O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect), realiza na próxima sexta-feira (27) o lançamento oficial da terceira edição do Programa Centelha em Mato Grosso do Sul. O evento será realizado às 9h, no Auditório do Sebrae, em Campo Grande, e é aberto ao público. O Programa Centelha é uma iniciativa voltada ao estímulo do empreendedorismo inovador e à criação de novos negócios de base tecnológica, com foco na transformação de ideias em empreendimentos sustentáveis. Em Mato Grosso do Sul, a execução é realizada pela Fundect, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com a parceria de instituições locais como Sebrae MS, Fiems-Senai, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). O programa é promovido nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. A terceira edição do programa prevê a seleção de até 47 propostas, com investimento total de R$ 6,5 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, modalidade que não exige reembolso, além de até R$ 50 mil em bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, como pesquisadores, professores, empreendedores e inventores, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. As inscrições estarão abertas de 27 de março a 11 de maio de 2026 e deverão ser realizadas por meio do sistema Sigfundect. Nas duas edições anteriores, o Programa Centelha selecionou 79 startups no estado, com investimento superior a R$ 5,9 milhões. Para esta nova edição, a meta é alcançar mil propostas inscritas, ampliando o alcance da iniciativa e fortalecendo o ecossistema de inovação sul-mato-grossense. Como parte da programação de lançamento, o evento contará com o painel “A Centelha que Transforma Ideias em Negócios”, que reunirá empreendedores contemplados em edições anteriores do programa para compartilhar trajetórias, desafios e aprendizados na transformação de ideias inovadoras em negócios consolidados. O painel terá a participação de Tiago Calves, pesquisador e fundador da Pantabio, startup de biotecnologia originada em Aquidauana, dedicada ao desenvolvimento de bioinsumos a partir de fungos nativos do Pantanal e do Cerrado; Denise Silva, fundadora da Bruaca, hub de inovação social que atua no empoderamento de comunidades indígenas, ribeirinhas e assentadas por meio da bioeconomia, da economia criativa e do turismo de base comunitária; e Carlos Matoso, fundador da Arrenda Fácil, startup do setor agro que tem como propósito ampliar a confiança e a eficiência nas operações de arrendamento rural. A mediação será conduzida por Célia Gamarra, gerente de Inovação da Fundect. ServiçoLançamento do Programa Centelha 3Data: 27 de março de 2026 (sexta-feira)Horário: 9hLocal: Auditório SebraeEndereço: Avenida Mato Grosso, 1661, Centro, Campo Grande (MS) Comunicação Fundect
Fundação de Cultura leva produção de Mato Grosso do Sul para o Salão do Artesanato em Brasília
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul garante a participação do artesanato sul-mato-grossense no 21º Salão de Artesanato – Raízes Brasileiras em Brasília/DF, que acontece de 1º a 05 de abril no Pavilhão do Parque da Cidade. No evento vai ser ocupado um espaço coletivo de 50m² para divulgação e comercialização de produtos artesanais de Mato Grosso do Sul. O evento tem acesso gratuito para todos os visitantes e é um dos principais do país, dando visibilidade e acesso à rica produção artesanal brasileira. A Feira vai reunir 21 estados brasileiros e Distrito Federal e suas comunidades artesãs, em um evento que mostra a grande diversidade da produção artesanal, incentivando a comercialização desses produtos, estreitando suas relações comerciais pela possibilidade de contato direto com o público consumidor e com lojistas. Vão ser expostas mais de três mil peças artesanais no estande de Mato Grosso do Sul, estimulando o mercado para o consumo dos produtos artesanais, pela possibilidade de identificação com produtos regionais, conhecimento das técnicas e materiais utilizados, histórico dos produtos, beleza e riqueza agregadas à produção. Cada peça exposta no evento tem atrás de si uma história. Foram selecionados por edital para participar da Feira como Artesão Individual: Selma Christina de Souza Brito Beteto, Catarina Marlize Schuquel de Ávila Rodrigues e Ana Vitorino da Silva Leoderio e as entidades representativas do artesanato Associação do Micro Empreendedor Individual de MS (AMI), Associação de Produtores de Artesanato e Artistas Populares de Mato Grosso do Sul (Proart) e Associação de Artesanato de Mato Grosso do Sul (Artems). O espaço é cedido pelo PAB (Programa do Artesanato Brasileiro) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul se responsabiliza pela seleção dos artesãos e transporte das peças artesanais. A diretora de Artesanato e Moda da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Katienka Klain, explica que o 21º Salão de Artesanato em Brasília abre, no ano de 2026, a temporada da participação do artesanato de Mato Grosso do Sul nas feiras nacionais de artesanato. “Essa é uma feira que vai acontecer em Brasília, no pavilhão de exposição. Então, nós estamos na expectativa de muita comercialização, muita venda, porque é a primeira do ano. Como é a primeira do ano, acaba abrindo esse mercado de artesanato que muitos lojistas ainda não compraram, vão repor o estoque, e aí nós estamos aguardando isso”. Sobre o 21º Salão de Artesanato – Raízes Brasileiras O evento reúne exposição e comercialização de peças, oficinas gratuitas de gastronomia e artesanato, praça de alimentação temática e programação cultural com música, cordel, repente, teatro infantil e palhaçaria, contemplando toda a família. Como uma vitrine da diversidade cultural brasileira, o Salão destaca técnicas e saberes ancestrais e criações que dialogam com o design contemporâneo. O público encontra uma gama de tipologias, como cerâmica, madeira, fibras naturais, bordados, rendas e biojoias, apresentadas em uma ambientação que valoriza cada peça e evidencia a identidade de seus criadores. Curadorias como a do PAB e Sebrae — DF trazem para Brasília a força de mãos que tecem histórias do país a partir de matérias-primas como barro, madeira, sementes, palha, couro e pedras. São cerca de 100 mil peças que carregam memória, território e tradição, revelando um modelo produtivo que combina valor cultural, geração de renda, uso consciente de recursos e exclusividade. Este princípio está refletido na operação do evento que trabalha com gestão de resíduos, compensação de carbono, acessibilidade e inclusão produtiva. O Salão reforça, assim, seu papel como plataforma que conecta a economia criativa a valores contemporâneos de responsabilidade social e ambiental. Participam presencialmente mais de 500 artesãos, além de associações e coletivos que ampliam o alcance do evento. Entidades como a Confederação Brasileira de Artesãos (Conart) e a Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts) também marcam presença. Serviço 21º Salão do Artesanato – Raízes BrasileirasPavilhão do Parque da Cidade – Brasília (DF)De 1º a 5 de abrilHorários:Quarta e quinta: das 16h às 22hSexta, sábado e domingo: 11h às 22h Entrada gratuitaClassificação livre Instagram: @salaodoartesanatooficial Site: www.salaodoartesanato.com.br Karina Lima, Comunicação Setesc
SES amplia teledermatologia e capacita profissionais de 20 municípios para diagnóstico precoce no SUS
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) realizou, nesta última quarta-feira (18), em Campo Grande, uma capacitação voltada à ampliação da teledermatologia no SUS (Sistema Único de Saúde), reunindo médicos, enfermeiros e gestores de 20 municípios do Estado. A iniciativa integra a política de fortalecimento da saúde digital e tem como objetivo qualificar o atendimento na APS (Atenção Primária à Saúde), ampliando o acesso com novos pontos de telediagnóstico em dermatologia. Participaram da capacitação profissionais dos municípios de Paranhos, Dourados, Rio Negro, Itaquiraí, Maracaju, Sidrolândia, Ivinhema, Aral Moreira, Nioaque, Laguna Caarapã, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Pedro Gomes, Rio Verde de MT, Bandeirantes, Japorã, Jaraguari, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul e Novo Horizonte do Sul. Participaram também da sensibilização profissionais dos municípios de Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Eldorado, Deodápolis, Itaporã, Ponta Porã, Coxim e Costa Rica, para melhor conhecer a ferramenta e otimizar o aproveitamento da oferta de teledermatologia. Fortalecimento da saúde digital no SUS Realizado no auditório da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser, o evento apresentou o fluxo completo do telediagnóstico em dermatologia, desde a solicitação do exame até a emissão do laudo por especialistas, além de oferecer treinamento teórico e prático para os profissionais participantes. Com a capacitação, todos os médicos e enfermeiros dos municípios convocados estão aptos a operar a ferramenta, podendo estabelecer o fluxo de atendimento tanto para demandas reguladas quanto espontâneas. O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, destacou que a iniciativa representa um avanço estratégico para o SUS no Estado. “Estamos investindo em inovação e tecnologia para fortalecer a Atenção Primária e garantir mais acesso e resolutividade à população. A teledermatologia é uma ferramenta que encurta distâncias, reduz filas e assegura que o paciente receba o cuidado certo, no tempo oportuno”, afirmou. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, reforçou o papel da estratégia dentro da política de saúde pública. “A ampliação da Telessaúde em Mato Grosso do Sul é um caminho sem volta. Estamos estruturando uma rede mais eficiente, que integra tecnologia ao cuidado e amplia a capacidade de resposta dos serviços, especialmente na Atenção Primária”, destacou. Ampliação da teledermatologia no Estado Atualmente, Mato Grosso do Sul já conta com 29 municípios com teledermatologia implantada, totalizando 44 pontos de atendimento na Atenção Primária. A estratégia possibilita ao médico acessar suporte especializado remoto, com devolutiva estruturada que orienta a condução do caso diretamente na unidade, sempre que possível. A superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, destacou que a teledermatologia tem papel estratégico na ampliação do acesso e na qualificação do cuidado ofertado à população. Trata-se de uma ferramenta consolidada no Estado desde 2019, que vem fortalecendo a resolutividade da Atenção Primária ao permitir que o profissional solicite a avaliação de lesões de pele e receba, em tempo oportuno, o laudo com orientações de conduta. Isso agiliza o diagnóstico, antecipa intervenções e possibilita a condução de muitos casos na própria unidade, evitando deslocamentos e encaminhamentos desnecessários, afirmou. Segundo ela, além de ampliar o acesso ao especialista, a teledermatologia contribui para a organização do fluxo assistencial. Quando há necessidade de encaminhamento, o paciente é inserido na regulação de forma mais qualificada e assertiva, o que reduz o tempo de espera e garante maior prioridade aos casos mais complexos, otimizando o uso dos serviços especializados, completou. Segundo ela, quando há necessidade, o paciente é encaminhado via regulação, de forma mais assertiva. “Isso reduz o tempo de espera e garante que os casos mais complexos tenham prioridade no atendimento especializado”, completou. Capacitação e organização do fluxo assistencial A coordenadora do Núcleo Telessaúde MS, Rosângela Dobbro, destacou que o evento teve como foco principal a qualificação dos profissionais que atuam diretamente no atendimento à população. “O objetivo foi capacitar médicos e equipes de enfermagem tanto na solicitação quanto na execução do telediagnóstico, especialmente na captura adequada de imagens, além de preparar os municípios para organizar o fluxo de atendimento”, explicou. Segundo ela, a proposta inclui a ampliação da ferramenta para mais 20 municípios, fortalecendo a atuação preventiva da Atenção Primária, com foco no rastreamento precoce do câncer de pele. “Com isso, conseguimos reduzir e até zerar as filas de espera por consultas em dermatologia, além de tornar mais ágil o atendimento dos casos que realmente necessitam de avaliação presencial”, afirmou. Rosângela também ressaltou o impacto na regulação. “O telediagnóstico permite a classificação de risco e a qualificação da fila, tornando o sistema mais eficiente e garantindo prioridade para os casos mais graves. A meta é expandir o serviço para todo o Estado no menor prazo possível, com engajamento de gestores e profissionais”, disse. Referência nacional e impacto no cuidado ao paciente A professora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Maria Cristina Calvo, destacou que a teledermatologia já é uma estratégia consolidada e com resultados comprovados. “O modelo permite que apenas cerca de 40% dos casos sejam encaminhados para a especialidade. Isso reduz filas, evita deslocamentos desnecessários e melhora significativamente o prognóstico dos pacientes, especialmente nos casos de câncer”, afirmou. Ela ressaltou que Santa Catarina é referência nacional na área e que a experiência já vem sendo compartilhada com outros estados. “Sempre que implantamos essa estratégia, iniciamos apoiando com laudos e organização do fluxo, mas o objetivo é transferir conhecimento para que os estados tenham autonomia”, explicou. Segundo a professora, estudos já apontam redução de cerca de 40% no tempo e nos custos de internação em casos graves, além de impactos positivos na redução de deslocamentos e até de emissões de carbono. “Muitos pacientes deixam de precisar sair de seus municípios. Mesmo deslocamentos relativamente curtos já representam um custo alto, especialmente para idosos e pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, destacou. Mais acesso, menos filas e diagnóstico precoce Além da capacitação, o evento também marcou a entrega de kits de dermatoscopia para municípios selecionados, fortalecendo a estrutura local para identificação precoce de lesões de pele.
Prefeitura avança com obras no Parque Victélio com previsão de entrega em outubro
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, vistoriou na manhã desta terça-feira (24) as obras de revitalização do Parque Victélio Pelegrini, no Jardim Novo Horizonte. A intervenção começou no início do ano e tem previsão de conclusão em outubro. Até o momento, aproximadamente 20% dos trabalhos já foram executados e o prefeito tem cobrado que todo projeto seja feito com qualidade, seguindo o padrão que tem sido exigido pela gestão nas obras realizadas pelo município. Durante a vistoria, o prefeito conversou com a equipe de engenharia responsável pela obra, que detalhou o andamento das melhorias. Entre os serviços já realizados estão a substituição completa do telhado do espaço de convivência e intervenções estruturais. A ampliação da pista de caminhada também está em execução, assim como a troca de alambrados danificados. Outras frentes de trabalho já iniciadas incluem a construção de quadra de vôlei de areia e pista de skate, além de melhorias gerais na infraestrutura do local. O prefeito destacou a importância da obra para a qualidade de vida das pessoas que residem naquela região de Dourados. “Queremos devolver o parque revitalizado à população. É um espaço amplo, arborizado, com área de preservação, e queremos que seja bem utilizado e cuidado por todos”, afirmou o prefeito. Durante a vistoria, Marçal também chamou atenção para o descarte irregular de lixo doméstico no local. “Lixo tem que ser colocado na lixeira. Cada um precisa fazer a sua parte”, reforçou. Criado há cerca de duas décadas em uma área de 135 mil metros quadrados, o parque foi projetado como espaço de lazer e convivência, mas sofreu deterioração ao longo dos anos por falta de manutenção. A revitalização conta com investimento de R$ 3.030.557,13, viabilizado por meio do programa Itaipu Mais que Energia, com execução da empresa AOG Engenharia Ltda. O projeto prevê a ampliação da pista de caminhada para 5 mil metros quadrados, implantação de um Centro de Educação Ambiental com 146,9 m², reestruturação do parquinho infantil, revitalização do campo de futebol e da quadra de areia, além da instalação de academia ao ar livre. Também estão previstas a criação de trilha ecológica, implantação de horta comunitária, reforço na iluminação e sistema de videomonitoramento integrado à Guarda Municipal. O bosque existente será preservado. Com a conclusão das obras, a expectativa é que o espaço volte a ser um dos principais pontos de lazer, esporte e convivência para moradores do Jardim Novo Horizonte e regiões próximas.
Funed faz capacitação em primeiros socorros para profissionais de Educação Física
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), promoveu nesta segunda-feira (23) um curso de capacitação em atendimento pré-hospitalar e primeiros socorros para os profissionais de Educação Física que atuam nas mais diversas atividades esportivas do município.A programação abordou aspectos teóricos e práticos, incluindo técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP), simulações de situações de emergência e procedimentos de atendimento imediato com foco na atuação segura e eficiente em ocorrências durante atividades esportivas. O prefeito Marçal Filho destacou a importância da qualificação contínua dos profissionais. “Cuidar das pessoas também é garantir que nossos profissionais estejam preparados para agir em situações de emergência”, pontua o prefeito. “Essa capacitação reforça o compromisso da gestão com a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos à população”, completou. A formação foi realizada em parceria com a empresa Motiva Pantanal e ministrada pelo instrutor técnico Jucecleber Rosa Maciel, profissional de Educação Física com especialização em atendimento pré-hospitalar, resgate rodoviário, resgate veicular e primeiros socorros aplicados ao contexto esportivo. A atividade contou também com parceria da Uniasselvi, que cedeu o espaço para a realização do curso. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral, ressaltou que a ação contribui diretamente para a segurança dos usuários das atividades esportivas. “A qualificação dos profissionais é fundamental para garantir um ambiente mais seguro e assim aliamos o esporte ao cuidado, com essa preparação que faz toda a diferença no atendimento em situações de risco”, afirmou. A capacitação integra as ações da Funed voltadas à formação continuada dos profissionais, visando ampliar a segurança e a qualidade dos serviços prestados à população. “O mais importante é que os profissionais de Educação Física que atuam na Fundação de Esportes estarão ainda mais bem para atender as pessoas caso ocorra alguma intercorrência durante as atividades de esporte e lazer”, finaliza Sandra Giselly Amaral.
Procon de Dourados aponta aumento no preço médio dos combustíveis em março
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Procon, realizou nesta segunda-feira (23) mais uma pesquisa de preços de combustíveis no município. O levantamento contemplou 40 estabelecimentos, entre postos localizados na cidade e nos distritos, com o objetivo de comparar os valores do etanol, diesel comum, diesel S10, gasolina comum e gasolina aditivada. De acordo com a pesquisa, o menor preço encontrado para a gasolina comum foi de R$ 6,39. Já o etanol apresentou menor valor de R$ 3,99. No caso do diesel comum, o menor preço registrado foi de R$ 6,89, enquanto o diesel S10 teve valor mínimo de R$ 6,98. A variação de preços entre os estabelecimentos também chamou atenção. Na gasolina comum, a diferença entre o menor (R$ 6,39) e o maior preço (R$ 6,99) foi de 9,39%. O etanol apresentou a maior variação, com diferença de 25,06% entre o menor valor (R$ 3,99) e o maior (R$ 4,99). No diesel comum, a variação foi de 8,71%, com preços entre R$ 6,89 e R$ 7,49. Já o diesel S10 teve diferença de 13,04%, variando de R$ 6,98 a R$ 7,89. Em relação ao preço médio, a gasolina comum em março de 2026 está cotada a R$ 6,70, enquanto em fevereiro o valor médio era de R$ 6,37 — um aumento de 5,18%. O etanol também apresentou alta, passando de R$ 4,45 em fevereiro para R$ 4,61 em março, elevação de 3,59%. O diesel comum registrou aumento mais expressivo, com preço médio atual de R$ 7,20, ante R$ 6,16 no mês anterior, representando alta de 16,88%. O diesel S10 também apresentou elevação significativa, passando de R$ 6,25 em fevereiro para R$ 7,30 em março, aumento de 16,80%. O levantamento aponta ainda que o menor preço encontrado para a gasolina comum (R$ 6,39) é R$ 0,31 inferior ao preço médio praticado (R$ 6,70) e R$ 0,60 mais barato que o maior valor identificado na pesquisa (R$ 6,99). O Procon orienta que os consumidores podem exigir a realização do teste para verificar o teor de álcool presente na gasolina, procedimento que deve ser feito pelo próprio funcionário do posto, na presença do cliente. Em caso de dúvidas, denúncias ou reclamações — inclusive sobre eventual elevação injustificada de preços — o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (67) 2222-1539, pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou registrar manifestação através do link https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm Segundo o procurador municipal e chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon, Lenilson Almeida da Silva, o monitoramento contínuo dos preços é uma ferramenta importante para garantir transparência e fortalecer o direito de escolha do consumidor. Veja a pesquisa completa:
Zé Teixeira reivindica melhorias em estradas de Bonito e ruas da Capital
O escoamento da produção rural em Bonito e a segurança no trânsito urbano de Campo Grande motivaram novas frentes de trabalho do deputado estadual Zé Teixeira. Durante a sessão desta terça-feira (24), o parlamentar formalizou pedidos de intervenção urgente em vias que apresentam condições críticas de trafegabilidade, afetando diretamente o cotidiano de trabalhadores, estudantes e comerciantes. Em Bonito, o foco é a recuperação de uma estrada vicinal estratégica com 25 quilômetros de extensão, situada nas proximidades da Fazenda Cheogo, com acesso pela MS-382. A região, que integra a Reserva Indígena Kadiwéu, enfrenta sérios gargalos logísticos. Segundo o parlamentar, a precariedade do solo tem dificultado o transporte escolar e o transporte da produção agropecuária, situação que se agrava nos períodos de chuva. A indicação atende a um pedido do vereador André Luiz, que reportou a urgência de serviços de patrolamento e cascalhamento para garantir o direito de ir e vir da comunidade local. Simultaneamente, o deputado direcionou esforços para a infraestrutura da Capital. A Rua Inácio de Souza, no Jardim São Lourenço, foi objeto de uma indicação enviada à Prefeitura de Campo Grande. A via é um elo fundamental entre as ruas Marquês de Lavradio e Cayová, servindo de acesso a grandes eixos como a Avenida Ministro João Arinos e a Avenida Eduardo Elias Zahran. O parlamentar ressalta que o estado atual do asfalto, tomado por buracos, coloca em risco a segurança dos condutores e prejudica o comércio da região. Ao fundamentar as solicitações, Zé Teixeira enfatiza que a manutenção da infraestrutura não é apenas uma questão estética, mas um fator determinante para a economia e para a qualidade de vida. “A atuação do Poder Público precisa ser ágil para assegurar a mobilidade segura e evitar que empresas fechem as portas por falta de condições básicas de acesso”, pontuou o deputado. As indicações agora seguem para a Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) e para o gabinete da prefeita Adriane Lopes. Solução – Em resposta à cobrança do deputado Zé Teixeira, a Energisa confirmou o início de estudos técnicos para resolver as recorrentes interrupções no fornecimento de energia em Laguna Carapã. A precariedade do serviço, denunciada pelo parlamentar e pela vereadora Mari Pezzarico, tem impactado a economia local. O setor agropecuário acumula prejuízos com a perda de produção de leite, interrupção da irrigação e falhas no armazenamento de grãos — atividades essenciais que dependem de uma rede elétrica estável. O cronograma de melhorias exigido pelo parlamentar inclui a modernização da infraestrutura e o reforço da capacidade da rede. Segundo a concessionária, o plano de ação prevê inspeções periódicas, substituição de equipamentos e manutenção preventiva. A meta é identificar e eliminar os pontos críticos que hoje comprometem a segurança energética e o desenvolvimento do município.
Chefe da Otan diz que grupo de 22 países se prepara para reabrir Estreito de Ormuz, fechado pelo Irã
Um grupo de 22 países composto por membros da Otan e aliados do Oriente Médio, da Ásia e da Oceania está preparando uma “iniciativa” para reabrir o Estreito de Ormuz e “assegurar” a navegação segura e livre de navios, segundo o secretário-geral da Otan, Mark Rutte. O Estreito de Ormuz, por onde passam 20% do petróleo mundial, está fechado pelo Irã desde o início da guerra, no dia 28 de fevereiro. “Desde quinta-feira, um grupo de 22 países está se unindo para garantir que o Estreito de Ormuz seja livre e reaberto o mais rápido possível. (…) O que precisamos fazer é trabalhar juntos”, afirmou Rutte em entrevistas à mídia dos EUA no domingo (22). O chefe da Otan revelou apenas alguns dos países que participarão da investida, veja mais abaixo. No entanto, o secretário-geral da Otan não deixou explícito como essa abertura do Estreito de Ormuz aconteceria na prática, isso porque a presença militar de outros países além dos EUA e do Irã na região aumenta o risco de um alastramento ainda maior da guerra. Em entrevistas às TVs norte-americanas “Fox News” e “CBS”, Rutte se limitou a dizer que os países estão em sintonia para “atender ao chamado” de Trump e “implementar a visão” do presidente norte-americano para garantir a reabertura do estreito o mais rápido possível. Segundo Rutte, autoridades militares desses 22 países estão planejando de forma coordenada a investida. Ele não citou todos os países que integram o grupo, porém ele é composto em sua maioria por aliados da Otan. Veja abaixo os integrantes do grupo que conhecemos até o momento: A fala de Rutte ocorre em meio a críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a aliados da Otan por responderem de forma negativa ao pedido de navios militares para ajudar a reabrir o Estreito de Ormuz. A questão foi mais um ponto de atrito da já desgastada relaçentre Washington e a União Europeia nos últimos dias em meio à guerra no Oriente Médio. Foto: Arte/g1 G1
Mendonça acata recurso e ordena que Alcolumbre prorrogue CPMI do INSS
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Mesa Diretora e a Presidência do Congresso Nacional prorroguem o funcionamento da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga fraudes contra aposentados e pensionistas do INSS. A decisão liminar, tomada no Mandado de Segurança (MS) 40799, fixa prazo de 48 horas para que sejam adotadas as providências para receber e processar o requerimento de prorrogação dos trabalhos. O MS foi apresentado pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG) e pelos deputados federais Alfredo Gaspar (União-AL) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). Eles alegam que a Mesa Diretora do Congresso se omitiu ao não processar o pedido de extensão dos trabalhos por mais 120 dias, protocolado em 19 de dezembro de 2025. Sem a prorrogação, a CPMI deveria encerrar os trabalhos em 28 de março. O relator considerou que a omissão em ler o requerimento viola o direito das minorias parlamentares, previsto na Constituição Federal. De acordo com o ministro, uma vez preenchidos os requisitos constitucionais, o recebimento e a leitura do requerimento são atos vinculados, sem possibilidade de juízo político discricionário sobre a conveniência da prorrogação. Mendonça salientou que, como não há vedação expressa no Regimento do Congresso, aplica-se subsidiariamente o Regimento do Senado, que prevê a prorrogação automática mediante requerimento de um terço dos parlamentares. A liminar estabelece que o não cumprimento da determinação no prazo de 48 horas será interpretado como aceitação tácita do pedido, autorizando a Presidência da própria CPMI a prorrogar os trabalhos. O prazo da prorrogação, segundo a decisão, será definido pela minoria parlamentar, respeitado o limite máximo da legislatura, conforme prevê o Regimento do Senado. O ministro também determinou a notificação da Mesa Diretora e da Presidência do Congresso Nacional para prestarem informações em 10 dias. A decisão, que já está valendo, será submetida a referendo da Segunda Turma do STF em sessão virtual. Leia a íntegra da decisão.








