Com a confirmação de casos positivos de chikungunya no bairro Parque do Lago II, a Prefeitura de Dourados inicia nesta sexta-feira (20) uma força-tarefa de combate à doença, com foco em orientação e mobilização da comunidade. A ação é coordenada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Lago II, em conjunto com agentes de endemias, que irão percorrer residências e comércios levando informações sobre prevenção e identificação de possíveis focos do mosquito transmissor. A mobilização atende determinação do prefeito Marçal Filho para que as autoridades de saúde empreguem todas as ferramentas possíveis para evitar que a epidemia diagnosticada nas aldeias indígenas de Dourados chegue aos bairros vizinhos e se espalhe por toda cidade. “Nossas equipes estão trabalhando em horário estendido para combater os focos e, ao mesmo tempo, levar informação à população, mesmo porque a principal forma de acabar com o mosquito e eliminar pontos de água parada que, na maioria das vezes, está no interior das residências”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. De acordo com a diretora da UBS, Ana Paula Albertoni, seis casos da doença foram confirmados apenas no mês de março na unidade, o que reforçou a necessidade de intensificar as ações no território. “Vamos ter esse contato direto com a população, nas casas e nos comércios, para que entendam sobre a doença e como prevenir, em um momento totalmente voltado à orientação”, destacou. A força-tarefa tem como principais objetivos mobilizar os moradores para participação ativa na prevenção, promover ações educativas, identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti e fortalecer o vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade. Durante as visitas, serão realizadas orientações educativas, distribuição de materiais informativos, identificação e encaminhamento de possíveis focos, além de convites porta a porta para engajamento nas ações coletivas. Também estão previstas intervenções em pontos considerados de maior risco no bairro.A iniciativa envolve os profissionais da UBS, além dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, e será desenvolvida em toda a área atendida pela unidade. A expectativa é reduzir os focos do mosquito, ampliar a conscientização da população e fortalecer as estratégias de prevenção no município. Em uma segunda etapa, a proposta é levar a força-tarefa também para as escolas da região, ampliando o alcance das orientações e envolvendo crianças e adolescentes no combate à doença. A Chikungunya é uma doença infecciosa febril, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente). A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya. Como a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental reforçar as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas casas e vizinhança. As recomendações são as mesmas aplicadas à prevenção da dengue. RESERVA INDÍGENA Dourados enfrenta atualmente uma epidemia de chikungunya na Reserva Indígena, e a Prefeitura tem intensificado as ações de enfrentamento. Até o momento, já foram vistoriados 4.319 imóveis, com 2.173 locais tratados e 1.004 focos do mosquito identificados — sendo 90% deles em caixas d’água, lixo e pneus. As equipes também realizaram borrifação em 43 imóveis, utilizaram equipamentos de inseticida (LECO) e mobilizaram 86 agentes de endemias e 29 agentes de saúde indígena, reforçando o compromisso com a saúde pública e o controle da doença em todo o município.
MPMS lança Campanha “Declare seu Carinho” em Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 9ª e da 17ª Promotorias de Justiça, lançou oficialmente a campanha “Declare seu Carinho” nesta terça-feira (17), em Dourados. O evento, realizado no auditório da 4ª Subseção da OAB-MS em Dourados, incentiva cidadãos e empresas a destinarem parte do seu Imposto de Renda a fundos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade nos municípios de Dourados e Laguna Carapã. Na ocasião, o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno destacou a importância de mais uma vez lançar a campanha “Declare seu Carinho”, que, desde o ano de 2019, vem sendo uma bandeira levantada pelo Ministério Público, que visou durante todos esses anos orientar os contribuintes a participarem efetivamente do projeto de destinação de parte do IR. Esclareceu também que os contribuintes poderiam ajudar sem sair de casa e sem gastar um centavo. Por fim, destacou que a campanha tem um potencial transformador, principalmente para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade. O palestrante Sérgio Almir Wachter explicou a forma que poderia ser realizada a destinação de parte do imposto de renda, destacando a facilidade de operar o sistema para realizar a doação, bem como a necessidade de intensificar a campanha para que fosse possível destinar maiores recursos aos fundos municipais mencionados, beneficiando toda a sociedade e principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade. Por fim, frisou que os recursos, ao invés de irem para o Governo Federal, ficam nos Municípios. O período para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2026 começara dia 23 de março de 2026 (segunda-feira) e se encerrará em 29 de maio de 2026 (sexta-feira). Os recursos doados são destinados ao financiamento de projetos em benefício de crianças, adolescentes e idosos, apresentados por entidades credenciadas que preencham todos os requisitos previstos em edital específico (Edital – Chamamento Púbico). Participaram do evento o Prefeito Municipal, Marçal Gonçalves Leite Filho, o Vereador Sérgio Nogueira, representando a Câmara Municipal de Dourados, a Presidente da 4ª Subseção da OAB-MS em Dourados e Itaporã, Edna Regina Alvarenga Bonelli, os Presidentes dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e Adolescência e da Pessoa Idosa de Dourados Heloisa Silva Gabriel e Celso José Urio Júnior e o Palestrante Sergio Walmir Watcher, Presidente do Sindicato dos Contabilistas da Grande Dourados.
PF desarticula esquema de tráfico internacional de mulheres para exploração sexual
Nesta sexta-feira (20/3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Alerta Vermelho, voltada ao enfrentamento do tráfico internacional de pessoas para exploração sexual no norte de Santa Catarina. Os policiais realizaram buscas em três endereços na cidade de São Francisco do Sul/SC, sendo dois em estabelecimentos noturnos contíguos e um na residência dos investigados. Foram apreendidos celulares, o sistema de videomonitoramento (CFTV) e diversos documentos, que serão submetidos à perícia técnica para esclarecer os fatos investigados, confirmar a existência de crimes relacionados, identificar a cadeia operacional do esquema e possíveis novas vítimas. As diligências tiveram início após uma mulher paraguaia prestar queixa alegando ter sido aliciada pela internet, em seu país de origem, sob falsa promessa de emprego de garçonete em um bar na cidade de São Francisco do Sul. Os suspeitos da prática do crime são um casal com passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com o relato da vítima, ela teria sido trazida ao Brasil em um caminhão e levada até um estabelecimento noturno, onde teve seus documentos retidos pelos proprietários. Ela também alegou ter ter sofrido agressões físicas, psicológicas, restrição de liberdade e foi obrigada a usar drogas e se prostituir. A vítima relatou, ainda, que era mantida em vigilância constante pelos exploradores e não ter recebido qualquer remuneração durante o tempo em que ficou no local. A situação só veio à tona após ela conseguir fugir do estabelecimento e ser socorrida por vizinhos, em outubro do ano passado. Além dos mandados de busca e apreensão solicitados pela PF, a justiça ainda determinou a proibição de contato dos investigados com a vítima e testemunhas. As investigações continuarão a partir da análise dos materiais apreendidos na operação.
Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília
A Polícia Federal, realizou nesta quinta-feira (19/3), a transferência do custodiado Daniel Bueno Vorcaro do Sistema Penitenciário Federal para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, em cumprimento à decisão judicial proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, no âmbito da PET 15.711.
Polícia Civil apreende encomendas com droga em agência dos correios durante ação da Operação Desarme
A Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), no âmbito da Operação Desarme, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou apreensão de substâncias entorpecentes durante fiscalização em agência dos Correios, nesta quinta-feira (19), na Capital. A ação foi realizada em conjunto com a Subgerência de Segurança Corporativa dos Correios, com foco na repressão ao tráfico de drogas por meio de remessas postais. Durante as vistorias, foram identificadas 6 encomendas suspeitas, que, após verificação e análise preliminar, confirmaram conter substância entorpecente análoga à maconha dos tipos Skunk e Haxixe, conforme laudos técnicos preliminares. As remessas tinham origem em diferentes municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã e Campo Grande, e possuíam como destino diversos estados da federação, como São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina, evidenciando a prática de tráfico interestadual de drogas por meio do sistema logístico postal. Ao todo foram apreendidos 8.978g (oito quilos e novecentos e setenta e oito gramas) de drogas.
DOF prende mulher transportando mais de 300 quilos de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (18), em Dourados, 290 quilos de maconha e 32 quilos de skunk que eram transportados em um Fiat Siena, conduzido por uma mulher de 31 anos. Na ação, um homem de 43 anos, que fazia a função de batedor, também foi preso. Os policiais faziam bloqueio na MS-379, quando abordaram a condutora do veículo. Durante vistoria, foram encontrados diversos tabletes de maconha no interior do automóvel e no porta-malas. A poucos quilômetros do local da abordagem, os policiais também abordaram o homem, que fazia a função de batedor, avisando sobre a presença de policiais na rodovia. Questionada, a mulher afirmou que receberia R$ 10 mil para levar a droga de Aral Moreira até a cidade de Sorocaba (SP). Já o homem disse aos policiais que receberia R$ 4 mil pelo serviço de batedor. A droga apreendida, avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão, foi encaminhada à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Vale da Celulose reforça protagonismo no setor florestal e abre espaço para a diversificação com citrus e amendoim
O avanço das florestas plantadas e da indústria de celulose consolida Ribas do Rio Pardo como um dos principais pólos de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. No entanto, o município inserido no chamado Vale da Celulose também entrou na era da diversificação e, com tecnologias, adequadas está se tornando também um polo de novas culturas, que incluem a citricultura e o amendoim. Ribas representa um novo momento do Estado, com mais de 460 mil hectares de florestas plantadas no município, liderando a expansão da silvicultura no Brasil e fortalecendo sua posição como referência em produção sustentável. Esta mudança no perfil sem perder o protagonismo da celulose foi destacada durante a palestra do secretário estadual Jaime Verruck, na abertura da ExpoRibas 2026 quarta-feira (18). Segundo o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), nos últimos anos, Mato Grosso do Sul passou por uma transformação produtiva significativa, com a conversão de áreas de pastagens de baixa produtividade em lavouras, florestas plantadas e cana-de-açúcar. O modelo alia crescimento econômico à preservação ambiental, mantendo cerca de 38% do território com vegetação nativa. A expansão do setor florestal é um dos principais vetores desse desenvolvimento. A área de florestas plantadas saiu de 341 mil hectares em 2010 para aproximadamente 1,9 milhão de hectares na safra 2024/2025 – um crescimento de 565%. Atualmente, o Estado possui a segunda maior área de eucalipto do país e concentra cerca de 80% da expansão nacional registrada em 2024. “Esse ambiente favorável é resultado de políticas públicas voltadas à atração de investimentos, desburocratização e segurança jurídica, além de iniciativas que fortalecem a sustentabilidade e a inovação no campo. Isso é fruto de um trabalho que começou há mais de 10 anos com o programa Profloresta”, recordou. Mato Grosso do Sul também se destaca na adoção de sistemas produtivos integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A indústria de celulose acompanha esse ritmo de crescimento e impulsiona a economia regional. Ribas do Rio Pardo abriga a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, reforçando o papel estratégico do município dentro do corredor produtivo que inclui cidades como Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia e Inocência. Atualmente, mais de 18 municípios possuem operações florestais no Estado. A cadeia produtiva gera mais de 20 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, além de representar cerca de 17,8% do PIB industrial sul-mato-grossense. Outro destaque é a autossuficiência energética do setor, com a produção de mais de 780 megawatts de energia limpa. Verruck mostrou em sua apresentação que para garantir a gestão eficiente da atividade, o Governo do Estado investiu em ferramentas como o sistema MS Agrodata, que moderniza o cadastro, o monitoramento e a regulação da produção florestal, além de fortalecer a política de reposição de recursos naturais. As ações também estão alinhadas a estratégias de longo prazo, como o Plano Estadual de Desenvolvimento do Setor Florestal (Profloresta), que busca ampliar a base produtiva, diversificar a economia e consolidar a competitividade industrial. “O Mato Grosso do Sul construiu um ambiente extremamente favorável ao desenvolvimento do setor florestal, com segurança jurídica, políticas públicas consistentes e compromisso com a sustentabilidade. Ribas do Rio Pardo é hoje um símbolo desse novo ciclo de crescimento, baseado em inovação, geração de emprego e respeito ao meio ambiente”, destacou o secretário Jaime Verruck. O Estado também avança em sua agenda ambiental, com a meta de se tornar carbono neutro até 2030, alinhando suas políticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco na preservação da biodiversidade, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas. Apesar dos avanços, desafios como logística, qualificação profissional, inovação tecnológica e gestão de recursos hídricos seguem no radar do Governo do Estado. “Por isso o governo mantém o diálogo permanente com o setor produtivo. “Com esse conjunto de iniciativas, Mato Grosso do Sul reafirma seu protagonismo no cenário nacional e se consolida como referência em desenvolvimento sustentável, competitividade e inovação no setor florestal”, salientou. ExpoRibas A ExpoRibas 2026, que celebra os 82 anos de emancipação política de Ribas do Rio Pardo, começou oficialmente terça-feira (17) com uma programação técnica voltada ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao fortalecimento do agronegócio regional. Especialistas, gestores públicos e representantes do setor produtivo estão reunidos para discutir oportunidades e desafios que impulsionam o crescimento da região. A abertura oficial da feira contou com a presença do secretário da Semadesc, Jaime Verruck; do prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moreira, o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta; e do diretor da Iagro, Daniel Ingold, autoridades políticas, lideranças rurais e empresariais e produtores. O secretário Jaime Verruck foi responsável pela palestra magna, na qual apresentou uma análise estratégica sobre o cenário de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e as oportunidades que se abrem com o avanço da industrialização e do agronegócio no Estado. Durante o evento, também foi lançado o Plano de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo e realizada a posse da nova diretoria do Sindicarv — Sindicato das Indústrias Produtoras de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul. A Semadesc participa até o dia 21 da feira agroindustrial com um estande institucional, apresentando suas ações, programas e projetos, além da atuação de suas vinculadas, como a Iagro, o Imasul e a Agraer. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Mato Grosso do Sul inicia campanha de vacinação contra influenza com Dia D em 28 de março
O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), inicia neste mês a Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026 em todos os municípios sul-mato-grossenses. A mobilização segue até 30 de maio, com o Dia “D” marcado para 28 de março. A estratégia acompanha o calendário nacional do Ministério da Saúde e tem como foco a proteção dos públicos prioritários antes do período de maior circulação do vírus. A estimativa é que Mato Grosso do Sul receba 80 mil doses nesta primeira remessa, o que corresponde a 6,5% da população-alvo, estimada em 1,1 milhão de pessoas. A vacinação é voltada principalmente para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, professores e demais grupos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações. Para garantir o início simultâneo da campanha, a SES realizou alinhamento prévio com os municípios, organizando a distribuição das doses e as estratégias locais de imunização. Mobilização e estratégiaA coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, destaca que a campanha é uma das principais ações de prevenção em saúde pública e reforça a importância da adesão logo no início. “A vacinação contra a influenza é fundamental para reduzir complicações, internações e óbitos, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Nosso objetivo é ampliar a cobertura vacinal em todo o Estado e garantir que a população prioritária esteja protegida no momento mais crítico de circulação do vírus”, afirmou. Como reforço, o Estado também aposta em estratégias extramuros, com uso do Vacimóvel e ações em municípios como Corumbá, Dourados e Ponta Porã, em parceria com as gestões municipais. No caso dos Vacimóveis, o atendimento será feito no decorrer da campanha, com previsão de que seja iniciado por grupos como os trabalhadores da saúde. De acordo com o gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, o planejamento antecipado foi essencial para a organização da campanha. “As equipes municipais já estão alinhadas e preparadas para iniciar a vacinação de forma estruturada, garantindo acesso à população desde o início da campanha”, explicou. No Dia “D”, a SES realizará ação específica voltada a idosos institucionalizados, com vacinação em instituição de longa permanência em Campo Grande. A Secretaria reforça a importância da adesão dos públicos prioritários já nas primeiras etapas da campanha, como forma de reduzir a pressão sobre os serviços de saúde e evitar casos graves da doença.
Plano Estadual de Esporte e Lazer de MS trará diretrizes do setor para os próximos 10 anos
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), irá realizar a Conferência Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul nos dias 26 e 27 de março, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento tem como principal objetivo fortalecer e estruturar as políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer em todo o Estado. A conferência é aberta ao público e voltada a gestores públicos, profissionais de Educação Física, atletas, representantes de entidades esportivas de administração e prática, membros da sociedade civil, árbitros, profissionais da crônica esportiva e instituições de ensino superior. Entre os principais objetivos estão a reformulação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer, a construção do Plano Estadual de Esporte e Lazer para o período de 2026 a 2035, a criação do Conselho Estadual de Esporte e Lazer, a reformulação do Fundo Desportivo Estadual e a mobilização dos gestores municipais para a realização das conferências municipais. A programação será pautada por eixos estratégicos considerados fundamentais para o desenvolvimento do setor, como o fortalecimento do esporte de formação educacional, a ampliação do esporte para toda a vida, a estruturação do esporte de excelência, além da garantia de inclusão e da integração entre municípios e instituições. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, o momento é estratégico para discutir o futuro do esporte no Estado. “Durante a conferência, vamos discutir temas fundamentais para a construção de uma política esportiva mais eficiente e participativa. É essencial compreender o papel das conferências municipais, avançar na estruturação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer e reforçar a importância da participação social. Também será analisado o panorama atual do esporte em Mato Grosso do Sul, com a identificação de desafios e oportunidades, em consonância com a Lei Geral do Esporte”, destacou. Os participantes serão organizados em grupos de trabalho temáticos, com a missão de analisar e discutir documentos-base essenciais para o planejamento do setor. Entre os materiais que serão apresentados estão a minuta do Sistema Estadual de Esporte, a proposta do Plano Estadual de Esporte e Lazer (2026–2036), a minuta de criação do Conselho Estadual de Esporte e Lazer e a reformulação do Fundo de Investimento Esportivo. A iniciativa reforça o compromisso com o planejamento de longo prazo e a construção coletiva de políticas públicas que ampliem o acesso ao esporte e ao lazer, promovendo inclusão e contribuindo para o desenvolvimento social de Mato Grosso do Sul. Programação Data: 26/03Horário: 14h30 – Credenciamento Apresentação PalestrasOrganização dos grupos de trabalhoApresentação minutas Horário: 17h30 – Encerramento Data: 26/03 Horário: 19h30 – Abertura OficialCredenciamentoApresentação CulturalAberturaHino NacionalVídeo InstitucionalPronunciamentosPalestra com o Prof. Dr. Fernando Marinho MezzadriTema: Esporte como direito: os novos desafios legaisHorário: 21h30 – Encerramento Data: 27/03Horário: 8h – InícioDivisão de salasHorário: 11h30 – Encerramento Data: 27/03Horário: 14h – InícioLeitura e Aprovação das Deliberações Finais e MoçõesHorário: 18h – Encerramento Bel Manvailer, Comunicação Setesc








