O artesanato como instrumento de transformação social e geração de renda levará a artesã Maria de Lourdes Souza, de Nova Alvorada do Sul, a ser homenageada no Plenário Júlio Maia nesta quarta-feira (25). Indicada pelo deputado estadual Zé Teixeira, ela receberá a Medalha Conceição dos Bugres em sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a partir das 19h. A honraria celebra a trajetória de profissionais que preservam a identidade sul-mato-grossense e promovem o desenvolvimento comunitário através da arte manual. Maria de Lourdes iniciou sua caminhada no artesanato em atividades religiosas, mas consolidou sua atuação profissional a partir de 2021, com o apoio de iniciativas municipais. O diferencial de seu trabalho reside na utilização de fibras naturais e na democratização do conhecimento. Através de oficinas e capacitações, a artesã ensina desde o tratamento da matéria-prima até o acabamento das peças, priorizando um processo produtivo econômico e sustentável, muitas vezes viabilizado por meio de materiais obtidos por doação. Para o deputado Zé Teixeira, a homenagem justifica-se pelo alcance social das ações desenvolvidas por Maria de Lourdes, especialmente junto às mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), moradoras da zona rural e de assentamentos da agricultura familiar. Ao levar técnica e oportunidade de renda para essas comunidades, a artesã fortalece a autonomia feminina e valoriza os saberes locais, integrando cultura e assistência social de forma prática e efetiva. A entrega da Medalha Conceição dos Bugres faz parte das comemorações da Semana Estadual do Artesanato. O evento, proposto pela deputada Mara Caseiro, será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis, incluindo a TV ALEMS (canal 7.2 aberto), Rádio ALEMS FM 105.5 e as redes sociais do Parlamento estadual.
Ex-prefeito mata homem após disputa por imóvel em Campo Grande
O ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal atirou e matou um homem, na tarde desta terça-feira (24), após confusão por invasão de imóvel. A vítima foi identificada como fiscal tributário do Estado Roberto Carlos Mazzini, de 61 anos, ele arrematou a casa em leilão e foi até o local para tomar posse. O caso ocorreu em uma casa localizada na rua Antônio Maria Coelho, no bairro Jardim dos Estados. Conforme informações, Bernal contou que foi informado pela empresa de segurança, responsável pelo monitoramento do local, que haviam pessoas invadindo o imóvel. “Eu fui para a minha casa, quando eu cheguei os caras estavam dentro da casa. Partiram para cima de mim, e aí eu tive que me defender[…] [eram] Três pessoas”, afirmou. O ex-prefeito informou, ainda, que a arma utilizada nos disparos é dele e que possui porte. Após a ocorrência, Bernal seguiu para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro, onde comunicou o fato à polícia. Posteriormente, ele foi encaminhado à Depac Cepol, onde o flagrante será registrado. O Corpo de Bombeiros foi à residência e constatou que um dos envolvidos já estava sem vida. O local foi isolado para trabalho da Polícia Civil e Perícia. Famoso como radialista, Alcides Bernal foi vereador de Campo Grande por dois mandatos e, em 2010, foi eleito deputado estadual. Em 2012, disputou a Prefeitura de Campo Grande e venceu no segundo turno, com 62,55% dos votos válidos. Durante o mandato como prefeito, teve uma gestão marcada por conflitos políticos. Foi cassado pela Câmara Municipal sob acusação de nove crimes político-administrativos, tornando-se o único prefeito cassado da história da cidade. A decisão foi suspensa por liminar da Justiça em 2014, o que permitiu seu retorno ao cargo, mas acabou revertida poucas horas depois pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Em 2015, voltou novamente à prefeitura por decisão judicial.
FICCOs registram 188 prisões e mais de 750 kg de drogas apreendidas entre 16 e 22 de março
No período compreendido entre 16 e 22 de março, as unidades da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), compostas pela Polícia Federal e por forças de segurança estaduais, realizaram diversas ações de enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do país. O balanço semanal aponta a realização de 188 prisões (entre flagrantes e mandados) e a apreensão de mais de 750 kg de entorpecentes. O destaque da semana ocorreu na quarta-feira (18/3), com a deflagração da Operação Força Integrada. A ação coordenada mobilizou as FICCOs de 15 estados (AL, AM, AP, BA, CE, MG, SP, ES, GO, MA, PA, PE, PR, RS e SE), resultando no cumprimento de 115 mandados de prisão e de 183 de busca e apreensão contra facções criminosas envolvidas com tráfico de armas, de drogas e com lavagem de dinheiro. Confira o resumo das principais ações no período Combate ao Tráfico e à LogísticaEm Mato Grosso do Sul, a FICCO/MS apreendeu cerca de 745 kg de drogas em Sidrolândia durante fiscalização na rodovia MS-258. Já a FICCO/CE interceptou 7,2 kg de cocaína em um ônibus que fazia o trajeto Corumbá/MS – São Paulo/SP. Em Rondônia, a FICCO/RO desarticulou um ponto de comercialização de entorpecentes em Porto Velho, onde foram apreendidos crack, cocaína, balança de precisão e um colete balístico. Crimes ViolentosEm São Paulo, a FICCO/SP cumpriu mandados que resultaram na prisão de um policial penal investigado por introduzir celulares e drogas em presídios. Em Minas Gerais, a FICCO/MG deflagrou a Operação Punho de Aço, para combater crimes violentos em Governador Valadares, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Na Bahia, a Operação Ventura desarticulou uma organização dedicada ao tráfico e à lavagem de dinheiro no Sul do estado, com o cumprimento de 19 mandados judiciais. Captura de ForagidosA cooperação internacional da FICCO/GO permitiu que a Polícia Judiciária de Portugal capturasse um foragido internacional buscado por crimes cometidos em Trindade/GO. No Pará, a FICCO/PA efetuou a prisão de um alvo remanescente da 4ª fase da Operação Coalizão pela Paz. Além disso, em ação conjunta entre as FICCOs em Goiás e em Minas Gerais, um foragido ativo em estrutura de facção criminosa foi detido em Itajá/GO com armas e com contabilidade do tráfico.
STF concede prisão domiciliar temporária ao ex-presidente Jair Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, pelo prazo inicial de 90 dias, a contar da data da alta médica, para que ele possa se recuperar do quadro de broncopneumonia. Bolsonaro foi condenado na Ação Penal (AP) 2668 a 27 anos e três meses de prisão pela prática dos crimes de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. A pena começou a ser cumprida em 25/11/2025, quando terminou o prazo para apresentação de recursos contra a condenação. Inicialmente, o ex-presidente ficou na Superintendência Regional da Polícia Federal, mas, em 15/1, foi transferido para a Sala de Estado-Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”. Em 13/3, após um quadro súbito de mal-estar noturno, Bolsonaro foi transferido para o Hospital DF Star, que atestou o quadro de broncopneumonia aspirativa. Com isso, a defesa apresentou novo pedido de prisão domiciliar humanitária, sustentando que os responsáveis pelo acompanhamento médico atestaram a necessidade de observação contínua e de pronta resposta a possíveis intercorrências, o que seria inviável no atual regime de cumprimento da pena. Em informação anexada aos autos, a equipe médica do Hospital DF Star apontou que, apesar do quadro estável, há a necessidade de monitorização clínica contínua durante o tratamento antibiótico. Em sua manifestação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) posicionou-se favoravelmente à possibilidade excepcional de prisão domiciliar humanitária, sem prejuízo de reavaliações periódicas. Excepcionalidade do quadro de saúde Em sua decisão na Execução Penal (EP) 169, o ministro Alexandre lembrou a adequação das condições do estabelecimento prisional em garantir tratamento seguro e adequado ao ex-presidente, “com absoluto respeito à sua saúde e dignidade”. Segundo o ministro, o procedimento estabelecido “foi extremamente eficiente”, permitindo sua imediata remoção para hospital particular, sem qualquer necessidade de autorização judicial específica. No entanto, segundo o ministro, a excepcionalidade do quadro de saúde, comprovada nos autos, demonstra que “a concessão de prisão domiciliar humanitária temporária é a indicação mais razoável para a plena recuperação do custodiado”, com posterior realização de perícia médica para eventual prorrogação do prazo. A decisão determina que a prisão deverá ser cumprida integralmente no endereço residencial de Bolsonaro, com o uso de tornozeleira eletrônica. Autoriza ainda visitas permanentes de seus filhos e advogados, nas mesmas condições legais do estabelecimento prisional, além de visitas médicas permanentes, sem necessidade de prévia comunicação, observadas as determinações legais e judiciais anteriormente fixadas. Bolsonaro está proibido de usar celular, telefone ou qualquer outro meio de comunicação externa, direta ou indiretamente, por intermédio de terceiros. O descumprimento das regras implicará a revogação da prisão domiciliar e o retorno ao regime fechado ou, se necessário, ao hospital penitenciário. Leia a íntegra da decisão.
SES leva protagonismo de MS à COP-15 com ações de Saúde Única em evento internacional
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) destacou o protagonismo do Estado na agenda internacional de Saúde Única durante a COP-15 CMS (15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Selvagens), realizada nesta segunda-feira (23), em Campo Grande. A participação ocorreu por meio da Coordenadoria de Saúde Única, com a apresentação de estratégias, projetos e políticas públicas desenvolvidas no território sul-mato-grossense. A palestra integrou a programação do Espaço Brasil com o painel “Um só organismo, uma só saúde: Integrando rios, florestas e saúde oceânica, com foco nas espécies migratórias”, reunindo especialistas de diferentes áreas para debater a integração entre saúde e biodiversidade. Participaram do painel a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias; Vivyanne Magalhães, do Ministério da Saúde; Camila Domit, da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da Rede Paraná pela Década do Oceano; e Patrícia Serafini, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Integração entre saúde e biodiversidade Durante a apresentação, Danila Frias destacou a importância da integração entre saúde humana, animal e ambiental, especialmente em um território como Mato Grosso do Sul, que abriga parte do Pantanal e está inserido em rotas de espécies migratórias. “A participação na COP-15 reforça o compromisso do Estado em desenvolver políticas públicas integradas, que reconhecem a relação direta entre a saúde da população, dos animais e dos ecossistemas. Trabalhar essa conexão é essencial para prevenir doenças e promover qualidade de vida de forma sustentável”, afirmou. A coordenadora também apresentou ações desenvolvidas no Estado, com foco em vigilância integrada, monitoramento de doenças e educação em saúde. As estratégias envolvem a atuação conjunta com a SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e a SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), reforçando a construção de políticas públicas intersetoriais. As ações estão alinhadas ao plano de governo estadual, no qual a Saúde Única atua como eixo estruturante, considerando o equilíbrio do ecossistema como um todo e a importância do cuidado com o meio ambiente e com os animais na prevenção de agravos à saúde. Articulação nacional e experiências nos estados Representando o Ministério da Saúde, Vivyanne Magalhães destacou a importância do debate e o avanço da agenda de Saúde Única no país. “Foi um momento extremamente importante, com uma mesa composta por mulheres com grande capacidade técnica, apresentando ações concretas. Além das iniciativas nacionais, também trouxemos experiências práticas desenvolvidas nos estados, como o fortalecimento da Saúde Única em Mato Grosso do Sul”, afirmou. Segundo ela, o Ministério está em fase final de elaboração do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde, que tem como objetivo ampliar a implementação da estratégia nos estados. “Esse trabalho já vem sendo desenvolvido há anos, em diferentes esferas e com várias instituições envolvidas. A institucionalização, por meio do comitê técnico interinstitucional, fortalece essa agenda e amplia a capacidade de mobilização para que as ações aconteçam de forma efetiva nos territórios”, completou. Conexão entre biodiversidade e saúde global Representando a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Rede Paraná pela Década do Oceano, Camila Domit destacou que os debates da COP-15 reforçam a interdependência entre os sistemas naturais e a saúde. “O planeta funciona de forma integrada. A saúde da biodiversidade está diretamente relacionada à saúde ambiental e à saúde humana. As questões sociais, econômicas e ambientais estão interconectadas e exigem uma governança estratégica que tenha a saúde como eixo central e que leve à sociedade a compreensão da importância de cuidar da biodiversidade”, explicou. Monitoramento e evidências no litoral brasileiro A analista ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Patrícia Serafini, destacou o papel das espécies migratórias como indicadoras de alterações ambientais e sanitárias. “No contexto das espécies migratórias, a Saúde Única é indispensável. Esses animais funcionam como sentinelas do que está acontecendo no planeta e nos ajudam a compreender mudanças que muitas vezes não são visíveis diretamente”, afirmou. Ela também apresentou o monitoramento de praias como uma das principais ferramentas utilizadas no Brasil. “Cerca de 40% do litoral brasileiro é monitorado diariamente por meio de programas vinculados ao licenciamento ambiental federal. Esse trabalho permite identificar causas de morte dos animais, presença de contaminantes, doenças e patógenos, trazendo evidências sobre o que ocorre no oceano, inclusive em áreas de difícil acesso”, explicou. Campo Grande como sede de discussão internacional A realização da COP-15 CMS em Campo Grande reúne representantes de diversos países para discutir a preservação da biodiversidade, com foco nas espécies migratórias e nos impactos ambientais que atravessam fronteiras. O evento amplia o debate sobre como diferentes áreas, saúde, meio ambiente e desenvolvimento, se conectam diante de desafios globais cada vez mais interdependentes.
Imasul integra mobilização ambiental em defesa dos recursos hídricos em Bonito
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) participou da Semana Municipal da Água – Março 2026, em Bonito, reforçando o compromisso com a preservação dos recursos hídricos e a promoção da educação ambiental em um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. A iniciativa reuniu instituições públicas, entidades ambientais e a comunidade local em uma programação voltada à conscientização sobre a importância da preservação dos rios e córregos urbanos do município. Como parceiro da mobilização, o Imasul participou das atividades destacando a importância da gestão sustentável da água e da conservação dos ecossistemas aquáticos. A programação incluiu mutirões de limpeza em córregos urbanos, atividades educativas e uma expedição ambiental no Rio Formoso, considerado um dos principais patrimônios naturais da região. As ações foram organizadas pela Prefeitura de Bonito, com apoio do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), da Polícia Militar Ambiental (PMA), do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal do Meio Ambiente. Integração fortalece a conservação ambiental A expedição ambiental no Rio Formoso, realizada no dia 17 de março, reuniu técnicos ambientais e representantes de instituições parceiras em uma atividade voltada à sensibilização ambiental e à valorização da conservação dos recursos hídricos. Para o gestor regional do Imasul em Bonito, Marcelo Brasil, a participação do Instituto demonstra a importância da atuação conjunta entre poder público e sociedade na preservação ambiental.“A participação do Imasul nessas ações fortalece a proteção dos nossos recursos naturais. O Rio Formoso é um patrimônio ambiental de Bonito e de Mato Grosso do Sul, e iniciativas como essa aproximam a comunidade das práticas de conservação, mostrando que todos têm um papel importante na preservação das águas”, destacou. O diretor-presidente do Imasul, André Borges, ressaltou que iniciativas como a Semana Municipal da Água ampliam o alcance das políticas ambientais e fortalecem a conscientização da população. “A água é um dos recursos naturais mais valiosos que temos. Participar de ações que envolvem a comunidade e diversas instituições fortalece a consciência ambiental e contribui diretamente para a proteção dos rios e nascentes do nosso Estado”, afirmou. Já o diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira, destacou a importância da união entre educação ambiental e ações práticas de conservação. “Quando aliamos educação ambiental a atividades práticas, como os mutirões de limpeza e as expedições ambientais, conseguimos promover uma conscientização efetiva e gerar resultados concretos na conservação dos recursos hídricos”, explicou. Programação inclui educação ambiental e participação da comunidade Além da expedição ambiental, a programação também contou com mutirões de limpeza nos córregos Restinga e Bonito, importantes cursos d’água da área urbana do município. As ações tiveram como objetivo a retirada de resíduos, a conscientização ambiental e o incentivo à participação da população na preservação dos espaços naturais. Outra atividade foi a visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), realizada em parceria com o Instituto Mirim Ambiental, permitindo aos participantes conhecer o funcionamento do sistema de tratamento e a importância do saneamento básico para a qualidade dos recursos hídricos. Durante as ações, mais de 400 quilos de resíduos foram retirados do Córrego Bonito, afluente do Rio Formoso. Atuação conjunta das instituições A capitã da Polícia Militar Ambiental de Bonito, Bruna Carla, destacou o trabalho de conscientização realizado junto à população. “Conscientizamos a população sobre a importância de não descartar lixo nas ruas e nos cursos d’água. Retiramos mais de 400 quilos de resíduos do Córrego Bonito, que é afluente do Rio Formoso. A união das instituições é muito importante e mostra a força do trabalho conjunto em favor dos nossos rios”, afirmou. A capitã do Corpo de Bombeiros de Bonito, Sabrine Teodoro, ressaltou o apoio operacional prestado durante a ação. “O Corpo de Bombeiros sempre participa dessas iniciativas, auxiliando as equipes e garantindo a segurança dos participantes. Levamos equipamentos de proteção e apoio técnico para que a ação ocorresse de forma segura”, explicou. A técnica do Imasul em Bonito, Luciana Vale, destacou a importância da aproximação entre a população e os órgãos ambientais. “O escritório regional do Imasul participa dessas ações há muitos anos. É fundamental que a população se aproxime das ações ambientais e compreenda o papel dos órgãos ambientais. Essas iniciativas ajudam a fortalecer essa relação e ampliar a conscientização”, comentou. O secretário municipal de Meio Ambiente de Bonito, Thyago Sabino, reforçou que o objetivo da mobilização vai além da retirada de resíduos. “O principal objetivo dessas ações, além da limpeza dos rios, é promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. Esse trabalho integrado entre as instituições fortalece os resultados e amplia o alcance das ações de educação ambiental”, destacou. Conscientização para as futuras gerações As ações desenvolvidas durante a Semana Municipal da Água reforçam a importância da participação coletiva na preservação ambiental e demonstram que o envolvimento da sociedade é fundamental para garantir a conservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade ambiental. A participação da comunidade foi incentivada principalmente nos mutirões de limpeza, fortalecendo o papel da sociedade na proteção dos rios e na construção de uma cultura de preservação ambiental.
Mato Grosso do Sul recebe ‘selo ouro’ do Compromisso com a Alfabetização
O Governo de Mato Grosso do Sul recebeu importante reconhecimento nacional em cerimônia realizada em Brasília (DF), pelo MEC (Ministério da Educação), segunda-feira (23): é o selo ouro do Compromisso com a Alfabetização. Além da rede pública estadual, 43 municípios sul-mato-grossenses também receberam a honraria, evidenciando avanço conjunto das políticas públicas do setor no Estado, ideia que recebe fomento prioritário da SED (Secretaria de Estado de Educação), indo além da REE (Rede Estadual de Ensino). Durante o evento também foi divulgado o resultado do Indicador Criança Alfabetizada (ICA) nacional. O Brasil alcançou 66% das crianças alfabetizadas, o mesmo índice alcançado por Mato Grosso do Sul, superando a meta prevista pelo Estado para 2025. O dado reforça a efetividade das ações desenvolvidas no território sul-mato-grossense e demonstra a força do trabalho articulado entre Estado e municípios em favor da alfabetização. “O avanço de Mato Grosso do Sul no ICA demonstra a seriedade do trabalho realizado pelas redes estadual e municipais. Superar a meta projetada para 2025 é motivo de orgulho, mas também de responsabilidade. Esse resultado reforça a importância do regime de colaboração para que Estado e municípios continuem avançando juntos na alfabetização das crianças sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Já a articuladora estadual da Renalfa pela Undime/MS, Alessandra Beker, ressaltou que o reconhecimento dos municípios e o desempenho alcançado pelo território estadual refletem um esforço coletivo e permanente em prol da aprendizagem. “O avanço dos municípios de MS na alfabetização das crianças mostra a força de um trabalho construído com compromisso, acompanhamento e cooperação entre as redes. Esse reconhecimento nacional reforça que, quando a alfabetização é tratada como prioridade, os resultados chegam e fazem diferença na vida das crianças”, destaca Alessandra. A conquista fortalece ainda mais a agenda da alfabetização em Mato Grosso do Sul e reafirma a importância de manter o regime de colaboração como base para a continuidade das ações. O reconhecimento nacional alcançado pelo Estado e pelos municípios representa não apenas uma premiação, mas a consolidação de um compromisso público com a aprendizagem, a equidade e a garantia do direito de cada criança ser alfabetizada na idade adequada. Coordenadora de Articulação Pedagógica e articuladora estadual da Renalfa, Gorete Siqueira também destacou a relevância da conquista. “Receber o selo ouro é resultado de trabalho contínuo, planejamento, colaboração e, sobretudo, de uma rede comprometida com o direito de aprender. Cada conquista reflete o empenho de gestores, professores, equipes técnicas e de todos que acreditam na alfabetização como base da educação”, enfatiza. Prefeitos, dirigentes municipais de educação e equipes técnicas das secretarias municipais de Educação participaram da solenidade, que reuniu representantes de todo o país. A comitiva sul-mato-grossense contou ainda com a participação das articuladoras estaduais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
Redução de perdas garante economia de bilhões de litros de água e amplia segurança hídrica em MS
Com 11,7 bilhões de litros de água produzidos e distribuídos mensalmente e uma economia de 11,76 bilhões de litros a partir da redução de perdas, Mato Grosso do Sul se consolida como um dos estados mais eficientes do país na gestão dos recursos hídricos. Fazendo uma comparação simples, 11 bilhões de litros de água correspondem a 4.400 piscinas olímpicas cheias. No Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) reafirma a importância da gestão técnica e dos investimentos contínuos para garantir abastecimento regular nos 68 municípios atendidos. A estrutura operacional dimensiona esse alcance: são cerca de 664 mil ligações, levando água tratada a praticamente toda a população sul-mato-grossense que vive em área urbana. Com o abastecimento universalizado, o foco passa a ser a manutenção da regularidade e o fortalecimento da segurança hídrica, especialmente diante de cenários globais cada vez mais desafiadores. De acordo com o diretor comercial e de operações da Sanesul, Madson Valente, o cenário internacional exige atenção e ações concretas. “Hoje, 75% dos países enfrentam algum nível de insegurança hídrica. Isso mostra que a água precisa deixar de ser apenas um tema de discurso e se tornar prioridade prática, com planejamento, investimento e responsabilidade coletiva”, afirma. Eficiência no combate às perdas A redução de perdas no sistema de distribuição é um dos principais indicadores desse avanço. De acordo com ele, entre 2023 e 2025, a Sanesul diminuiu em 8,5% o volume desperdiçado, o que resultou na economia de aproximadamente 11,76 bilhões de litros — suficiente para abastecer Dourados por cerca de 190 dias. “Não é fruto do acaso. É resultado de investimentos permanentes, onde o superávit é integralmente revertido para a melhoria dos sistemas, tornando a operação cada vez mais eficiente”, explica Madson Valente. Além do impacto operacional, a medida contribui diretamente para a preservação dos mananciais e o uso mais racional da água. Mesmo com o sistema de abastecimento universalizado, a Sanesul mantém ações contínuas para ampliar a capacidade de atendimento e garantir estabilidade no fornecimento. Entre as frentes estão a perfuração de novos poços, ampliação de reservatórios e modernização das redes. Obras de abastecimento Para reforçar a segurança hídrica e ampliar a capacidade dos sistemas, a Sanesul mantém um conjunto de obras de abastecimento de água em andamento em diferentes regiões do Estado em 2026. Os serviços alcançam municípios estratégicos como Corumbá, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Terenos, além de Aral Moreira, Itaquiraí, Mundo Novo, Ponta Porã e Naviraí, na região Sul Fronteira. Também integram esse pacote cidades do eixo produtivo e de expansão urbana, como Dourados, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, além de Água Clara, Chapadão do Sul, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Bataguassu. As obras incluem perfuração de poços, ampliação de reservatórios e melhorias nas redes de distribuição, garantindo maior estabilidade no fornecimento e preparando o sistema para acompanhar o crescimento populacional. Essas ações permitem atender à demanda atual, acompanhar o crescimento populacional e enfrentar períodos de estiagem com maior segurança. Segundo Madson Valente, o Estado se diferencia ao assegurar abastecimento pleno nos sistemas operados pela companhia, resultado de investimentos contínuos na estrutura, enquanto outras regiões do país ainda enfrentam desafios como o revezamento na distribuição. O diretor ressalta que a segurança hídrica também depende da participação da população, com o uso consciente da água e a adoção de medidas simples, como a instalação de reservatórios domiciliares. Ele explica que, em situações pontuais, pode ser necessária a interrupção temporária do sistema para manutenções ou por fatores externos, como quedas no fornecimento de energia elétrica. Nesses casos, imóveis sem caixa d’água acabam sendo diretamente impactados, o que muitas vezes gera reclamações, inclusive nas redes sociais e na imprensa, embora se trate de ocorrências técnicas e momentâneas. Em um cenário global de mudanças climáticas e pressão sobre os recursos naturais, Mato Grosso do Sul se posiciona como referência ao combinar universalização, eficiência e planejamento no saneamento. Para Madson Valente, o desafio exige compromisso coletivo. “A água é essencial para a vida, para os ecossistemas e para o desenvolvimento. Precisamos tratar esse tema com responsabilidade, tanto nas políticas públicas quanto nas atitudes do dia a dia”, conclui. Comunicação Sanesul
HRMS realiza cerca de 300 procedimentos durante Mutirão da Mulher e amplia acesso à saúde
Em alusão ao mês da mulher e como parte de uma iniciativa do Ministério da Saúde, o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) participou do Mutirão da Mulher, promovendo uma força-tarefa que resultou na realização de aproximadamente 300 procedimentos em apenas dois dias. A ação mobilizou equipes multiprofissionais do hospital e contemplou mais de 40 cirurgias, abrangendo especialidades como cirurgia plástica, ginecológica, obstétrica e cirurgia geral. Além disso, foram ofertados mais de 200 exames de imagem e diagnóstico, incluindo ressonâncias magnéticas, tomografias e ultrassonografias. Os atendimentos foram destinados a pacientes previamente regulados pelo CORE (Complexo Regulador Estadual), beneficiando pessoas de diversas regiões de Mato Grosso do Sul e contribuindo para a redução da fila de espera por procedimentos eletivos no SUS (Sistema Único de Saúde). De acordo com o diretor-geral do HRMS, Paulo Limberger, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a ampliação do acesso à saúde pública. “O mutirão mobilizou nossas equipes e possibilitou um atendimento mais ágil à população. Com isso, conseguimos não apenas reduzir a demanda reprimida, mas também permitir que muitos pacientes iniciassem ou adiantassem seus tratamentos”, destacou. Entre os pacientes beneficiados está a jovem Naniara Bianca, de 26 anos, que aguardava há três anos por uma cirurgia. Em acompanhamento ambulatorial pelo serviço de cirurgia plástica do hospital, ela foi chamada para realizar a retirada de uma verruga na pálpebra. “Eu estava na fila há três anos e, de repente, fui chamada para realizar a cirurgia, graças a essa iniciativa. Estou muito ansiosa. É um procedimento delicado, por conta da região, e agradeço ao hospital por disponibilizar a especialista para acompanhar meu caso”, relatou. Mutirão da Mulher em Mato Grosso do Sul No interior de Mato Grosso do Sul, o mutirão promovido pelo Ministério da Saúde contou com a parceria da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e mobilizou 15 municípios, totalizando 5.639 procedimentos entre consultas, exames e cirurgias. A iniciativa garantiu a ampliação do acesso à atenção especializada para mulheres em diferentes regiões do Estado, contribuindo para a redução do tempo de espera e para a descentralização dos atendimentos. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistine Maymone, ressaltou a importância da parceria e do alcance da ação: “Essa é uma iniciativa fundamental do Ministério da Saúde, que o Estado tem a satisfação de apoiar, porque permite levar os atendimentos com mais rapidez e qualidade para as mulheres. Estamos falando de um esforço conjunto que chega aos municípios e garante que esses procedimentos aconteçam de forma mais ágil e em tempo oportuno”. Já a superintendente de Atenção à Saúde, Angélica Congro, destacou a mobilização da rede: “Conseguimos organizar e mobilizar municípios em todas as macrorregiões, envolvendo prestadores e equipes de saúde para ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias. Essa integração com o Ministério da Saúde fortalece a rede e nos permite avançar na redução das filas e na promoção de um cuidado mais equitativo para as mulheres sul-mato-grossenses”. André Lima, Comunicação SESPatrícia Belarmino, Comunicação HRMS








