitória por 5 a 4 e a classificação goiana. Na quarta fase, o Vila Nova enfrenta o Confiança-SE, mais uma vez como mandante. Nesta sexta-feira (13) a CBF define a tabela detalhada dos próximos confrontos. Já o Operário volta a atenção para semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense e encara o Corumbaense FC, pela rodada de ida, domingo (15), 18h, no Estádio Arthur Marinho. Gols No Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), o Operário encarou o Vila Nova, clube que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro, e, ao contrário do que esperava a torcida, não foi presa fácil. A partida seguiu com o placar em branco até o intervalo e teve os gols na etapa final. O Vila saiu na frente aos 13 minutos. Depois da cobrança do tiro de meta do goleiro operariano, o time colorado recuperou a bola no meio, Rafa Silva conduziu e deu o passe para Dellatorre, em posição duvidosa, receber e bater na saída de Lucas Covolan. O empate do Galo veio aos 19 minutos em bem armado contra-ataque pela esquerda. Eduardo Tanque deu o passe em profundidade para Danilinho que percebeu Roger Modesto livre na área e fez o toque para o camisa 11 se antecipar ao goleiro e deixar 1 a 1 no placar, que seguiu até o fim. A definição da vaga foi para os pênaltis. Pelo Vila Nova, João Viera, Dodô, Higor Luiz e Marquinhos Gabriel confirmaram suas cobranças. Os operarianos marcaram com Léo Fenga, Eduardo Tanque, Mateus Petri e Robinho. A quinta cobrança dos goianos foi do atacante Rafa Silva, marcando o quinto gol. O zagueiro Guilherme Teixeira foi para a última cobrança do Galo e parou na defesa de Dalberson.
Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul terão seis etapas regionais em 2026, entre abril e setembro
As sedes das fases regionais dos JAMS 2026 (Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul), já estão definidas. Após a realização de vistorias técnicas nos municípios interessados, foram definidas as cidades que sediarão a fase regional dos JAMS 2026 organizados pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS). Ao todo, seis municípios receberão as disputas, que ocorrerão entre os meses de abril e setembro. Nesta edição, 49 municípios aderiram à competição, com a participação de 215 equipes, reunindo aproximadamente 4 mil atletas e membros de delegações. As disputas serão realizadas nas modalidades de handebol, voleibol, futsal e basquetebol. A escolha das cidades-sede considerou critérios como estrutura física disponibilizada pelos municípios, capacidade de apoio logístico, além do rodízio entre as cidades, estratégia que busca ampliar as oportunidades para que diferentes regiões recebam grandes competições esportivas. Segundo o diretor-geral dos JAMS, Leandro Fonseca, que também atua como diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, é importante realizar uma espécie de rodízio para que diferentes municípios tenham a oportunidade de sediar os jogos. “Neste ano, apenas Maracaju volta a sediar uma fase regional, enquanto os demais municípios participam de um rodízio. A nossa proposta é fortalecer o desenvolvimento do esporte adulto nesses municípios e também estimular o turismo nas diferentes regiões do estado”. Regionais e municípios participantes A primeira etapa regional será realizada em Maracaju, entre os dias 24 e 26 de abril, reunindo equipes de Angélica, Caarapó, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Dourados, Itaporã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Fátima do Sul, Rio Brilhante, Sidrolândia e Terenos. A segunda regional acontecerá em Antônio João entre 15 e 17 de maio, com delegações de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru. Na sequência Nova Andradina recebe a terceira regional, de 22 a 24 de maio, com a participação de Anaurilândia, Batayporã, Bataguassu, Glória de Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Jateí, Juti, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu e Vicentina. A quarta etapa será realizada em Brasilândia, de 29 a 31 de maio, envolvendo atletas de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. Já a regional de Rochedo ocorrerá entre 26 e 28 de junho, reunindo equipes de Alcinópolis, Bandeirantes, Camapuã, Corguinho, Coxim, Figueirão, Jaraguari, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora. Encerrando as etapas regionais, o município de Jardim sediará as disputas entre 11 e 13 de setembro, com a participação de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. Os Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul são uma das principais competições esportivas do calendário estadual e têm como objetivo promover a integração entre os municípios, estimular a prática esportiva e fortalecer o desenvolvimento do esporte em todo o estado. Bel Manvailer, Comunicação SetescFoto: Arquivo/Fundesporte
Secretaria de Educação conclui planejamento do Novo PAR e terá acesso a recursos federais
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, concluiu, dentro do novo prazo estipulado pelo Ministério da Educação (MEC), a etapa de planejamento do Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR) para o ciclo 2025-2028. Com a finalização, o município agora está habilitado a receber assistência técnica e financeira do governo federal para investimentos na rede pública de ensino. “A determinação do prefeito Marçal Filho é para que a Educação aproveite todas as oportunidades de captação de recursos disponíveis na esfera federal e a conclusão dessa etapa de planejamento vai assegurar importantes investimentos”, destacou o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva. A conclusão do planejamento é requisito obrigatório para que estados e municípios avancem à fase de execução do Novo PAR. O instrumento orienta a aplicação de recursos federais em áreas como aquisição de ônibus escolares (Programa Caminho da Escola), equipamentos de tecnologia, instalação de aparelhos de ar-condicionado, construção de escolas e creches, além da formação continuada de professores e profissionais da educação. O secretário Nilson Francisco ressalta que a conclusão desta etapa é importante para a educação do município, pois garante acesso a recursos federais que vão beneficiar diretamente as escolas, os professores e, principalmente, os alunos. “É dinheiro para ônibus escolar, para equipamentos, para construção de creches e para formação de professores”, enumera. “Tudo o que a nossa rede precisa para oferecer um ensino de qualidade”, continua. “Essa é uma conquista de toda a população e reafirma o compromisso da nossa gestão com o futuro das crianças”, conclui o secretário. O PAR é um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes públicas de educação básica, alinhado às metas e diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE). A etapa de planejamento permite identificar desafios, definir prioridades e orientar ações com base em dados e evidências, otimizando recursos e ampliando a eficácia das políticas públicas. “Nossas equipes estão atentas aos programas ofertados pelo Ministério da Educação e estamos cadastrando projetos que, em breve, irão garantir ainda mais qualidade no ensino público em nossa cidade”, enfatiza Nilson Francisco. A Secretaria Municipal de Educação destaca que a elaboração do plano contou com o apoio da Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação do Novo PAR (RenaPAR) e com o engajamento da equipe técnica local. O município agora aguarda os próximos passos da execução do programa, que serão acompanhados junto ao MEC e ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A assistência financeira voluntária do Ministério da Educação, por meio do PAR, inclui, inclusive, a destinação de recursos oriundos de emendas parlamentares, ampliando a capacidade de investimento das redes municipais. “A excelente relação do prefeito Marçal Filho com a bancada federal, certamente vai garantir emendas vinculadas diretamente com a Educação e poderemos promover uma verdadeira revolução na estrutura educacional de Dourados”, finaliza o secretário Nilson Francisco da Silva.
Funed abre novas turmas de futsal e inicia aulas de pilates solo em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), abre a partir do dia 17 de março inscrições para novas turmas de futsal infantil e para aulas de pilates solo voltadas ao público adulto. A iniciativa amplia o acesso ao esporte e às ações de promoção da saúde, alinhada às diretrizes da gestão do prefeito Marçal Filho. As matrículas serão realizadas exclusivamente de forma presencial no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o Jorjão. A Funed destaca que não serão feitas inscrições por telefone, sendo necessário o comparecimento do interessado ou do responsável legal no local. As novas turmas de futsal serão ministradas pelo professor Daniel Tomiatti e são destinadas a crianças de 4 a 12 anos. As atividades ocorrerão no período da manhã, às terças e quintas-feiras. Ao todo, serão ofertadas duas turmas: uma voltada para crianças de 8 a 12 anos, com aulas das 8h30 às 9h30 e disponibilidade de 20 vagas, e outra para crianças de 4 a 7 anos, com atividades das 9h30 às 11h, também com 20 vagas. Outra novidade é a implantação das aulas de pilates solo, atividade voltada à melhoria da postura, fortalecimento muscular, equilíbrio e qualidade de vida. As aulas serão conduzidas pela professora Franciele e são destinadas a pessoas a partir de 18 anos. Serão abertas duas turmas, com 15 vagas cada, com aulas realizadas às quartas e sextas-feiras, nos horários das 14h e das 16h. De acordo com os critérios estabelecidos pela Funed, a ocupação das vagas seguirá uma ordem de prioridade que considera pessoas que possuam laudo ou recomendação médica para a prática da atividade, idosos e também pessoas em situação de baixa renda ou desemprego. Outro requisito para matrícula é que o interessado não esteja inscrito em outras modalidades oferecidas pela Fundação. A diretora-presidente da Funed, Giselly Amaral, destaca que a ampliação das atividades reforça o compromisso da gestão municipal com a democratização do acesso ao esporte. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais o acesso da população às atividades esportivas e a chegada do pilates solo é uma novidade importante da nossa gestão para atender uma demanda da comunidade, especialmente de pessoas que precisam de atividades voltadas à saúde e ao bem-estar”, ressaltou. O prefeito Marçal Filho também destacou a importância do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao esporte e à qualidade de vida da população. “Investir no esporte é investir em saúde, educação e inclusão social. Temos trabalhado muito para ampliar as oportunidades para crianças, jovens e adultos praticarem atividades físicas em nossa cidade”, afirmou o prefeito, ao destacar que as novidades “representam mais uma ação concreta para aproximar o esporte da comunidade”. INFORMAÇÕES E VAGAS A Fundação de Esportes destaca que as vagas são limitadas e que a disponibilidade atualizada será divulgada por meio das redes sociais oficiais da instituição. As informações podem ser acompanhadas no Instagram @funed.dourados.O Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão) fica na Rua Itamarati, nº 100, no Jardim Água Boa. O horário para efetuar a inscrição é das 8h00 às 16h00.
Taxa de Coleta de Lixo 2026 é lançada com pagamento em até 10 vezes
A Prefeitura de Dourados realizou nesta quarta-feira (11), através da Secretaria Municipal de Fazenda, o lançamento da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos (TCRS) referente ao exercício de 2026, com vencimento no dia 31 de março. O edital de lançamento, com todas as regras, matrículas imobiliárias e valores, foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município. O pagamento poderá ser efetuado em parcela única ou parcelado em até 10 vezes, desde que cada parcela não seja inferior ao valor mínimo de R$ 30,00, conforme as condições estabelecidas no lançamento. A secretária municipal de Fazenda, Suelen Nunes Venâncio, ressalta que o parcelamento em até 10 vezes sem juros foi adotado para evitar que o pagamento em cota única pesasse no orçamento familiar. “Com a opção de parcelar em até 10 vezes, com o vencimento sempre no final de cada mês a partir de 31 de março, os contribuintes poderão se programar melhor”, salienta a secretária. A Secretaria Municipal de Fazenda alerta que os contribuintes devem observar as datas de vencimento indicadas nas guias de pagamento, a fim de evitar a incidência de juros, multa e demais acréscimos legais. Em caso de dúvidas ou para mais informações, os contribuintes poderão procurar os canais oficiais de atendimento da Prefeitura de Dourados. A exemplo do IPTU Digital, o município deixou de emitir e enviar pelos Correios os carnês impressos da Taxa de Lixo, adotando definitivamente o modelo digital. Além de proporcionar maior comodidade ao contribuinte, que pode pagar o imposto por meios eletrônicos como celular, tablet e computadores, a medida também vai gerar economia aos cofres públicos. O contribuinte também pode solicitar a emissão das guias da Taxa de Coleta de Lixo através da atendente virtual “Doura”. Para acessar a “Doura” basta adicionar o número 67 99895-0137 no WhatsApp e pronto. Quem preferir, pode acessar o site oficial da Prefeitura de Dourados, no endereço www.dourados.ms.gov.br que a “Doura” já aparece em primeiro plano se oferecendo para ajudar. O acesso ao serviço é fácil, rápido e seguro, facilitando consideravelmente a forma de pagamento online. A Prefeitura de Dourados também está com pontos de apoio para impressão das guias da Taxa de Coleta de Lixo para atender contribuintes que têm dificuldade em baixar os boletos pelo site www.dourados.ms.gov.br ou pela assistente virtual Doura. “Os servidores da Secretaria Municipal de Fazenda estão capacitados para orientar os contribuintes sobre o parcelamento, emissão de guias e valores do lançamento”, explica Suelen Nunes Venâncio. Quem precisar imprimir as guias da taxa pode procurar os pontos de apoio, sempre das 7h30 às 13h30, na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, centro. Quem preferir, também pode emitir as guias no Centro Administrativo Municipal, no bloco da Secretaria de Fazenda e no PoupaTempo Dourados (Jardim Água Boa). Os Canais de Atendimentos para emissão da Taxa de Coleta de Lixo 2026 são: Núcleo de Cobrança, através dos telefones 2222-1921 e (67) 9 8163-0490 WhatsApp, bem como pelo endereço de e-mail: cobrancasemfaz@dourados.ms.gov.br.
Brasil zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto presidencial nesta quinta-feira (12) zerando as alíquotas do PIS e do Confins sobre a importação e comercialização do diesel. Além disso, assinou medida provisória (MP) com subvenção ao diesel para produtores e importadores. “[As medidas são] para que a gente garanta que essa guerra não chegue ao bolso do motorista, ao bolso do caminhoneiro e, sobretudo, não chegando ao bolso do caminhoneiro não vai chegar ao prato de feijão, à salada do alface, da cebola e a comida que o povo mais come”, afirmou Lula em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto, em Brasília. As medidas foram anunciadas em caráter temporário – até dia 31 de dezembro deste ano – e justificadas por causa da alta do petróleo causada pela guerra no Irã, que vem obrigando países a liberarem estoques de emergência. O corte dos impostos deve reduzir o valor do litro em R$ 0,32 na refinaria. Já a subvenção aos produtores e importadores deve ter impacto de mais R$ 0,32 por litro. Ao todo, as duas medidas devem reduzir o preço em R$ 0,64 por litro do diesel, segundo cálculos do Ministério da Fazenda. A subvenção aos produtores e importadores será condicionada a uma comprovação de que o valor foi transferido para os consumidores finais. Para compensar a perda na arrecadação e incentivar o refino de petróleo no Brasil, o governo passará a cobrar uma alíquota de 12% sobre a exportação de petróleo. Foi publicado ainda um segundo decreto, esse em cateter permanente, com medidas de fiscalização e transparência para combater o aumento abusivo dos preços dos combustíveis para fins de especulação. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a abusividade deve ser definida por critérios objetivos a serem desenhados pela Agência Nacional de Petróleo (ANP): “Nós criamos dois novos tipos para caracterizar a abusividade do distribuidor, tanto no caso de um armazenamento de combustível injustificado, quanto do aumento abusivo do preço que passa a ser fiscalizado pela ANP a partir de critérios objetivos que serão produto de uma resolução da agência.” Impacto econômico Com o imposto do PIS e Cofins zerado para o diesel, o governo espera perder R$ 20 bilhões em arrecadação. Já a subvenção ao diesel deve ter um impacto de R$ 10 bilhões no caixa da União. O governo espera que esse valor seja compensado pelo imposto de exportação sob o petróleo, com previsão de arrecadar R$ 30 bilhões até o final do ano. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comentou na coletiva que as mudanças não alteram a política de preço da Petrobras, mantendo a previsibilidade e o retorno aos acionistas privados minoritários da estatal. “Não estamos falando de nada que altera estruturalmente o país, nem do ponto de vista fiscal, nem do ponto de vista tarifário”, disse Haddad, acrescentando que a preocupação do governo é com o preço do diesel. “A maior pressão que o mercado de combustível sofre hoje vem exatamente do diesel, não vem da gasolina. É com o diesel que nós estamos mais preocupados pelo fato do diesel afetar as cadeias produtivas de maneira muito enfática. Toda a colheita que está sendo feita agora da safra brasileira depende do diesel”, completou Haddad. Fiscalização e Transparência O governo ainda definiu referências objetivas para que a ANP e agências de defesa do consumidor possam atuar de forma mais eficiente no combate aos preços abusivos dos combustíveis. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, enfatizou que faltam hoje referências técnicas para impedir a manipulação dos preços para fins especulativos, “visto que esses abusos se tornaram recorrentes”. “Quando a Petrobras, que tem a produção majoritária do Brasil – mais de 70% do mercado – reduz o preço, essa redução demora muito para chegar na bomba. Quando chega, ou chega só parcialmente, ou mesmo quando chega integralmente, chega semanas ou meses depois”, explicou o ministro. Alíquota de exportação A alíquota de exportação de 12% sobre o barril de petróleo, além de compensar a perda na arrecadação causada pelo subsídio ao Diesel, deve servir para incentivar os exportadores a deixarem parte da produção no mercado interno, em vez de buscarem exportar mais motivados pelo aumento do preço no mercado mundial. “Como o preço do óleo bruto está disparando, se você não der uma medida compensatória que estimule quem produz óleo bruto a deixar nas refinarias brasileiras, ele vai colocar uma parcela ainda maior no mercado internacional, desabastecendo nossas refinarias”, comentou o ministro da Casa Civil, Rui Costa. BR Distribuidora Os ministros criticaram ainda a privatização da BR Distribuidora, empresa que controla milhares de postos de combustíveis no país e que poderia se somar aos esforços para reduzir os impactos da alta do petróleo. “infelizmente, o modelo criminoso de venda dos nossos ativos nacionais do governo anterior fez com que nós diminuíssemos a nossa produção de produtos refinados no Brasil – gasolina, diesel e gás natural. E, portanto, foi um crime de lesa pátria ao Brasil, aos brasileiros, desfazer da nossa BR Distribuidora”, comentou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Agência Brasil
Motorista bate em veículos durante fuga e polícia atira nos pneus de caminhonete
O motorista Franclandi Miguel da Silva, de 52 anos, bem que tentou fugir da PM (Polícia Militar) na noite desta quarta-feira (11/3), mas acabou preso, em Dourados. Ele conduzia uma caminhonete Mitsubishi L200 branca e bateu inicialmente em um Fiat Siena que estacionado na Rua Ciro Melo. Segundo informações do boletim de ocorrência, o dono do carro ao perceber a batida, saiu atrás da caminhonete e durante o trajeto, ligou para Polícia Militar e relatou que a L200 seguia pela Rua Ponta Porã em direção ao Jardim Canaã I. Enquanto trafegava, o motorista da caminhonete ainda bateu em outros veículos, entre os quais uma picape de uma empresa de energia solar e uma moto. Nas proximidades do cruzamento da Rua Ponta Porã com a Rua Jaime Moreira, os militares viram a L200 transitando em frente à Escola Municipal Professor Celso Muller do Amaral, em alta velocidade e fazendo manobras perigosas em zigue-zague. Diante da situação, os PMs emitiram ordens de parada ao condutor usando o giroflex e a sirene da viatura. Contudo, Franclandi desobedeceu e continuou a fugir em alta velocidade, desrespeitando placas de parada obrigatória e batendo em outros veículos estacionados. Em local considerado seguro, nas proximidades de uma área de mata na Rua Manoel Vieira, os policiais dispararam tiros nos pneus da L200, obrigando o motorista a parar o veículo. O condutor se recusava a sair e foi preciso usar força para retirá-lo da caminhonete. Franclandi da Silva alegou não ter visto a viatura policial e negou ter batido em outros veículos. Ele tem antecedentes criminais por contrabando, furto, violência doméstica e lesões corporais. Ligado Na Notícia
Acompanhamento tático termina com 2 presos e apreensão de cocaína em Dourados
Perseguição policial na noite desta quarta-feira (11/3), terminou com a prisão de Mateus Urbano da Silva, de 27 anos, e de Erick Vinicius Borges dos Santos, de 28, além da apreensão de droga, dinheiro e objetos ligados ao tráfico, no Bairro Vila Toscana, em Dourados. De acordo com o boletim de ocorrência, equipes realizavam policiamento ostensivo pela Avenida Toscana quando um Chevrolet Onix branco chamou a atenção dos policiais. Ao perceber a presença da viatura, o motorista Erick arrancou bruscamente, iniciando fuga e a perseguição que aconteceu por cerca de dois quilômetros. Mesmo com a ordem de parada, a dupla ignorou, continuou em alta velocidade, desrespeitou sinalizações e realizou ultrapassagens perigosas, colocando em risco pedestres e outros motoristas. A abordagem ocorreu na Rua Oreste Pereira de Mattos. No momento em que o veículo foi interceptado, um dos ocupantes desceu e fugiu a pé carregando algo nas mãos. Ele não foi localizado. Aos policiais, os detidos disseram apenas que o homem se chama Vitor, sem informar outros detalhes sobre sua identidade. No carro estavam Erick e o Mateus, este como passageiro. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram R$ 1.650 em dinheiro fracionado no bolso de Mateus e R$ 90 com Erick. No interior do automóvel também foram localizados 55 gramas de cocaína, uma balança de precisão, um rolo de sacos plásticos e uma máquina de cartão, itens comumente associados à comercialização de entorpecentes. Questionados sobre a quem pertencia a droga, nenhum dos dois assumiu a posse. Ainda conforme o boletim de ocorrência, os suspeitos apresentaram versões contraditórias sobre como se conheceram e sobre quem teria convidado quem para participar da venda de entorpecentes. Diante da situação, Erick Vinicius Borges dos Santos e Mateus Urbano da Silva foram presos em flagrante e encaminhados à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados. O veículo e os materiais apreendidos também foram levados para a unidade policial, e o caso foi encaminhado para investigação da PC (Polícia Civil). Ligado Na Notícia
Declaração contra secretário de Saúde é injusta, afirma Zé Teixeira
O deputado estadual Zé Teixeira considerou injusto o pronunciamento parlamentar realizado nesta quinta-feira (12) na tribuna da Assembleia Legislativa sobre a atuação do secretário de Saúde do Estado, Maurício Simões. O parlamentar classificou como “sem fundamento” as insinuações de que o gestor teria negligenciado o atendimento de um paciente renal. Direto do escritório em Dourados, onde participou da sessão de forma remota, Zé Teixeira comentou sobre o caso. “Falei com o secretário e tenho a certeza que foi uma crítica infundada. O doutor Simões me disse que fez o que estava dentro do alcance legal. Havia vaga no Hospital Regional de Campo Grande. Porém, para que o paciente fosse regulado de Bonito para a Capital, era necessário que a ficha dele estivesse no sistema Core [Central de Regulação]”, detalhou Zé Teixeira. Na opinião do deputado, se o secretário interferisse pessoalmente para furar a fila da regulação, estaria cometendo crime de tráfico de influência. Zé Teixeira destacou ainda o perfil técnico de Maurício Simões, reforçando que o foco da atual gestão é organizar um sistema que enfrenta gargalos históricos em todo o País. “O doutor. Simões é um profissional de caráter elevado que está emprestando seu tempo e conhecimento para consertar um sistema de saúde que, infelizmente, é falido em nível nacional. Ele atua como gestor, preservando o direito de todos”, finalizou o deputado.








