O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quarta-feira (25), medidas que pretendem solucionar problemas na mobilidade urbana de Campo Grande e valorizar a trajetória empreendedora em Dourados. Na Capital, a atuação do parlamentar foca na segurança de motoristas e pedestres que circulam pela região do Shopping Campo Grande, enquanto em Dourados, o reconhecimento volta-se para a consolidação de empreendimentos que geram emprego e renda há duas décadas. A primeira demanda apresentada à Prefeitura de Campo Grande e à Agência Municipal de Trânsito (Agetran) refere-se à urgência de novos estudos técnicos para a sinalização no cruzamento das ruas Dr. Paulo Machado e Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A intervenção atende a reclamações de cidadãos que enfrentam dificuldades diárias no trecho. Segundo o parlamentar, a sinalização atual, instalada em 2011, tornou-se obsoleta diante do crescimento do fluxo de veículos nos últimos anos, resultando em desrespeito à sinalização de “Pare” e riscos constantes de acidentes, especialmente nos horários de pico. O pedido encaminhado ao Executivo Municipal reforça a necessidade de uma readequação completa, que pode incluir desde o reforço das sinalizações horizontal e vertical até a instalação de semáforos. Para o deputado, garantir a fluidez no trânsito da Capital é uma prioridade que impacta diretamente a qualidade de vida e a segurança de quem trafega por uma das áreas mais movimentadas da cidade. Ainda nesta quarta-feira, o parlamentar dedicou espaço na Assembleia Legislativa para destacar o sucesso do setor gastronômico de Dourados. Zé Teixeira propôs uma Moção de Congratulação aos empresários Pedro Paulo Nery Rocha (Pedrinho) e Luiz Alberto (Grilo), pelos 20 anos de fundação do Grilo’s Restaurante. O parlamentar ressaltou a trajetória dos homenageados, que iniciaram a vida profissional como garçons e transformaram o sonho de empreender em um dos pontos de referência da Avenida Weimar Gonçalves Torres, no coração do município. Ao fundamentar a homenagem, Zé Teixeira pontuou que o sucesso do restaurante não representa apenas uma vitória pessoal dos proprietários, mas um exemplo de perseverança que fortalece a economia local e inspira novos empreendedores. O reconhecimento parlamentar celebra o impacto social do estabelecimento, que há duas décadas contribui com a geração de postos de trabalho e com o desenvolvimento do setor de serviços em Dourados.
Câmara promove homenagem a servidoras e destaca protagonismo feminino no Legislativo
“Mulheres que constroem histórias no Legislativo” será realizada no dia 26 de março, com reconhecimento ao trabalho feminino na Casa de Leis A Câmara Municipal de Dourados promove, na próxima quinta-feira (26), a Sessão Solene “Mulheres que constroem histórias no Legislativo”, em homenagem às servidoras que contribuem diariamente para o funcionamento e fortalecimento do Poder Legislativo no município. A cerimônia será realizada às 19 horas, na sede da Casa de Leis, em Dourados, e irá reconhecer o trabalho de 140 mulheres que atuam em diferentes setores, desempenhando funções essenciais para o atendimento à população e o desenvolvimento das atividades parlamentares. A presidente da Câmara, vereadora Liandra da Saúde (PSDB), destacou a importância da valorização das mulheres no serviço público e o papel fundamental que exercem dentro do Legislativo. “Esta é uma homenagem mais do que merecida às mulheres que fazem a diferença todos os dias no funcionamento da Câmara. São servidoras comprometidas, que contribuem com dedicação, responsabilidade e sensibilidade para que o nosso trabalho chegue com qualidade à população”, afirmou. Segundo a presidência, a sessão solene também tem como objetivo reforçar o reconhecimento institucional à presença feminina nos espaços públicos e valorizar trajetórias que constroem a história do Legislativo municipal. A Câmara conta hoje com a maior bancada feminina da história, sendo representada pelas vereadoras Liandra da Saúde, Ana Paula Benites Fernandes, Isa Marcondes e Karla Gomes. O evento é aberto ao público e integra as ações da Câmara voltadas à valorização das mulheres e ao fortalecimento de políticas institucionais de reconhecimento e inclusão.
Secretaria de Saúde inicia sábado vacinação contra Influenza com foco em grupos prioritários
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no próximo sábado, dia 28 de março, a campanha de vacinação contra a Influenza, em um cenário de alerta provocado pelo aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus no Mato Grosso do Sul. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus Influenza, que tem elevado potencial para evoluir para quadros graves quando encontra um paciente debilitado ou portador de comorbidades”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Dados epidemiológicos apontam que os casos de SRAG por Influenza cresceram significativamente em Dourados, entre os anos 2024 e 2025. Em 2024, foram registrados 60 casos, enquanto em 2025 o número subiu para 86, um aumento de 43%, indicando maior circulação do vírus e avanço dos quadros graves. Apesar da redução no número de mortes, de 20 óbitos em 2024 para 15 em 2025, a doença ainda apresenta impacto relevante. A taxa de letalidade, embora tenha reduzido, segue considerada alta, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. De acordo com o secretário Márcio Figueiredo os dados também confirmam que a população idosa continua sendo a mais afetada. Pessoas com 70 anos ou mais concentram a maior parte dos casos graves e óbitos, padrão que se manteve nos dois anos. “Outro ponto de atenção é o avanço da Influenza A entre os vírus respiratórios. Em 2024, foram registrados 53 casos, número que saltou para 176 em 2025, um crescimento superior a 230%, consolidando o vírus como um dos principais responsáveis por internações em Dourados”, enfatiza. Diante desse cenário dos últimos dois anos, a Prefeitura reforça a importância da vacinação como principal estratégia de prevenção. No município, a campanha terá início com o Dia D de mobilização, no sábado, dia 28 de março, com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 16h, com exceção das UBS Novo Horizonte, Vila Rosa, Chácara Caiuás, Vila São Pedro, Distrito Panambi, Distrito de Indápolis e Vila Macaúba. A sala de vacina do PAM, das 8h às 16h. Para ampliar o acesso, também haverá uma ação especial em praça Antônio João, das 8h às 12h. A princípio, imunização é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas e quilombolas, além de pessoas com comorbidades e outros grupos em situação de vulnerabilidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 100 mil pessoas durante a campanha. Neste primeiro momento, o município receberá aproximadamente 6 mil doses, com distribuição gradual conforme o envio do Governo Federal. “As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários precisam procurar as unidades de saúde e receber a vacina contra o Influenza, pois somente assim ficarão protegidas da gripe”, completa Márcio Figueiredo. A Prefeitura de Dourados reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de evitar casos graves, internações e óbitos por Influenza, especialmente em um período de maior circulação de vírus respiratórios, e orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima para se proteger.
Fora de casa, Operário encara o Araguaína na estreia da Copa Verde
Noite de estreia do Operário FC em mais uma competição da temporada 2026. Nesta quarta-feira (25), às 18h30 (MS), o Galo enfrenta o Araguaína Futebol e Regatas-TO pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Centro-Oeste, torneio regional que agora abre a nova Copa Verde. A partida no Estádio Mirandão tem arbitragem de Wesley da Silva Santos, auxiliado pelos assistentes Arthur Pancieri Pires e Adilson Gomes de Oliveira, todos do Espírito Santo. A partida tem transmissão pelo canal CBF TV, no YouTube. Operário e Araguaína estão no Grupo A, aberto nesta terça (24) com a vitória do Rio Branco-ES sobre o Vila Nova-GO por 1 a 0, em Cariacica (ES). Na partida que fecha a primeira rodada, também nesta quarta, o Capital-DF recebe o Primavera-MT no Estádio JK, em Brasília (DF). Para o jogo, a delegação do Operário viajou para Tocantins na segunda-feira e fez um treino no dia seguinte. O técnico Paulo Massaro deve manter a base do time que, no último sábado (21), vence AA Bataguassu na partida de ida da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense. A baixa deve ser o zagueiro Jonilson, que saiu da partida do Estadual nos primeiros minutos por sentir uma contusão muscular. No ataque, o treinador pode variar a dupla com Roger Modesto e Eduardo Tanque, que iniciaram a partida, ou Danilinho e Arthur Manoel, que entraram no intervalo e mantiveram o bom desempenho. O Araguaína disputa a Copa Verde pela primeira vez na história, mas o momento não é dos melhores. Campeão do Tocantins em 2025, neste ano o Tourão, como é chamado pelos torcedores, não foi bem e caiu na primeira fase, terminando em quinto lugar, com oito jogos, duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na Copa do Brasil foi eliminado na primeira fase pelo Primavera-SP.
Ancelotti quer Seleção com equilíbrio, atitude e qualidade
Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (25), em Orlando (EUA), o técnico Carlo Ancelotti ressaltou a importância do amistoso da Seleção Brasileira contra a França, nessa quinta-feira, às 17 horas (horário de Brasília), em Boston. Disse que seu modelo de time é formado por quatro atacantes e deixou claro que quer a Seleção com algumas características bem alinhadas: equilíbrio, atitude e qualidade. “Nestes meses eu tenho pensado qual é o melhor modelo de jogo para a equipe, tendo em conta as características dos jogadores. Pensamos que o modelo de jogo que queremos planejar é com quatro na frente. Contra a França, um teste importante, queremos jogar uma boa partida, controlando o jogo, tentar defender bem, que é muito importante, ter equilíbrio e jogar bem com a bola, mostrar a qualidade que os quatro da frente têm”, declarou. Ele adiantou que Marquinhos não atuará, por causa de dores na região do quadril, e que espera contar com ele no amistoso seguinte, contra a Croácia, dia 31. Ancelotti driblou bem as perguntas sobre a escalação da Seleção para o clássico dessa quinta com a França, mas abriu exceção ao revelar o nome de três dos quatro defensores que vão estar em campo para o duelo com os franceses: Wesley, Léo Pereira e Douglas Santos. Falta, portanto, um para compor a zaga. “Temos três zagueiros novos: Léo Pereira, Bremer e Ibañez, e queremos avaliar. Não tanto a condição física, mas como eles estão dentro do grupo. Obviamente, todos os três têm qualidades para estar na Copa do Mundo. Na Copa, vamos trazer quatro ou cinco zagueiros, tendo em conta que um desses zagueiros pode, em algum jogo, jogar como lateral-direito.” Sobre a lista extensa de desfalques da Seleção, em razão de lesões musculares, em sua maioria, Ancelotti afirmou que o problema atinge também outras seleções. “É um momento assim da temporada (a respeito da quantidade de lesões). É uma Data Fifa complicada para todos. Para nós, é um teste importante, contra uma equipe que pode ser favorita na Copa. Queremos mostrar uma boa atitude e qualidade.” Ele elogiou a França e citou a força de Mbappé, que vai merecer atenção especial. “São jogadores que todo mundo conhece. Jogadores muito fortes, com muita qualidade. Mbappé marcou muitos gols ano passado. Agora é um rival. Temos que defender bem contra ele. É um jogador muito rápido, com qualidade, muito efetivo na finalização. A França é uma equipe de qualidade em todos os aspectos. Tem qualidade na frente, velocidade. É muito importante para a Seleção jogar com equilíbrio. Depois, estamos focados na qualidade da nossa equipe que é muita. Brasil também pode jogar em contra-ataque, com posse de bola e pode jogar muito bem.”
Secretaria de Obras avança com operação tapa-buracos no Jardim Maracanã e mais 4 bairros
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) segue com a recuperação asfáltica em ritmo acelerado na cidade. O prefeito Marçal Filho vistoriou os serviços que se concentram no Jardim Maracanã, na manhã desta quarta-feira (25), região que as ruas se encontravam em condições críticas e agora estão sendo transformadas, com foco em um plano de manutenção urbana. Em um extenso trecho da Rua Oliveira Marques, o tapa-buracos já modifica a realidade da via. O prefeito Marçal Filho destacou que a intenção é abranger vários bairros e transformar a mobilidade urbana e a infraestrutura do município. “O serviço está avançando na cidade e o objetivo do nosso trabalho é que seja feito com qualidade e leve melhorias nas condições de trafegabilidade, valorização das regiões e claro na qualidade de vida dos douradenses”, destacou. Ao mesmo tempo em que uma equipe trabalha na região do Jardim Maracanã, outras frentes de tapa-buracos da Prefeitura de Dourados estão em ação na manhã desta quarta-feira (25) no BNH 2º Plano, mais precisamente na Rua Olinda Pires; no Parque Alvorada, atendendo a Rua Amael Pompeu Filho; na Vila Guarani, com trabalhos na Rua Antônio Moraes; na Vila Esperança, na Rua 31 de Março, esquina com Rua Olinda Pires. “A ordem é aproveitar o tempo firme para avançar ao máximo com esse trabalho que é importante para a segurança no trânsito e para a mobilidade das pessoas”, ressalta o prefeito. Marçal Filho enfatiza que o ideal seria o recapeamento asfáltico da maioria dos bairros, já que o asfalto é muito antigo e está deteriorando. “Estamos buscando emendas federais juntos aos deputados e senadores que queiram trabalhar por Dourados e, também, firmando parceria com o governo do Estado para obras de recapeamento e asfalto, já que os recursos da Prefeitura de Dourados são insuficientes para bancar esse tipo de obra”, explica o prefeito. A gestão do prefeito Marçal Filho adotou um formato novo e mais eficiente para essse tipo de trabalho, onde diferente do que era feito antigamente, quando o material asfáltico era aplicado apenas ‘por cima’ do buraco, atualmente toda extensão prejudicada é removida e posteriormente feita a recomposição com piche e nova massa asfáltica. A inovação é percebida e elogiada por moradores. O dentista Guilherme Dalmaso, 42, elogia as mudanças no serviço e diz esperar outros avanços para o bairro. “Estava difícil transitar por aqui, a suspensão do carro era danificada e agora vemos que a rua está sendo transformada, com uma ação que aparentemente chega na base então acredito que vai durar bem”, comentou ao afirmar que tem expectativa também quanto a melhorias na iluminação do bairro. Cabe destacar que em março a prefeitura iniciou a modernização completa da rede de iluminação pública do município. O contrato de pouco mais de R$ 47 milhões vai garantir a substituição de luminárias e a troca de lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED, já em andamento nos bairros, garantindo maior claridade, economia de energia e durabilidade. Para a zeladora Sandra Maria Gobetti, 38, as diferenças em infraestrutura são notáveis na cidade. Ela conta que principalmente em dias chuvosos, trafegar pela rua Oliveira Marques era difícil, situação que agora será modificada. “A gente vê o trabalho acontecendo, nesta rua e em outras, o que é muito bom, pois quando chove mesmo, não dava para saber se ia cair num buraco ou não e agora já está ficando um tapete essa e outras da região”, apontou. Recentemente, a prefeitura também levou os serviços para regiões do Santa Brígida e do Jardim Ouro Verde. A operação faz parte do plano de manutenção urbana da Prefeitura de Dourados, que tem priorizado a recuperação da malha viária em todas as regiões da cidade, especialmente nos pontos mais críticos e de maior fluxo de veículos.
Por gravidade do caso, juiz decide manter Bernal preso
O radialista e ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, de 60 anos, teve a prisão preventiva decretada após passar por audiência de custódia realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Fórum da Capital. Ao fim da sessão, que durou cerca de duas horas, ele foi encaminhado pela Polícia Militar diretamente ao Presídio Militar, onde ficará em cela especial por ser advogado. Com a decisão, Bernal permanecerá preso enquanto o caso segue em investigação. Conforme a legislação, a prisão deve ser reavaliada pela Justiça em até 90 dias, podendo ser mantida, revogada ou substituída por medidas cautelares. Bernal chegou ao Fórum por volta das 8h20, vestindo a mesma roupa do dia anterior. O veículo da Polícia Militar entrou diretamente no local e o acesso foi fechado, impedindo a aproximação da imprensa. Ele só pôde ser visto por uma fresta no portão. Durante a audiência, o juiz analisou a legalidade do flagrante e considerou que o ex-prefeito se apresentou espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos. Ainda assim, diante da gravidade dos fatos, decidiu converter a prisão em flagrante em preventiva. A defesa informou que vai protocolar habeas corpus ainda hoje no Tribunal de Justiça, com pedido de liberdade provisória ou aplicação de medidas cautelares, para que Bernal responda ao processo em liberdade. Sobre o estado emocional, a defesa afirmou que Bernal está “muito chateado” com a situação e com os acontecimentos que levaram ao caso. Segundo o advogado Wilton Acosta, a principal tese segue como legítima defesa. Ele afirmou que Bernal sustentou durante todo o tempo que reagiu a uma tentativa de invasão do imóvel e que já havia registros anteriores de situações semelhantes no local. O advogado também afirmou que a investigação ainda está em fase inicial e que elementos importantes, como imagens de câmeras de segurança, ainda não foram anexados ao processo. Segundo ele, os registros devem ser fornecidos pela empresa responsável pelo sistema de monitoramento. Neste momento, de acordo com a defesa, existem apenas duas versões sobre o caso: a de uma testemunha que estava no local e a do próprio acusado. Para o advogado, qualquer conclusão deve aguardar o avanço das investigações. Sobre o enquadramento como homicídio qualificado, a defesa contesta a tipificação adotada pela Polícia Civil. Segundo Acosta, não há elementos suficientes para sustentar essa classificação neste momento. Ele afirmou ainda que o próprio juiz reconheceu a necessidade de análise mais aprofundada, que deverá ser feita pelo Ministério Público ao oferecer eventual denúncia. A defesa também declarou que pretende evitar que o caso seja levado a júri popular. A estratégia é buscar o reconhecimento da legítima defesa já nas fases iniciais do processo. Bernal foi preso na terça-feira (24), horas após efetuar disparos que resultaram na morte do fiscal tributário Roberto Carlos Mazzini, de 61 anos, no Jardim dos Estados. O caso ocorreu em um imóvel na Rua Antônio Maria Coelho e teria sido motivado por uma discussão envolvendo a posse da residência. Outro membro da equipe de defesa, o advogado Oswaldo Mezza diz que saiu frustrado da audiência, porque espera a liberdade, por conta do ex-prefeito ter se entregado. “Ele não atingiu para matar, foi uma fatalidade, foi uma legítima defesa, então nós esperávamos que fosse decretada a liberdade dele, mas infelizmente foi convertida em prisão preventiva”. Campo Grande News
Políciais apreendem 2 toneladas de drogas em área de lazer em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em ação conjunta com policiais civis da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), apreenderam, nesta terça-feira (24), 2 toneladas de maconha em uma área de lazer no bairro Campina Verde, em Dourados. Um homem de 44 anos foi preso em flagrante. A ação integrada foi desencadeada após as equipes receberem informações de que traficantes estariam utilizando o imóvel para armazenar drogas, que posteriormente seriam encaminhadas para outros estados do país. Durante diligências na região, os policiais localizaram uma área de lazer com as características informadas. No momento da aproximação das equipes, um homem que chegava ao local em uma Kombi tentou fugir, mas foi alcançado e preso. Questionado, ele afirmou que a droga era de sua propriedade, que o imóvel era utilizado como entreposto do tráfico e que a carga de maconha seria levada para o Estado de Mato Grosso. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 4,1 milhões, foi encaminhado à Defron, em Dourados.
O Papa: na loucura da guerra, é importante defender a vida em todas as suas fases
O Pontífice fez um apelo pela proteção da vida desde a concepção até a morte natural, com um pensamento voltado para aqueles que vivem em áreas de conflito, no final da Audiência Geral, na saudação aos fiéis da Polônia, onde se celebra, neste 25 de março, o Dia da Santidade da Vida. Dirigindo-se aos peregrinos franceses, convidou a rezar pelos Pastores da Igreja, para que estes ajudem os fiéis a “se engajarem ativamente na construção da Igreja e na construção de um mundo de paz”. O Papa Leão XIV voltou a pedir a proteção da vida humana durante a Audiência Geral desta quarta-feira (25/03) realizada na Praça São Pedro, enquanto os conflitos e hostilidades continuam semeando morte no Oriente Médio. O Pontífice fez este apelo na saudação aos peregrinos poloneses, lembrando que nesta quarta-feira, 25 de março, celebra-se o Dia da Santidade da Vida na Polônia, que promove a adoção espiritual de uma criança concebida. Abençoada e apoiada por João Paulo II, em 1994, a iniciativa agora é difundida em todo o mundo. Consiste numa oração diária, durante nove meses, pela vida de uma criança concebida que esteja em risco, podendo ser iniciada em qualquer dia do ano. Iniciativas semelhantes são “realmente necessárias”, afirmou o Papa, que lançou um novo apelo: “Em tempos marcados pela loucura da guerra, é importante defender a vida desde a concepção até o seu fim natural.” Compromisso com a construção da paz Dirigindo-se aos fiéis de língua francesa, o Bispo de Roma reiterou seu convite a trabalhar em prol da harmonia entre os povos e pediu orações pelo trabalho daqueles a quem foi confiada a orientação do Povo de Deus. “Rezemos pelos Pastores da Igreja, para que, trabalhando colegialmente e em comunidade, proclamem fervorosamente a Boa Nova e ajudem os fiéis a se engajarem ativamente na construção da Igreja e na construção de um mundo de paz.” Sejam testemunhas corajosas de Cristo Em sua saudação aos peregrinos de língua árabe e aos provenientes da Terra Santa, o Pontífice encorajou todos os fiéis a levarem a Boa Nova de Cristo e a serem suas testemunhas amorosas. “Todo cristão é chamado a ser um discípulo cheio de amor e um mensageiro corajoso para anunciar o Evangelho em todo o mundo.” Seguir o exemplo de Maria Antes de se despedir dos fiéis, Leão XIV recordou que nesta quarta-feira a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor. “Que seja para todos um convite a seguir o exemplo de Maria Santíssima, para estar sempre prontos a fazer a vontade de Deus”, concluiu. Vatican News







