A Prefeitura de Dourados vai realizar a reforma completa da quadra de esportes da Escola Municipal Armando Campos Belo, localizada no Jardim Santa Brígida, região norte da cidade. Os recursos para a obra foram assegurados por meio de emenda federal destinada pelo senador Nelsinho Trad, recebido em audiência pelo prefeito Marçal Filho na tarde desta quinta-feira (19). O secretário municipal de Obras Públicas, Jorge De Lúcia, e a secretária interina de Assistência Social, Tânia Cristina da Silva, participaram da audiência e também encaminharam pleitos ao senador. Durante a reunião, no Gabinete do prefeito, o senador elencou emendas suas destinadas ao município para investimentos em setores importantes da administração pública, como saúde, educação e infraestrutura urbana e confirmou o depósito do recurso da ordem de R$ 590 mil para as obras de reforma da quadra de esportes da Escola Municipal Armando Campos Belo. O município dará a contrapartida no valor de R$ 10 mil. O prefeito Marçal Filho agradeceu ao senador pelo trabalho em favor de Dourados e destacou que Nelsinho Trad é o recordista de emendas para o município. “Foi recordista em 2025, no nosso primeiro ano de mandato, e agora, em 2026, está sendo de novo”, observou. “São recursos importantes, com destaque para custeio na área da saúde e para obras de infraestrutura urbana”, completou o prefeito. Marçal lamentou quer ao assumir a prefeitura encontrou vários aparelhos públicos acabados, no completo abandono. “Um absurdo o que deixaram acontecer, mas com trabalho e o apoio das bancadas estadual e federal, estamos reconstruindo Dourados”, enfatizou, citando que a administração municipal está, no momento, com 28 obras em andamento. “Estamos construindo escolas, recuperando unidades de saúde, melhorando a infraestrutura da cidade”, afirmou. Após a audiência no Gabinete, o prefeito, o senador e secretários foram até a Escola Armando Campos Belo, para oficializar que os R$ 600 mil em recursos de emenda do parlamentar e contrapartida municipal já estão garantidos e a obra de reforma já pode começar. Na unidade escolar também estavam o deputado estadual Renato Câmara e o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, além de lideranças políticas e comunitárias. Durante a visita técnica à Escola, a comitiva destacou a importância do investimento para garantir melhores condições de prática esportiva aos estudantes e fortalecer as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola. “A reforma da quadra proporcionará mais segurança, conforto e estrutura adequada para aulas de educação física, projetos esportivos e eventos escolares, beneficiando diretamente alunos, professores e toda a comunidade do entorno”, destacou o deputado Renato Câmara, que fez a indicação ao senador da República. Já Nelsinho Trad ressaltou o compromisso com Dourados e a destinação de recursos para melhorar a infraestrutura das escolas públicas. “Eu estou também muito alegre, porque eu estou ajudando muito o município de Dourados. E aqui nós destinamos, a pedido do deputado Renato e do prefeito Marçal, 600 mil reais para reformar a escola”, mencionou. “Agora o prefeito Marçal vai organizar a reforma para a gente poder, logo, logo, voltar aqui e inaugurar uma quadra nova”, completou. O prefeito voltou a destacar as parcerias com as bancadas estadual e federal. “É um prazer estar aqui, acompanhando esse grande senador da República, senador Nelsinho Trad, que fez a diferença em nossa cidade no ano passado, nosso primeiro ano de administração, e está fazendo a mesma coisa agora, em 2026, trazendo recursos para a área da infraestrutura, para a área da saúde, para a área da educação, enfim, trabalhando para a nossa Dourados”, enfatizou. Por fim, o prefeito anunciou mais obras na área da educação. “Na semana passada nós retomamos as obras do Ceim da Vila Erondina, que há muitos anos estavam paradas. Esta semana retomamos as obras do Ceim do Parque do Lago, também há muito tempo paradas”, recordou, anunciando que na semana que vem serão retomadas obras de outras unidades escolares, “porque nós queremos dar uma base para as crianças, porque essa base é que vai fazer a diferença na vida de cada um deles, de cada um dos meninos e das meninas que estão aqui”, enfatizou, concluindo que “o futuro está na educação, o conhecimento ninguém tira da gente. E é por isso que todos nós, enquanto homens públicos, exercendo cargos como fazemos, temos que continuar assim, cuidando com amor e construindo com trabalho”. No final da cerimônia, a diretora da escola, professora Sirley Mendonça, agradeceu em nome de toda a comunidade escolar ao senador, ao prefeito e ao deputado “por tudo que têm feito em favor da nossa escola e da educação de uma maneira geral”. Ela ainda recepcionou as autoridades com um café da tarde e entregou a cada um, uma recordação “em forma de gratidão”, pelo “compromisso, dedicação e apoio ao desenvolvimento de nossa escola”. A ESCOLA A Escola Municipal Armando Campos Belo, conhecida também como CEU do Santa Brígida, foi inaugurada no dia 29 de julho de 1990. Fruto de um projeto chamado de Centro Educacional Unificado (CEU). Com área de 1980 metros quadrados, a escola funciona em três períodos, atendendo aproximadamente 900 alunos, do pré-escolar 2 ao 9º ano durante o dia, e, à noite, com a 2ª, 3ª e 4ª fases do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Nova unidade da Granja São José impulsiona economia de Dourados
A expansão do agronegócio no distrito de Indápolis, em Dourados, ganhou um novo marco nesta quinta-feira (19) com a inauguração da 9ª unidade da Granja São José. O empreendimento da família Caires, focado na suinocultura em parceria com a Seara Alimentos, recebeu um investimento superior a R$ 12 milhões, consolidando a região como um polo estratégico de produção. A nova estrutura tem capacidade para alojar 45 mil suínos por ano e projeta um faturamento anual acima dos R$ 12 milhões, além de garantir a criação imediata de aproximadamente 50 empregos diretos para a comunidade local. O deputado estadual Zé Teixeira participou do ato inaugural, onde destacou o papel determinante da iniciativa privada para o desenvolvimento regional. Para o parlamentar, a força do trabalho no campo é o motor que promove renda e oportunidades reais para as famílias sul-mato-grossenses. Durante a cerimônia, Teixeira reforçou que o crescimento do setor produtivo depende de um ambiente de negócios seguro e de apoio contínuo às cadeias que, como a suinocultura, demonstram alto potencial de manejo técnico e eficiência econômica. O evento também foi marcado por um momento de reconhecimento à atuação do parlamentar em defesa do setor. O pecuarista Osmar Caires entregou a Zé Teixeira o Prêmio de Honra ao Mérito Geni Caires, honraria que leva o nome da matriarca da família e simboliza a gratidão dos produtores rurais por sua trajetória pública. Como gesto de respeito ao apoio histórico do deputado às causas do campo e à infraestrutura rural de Mato Grosso do Sul, uma das unidades da granja foi batizada com o nome do parlamentar. A homenagem reflete o alinhamento entre as ações legislativas e os resultados práticos observados nas propriedades rurais. Zé Teixeira reiterou seu compromisso em seguir incentivando projetos que transformam a realidade econômica do Estado, parabenizando a família Caires pela expansão e pela preservação do legado familiar no agronegócio. A nova unidade da Granja São José passa a operar com modernos padrões de produção, reforçando a competitividade da suinocultura regional e a contribuição estratégica do setor para o Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul. Com informações do Site Dourados 24hs.
Prefeitura de Dourados intensifica mobilização e bate de porta em porta na guerra contra chikungunya
Com a confirmação de casos positivos de chikungunya no bairro Parque do Lago II, a Prefeitura de Dourados inicia nesta sexta-feira (20) uma força-tarefa de combate à doença, com foco em orientação e mobilização da comunidade. A ação é coordenada pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parque do Lago II, em conjunto com agentes de endemias, que irão percorrer residências e comércios levando informações sobre prevenção e identificação de possíveis focos do mosquito transmissor. A mobilização atende determinação do prefeito Marçal Filho para que as autoridades de saúde empreguem todas as ferramentas possíveis para evitar que a epidemia diagnosticada nas aldeias indígenas de Dourados chegue aos bairros vizinhos e se espalhe por toda cidade. “Nossas equipes estão trabalhando em horário estendido para combater os focos e, ao mesmo tempo, levar informação à população, mesmo porque a principal forma de acabar com o mosquito e eliminar pontos de água parada que, na maioria das vezes, está no interior das residências”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. De acordo com a diretora da UBS, Ana Paula Albertoni, seis casos da doença foram confirmados apenas no mês de março na unidade, o que reforçou a necessidade de intensificar as ações no território. “Vamos ter esse contato direto com a população, nas casas e nos comércios, para que entendam sobre a doença e como prevenir, em um momento totalmente voltado à orientação”, destacou. A força-tarefa tem como principais objetivos mobilizar os moradores para participação ativa na prevenção, promover ações educativas, identificar criadouros do mosquito Aedes aegypti e fortalecer o vínculo entre a equipe de saúde e a comunidade. Durante as visitas, serão realizadas orientações educativas, distribuição de materiais informativos, identificação e encaminhamento de possíveis focos, além de convites porta a porta para engajamento nas ações coletivas. Também estão previstas intervenções em pontos considerados de maior risco no bairro.A iniciativa envolve os profissionais da UBS, além dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias, e será desenvolvida em toda a área atendida pela unidade. A expectativa é reduzir os focos do mosquito, ampliar a conscientização da população e fortalecer as estratégias de prevenção no município. Em uma segunda etapa, a proposta é levar a força-tarefa também para as escolas da região, ampliando o alcance das orientações e envolvendo crianças e adolescentes no combate à doença. A Chikungunya é uma doença infecciosa febril, que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus (mesmos mosquitos que transmitem a dengue e a febre amarela, respectivamente). A principal diferença entre a dengue e a chikungunya é a dor nas articulações, muito mais intensa na chikungunya. Como a doença é transmitida por mosquitos, é fundamental reforçar as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas casas e vizinhança. As recomendações são as mesmas aplicadas à prevenção da dengue. RESERVA INDÍGENA Dourados enfrenta atualmente uma epidemia de chikungunya na Reserva Indígena, e a Prefeitura tem intensificado as ações de enfrentamento. Até o momento, já foram vistoriados 4.319 imóveis, com 2.173 locais tratados e 1.004 focos do mosquito identificados — sendo 90% deles em caixas d’água, lixo e pneus. As equipes também realizaram borrifação em 43 imóveis, utilizaram equipamentos de inseticida (LECO) e mobilizaram 86 agentes de endemias e 29 agentes de saúde indígena, reforçando o compromisso com a saúde pública e o controle da doença em todo o município.
MPMS lança Campanha “Declare seu Carinho” em Dourados
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul, por meio da 9ª e da 17ª Promotorias de Justiça, lançou oficialmente a campanha “Declare seu Carinho” nesta terça-feira (17), em Dourados. O evento, realizado no auditório da 4ª Subseção da OAB-MS em Dourados, incentiva cidadãos e empresas a destinarem parte do seu Imposto de Renda a fundos que beneficiam crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade nos municípios de Dourados e Laguna Carapã. Na ocasião, o Promotor de Justiça Ricardo Rotunno destacou a importância de mais uma vez lançar a campanha “Declare seu Carinho”, que, desde o ano de 2019, vem sendo uma bandeira levantada pelo Ministério Público, que visou durante todos esses anos orientar os contribuintes a participarem efetivamente do projeto de destinação de parte do IR. Esclareceu também que os contribuintes poderiam ajudar sem sair de casa e sem gastar um centavo. Por fim, destacou que a campanha tem um potencial transformador, principalmente para crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade. O palestrante Sérgio Almir Wachter explicou a forma que poderia ser realizada a destinação de parte do imposto de renda, destacando a facilidade de operar o sistema para realizar a doação, bem como a necessidade de intensificar a campanha para que fosse possível destinar maiores recursos aos fundos municipais mencionados, beneficiando toda a sociedade e principalmente aqueles em estado de vulnerabilidade. Por fim, frisou que os recursos, ao invés de irem para o Governo Federal, ficam nos Municípios. O período para o envio da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2026 começara dia 23 de março de 2026 (segunda-feira) e se encerrará em 29 de maio de 2026 (sexta-feira). Os recursos doados são destinados ao financiamento de projetos em benefício de crianças, adolescentes e idosos, apresentados por entidades credenciadas que preencham todos os requisitos previstos em edital específico (Edital – Chamamento Púbico). Participaram do evento o Prefeito Municipal, Marçal Gonçalves Leite Filho, o Vereador Sérgio Nogueira, representando a Câmara Municipal de Dourados, a Presidente da 4ª Subseção da OAB-MS em Dourados e Itaporã, Edna Regina Alvarenga Bonelli, os Presidentes dos Conselhos Municipal dos Direitos da Criança e Adolescência e da Pessoa Idosa de Dourados Heloisa Silva Gabriel e Celso José Urio Júnior e o Palestrante Sergio Walmir Watcher, Presidente do Sindicato dos Contabilistas da Grande Dourados.
PF desarticula esquema de tráfico internacional de mulheres para exploração sexual
Nesta sexta-feira (20/3), a Polícia Federal deflagrou a Operação Alerta Vermelho, voltada ao enfrentamento do tráfico internacional de pessoas para exploração sexual no norte de Santa Catarina. Os policiais realizaram buscas em três endereços na cidade de São Francisco do Sul/SC, sendo dois em estabelecimentos noturnos contíguos e um na residência dos investigados. Foram apreendidos celulares, o sistema de videomonitoramento (CFTV) e diversos documentos, que serão submetidos à perícia técnica para esclarecer os fatos investigados, confirmar a existência de crimes relacionados, identificar a cadeia operacional do esquema e possíveis novas vítimas. As diligências tiveram início após uma mulher paraguaia prestar queixa alegando ter sido aliciada pela internet, em seu país de origem, sob falsa promessa de emprego de garçonete em um bar na cidade de São Francisco do Sul. Os suspeitos da prática do crime são um casal com passagens por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. De acordo com o relato da vítima, ela teria sido trazida ao Brasil em um caminhão e levada até um estabelecimento noturno, onde teve seus documentos retidos pelos proprietários. Ela também alegou ter ter sofrido agressões físicas, psicológicas, restrição de liberdade e foi obrigada a usar drogas e se prostituir. A vítima relatou, ainda, que era mantida em vigilância constante pelos exploradores e não ter recebido qualquer remuneração durante o tempo em que ficou no local. A situação só veio à tona após ela conseguir fugir do estabelecimento e ser socorrida por vizinhos, em outubro do ano passado. Além dos mandados de busca e apreensão solicitados pela PF, a justiça ainda determinou a proibição de contato dos investigados com a vítima e testemunhas. As investigações continuarão a partir da análise dos materiais apreendidos na operação.
Vorcaro é transferido para superintendência da PF em Brasília
A Polícia Federal, realizou nesta quinta-feira (19/3), a transferência do custodiado Daniel Bueno Vorcaro do Sistema Penitenciário Federal para a Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal, em cumprimento à decisão judicial proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, no âmbito da PET 15.711.
Polícia Civil apreende encomendas com droga em agência dos correios durante ação da Operação Desarme
A Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR), no âmbito da Operação Desarme, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, realizou apreensão de substâncias entorpecentes durante fiscalização em agência dos Correios, nesta quinta-feira (19), na Capital. A ação foi realizada em conjunto com a Subgerência de Segurança Corporativa dos Correios, com foco na repressão ao tráfico de drogas por meio de remessas postais. Durante as vistorias, foram identificadas 6 encomendas suspeitas, que, após verificação e análise preliminar, confirmaram conter substância entorpecente análoga à maconha dos tipos Skunk e Haxixe, conforme laudos técnicos preliminares. As remessas tinham origem em diferentes municípios do Estado de Mato Grosso do Sul, incluindo Coronel Sapucaia, Paranhos, Ponta Porã e Campo Grande, e possuíam como destino diversos estados da federação, como São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina, evidenciando a prática de tráfico interestadual de drogas por meio do sistema logístico postal. Ao todo foram apreendidos 8.978g (oito quilos e novecentos e setenta e oito gramas) de drogas.
DOF prende mulher transportando mais de 300 quilos de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam, nesta quarta-feira (18), em Dourados, 290 quilos de maconha e 32 quilos de skunk que eram transportados em um Fiat Siena, conduzido por uma mulher de 31 anos. Na ação, um homem de 43 anos, que fazia a função de batedor, também foi preso. Os policiais faziam bloqueio na MS-379, quando abordaram a condutora do veículo. Durante vistoria, foram encontrados diversos tabletes de maconha no interior do automóvel e no porta-malas. A poucos quilômetros do local da abordagem, os policiais também abordaram o homem, que fazia a função de batedor, avisando sobre a presença de policiais na rodovia. Questionada, a mulher afirmou que receberia R$ 10 mil para levar a droga de Aral Moreira até a cidade de Sorocaba (SP). Já o homem disse aos policiais que receberia R$ 4 mil pelo serviço de batedor. A droga apreendida, avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão, foi encaminhada à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Vale da Celulose reforça protagonismo no setor florestal e abre espaço para a diversificação com citrus e amendoim
O avanço das florestas plantadas e da indústria de celulose consolida Ribas do Rio Pardo como um dos principais pólos de desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul. No entanto, o município inserido no chamado Vale da Celulose também entrou na era da diversificação e, com tecnologias, adequadas está se tornando também um polo de novas culturas, que incluem a citricultura e o amendoim. Ribas representa um novo momento do Estado, com mais de 460 mil hectares de florestas plantadas no município, liderando a expansão da silvicultura no Brasil e fortalecendo sua posição como referência em produção sustentável. Esta mudança no perfil sem perder o protagonismo da celulose foi destacada durante a palestra do secretário estadual Jaime Verruck, na abertura da ExpoRibas 2026 quarta-feira (18). Segundo o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), nos últimos anos, Mato Grosso do Sul passou por uma transformação produtiva significativa, com a conversão de áreas de pastagens de baixa produtividade em lavouras, florestas plantadas e cana-de-açúcar. O modelo alia crescimento econômico à preservação ambiental, mantendo cerca de 38% do território com vegetação nativa. A expansão do setor florestal é um dos principais vetores desse desenvolvimento. A área de florestas plantadas saiu de 341 mil hectares em 2010 para aproximadamente 1,9 milhão de hectares na safra 2024/2025 – um crescimento de 565%. Atualmente, o Estado possui a segunda maior área de eucalipto do país e concentra cerca de 80% da expansão nacional registrada em 2024. “Esse ambiente favorável é resultado de políticas públicas voltadas à atração de investimentos, desburocratização e segurança jurídica, além de iniciativas que fortalecem a sustentabilidade e a inovação no campo. Isso é fruto de um trabalho que começou há mais de 10 anos com o programa Profloresta”, recordou. Mato Grosso do Sul também se destaca na adoção de sistemas produtivos integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). A indústria de celulose acompanha esse ritmo de crescimento e impulsiona a economia regional. Ribas do Rio Pardo abriga a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, reforçando o papel estratégico do município dentro do corredor produtivo que inclui cidades como Três Lagoas, Água Clara, Brasilândia e Inocência. Atualmente, mais de 18 municípios possuem operações florestais no Estado. A cadeia produtiva gera mais de 20 mil empregos diretos e 12 mil indiretos, além de representar cerca de 17,8% do PIB industrial sul-mato-grossense. Outro destaque é a autossuficiência energética do setor, com a produção de mais de 780 megawatts de energia limpa. Verruck mostrou em sua apresentação que para garantir a gestão eficiente da atividade, o Governo do Estado investiu em ferramentas como o sistema MS Agrodata, que moderniza o cadastro, o monitoramento e a regulação da produção florestal, além de fortalecer a política de reposição de recursos naturais. As ações também estão alinhadas a estratégias de longo prazo, como o Plano Estadual de Desenvolvimento do Setor Florestal (Profloresta), que busca ampliar a base produtiva, diversificar a economia e consolidar a competitividade industrial. “O Mato Grosso do Sul construiu um ambiente extremamente favorável ao desenvolvimento do setor florestal, com segurança jurídica, políticas públicas consistentes e compromisso com a sustentabilidade. Ribas do Rio Pardo é hoje um símbolo desse novo ciclo de crescimento, baseado em inovação, geração de emprego e respeito ao meio ambiente”, destacou o secretário Jaime Verruck. O Estado também avança em sua agenda ambiental, com a meta de se tornar carbono neutro até 2030, alinhando suas políticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco na preservação da biodiversidade, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas. Apesar dos avanços, desafios como logística, qualificação profissional, inovação tecnológica e gestão de recursos hídricos seguem no radar do Governo do Estado. “Por isso o governo mantém o diálogo permanente com o setor produtivo. “Com esse conjunto de iniciativas, Mato Grosso do Sul reafirma seu protagonismo no cenário nacional e se consolida como referência em desenvolvimento sustentável, competitividade e inovação no setor florestal”, salientou. ExpoRibas A ExpoRibas 2026, que celebra os 82 anos de emancipação política de Ribas do Rio Pardo, começou oficialmente terça-feira (17) com uma programação técnica voltada ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao fortalecimento do agronegócio regional. Especialistas, gestores públicos e representantes do setor produtivo estão reunidos para discutir oportunidades e desafios que impulsionam o crescimento da região. A abertura oficial da feira contou com a presença do secretário da Semadesc, Jaime Verruck; do prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moreira, o secretário-executivo de Desenvolvimento Sustentável, Rogério Beretta; e do diretor da Iagro, Daniel Ingold, autoridades políticas, lideranças rurais e empresariais e produtores. O secretário Jaime Verruck foi responsável pela palestra magna, na qual apresentou uma análise estratégica sobre o cenário de desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e as oportunidades que se abrem com o avanço da industrialização e do agronegócio no Estado. Durante o evento, também foi lançado o Plano de Desenvolvimento de Ribas do Rio Pardo e realizada a posse da nova diretoria do Sindicarv — Sindicato das Indústrias Produtoras de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul. A Semadesc participa até o dia 21 da feira agroindustrial com um estande institucional, apresentando suas ações, programas e projetos, além da atuação de suas vinculadas, como a Iagro, o Imasul e a Agraer. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc








