Em duelo de opostos no Brasileirão, válido pela sétima rodada, nesta quarta-feira (18), o Palmeiras teve mais dificuldade do que o cenário apresentou, mas venceu o Botafogo pelo placar de 2 a 1 no Allianz Parque. Andreas e Jhon Arias marcaram para os donos da casa, e Danilo descontou. Com o resultado, o Verdão foi a 16 pontos na tabela e segue a caça ao líder São Paulo. O Alvinegro, por sua vez, amarga a zona de rebaixamento em crise que parece não ter fim. Uma situação vivida recentemente voltou a assombrar o Botafogo no Allianz Parque. Início tentando ditar o ritmo do jogo, criando boas oportunidades e, no primeiro ataque mais contundente sofrido, gol do adversário. Foi em contra-ataque pela esquerda que Arias rolou para trás e viu Andreas chegar para escorar, contando com desvio em Allan. Aos oito minutos, cenário favorável ao Palestra. Das escapadas pelos lados e os diversos erros do Alvinegro, Abel Ferreira viu uma saída. Bola nos pés do adversário e saída aproveitando espaço dado à frente da zaga, com uma marcação frágil do time comandado por Martín Anselmi. Em uma das subidas, já no fim da etapa inicial, Arias foi parado por Medina, último homem, quando ia em direção à meta defendida por Raul. Vermelho para o camisa 6 do Botafogo e jogo, novamente condicionado. Melhor para os donos da casa. O Palmeiras aumentou a vantagem aproveitando erros defensivos do Botafogo com os espaços na transição. Assim, Arias carregou até a grande área e finalizou para marcar seu primeiro gol pelo Verdão aos seis da segunda etapa. O Glorioso, tentando movimentar o jogo, respondeu aos 13 com a famosa “Lei do Ex”. Danilo tabelou com Matheus Martins e, após erro de Marlon Freitas, descontou. Ainda que com um a menos em campo, o Botafogo tentou ter o controle das ações e criou boas oportunidades na base do “abafa” enquanto sofria com contra-ataques. Raul fez boas intervenções e salvou um placar mais elástico. O Verdão confirmou os três pontos em um duelo mais complicado que o imaginado dado o contexto. Lance
BC reduz juros básicos para 14,75% ao ano
Apesar das tensões em torno da guerra no Oriente Médio, o Banco Central (BC) cortou os juros pela primeira vez em quase dois anos. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a Taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,25 ponto percentual, para 14,75% ao ano. A decisão era esperada pelo mercado financeiro. No comunicado, o Copom afirmou que o aumento das incertezas provocado pelo conflito no Oriente Médio exige mais cautela. O BC não descartou rever o ciclo de baixa, caso seja necessário. “O Comitê reafirma serenidade e cautela na condução da política monetária, de forma que os passos futuros do processo de calibração da taxa básica de juros possam incorporar novas informações que aumentem a clareza sobre a profundidade e a extensão dos conflitos no Oriente Médio, assim como seus efeitos diretos e indiretos sobre o nível de preços ao longo do tempo”, destacou o texto. Desde junho do ano passado, a Selic estava em 15% ao ano. A última vez em que o Copom tinha reduzido os juros tinha sido em maio de 2024, quando a Selic passou de 10,75% para 10,5% ao ano. Em setembro do mesmo ano, a taxa começou a ser elevada, até chegar aos 15% atuais. Inflação A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em fevereiro, o IPCA acelerou para 0,7% , pressionado pelas mensalidades escolares. Mesmo com a alta, o indicador ficou em 3,81% no acumulado de 12 meses, abaixo de 4% pela primeira vez desde maio de 2024. Pelo novo sistema de meta contínua, em vigor desde janeiro deste ano, a meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior é 4,5%. No modelo de meta contínua, a meta passa a ser apurada mês a mês, considerando a inflação acumulada em 12 meses. Em março de 2026, a inflação desde abril de 2025 é comparada com a meta e o intervalo de tolerância. Em abril de 2026, o procedimento se repete, com apuração a partir de maio de 2025. Dessa forma, a verificação se desloca ao longo do tempo, não ficando mais restrita ao índice fechado de dezembro de cada ano. No último Relatório de Política Monetária, divulgado no fim de dezembro pelo Banco Central, a autoridade monetária diminuiu para 3,5% a previsão do IPCA para 2026, mas a estimativa será revista, por causa do comportamento do dólar e da inflação. A próxima edição do documento, que substituiu o antigo Relatório de Inflação, será divulgada no fim de março. As previsões do mercado estão menos otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,1%, abaixo do teto da meta. Há um mês, antes do início da guerra no Oriente Médio, as estimativas do mercado estavam em 3,95%. Crédito menos caro A redução da taxa Selic impulsiona a economia. Isso porque juros mais baixos barateiam o crédito e estimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas menores dificultam o controle da inflação. No último Relatório de Política Monetária, o Banco Central manteve em 1,6% a previsão de crescimento da economia em 2026. O mercado projeta crescimento um pouco melhor. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 1,83% do PIB em 2026. A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir. Agência Brasil
5ª Feira de Artesanato expõe talentos na Câmara de Dourados
Em celebração à cultura e à produção artesanal local, a Câmara Municipal de Dourados promove a 5ª edição da Feira de Artesanato Mestre Cilso. Na Feira, que prossegue de hoje até sexta-feira (20), 40 artesãos e artesãs expõem, para comercialização, peças de cerâmica, tricô, crochê, produtos em tecido para decoração e material reciclado, bijuterias em pedras e flores resinadas, além de confeitaria, doces, geleias, pães, méis, entre tantos outros produtos de confecção própria. A abertura oficial ocorreu na manhã desta quarta-feira, com a presença de diversas autoridades. O vereador Laudir Munaretto (MDB), idealizador da feira, destacou a relevância do evento para a valorização dos artesãos locais. “Não se trata apenas de um evento, mas de um movimento para fortalecer e perpetuar a riqueza do artesanato douradense”, afirmou. A presidente da Comissão de Cultura da 4ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dourados e Itaporã, Bárbara Sabura, ressaltou a importância deste tipo de evento para incentivar a cultura local e a valorização do talento e do trabalho dos artesãos de Dourados. “Esse espaço representaria o reconhecimento e a valorização dos artesãos locais”, destacou. A vereadora Karla Gomez (Podemos) também enalteceu a relevância do trabalho dos artesãos para a valorização da cultura regional. “O trabalho dos artesãos é uma expressão de dedicação e talento”, disse. A presidente da Câmara Liandra da Saúde (PSDB) enfatizou a importância da feira de artesanato, como forma de divulgar o trabalho e o talento daqueles que praticam a arte e transformam matéria-prima em produto, principalmente por meio de técnicas manuais. “Com esta iniciativa, a Câmara incentiva e contribui para o fortalecimento da economia criativa”, disse. Por fim, Liandra falou da satisfação em reunir tantos talentos e poder fazer da Câmara um espaço de difusão de cultura e da arte, dar a esses artistas a oportunidade de comercializarem seus trabalhos. Já a secretária de Cultura de Dourados, Gisela Silva Mello, falou do incentivo da gestão municipal às atividades culturais e afirmou que é importante que novas feiras aconteçam, principalmente nos parques e praças espalhadas pela cidade, como forma de fortalecer o segmento e ampliar as oportunidades aos artesãos locais. Ela destacou o empenho da atual administração municipal para oferecer maior infraestrutura aos artesãos de Dourados e fortalecer as feiras já existentes. Na ocasião, Gisela anunciou a conquista de 40 novas barracas para acomodar os artesãos durante as feiras. “Nosso objetivo é garantir o apoio logístico e estrutural necessário para que nossos artesãos possam continuar e ampliar esse belo trabalho”, afirmou. A Feira de Artesanato da Câmara, além de prestigiar os artesãos e artesãs locais tem propósito de homenagear “Mestre Cilso”, que por mais de 40 anos utilizou de seu talento para produzir peças em cerâmica que retratam fielmente a história e a cultura douradenses e sul-mato-grossenses. HORÁRIOS A Feira de Artesanato Mestre Cilso ocorre no saguão da Câmara Municipal das 7h às 13h.A sede do Legislativo está localizada na sala 6 do Shopping Avenida Center de Dourados.O endereço é: Av. Marcelino Pires, 3600 – Jardim Paulista, Dourados – MS
Polícia Civil prende foragido por tentativa de homicídio e apreende arma de fogo em Dourados
Nesta terça-feira (17), a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), em continuidade ao monitoramento de alvos estratégicos na região, realizou a prisão de um indivíduo que se encontrava foragido da justiça. Lucas Vinicius Cáceres Quintana (28) possuía um mandado de prisão preventiva expedido em seu desfavor, sendo investigado como principal suspeito de um crime de homicídio na forma tentada ocorrido no início deste mês. Durante diligências em um bairro de Dourados, a equipe policial identificou um veículo estacionado em frente a uma residência e avistou o investigado na sacada do imóvel. Ao realizar a abordagem, os policiais foram atendidos por uma mulher que afirmou estar sozinha com um recém-nascido na casa, informação que divergia das observações prévias da equipe. Diante dos indícios, foi realizada uma varredura minuciosa, resultando na localização do suspeito escondido em um dos quartos. Embora o abordado tenha negado a posse de ilícitos ou aparelhos celulares, os policiais ouviram o toque de um telefone vindo debaixo de um guarda-roupa, onde localizaram dois aparelhos escondidos. Em continuidade à ação, a equipe deslocou-se até uma segunda residência ligada ao autor, onde foi encontrado um revólver calibre .38, marca Taurus, municiado com cinco munições intactas, ocultado sobre uma prateleira. Essa arma possivelmente é a que teria sido utilizado na tentativa de homicídio. O investigado foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, conforme o Artigo 14 da Lei nº 10.826/03, além do cumprimento do mandado judicial. Foram apreendidos a arma de fogo, as munições e três aparelhos celulares, que serão submetidos a perícia judicial. O preso e os materiais foram encaminhados à sede da DEFRON para os procedimentos cabíveis.
Escola Tengatui vira Hospital de Campanha na “guerra” contra epidemia de chikungunya
A Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, localizada na Aldeia Jaguapiru, na Reserva Indígena de Dourados, passou a funcionar como um verdadeiro hospital de campanha no enfrentamento à chikungunya. A estrutura foi montada na quadra da unidade e iniciou os atendimentos nesta terça-feira (17), diante do avanço da doença na Reserva Indígena. Somente no primeiro dia, cerca de 80 pessoas foram atendidas. Já nesta quarta-feira (18), a procura foi menor devido à chuva, mas equipes de saúde intensificaram a busca ativa nas residências, onde há relatos de famílias inteiras com sintomas como dores no corpo, articulações e náuseas. O hospital de campanha foi implantado por equipes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em parceria com o Hospital Universitário da UFGD (HU-UFGD). Para reforçar o atendimento, profissionais de Campo Grande e Caarapó também foram mobilizados. A estrutura conta com equipe multiprofissional, incluindo médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, farmacêutico, fisioterapeuta e psicólogo. Segundo a enfermeira Mariuza Lara, da Sesai, os atendimentos ocorrem das 7h às 19h, mas podem se estender enquanto houver pacientes. Casos mais graves estão sendo encaminhados para o Hospital da Missão Evangélica Caiuá, enquanto gestantes e crianças seguem para o HU-UFGD. A instalação do hospital ocorre após a intensificação das ações coordenadas pela Prefeitura de Dourados. As equipes já realizaram 4.319 imóveis vistoriados, 2.173 locais tratados, 1.004 focos do mosquito identificados (90% em caixas d’água, lixo e pneus), borrifação em 43 imóveis, uso de equipamentos de inseticida (LECO) e mobilização de 86 agentes de endemias e 29 agentes de saúde indígena. A alta incidência da chikungunya impacta diretamente a rotina escolar. Nesta quarta-feira, não houve aulas nas escolas municipais e estaduais da aldeia Jaguapiru. Na própria escola Tengatui, cerca de 30 servidores, entre professores e administrativos, apresentam sintomas da doença, conforme a diretora-adjunta Egizele Mariano da Silva. Também há elevado índice de ausência entre os alunos. O secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, informou que a suspensão das atividades nesta quarta-feira foi uma decisão de lideranças da aldeia, sem aval ou autorização da Secretaria de Educação, e que o calendário escolar segue normalmente. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, a Reserva Indígena já registra 407 casos notificados, 202 confirmados, 181 em investigação, 24 descartados e 4 mortes. As vítimas são todas da aldeia Jaguapiru, sendo uma mulher de 69 anos, um homem de 73 anos, um bebê de 3 meses e mulher de 60 anos. Na área urbana de Dourados, são 912 notificações, com 379 casos confirmados, mas sem registros de óbitos. Diante do cenário epidêmico, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde do Governo Federal vem a Dourados e tem previsão de iniciar nesta quinta-feira (19) o reforço ao atendimento às comunidades da Jaguapiru e Bororó. A equipe de Brasília se reúne hoje com autoridades de saúde das prefeituras de Dourados e de Itaporã, além da da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O secretário municipal de Saúde de Dourados, Márcio Figueiredo, destacou que o poder público tem intensificado as ações, mas reforçou a necessidade de colaboração da população. “Não estamos medindo esforços, mas é fundamental eliminar água parada para reduzir os focos do mosquito”, afirmou. Ele ainda ressaltou que é fundamental a importância de equipes do governo federal para somar esforços.
Procon de Mato Grosso do Sul identifica variação de até 21% no preço do diesel em março
Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul identificou, neste mês, variação de preços de até 21% no litro do diesel comercializado em postos de Campo Grande. Os dados, registrados entre os dias 11 e 13 de março, podem indicar ajustes de mercado resultantes das incertezas causadas pela guerra no Oriente Médio. Trinta e cinco estabelecimentos participam do levantamento. Na região central, o litro do diesel S10, com pagamento no crédito, foi encontrado a R$ 7,95 nas bombas de abastecimento, enquanto o diesel S500 teve registro de R$ 7,90. A diferença de preços desses combustíveis chega a até 21,17%, nos postos da área. Entre os estabelecimentos pesquisados, o litro da gasolina comum apresentou valores entre R$ 5,95 e R$ 6,69. As maiores oscilações ocorreram nas regiões do Imbirussu (10,03%), Prosa (8,35%) e Segredo (6,57%). Com preços entre R$ 4,15 e R$ 4,69, o litro do etanol registrou as diferenças mais expressivas no pagamento a crédito nas regiões do Segredo (9,84%) e Imbirussu (8,19%). Comparativo mensal Quando considerados os maiores valores praticados entre os meses de fevereiro e março, o diesel S10 apresenta variação de 29,38% na região central de Campo Grande, seguido de 25,66% no Anhanduizinho e 23,15% no Bandeira. Também houve, no período, majoração de 4,66% no litro do etanol vendido em postos das regiões do Prosa e Segredo. Por sua vez, o valor pago pelo metro cúbico do GNV (Gás Natural Veicular) se manteve estável, conforme a pesquisa. Foram analisados os valores de cinco tipos de combustíveis não aditivados: gasolina, etanol, diesel S500, diesel S10 e GNV (Gás Natural Veicular), considerando pagamentos à vista e no cartão de crédito. Todos os produtos estão sujeitos a variações e disponibilidade, conforme a demanda.
Dourados marca presença na 18ª Semana do Artesão com representatividade coletiva
Entre os dias 18 e 22 de março, Dourados reafirma sua força na economia criativa de Mato Grosso do Sul ao participar da 18ª Semana do Artesão, maior celebração do segmento no Estado. O evento, instituído pela Lei Estadual nº 4.098/2011, que oficializa a data e valoriza o artesanato sul-mato-grossense, é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de MS, e acontece no Armazém Cultural, em Campo Grande. A programação inclui a tradicional feira “Mãos que Criam”, reunindo artesãos de diversas regiões e promovendo intercâmbio cultural, geração de renda e visibilidade para o setor. Este ano, além da participação de oito etnias indígenas de MS, haverá exposição de artesanato de Campo Grande, com 13 associações, e 16 municípios do interior. Um dos destaques da agenda será a Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae/MS, na quinta-feira, dia 19. A iniciativa contará com a presença de 10 grandes lojistas de centros como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, que realizarão compras diretas com artesãos selecionados, ampliando as oportunidades de inserção em mercados nacionais. Outro momento importante será a visita da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais, no sábado (21). Peças que demonstrarem alta relevância cultural e apelo comercial poderão ser adquiridas para compor o acervo permanente da Casa do Artesão, fortalecendo ainda mais o reconhecimento do trabalho artesanal sul-mato-grossense. DOURADOS PRESENTE Representando a produção douradense, a artesã Frádila Giorgi (@FradilaGiorgi) levará ao evento suas renomadas bolsas artesanais em tela. Criadas com “intenção e identidade”, as peças são autorais e unem design contemporâneo à tradição do fazer manual, consolidando Dourados como polo de inovação artesanal. “Sou uma artesã movida pelo encanto de transformar ideias em peças únicas. Meu trabalho nasce do cuidado com cada detalhe, da escolha das cores e da dedicação em criar algo que vá além do objeto, que carregue história, identidade e sentimento”, afirma Frádila. Segundo ela, o artesanato surgiu de forma natural em sua trajetória. “Foi quase como um chamado. Descobri na técnica e na criação manual uma forma de expressão, um refúgio e também um propósito. Hoje, cada peça carrega um pouco da minha essência”, conta. Frádila destaca ainda o orgulho de representar o município. “Representar Dourados na 18ª Semana do Artesão é uma honra imensa”, diz. “Estaremos entre 16 municípios do interior com estandes próprios, e levar o nome da nossa cidade para um evento que celebra oficialmente o Dia do Artesão, em 19 de março, reforça que nossa arte tem voz e valor de mercado”, pontua. FORTALECIMENTO FEMININO Reforçando a representatividade douradense, Frádila também levará ao estande peças de outras artesãs locais: Nice Ateliê – terços personalizados produzidos com 100% pétalas de rosas; Mãe da Giu – papelaria criativa e cartonagem; Keila Libório Ateliê – peças artesanais em miçangas; Sigrid Artesanato – bonecas de cueté. “É um privilégio estar ao lado de artesãs incríveis, cada uma com sua técnica, seu olhar e sua identidade. Trabalhos que transitam entre diferentes estilos e enriquecem ainda mais o evento. Essa diversidade torna tudo ainda mais especial e inspirador”, ressalta Frádila. A participação de Dourados na 18ª Semana do Artesão reforça o protagonismo do município na economia criativa estadual, ampliando oportunidades de negócios e consolidando o artesanato como expressão cultural e atividade econômica estratégica. SERVIÇO Evento: 18ª Semana do Artesão – Feira “Mãos que Criam” Local: Armazém Cultural – Esplanada Ferroviária Data: 18 a 22 de março de 2026 Horário: Quarta a sexta-feira, das 14h às 22h; sábado e domingo, a partir das 10h
Governador de MS assume presidência do Consórcio Brasil Verde
Com ações voltadas preservação ambiental, Mato Grosso do Sul também tem atuação em diferentes frentes que unem sustentabilidade e transição energética, com atenção para todos os biomas presentes no Estado – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica. Como resultado do trabalho que já é desenvolvido, o governador Eduardo Riedel foi eleito nesta quarta-feira (18) – durante reunião online -, por unanimidade -, como presidente do Consórcio Interfederativo sobre o Clima Brasil Verde – cargo ocupado até então pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. “Esse consórcio foi criado com o objetivo de ajudar os estados a se organizarem no entorno da pauta das mudanças climáticas e de algumas questões ambientais e do desenvolvimento. Com estabelecimento de relações com a União Europeia e Estados Unidos, além de parceiros da América do Sul, sempre com projetos para mercados que são estratégicos para esses estados que participam”, explicou Artur Falcette, secretário-adjunto da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). Consórcio O CBV (Consórcio Brasil Verde), criado em 2019, é uma iniciativa pioneira que reúne 15 estados brasileiros em uma ação conjunta para enfrentar as mudanças climáticas. Além do Mato Grosso do Sul também são membros do CBV os estados do Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe e São Paulo. Entre os principais objetivos do CBV está o auxílio aos estados na conquista de protagonismo nas ações de combate às mudanças climáticas, integrando os diversos biomas e regiões geopolíticas do Brasil. O Consórcio atua para conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade climática, além de buscar recursos para a redução de emissões e incentivar ações de adaptação. “O consórcio é organizado por biomas, nós já éramos coordenadores do bioma Pantanal, então a gente já tinha essa interlocução. Mas é papel do consórcio, e ele fez isso nos últimos anos, trazer capacitações para os estados na elaboração de projetos para a captação de recursos internacionais e nos ajudar na ponte para essa captação. O nosso Estado à frente desse consórcio possibilita, inclusive, que a gente tenha um olhar mais estratégico para fortalecer ações nossas, como o Fundo Clima Pantanal, por exemplo”, explicou Falcette. Este é o segundo consórcio do qual o governador passa a ser presidente – a posse será no dia 3 de abril para um mandato de dois anos. Em janeiro, Riedel assumiu a presidência do Consórcio Interestadual Brasil Central, que reúne mais seis estados do Brasil e tem como objetivo trazer benefícios importantes em áreas como saúde, educação e segurança, além de força política para defender os interesses da região. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Campanha quer ampliar doação do Imposto de Renda para crianças e idosos em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou na noite de terça-feira (17) do lançamento da campanha “Declare Seu Carinho 2026”, com o objetivo de ampliar a destinação de parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais do município. A iniciativa é coordenada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Dourados e instituições locais. O lançamento ocorreu no auditório da 4ª Subseção da OAB em Dourados, com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) e da Casa dos Conselhos. Apesar do alto potencial de arrecadação, a adesão ainda é considerada muito baixa. Dados apresentados durante o evento mostram que, na última campanha, apenas 3,6% dos contribuintes que fazem a declaração completa do Imposto de Renda destinaram recursos. Dourados tinha capacidade de direcionar cerca de R$ 22,7 milhões, mas apenas R$ 839 mil foram efetivamente destinados aos fundos municipais. Isso representa menos de mil pessoas participando, de um universo aproximado de 22 mil contribuintes aptos. Segundo o contador e presidente do Sindicato dos Contabilistas de Dourados, Sérgio Almir Wachter, esse cenário se repete em nível nacional, onde mais de 95% do potencial de destinação não é aproveitado. A campanha “Declare Seu Carinho” mira justamente nesse público que deixa de indicar a doação ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda. Durante a abertura, a secretária municipal interina de Assistência Social, Tânia Cristina da Silva, destacou que a baixa adesão está diretamente ligada à falta de conhecimento da população sobre o mecanismo. Ela ressaltou que a destinação não gera custo adicional ao contribuinte e pode impactar diretamente a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. RECURSOS SÃO ESSENCIAIS A presidente da OAB Dourados-Itaporã, Edna Bonelli, enfatizou que a campanha é fundamental para garantir recursos a projetos sociais. “Não basta boa vontade. Políticas públicas precisam de financiamento, e essa é uma forma direta de contribuir com quem mais precisa”, afirmou. O promotor de Justiça, Ricardo Rotunno, também destacou que há fiscalização rigorosa sobre a aplicação dos recursos, garantindo transparência e efetividade nos projetos aprovados por meio de editais. O Ministério Público Estadual acompanha de perto o destino que tanto o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente quanto o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa dão aos recursos recebidos. O prefeito Marçal Filho afirmou que os recursos são indispensáveis para ampliar e manter programas sociais no município, especialmente voltados a crianças e idosos. Ele destacou que muitas entidades realizam um trabalho essencial, complementando ações do poder público, e reforçou a necessidade de apoio da população. A campanha orienta que contribuintes que utilizam o modelo completo da declaração podem destinar até 3% do imposto devido para o Fundo da Criança e do Adolescente e até 3% para o Fundo da Pessoa Idosa O procedimento é feito diretamente na declaração, na opção “Doações Diretamente na Declaração”, sem custo extra. O valor é abatido do imposto devido ou somado à restituição. A expectativa é que, em 2026, Dourados avance significativamente na adesão e consiga transformar parte do potencial financeiro em investimentos sociais concretos.








