O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quinta-feira (26), indicações que priorizam a segurança viária e o bem-estar dos moradores do bairro Cachoeirinha, em Dourados. As solicitações, encaminhadas ao Governo do Estado e à Prefeitura Municipal, focam na revitalização completa de um campo de futebol e na instalação urgente de um semáforo no cruzamento das ruas Eulália Pires e Osmar Farias Leite, trecho marcado por um histórico recente de acidentes graves. A intervenção no trânsito é tratada como medida de segurança pública. Relatos de moradores entregues ao parlamentar apontam mais de 15 ocorrências no cruzamento nos últimos meses, incluindo episódios com morte e sequelas permanentes. Diante do fluxo intenso de veículos de carga e de passeio na região, Zé Teixeira acionou o Detran-MS e a Secretaria de Governo para que o projeto técnico e a instalação do conjunto semafórico sejam viabilizados em parceria com o município, visando interromper o ciclo de colisões no local. No setor de lazer e saúde, a proposta do parlamentar busca transformar a área do antigo campo de futebol do bairro em um complexo de convivência familiar. A proposta prevê a construção de vestiários e arquibancadas, além de uma nova iluminação e uma pista de caminhada arborizada no entorno. Segundo o deputado, a infraestrutura atual está defasada, o que limita o uso do espaço por crianças e jovens e gera insegurança no período noturno.
Com dupla do Santos, Bolívia tenta voltar à Copa do Mundo após 32 anos
Os bolivianos Miguelito e Contreras, dois Meninos da Vila, foram convocados pela Bolívia para os jogos da data Fifa. Junta, a dupla do Santos tentará recolocar sua seleção em uma Copa do Mundo após 32 anos. Miguelito, integrante do elenco profissional do Santos, foi o artilheiro da Bolívia nas Eliminatórias, com sete gols em 12 jogos. Inclusive, o gol marcado pelo meia contra o Brasil, pela última rodada, foi o que garantiu sua equipe na repescagem. O zagueiro Contreras, por sua vez, defende o time sub-20 da equipe praiana, mas já é chamado pela seleção principal. Buscando retornar ao Mundial pela primeira vez desde 1994, a Bolívia terá que vencer Suriname e, posteriormente, o Iraque. O meia do Santos deve ser titular. A primeira partida ocorre nesta quinta-feira e, caso a seleção sul-americana avance, enfrentará o país do Oriente Médio na próxima terça. E o Santos? Enquanto Miguelito e Contreras estarão a serviço da Bolívia, o técnico Cuca aproveita a pausa para a data Fifa para conhecer o elenco do Santos e começar o planejamento para a equipe reagir na temporada. O comandante chegou ao Alvinegro Praiano na última quinta-feira, após a demissão de Vojvoda. “De repente, você troca e não consegue encontrar o jogador certo. Não tem uma resposta, você acaba trocando. Então, agora quero definir. Não preciso ter apenas 11 na modernidade do futebol de hoje, com um jogo a cada três dias. Não consigo ter só 11 em um mês em que vamos jogar oito jogos. Tem que ter uns 14, uns 15”, disse o treinador. “Temos que saber pelo que lutamos. Vamos ter essa parada, depois a parada da Copa do Mundo. Agora é organizar e fazer o máximo de pontos possíveis durante esse tempo. Na primeira pausa, vamos avaliar bem o nosso grupo”, completou. Situação do Santos no Brasileiro Depois de empatar com o Cruzeiro, o Santos chegou aos sete pontos e saiu da zona de rebaixamento. O Alvinegro Praiano está na 16ª posição, com um ponto a mais que o Botafogo, 17º colocado. Próximo jogo do Santos
Polícia Civil prende evadido do sistema prisional que praticou furtos a estabelecimentos comerciais em Dourados
Na terça-feira (24), policiais civis do SIG/NRI de Dourados realizaram a prisão em flagrante de um homem de 27 anos apontado como autor de pelo menos dois furtos a estabelecimentos comerciais praticados durante a madrugada na região central da cidade de Dourados. O homem, que estava evadido do sistema prisional, ainda é investigado por outros dois arrombamentos, em que sua participação está sendo apurada pela equipe policial, podendo o número de empresas vítimas chegar a quatro. Logo após o recebimento dos boletins de ocorrência narrando os crimes, que aconteceram em um intervalo de poucas horas, os investigadores analisaram imagens de câmeras de vigilância e conseguiram identificar o responsável, conhecido furtador da região. O indivíduo havia quebrado as portas de vidro de uma hamburgueria e de uma farmácia localizadas na região central da cidade e invadido os imóveis para subtrair diversos objetos. Após diligências, ele foi localizado e detido, tendo prontamente confessado os crimes. Ele foi conduzido à sede do SIG/Dourados, onde foi autuado em flagrante por dois crimes de furto qualificado.
FICCO/MS combate tráfico de drogas e de armas de fogo em Mato Grosso do Sul
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Mato Grosso do Sul (FICCO/MS) deflagrou, nesta quinta-feira (26/3), a Operação Barril 67. O objetivo é desarticular um esquema de tráfico de drogas e de armas de fogo, com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva nos estados de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo. A operação de hoje é desdobramento de uma ação realizada em fevereiro de 2025, quando as autoridades interceptaram quase 600 kg de cocaína, quatro fuzis e grande quantidade de munição no município de Bataguassu/MS. Com o aprofundamento das investigações, foi possível identificar os indivíduos responsáveis pela logística de transporte da droga e do armamento. Durante as buscas realizadas nesta manhã, foram apreendidos aparelhos celulares, computadores, documentos e veículos. A FICCO/MS é composta pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil, pela Polícia Penal Estadual, pela Secretaria Nacional de Políticas Penais e pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande.
Clássico mundial: Brasil e França se enfrentam nesta quinta, em Boston
Brasil e França se enfrentam nesta quinta-feira (26), às 17h (horário de Brasília), no Gillette Stadium, em Boston, em um dos clássicos mundiais mais aguardados dos últimos anos. A partida diante da terceira colocada do Ranking Mundial Masculino da FIFA será a estreia da Amarelinha em 2026 e terá transmissão ao vivo de TV Globo, SporTV, GE TV (YouTube) e no Globoplay. “A França é uma equipe de qualidade em todos os aspectos. Tem qualidade na frente, velocidade. É muito importante para a Seleção jogar com equilíbrio. Depois, estamos focados na qualidade da nossa equipe que é muita. Brasil também pode jogar em contra-ataque, com posse de bola e pode jogar muito bem”, elogiou o técnico Carlo Ancelotti, em entrevista coletiva nessa quarta (25). Destaque da França, o atacante Kylian Mbappé rejeitou falar de favoritismo s enalteceu a história do Brasil no futebol, assim como a tradição do país em Copas do Mundo. “Nunca se pode ser favorito contra uma equipe que tem cinco estrelas na camisa, é o impossível. O Brasil é o maior país do futebol, tem cinco Copas do Mundo e muita historia. Para nós, é uma oportunidade de jogar contra o Brasil e mostrar a nossa qualidade e o que podemos fazer, para nos prepararmos para ganhar o Mundial neste verão”, exaltou à GE TV. No jogo, a Seleção irá vestir pela primeira seu novo segundo uniforme, que apresenta cor azul e foi desenvolvido em parceria com a Jordan Brand. Esta é a primeira vez que a marca estará em um uniforme de seleção nacional. A França também estreará sua vestimenta verde. Dos atletas convocados, apenas o zagueiro Marquinhos permaneceu em Orlando para tratamento de dores no quadril. Além dos franceses, a Seleção irá encarar a Croácia ainda nesta Data FIFA, no dia 31. Estes dois jogos são os últimos antes do anúncio da convocação para a Copa do Mundo, evento que acontecerá em 18 de maio. Arbitragem de brasil x frança A arbitragem do amistosos será estadunidense e composta pelos seguintes profissionais: Guido Gonzales Jr. (árbitro central); Nick Uranga e Cory Richardson (árbitros assistentes); Armando Villarreal (quarto árbitro); e Tim Ford (VAR).
Operário bate Araguaína e começa Copa Verde com vitória fora de casa
Invicto na temporada 2026, o Operário FC conquistou mais uma vitória, agora abrindo a Copa Verde. Nesta quarta-feira (25), pela primeira fase da competição, chamada de Copa Centro-Oeste, o Galo visitou o Araguaína FR-TO e, com gol de Gabriel Teixeira no segundo tempo, venceu por 1 a 0. No outro jogo do Grupo A desta quarta, o Capital-DF venceu o Primavera-MT por 4 a 3. Na terça (24), o Rio Branco-ES fez 1 a 0 no Vila Nova-GO. Na segunda rodada, sábado (28), o Operário enfrenta o Vila Nova, em Goiânia (GO), para onde a delegação alvinegra segue direto. No ano, o Galo já fez 15 jogos, ainda sem derrotas. No Campeonato Sul-Mato-Grossense são 12 partidas, com sete vitórias e cinco empates. Na Copa do Brasil, venceu o ASA-AL e empatou com o Vila Nova, sendo eliminado nos pênaltis. Gol A partida no Estádio Mirandão não teve grandes oportunidades no primeiro tempo. A melhor delas foi do Araguaína, aos 45 minutos, em uma bola que o atacante Viana ganhou na dividida da zaga operariana, invadiu a área e bateu cruzado, mas para fora. O Galo arriscou chutes de fora da área, mas sem precisão. Na etapa final, o ritmo do jogo aumentou. Aos oito minutos, em jogada pela direita, Gabriel Biteco chegou na linha de fundo, já na área, e cruzou por baixo. A zaga conseguiu desviar antes que a bola chegasse em Eduardo Tanque, pronto para marcar na pequena área. A resposta foi imediata e quase com um golaço. Na cobrança de escanteio, a zaga afastou e, Ailton Jr, percebendo Lucas Covolan adiantado, arriscou de antes do meio campo. A bola, caprichosamente, bateu no travessão. O gol do jogo saiu aos 22 minutos. Robinho, que havia entrado momentos antes, cobrou falta pela esquerda na área e o zagueiro Gabriel Teixeira subiu mais que os marcadores para desviar de cabeça e abrir o placar. Depois do time da casa tentou pressionar em busca do empate e parou mais uma vez no travessão. Já nos acréscimos, depois de escanteio pela esquerda, o zagueiro Eduardo ganhou pelo alto e acertou cabeceio certeiro. Para azar da torcida do Tourão do Norte, a bola explodiu na trave superior e o placar não mudou.
Mato Grosso do Sul projeta safra recorde de etanol, com 5 bilhões de litros produzidos em 2025/2026
Com 52 milhões de toneladas de cana-de-açúcar moídas na safra 2025/2026, Mato Grosso do Sul deve alcançar uma produção recorde de 5 bilhões de litros de etanol e 2,1 milhões de toneladas de açúcar. O Estado já responde por 13,5% da produção nacional de etanol, com destaque para o etanol de milho, que representa 44% do total produzido. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (25), durante a 4ª Expocanas, considerada a maior vitrine tecnológica da cultura da cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul, realizada em Nova Alvorada do Sul até sexta-feira. O município, reconhecido como o maior produtor de cana do Estado, sedia o evento, que reúne cerca de 120 expositores e tem expectativa de público de aproximadamente 10 mil visitantes. A feira foi aberta no Pavilhão da Bioenergia e contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Estado Jaime Verruck (Semadesc), do secretário-adjunto Artur Falcette e dos secretários executivos Rogério Beretta (Desenvolvimento Sustentável) e Esaú Aguiar (Qualificação), além do prefeito José Paleari e de autoridades do setor produtivo. Na ocasião, foi apresentado o balanço da safra 2025/2026 e as perspectivas para o setor de bioenergia, que segue em expansão no Estado. Consolidada como o principal evento do setor sucroenergético em Mato Grosso do Sul, a Expocanas se destaca como um importante espaço para geração de negócios, difusão de tecnologia e fortalecimento da cadeia produtiva. De acordo com a Biosul, o Estado ocupa posições de destaque no cenário nacional: é o 4º maior produtor de cana-de-açúcar, 4º maior produtor de etanol, 2º maior produtor de etanol de milho, 5º maior produtor de açúcar e o 4º maior exportador de bioeletricidade, consolidando-se como um dos principais polos de energia renovável do Brasil. O setor sucroenergético é responsável pela geração de mais de 34 mil empregos diretos no Estado. Para o secretário Jaime Verruck, a Expocanas reforça a relevância estratégica do setor para o desenvolvimento econômico regional. “A cadeia sucroenergética é uma das bases do nosso crescimento, com forte capacidade de geração de emprego, atração de investimentos e agregação de valor. Quando falamos em bioenergia, estamos falando de um setor que coloca Mato Grosso do Sul na vanguarda da transição energética, com sustentabilidade e competitividade”, destacou. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
HR de Dourados transforma alta hospitalar em momento de celebração para crianças da pediatria
O HRD (Hospital Regional de Dourados) tem adotado uma iniciativa que vem tornando o momento da alta hospitalar ainda mais especial para os pequenos pacientes: a entrega do Certificado de Coragem. A ação é voltada às crianças atendidas na pediatria e reconhece, de forma simbólica, a força e a superação demonstradas durante o período de internação. A entrega dos certificados acontece desde o início do funcionamento do serviço de pediatria na unidade, em janeiro deste ano. Desde então, aproximadamente 60 crianças já foram homenageadas, recebendo o documento no momento da alta, em um gesto que busca transformar a experiência hospitalar em algo mais leve e acolhedor. De acordo com a gerente multiprofissional do hospital, Laryssa Hoff, ações como essa fazem parte de uma abordagem mais ampla de cuidado. “A pediatria exige um olhar atento não apenas para a condição clínica, mas também para o aspecto emocional das crianças e de suas famílias. O Certificado de Coragem é uma forma de valorizar esse momento de superação, tornando a alta hospitalar mais positiva e acolhedora”, destacou. Mais do que um reconhecimento simbólico, a iniciativa contribui para aproximar a equipe de saúde dos pacientes e seus familiares, fortalecendo vínculos e promovendo um ambiente mais humanizado dentro da unidade.
Investimento estadual, nova etapa da Praça dos Livros vai ampliar lazer e cultura em Campo Grande
Mais um espaço voltado ao lazer, convivência e incentivo à leitura começa a ganhar forma em Campo Grande. O Governo de Mato Grosso do Sul lançou, nesta quarta-feira (25), a licitação para a construção da segunda etapa da Praça dos Livros, localizada no Bairro Seminário, na região do Jardim Oracília. A nova fase do projeto prevê investimento estimado em R$ 1.011.634,69 e vai complementar a estrutura esportiva entregue pelo governo no ano passado, que conta com quadra poliesportiva e de areia, uma área até então voltada à prática de atividades físicas. Agora, a proposta é transformar o espaço em um ambiente ainda mais completo, voltado também à cultura e ao convívio social. A segunda etapa inclui a implantação de palco para eventos, arquibancada, bancos, banheiros, duchas, bicicletário, estante de livros, além da chamada “árvore de livros”, elemento simbólico que reforça o incentivo à leitura e à educação. A obra e todo o projeto da Praça dos Livros são de responsabilidade da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), que atua desde a elaboração técnica até a execução e fiscalização dos serviços, garantindo qualidade, funcionalidade e atendimento às necessidades da população. Com projeto criativo, lúdico e vibrante, a Agesul buscou criar um espaço inovador, onde cultura, esporte, lazer e educação se fundem em um só. Um projeto multicultural que busca fornecer espaço de qualidade para as crianças de todas as idades. A licitação será realizada na modalidade concorrência eletrônica, com abertura marcada para o dia 14 de abril de 2026, às 9h30 (horário local), pelo critério de menor preço. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, o projeto vai além da obra física e reforça o papel dos espaços públicos na vida da comunidade. “Estamos ampliando um espaço que já é importante para a população, agregando cultura, lazer e convivência. É um ambiente pensado para as famílias, para os jovens e para incentivar a leitura, ocupando a cidade de forma positiva”, destacou. A Praça dos Livros é mais uma iniciativa do Governo do Estado voltada à valorização dos bairros e à criação de espaços públicos de qualidade, promovendo bem-estar, inclusão e acesso à cultura para a população de Campo Grande.








