Com apresentações gratuitas de teatro, dança e circo, uma carreta-palco especial inicia na próxima segunda-feira (23) uma rota que contempla 40 municípios de Mato Grosso do Sul. Ela integra o projeto Circula Cultura MS, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura (FCMS), que utiliza o veículo como base móvel de arte e muita alegria. Idealizado para ampliar o acesso da população aos bens culturais, especialmente em municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o projeto terá apresentações de artistas sul-mato-grossenses nas categorias solo, grupos ou coletivos. A carreta-palco sai de Campo Grande e começa as apresentações por Sonora, dia 23. Já na terça-feira (24) ela vai até Coxim e na quarta-feira (25) chega a Alcinópolis. Na quinta-feira (26) é a vez de Figueirão, enquanto na sexta-feira (27) será a vez de Camapuã e no sábado (28) a vez de Rio Verde de Mato Grosso. Com cerca de 14,5 mil habitantes segundo o IBGE, a primeira cidade a receber a carreta-palco, Sonora, está localizada na região norte de Mato Grosso do Sul e a 215 quilômetros da Capital. O município possui uma identidade cultural marcada pela diversidade de influências de migrantes que contribuíram para a formação da cidade desde sua origem, ligada ao desenvolvimento agroindustrial nas décadas de 1970 e 1980. “É com muita satisfação que daremos início ao Circula Cultura MS 2026 em Sonora, na região norte. Lá, abriremos a temporada da carreta-palco que percorrerá aproximadamente 3.500 quilômetros para levar a nossa arte”, explica o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes. Já a diretora e produtora cultural Nair Gavilan, da Associação Flor e Espinho Teatro, OSC (Organização da Sociedade Civil) responsável pela execução do Circula Cultura MS, reforça que o cronograma diária visa justamente mostrar que “todo dia é dia de arte e cultura”, em especial em Mato Grosso do Sul, que é rico em produções e artistas. “Aguardamos as famílias com suas crianças, adolescentes, pessoas idosas, escolas e instituições. É um evento para toda a família, para toda a comunidade”. O circuito de mostras segue até o dia 22 de maio, com encerramento previsto no município de Paraíso das Águas. Circula Cultura MS 2026 O Circula Cultura MS integra as ações do Edital nº 017/2025/FCMS e é uma realização do Governo Federal, por meio da Lei Aldir Blanc; do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul; e da Associação Flor e Espinho Teatro. A Associação Flor e Espinho realiza atendimento administrativo de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, na rua Pedro Celestino, 3.750, bairro Monte Castelo, em Campo Grande. Outra opção é o contato por e-mail. O endereço é o floreespinho@gmail.com. Comunicação Setesc
Secretaria de Obras retoma nesta quarta-feira as obras de mais um Ceim que estava abandonado
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), retoma nesta quarta-feira (18) a construção das obras do Centro Infantil de Educação Municipal (Ceim) do Parque do Lago I, que foi iniciada em 2013 e que foi paralisada por diversas vezes, sendo a mais recente em setembro de 2024. O investimento total será de R$ 1.254.428,46, sendo R$ 934.173,47, recursos próprios da administração municipal e R$ 320.254,99, proveniente de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O prazo estimado é de 12 meses. A retomada é parte de ações do prefeito Marçal Filho, que tem investido amplamente na Educação em Dourados, reativando construções que estavam paradas há muito tempo, como é o caso do Parque do Lago I e, do Ceim da Vila Erondina, que possuía obra parada desde 2019 e foi reativada pela prefeitura na semana passada. “Por meio de um trabalho técnico e ágil está sendo possível em pouco mais de um ano de gestão retomar obras que estavam abandonadas na nossa cidade, enquanto crianças precisam de vagas e esse é mais um passo importantíssimo para a Educação Infantil”, destaca o prefeito Marçal Filho. A empresa vencedora do certame que será responsável pela obra é a Escala Engenharia Ltda. A área construída será de 1.022,04 m² em um terreno de 2.860,00 m² e trata-se de um modelo Projeto Proinfância Tipo B com capacidade de atendimento de até 224 crianças, em dois turnos (matutino e vespertino), ou 112 crianças em período integral. A obra conta com hall, secretaria, diretoria, sala de reunião, refeitório, cozinha, lavanderia, rouparia, solários, pátio coberto, salas de aulas (banheiros e repouso), banheiros coletivos, banheiros acessíveis, sala Multiuso, espaço para playground e ambientes de apoio (Despensa, DML, Almoxarifado e etc.)Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Obras (Semop) três empresas já efetuaram trabalhos no local, sendo uma de 2013 a 2018, outra de outubro de 2019 até setembro de 2021 e outra entre agosto de 2022 até setembro de 2024. Diante do abandono da obra pela terceira empresa em 2024, em 2025, a determinação do prefeito Marçal Filho, foi que um novo certame fosse conduzido para que a questão fosse tratada com seriedade, pensando na necessidade de famílias daquela região. Conforme o engenheiro Adilson Matos Araújo, que é fiscal da obra, 80 % do projeto está concluído, no entanto, além de intervenções elétricas e ajustes finais, outros pontos terão que ser observados diante de vandalismo e furtos ocorridos no local. “O trabalho envolverá diversos reparos, principalmente elétricos, louças, metais, guarda copos, pintura e recuperação de itens devido a atos ilícitos que ocorreram durante esses anos”, explica. O secretário municipal de Educação Nilson Francisco da Silva afirma que esse é mais um importante passo da gestão Marçal Filho na Educação Infantil e que as famílias poderão contar com um ambiente adequado e acolhedor na primeira infância. “ O Público-alvo é formado por crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, que são turmas de Berçário 1 até o Pré II e vemos todo o trabalho conduzido pelo prefeito para que essas obras sejam retomadas e de fato concluídas atendendo famílias em um local totalmente voltado para que as crianças tenham bem-estar e profissionais capacitados”, pontuou.
Zé Teixeira defende investimentos e infraestrutura para Dourados e Fátima do Sul
O bem-estar das famílias de Dourados e a conectividade dos moradores de Fátima do Sul ganharam reforço com novas frentes de trabalho abertas pelo deputado estadual Zé Teixeira. O parlamentar apresentou uma série de indicações que buscam a viabilização de recursos federais e estaduais para obras de infraestrutura, modernização de centros de educação infantil e melhorias em espaços esportivos, focando em benefícios que elevam a qualidade de vida nas comunidades. Em Dourados, uma das prioridades é a construção de uma praça pública nos Residenciais Harrison de Figueiredo I e II. O projeto, que atende a uma reivindicação direta da associação de moradores, prevê a instalação de uma academia ao ar livre para idosos e um parquinho infantil. Segundo Zé Teixeira, o objetivo é transformar áreas institucionais ociosas em espaços seguros de convivência, incentivando a prática de atividades físicas e o lazer familiar, fatores fundamentais para a dignidade dos moradores da região. A educação e o esporte também integram o pacote de solicitações para o município. O deputado oficializou o pedido de R$ 50 mil junto à bancada federal para a modernização do CEI Professora Clarinda Mattos e Souza, unidade que atende 126 alunos e possui um polo de recursos multifuncionais para estudantes com deficiência. O recurso deve ser aplicado na instalação de sistemas de segurança, aparelhos de ar-condicionado e novos equipamentos pedagógicos. Paralelamente, Zé Teixeira cobrou a reforma da pista de atletismo do CEPER Arnulpho Fioravante, defendendo a instalação de piso emborrachado para garantir a segurança dos atletas e permitir que a cidade sedie competições nacionais e paradesportivas. No distrito de Culturama, em Fátima do Sul, a atuação do parlamentar foca na superação de barreiras tecnológicas. Atendendo a um pedido de vereadores locais, o deputado acionou a Anatel para exigir que operadoras de telefonia móvel corrijam a instabilidade do sinal na região. Para Zé Teixeira, o acesso eficiente à internet e voz deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade básica, impactando desde transações bancárias e o trabalho no campo até a comunicação essencial entre as famílias.
Secretaria de Saúde registra quarta morte por chikungunya nas aldeias e alerta para o avanço da doença
A Prefeitura de Dourados confirmou a quarta morte por chikungunya na Reserva Indígena, segundo o boletim mais recente da Vigilância em Saúde divulgado nesta segunda-feira (16). A situação nas aldeias é tratada como epidemia, diante do avanço acelerado de casos registrados nas últimas semanas. Para conter o avanço da doença, a Prefeitura de Dourados mobilizou equipes da Secretaria Municipal de Saúde para atuarem em mutirão nas aldeias Jaguapiru e Bororó, com apoio de equipes de Itaporã e do Governo do Estado. Ao todo, já são 407 casos notificados na Reserva Indígena, sendo 202 confirmados, 181 ainda em investigação, 24 descartados e quatro óbitos registrados. As vítimas são: mulher de 69 anos (Aldeia Jaguapiru, em 26/02); homem de 73 anos (Aldeia Jaguapiru, em 09/03); bebê de 3 meses (Aldeia Bororó, em 10/03); e o mais recente é de uma mulher de 60 anos (Aldeia Jaguapiru, em 12/03). Na área urbana, o número de casos também chama atenção. Em 2026, já são 912 notificações, com 379 confirmações, 383 exames aguardando resultado e 150 descartados. Até o momento, não há registro de mortes fora da Reserva Indígena de Dourados. Mesmo com população muito maior, cerca de 264 mil habitantes, contra aproximadamente 20 mil na Reserva, os índices nas aldeias são proporcionalmente mais elevados. Os números atuais já superam todo o ano de 2025, quando foram registrados 184 casos confirmados e uma morte em todo o município e Reserva Indígena. Apesar de a saúde indígena ser responsabilidade do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena e do Distrito Sanitário Especial Indígena, a Prefeitura de Dourados montou uma força-tarefa para conter o avanço da doença. O mutirão, iniciado na semana passada nas aldeias Jaguapiru e Bororó, conta com apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Itaporã. Até agora, as equipes coordenadas pela Prefeitura de Dourados já vistoriaram 4.319 imóveis, realizaram tratamento em 2.173 locais, identificaram 1.004 focos do mosquito (90% em caixas d’água, lixo e pneus), executaram borrifação em 43 imóveis, utilizaram dois equipamentos de inseticida (LECO) e mobilizaram 86 agentes de endemias e 29 agentes de saúde indígena. ALERTA À POPULAÇÃO O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reforçou que o combate depende também da população. “Não estamos medindo esforços para conter o avanço da chikungunya, mas é fundamental que todos eliminem água parada”, afirmou. Ele também apontou falhas na atenção primária nas aldeias pelo Governo Federal, mas destacou que a colaboração da comunidade é essencial para reduzir os focos do mosquito. A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e provoca sintomas como febre alta, dores intensas nas articulações e fadiga. Em casos mais graves, pode evoluir para complicações neurológicas, como encefalite, meningite e até paralisias. Diferente da dengue, a recuperação pode ser mais lenta, com dores persistentes que afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes. Mesmo com chuvas irregulares nos últimos dias, as ações de combate seguem intensificadas para tentar frear o avanço da doença na região.
Registrado recorde de inscrições no edital PNAB de Fomento à Cultura
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), alcançou um marco histórico com o número recorde de inscrições no edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O Edital nº 002/2026, registrou a marca expressiva de 134 projetos culturais inscritos, consolidando-se como um dos processos seletivos mais participativos já realizados no município. “Em anos anteriores esse número ficava em torno de 80, quando muito, 90 inscrições, mas nesse segundo ano da gestão Marçal Filho e graças aos recursos que conseguimos garantir junto ao Governo Federal alcançamos esse recorde”, comemora Gisella Melo, secretária municipal de Cultura. O alto número de propostas inscritas reforça o potencial criativo do município e evidencia a importância das políticas públicas voltadas ao fortalecimento da cultura local. “Demonstra também a força do setor cultural douradense e o engajamento dos agentes culturais na busca por incentivo e valorização de seus projetos”, ressalta a secretária. “O mais importante é que os esforços que fizemos para aumentar o orçamento perante o Ministério da Cultura deram certo e agora poderemos atender um número maior de projetos”, ressalta Gisella Melo. Aberto em 24 de fevereiro, o período de inscrições encerrou nesta segunda-feira, 16 de março e o Edital mobilizou artistas, produtores e fazedores de cultura de diversas áreas, e contemplará múltiplas linguagens culturais, evidenciando a riqueza e a diversidade da produção cultural douradense. Ao todo, 21 projetos serão selecionados, reforçando o compromisso com o fomento à cultura local e a democratização do acesso aos recursos públicos. Um dos grandes diferenciais desta edição foi o investimento em formação. Nos dias 10 e 11 de março, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promoveu uma Oficina de Elaboração de Projetos Culturais e Portfólio Artístico. A iniciativa foi pensada como uma oportunidade estratégica para capacitar os interessados em participar do edital, qualificando propostas e ampliando o acesso de novos agentes culturais. “Percebemos que parte dos agentes culturais tinha dificuldade na elaboração dos projetos em conformidade com o edital, mas essa formação que oferecemos em parceria com o Governo do Estado acabou capacitando esse público”, explica Gisella Melo. A oficina foi um sucesso de público, reunindo 95 participantes, entre artistas iniciantes e experientes, que tiveram acesso a orientações práticas e ao preenchimento dos formulários do edital, fortalecendo a participação e a qualidade das inscrições. A iniciativa buscou democratizar o acesso às informações e ampliar as oportunidades para que mais artistas e produtores pudessem participar do processo seletivo. Segundo Gisella Melo, o resultado desse conjunto de ações pode ser percebido pelo número recorde de inscritos. “Isso reflete não apenas o interesse da classe cultural, mas também a eficácia das políticas públicas voltadas à formação e ao fomento”, avalia a secretária. A gestão municipal reforça que o investimento na cultura é também investimento no desenvolvimento social e econômico, uma vez que o setor movimenta a economia criativa, gera renda e promove inclusão por meio da arte. “O expressivo número de inscrições consolida Dourados como um dos polos culturais mais ativos da região, reafirmando o compromisso do município com a valorização da produção artística e com a implementação efetiva das políticas públicas culturais”, finaliza Gisella Melo.
Municípios são convocados a liderar transformação antirracista durante lançamento do MS Sem Racismo
A manhã de terça-feira (17) marcou um novo capítulo na construção de políticas públicas de igualdade racial em Mato Grosso do Sul. Em uma live realizada pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, vinculada à SEC (Secretaria de Estado da Cidadania), gestores de 79 municípios foram mobilizados para aderir ao Programa MS Sem Racismo e ao Plano de Metas Antirracistas. A atividade integrou a programação da campanha “21 Dias de Ativismo pela Eliminação da Discriminação Racial e Religiosa”, que propõe transformar datas simbólicas em ações concretas nos territórios. Além de apresentar diretrizes, o encontro reforçou a urgência de atuação local, considerando que cerca de 53% da população sul-mato-grossense é autodeclarada negra, o enfrentamento ao racismo estrutural e institucional exige capilaridade e compromisso coletivo. Durante a transmissão, o subsecretário Deividson Silva destacou que o programa representa um chamado à responsabilidade compartilhada. “Esse programa é fundamental para que os municípios assumam um compromisso efetivo na luta contra o racismo. É com muita satisfação que apresentamos essa proposta e contamos com a adesão de todos, somando forças com o Estado para que essa política seja, de fato, efetiva.” Deividson também reforçou o caráter prático do Guia de Adesão, que orienta desde a elaboração de decretos municipais até a implementação das ações, e citou municípios como Camapuã e Nioaque, que já iniciaram o processo. A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, trouxe um olhar estratégico e sensível sobre a construção coletiva dessa política. Em sua fala, convidou os municípios a reconhecerem e sistematizar o que já é feito nos territórios. “Pensando nisso, convidamos vocês para que a gente comece juntos a trabalhar esses planos de metas. Muita coisa os municípios já realizam. A ideia é organizar tudo em um compilado, para que possamos avaliar passo a passo, mensurar e mostrar para a população o trabalho que está sendo entregue lá na base.” Viviane Luiza destacou que o MS Sem Racismo vai além do enfrentamento direto ao racismo, dialogando com outras dimensões da política pública. “Quando falamos do MS Sem Racismo, também estamos promovendo equidade de gênero, fortalecendo territórios e famílias. E isso só é possível quando os municípios caminham junto com o Estado, nessa parceria de elaboração e execução.” A secretária ainda reforçou o suporte oferecido pelo Governo do Estado aos municípios, por meio de uma central de orientação da SEC. “Vocês não estarão sozinhos. Criamos esta central, onde todos podem buscar orientação, não apenas sobre o programa, mas também sobre o plano de metas e tudo o que precisarem para a elaboração das ações. Nosso objetivo é fortalecer a gestão municipal nos territórios.” A construção coletiva também foi reforçada por representantes da sociedade civil. Advogada e integrante da Rede FortaleSer, Andrea Ferreira, destacou a importância da união entre instituições. “A Rede FortaleSer é essa união de forças entre secretarias e sociedade civil, com o objetivo de construir um Mato Grosso do Sul mais igualitário e acolhedor. Estamos nesse processo de luta para que todas as cidades se unam ao MS Sem Racismo e avancem conosco nessa agenda de igualdade racial.” Representando o movimento negro de Anastácio e Aquidauana, Orivaldo Medeiros, trouxe a perspectiva de quem vivencia diariamente os desafios do racismo, especialmente o religioso. “É uma felicidade ver esse decreto. A gente já vem atuando há muito tempo no combate ao racismo, inclusive religioso. Nosso movimento está se estruturando, com projetos voltados à população negra, e queremos muito ver essa política chegando aos municípios, como em Anastácio.” Instituído pelo Decreto Estadual nº 16.602/2025, o Programa MS Sem Racismo se consolida como uma política de Estado, com base legal, definição de responsabilidades e mecanismos de governança e monitoramento. Já o Plano de Metas Antirracistas estabelece diretrizes de longo prazo, garantindo continuidade e efetividade das ações. Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Imam já removeu centenas de árvores condenadas e plantou mais de 700 mudas
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam), avança no trabalho de supressão de árvores condenadas e no plantio de novas mudas em diversos pontos da cidade. O objetivo é garantir mais segurança à população e reduzir riscos de acidentes provocados pela queda de galhos ou de árvores comprometidas, especialmente em períodos de chuva e ventos fortes. As ações seguem determinação do prefeito Marçal Filho, com foco em manter a cidade arborizada de forma segura, compatível com o ambiente urbano e planejada para o futuro. Conforme levantamento do Imam, entre os meses de setembro e março, foram suprimidas 580 árvores condenadas e realizadas 450 destocas. As intervenções seguem as diretrizes do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU), com prioridade inicial na região central e, posteriormente, nos bairros adjacentes. Entre os critérios técnicos adotados para a supressão estão a localização em passeio público ou canteiro central e as condições fitossanitárias comprometidas das espécies. O diretor do Imam, Fábio Luís da Silva, destaca que todas as árvores removidas passaram por avaliação prévia de equipe especializada, com registro e georreferenciamento, garantindo rastreabilidade, controle das ações e transparência no manejo arbóreo. Em contrapartida, o município já realizou o plantio de 770 novas mudas, priorizando, sempre que possível, os mesmos locais onde houve a supressão, de modo a preservar a cobertura vegetal e a estrutura da arborização urbana. Em situações específicas, no entanto, o replantio não ocorre no mesmo ponto, especialmente quando há conflito com redes de serviços, acessibilidade ou outras estruturas urbanas. “Nesses casos, a equipe técnica seleciona um local alternativo adequado para o plantio”, explica o diretor. Todas as mudas utilizadas pertencem a espécies nativas dos biomas Cerrado e Mata Atlântica, em conformidade com as diretrizes de diversificação e adequação ecológica. O processo de plantio segue rigorosamente os parâmetros estabelecidos pelo PDAU, incluindo tamanho mínimo das mudas, preparo do berço, amarração e tutoramento, garantindo melhores condições para o desenvolvimento das árvores.O manejo arbóreo é executado de forma simultânea em três frentes de trabalho — supressão, plantio e destoca — estratégia que tem proporcionado maior eficiência operacional e melhor organização das equipes em campo. Em situações de remoções emergenciais devido a intempéries, o trabalho conta com apoio da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Ubanos (Semsur) e Corpo de Bombeiros. AVANÇOS O Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de Dourados apresentou avanços significativos em 2025 e 2026. Atualmente, o Imam conta com estrutura administrativa específica para a gestão da arborização urbana, com equipe técnica responsável pelo planejamento, fiscalização e acompanhamento das intervenções. Também foram promovidas melhorias no viveiro municipal, ampliando a capacidade de produção e a qualidade das mudas destinadas ao plantio e à doação à população. Além disso, a implantação de sistemas de solicitação online tornou mais ágil o atendimento às demandas da comunidade, somada ao aperfeiçoamento do programa de doação de mudas. Outro destaque é a implantação do manejo arbóreo preventivo realizado pelo próprio município, permitindo atuação contínua e planejada. A iniciativa contribui diretamente para a segurança da população, a qualidade ambiental e a eficiência na gestão da arborização urbana, consolidando Dourados como uma cidade mais sustentável e preparada para o futuro.
Governo de MS impulsiona o agro com inovação e investimentos na abertura da 28ª TecnoAgro em Chapadão do Sul
O Governo de Mato Grosso do Sul reafirmou seu papel estratégico no fortalecimento do agronegócio durante a abertura da 28ª edição da TecnoAgro, realizada nesta terça-feira (17), em Chapadão do Sul. Com investimentos que somam mais de R$ 2,7 milhões destinados à realização do evento e ao desenvolvimento de pesquisas agrícolas, o Estado consolida sua atuação como indutor de inovação, produtividade e competitividade no campo Realizada entre os dias 17 e 19 de março, a TecnoAgro é considerada o maior evento de tecnologia agropecuária das regiões Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul, reunindo produtores, pesquisadores, empresas, instituições financeiras e especialistas em um ambiente voltado à difusão de conhecimento, geração de negócios e validação de tecnologias aplicadas à produção agrícola Durante a abertura, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou o papel estruturante do agronegócio para o desenvolvimento do Estado e a importância do apoio governamental às iniciativas que aproximam tecnologia e produção. “Quando o Estado investe em pesquisa, inovação e eventos como a TecnoAgro, ele está fortalecendo toda uma cadeia produtiva que gera emprego, renda e desenvolvimento. O produtor sul-mato-grossense é altamente eficiente e resiliente, e cabe ao poder público garantir as condições para que ele continue produzindo com competitividade, sustentabilidade e segurança”, afirmou. Com mais de 110 expositores e cerca de 280 marcas presentes, a edição de 2026 reforça o crescimento e a relevância do evento como vitrine tecnológica do agronegócio brasileiro, além de espaço estratégico para articulação entre ciência, mercado e produção. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, ressaltou que o avanço tecnológico tem sido determinante para o crescimento do agro sul-mato-grossense, posicionando o Estado entre os mais competitivos do país. “Hoje Mato Grosso do Sul possui uma das maiores coberturas de estações meteorológicas do Brasil, o que permite ao produtor tomar decisões mais assertivas, reduzir riscos e aumentar a eficiência produtiva. O conhecimento já existe, o desafio é levar isso ao campo, e eventos como a TecnoAgro cumprem exatamente esse papel”, destacou. Segundo o secretário, o crescimento do setor é resultado de uma política consistente baseada em ciência, inovação e organização das cadeias produtivas, aliada à diversificação das culturas e à ampliação da agroindustrialização no Estado. A Fundação Chapadão, responsável pela realização do evento, atua há quase três décadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o campo e atualmente conduz pesquisas em uma área de aproximadamente 500 mil hectares de agricultura, com foco na sustentabilidade produtiva e no aumento da rentabilidade das culturas. Durante seu pronunciamento, o presidente da instituição, Ilton Henrichsen, destacou que a TecnoAgro representa muito mais do que um evento, sendo um elo direto entre pesquisa e tomada de decisão no campo. “A TecnoAgro se transformou em uma das principais vitrines tecnológicas do agronegócio brasileiro. Mesmo diante de desafios como custos elevados, cenário econômico e adversidades climáticas, seguimos avançando com tecnologia, pesquisa e parcerias. É aqui que o produtor encontra, na prática, soluções para aumentar sua produtividade com sustentabilidade e segurança nas decisões”, afirmou. Além da difusão de tecnologia, o evento também se consolida como uma grande plataforma de negócios, com participação ativa de instituições financeiras que ofertam linhas de crédito e condições especiais durante a feira, fortalecendo a relação entre produtores, empresas e fornecedores. Representando o município, o vice-prefeito Ernany Andrade destacou o impacto da TecnoAgro no desenvolvimento regional. “A TecnoAgro é um orgulho para Chapadão do Sul e para toda a região. É um evento que movimenta a economia, gera oportunidades e fortalece o produtor rural, conectando conhecimento, inovação e crescimento para o nosso município”, pontuou. Outro destaque da edição de 2026 é a ampliação da capacidade de pesquisa da Fundação Chapadão, com a implantação de uma nova estação experimental de 100 hectares, voltada à validação de tecnologias especialmente para as cadeias produtivas da soja e do milho, além da expansão de áreas de experimentação e novos estudos em fitopatologia, nematologia e bioestimulantes. O apoio do Governo do Estado à TecnoAgro integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da pesquisa agropecuária, incentivo à inovação tecnológica e ampliação da competitividade do agronegócio sul-mato-grossense. O Estado vem se destacando nacionalmente pelo crescimento sustentado do setor, pela organização das cadeias produtivas e pela capacidade de atrair investimentos em agroindústria, logística e tecnologia. Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria
Prefeitura amplia prestação de serviços através da assistente virtual “Doura”
A Prefeitura de Dourados ampliou a oferta de serviços digitais disponibilizados à população por meio da assistente virtual “Doura”, facilitando o acesso dos contribuintes a diversos atendimentos da área tributária e administrativa. A “Doura” pode ser acessada diretamente no site www.dourados.ms.gov.br ou através do WhattsApp número 67 99895-0137. “Com a atualização da Carta de Serviços, os cidadãos agora podem acessar, de forma rápida e prática, serviços relacionados ao IPTU, Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos, ISS Fixo e Alvará de Localização e Funcionamento diretamente pela assistente virtual”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária municipal de Fazenda. “A iniciativa busca simplificar processos e reduzir a necessidade de atendimento presencial”, completa a secretária. Os serviços prestados através da “Doura” são rápidos e seguros para o contribuinte, que não precisará mais se dirigir à Central de Atendimento ao Cidadão. “Além disso, também foram disponibilizados novos serviços para emissão de documentos oficiais, como certidões municipais e consulta de valor venal de imóveis, ampliando as possibilidades de atendimento digital oferecidas pela administração municipal”, ressalta Suelen Nunes Venâncio. De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, a ampliação dos serviços representa mais um passo no processo de modernização da gestão pública e na melhoria do atendimento ao contribuinte. A secretária de Fazenda explica que o objetivo é tornar os serviços públicos cada vez mais acessíveis à população. “Nosso foco tem sido na busca de melhoria na qualidade do serviço público, prezando pela satisfação da nossa população”, enfatiza. “Com a ampliação da carta de serviços da assistente virtual, conseguimos oferecer mais agilidade e facilidade no acesso a informações e documentos importantes para o cidadão”, destaca Suelen Nunes. A Prefeitura reforça que a disponibilização desses serviços digitais contribui para maior rapidez no atendimento das demandas, além de proporcionar mais comodidade, transparência e eficiência na prestação dos serviços públicos municipais. “Estamos seguindo a determinação do prefeito Marçal Filho para dinamizar os serviços oferecidos à população e, ao mesmo tempo, gerar economia aos cofres municipais com menos uso de papel, de processos, de impressão”, argumenta a secretária municipal de Fazenda. ALVARÁ E ISS A Secretaria Municipal de Fazenda também alerta que vence no dia 20 de março o prazo para pagamento da Taxa de Localização e Funcionamento. A guia pode ser emitida através da assistente virtual “Doura” e o valor pode ser pago em parcela única ou dividido em três parcelas, com vencimento da 1ª parcela no dia 20 de março; da 2ª parcela no dia 20 de abril e a 3ª parcela no dia 20 de maio. “Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista, efetuado de forma integral até o dia 20 de março, terão desconto de 20% sobre o valor da taxa, conforme previsto no art. 287, §4º, do Código Tributário Municipal (CTM)”, explica Suelen Nunes Venâncio. As guias de recolhimento também podem ser emitidas diretamente pelo sistema Cidadão Web, disponível no endereço eletrônico: https://e-gov.betha.com.br/cdweb/03114-457/contribuinte/main.faces . Quem preferir pode retirar as guias presencialmente na Central de Atendimento ao Cidadão, localizada na Avenida Presidente Vargas, número 309, Centro, das 7h30 às 13h30. A Secretaria Municipal de Fazenda também ressalta que dia 20 de março é o prezo de vencimento do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza fixo mensal ocorre no dia 20 do mês subsequente ao de competência. Excepcionalmente, o imposto referente à competência de janeiro de 2026 terá vencimento em 20 de março de 2026. Os contribuintes que optarem pelo pagamento integral antecipado de todo o exercício de 2026, efetuado até o dia 20 de março de 2026, terão direito a desconto de 12%, conforme previsto no art. 250, § 7º, do Código Tributário Municipal.








